1. Descreva sucintamente
sobre as mudanças biológicas por quem passa pela adolescência (P.21)
As mudanças biológicas estão relacionadas à
fase da adolescência, onde há o amadurecimento biológico, tornando o indivíduo
capaz dereproduzir sexualmente. Nessa
fase o indivíduo passa por uma profunda reorganização de seus relacionamentos
sociais. Aumentam a interaçãocom os
amigos e colegas; diminui o controle de suas ações por parte dos adultos;
aumenta a aproximação com indivíduos do sexo oposto;aumenta
o número de colegas, amigos e conhecidos, visando um compartilhamento de seus
interesses, valores, crenças e atitudes. (Nil)
Segundo Cole, além dos hormônios do
crescimento, também ocorre um aumento na fabricação de dois hormônios
gonadotróficos, ou seja, aqueles que são produzidos pelas gônadas sexuais
(gonad-seeking). Essas gônadas ou órgãos sexuais primários correspondem aos
ovários, nas meninas, e aos testículos, nos meninos. Neles, esse tipo de
hormônio estimula os testículos e as glândulas supra-renais a produzirem a
testosterona, hormônio responsável pela produção do esperma.(grupo)
2. Defina sucintamente, segundo a literatura do
módulo : adolescência (P.8)
Adolescência corresponde ao período de vida
entre a infância e a idade adulta (12 aos 18 anos). É um período em que o
indivíduo passa por uma série de alterações físicas e biológicas, uma fase
conhecida também como puberdade, onde há um amadurecimento biológico, tornando
o indivíduo capaz de reproduzir sexualmente. Os principais sinais dessas
mudanças nos meninos são a explosão no índice de crescimento físico, o
aparecimento de acnes, de pelos nas axilas e nas regiões pubianas, alterações
na voz. Nas meninas, além do rápido índice de crescimento há o desenvolvimento
dos seios, o aumento do útero e o início da primeira menstruação. (Nil)
Pesquisa realizada concluiu-se que não existe
uma definição precisa para as palavras adolescência e juventude. No entanto,
boa parte dos estudiosos concorda que a adolescência é a fase que vem depois da
infância, por volta dos 12 anos, e termina antes da juventude, por volta dos 18
anos. Contudo, muitos também alegam que adolescência e juventude não podem ser
vistas como sinônimos, pois a primeira antecede a juventude que, por sua vez,
corresponde ao início da idade adulta. Conceituada em uma única definição.
(grupo)
3. Descreva de forma
sucinta como era a adolescência na nossa sociedade entre os séculos XVIII
e XIX. (P.9)
O termo adolescência foi definido nos séculos
XVIII e XIX por conta das mudanças sociais e econômicas que exigiu uma melhor
precisão e delimitação dos grupos etários para a regulamentação das leis
trabalhistas. Os jovens com idade entre 13 e 15 anos eram vistos como
crianças e o limite estava mais ligado à dependência do indivíduo de sua
família do que às mudanças em seu corpo. Com essas mudanças, as escolas
se viram obrigadas a se adaptar às mudanças culturais do período, como por
exemplo, a separação entre a formação primária e a secundária, para facilitar a
educação da classe operária. (Nil)
A adolescência é um termo muito recente em
nossa sociedade, que foi se definindo entre os séculos XVIII e XIX. As mudanças
sociais e econômicas daquele período produziram a necessidade de melhor
precisão e delimitação dos grupos etários para a regulamentação das leis
trabalhistas. Naquela época, os jovens de idade entre 13 e 15 anos eram vistos
como crianças e o limite da infância estava mais ligado à dependência do
indivíduo de sua família do que às mudanças biológicas com seu corpo. (grupo)
4. Segundo a literatura
do módulo, descreva possíveis diferenças entre as condições de vida de um
adolescentede uma família de
baixa renda e um adolescente de classe média. (P. 11 e 12)
O fator econômico é muito significativo para o
desenvolvimento da adolescência, e cada povo, de acordo com sua cultura, possui
uma ideia diferente de adolescência. Na classe mais privilegiada economicamente
ainda há o velho hábito de comemorar o aniversário de 15 anos (debutante) em
grande estilo, considerando que a jovem já está pronta para ser apresentada à
sociedade.
Já uma jovem economicamente menos
privilegiada, enfrenta muitas vezes, a responsabilidades de uma vida adulta,
com uma gravidez inesperada ou com a necessidade de trabalhar para ajudar no
sustento de sua família. (Nil)
Os jovens de classe média, com certeza,
possuem um período mais longo de preparação. Nesse momento, tomam importantes
decisões acerca de sua vida, como a escolha de uma carreira universitária. Já o
jovem de classe operária pode cursar uma escola técnica onde aprenderá um
ofício e ingressará no mundo de trabalho mais rapidamente. Outros jovens, ainda,
nem sequer chegam ao Ensino Médio, pois deixam de frequentar a escola para
trabalhar e ajudar na renda familiar. (grupo)
Prova 2
1. Quais elementos o
educador deva levar em consideração, segundo a literatura do módulo para ter um
bom relacionamento grupal? (P. 28)
Realização de operações
formais em algumas áreas (pensamento sistemático).Formação da identidade.
Diante das ideias trazidas até aqui, é importante ressaltar que para o educador
ter um bom relacionamento, uma boa dinâmica grupal com seus alunos adolescentes,
é preciso estar atento a todas as especificidades que o jovem encontra no
decorrer dessa fase e que são fundamentais para a construção de sua identidade
e da convivência em sociedade. (grupo)
2. Descreva pelo menos um
fator de mudança biossociocomportamental por que passa o adolescente com
relação aos domínios: biológico, comportamental e social. (P.26)
Biológica >
Desenvolvimento de características sexuais secundárias;
Comportamental > Formação
da identidade;
Social > Relações
sexuais. (NIL)
Quadro
Um – A mudança biosociocomportamental – a transição para a idade adulta
Domínio
biológico Capacidade para a
reprodução biológica. Desenvolvimento de características sexuais secundárias.
Alcance do tamanho do adulto.
Domínio
comportamental Realização
de operações formais em algumas áreas (pensamento sistemático). Formação da
identidade.
Domínio
social
Relações sexuais. Mudança
para a responsabilidade fundamental por si mesmo. Início da responsabilidade
pelas próximas gerações. (grupo)
3. Descreva segundo
Erikson, os principais fatores pelo qual o adolescente desenvolve sua
personalidade. (P.26)
São os seguintes fatores:
O julgamento que ele faz
dos outros;
O julgamento que os
outros fazem dele;
Como ele vê o julgamento
dos outros;
Como ele mantem em sua
mente categorias sociais importantes quando faz um julgamento sobre outras
pessoas; (Nil)
Para Erikson, o
adolescente desenvolve sua identidade por meio de um processo que depende dos
seguintes fatores: O julgamento que ele faz dos outros. O julgamento que os
outros fazem dele. Como ele vê o julgamento dos outros. Como ele mantém em sua
mente categorias sociais importantes quando faz um julgamento sobre outras
pessoas. O jovem tem um comportamento mais reflexivo que o leva a se preocupar
com sua imagem social e sua integração, mas que também considera suas ideias e
convicções individuais (grupo)
4. Descreva de forma
sucinta as principais alterações sofridas pelos adolescentes com relação a sua
interação com familiares, amigos e colegas. (P.21)
Na fase da adolescência
ocorrem alterações na relação dos jovens com seus familiares, amigos e colegas.
