Páginas

Minha foto
são paulo, zona leste, Brazil

domingo, 18 de agosto de 2013

Intervenção e Aprendizagem: Adolescência - Provas N1

Prova 1
1. Descreva sucintamente sobre as mudanças biológicas por quem passa pela adolescência (P.21)
As mudanças biológicas estão relacionadas à fase da adolescência, onde há o amadurecimento biológico, tornando o indivíduo capaz de reproduzir sexualmente. Nessa fase o indivíduo passa por uma profunda reorganização de seus relacionamentos sociais. Aumentam a interação com os amigos e colegas; diminui o controle de suas ações por parte dos adultos; aumenta a aproximação com indivíduos do sexo oposto; aumenta o número de colegas, amigos e conhecidos, visando um compartilhamento de seus interesses, valores, crenças e atitudes. (Nil)

Segundo Cole, além dos hormônios do crescimento, também ocorre um aumento na fabricação de dois hormônios gonadotróficos, ou seja, aqueles que são produzidos pelas gônadas sexuais (gonad-seeking). Essas gônadas ou órgãos sexuais primários correspondem aos ovários, nas meninas, e aos testículos, nos meninos. Neles, esse tipo de hormônio estimula os testículos e as glândulas supra-renais a produzirem a testosterona, hormônio responsável pela produção do esperma.(grupo)

2. Defina sucintamente, segundo a literatura do módulo : adolescência (P.8)
Adolescência corresponde ao período de vida entre a infância e a idade adulta (12 aos 18 anos). É um período em que o indivíduo passa por uma série de alterações físicas e biológicas, uma fase conhecida também como puberdade, onde há um amadurecimento biológico, tornando o indivíduo capaz de reproduzir sexualmente. Os principais sinais dessas mudanças nos meninos são a explosão no índice de crescimento físico, o aparecimento de acnes, de pelos nas axilas e nas regiões pubianas, alterações na voz. Nas meninas, além do rápido índice de crescimento há o desenvolvimento dos seios, o aumento do útero e o início da primeira menstruação. (Nil)

Pesquisa realizada concluiu-se que não existe uma definição precisa para as palavras adolescência e juventude. No entanto, boa parte dos estudiosos concorda que a adolescência é a fase que vem depois da infância, por volta dos 12 anos, e termina antes da juventude, por volta dos 18 anos. Contudo, muitos também alegam que adolescência e juventude não podem ser vistas como sinônimos, pois a primeira antecede a juventude que, por sua vez, corresponde ao início da idade adulta. Conceituada em uma única definição. (grupo)

3. Descreva de forma sucinta como era a adolescência na nossa sociedade entre os séculos XVIII e XIX. (P.9)
O termo adolescência foi definido nos séculos XVIII e XIX por conta das mudanças sociais e econômicas que exigiu uma melhor precisão e delimitação dos grupos etários para a regulamentação das leis trabalhistas.  Os jovens com idade entre 13 e 15 anos eram vistos como crianças e o limite estava mais ligado à dependência do indivíduo de sua família do que às mudanças  em seu corpo. Com essas mudanças, as escolas se viram obrigadas a se adaptar às mudanças culturais do período, como por exemplo, a separação entre a formação primária e a secundária, para facilitar a educação da classe operária. (Nil)

A adolescência é um termo muito recente em nossa sociedade, que foi se definindo entre os séculos XVIII e XIX. As mudanças sociais e econômicas daquele período produziram a necessidade de melhor precisão e delimitação dos grupos etários para a regulamentação das leis trabalhistas. Naquela época, os jovens de idade entre 13 e 15 anos eram vistos como crianças e o limite da infância estava mais ligado à dependência do indivíduo de sua família do que às mudanças biológicas com seu corpo. (grupo)

4. Segundo a literatura do módulo, descreva possíveis diferenças entre as condições de vida de um adolescente de uma família de baixa renda e um adolescente de classe média. (P. 11 e 12)
O fator econômico é muito significativo para o desenvolvimento da adolescência, e cada povo, de acordo com sua cultura, possui uma ideia diferente de adolescência. Na classe mais privilegiada economicamente ainda há o velho hábito de comemorar o aniversário de 15 anos (debutante) em grande estilo, considerando que a jovem já está pronta para ser apresentada à sociedade.
Já uma jovem economicamente menos privilegiada, enfrenta muitas vezes, a responsabilidades de uma vida adulta, com uma gravidez inesperada ou com a necessidade de trabalhar para ajudar no sustento de sua família. (Nil)

Os jovens de classe média, com certeza, possuem um período mais longo de preparação. Nesse momento, tomam importantes decisões acerca de sua vida, como a escolha de uma carreira universitária. Já o jovem de classe operária pode cursar uma escola técnica onde aprenderá um ofício e ingressará no mundo de trabalho mais rapidamente. Outros jovens, ainda, nem sequer chegam ao Ensino Médio, pois deixam de frequentar a escola para trabalhar e ajudar na renda familiar. (grupo)

Prova 2
1. Quais elementos o educador deva levar em consideração, segundo a literatura do módulo para ter um bom relacionamento grupal? (P. 28)
Realização de operações formais em algumas áreas (pensamento sistemático).Formação da identidade. Diante das ideias trazidas até aqui, é importante ressaltar que para o educador ter um bom relacionamento, uma boa dinâmica grupal com seus alunos adolescentes, é preciso estar atento a todas as especificidades que o jovem encontra no decorrer dessa fase e que são fundamentais para a construção de sua identidade e da convivência em sociedade. (grupo)

2. Descreva pelo menos um fator de mudança biossociocomportamental por que passa o adolescente com relação aos domínios: biológico, comportamental e social. (P.26)
Biológica > Desenvolvimento de características sexuais secundárias;
Comportamental > Formação da identidade;
Social > Relações sexuais. (NIL)

Quadro Um – A mudança biosociocomportamental – a transição para a idade adulta
Domínio biológico Capacidade para a reprodução biológica. Desenvolvimento de características sexuais secundárias. Alcance do tamanho do adulto.
Domínio comportamental Realização de operações formais em algumas áreas (pensamento sistemático). Formação da identidade.
Domínio social
Relações sexuais. Mudança para a responsabilidade fundamental por si mesmo. Início da responsabilidade pelas próximas gerações. (grupo)

3. Descreva segundo Erikson, os principais fatores pelo qual o adolescente desenvolve sua personalidade. (P.26)
São os seguintes fatores:
O julgamento que ele faz dos outros;
O julgamento que os outros fazem dele;
Como ele vê o julgamento dos outros;
Como ele mantem em sua mente categorias sociais importantes quando faz um julgamento sobre outras pessoas; (Nil)

Para Erikson, o adolescente desenvolve sua identidade por meio de um processo que depende dos seguintes fatores: O julgamento que ele faz dos outros. O julgamento que os outros fazem dele. Como ele vê o julgamento dos outros. Como ele mantém em sua mente categorias sociais importantes quando faz um julgamento sobre outras pessoas. O jovem tem um comportamento mais reflexivo que o leva a se preocupar com sua imagem social e sua integração, mas que também considera suas ideias e convicções individuais (grupo)

4. Descreva de forma sucinta as principais alterações sofridas pelos adolescentes com relação a sua interação com familiares, amigos e colegas.  (P.21)
Na fase da adolescência ocorrem alterações na relação dos jovens com seus familiares, amigos e colegas. Eles passam por uma profunda reorganização de seus relacionamentos sociais, envolvendo um aumento da interação com os amigos e colegas, onde passam mais tempo com colegas do que com a família; a diminuição do controle de suas ações por parte dos adultos; maior aproximação com indivíduos do sexo oposto e o aumento do numero de amigos, tendo em vista o compartilhamento de seus interesses. Nil)

Outra resposta - Além das mudanças de caráter biológico, na adolescência também ocorrem alterações no modo como os jovens interagem com seus familiares, amigos e colegas. De acordo com Cole (2003), esses indivíduos passam por uma profunda reorganização de seus relacionamentos sociais. Essa reorganização envolve quatro mudanças importantes:
- Aumento da interação com os amigos e colegas. Nessa fase, os jovens aumentam significativamente o tempo que passam com seus colegas, não lhes restando muito tempo para passarem com seus familiares;
- Diminuição do controle de suas ações por parte dos adultos;
- Aumento da aproximação com indivíduos do sexo oposto;
- Aumento do número de colegas, amigos e conhecidos, tendo em vista a preferência dos adolescentes por compartilhar seus interesses, valores, crenças e atitudes.
Como se pode observar, na adolescência é comum o indivíduo vivenciar um número bem maior de relacionamentos do que quando ainda era criança. Dessa forma, os adolescentes tornam-se mais distantes de seus pais e, geralmente, recorrem aos seus colegas e amigos quando precisam de algum conselho ou opinião.  (grupo)

Prova 3
1-    A partir da literatura estudada no modulo, cite 2 tipos de organização familiar desde a origem da humanidade, segundo Bock.  ( P. 39)
De acordo com pesquisa do antropologo L. H. Morgan, desde a origem da humanidade, ficaram  demonstrados os seguintes tipos de organização familiar:  Família consanguínea – formada pelo casamento entre irmãos e irmãs pertencentes ao mesmo grupo; Família punaluana – um grupo de homens casados com um grupo de mulheres; Família sindiásmica – composto pela união de casais, sem a obrigação de morarem juntos; Família patriarcal – casamento de um homem com várias mulheres; Família monogâmica – composta pelo casamento de duas pessoas, com a obrigação de morarem juntas, e que defende a fidelidade e o controle do homem sobre os demais membros da família. Essa configuração familiar garante o direito de herança aos filhos legítimo. (Nil)

- Família consanguínea: formada pelo casamento entre irmãos e irmãs no interior de um grupo.
- Família punaluana: um grupo de homens conjuntamente casado com um grupo de mulheres. Esse tipo de organização familiar foi um dos primeiros a impedir o casamento entre irmãos.
- Família sindiásmica ou de casal: casamento composto pela união de casais que não tinham a obrigação de morarem juntos. O casamento existia enquanto ambos desejassem.
- Família patriarcal: o casamento de um só homem com várias mulheres.
- Família monogâmica: composta pelo casamento de duas pessoas, com obrigação de morarem juntas. Nessa união está inclusa a fidelidade, o controle do homem sobre a mulher e os filhos, a garantia da descendência por consanguinidade e, portanto, a garantia do direito de herança aos filhos legítimos, isto é, a garantia da propriedade privada.(grupo

2-    Descreva segundo, Serrão e Beleeiro a experiência proporcionada pela fase inicial de um grupo. (P.28)
De acordo com Serrão, em um grupo, quando há respeito às ideias individuais, haverá um fortalecimento da autoestima de seus integrantes e ajudará a conviver com pessoas diferentas em vários contextos.
Ao iniciar um grupo, todos chegam trazendo o que é “seu”, Cercados de desconfianças e timidez, observa cada gesto, cada ideia, às vezes procura chamar a atenção com suas ideias, seu jeito de ser,  e na medida em que percebe que é aceito pelos integrantes do grupo, vai se soltando. Entre um aperto de mão, um gesto de carinho, de respeito, de admiração, vai sentindo sua importância para o grupo, na medida em que percebe que suas ideias são bem aceitas e compartilhadas. (Nil)

Serrão e Baleerio (1999, p. 139), de maneira bem simples e direta, descrevem a experiência proporcionada pela fase inicial de formação de um grupo: Quando um grupo se inicia, todos chegam trazendo o que é seu. Desconfiados, apreensivos, alegres, interessados, observadores, distraídos, esperançosos, temerosos, tímidos, expansivos, silenciosos, resistentes, eles vêm se aproximando em busca de algo, cada um com seu jeito, sua forma, seu temperamento, sua história de vida, seu desejo, seu destino.
Mãos soltas e olhares inquietos começam a ver outros seres, outros olhos, e ao se darem as mãos somam afetos, alegrias, preocupações, carinhos, medos.
Um grupo se forma quando todos encontram nele seu lugar, lugar flexível, garantindo a cada um, sua importância, seu significado. Eu, você, o outro – nós.
Diante das ideias trazidas até aqui, é importante ressaltar que para o educador ter um bom relacionamento, uma boa dinâmica grupal com seus alunos adolescentes, é preciso estar atento a todas as especificidades que o jovem encontra no decorrer dessa fase e que são fundamentais para a construção de sua identidade e da convivência em sociedade. (grupo)