Eles passam por uma profunda reorganização de seus relacionamentos sociais,
envolvendo um aumento da interação com os amigos e colegas, onde passam mais
tempo com colegas do que com a família; a diminuição do controle de suas ações
por parte dos adultos; maior aproximação com indivíduos do sexo oposto e o
aumento do numero de amigos, tendo em vista o compartilhamento de seus
interesses. Nil)
Outra
resposta - Além das mudanças de caráter biológico, na adolescência também
ocorrem alterações no modo como os jovens interagem com seus familiares, amigos
e colegas. De acordo com Cole (2003), esses indivíduos passam por uma profunda
reorganização de seus relacionamentos sociais. Essa reorganização envolve
quatro mudanças importantes:
-
Aumento da interação com os amigos e colegas. Nessa fase, os jovens aumentam
significativamente o tempo que passam com seus colegas, não lhes restando muito
tempo para passarem com seus familiares;
-
Diminuição do controle de suas ações por parte dos adultos;
-
Aumento da aproximação com indivíduos do sexo oposto;
-
Aumento do número de colegas, amigos e conhecidos, tendo em vista a preferência
dos adolescentes por compartilhar seus interesses, valores, crenças e atitudes.
Como
se pode observar, na adolescência é comum o indivíduo vivenciar um número bem
maior de relacionamentos do que quando ainda era criança. Dessa forma, os adolescentes
tornam-se mais distantes de seus pais e, geralmente, recorrem aos seus colegas
e amigos quando precisam de algum conselho ou opinião. (grupo)
Prova 3
1- A
partir da literatura estudada no modulo, cite 2 tipos de organização familiar
desde a origem da humanidade, segundo Bock. ( P. 39)
De acordo com pesquisa do
antropologo L. H. Morgan, desde a origem da humanidade, ficaram
demonstrados os seguintes tipos de organização familiar: Família
consanguínea – formada pelo casamento entre irmãos e irmãs
pertencentes ao mesmo grupo; Família punaluana – um grupo
de homens casados com um grupo de mulheres; Família sindiásmica – composto
pela união de casais, sem a obrigação de morarem juntos; Família
patriarcal – casamento de um homem com várias mulheres; Família
monogâmica – composta pelo casamento de duas pessoas, com a
obrigação de morarem juntas, e que defende a fidelidade e o controle do homem
sobre os demais membros da família. Essa configuração familiar garante o
direito de herança aos filhos legítimo. (Nil)
-
Família consanguínea: formada pelo casamento entre irmãos e irmãs no interior
de um grupo.
-
Família punaluana: um grupo de homens conjuntamente casado com um grupo de
mulheres. Esse tipo de organização familiar foi um dos primeiros a impedir o
casamento entre irmãos.
-
Família sindiásmica ou de casal: casamento composto pela união de casais que
não tinham a obrigação de morarem juntos. O casamento existia enquanto ambos
desejassem.
-
Família patriarcal: o casamento de um só homem com várias mulheres.
- Família monogâmica:
composta pelo casamento de duas pessoas, com obrigação de morarem juntas. Nessa
união está inclusa a fidelidade, o controle do homem sobre a mulher e os
filhos, a garantia da descendência por consanguinidade e, portanto, a garantia
do direito de herança aos filhos legítimos, isto é, a garantia da propriedade
privada.(grupo
2- Descreva
segundo, Serrão e Beleeiro a experiência proporcionada pela fase inicial de um
grupo. (P.28)
De acordo com Serrão, em um grupo, quando há respeito às ideias
individuais, haverá um fortalecimento da autoestima de seus integrantes e
ajudará a conviver com pessoas diferentas em vários contextos.
Ao iniciar um grupo, todos chegam trazendo o que é “seu”, Cercados de
desconfianças e timidez, observa cada gesto, cada ideia, às vezes procura
chamar a atenção com suas ideias, seu jeito de ser, e na medida em
que percebe que é aceito pelos integrantes do grupo, vai se soltando. Entre um
aperto de mão, um gesto de carinho, de respeito, de admiração, vai sentindo sua
importância para o grupo, na medida em que percebe que suas ideias são bem
aceitas e compartilhadas. (Nil)
Serrão
e Baleerio (1999, p. 139), de maneira bem simples e direta, descrevem a
experiência proporcionada pela fase inicial de formação de um grupo: Quando um
grupo se inicia, todos chegam trazendo o que é seu. Desconfiados, apreensivos,
alegres, interessados, observadores, distraídos, esperançosos, temerosos,
tímidos, expansivos, silenciosos, resistentes, eles vêm se aproximando em busca
de algo, cada um com seu jeito, sua forma, seu temperamento, sua história de
vida, seu desejo, seu destino.
Mãos
soltas e olhares inquietos começam a ver outros seres, outros olhos, e ao se
darem as mãos somam afetos, alegrias, preocupações, carinhos, medos.
Um
grupo se forma quando todos encontram nele seu lugar, lugar flexível,
garantindo a cada um, sua importância, seu significado. Eu, você, o outro – nós.
Diante das ideias
trazidas até aqui, é importante ressaltar que para o educador ter um bom
relacionamento, uma boa dinâmica grupal com seus alunos adolescentes, é preciso
estar atento a todas as especificidades que o jovem encontra no decorrer dessa
fase e que são fundamentais para a construção de sua identidade e da
convivência em sociedade. (grupo)
3- Com
relação as amizades e a formação de grupos de amigos quais são as principais
diferenças entre o comportamento de meninas e meninos. (P.27)
As meninas costumam ter
um relacionamento de amizade mais intenso e ciumento. Também buscam ter um
comportamento bastante semelhante ao das amigas. Diferentemente das meninas, os
meninos têm amizades menos íntimas e mais numerosas. Nesse momento, eles estão mais
preocupados em se mostrar independentes afetivamente dos pais e de outros
adultos.(grupo)
4- Descreva
a importância da família segundo Lacan. (P. 39/40)
Lacan destaca a
importância da família com relação à transmissão da cultura, à repressão dos instintos,
à manutenção dos ritos, costumes e tradições e a aquisição e uso da língua
materna.
Para ele, a família é o
eixo central de articulações entre o indivíduo e o meio social. É a família a
responsável por dar os primeiros parâmetros sobre a educação, desejos e
linguagem, ja que os filhos seguem como modelo o comportamento dos pais para
viverem em sociedade. (Nil)
Lacan
afirmou a importância da família com relação à transmissão da cultura, à
repressão dos instintos, à manutenção dos ritos, costumes e tradições, bem
como, à aquisição e uso da língua materna.
Ou seja, a família é o
eixo central das articulações entre o indivíduo e o meio social, transmitindo
estruturas de condutas e representações que governam os processos fundamentais
do desenvolvimento psíquico (LACAN, 1982, p. 16). Lacan também afirma que essa
organização é a responsável por dar os primeiros parâmetros sobre educação,
desejos e linguagem, pois é na maneira como os pais se comportam que os filhos
encontram os modelos para viverem em sociedade. (grupo)
Prova
4
1. Diante da literatura
estudada no módulo descreva sucitamente o impacto de famílias separadas na vida
do adolescente. (P.40)
O adolescente costuma ser
bastante ambivalente com relação aos novos relacionamentos amorosos do pai ou
mãe, relutando em aceitar os novos parceiros por medo de perdê-los (pais) ou
por acreditar na possibilidade de vê-los juntos novamente, fica claro que
existe um papel crucial da família na construção dos projetos de vida de seus
filhos, principalmente dos adolescentes que estão passando pela transição e
expectativa de entrada no mundo adulto. (prova)
A família tem um papel
crucial na construção dos projetos de vida de seus filhos, principalmente dos
adolescentes que estão passando por uma fase de transição e expectativa de
entrada no mundo adulto. E quando há a separação dos pais os adolescentes
relutam em aceitar novos relacionamentos, talvez por medo de uma possível
ameaça da perda dos pais, em decorrência do novo relacionamento ou até mesmo
por acreditarem na possibilidade de verem seus pais juntos novamente. (Nil)
2. Qual aspecto que se
desenvolve, segundo os psicólogos nos filhos que ficam sozinhos em casa? P.41
Segundo psicólogos, as
crianças que ficam em os cuidados de um adulto tendem a desenvolver o
“autocuidado”, que é a habilidade de se cuidar, buscando quais são as necessidades
do corpo e da mente e evitando hábitos prejudiciais à qualidade de vida. (Nil)
3. Descreva sucitamente
segundo a literatura do módulo de que forma a escola pode se constituir como um
elemento violento para com seus alunos. P.48
A violência que ocorre na
escola pode se dar de professor para aluno (vice-versa) na forma de
autoritarismo, desrespeito, preconceito e assédio moral. Hoje não podemos
esquecer do bullyng que também é praticado de várias forma na escola (prova).
A escola pode se
constituir em um elemento violento para com seus alunos pela relação entre
aluno e professor que, na maioria dos casos, são práticas autoritárias e a
falta de diálogo entre aluno e professor. Mas a maior violência exercida por
parte da escola é o poder que ela usa sobre seus alunos para impedi-los de
pensar, de expressar suas capacidades, tratando-os como meros reprodutores de
conhecimento. (Nil)
4. Segundo a literatura
do módulo descreva as três grandes causas de mortalidade entre os jovens. P.45
As três principais causas
de mortalidade entre os jovens são:
-
Óbitos por
acidentes de transportes – indicativo da violência cotidiana e de convivência;
- Homicídios –
indicativos das manifestações da violência que resultam em morte;
-
Suicídios –
violência contra si próprio (Nil)
Prova 5
1. Descreva segundo a literatura do modulo o que é bullying ? Ofender, humilhar,
espalhar boatos, fofocar, expor ao ridículo em público, fazer de bode
expiatório, acusar, isolar, designar áreas de trabalho ou tarefas ruins, negar
férias e feriados no local de trabalho, dar socos, tapas, chutes, insultar,
ostracizar, sexualizar, fazer ofensas étnicas ou de gênero, enfim, todas essas
atitudes podem e devem ser consideradas como prática de bullying. (grupo)
O bullying pode ser
entendido como um conjunto de atos praticados por estudantes, porém, hoje
muitos estudos já defendem que o bullying não é praticado somente em escolas,
ou seja, é também em locais de trabalho, em relacionamentos, nas famílias etc.
(grupo)
2. Descreva segundo a
literatura do modulo duas alternativas para obter a paz na escola? P.61 Esse programa pode ser
definido como um conjunto de estratégias psicopedagógicos que se fundamentam
sobre princípios de solidariedade, tolerância e respeito às diferenças. Recebeu
o nome “Educar para a Paz” por acreditar que a não violência é o maior anseio
das crianças envolvidas no fenômeno, bem como de toda a sociedade. Envolve toda
a comunidade escolar, inclusive os pais e a comunidade em que se insere a
escola. As estratégias do programa incluem o trabalho individualizado com os
envolvidos em bullying, visando à inclusão e o fortalecimento da autoestima das
“vítimas” e a canalização da agressividade do “agressor” por meio de ações
proativas. O “programa também conta com o envolvimento de toda escola, pais e a
comunidade em geral” (FANTE, 2005).(Grupo)
As alternativas para
trazer paz na escola podem ser definidas como uma ação que se inicia pela
formação de grupos protetores solidários aos alunos vítimas de bullying. Bem
como os grupos de pais solidários responsáveis por auxiliar os estudantes nas
brincadeiras do recreio dirigido, juntamente aos “alunos-solidários”.
Segundo Fante, a
interiorização de valores humanistas, bem como a discussão de
situações-problema de cada grupo ou classe são estratégias que visam à educação
das emoções e o autocontrole, sendo desenvolvidas semanalmente. (Nil)
3. Descreva segundo a
literatura do modulo 3 crenças que motivam comportamentos que levam acompetividade bullying e a agressividade. P.59 São comportamentos que
costumam levar à competitividade, bullyng e agressividade:
- Preciso
disso agora. A gratificação tem que vir imediatamente.
- Certo
estará quem tiver mais força.
- Não
se envolva.
- É
importante vencer o outro antes que ele o ultrapasse.
- Esteja
à frente, de qualquer jeito.
- As
mulheres são objetos.
- Os
homens não têm sentimentos.
- Minhas
opiniões estão corretas e as suas estão erradas.
- A
agressão é a forma adequada de lidar com a divergência.
- Dinheiro
e objetos são mais importantes do que relacionamentos.
- Os
bonzinhos chegam por último.
- Você
não é responsável, a menos que lhe peguem.
- Dinheiro
é poder. Você poderá obter o que quiser ou resolver qualquer problema com
dinheiro.
- Fale
sobre pessoas, e não com as pessoas.
- Culpe
os outros por seus problemas.
- Só
me ouvirão se eu falar alto ou mostrar quem é que manda.
- A
infância é superestimada. Cresça depressa para poder seguir em frente com sua
vida.
- Busque
sempre ser o primeiro.
- Esses
filhos são seus, não meus.
- Seus
problemas não são da minha conta (Nil)
4. Segundo a literatura
do modulo descreva 3 sintomas que indicam que os jovens estão consumido
álcool?
Vale notar ainda que
podemos saber se um jovem está consumindo álcool se apresentar pelo menos três
dos seguintes sintomas: mudanças bruscas de humor; isolamento social; tonturas
e enjoos; inapetência; andar cambaleante; vermelhidão da face; tremores e
sonolência; agressividade. Ao diagnosticar o problema, os pais devem manter o
diálogo aberto, mostrando o certo e o errado. Outra atitude importante, por
parte dos pais, é buscar ajuda especializada para si mesmo. (grupo)
Prova N3
1.
Descreva sucintamente segundo a literatura do modulo de que forma a escola pode
se constituir como um elemento violento para com seus alunos?
A
violência que ocorre na escola pode se dar de professor para aluno (vice-versa)
na forma de autoritarismo, desrespeito, preconceito e assédio moral. Hoje não
podemos esquecer do bullyng que também é praticado de várias forma na escola
2.
A noção de adolescência encontra-se pouco definida,contudo existem
algumas conceituações.Descreva um conceito que explique adolescência.
Hoje
há um consenso entre os estudiosos que a adolescência é a fase que vem depois
da infância, por volta dos 12 anos, terminando antes da juventude, por volta
dos 18 anos.
3.
Quais elementos o educador deve levar em consideração segundo a
literatura do modulo para ter um bom relacionamento grupal?
O
educador deve estar atento aos alunos e as modificações que eles sofrem nesta
fase, deve buscar compreender e ajudar sempre que possível, além de manter um
bom diálogo com o grupo.
4.
Descreva a importância da família segundo o psicanalista Lacan
abordado no presente módulo.
Segundo Lacan, a família
é responsável pela transmissão de cultura, repressão dos instintos, manutenção
dos ritos, costumes e tradições. A família é o eixo central do indivíduo.
1. PODEMOS AFIRMAR QUE PARA O DESENVOLVIMENTO DA
RESILÊNCIA É NECESSÁRIA A INTERAÇÃO DE VÁRIOS ASPECTOS DA VIDA DE UM INDIVÍDUO.
·Dentre essas interações estão:
I. a interação entre os fatores de risco e proteção presentes no ambiente
familiar, na comunidade, na escola em que o indivíduo pertence.
II. confluência entre indivíduo e ambiente para que ele possa perceber,
interpretar e superar desafios ou dificuldades.
III. a interação entre a competência cognitiva, a sociocomportamental, a
física, a afetiva, a espiritual de modo a tornar o indivíduo bem-sucedido em
diferentes áreas do desenvolvimento.
Podemos afirmar que:
· somente a I
está correta.
· somente II e
III estão corretas.
· somente I, II
estão corretas.
· I,
II e III estão corretas.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. DIANTE DAS AFIRMAÇÕES ABAIXO, INDIQUE A
ALTERNATIVA CORRETA.