3-    Com relação as amizades e a formação de grupos de amigos quais são as principais diferenças entre o comportamento de meninas e meninos. (P.27)
As meninas costumam ter um relacionamento de amizade mais intenso e ciumento. Também buscam ter um comportamento bastante semelhante ao das amigas. Diferentemente das meninas, os meninos têm amizades menos íntimas e mais numerosas. Nesse momento, eles estão mais preocupados em se mostrar independentes afetivamente dos pais e de outros adultos.(grupo)

4-    Descreva a importância da família segundo Lacan. (P. 39/40)
Lacan destaca a importância da família com relação à transmissão da cultura, à repressão dos instintos, à manutenção dos ritos, costumes e tradições e a aquisição e uso da língua materna.
Para ele, a família é o eixo central de articulações entre o indivíduo e o meio social. É a família a responsável por dar os primeiros parâmetros sobre a educação, desejos e linguagem, ja que os filhos seguem como modelo o comportamento dos pais para viverem em sociedade. (Nil)

Lacan afirmou a importância da família com relação à transmissão da cultura, à repressão dos instintos, à manutenção dos ritos, costumes e tradições, bem como, à aquisição e uso da língua materna.
Ou seja, a família é o eixo central das articulações entre o indivíduo e o meio social, transmitindo estruturas de condutas e representações que governam os processos fundamentais do desenvolvimento psíquico (LACAN, 1982, p. 16). Lacan também afirma que essa organização é a responsável por dar os primeiros parâmetros sobre educação, desejos e linguagem, pois é na maneira como os pais se comportam que os filhos encontram os modelos para viverem em sociedade. (grupo)

Prova 4           
1. Diante da literatura estudada no módulo descreva sucitamente o impacto de famílias separadas na vida do adolescente. (P.40)
O adolescente costuma ser bastante ambivalente com relação aos novos relacionamentos amorosos do pai ou mãe, relutando em aceitar os novos parceiros por medo de perdê-los (pais) ou por acreditar na possibilidade de vê-los juntos novamente, fica claro que existe um papel crucial da família na construção dos projetos de vida de seus filhos, principalmente dos adolescentes que estão passando pela transição e expectativa de entrada no mundo adulto. (prova)

A família tem um papel crucial na construção dos projetos de vida de seus filhos, principalmente dos adolescentes que estão passando por uma fase de transição e expectativa de entrada no mundo adulto. E quando há a separação dos pais os adolescentes relutam em aceitar novos relacionamentos, talvez por medo de uma possível ameaça da perda dos pais, em decorrência do novo relacionamento ou até mesmo por acreditarem na possibilidade de verem seus pais juntos novamente. (Nil)

2. Qual aspecto que se desenvolve, segundo os psicólogos nos filhos que ficam sozinhos em casa? P.41
Segundo psicólogos, as crianças que ficam em os cuidados de um adulto tendem a desenvolver o “autocuidado”, que é a habilidade de se cuidar, buscando quais são as necessidades do corpo e da mente e evitando hábitos prejudiciais à qualidade de vida. (Nil)

3. Descreva sucitamente segundo a literatura do módulo de que forma a escola pode se constituir como um elemento violento para com seus alunos. P.48
A violência que ocorre na escola pode se dar de professor para aluno (vice-versa) na forma de autoritarismo, desrespeito, preconceito e assédio moral. Hoje não podemos esquecer do bullyng que também é praticado de várias forma na escola (prova).

A escola pode se constituir em um elemento violento para com seus alunos pela relação entre aluno e professor que, na maioria dos casos, são práticas autoritárias e a falta de diálogo entre aluno e professor. Mas a maior violência exercida por parte da escola é o poder que ela usa sobre seus alunos para impedi-los de pensar, de expressar suas capacidades, tratando-os como meros reprodutores de conhecimento. (Nil)

4. Segundo a literatura do módulo descreva as três grandes causas de mortalidade entre os jovens. P.45
As três principais causas de mortalidade entre os jovens são:
- Óbitos por acidentes de transportes – indicativo da violência cotidiana e de convivência;
- Homicídios – indicativos das manifestações da violência que resultam em morte;
- Suicídios – violência contra si próprio (Nil)

Prova 5
1. Descreva segundo a literatura do modulo o que é bullying ?
Ofender, humilhar, espalhar boatos, fofocar, expor ao ridículo em público, fazer de bode expiatório, acusar, isolar, designar áreas de trabalho ou tarefas ruins, negar férias e feriados no local de trabalho, dar socos, tapas, chutes, insultar, ostracizar, sexualizar, fazer ofensas étnicas ou de gênero, enfim, todas essas atitudes podem e devem ser consideradas como prática de bullying. (grupo)
O bullying pode ser entendido como um conjunto de atos praticados por estudantes, porém, hoje muitos estudos já defendem que o bullying não é praticado somente em escolas, ou seja, é também em locais de trabalho, em relacionamentos, nas famílias etc. (grupo)

2. Descreva segundo a literatura do modulo duas alternativas para obter a paz na escola?  P.61
Esse programa pode ser definido como um conjunto de estratégias psicopedagógicos que se fundamentam sobre princípios de solidariedade, tolerância e respeito às diferenças. Recebeu o nome “Educar para a Paz” por acreditar que a não violência é o maior anseio das crianças envolvidas no fenômeno, bem como de toda a sociedade. Envolve toda a comunidade escolar, inclusive os pais e a comunidade em que se insere a escola. As estratégias do programa incluem o trabalho individualizado com os envolvidos em bullying, visando à inclusão e o fortalecimento da autoestima das “vítimas” e a canalização da agressividade do “agressor” por meio de ações proativas. O “programa também conta com o envolvimento de toda escola, pais e a comunidade em geral” (FANTE, 2005).(Grupo)

As alternativas para trazer paz na escola podem ser definidas como uma ação que se inicia pela formação de grupos protetores solidários aos alunos vítimas de bullying. Bem como os grupos de pais solidários responsáveis por auxiliar os estudantes nas brincadeiras do recreio dirigido, juntamente aos “alunos-solidários”.
Segundo Fante, a interiorização de valores humanistas, bem como a discussão de situações-problema de cada grupo ou classe são estratégias que visam à educação das emoções e o autocontrole, sendo desenvolvidas semanalmente. (Nil)

3. Descreva segundo a literatura do modulo 3 crenças que motivam comportamentos que levam a competividade  bullying e a agressividade. P.59
São comportamentos que costumam levar à competitividade, bullyng e agressividade:
-         Preciso disso agora. A gratificação tem que vir imediatamente.
-         Certo estará quem tiver mais força.
-         Não se envolva.
-         É importante vencer o outro antes que ele o ultrapasse.
-         Esteja à frente, de qualquer jeito.
-         As mulheres são objetos.
-         Os homens não têm sentimentos.
-         Minhas opiniões estão corretas e as suas estão erradas.
-         A agressão é a forma adequada de lidar com a divergência.
-         Dinheiro e objetos são mais importantes do que relacionamentos.
-         Os bonzinhos chegam por último.
-         Você não é responsável, a menos que lhe peguem.
-         Dinheiro é poder. Você poderá obter o que quiser ou resolver qualquer problema com dinheiro.
-         Fale sobre pessoas, e não com as pessoas.
-         Culpe os outros por seus problemas.
-         Só me ouvirão se eu falar alto ou mostrar quem é que manda.
-         A infância é superestimada. Cresça depressa para poder seguir em frente com sua vida.
-         Busque sempre ser o primeiro.
-         Esses filhos são seus, não meus.
-         Seus problemas não são da minha conta (Nil)

4. Segundo a literatura do modulo descreva 3 sintomas que indicam que os jovens estão consumido álcool? 
Vale notar ainda que podemos saber se um jovem está consumindo álcool se apresentar pelo menos três dos seguintes sintomas: mudanças bruscas de humor; isolamento social; tonturas e enjoos; inapetência; andar cambaleante; vermelhidão da face; tremores e sonolência; agressividade. Ao diagnosticar o problema, os pais devem manter o diálogo aberto, mostrando o certo e o errado. Outra atitude importante, por parte dos pais, é buscar ajuda especializada para si mesmo. (grupo)

Prova N3
1. Descreva sucintamente segundo a literatura do modulo de que forma a escola pode se constituir como um elemento violento para com seus alunos?
A violência que ocorre na escola pode se dar de professor para aluno (vice-versa) na forma de autoritarismo, desrespeito, preconceito e assédio moral. Hoje não podemos esquecer do bullyng que também é praticado de várias forma na escola

2. A noção de adolescência encontra-se pouco definida,contudo existem algumas conceituações.Descreva um conceito que explique adolescência.
Hoje há um consenso entre os estudiosos que a adolescência é a fase que vem depois da infância, por volta dos 12 anos, terminando antes da juventude, por volta dos 18 anos.

3. Quais elementos o educador deve levar em consideração segundo a literatura do modulo para ter um bom relacionamento grupal?
O educador deve estar atento aos alunos e as modificações que eles sofrem nesta fase, deve buscar compreender e ajudar sempre que possível, além de manter um bom diálogo com o grupo.

4. Descreva  a importância da família segundo o psicanalista Lacan abordado no presente módulo. 
Segundo Lacan, a família é responsável pela transmissão de cultura, repressão dos instintos, manutenção dos ritos, costumes e tradições. A família é o eixo central do indivíduo.



quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Intervenção e Aprendizagem: Adolescência (provas Online N2)

Minha N2
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
Parte superior do formulário
1. PODEMOS AFIRMAR QUE PARA O DESENVOLVIMENTO DA RESILÊNCIA É NECESSÁRIA A INTERAÇÃO DE VÁRIOS ASPECTOS DA VIDA DE UM INDIVÍDUO.

·         Dentre essas interações estão:

I. a interação entre os fatores de risco e proteção presentes no ambiente familiar, na comunidade, na escola em que o indivíduo pertence.
II. confluência entre indivíduo e ambiente para que ele possa perceber, interpretar e superar desafios ou dificuldades.
III. a interação entre a competência cognitiva, a sociocomportamental, a física, a afetiva, a espiritual de modo a tornar o indivíduo bem-sucedido em diferentes áreas do desenvolvimento.

Podemos afirmar que:
·          somente a I está correta.
·          somente II e III estão corretas.
·          somente I, II estão corretas.
·          I, II e III estão corretas.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. DIANTE DAS AFIRMAÇÕES ABAIXO, INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA.

·         I. A família é quem dá os primeiros parâmetros sobre educação, desejo e linguagem ao indivíduo.
II. A família é o eixo central das articulações entre o individuo e o meio social.
III. Os filhos encontram modelos para viverem em sociedade na maneira com que seus pais se comportam.
·          Somente II e III estão corretas.
·          Somente I e III estão corretas.
·          I, II e III estão corretas.
·          Somente II está correta.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. SEGUNDO ESPECIALISTAS, UMA DAS CAUSAS DO BULLYING É:
·          educação de cunho repressor.
·          carência afetiva, ausência de limites e afirmação de poder e autoridade por parte dos pais.
·          traumas de infância, ausência dos pais e intimidações.
·          deixar que o filho desenvolva o autocuidado.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. SOBRE A VIOLÊNCIA, PODEMOS AFIRMAR QUE:
·          nunca pode ocorrer contra si próprio.
·          felizmente, algumas instituições sempre são protetoras da sociedade, tais como a escola e a família, em que a violência absolutamente não ocorre.
·          dentre as formas de violência familiar podemos destacar os suicídios, os óbitos por acidentes de transporte e os homicídios.
·          infelizmente, ainda há poucos registros sobre a violência praticada contra jovensParte inferior do formulário
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
Parte superior do formulário
1. PODEMOS AFIRMAR QUE PARA O DESENVOLVIMENTO DA RESILÊNCIA É NECESSÁRIA A INTERAÇÃO DE VÁRIOS ASPECTOS DA VIDA DE UM INDIVÍDUO.
·         Dentre essas interações estão:
I. a interação entre os fatores de risco e proteção presentes no ambiente familiar, na comunidade, na escola em que o indivíduo pertence.
II. confluência entre indivíduo e ambiente para que ele possa perceber, interpretar e superar desafios ou dificuldades.
III. a interação entre a competência cognitiva, a sociocomportamental, a física, a afetiva, a espiritual de modo a tornar o indivíduo bem-sucedido em diferentes áreas do desenvolvimento.