·I. A família é quem dá os primeiros parâmetros sobre educação, desejo e
linguagem ao indivíduo.
II. A família é o eixo central das articulações entre o individuo e o meio
social.
III. Os filhos encontram modelos para viverem em sociedade na maneira com que
seus pais se comportam.
· Somente II e
III estão corretas.
· Somente I e
III estão corretas.
· I,
II e III estão corretas.
· Somente II
está correta.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. SEGUNDO ESPECIALISTAS, UMA DAS CAUSAS DO
BULLYING É:
· educação de
cunho repressor.
· carência
afetiva, ausência de limites e afirmação de poder e autoridade por parte dos
pais.
· traumas de
infância, ausência dos pais e intimidações.
· deixar que o
filho desenvolva o autocuidado.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. SOBRE A VIOLÊNCIA, PODEMOS AFIRMAR QUE:
· nunca pode
ocorrer contra si próprio.
· felizmente,
algumas instituições sempre são protetoras da sociedade, tais como a escola e a
família, em que a violência absolutamente não ocorre.
· dentre as
formas de violência familiar podemos destacar os suicídios, os óbitos por
acidentes de transporte e os homicídios.
· infelizmente,
ainda há poucos registros sobre a violência praticada contra jovensParte
inferior do formulário
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
Parte superior do formulário
1. PODEMOS
AFIRMAR QUE PARA O DESENVOLVIMENTO DA RESILÊNCIA É NECESSÁRIA A INTERAÇÃO DE
VÁRIOS ASPECTOS DA VIDA DE UM INDIVÍDUO.
·Dentre essas interações estão:
I. a interação entre os fatores de risco e proteção presentes no ambiente
familiar, na comunidade, na escola em que o indivíduo pertence.
II. confluência entre indivíduo e ambiente para que ele possa perceber,
interpretar e superar desafios ou dificuldades.
III. a interação entre a competência cognitiva, a sociocomportamental, a
física, a afetiva, a espiritual de modo a tornar o indivíduo bem-sucedido em
diferentes áreas do desenvolvimento.
Podemos afirmar que:
· I,
II e III estão corretas.
· somente a I
está correta.
· somente I, II
estão corretas.
· somente II e
III estão corretas.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. A PARTIR
DAS FASES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO SEGUNDO PIAGET,
·assinale as principais características do indivíduo presentes no Período
Operatório Formal.
· Ação ou
reconstrução de uma cena presenciada; presença da linguagem e presença do jogo
simbólico.
· Nesse momento
de seu desenvolvimento, o indivíduo é capaz de considerar dois ou mais aspectos
da situação; começa a perder o egocentrismo e a capacidade para classificar e
seriar.
· Essa etapa é
marcada pela ausência da linguagem; dá-se a aprendizagem da coordenação dos
sentidos pelo comportamento motor e não existe ainda a função simbólica.
· Nessa
fase dá-se a regulação da vida afetiva do indivíduo e a sua autonomia com
relação aos mais velhos; estabelece-se o respeito às regras e noção de
companheirismo.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. EM RELAÇÃO
ÀS AMIZADES, NA FASE DA ADOLESCÊNCIA, OS MENINOS:
· geralmente
acreditam ter um amigo imaginário.
· têm
amizades menos íntimas que as meninas, e mais numerosas.
· escolhem um
único e fiel amigo com quem dividem todas as dúvidas e segredos.
· preocupam-se
apenas em estabelecer sua independência financeira.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. UMA DAS
FORMAS DE SE COMBATER O BULLYING É:
· praticar
exemplos que demonstrem de atitudes de respeito.
· conceder
maior liberdade no ambiente escolar para com os alunos.
· sérias
punições aos agressores.
· aplicação de
um código de conduta rígido nas escolasParte inferior do
formulário
Resultado final : 1.5
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
Parte superior do formulário
1. SOBRE A
QUESTÃO DA SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA, PODE-SE CONSIDERAR CORRETO QUE:
·I. ao final dessa fase, o jovem deve possuir o equilíbrio emocional
necessário para exercer sua sexualidade de maneira segura, evitando a gravidez
indesejada e as doenças sexualmente transmissíveis.
II. para compreender a sexualidade humana é necessário entender que vai além do
âmbito biológico, devendo ser encarada também como uma questão afetiva.
III. não é necessário respeitar a diversidade de valores, crenças e
comportamentos existentes e relativos à sexualidade, desde que seja garantida a
dignidade do ser humano.
Assinale a alternativa correta.
· Somente
I e II são corretas.
· Somente
II está correta. (incorreta)
· Somente I e
III são corretas.
· Somente II e
III são corretas.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. PODEMOS
AFIRMAR QUE PARA O DESENVOLVIMENTO DA RESILÊNCIA É NECESSÁRIA A INTERAÇÃO DE
VÁRIOS ASPECTOS DA VIDA DE UM INDIVÍDUO.
·Dentre essas interações estão:
I. a interação entre os fatores de risco e proteção presentes no ambiente
familiar, na comunidade, na escola em que o indivíduo pertence.
II. confluência entre indivíduo e ambiente para que ele possa perceber,
interpretar e superar desafios ou dificuldades.
III. a interação entre a competência cognitiva, a sociocomportamental, a
física, a afetiva, a espiritual de modo a tornar o indivíduo bem-sucedido em
diferentes áreas do desenvolvimento.
Podemos afirmar que:
· I,
II e III estão corretas.
· somente I, II
estão corretas.
· somente II e
III estão corretas.
· somente a I
está correta.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. SOBRE A
IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DA PROFISSÃO PARA O JOVEM, É CORRETO AFIRMAR QUE:
·I. é muito importante que o professor promova atividades que auxiliem os
alunos no momento da escolha profissional.
II. a escola dificulta a escolha profissional do jovem quando promove
atividades que possibilitem sua postura reflexiva, tendo em vista que o aluno
tende a criticar qualquer opção de ocupação futura.
III. muitas escolas confundem seus alunos ao lhes fornecer informativos sobre
diferentes profissões.
Assinale qual a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
· Somente a III
está correta.
· Somente II e
III estão corretas.
· Somente
a I está correta.
· Somente a II
está correta.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. AS FRASES
ABAIXO VERSAM SOBRE O PAPEL DA ESCOLA. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
·I. Em alguns momentos, a escola pode impedir seus alunos à atividade
reflexiva.
II. Os valores morais e coletivos não são apreendidos na escola.
III. Preparar as crianças para viverem no mundo adulto é um dos papéis que a
escola pode exercer.
Assinale a alternativa que contenha a(s) afirmação(ções) correta(s):
· Somente II e
III estão corretas.
· Somente
I e III estão corretas.
· Somente a I
está correta.
· Somente I e
II estão corretas
Parte
inferior do formulário
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
Parte superior do formulário
1. DIANTE DAS AFIRMAÇÕES ABAIXO, INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA.
I. A família é quem dá os
primeiros parâmetros sobre educação, desejo e linguagem ao indivíduo.
II. A família é o eixo central das articulações entre o individuo e o meio
social.
III. Os filhos encontram modelos para viverem em sociedade na maneira com
que seus pais se comportam.
Somente
II e III estão corretas.
Somente
II está correta.
I, II e III estão corretas.
Somente
I e III estão corretas.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. PODEMOS AFIRMAR QUE O PERÍODO TOTAL DA DURAÇÃO DA PUBERDADE NAS
MENINAS É DE:
2
a 5 anos.
1
a 3 anos.
1
a 2 anos.
2 a 4 anos.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. O BULLYING PODE SER CARACTERIZADO COMO:
empatia,
bondade, sabedoria.
crueldade,
humilhação, intimidação.
sofrimento,
timidez, fragilidade.
medidas
punitivas por parte dos professores.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. UMA DAS FORMAS DE A ESCOLA PROMOVER A VIOLÊNCIA É:
trabalhar
a criatividade de seus alunos.
incitar
competições entre as classes.
negar ao aluno
o direito de diálogo.
abolir
a submissão e o conformismo dos alunos de suas práticas disciplinares
Parte inferior do formulário
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
Parte superior do formulário
1. PODEMOS
AFIRMAR QUE UMA PESSOA CONSEGUE DESENVOLVER RESILIÊNCIA QUANDO:
·I. é capaz de encarar seus problemas de frente.
II. evita falar e pensar sobre os problemas.
III. refugia-se na utilização de substâncias psicoativas.
IV. encara os problemas com criatividade e bom humor.
Pode-se afirmar que:
· somente
I e IV estão corretas.
· somente III e
IV estão corretas.
· somente II e
III estão corretas.
· somente I e
II estão corretas.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. NOSSA
SOCIEDADE POSSUI ALGUNS PADRÕES CULTURAIS QUE ACABAM POR INFLUENCIAR O JOVEM NA
ESCOLHA DE SUA FUTURA PROFISSÃO.
·Identifique as alternativas que contêm afirmações corretas com relação
aos nossos padrões culturais.
· Em
nossa sociedade, as profissões ligadas ao trabalho manual são menos
privilegiadas que as profissões ligadas ao trabalho intelectual.
· Em nossa
sociedade, as profissões ligada s ao trabalho manual são igualmente
privilegiadas que asprofissões ligadas ao trabalho intelectual.
· Em nossa
sociedade, a medicina e a advocacia são profissões que jamais perderam ou
perderão o prestígio.
· Em nossa
sociedade, as profissões ligadas ao trabalho manual são mais privilegiadas que
as profissões ligadas ao trabalho intelectual.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. COM AS
TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS DURANTE OS SÉCULOS XIX E XX, A ESCOLA PODE SER
DEFINIDA COMO UMA INSTITUIÇÃO:
· que exclui os
que têm dificuldades para acompanhá-la.
· da
sociedade, que educa para a vida social e promove igualdade para todos.
· que não
promove a integração de seu membros.
· que promove a
diferença social.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. DIANTE DAS
AFIRMAÇÕES ABAIXO, INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA.
·I. A família é quem dá os primeiros parâmetros sobre educação, desejo e
linguagem ao indivíduo.
II. A família é o eixo central das articulações entre o individuo e o meio
social.
III. Os filhos encontram modelos para viverem em sociedade na maneira com que
seus pais se comportam.
· Somente II e
III estão corretas.
· I,
II e III estão corretas.
· Somente I e
III estão corretas.
· Somente II
está correta
Parte
inferior do formulário
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
Parte superior do formulário
1. SEGUNDO
ESPECIALISTAS, UMA DAS CAUSAS DO BULLYING É:
· carência
afetiva, ausência de limites e afirmação de poder e autoridade por parte dos
pais.
· deixar que o
filho desenvolva o autocuidado.
· traumas de
infância, ausência dos pais e intimidações.
· educação de
cunho repressor.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. O QUE É UM
BULLIE?
· Pessoa que é
cúmplice do bullying.
· Os membros do
projeto Educando para a Paz.
· Pessoa
que pratica o bullying.
· Pessoa que
combate o bullying.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. ERIK
ERIKSON AFIRMA QUE PARA O ADOLESCENTE DESENVOLVER UMA IDENTIDADE SÓLIDA É
NECESSÁRIO QUE:
· forme sólidas
amizades.
· ele tenha uma
boa estrutura familiar.
· seja um jovem
equilibrado físicamente e socialmente.
· ele
consiga moldar sua identidade nas esferas sociais e individuais.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. NO PERÍODO
DA ADOLESCÊNCIA, DENTRE OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS QUE FAVORECEM O
DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA, ESTÃO:
· a capacidade
de planejamento e tomada de decisões.
· o
conhecimento dos próprios limites.
· a busca
contínua por novos desafios.
· as alterações
emocionais
Parte
inferior do formulário
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
Parte superior do formulário
1. SABEMOS QUE A ADOLESCÊNCIA MARCA A TRANSIÇÃO DA INFÂNCIA PARA A IDADE
ADULTA.
Podemos afirmar que uma das
principais mudanças de domínio psicológico, que ocorre na vida do jovem,
é:
a
capacidade para se reproduzir biologicamente.
o
aumento do número de amigos.
a
capacidade de subsistência, de se sustentar.
o
início da formação da identidade.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. SOBRE A VIOLÊNCIA, PODEMOS AFIRMAR QUE:
dentre
as formas de violência familiar podemos destacar os suicídios, os óbitos por
acidentes de transporte e os homicídios.
nunca
pode ocorrer contra si próprio.
felizmente,
algumas instituições sempre são protetoras da sociedade, tais como a
escola e a família, em que a violência absolutamente não ocorre.
infelizmente,
ainda há poucos índices sobre a violência praticadacontra jovens.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. UMA DAS FORMAS DE SE COMBATER O BULLYING É:
praticar
exemplos que demonstrem de atitudes de respeito.
aplicação
de um código de conduta rígido nas escolas.
conceder
maior liberdade no ambiente escolar para com os alunos.
sérias
punições aos agressores.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. A MAIORIA DOS ESPECIALISTAS QUE ESTUDAM A ADOLESCÊNCIA CONCORDA QUE:
a
adolescência é apenas uma fase biológica.
a
adolescência é apenas uma construção social.
envolve
questões biológicas e sociais.
a
adolescência é um produto do mercado financeiro
Parte inferior do formulário
Resultado
final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. SEGUNDO
ESPECIALISTAS, UMA DAS CAUSAS DO BULLYING É:
· carência
afetiva, ausência de limites e afirmação de poder e autoridade por parte dos
pais.
· deixar que o
filho desenvolva o autocuidado.
· traumas de
infância, ausência dos pais e intimidações.
· educação de
cunho repressor.
2. O QUE É UM
BULLIE?
· Pessoa que é
cúmplice do bullying.
· Os membros do
projeto Educando para a Paz.
· Pessoa que
pratica o bullying.
· Pessoa que
combate o bullying.
3. ERIK
ERIKSON AFIRMA QUE PARA O ADOLESCENTE DESENVOLVER UMA IDENTIDADE SÓLIDA É
NECESSÁRIO QUE:
· forme sólidas
amizades.
· ele tenha uma
boa estrutura familiar.
· seja um jovem
equilibrado físicamente e socialmente.
· ele consiga
moldar sua identidade nas esferas sociais e individuais.
4. NO PERÍODO
DA ADOLESCÊNCIA, DENTRE OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS QUE FAVORECEM O
DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA, ESTÃO:
· a capacidade
de planejamento e tomada de decisões.
· o conhecimento
dos próprios limites.
· a busca
contínua por novos desafios.
· as alterações
emocionais
Resultado
final : 1.5
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. PODEMOS
AFIRMAR QUE UMA PESSOA CONSEGUE DESENVOLVER RESILIÊNCIA QUANDO:
·I. é capaz de encarar seus problemas de frente.
II. evita falar e pensar sobre os problemas.
III. refugia-se na utilização de substâncias psicoativas.
IV. encara os problemas com criatividade e bom humor.
Pode-se afirmar que:
· somente III e
IV estão corretas.
· somente II e
III estão corretas.
· somente I e II
estão corretas.
· somente I e IV
estão corretas.
2. QUAL
ALTERNATIVA QUE CORRESPONDE A UMA DIFERENÇA ENCONTRADA NA CONDUTA DO
ADOLESCENTE SE COMPARADA AO DE UMA CRIANÇA?
· O adolescente
passa a ter grande dificuldade para fazer novas amizades.
· O adolescente
fica mais tempo com os colegas e recebe menos orientações dos adultos.
· O jovem
distancia-se de todas as amizades estabelecidas durante a infância.
· O jovem
convive mais tempo com a família.