Podemos afirmar que:
·          I, II e III estão corretas.
·          somente a I está correta.
·          somente I, II estão corretas.
·          somente II e III estão corretas.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. A PARTIR DAS FASES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO SEGUNDO PIAGET,
·         assinale as principais características do indivíduo presentes no Período Operatório Formal.
·          Ação ou reconstrução de uma cena presenciada; presença da linguagem e presença do jogo simbólico.
·          Nesse momento de seu desenvolvimento, o indivíduo é capaz de considerar dois ou mais aspectos da situação; começa a perder o egocentrismo e a capacidade para classificar e seriar.
·          Essa etapa é marcada pela ausência da linguagem; dá-se a aprendizagem da coordenação dos sentidos pelo comportamento motor e não existe ainda a função simbólica.
·          Nessa fase dá-se a regulação da vida afetiva do indivíduo e a sua autonomia com relação aos mais velhos; estabelece-se o respeito às regras e noção de companheirismo.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. EM RELAÇÃO ÀS AMIZADES, NA FASE DA ADOLESCÊNCIA, OS MENINOS:
·          geralmente acreditam ter um amigo imaginário.
·          têm amizades menos íntimas que as meninas, e mais numerosas.
·          escolhem um único e fiel amigo com quem dividem todas as dúvidas e segredos.
·          preocupam-se apenas em estabelecer sua independência financeira.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. UMA DAS FORMAS DE SE COMBATER O BULLYING É:
·          praticar exemplos que demonstrem de atitudes de respeito.
·          conceder maior liberdade no ambiente escolar para com os alunos.
·          sérias punições aos agressores.
·          aplicação de um código de conduta rígido nas escolasParte inferior do formulário
Resultado final : 1.5
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
Parte superior do formulário
1. SOBRE A QUESTÃO DA SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA, PODE-SE CONSIDERAR CORRETO QUE:

·         I. ao final dessa fase, o jovem deve possuir o equilíbrio emocional necessário para exercer sua sexualidade de maneira segura, evitando a gravidez indesejada e as doenças sexualmente transmissíveis.
II. para compreender a sexualidade humana é necessário entender que vai além do âmbito biológico, devendo ser encarada também como uma questão afetiva.
III. não é necessário respeitar a diversidade de valores, crenças e comportamentos existentes e relativos à sexualidade, desde que seja garantida a dignidade do ser humano.

Assinale a alternativa correta.
·          Somente I e II são corretas.
·          Somente II está correta. (incorreta)
·          Somente I e III são corretas.
·          Somente II e III são corretas.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. PODEMOS AFIRMAR QUE PARA O DESENVOLVIMENTO DA RESILÊNCIA É NECESSÁRIA A INTERAÇÃO DE VÁRIOS ASPECTOS DA VIDA DE UM INDIVÍDUO.
·         Dentre essas interações estão:
I. a interação entre os fatores de risco e proteção presentes no ambiente familiar, na comunidade, na escola em que o indivíduo pertence.
II. confluência entre indivíduo e ambiente para que ele possa perceber, interpretar e superar desafios ou dificuldades.
III. a interação entre a competência cognitiva, a sociocomportamental, a física, a afetiva, a espiritual de modo a tornar o indivíduo bem-sucedido em diferentes áreas do desenvolvimento.

Podemos afirmar que:
·          I, II e III estão corretas.
·          somente I, II estão corretas.
·          somente II e III estão corretas.
·          somente a I está correta.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DA PROFISSÃO PARA O JOVEM, É CORRETO AFIRMAR QUE:
·         I. é muito importante que o professor promova atividades que auxiliem os alunos no momento da escolha profissional.
II. a escola dificulta a escolha profissional do jovem quando promove atividades que possibilitem sua postura reflexiva, tendo em vista que o aluno tende a criticar qualquer opção de ocupação futura.
III. muitas escolas confundem seus alunos ao lhes fornecer informativos sobre diferentes profissões.
Assinale qual a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
·          Somente a III está correta.
·          Somente II e III estão corretas.
·          Somente a I está correta.
·          Somente a II está correta.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. AS FRASES ABAIXO VERSAM SOBRE O PAPEL DA ESCOLA. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
·         I. Em alguns momentos, a escola pode impedir seus alunos à atividade reflexiva.
II. Os valores morais e coletivos não são apreendidos na escola.
III. Preparar as crianças para viverem no mundo adulto é um dos papéis que a escola pode exercer.
Assinale a alternativa que contenha a(s) afirmação(ções) correta(s):
·          Somente II e III estão corretas.
·          Somente I e III estão corretas.
·          Somente a I está correta.
·          Somente I e II estão corretas
Parte inferior do formulário
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
Parte superior do formulário
1. DIANTE DAS AFIRMAÇÕES ABAIXO, INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA.
  • I. A família é quem dá os primeiros parâmetros sobre educação, desejo e linguagem ao indivíduo.
    II. A família é o eixo central das articulações entre o individuo e o meio social.
    III. Os filhos encontram modelos para viverem em sociedade na maneira com que seus pais se comportam.
  •  Somente II e III estão corretas.
  •  Somente II está correta.
  •  I, II e III estão corretas.
  •  Somente I e III estão corretas.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. PODEMOS AFIRMAR QUE O PERÍODO TOTAL DA DURAÇÃO DA PUBERDADE NAS MENINAS É DE:
  •  2 a 5 anos.
  •  1 a 3 anos.
  •  1 a 2 anos.
  •  2 a 4 anos.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. O BULLYING PODE SER CARACTERIZADO COMO:
  •  empatia, bondade, sabedoria.
  •  crueldade, humilhação, intimidação.
  •  sofrimento, timidez, fragilidade.
  •  medidas punitivas por parte dos professores.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. UMA DAS FORMAS DE A ESCOLA PROMOVER A VIOLÊNCIA É:
  •  trabalhar a criatividade de seus alunos.
  •  incitar competições entre as classes.
  •  negar ao aluno o direito de diálogo.
  •  abolir a submissão e o conformismo dos alunos de suas práticas disciplinares
Parte inferior do formulário
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
Parte superior do formulário
1. PODEMOS AFIRMAR QUE UMA PESSOA CONSEGUE DESENVOLVER RESILIÊNCIA QUANDO:
·         I. é capaz de encarar seus problemas de frente.
II. evita falar e pensar sobre os problemas.
III. refugia-se na utilização de substâncias psicoativas.
IV. encara os problemas com criatividade e bom humor.

Pode-se afirmar que:
·          somente I e IV estão corretas.
·          somente III e IV estão corretas.
·          somente II e III estão corretas.
·          somente I e II estão corretas.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. NOSSA SOCIEDADE POSSUI ALGUNS PADRÕES CULTURAIS QUE ACABAM POR INFLUENCIAR O JOVEM NA ESCOLHA DE SUA FUTURA PROFISSÃO.
·         Identifique as alternativas que contêm afirmações corretas com relação aos nossos padrões culturais.
·          Em nossa sociedade, as profissões ligadas ao trabalho manual são menos privilegiadas que as profissões ligadas ao trabalho intelectual.
·          Em nossa sociedade, as profissões ligada s ao trabalho manual são igualmente privilegiadas que asprofissões ligadas ao trabalho intelectual.
·          Em nossa sociedade, a medicina e a advocacia são profissões que jamais perderam ou perderão o prestígio.
·          Em nossa sociedade, as profissões ligadas ao trabalho manual são mais privilegiadas que as profissões ligadas ao trabalho intelectual.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. COM AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS DURANTE OS SÉCULOS XIX E XX, A ESCOLA PODE SER DEFINIDA COMO UMA INSTITUIÇÃO:

·          que exclui os que têm dificuldades para acompanhá-la.
·          da sociedade, que educa para a vida social e promove igualdade para todos.
·          que não promove a integração de seu membros.
·          que promove a diferença social.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. DIANTE DAS AFIRMAÇÕES ABAIXO, INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA.
·         I. A família é quem dá os primeiros parâmetros sobre educação, desejo e linguagem ao indivíduo.
II. A família é o eixo central das articulações entre o individuo e o meio social.
III. Os filhos encontram modelos para viverem em sociedade na maneira com que seus pais se comportam.
·          Somente II e III estão corretas.
·          I, II e III estão corretas.
·          Somente I e III estão corretas.
·          Somente II está correta
Parte inferior do formulário
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
Parte superior do formulário
1. SEGUNDO ESPECIALISTAS, UMA DAS CAUSAS DO BULLYING É:
·          carência afetiva, ausência de limites e afirmação de poder e autoridade por parte dos pais.
·          deixar que o filho desenvolva o autocuidado.
·          traumas de infância, ausência dos pais e intimidações.
·          educação de cunho repressor.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. O QUE É UM BULLIE?
·          Pessoa que é cúmplice do bullying.
·          Os membros do projeto Educando para a Paz.
·          Pessoa que pratica o bullying.
·          Pessoa que combate o bullying.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. ERIK ERIKSON AFIRMA QUE PARA O ADOLESCENTE DESENVOLVER UMA IDENTIDADE SÓLIDA É NECESSÁRIO QUE:
·          forme sólidas amizades.
·          ele tenha uma boa estrutura familiar.
·          seja um jovem equilibrado físicamente e socialmente.
·          ele consiga moldar sua identidade nas esferas sociais e individuais.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. NO PERÍODO DA ADOLESCÊNCIA, DENTRE OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS QUE FAVORECEM O DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA, ESTÃO:
·          a capacidade de planejamento e tomada de decisões.
·          o conhecimento dos próprios limites.
·          a busca contínua por novos desafios.
·          as alterações emocionais
Parte inferior do formulário
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
Parte superior do formulário
1. SABEMOS QUE A ADOLESCÊNCIA MARCA A TRANSIÇÃO DA INFÂNCIA PARA A IDADE ADULTA.
  • Podemos afirmar que uma das principais mudanças de domínio psicológico, que ocorre na vida do jovem, é:
  •  a capacidade para se reproduzir biologicamente.
  •  o aumento do número de amigos.
  •  a capacidade de subsistência, de se sustentar.
  •  o início da formação da identidade.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. SOBRE A VIOLÊNCIA, PODEMOS AFIRMAR QUE:
  •  dentre as formas de violência familiar podemos destacar os suicídios, os óbitos por acidentes de transporte e os homicídios.
  •  nunca pode ocorrer contra si próprio.
  •  felizmente, algumas instituições sempre são protetoras da sociedade, tais como a escola e a família, em que a violência absolutamente não ocorre.
  •  infelizmente, ainda há poucos índices sobre a violência praticada contra jovens.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. UMA DAS FORMAS DE SE COMBATER O BULLYING É:
  •  praticar exemplos que demonstrem de atitudes de respeito.
  •  aplicação de um código de conduta rígido nas escolas.
  •  conceder maior liberdade no ambiente escolar para com os alunos.
  •  sérias punições aos agressores.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. A MAIORIA DOS ESPECIALISTAS QUE ESTUDAM A ADOLESCÊNCIA CONCORDA QUE:
 a adolescência é apenas uma fase biológica.
  •  a adolescência é apenas uma construção social.
  •  envolve questões biológicas e sociais.
  •  a adolescência é um produto do mercado financeiro
Parte inferior do formulário


Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. SEGUNDO ESPECIALISTAS, UMA DAS CAUSAS DO BULLYING É:
·          carência afetiva, ausência de limites e afirmação de poder e autoridade por parte dos pais.
·          deixar que o filho desenvolva o autocuidado.
·          traumas de infância, ausência dos pais e intimidações.
·          educação de cunho repressor.

2. O QUE É UM BULLIE?
·          Pessoa que é cúmplice do bullying.
·          Os membros do projeto Educando para a Paz.
·          Pessoa que pratica o bullying.
·          Pessoa que combate o bullying.

3. ERIK ERIKSON AFIRMA QUE PARA O ADOLESCENTE DESENVOLVER UMA IDENTIDADE SÓLIDA É NECESSÁRIO QUE:
·          forme sólidas amizades.
·          ele tenha uma boa estrutura familiar.
·          seja um jovem equilibrado físicamente e socialmente.
·          ele consiga moldar sua identidade nas esferas sociais e individuais.

4. NO PERÍODO DA ADOLESCÊNCIA, DENTRE OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS QUE FAVORECEM O DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA, ESTÃO:
·          a capacidade de planejamento e tomada de decisões.
·          o conhecimento dos próprios limites.
·          a busca contínua por novos desafios.
·          as alterações emocionais

Resultado final : 1.5
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. PODEMOS AFIRMAR QUE UMA PESSOA CONSEGUE DESENVOLVER RESILIÊNCIA QUANDO:
·         I. é capaz de encarar seus problemas de frente.
II. evita falar e pensar sobre os problemas.
III. refugia-se na utilização de substâncias psicoativas.
IV. encara os problemas com criatividade e bom humor.
Pode-se afirmar que:
·          somente III e IV estão corretas.
·          somente II e III estão corretas.
·          somente I e II estão corretas.
·          somente I e IV estão corretas.