3. QUAIS
ATITUDES TÍPICAS DOS ADOLESCENTES, QUANDO ESTÃO JUNTO AOS AMIGOS, QUE
CONTRIBUEM PARA QUE ELES EXPLOREM E FORTALEÇAM A PRÓPRIA IDENTIDADE?
· As reuniões
junto aos familiares.
· O afastamento
da família.
· A lealdade, a
intimidade e as conversas íntimas.
· As
transgressões e os comportamentos hostis.
4. OS DOIS
ASPECTOS QUE PROMOVEM UM PROJETO DE MORTE E NÃO UM DE VIDA PARA NOSSOS JOVENS
SÃO:
· escolas
descompromissadas com o desenvolvimento de cidadãos conscientes e falta de
apoio do governo.
· destruição
planejada da natureza e falta de cuidados com milhões de crianças e jovens que
vivem abandonados.
· desestrutura
familiar e falta de incentivo e participação, por parte da comunidade, de
projetos que promovam a cidadania.
· falta de
planejamento das políticas públicas e uso indevido de materiais de apoio nas
escolas INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. SOBRE OS
ASPECTOS QUE O JOVEM DEVE CONSIDERAR NO MOMENTO DE DECIDIR SOBRE SUA ATIVIDADE
PROFISSIONAL FUTURA, É CORRETO AFIRMAR QUE:
·I. para fazer uma boa escolha profissional, é
necessário levar em consideração se haverá trabalho na área escolhida na época
em que o jovem completar seus estudos.
II. o prestígio de uma profissão está ligada somente ao mercado de trabalho e
aos índices de empregabilidade.
III. as questões sociais interferem profundamente na hora da escolha
profissional.
Escolha a alternativa correta.
· Somente I e II
estão corretas.
· Somente a I
está correta.
· Somente I e III
estão corretas.
· Somente a II
está correta.
2. TOMANDO
COMO BASE ALGUNS DADOS HISTÓRICOS SOBRE A EDUCAÇÃO, ANALISE AS SEGUINTES
AFIRMATIVAS:
·I. A partir da Revolução Industrial, os pais
passaram a trabalhar fora de casa e houve a necessidade de um lugar que
educasse para a vida pública, que ensinasse o cumprimento das regras, leis e
rotinas.
II. Com o crescimento das classes trabalhadoras, a escola sofria pressões para
atender a todas as classes sociais.
III. Pressionada a abrir suas portas e não podendo mais atender somente à
camada mais privilegiada economicamente, a escola teve como papel principal a profissionalização
do estudante.
Assinale a alternativa que contém somente a(s) afirmativa(s) correta(s)
· I, II e III.
· I e III.
· I e II.
· II.
3. DE ACORDO
COM OS ESPECIALISTAS, AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES FÍSICAS/CORPORAIS QUE OCORREM NO
ORGANISMO, APENAS DAS MENINAS, POR VOLTA DOS 12 ANOS SÃO:
· maior
sensibilidade e vida social ativa.
· mudança da
personalidade e dos interesses pessoais.
· mudança da voz
e aumento da musculatura.
· aparecimento
dos seios, aumento do útero e a primeira menstruação.
4. O CONSUMO
PRECOCE DE ÁLCOOL É PREJUDICIAL POR:
· comprometer a
coordenação motora.
· diminuir a
concentração de vitamina A no sangue.
· ser responsável
pela queda do metabolismo corporal.
· provocar queda
precoce de cabeloParte inferior do formulário
Resultado
final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. ATIVIDADES
QUE COMBATEM O BULLYING INCLUEM:
· separar os
agressores da sala de aula comum, colocando-os em salas especiais.
· estratégias
que identifiquem os agressores.
· estratégias
que responsabilizem os pais e responsáveis.
· estratégias que
promovam solidariedade, tolerância e respeito às diferenças.
2. DIANTE DAS
AFIRMAÇÕES ABAIXO, INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA.
·I. A família é quem dá os primeiros parâmetros
sobre educação, desejo e linguagem ao indivíduo.
II. A família é o eixo central das articulações entre o individuo e o meio
social.
III. Os filhos encontram modelos para viverem em sociedade na maneira com que
seus pais se comportam.
· Somente I e
III estão corretas.
· Somente II
está correta.
· I, II e III
estão corretas.
· Somente II e
III estão corretas.
3. A PARTIR
DAS FASES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE PIAGET, ASSINALE AS CARACTERÍSTICAS
PRESENTES NO PERÍODO OPERATÓRIO CONCRETO.
· Nessa fase o
indivíduo já está apto a realizar a ação ou reconstrução de uma cena
presenciada; presença da linguagem e presença do jogo simbólico.
· Nessa fase
tem-se a ausência da linguagem; a aprendizagem da coordenação dos sentidos pelo
comportamento motor e não existe a função simbólica.
· O indivíduo é
capaz de considerar dois ou mais aspectos da situação; começa a perder o
egocentrismo e já é capaz de classificar e seriar os vários objetos que o
cercam.
· Autonomia e
regulação da vida afetiva; respeito às regras e noção de companheirismo.
4. ASSINALE
QUAL A ALTERNATIVA QUE MELHOR COMPLETA A SEGUINTE SENTENÇA: “AS MUDANÇAS
BIOLÓGICAS ASSOCIADAS À PUBERDADE...
· afetam o lado
social e psicológico dos jovens.
· não
comprometem a dinâmica familiar dos jovens.
· afetam o
comportamento dos jovens, deixando-os mais agressivos.
· afetam
somente os relacionamentos de amizade dos jovensParte inferior do
formulário
Resultado
final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. SOBRE A
IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DA PROFISSÃO PARA O JOVEM, É CORRETO AFIRMAR QUE:
·I. é muito importante que o professor promova
atividades que auxiliem os alunos no momento da escolha profissional.
II. a escola dificulta a escolha profissional do jovem quando promove
atividades que possibilitem sua postura reflexiva, tendo em vista que o aluno
tende a criticar qualquer opção de ocupação futura.
III. muitas escolas confundem seus alunos ao lhes fornecer informativos sobre
diferentes profissões.
Assinale qual a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
· Somente a I
está correta.
· Somente II e
III estão corretas.
· Somente a II
está correta.
· Somente a III
está correta.
2. É COMUM OS
JOVENS SE DEIXAREM LEVAR PELA IMAGEM DE STATUS SOCIAL QUE O EXERCÍCIO DE UMA
DETERMINADA PROFISSÃO PODE LHES OFERECER.
·Sobre essa questão é correto afirmar que:
I. nem sempre o prestígio social de uma profissão significa remuneração
condizente.
II. nem sempre o prestígio social de uma profissão significa que essa ocupação
seja mais ou menos importante que as demais.
III. uma profissão que oferece prestígio hoje pode não oferecê-lo em um futuro
próximo.
Assinale a alternativa correta.
· Somente a I
está correta.
· I, II e III
estão corretas.
· Somente a II
está correta.
· Somente I e II
estão corretas.
3. O BULLYING
PODE SER CARACTERIZADO COMO:
· sofrimento,
timidez, fragilidade.
· empatia,
bondade, sabedoria.
· crueldade,
humilhação, intimidação.
· medidas
punitivas por parte dos professores.
4. O BULLYING
NÃO É UMA PRÁTICA EXISTENTE SÓ NAS ESCOLAS, ELA TAMBÉM PODE SER ENCONTRADA:
·I. nos relacionamentos entre amigos.
II. nos locais de trabalho.
III. nas relações familiares.
Assinale a alternativa correta:
· I, II e III
estão corretas.
· Somente II e
III estão corretas.
· Somente a I
está correta.
· Somente I e III
estão corretas
Resultado
final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. O CONSUMO
PRECOCE DE ÁLCOOL É PREJUDICIAL POR:
· comprometer a
coordenação motora.
· ser
responsável pela queda do metabolismo corporal.
· provocar
queda precoce de cabelo.
· diminuir a
concentração de vitamina A no sangue.
2. NO PERÍODO
DA ADOLESCÊNCIA, DENTRE OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS QUE FAVORECEM O
DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA, ESTÃO:
· as alterações
emocionais.
· a busca
contínua por novos desafios.
· a capacidade
de planejamento e tomada de decisões.
· o conhecimento
dos próprios limites.
3. SABEMOS
QUE A ADOLESCÊNCIA MARCA A TRANSIÇÃO DA INFÂNCIA PARA A IDADE ADULTA.
·Podemos afirmar que uma das principais mudanças de
domínio psicológico, que ocorre na vida do jovem, é:
· o início da
formação da identidade.
· a capacidade
de subsistência, de se sustentar.
· o aumento do
número de amigos.
· a capacidade
para se reproduzir biologicamente.
4. OS DOIS
ASPECTOS QUE PROMOVEM UM PROJETO DE MORTE E NÃO UM DE VIDA PARA NOSSOS JOVENS
SÃO:
· desestrutura
familiar e falta de incentivo e participação, por parte da comunidade, de
projetos que promovam a cidadania.
· destruição
planejada da natureza e falta de cuidados com milhões de crianças e jovens que
vivem abandonados.
· escolas
descompromissadas com o desenvolvimento de cidadãos conscientes e falta de
apoio do governo.
· falta de
planejamento das políticas públicas e uso indevido de materiais de apoio nas
escolas
Resultado
final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. UMA DAS
FORMAS DE SE COMBATER O BULLYING É:
· conceder
maior liberdade no ambiente escolar para com os alunos.
· praticar
exemplos que demonstrem de atitudes de respeito.
· sérias
punições aos agressores.
· aplicação de
um código de conduta rígido nas escolas.
2. SOBRE O
TEMA SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA, É CORRETO AFIRMAR QUE:
·I. ao trabalhar com adolescentes não é necessário
levar em consideração as diferenças individuais e socioculturais.
II. é importante que o professor disponha de informação científica sobre
sexualidade quando trabalha esse assunto com seus alunos.
III. o professor deve aceitar a idéia de igualdade entre os sexos e aplicá-la
ao dia-a-dia da sala de aula.
Assinale a alternativa correta.
· Somente I e
III estão corretas.
· Somente a I
está correta.
· Somente a III
está correta.
· Somente II e
III estão corretas.
3. QUANDO OS
PAIS SE DIVORCIAM E VOLTAM A SE RELACIONAR COM OUTRAS PESSOAS, A PREOCUPAÇÃO
MAIS COMUM DE SEUS FILHOS É:
·I. o medo de gostar dessas novas pessoas e de
perdê-las novamente.
II. o fato de os pais estarem menos disponíveis para eles.
III. a impossibilidade de ver os pais unidos novamente.
· I, II e III
estão corretas.
· Somente a III
está correta.
· Somente I e
II estão corretas.
· Somente I e
III estão corretas.
4. NO CAMPO
DA FÍSICA E DA ENGENHARIA, RESILIÊNCIA SIGNIFICA:
· capacidade de
resistir a doenças e infecções com ou sem a ajuda de medicação.
· a capacidade
de um material em resistir às intempéries do tempo.
· a energia de
deformação máxima que um material é capaz de armazenar sem sofrer alterações
permanentes.
· um
agrupamento de moléculas que armazenam energia de deformação
Resultado
final : 1.5
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. O
PRESTÍGIO, A VISIBILIDADE E A IMPORTÂNCIA DE UMA PROFISSÃO É DADA DEVIDO A:
· especificidades
de cada profissão.
· especificidades
de cada empresa.
· questões do
mercado, econômicas e políticas.
· questões
tradicionais e familiares.
2. ERIK
ERIKSON AFIRMA QUE PARA O ADOLESCENTE DESENVOLVER UMA IDENTIDADE SÓLIDA É
NECESSÁRIO QUE:
· seja um jovem
equilibrado físicamente e socialmente.
· forme sólidas
amizades.
· ele consiga
moldar sua identidade nas esferas sociais e individuais.
· ele tenha uma
boa estrutura familiar.
3. SOBRE OS
ASPECTOS QUE O JOVEM DEVE CONSIDERAR NO MOMENTO DE DECIDIR SOBRE SUA ATIVIDADE
PROFISSIONAL FUTURA, É CORRETO AFIRMAR QUE:
·I. para fazer uma boa escolha profissional, é
necessário levar em consideração se haverá trabalho na área escolhida na época
em que o jovem completar seus estudos.
II. o prestígio de uma profissão está ligada somente ao mercado de trabalho e
aos índices de empregabilidade.
III. as questões sociais interferem profundamente na hora da escolha
profissional.
Escolha a alternativa correta.
· Somente a II
está correta.
· Somente I e III
estão corretas.
· Somente a I
está correta.
· Somente I e
II estão corretas.
4. QUAIS
ATITUDES TÍPICAS DOS ADOLESCENTES, QUANDO ESTÃO JUNTO AOS AMIGOS, QUE
CONTRIBUEM PARA QUE ELES EXPLOREM E FORTALEÇAM A PRÓPRIA IDENTIDADE?
· As reuniões
junto aos familiares.
· O afastamento da
família.
· A lealdade, a
intimidade e as conversas íntimas.
· As
transgressões e os comportamentos hostis
Resultado
final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. SOBRE A
QUESTÃO DA SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA, PODE-SE CONSIDERAR CORRETO QUE:
·I. ao final dessa fase, o jovem deve possuir o
equilíbrio emocional necessário para exercer sua sexualidade de maneira segura,
evitando a gravidez indesejada e as doenças sexualmente transmissíveis.
II. para compreender a sexualidade humana é necessário entender que vai além do
âmbito biológico, devendo ser encarada também como uma questão afetiva.
III. não é necessário respeitar a diversidade de valores, crenças e
comportamentos existentes e relativos à sexualidade, desde que seja garantida a
dignidade do ser humano.
Assinale a alternativa correta.
· Somente I e
III são corretas.
· Somente II
está correta.
· Somente I e II
são corretas.
· Somente II e
III são corretas.
2. O QUE É UM
BULLIE?
· Os membros do
projeto Educando para a Paz.
· Pessoa que
combate o bullying.
· Pessoa que é
cúmplice do bullying.
· Pessoa que
pratica o bullying.
3. A
ADOLESCÊNCIA NÃO É IGUAL PARA TODOS OS JOVENS, POIS TAMBÉM INFLUENCIAM ESSE
PROCESSO:
· fatores
econômicos e crenças socioculturais de cada jovem.
· alguns
fatores genéticos apenas.
· as diferenças
biológicas e raciais de cada jovem.
· o coeficiente
de inteligência (Q.I.) de cada um.
4. COM
RELAÇÃO À QUESTÃO DA AIDS, OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PREVÊM:
· agir de modo
solidário em relação aos portadores da doença.
· proteger os
alunos e ajudá-los a evitar novos relacionamentos amorosos.
· fazer
campanhas televisivas de prevenção.
· divulgar os
resultados das pesquisas sobre a doença
Resultado
final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. HÁ ALGUNS
ASPECTOS SOCIAIS QUE INFLUENCIAM NA ESCOLHA PROFISSIONAL DOS JOVENS DE HOJE.
SOBRE ESSA QUESTÃO, É CORRETO AFIRMAR QUE:
·I. a história de cada jovem vai determinar como as
influências externas se manifestam na vida de cada um.
II. hoje os adolescentes preocupam-se principalmente em escolher uma profissão
que poderá trazer-lhe sucesso profissional.
III. nossa sociedade se responsabiliza pelas escolhas de cada um dos
indivíduos.
Assinale qual a opção que contém as afirmativas corretas.