2. QUAL ALTERNATIVA QUE CORRESPONDE A UMA DIFERENÇA ENCONTRADA NA CONDUTA DO ADOLESCENTE SE COMPARADA AO DE UMA CRIANÇA?
·          O adolescente passa a ter grande dificuldade para fazer novas amizades.
·          O adolescente fica mais tempo com os colegas e recebe menos orientações dos adultos.
·          O jovem distancia-se de todas as amizades estabelecidas durante a infância.
·          O jovem convive mais tempo com a família.

3. QUAIS ATITUDES TÍPICAS DOS ADOLESCENTES, QUANDO ESTÃO JUNTO AOS AMIGOS, QUE CONTRIBUEM PARA QUE ELES EXPLOREM E FORTALEÇAM A PRÓPRIA IDENTIDADE?
·          As reuniões junto aos familiares.
·          O afastamento da família.
·          A lealdade, a intimidade e as conversas íntimas.
·          As transgressões e os comportamentos hostis.

4. OS DOIS ASPECTOS QUE PROMOVEM UM PROJETO DE MORTE E NÃO UM DE VIDA PARA NOSSOS JOVENS SÃO:
·          escolas descompromissadas com o desenvolvimento de cidadãos conscientes e falta de apoio do governo.
·          destruição planejada da natureza e falta de cuidados com milhões de crianças e jovens que vivem abandonados.
·          desestrutura familiar e falta de incentivo e participação, por parte da comunidade, de projetos que promovam a cidadania.
·          falta de planejamento das políticas públicas e uso indevido de materiais de apoio nas escolas

INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. SOBRE OS ASPECTOS QUE O JOVEM DEVE CONSIDERAR NO MOMENTO DE DECIDIR SOBRE SUA ATIVIDADE PROFISSIONAL FUTURA, É CORRETO AFIRMAR QUE:
·         I. para fazer uma boa escolha profissional, é necessário levar em consideração se haverá trabalho na área escolhida na época em que o jovem completar seus estudos.
II. o prestígio de uma profissão está ligada somente ao mercado de trabalho e aos índices de empregabilidade.
III. as questões sociais interferem profundamente na hora da escolha profissional.
Escolha a alternativa correta.
·          Somente I e II estão corretas.
·          Somente a I está correta.
·          Somente I e III estão corretas.
·          Somente a II está correta.

2. TOMANDO COMO BASE ALGUNS DADOS HISTÓRICOS SOBRE A EDUCAÇÃO, ANALISE AS SEGUINTES AFIRMATIVAS:
·         I. A partir da Revolução Industrial, os pais passaram a trabalhar fora de casa e houve a necessidade de um lugar que educasse para a vida pública, que ensinasse o cumprimento das regras, leis e rotinas.
II. Com o crescimento das classes trabalhadoras, a escola sofria pressões para atender a todas as classes sociais.
III. Pressionada a abrir suas portas e não podendo mais atender somente à camada mais privilegiada economicamente, a escola teve como papel principal a profissionalização do estudante.
Assinale a alternativa que contém somente a(s) afirmativa(s) correta(s)
·          I, II e III.
·          I e III.
·          I e II.
·          II.

3. DE ACORDO COM OS ESPECIALISTAS, AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES FÍSICAS/CORPORAIS QUE OCORREM NO ORGANISMO, APENAS DAS MENINAS, POR VOLTA DOS 12 ANOS SÃO:
·          maior sensibilidade e vida social ativa.
·          mudança da personalidade e dos interesses pessoais.
·          mudança da voz e aumento da musculatura.
·          aparecimento dos seios, aumento do útero e a primeira menstruação.

4. O CONSUMO PRECOCE DE ÁLCOOL É PREJUDICIAL POR:
·          comprometer a coordenação motora.
·          diminuir a concentração de vitamina A no sangue.
·          ser responsável pela queda do metabolismo corporal.
·          provocar queda precoce de cabeloParte inferior do formulário
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. ATIVIDADES QUE COMBATEM O BULLYING INCLUEM:
·          separar os agressores da sala de aula comum, colocando-os em salas especiais.
·          estratégias que identifiquem os agressores.
·          estratégias que responsabilizem os pais e responsáveis.
·          estratégias que promovam solidariedade, tolerância e respeito às diferenças.

2. DIANTE DAS AFIRMAÇÕES ABAIXO, INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA.
·         I. A família é quem dá os primeiros parâmetros sobre educação, desejo e linguagem ao indivíduo.
II. A família é o eixo central das articulações entre o individuo e o meio social.
III. Os filhos encontram modelos para viverem em sociedade na maneira com que seus pais se comportam.
·          Somente I e III estão corretas.
·          Somente II está correta.
·          I, II e III estão corretas.
·          Somente II e III estão corretas.

3. A PARTIR DAS FASES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE PIAGET, ASSINALE AS CARACTERÍSTICAS PRESENTES NO PERÍODO OPERATÓRIO CONCRETO.
·          Nessa fase o indivíduo já está apto a realizar a ação ou reconstrução de uma cena presenciada; presença da linguagem e presença do jogo simbólico.
·          Nessa fase tem-se a ausência da linguagem; a aprendizagem da coordenação dos sentidos pelo comportamento motor e não existe a função simbólica.
·          O indivíduo é capaz de considerar dois ou mais aspectos da situação; começa a perder o egocentrismo e já é capaz de classificar e seriar os vários objetos que o cercam.
·          Autonomia e regulação da vida afetiva; respeito às regras e noção de companheirismo.

4. ASSINALE QUAL A ALTERNATIVA QUE MELHOR COMPLETA A SEGUINTE SENTENÇA: “AS MUDANÇAS BIOLÓGICAS ASSOCIADAS À PUBERDADE...
·          afetam o lado social e psicológico dos jovens.
·          não comprometem a dinâmica familiar dos jovens.
·          afetam o comportamento dos jovens, deixando-os mais agressivos.
·          afetam somente os relacionamentos de amizade dos jovensParte inferior do formulário
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DA PROFISSÃO PARA O JOVEM, É CORRETO AFIRMAR QUE:
·         I. é muito importante que o professor promova atividades que auxiliem os alunos no momento da escolha profissional.
II. a escola dificulta a escolha profissional do jovem quando promove atividades que possibilitem sua postura reflexiva, tendo em vista que o aluno tende a criticar qualquer opção de ocupação futura.
III. muitas escolas confundem seus alunos ao lhes fornecer informativos sobre diferentes profissões.
Assinale qual a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
·          Somente a I está correta.
·          Somente II e III estão corretas.
·          Somente a II está correta.
·          Somente a III está correta.

2. É COMUM OS JOVENS SE DEIXAREM LEVAR PELA IMAGEM DE STATUS SOCIAL QUE O EXERCÍCIO DE UMA DETERMINADA PROFISSÃO PODE LHES OFERECER.
·         Sobre essa questão é correto afirmar que:
I. nem sempre o prestígio social de uma profissão significa remuneração condizente.
II. nem sempre o prestígio social de uma profissão significa que essa ocupação seja mais ou menos importante que as demais.
III. uma profissão que oferece prestígio hoje pode não oferecê-lo em um futuro próximo.
Assinale a alternativa correta.
·          Somente a I está correta.
·          I, II e III estão corretas.
·          Somente a II está correta.
·          Somente I e II estão corretas.

3. O BULLYING PODE SER CARACTERIZADO COMO:
·          sofrimento, timidez, fragilidade.
·          empatia, bondade, sabedoria.
·          crueldade, humilhação, intimidação.
·          medidas punitivas por parte dos professores.

4. O BULLYING NÃO É UMA PRÁTICA EXISTENTE SÓ NAS ESCOLAS, ELA TAMBÉM PODE SER ENCONTRADA:
·         I. nos relacionamentos entre amigos.
II. nos locais de trabalho.
III. nas relações familiares.
Assinale a alternativa correta:
·          I, II e III estão corretas.
·          Somente II e III estão corretas.
·          Somente a I está correta.
·          Somente I e III estão corretas
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. O CONSUMO PRECOCE DE ÁLCOOL É PREJUDICIAL POR:
·          comprometer a coordenação motora.
·          ser responsável pela queda do metabolismo corporal.
·          provocar queda precoce de cabelo.
·          diminuir a concentração de vitamina A no sangue.

2. NO PERÍODO DA ADOLESCÊNCIA, DENTRE OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS QUE FAVORECEM O DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA, ESTÃO:
·          as alterações emocionais.
·          a busca contínua por novos desafios.
·          a capacidade de planejamento e tomada de decisões.
·          o conhecimento dos próprios limites.

3. SABEMOS QUE A ADOLESCÊNCIA MARCA A TRANSIÇÃO DA INFÂNCIA PARA A IDADE ADULTA.
·         Podemos afirmar que uma das principais mudanças de domínio psicológico, que ocorre na vida do jovem, é:
·          o início da formação da identidade.
·          a capacidade de subsistência, de se sustentar.
·          o aumento do número de amigos.
·          a capacidade para se reproduzir biologicamente.

4. OS DOIS ASPECTOS QUE PROMOVEM UM PROJETO DE MORTE E NÃO UM DE VIDA PARA NOSSOS JOVENS SÃO:
·          desestrutura familiar e falta de incentivo e participação, por parte da comunidade, de projetos que promovam a cidadania.
·          destruição planejada da natureza e falta de cuidados com milhões de crianças e jovens que vivem abandonados.
·          escolas descompromissadas com o desenvolvimento de cidadãos conscientes e falta de apoio do governo.
·          falta de planejamento das políticas públicas e uso indevido de materiais de apoio nas escolas

Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. UMA DAS FORMAS DE SE COMBATER O BULLYING É:
·          conceder maior liberdade no ambiente escolar para com os alunos.
·          praticar exemplos que demonstrem de atitudes de respeito.
·          sérias punições aos agressores.
·          aplicação de um código de conduta rígido nas escolas.

2. SOBRE O TEMA SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA, É CORRETO AFIRMAR QUE:
·         I. ao trabalhar com adolescentes não é necessário levar em consideração as diferenças individuais e socioculturais.
II. é importante que o professor disponha de informação científica sobre sexualidade quando trabalha esse assunto com seus alunos.
III. o professor deve aceitar a idéia de igualdade entre os sexos e aplicá-la ao dia-a-dia da sala de aula.
Assinale a alternativa correta.
·          Somente I e III estão corretas.
·          Somente a I está correta.
·          Somente a III está correta.
·          Somente II e III estão corretas.

3. QUANDO OS PAIS SE DIVORCIAM E VOLTAM A SE RELACIONAR COM OUTRAS PESSOAS, A PREOCUPAÇÃO MAIS COMUM DE SEUS FILHOS É:
·         I. o medo de gostar dessas novas pessoas e de perdê-las novamente.
II. o fato de os pais estarem menos disponíveis para eles.
III. a impossibilidade de ver os pais unidos novamente.
·          I, II e III estão corretas.
·          Somente a III está correta.
·          Somente I e II estão corretas.
·          Somente I e III estão corretas.

4. NO CAMPO DA FÍSICA E DA ENGENHARIA, RESILIÊNCIA SIGNIFICA:
·          capacidade de resistir a doenças e infecções com ou sem a ajuda de medicação.
·          a capacidade de um material em resistir às intempéries do tempo.
·          a energia de deformação máxima que um material é capaz de armazenar sem sofrer alterações permanentes.
·          um agrupamento de moléculas que armazenam energia de deformação

Resultado final : 1.5
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. O PRESTÍGIO, A VISIBILIDADE E A IMPORTÂNCIA DE UMA PROFISSÃO É DADA DEVIDO A:
·          especificidades de cada profissão.
·          especificidades de cada empresa.
·          questões do mercado, econômicas e políticas.
·          questões tradicionais e familiares.

2. ERIK ERIKSON AFIRMA QUE PARA O ADOLESCENTE DESENVOLVER UMA IDENTIDADE SÓLIDA É NECESSÁRIO QUE:
·          seja um jovem equilibrado físicamente e socialmente.
·          forme sólidas amizades.
·          ele consiga moldar sua identidade nas esferas sociais e individuais.
·          ele tenha uma boa estrutura familiar.

3. SOBRE OS ASPECTOS QUE O JOVEM DEVE CONSIDERAR NO MOMENTO DE DECIDIR SOBRE SUA ATIVIDADE PROFISSIONAL FUTURA, É CORRETO AFIRMAR QUE:
·         I. para fazer uma boa escolha profissional, é necessário levar em consideração se haverá trabalho na área escolhida na época em que o jovem completar seus estudos.
II. o prestígio de uma profissão está ligada somente ao mercado de trabalho e aos índices de empregabilidade.
III. as questões sociais interferem profundamente na hora da escolha profissional.
Escolha a alternativa correta.
·          Somente a II está correta.
·          Somente I e III estão corretas.
·          Somente a I está correta.
·          Somente I e II estão corretas.

4. QUAIS ATITUDES TÍPICAS DOS ADOLESCENTES, QUANDO ESTÃO JUNTO AOS AMIGOS, QUE CONTRIBUEM PARA QUE ELES EXPLOREM E FORTALEÇAM A PRÓPRIA IDENTIDADE?
·          As reuniões junto aos familiares.
·          O afastamento da família.
·          A lealdade, a intimidade e as conversas íntimas.
·          As transgressões e os comportamentos hostis

Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. SOBRE A QUESTÃO DA SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA, PODE-SE CONSIDERAR CORRETO QUE:
·         I. ao final dessa fase, o jovem deve possuir o equilíbrio emocional necessário para exercer sua sexualidade de maneira segura, evitando a gravidez indesejada e as doenças sexualmente transmissíveis.
II. para compreender a sexualidade humana é necessário entender que vai além do âmbito biológico, devendo ser encarada também como uma questão afetiva.
III. não é necessário respeitar a diversidade de valores, crenças e comportamentos existentes e relativos à sexualidade, desde que seja garantida a dignidade do ser humano.
Assinale a alternativa correta.
·          Somente I e III são corretas.
·          Somente II está correta.
·          Somente I e II são corretas.
·          Somente II e III são corretas.

2. O QUE É UM BULLIE?
·          Os membros do projeto Educando para a Paz.
·          Pessoa que combate o bullying.
·          Pessoa que é cúmplice do bullying.
·          Pessoa que pratica o bullying.

3. A ADOLESCÊNCIA NÃO É IGUAL PARA TODOS OS JOVENS, POIS TAMBÉM INFLUENCIAM ESSE PROCESSO:
·          fatores econômicos e crenças socioculturais de cada jovem.
·          alguns fatores genéticos apenas.
·          as diferenças biológicas e raciais de cada jovem.
·          o coeficiente de inteligência (Q.I.) de cada um.

4. COM RELAÇÃO À QUESTÃO DA AIDS, OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PREVÊM:
·          agir de modo solidário em relação aos portadores da doença.
·          proteger os alunos e ajudá-los a evitar novos relacionamentos amorosos.
·          fazer campanhas televisivas de prevenção.
·          divulgar os resultados das pesquisas sobre a doença

Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. HÁ ALGUNS ASPECTOS SOCIAIS QUE INFLUENCIAM NA ESCOLHA PROFISSIONAL DOS JOVENS DE HOJE. SOBRE ESSA QUESTÃO, É CORRETO AFIRMAR QUE:
·         I. a história de cada jovem vai determinar como as influências externas se manifestam na vida de cada um.
II. hoje os adolescentes preocupam-se principalmente em escolher uma profissão que poderá trazer-lhe sucesso profissional.
III. nossa sociedade se responsabiliza pelas escolhas de cada um dos indivíduos.
Assinale qual a opção que contém as afirmativas corretas.
·          Somente II e III estão corretas.
·          Somente a II está correta.
·          Somente I e II estão corretas.
·          Somente I e III estão corretas.

2. NO CAMPO DA FÍSICA E DA ENGENHARIA, RESILIÊNCIA SIGNIFICA:
·          a capacidade de um material em resistir às intempéries do tempo.
·          um agrupamento de moléculas que armazenam energia de deformação.
·          capacidade de resistir a doenças e infecções com ou sem a ajuda de medicação.
·          a energia de deformação máxima que um material é capaz de armazenar sem sofrer alterações permanentes.

3. SOBRE OS ASPECTOS QUE O JOVEM DEVE CONSIDERAR NO MOMENTO DE DECIDIR SOBRE SUA ATIVIDADE PROFISSIONAL FUTURA, É CORRETO AFIRMAR QUE:
·         I. para fazer uma boa escolha profissional, é necessário levar em consideração se haverá trabalho na área escolhida na época em que o jovem completar seus estudos.
II. o prestígio de uma profissão está ligada somente ao mercado de trabalho e aos índices de empregabilidade.
III. as questões sociais interferem profundamente na hora da escolha profissional.
Escolha a alternativa correta.
·          Somente I e III estão corretas.
·          Somente I e II estão corretas.
·          Somente a I está correta.
·          Somente a II está correta.

4. O MERCADO DE TRABALHO PODE SER DEFINIDO COMO:
·          a procura e a oferta da força de trabalho.
·          a oferta de trabalho em um contexto.
·          a escolha incorreta da profissão.
·          a diversidade das profissões

Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. AS CONSEQÜÊNCIAS SOFRIDAS POR QUEM É ALVO DE BULLYING SÃO:
·          crises de fúria e agressões.
·          fracasso escolar, somente.
·          crises de depressão e de baixa auto-estima.
·          alegria e coragem.

2. AS AFIRMAÇÕES ABAIXO VERSAM SOBRE O REFLEXO DO TRABALHO DA ESCOLA. QUAIS DELAS ESTÃO CORRETAS?
·         I. O trabalho da escola deve se voltar para a realidade social da comunidade em que está inserida.
II. O trabalho da escola deve impor regras sociais, estabelecer regras de convivência e comportamento.
III. O trabalho da escola deve renovar e reconstruir conhecimentos.
Podemos dizer que:
·          somente I e III estão corretas.
·          somente a II está correta.
·          somente II e III estão corretas.
·          somente a I está correta.

3. AS FRASES ABAIXO VERSAM SOBRE O PAPEL DA ESCOLA. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
·         I. Em alguns momentos, a escola pode impedir seus alunos à atividade reflexiva.
II. Os valores morais e coletivos não são apreendidos na escola.
III. Preparar as crianças para viverem no mundo adulto é um dos papéis que a escola pode exercer.
Assinale a alternativa que contenha a(s) afirmação(ções) correta(s):
·          Somente a I está correta.
·          Somente II e III estão corretas.
·          Somente I e III estão corretas.
·          Somente I e II estão corretas.

4. AS FRASES ABAIXO VERSAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PARA A VIDA ADQUIRIDO NA ESCOLA. QUAIS DELAS ESTÃO CORRETAS?
·         I. O professor transforma a informação em conhecimento.
II. A curiosidade é vista como um estado que nos propulsiona a viver intensamente a incrível aventura do conhecimento.
III. O simples fato de viver em sociedade já garante ao sujeito o acesso ao conhecimento.
Podemos dizer que:
·          somente I e II estão corretas.
·          somente a III está correta.
·          somente a II está correta.
·          somente I e III estão corretas

Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. A PARTIR DAS FASES DO DESENVOLVIMENTO DE PIAGET, ASSINALE AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO INDIVÍDUO PRESENTES NO PERÍODO PRÉ-OPERATÓRIO.
·          Ausência da linguagem; aprendizagem da coordenação dos sentidos pelo comportamento motor e não existe a função simbólica.
·          Ação ou reconstrução de uma cena presenciada; presença da linguagem e presença do jogo simbólico.
·          Regulação da vida afetiva; autonomia; respeito às regras e noção de companheirismo.
·          É capaz de considerar dois ou mais aspectos (1) da situação; começa a perder o egocentrismo e capacidade para classificar e seriar.

2. A RIQUEZA DA LINGUAGEM TRANSMITIDA DO ADULTO PARA A CRIANÇA E A QUANTIDADE DE CONVERSAS DE QUE A CRIANÇA PARTICIPA REFEREM-SE,
·         respectivamente, a quais conceitos da comunicação familiar?
·          Responsividade e intensidade.
·          Intimidade e intensidade.
·          Métodos de controle e autocuidado.
·          Autocuidado e tom emocional familiar.

3. AS FRASES ABAIXO VERSAM SOBRE O PAPEL DA ESCOLA. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
·         I. Em alguns momentos, a escola pode impedir seus alunos à atividade reflexiva.
II. Os valores morais e coletivos não são apreendidos na escola.
III. Preparar as crianças para viverem no mundo adulto é um dos papéis que a escola pode exercer.
Assinale a alternativa que contenha a(s) afirmação(ções) correta(s):
·          Somente I e III estão corretas.
·          Somente II e III estão corretas.
·          Somente a I está correta.
·          Somente I e II estão corretas.

4. A PSICOLOGIA SOCIAL, AO ESTUDAR GRUPO, AFIRMA QUE:
·          a solidariedade mecânica é encontrada naqueles grupos que se formam de acordo com nossas simpatias e antipatias pelas pessoas, automaticamente.
·          a solidariedade orgânica é aquela que se forma em uma organização, sem escolhermos nossos colegas.
·          a maioria dos grupos é de solidariedade orgânica, pois é mais freqüente o agrupamento de indivíduos que compartilham as mesmas idéias.
·          solidariedade é essencial em todos os grupos, independente do tipo

Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. A RESPONSIVIDADE ESTÁ RELACIONADA À POSTURA DE PAIS:
  •  que fazem um planejamento familiar adequado à sua condição financeira.
  •  mais atentos às necessidades dos filhos.
  •  que punem corretamente os filhos quando fazem algo errado.
  •  que sabem procurar ajuda profissional para resolver as dificuldades de convivência com seus filhos.
2. SOBRE A QUESTÃO DA SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA, PODE-SE CONSIDERAR CORRETO QUE:
  • I. ao final dessa fase, o jovem deve possuir o equilíbrio emocional necessário para exercer sua sexualidade de maneira segura, evitando a gravidez indesejada e as doenças sexualmente transmissíveis.
    II. para compreender a sexualidade humana é necessário entender que vai além do âmbito biológico, devendo ser encarada também como uma questão afetiva.
    III. não é necessário respeitar a diversidade de valores, crenças e comportamentos existentes e relativos à sexualidade, desde que seja garantida a dignidade do ser humano.
    Assinale a alternativa correta.
  •  Somente I e III são corretas.
  •  Somente II está correta.
  •  Somente I e II são corretas.
  •  Somente II e III são corretas.
3. A PSICOLOGIA SOCIAL, AO ESTUDAR GRUPO, AFIRMA QUE:
  •  a solidariedade orgânica é aquela que se forma em uma organização, sem escolhermos nossos colegas.
  •  solidariedade é essencial em todos os grupos, independente do tipo.
  •  a solidariedade mecânica é encontrada naqueles grupos que se formam de acordo com nossas simpatias e antipatias pelas pessoas, automaticamente.
  •  a maioria dos grupos é de solidariedade orgânica, pois é mais freqüente o agrupamento de indivíduos que compartilham as mesmas idéias.
4. PARA QUE A ESCOLA SUSCITE PRÁTICAS REFLEXIVAS EM TODOS SEUS ALUNOS É NECESSÁRIO:
  •  evitar promover a parceria entre professores a alunos.
  •  manter a tradição metodológica dos conteúdos trabalhados.
  •  preservar os alunos das ameaças externas do mundo adulto.
  •  que haja uma articulação entre essa instituição e a vida
Resultado final : 1.5
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. SABEMOS QUE A ADOLESCÊNCIA MARCA A TRANSIÇÃO DA INFÂNCIA PARA A IDADE ADULTA.
  • Podemos afirmar que uma das principais mudanças de domínio psicológico, que ocorre na vida do jovem, é:
  •  o início da formação da identidade.
  •  a capacidade para se reproduzir biologicamente.
  •  o aumento do número de amigos.
  •  a capacidade de subsistência, de se sustentar.
2. AS PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTES ENTRE OS JOVENS SÃO:
  •  descaso da família.
  •  brigas de gangues, assaltos e furtos.
  •  óbitos por acidentes, homicídios e suicídios.
  •  uso de drogas, agressões e doenças.
3. NOS MENINOS É MAIS COMUM O CONSUMO DE MACONHA, COCAÍNA E ÁLCOOL PRINCIPALMENTE PORQUE:
  •  eles são submetidos a “rituais de passagem” para entrada no mundo adulto.
  •  desejam pertencer à um determinado grupo.
  •  acreditam que assim farão mais sucesso entre as meninas.
  •  precisam provar sua coragem e masculinidade socialmente.
4. NO PERÍODO DA ADOLESCÊNCIA, DENTRE OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS QUE FAVORECEM O DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA, ESTÃO:
  •  a busca contínua por novos desafios.
  •  o conhecimento dos próprios limites.
  •  as alterações emocionais.
  •  a capacidade de planejamento e tomada de decisões
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. SABEMOS QUE A ADOLESCÊNCIA MARCA A TRANSIÇÃO DA INFÂNCIA PARA A IDADE ADULTA.
  • Podemos afirmar que uma das principais mudanças de domínio psicológico, que ocorre na vida do jovem, é:
  •  a capacidade para se reproduzir biologicamente.
  •  o aumento do número de amigos.
  •  a capacidade de subsistência, de se sustentar.
  •  o início da formação da identidade.
2. SOBRE A VIOLÊNCIA, PODEMOS AFIRMAR QUE:
  •  dentre as formas de violência familiar podemos destacar os suicídios, os óbitos por acidentes de transporte e os homicídios.
  •  nunca pode ocorrer contra si próprio.
  •  felizmente, algumas instituições sempre são protetoras da sociedade, tais como a escola e a família, em que a violência absolutamente não ocorre.
  •  infelizmente, ainda há poucos índices sobre a violência praticada contra jovens.
3. UMA DAS FORMAS DE SE COMBATER O BULLYING É:
  •  praticar exemplos que demonstrem de atitudes de respeito.
  •  aplicação de um código de conduta rígido nas escolas.
  •  conceder maior liberdade no ambiente escolar para com os alunos.
  •  sérias punições aos agressores.
4. A MAIORIA DOS ESPECIALISTAS QUE ESTUDAM A ADOLESCÊNCIA CONCORDA QUE:
  •  a adolescência é apenas uma fase biológica.
  •  a adolescência é apenas uma construção social.
  •  envolve questões biológicas e sociais.
  •  a adolescência é um produto do mercado financeiro
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. QUAL A POSSÍVEL CONSEQÜÊNCIA DE SE DEIXAR OS FILHOS SOZINHOS EM CASA?
  • I. A probabilidade de esses jovens/crianças recorrerem aos vizinhos em busca do tom familiar.
    II. Diminuição das habilidades sociais e notas escolares mais baixas.
    III. Maior dificuldade em obedecer às regras e de se relacionar afetivamente com outras pessoas.
  •  Somente a I está correta.
  •  Somente a II está correta.
  •  Somente a III está correta.
  •  I e II estão corretas.
2. O MERCADO DE TRABALHO PODE SER DEFINIDO COMO:
  •  a oferta de trabalho em um contexto.
  •  a escolha incorreta da profissão.
  •  a procura e a oferta da força de trabalho.
  •  a diversidade das profissões.
3. DECORRENTE DA PREOCUPAÇÃO COM A PRECOCIDADE DO TRABALHO INFANTO-JUVENIL,
  • houve um movimento por parte dos educadores, psicólogos, padres e médicos que tinha o pressuposto de que o trabalho era prejudicial:
  •  ao desenvolvimento social.
  •  à sociedade como um todo.
  •  ao desenvolvimento das crianças.
  •  ao crescimento industrial.
4. A ADOLESCÊNCIA NÃO É IGUAL PARA TODOS OS JOVENS, POIS TAMBÉM INFLUENCIAM ESSE PROCESSO:
  •  alguns fatores genéticos apenas.
  •  as diferenças biológicas e raciais de cada jovem.
  •  o coeficiente de inteligência (Q.I.) de cada um.
  •  fatores econômicos e crenças socioculturais de cada jovem
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA COM RELAÇÃO À QUESTÃO DA RESILIÊNCIA.
  • I. Os professores devem trabalhar com seus alunos valores que os apóiem nas tomadas de decisão para a resolução dos problemas.
    II. A escola deve visar trabalhar o tema da resiliência com seus alunos adolescentes, visto que estão a passar por um período importante para a constituição da personalidade.
    III. Fatores herdados geneticamente não podem gerar uma conduta resiliente.
    IV. A auto-estima não é um aspecto diretamente relacionado ao desenvolvimento da resiliência.
    Podemos afirmar que:
  •  somente I e II estão corretas.
  •  somente I e IV estão corretas.
  •  somente II e III estão corretas.
  •  somente a I está correta.
2. TOMANDO COMO BASE ALGUNS DADOS HISTÓRICOS SOBRE A EDUCAÇÃO, ANALISE AS SEGUINTES AFIRMATIVAS:
  • I. A partir da Revolução Industrial, os pais passaram a trabalhar fora de casa e houve a necessidade de um lugar que educasse para a vida pública, que ensinasse o cumprimento das regras, leis e rotinas.
    II. Com o crescimento das classes trabalhadoras, a escola sofria pressões para atender a todas as classes sociais.
    III. Pressionada a abrir suas portas e não podendo mais atender somente à camada mais privilegiada economicamente, a escola teve como papel principal a profissionalização do estudante.

    Assinale a alternativa que contém somente a(s) afirmativa(s) correta(s):
  •  I, II e III.
  •  II.
  •  I e II.
  •  I e III.
3. A ADOLESCÊNCIA NÃO É IGUAL PARA TODOS OS JOVENS, POIS TAMBÉM INFLUENCIAM ESSE PROCESSO:
  •  alguns fatores genéticos apenas.
  •  as diferenças biológicas e raciais de cada jovem.
  •  fatores econômicos e crenças socioculturais de cada jovem.
  •  o coeficiente de inteligência (Q.I.) de cada um.
4. PARA QUE A ESCOLA SUSCITE PRÁTICAS REFLEXIVAS EM TODOS SEUS ALUNOS É NECESSÁRIO:
  •  evitar promover a parceria entre professores a alunos.
  •  preservar os alunos das ameaças externas do mundo adulto.
  •  que haja uma articulação entre essa instituição e a vida.
  •  manter a tradição metodológica dos conteúdos trabalhadosResultado final : 2
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. A RIQUEZA DA LINGUAGEM TRANSMITIDA DO ADULTO PARA A CRIANÇA E A QUANTIDADE DE CONVERSAS DE QUE A CRIANÇA PARTICIPA REFEREM-SE,
         respectivamente, a quais conceitos da comunicação familiar?
          Métodos de controle e autocuidado.
          Responsividade e intensidade.
          Autocuidado e tom emocional familiar.
          Intimidade e intensidade.CORRETA.
2. SEGUNDO PAULO FREIRE, PODEMOS DEFINIR EDUCAÇÃO BANCÁRIA COMO UMA PRÁTICA:
          em que o professor privilegia as idéias de seus alunos contabilizando essas idéias como um investimento.
          que centraliza o ensino nas mãos do professor e mantém os alunos numa posição de seres que gradativamente precisam abandonar a curiosidade.CORRETA
          que não privilegia o saber do professor a partir de sua inter-relação com seus colegas, com seus alunos e com a comunidade.
          que privilegia o saber do professor a partir de sua inter-relação com seus colegas, com seus alunos e com a comunidade.
3. O RITMO DAS MUDANÇAS DA PUBERDADE DEPENDE DAS INTERAÇÕES COMPLEXAS DADAS ENTRE FATORES:
          genéticos e ambientais.CORRETA
          genéticos apenas.
          sazonais.
          biológicos.
4. NO PERÍODO DA ADOLESCÊNCIA, DENTRE OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS QUE FAVORECEM O DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA, ESTÃO: 
          as alterações emocionais.
          a busca contínua por novos desafios.
          a capacidade de planejamento e tomada de decisões.
          o conhecimento dos próprios limites.CORRETA                                                     

INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. A RIQUEZA DA LINGUAGEM TRANSMITIDA DO ADULTO PARA A CRIANÇA E A QUANTIDADE DE CONVERSAS DE QUE A CRIANÇA PARTICIPA REFEREM-SE,
• respectivamente, a quais conceitos da comunicação familiar?
• Métodos de controle e autocuidado.
• Responsividade e intensidade.
• Autocuidado e tom emocional familiar.
• Intimidade e intensidade.CORRETA.

2. SEGUNDO PAULO FREIRE, PODEMOS DEFINIR EDUCAÇÃO BANCÁRIA COMO UMA PRÁTICA:
• em que o professor privilegia as idéias de seus alunos contabilizando essas idéias como um investimento.
• que centraliza o ensino nas mãos do professor e mantém os alunos numa posição de seres que gradativamente precisam abandonar a curiosidade.CORRETA
• que não privilegia o saber do professor a partir de sua inter-relação com seus colegas, com seus alunos e com a comunidade.
• que privilegia o saber do professor a partir de sua inter-relação com seus colegas, com seus alunos e com a comunidade.

3. O RITMO DAS MUDANÇAS DA PUBERDADE DEPENDE DAS INTERAÇÕES COMPLEXAS DADAS ENTRE FATORES:
• genéticos e ambientais.CORRETA
• genéticos apenas.
• sazonais.
• biológicos.

4. NO PERÍODO DA ADOLESCÊNCIA, DENTRE OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS QUE FAVORECEM O DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA, ESTÃO:
• as alterações emocionais.
• a busca contínua por novos desafios.
• a capacidade de planejamento e tomada de decisões.
• o conhecimento dos próprios limites.CORRETA

1. QUANDO OS PAIS SE DIVORCIAM E VOLTAM A SE RELACIONAR COM OUTRAS PESSOAS, A PREOCUPAÇÃO MAIS COMUM DE SEUS FILHOS É:
I. o medo de gostar dessas novas pessoas e de perdê-las novamente.
II. o fato de os pais estarem menos disponíveis para eles.
III. a impossibilidade de ver os pais unidos novamente.
 Somente a III está correta.
 I, II e III estão corretas. (confirmar)

2. É COMUM OS JOVENS SE DEIXAREM LEVAR PELA IMAGEM DE STATUS SOCIAL QUE O EXERCÍCIO DE UMA DETERMINADA PROFISSÃO PODE LHES OFERECER.
Sobre essa questão é correto afirmar que:

I. nem sempre o prestígio social de uma profissão significa remuneração condizente.
II. nem sempre o prestígio social de uma profissão significa que essa ocupação seja mais ou menos importante que as demais.
III. uma profissão que oferece prestígio hoje pode não oferecê-lo em um futuro próximo.

Assinale a alternativa correta.
 I, II e III estão corretas. (confirmar)
 Somente a I está correta.
 Somente a II está correta.
 Somente I e II estão corretas.

3. SABEMOS QUE O TOM EMOCIONAL FAMILIAR ESTÁ RELACIONADO À AFETIVIDADE DE UMA RELAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS.
Quais são os efeitos de um “bom tom” na vida de crianças e adolescentes?
 Aumento da empatia, do altruísmo. (confirmar)
 Desenvolvimento excessivo da auto-estima.
 Um rendimento escolar abaixo da média.
 Dificuldade de responder mais seguramente às adversidades da vida.

4. A RESPONSIVIDADE ESTÁ RELACIONADA À POSTURA DE PAIS:
 mais atentos às necessidades dos filhos. (confirmar)
 que sabem procurar ajuda profissional para resolver as dificuldades de convivência com seus filhos.
 que punem corretamente os filhos quando fazem algo errado.
 que fazem um planejamento familiar adequado à sua condição financeira.


Resultado final :1.5
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
Parte superior do formulário
1. AS PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTES ENTRE OS JOVENS SÃO:
  • brigas de gangues, assaltos e furtos.
  • uso de drogas, agressões e doenças.
  • óbitos por acidentes, homicídios e suicídios.
  • descaso da família.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. O RITMO DAS MUDANÇAS DA PUBERDADE DEPENDE DAS INTERAÇÕES COMPLEXAS DADAS ENTRE FATORES:
  • genéticos e ambientais.
  • genéticos apenas.
  • sazonais.
  • biológicos.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. ATIVIDADES QUE COMBATEM O BULLYING INCLUEM:
  • estratégias que promovam solidariedade, tolerância e respeito às diferenças.
  • separar os agressores da sala de aula comum, colocando-os em salas especiais.
  • estratégias que responsabilizem os pais e responsáveis.
  • estratégias que identifiquem os agressores.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. HÁ ALGUNS ASPECTOS SOCIAIS QUE INFLUENCIAM NA ESCOLHA PROFISSIONAL DOS JOVENS DE HOJE. SOBRE ESSA QUESTÃO, É CORRETO AFIRMAR QUE:
  • I. a história de cada jovem vai determinar como as influências externas se manifestam na vida de cada um.
    II. hoje os adolescentes preocupam-se principalmente em escolher uma profissão que poderá trazer-lhe sucesso profissional.
    III. nossa sociedade se responsabiliza pelas escolhas de cada um dos indivíduos.

    Assinale qual a opção que contém as afirmativas corretas.
Somente a II está correta f"� Y s - � d ��c -family:Tahoma;color:black;background:white'>• genéticos apenas.
• sazonais.
• biológicos.



4. NO PERÍODO DA ADOLESCÊNCIA, DENTRE OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS QUE FAVORECEM O DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA, ESTÃO:
• as alterações emocionais.
• a busca contínua por novos desafios.
• a capacidade de planejamento e tomada de decisões.
• o conhecimento dos próprios limites.CORRETA

1. QUANDO OS PAIS SE DIVORCIAM E VOLTAM A SE RELACIONAR COM OUTRAS PESSOAS, A PREOCUPAÇÃO MAIS COMUM DE SEUS FILHOS É:
I. o medo de gostar dessas novas pessoas e de perdê-las novamente.
II. o fato de os pais estarem menos disponíveis para eles.
III. a impossibilidade de ver os pais unidos novamente.
 Somente a III está correta.
 I, II e III estão corretas. (confirmar)

2. É COMUM OS JOVENS SE DEIXAREM LEVAR PELA IMAGEM DE STATUS SOCIAL QUE O EXERCÍCIO DE UMA DETERMINADA PROFISSÃO PODE LHES OFERECER.
Sobre essa questão é correto afirmar que:

I. nem sempre o prestígio social de uma profissão significa remuneração condizente.
II. nem sempre o prestígio social de uma profissão significa que essa ocupação seja mais ou menos importante que as demais.
III. uma profissão que oferece prestígio hoje pode não oferecê-lo em um futuro próximo.

Assinale a alternativa correta.
 I, II e III estão corretas. (confirmar)
 Somente a I está correta.
 Somente a II está correta.
 Somente I e II estão corretas.

3. SABEMOS QUE O TOM EMOCIONAL FAMILIAR ESTÁ RELACIONADO À AFETIVIDADE DE UMA RELAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS.
Quais são os efeitos de um “bom tom” na vida de crianças e adolescentes?
 Aumento da empatia, do altruísmo. (confirmar)
 Desenvolvimento excessivo da auto-estima.
 Um rendimento escolar abaixo da média.
 Dificuldade de responder mais seguramente às adversidades da vida.

4. A RESPONSIVIDADE ESTÁ RELACIONADA À POSTURA DE PAIS:
 mais atentos às necessidades dos filhos. (confirmar)
 que sabem procurar ajuda profissional para resolver as dificuldades de convivência com seus filhos.
 que punem corretamente os filhos quando fazem algo errado.
 que fazem um planejamento familiar adequado à sua condição financeira.

INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. SOBRE A VIOLÊNCIA, PODEMOS AFIRMAR QUE:
  •  infelizmente, ainda há poucos índices sobre a violência praticada contra jovens. CORRETA
  •  felizmente, algumas instituições sempre são protetoras da sociedade, tais como a escola e a família, em que a violência absolutamente não ocorre.
  •  nunca pode ocorrer contra si próprio.
  •  dentre as formas de violência familiar podemos destacar os suicídios, os óbitos por acidentes de transporte e os homicídios.
2. PODEMOS DIZER QUE A FAMÍLIA POSSUI IMPORTANTE FUNÇÃO SOCIAL POR:
  •  incentivar o desenvolvimento do autocuidado.
  •  discutir com os filhos a importância da responsabilidade social.
  •  ensinar os filhos a conviver com as diferenças culturais.
  •  transmitir cultura da família estabelecida ao longo das gerações. CORRETA
3. ATIVIDADES QUE COMBATEM O BULLYING INCLUEM:
  •  separar os agressores da sala de aula comum, colocando-os em salas especiais.
  •  estratégias que promovam solidariedade, tolerância e respeito às diferenças. CORRETA
  •  estratégias que responsabilizem os pais e responsáveis.
  •  estratégias que identifiquem os agressores.
4. DE ACORDO COM OS ESPECIALISTAS, AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES FÍSICAS/CORPORAIS QUE OCORREM NO ORGANISMO, APENAS DOS MENINOS, POR VOLTA DOS 12 ANOS SÃO:
  •  a voz fica mais grossa, a musculatura córporea aumenta. CORRETA
  •  o aparecimento de pêlos, ocorrência da menarca.
  •  a mudança da personalidade e dos interesses pessoais.
  •  maior sensibilidade e vida social ativa
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. A PARTIR DA LEITURA DAS AFIRMAÇÕES ABAIXO, VERIFIQUE QUAIS SÃO AS CORRETAS.
  • I. A escola deve ser considerada a única instituição capaz de promover a educação e a socialização.
    II. Ao realizar um trabalho de desenvolvimento pessoal e social, tanto a escola como seus professores constroem um novo ser e um novo mundo, possibilitando novas formas de sentir, de agir e de querer.
    III. É a relação entre todos que estão na escola que permite a expressão das questões pessoais sob as mais variadas formas, que possibilitam a descoberta de que é possível somar diferenças, garantindo a existência do individual dentro do coletivo.

    Podemos dizer que:
  •  somente II e III estão corretas. CORRETA
  •  somente a I está correta.
  •  somente a II está correta.
  •  somente a III está correta.
2. EM RELAÇÃO ÀS AMIZADES, NA FASE DA ADOLESCÊNCIA, OS MENINOS:
  •  têm amizades menos íntimas que as meninas, e mais numerosas. CORRETA
  •  escolhem um único e fiel amigo com quem dividem todas as dúvidas e segredos.
  •  geralmente acreditam ter um amigo imaginário.
  •  preocupam-se apenas em estabelecer sua independência financeira.
3. A MAIORIA DOS ESPECIALISTAS QUE ESTUDAM A ADOLESCÊNCIA CONCORDA QUE:
  •  a adolescência é apenas uma construção social.
  •  a adolescência é apenas uma fase biológica.
  •  envolve questões biológicas e sociais. CORRETA
  •  a adolescência é um produto do mercado financeiro.
4. A RIQUEZA DA LINGUAGEM TRANSMITIDA DO ADULTO PARA A CRIANÇA E A QUANTIDADE DE CONVERSAS DE QUE A CRIANÇA PARTICIPA REFEREM-SE,
  • respectivamente, a quais conceitos da comunicação familiar?
  •  Autocuidado e tom emocional familiar.
  •  Métodos de controle e autocuidado.
  •  Responsividade e intensidade.
  •  Intimidade e intensidade. CORRETA
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. O BULLYING NÃO É UMA PRÁTICA EXISTENTE SÓ NAS ESCOLAS, ELA TAMBÉM PODE SER ENCONTRADA:
  • I. nos relacionamentos entre amigos.
    II. nos locais de trabalho.
    III. nas relações familiares.
Assinale a alternativa correta:
  •  I, II e III estão corretas.
  •  Somente I e III estão corretas.
  •  Somente a I está correta.
  •  Somente II e III estão corretas.
2. ATIVIDADES QUE COMBATEM O BULLYING INCLUEM:
  •  estratégias que promovam solidariedade, tolerância e respeito às diferenças.
  •  estratégias que identifiquem os agressores.
  •  separar os agressores da sala de aula comum, colocando-os em salas especiais.
  •  estratégias que responsabilizem os pais e responsáveis.
3. A PARTIR DAS FASES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE PIAGET, ASSINALE AS CARACTERÍSTICAS PRESENTES NO PERÍODO OPERATÓRIO CONCRETO.
  •  Autonomia e regulação da vida afetiva; respeito às regras e noção de companheirismo.
  •  Nessa fase o indivíduo já está apto a realizar a ação ou reconstrução de uma cena presenciada; presença da linguagem e presença do jogo simbólico.
  •  O indivíduo é capaz de considerar dois ou mais aspectos da situação; começa a perder o egocentrismo e já é capaz de classificar e seriar os vários objetos que o cercam.
  •  Nessa fase tem-se a ausência da linguagem; a aprendizagem da coordenação dos sentidos pelo comportamento motor e não existe a função simbólica.
4. ENTRE OS ADOLESCENTES QUE FICAM SOZINHOS EM CASA, SEM A SUPERVISÃO DE UM ADULTO, SAEM-SE MELHORES OS QUE:
  •  ficam com os pais no trabalho.
  •  ficam na casa dos amigos.
  •  passam o tempo fora de casa.
  •  ficam em casa sozinhos e desenvolvem o autocuidadoParte inferior do formulárioParte inferior do formulário
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. PARA QUE A ESCOLA SUSCITE PRÁTICAS REFLEXIVAS EM TODOS SEUS ALUNOS É NECESSÁRIO:
·          que haja uma articulação entre essa instituição e a vida.
·          manter a tradição metodológica dos conteúdos trabalhados.
·          evitar promover a parceria entre professores a alunos.
·          preservar os alunos das ameaças externas do mundo adulto.

2. AS AMIZADES, MUITO IMPORTANTE NA FASE DA ADOLESCÊNCIA, CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO DO JOVEM PORQUE:
·          apóiam seu comportamento rebelde e suas transgressões.
·          possibilitam o compartilhamento dos mesmos interesses, gostos, idéias crenças e atitudes.
·          influenciam apenas no modo de vestir do indivíduo.
·          incentivam o maior contato do jovem com a família.

3. A PSICOLOGIA SOCIAL, AO ESTUDAR GRUPO, AFIRMA QUE:
·          a maioria dos grupos é de solidariedade orgânica, pois é mais freqüente o agrupamento de indivíduos que compartilham as mesmas idéias.
·          solidariedade é essencial em todos os grupos, independente do tipo.
·          a solidariedade mecânica é encontrada naqueles grupos que se formam de acordo com nossas simpatias e antipatias pelas pessoas, automaticamente.
·          a solidariedade orgânica é aquela que se forma em uma organização, sem escolhermos nossos colegas.

4. AS FRASES ABAIXO VERSAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PARA A VIDA ADQUIRIDO NA ESCOLA. QUAIS DELAS ESTÃO CORRETAS?
·         I. O professor transforma a informação em conhecimento.
II. A curiosidade é vista como um estado que nos propulsiona a viver intensamente a incrível aventura do conhecimento.
III. O simples fato de viver em sociedade já garante ao sujeito o acesso ao conhecimento.

Podemos dizer que:
·          somente I e III estão corretas.
·          somente a III está correta.
·          somente a II está correta.
·          somente I e II estão corretas

Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. AS TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS/CORPORAIS QUE OCORREM NO ORGANISMO DE UM INDIVÍDUO POR VOLTA DOS 12 ANOS DE IDADE, É CONHECIDA POR:
  •  puberdade.
  •  adolescência.
  •  polução noturna.
  •  desenvolvimento.
2. SEGUNDO ESPECIALISTAS, UMA DAS CAUSAS DO BULLYING É:
  •  traumas de infância, ausência dos pais e intimidações.
  •  carência afetiva, ausência de limites e afirmação de poder e autoridade por parte dos pais.
  •  educação de cunho repressor.
  •  deixar que o filho desenvolva o autocuidado.
3. QUAL ALTERNATIVA QUE CORRESPONDE A UMA DIFERENÇA ENCONTRADA NA CONDUTA DO ADOLESCENTE SE COMPARADA AO DE UMA CRIANÇA?
  •  O jovem distancia-se de todas as amizades estabelecidas durante a infância.
  •  O adolescente fica mais tempo com os colegas e recebe menos orientações dos adultos.
  •  O jovem convive mais tempo com a família.
  •  O adolescente passa a ter grande dificuldade para fazer novas amizades.
4. AS FRASES ABAIXO VERSAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PARA A VIDA ADQUIRIDO NA ESCOLA. QUAIS DELAS ESTÃO CORRETAS?
  • I. O professor transforma a informação em conhecimento.
    II. A curiosidade é vista como um estado que nos propulsiona a viver intensamente a incrível aventura do conhecimento.
    III. O simples fato de viver em sociedade já garante ao sujeito o acesso ao conhecimento.

    Podemos dizer que:
  •  somente a II está correta.
  •  somente I e II estão corretas.
  •  somente I e III estão corretas.
  •  somente a III está corretaParte inferior do formulárioParte inferior do formulário
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. COM AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS DURANTE OS SÉCULOS XIX E XX, A ESCOLA PODE SER DEFINIDA COMO UMA INSTITUIÇÃO:
  •  que exclui os que têm dificuldades para acompanhá-la.
  •  que promove a diferença social.
  •  da sociedade, que educa para a vida social e promove igualdade para todos.
  •  que não promove a integração de seu membros.
2. NOSSA SOCIEDADE POSSUI ALGUNS PADRÕES CULTURAIS QUE ACABAM POR INFLUENCIAR O JOVEM NA ESCOLHA DE SUA FUTURA PROFISSÃO.
  • Identifique as alternativas que contêm afirmações corretas com relação aos nossos padrões culturais.
  •  Em nossa sociedade, as profissões ligadas ao trabalho manual são mais privilegiadas que as profissões ligadas ao trabalho intelectual.
  •  Em nossa sociedade, a medicina e a advocacia são profissões que jamais perderam ou perderão o prestígio.
  •  Em nossa sociedade, as profissões ligada s ao trabalho manual são igualmente privilegiadas que asprofissões ligadas ao trabalho intelectual.
  •  Em nossa sociedade, as profissões ligadas ao trabalho manual são menos privilegiadas que as profissões ligadas ao trabalho intelectual.
3. SEGUNDO PAULO FREIRE, PODEMOS DEFINIR EDUCAÇÃO BANCÁRIA COMO UMA PRÁTICA:
  •  que não privilegia o saber do professor a partir de sua inter-relação com seus colegas, com seus alunos e com a comunidade.
  •  que privilegia o saber do professor a partir de sua inter-relação com seus colegas, com seus alunos e com a comunidade.
  •  em que o professor privilegia as idéias de seus alunos contabilizando essas idéias como um investimento.
  •  que centraliza o ensino nas mãos do professor e mantém os alunos numa posição de seres que gradativamente precisam abandonar a curiosidade.
4. SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DA PROFISSÃO PARA O JOVEM, É CORRETO AFIRMAR QUE:
  • I. é muito importante que o professor promova atividades que auxiliem os alunos no momento da escolha profissional.
    II. a escola dificulta a escolha profissional do jovem quando promove atividades que possibilitem sua postura reflexiva, tendo em vista que o aluno tende a criticar qualquer opção de ocupação futura.
    III. muitas escolas confundem seus alunos ao lhes fornecer informativos sobre diferentes profissões.
    Assinale qual a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
  •  Somente a III está correta.
  •  Somente a I está correta.
  •  Somente a II está correta.
  •  Somente II e III estão corretasParte inferior do formulário
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. NOS MENINOS É MAIS COMUM O CONSUMO DE MACONHA, COCAÍNA E ÁLCOOL PRINCIPALMENTE PORQUE:
  •  precisam provar sua coragem e masculinidade socialmente.
  •  desejam pertencer à um determinado grupo.
  •  eles são submetidos a “rituais de passagem” para entrada no mundo adulto.
  •  acreditam que assim farão mais sucesso entre as meninas.
2. A PARTIR DAS FASES DO DESENVOLVIMENTO DE PIAGET, ASSINALE AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO INDIVÍDUO PRESENTES NO PERÍODO SENSÓRIO MOTOR.
  •  Imitação ou reconstrução de uma cena presenciada; presença da linguagem e presença do jogo simbólico.
  •  Surgem os esquemas para as operações lógicas de seriação e de classificação e ocorre o aperfeiçoamento dos conceitos de causalidade, de espaço, de tempo e velocidade.
  •  Regulação da vida afetiva; autonomia; respeito às regras e noção de companheirismo.
  •  Ausência da linguagem; aprendizagem da coordenação dos sentidos pelo comportamento motor e não existe a função simbólica.
3. QUANDO OS PAIS SE DIVORCIAM E VOLTAM A SE RELACIONAR COM OUTRAS PESSOAS, A PREOCUPAÇÃO MAIS COMUM DE SEUS FILHOS É:
  • I. o medo de gostar dessas novas pessoas e de perdê-las novamente.
    II. o fato de os pais estarem menos disponíveis para eles.
    III. a impossibilidade de ver os pais unidos novamente.
  •  I, II e III estão corretas.
  •  Somente a III está correta.
  •  Somente I e II estão corretas.
  •  Somente I e III estão corretas.
4. HÁ ALGUNS ASPECTOS SOCIAIS QUE INFLUENCIAM NA ESCOLHA PROFISSIONAL DOS JOVENS DE HOJE. SOBRE ESSA QUESTÃO, É CORRETO AFIRMAR QUE:
  • I. a história de cada jovem vai determinar como as influências externas se manifestam na vida de cada um.
    II. hoje os adolescentes preocupam-se principalmente em escolher uma profissão que poderá trazer-lhe sucesso profissional.
    III. nossa sociedade se responsabiliza pelas escolhas de cada um dos indivíduos.

  • Assinale qual a opção que contém as afirmativas corretas.
  •  Somente I e III estão corretas.
  •  Somente II e III estão corretas.
  •  Somente I e II estão corretas.
  •  Somente a II está correta
Resultado final : 1
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. NA PSICOLOGIA, RESILIÊNCIA SIGNIFICA:
  •  é sinônimo de resignação.
  •  capacidade para enfrentar desequilíbrios emocionais decorrentes de agressões físicas.
  •  habilidade de se adaptar a diferentes circunstâncias e de se reequilibrar frente às adversidades. CERTA
  •  dificuldade de se acomodar e de se reequilibrar constantemente frente às adversidades.
2. AS PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTES ENTRE OS JOVENS SÃO:
  •  brigas de gangues, assaltos e furtos.
  •  uso de drogas, agressões e doenças.
  •  descaso da família.
  •  óbitos por acidentes, homicídios e suicídios.CERTA
3. DE ACORDO COM OS ESPECIALISTAS, AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES FÍSICAS/CORPORAIS QUE OCORREM NO ORGANISMO, APENAS DOS MENINOS, POR VOLTA DOS 12 ANOS SÃO:
  •  o aparecimento de pêlos, ocorrência da menarca.
  •  a voz fica mais grossa, a musculatura córporea aumenta.CERTA
  •  a mudança da personalidade e dos interesses pessoais.
  •  maior sensibilidade e vida social ativa.
4. QUAL A PRIMEIRA FORMA DE VIOLÊNCIA QUE UMA PESSOA PODE SOFRER POR PARTE DA FAMÍLIA?
  •  Abandono.
  •  Falta de alimentação.
  •  Agressão física.
  •  Negação de afeto. CERTO
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. AS AFIRMAÇÕES ABAIXO VERSAM SOBRE O REFLEXO DO TRABALHO DA ESCOLA. QUAIS DELAS ESTÃO CORRETAS?
  • I. O trabalho da escola deve se voltar para a realidade social da comunidade em que está inserida.
    II. O trabalho da escola deve impor regras sociais, estabelecer regras de convivência e comportamento.
    III. O trabalho da escola deve renovar e reconstruir conhecimentos.
    Podemos dizer que:
  •  somente a II está correta.
  •  somente I e III estão corretas.
  •  somente a I está correta.
  •  somente II e III estão corretas.
2. COM O INÍCIO DAS TRANSFORMAÇÕES BIOLÓGICAS QUE MARCAM A PUBERDADE, A GLÂNDULA DA HIPÓFISE É ATIVADA E LIBERA:
  •  hormônios cerebrais.
  •  endorfinas.
  •  hormônios do crescimento.
  •  hormônios da tireóide.
3. É COMUM OS JOVENS SE DEIXAREM LEVAR PELA IMAGEM DE STATUS SOCIAL QUE O EXERCÍCIO DE UMA DETERMINADA PROFISSÃO PODE LHES OFERECER.
  • Sobre essa questão é correto afirmar que:
    I. nem sempre o prestígio social de uma profissão significa remuneração condizente.
    II. nem sempre o prestígio social de uma profissão significa que essa ocupação seja mais ou menos importante que as demais.
    III. uma profissão que oferece prestígio hoje pode não oferecê-lo em um futuro próximo.

    Assinale a alternativa correta.
  •  I, II e III estão corretas.
  •  Somente I e II estão corretas.
  •  Somente a I está correta.
  •  Somente a II está correta.
4. COM AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS DURANTE OS SÉCULOS XIX E XX, A ESCOLA PODE SER DEFINIDA COMO UMA INSTITUIÇÃO:
  •  que promove a diferença social.
  •  que não promove a integração de seu membros.
  •  que exclui os que têm dificuldades para acompanhá-la.
  •  da sociedade, que educa para a vida social e promove igualdade para todos
Resultado final : 2 
1. ASSINALE QUAL A ALTERNATIVA QUE MELHOR COMPLETA A SEGUINTE
SENTENÇA: “AS MUDANÇAS BIOLÓGICAS ASSOCIADAS À PUBERDADE...
.afetam somente os relacionamentos de amizade dos jovens. 
·         . afetam o lado social e psicológico dos jovens. correta 
·  não comprometem a dinâmica familiar dos jovens.
. afetam o comportamento dos jovens, deixando-os mais agressivos. 

2. HÁ ALGUNS ASPECTOS SOCIAIS QUE INFLUENCIAM NA ESCOLHA PROFISSIONAL
DOS JOVENS DE HOJE. SOBRE ESSA QUESTÃO, É CORRETO AFIRMAR QUE: 
·         I. a história de cada jovem vai determinar como as influências externas se manifestam na vida de cada um.
II. hoje os adolescentes preocupam-se principalmente em escolher uma profissão que poderá trazer-lhe sucesso profissional.
III. nossa sociedade se responsabiliza pelas escolhas de cada um dos indivíduos.
Assinale qual a opção que contém as afirmativas corretas.

 Somente I e III estão corretas.
 Somente II e III estão corretas.
 Somente a II está correta. 
·          Somente I e II estão corretas.( correta) 

·         3. PODEMOS AFIRMAR QUE UMA PESSOA CONSEGUE DESENVOLVER RESILIÊNCIA QUANDO:
I. é capaz de encarar seus problemas de frente.
II. evita falar e pensar sobre os problemas.
III. refugia-se na utilização de substâncias psicoativas.
IV. encara os problemas com criatividade e bom humor.

Pode-se afirmar que: 
·          somente I e IV estão corretas.(correta) 
·          somente III e IV estão corretas.
 somente II e III estão corretas.
 somente I e II estão corretas.

·         4. SEGUNDO ESPECIALISTAS, UMA DAS CAUSAS DO BULLYING É:
 educação de cunho repressor.
 carência afetiva, ausência de limites e afirmação de poder e 
·         autoridade por parte dos pais.(correta) 

Resultado final : 2 
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA 
1. NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA, DENTRE OS PRINCIPAIS ASPECTOS QUE DEVEM SER DESENVOLVIDOS PARA QUE O INDIVÍDUO TORNE-SE RESILIENTE SÃO: 
. riqueza de estímulos e interações; consciência do significado de limites e capacidade para tolerar frustrações (. correta) 
. produtividade; controle das alterações emocionais; busca da independência. 
. capacidade de planejamento e tomada de decisões; autoconfiança; oportunidades para perceber as próprias potencialidades. 
. capacidade de reflexão sobre a identidade; necessidade de afirmação pessoal; valorização das questões amorosas e sentimentos de confiança instável. 

2. NOSSA SOCIEDADE POSSUI ALGUNS PADRÕES CULTURAIS QUE ACABAM POR INFLUENCIAR O JOVEM NA ESCOLHA DE SUA FUTURA PROFISSÃO. 
Identifique as alternativas que contêm afirmações corretas com relação aos nossos padrões culturais. 
. Em nossa sociedade, as profissões ligadas ao trabalho manual são menos privilegiadas que as profissões ligadas ao trabalho intelectual.(correta) 
. Em nossa sociedade, as profissões ligada s ao trabalho manual são igualmente privilegiadas que asprofissões ligadas ao trabalho 
intelectual. 
. Em nossa sociedade, a medicina e a advocacia são profissões que jamais perderam ou perderão o prestígio. 
. Em nossa sociedade, as profissões ligadas ao trabalho manual são mais privilegiadas que as profissões ligadas ao trabalho intelectual. 

3. O BULLYING PODE SER CARACTERIZADO COMO: 
 medidas punitivas por parte dos professores. 
 
crueldade, humilhação, intimidação.(correta) 
 empatia, bondade, sabedoria. 
 sofrimento, timidez, fragilidade. 

4. UMA DAS FORMAS DE SE COMBATER O BULLYING É: 
 aplicação de um código de conduta rígido nas escolas. 
 conceder maior liberdade no ambiente escolar para com os alunos. 
 praticar exemplos que demonstrem de atitudes de respeito.(correta) 
sérias punições aos agressores