· Somente II e
III estão corretas.
· Somente a II
está correta.
· Somente I e II
estão corretas.
· Somente I e
III estão corretas.
2. NO CAMPO
DA FÍSICA E DA ENGENHARIA, RESILIÊNCIA SIGNIFICA:
· a capacidade
de um material em resistir às intempéries do tempo.
· um
agrupamento de moléculas que armazenam energia de deformação.
· capacidade de
resistir a doenças e infecções com ou sem a ajuda de medicação.
· a energia de
deformação máxima que um material é capaz de armazenar sem sofrer alterações
permanentes.
3. SOBRE OS
ASPECTOS QUE O JOVEM DEVE CONSIDERAR NO MOMENTO DE DECIDIR SOBRE SUA ATIVIDADE
PROFISSIONAL FUTURA, É CORRETO AFIRMAR QUE:
·I. para fazer uma boa escolha profissional, é
necessário levar em consideração se haverá trabalho na área escolhida na época
em que o jovem completar seus estudos.
II. o prestígio de uma profissão está ligada somente ao mercado de trabalho e
aos índices de empregabilidade.
III. as questões sociais interferem profundamente na hora da escolha
profissional.
Escolha a alternativa correta.
· Somente I e III
estão corretas.
· Somente I e
II estão corretas.
· Somente a I
está correta.
· Somente a II
está correta.
4. O MERCADO
DE TRABALHO PODE SER DEFINIDO COMO:
· a procura e a
oferta da força de trabalho.
· a oferta de
trabalho em um contexto.
· a escolha
incorreta da profissão.
· a diversidade
das profissões
Resultado
final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. AS
CONSEQÜÊNCIAS SOFRIDAS POR QUEM É ALVO DE BULLYING SÃO:
· crises de
fúria e agressões.
· fracasso
escolar, somente.
· crises de
depressão e de baixa auto-estima.
· alegria e
coragem.
2. AS
AFIRMAÇÕES ABAIXO VERSAM SOBRE O REFLEXO DO TRABALHO DA ESCOLA. QUAIS DELAS
ESTÃO CORRETAS?
·I. O trabalho da escola deve se voltar para a
realidade social da comunidade em que está inserida.
II. O trabalho da escola deve impor regras sociais, estabelecer regras de
convivência e comportamento.
III. O trabalho da escola deve renovar e reconstruir conhecimentos.
Podemos dizer que:
· somente I e III
estão corretas.
· somente a II
está correta.
· somente II e
III estão corretas.
· somente a I
está correta.
3. AS FRASES
ABAIXO VERSAM SOBRE O PAPEL DA ESCOLA. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
·I. Em alguns momentos, a escola pode impedir seus
alunos à atividade reflexiva.
II. Os valores morais e coletivos não são apreendidos na escola.
III. Preparar as crianças para viverem no mundo adulto é um dos papéis que a
escola pode exercer.
Assinale a alternativa que contenha a(s) afirmação(ções) correta(s):
· Somente a I
está correta.
· Somente II e
III estão corretas.
· Somente I e III
estão corretas.
· Somente I e
II estão corretas.
4. AS FRASES
ABAIXO VERSAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PARA A VIDA ADQUIRIDO NA
ESCOLA. QUAIS DELAS ESTÃO CORRETAS?
·I. O professor transforma a informação em
conhecimento.
II. A curiosidade é vista como um estado que nos propulsiona a viver
intensamente a incrível aventura do conhecimento.
III. O simples fato de viver em sociedade já garante ao sujeito o acesso ao
conhecimento.
Podemos dizer que:
· somente I e II
estão corretas.
· somente a III
está correta.
· somente a II
está correta.
· somente I e
III estão corretas
Resultado
final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. A PARTIR
DAS FASES DO DESENVOLVIMENTO DE PIAGET, ASSINALE AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
DO INDIVÍDUO PRESENTES NO PERÍODO PRÉ-OPERATÓRIO.
· Ausência da
linguagem; aprendizagem da coordenação dos sentidos pelo comportamento motor e
não existe a função simbólica.
· Ação ou
reconstrução de uma cena presenciada; presença da linguagem e presença do jogo
simbólico.
· Regulação da
vida afetiva; autonomia; respeito às regras e noção de companheirismo.
· É capaz de
considerar dois ou mais aspectos (1) da situação; começa a perder o
egocentrismo e capacidade para classificar e seriar.
2. A RIQUEZA
DA LINGUAGEM TRANSMITIDA DO ADULTO PARA A CRIANÇA E A QUANTIDADE DE CONVERSAS
DE QUE A CRIANÇA PARTICIPA REFEREM-SE,
·respectivamente, a quais conceitos da comunicação
familiar?
· Responsividade
e intensidade.
· Intimidade e
intensidade.
· Métodos de
controle e autocuidado.
· Autocuidado e
tom emocional familiar.
3. AS FRASES
ABAIXO VERSAM SOBRE O PAPEL DA ESCOLA. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
·I. Em alguns momentos, a escola pode impedir seus
alunos à atividade reflexiva.
II. Os valores morais e coletivos não são apreendidos na escola.
III. Preparar as crianças para viverem no mundo adulto é um dos papéis que a
escola pode exercer.
Assinale a alternativa que contenha a(s) afirmação(ções) correta(s):
· Somente I e III
estão corretas.
· Somente II e
III estão corretas.
· Somente a I
está correta.
· Somente I e
II estão corretas.
4. A
PSICOLOGIA SOCIAL, AO ESTUDAR GRUPO, AFIRMA QUE:
· a
solidariedade mecânica é encontrada naqueles grupos que se formam de acordo com
nossas simpatias e antipatias pelas pessoas, automaticamente.
· a
solidariedade orgânica é aquela que se forma em uma organização, sem
escolhermos nossos colegas.
· a maioria dos
grupos é de solidariedade orgânica, pois é mais freqüente o agrupamento de
indivíduos que compartilham as mesmas idéias.
· solidariedade
é essencial em todos os grupos, independente do tipo
Resultado
final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. A
RESPONSIVIDADE ESTÁ RELACIONADA À POSTURA DE PAIS:
que fazem um
planejamento familiar adequado à sua condição financeira.
mais atentos às necessidades dos filhos.
que punem
corretamente os filhos quando fazem algo errado.
que sabem
procurar ajuda profissional para resolver as dificuldades de convivência
com seus filhos.
2.
SOBRE A QUESTÃO DA SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA, PODE-SE CONSIDERAR CORRETO QUE:
I. ao final dessa fase, o jovem
deve possuir o equilíbrio emocional necessário para exercer sua
sexualidade de maneira segura, evitando a gravidez indesejada e as doenças
sexualmente transmissíveis.
II. para compreender a sexualidade humana é necessário entender que vai
além do âmbito biológico, devendo ser encarada também como uma questão
afetiva.
III. não é necessário respeitar a diversidade de valores, crenças e
comportamentos existentes e relativos à sexualidade, desde que seja garantida
a dignidade do ser humano.
Assinale a alternativa correta.
Somente I e
III são corretas.
Somente II
está correta.
Somente I e II são corretas.
Somente II e
III são corretas.
3. A
PSICOLOGIA SOCIAL, AO ESTUDAR GRUPO, AFIRMA QUE:
a
solidariedade orgânica é aquela que se forma em uma organização, sem
escolhermos nossos colegas.
solidariedade
é essencial em todos os grupos, independente do tipo.
a
solidariedade mecânica é encontrada naqueles grupos que se formam de
acordo com nossas simpatias e antipatias pelas pessoas, automaticamente.
a maioria dos grupos é de solidariedade
orgânica, pois é mais freqüente o agrupamento de indivíduos que
compartilham asmesmas idéias.
4. PARA
QUE A ESCOLA SUSCITE PRÁTICAS REFLEXIVAS EM TODOS SEUS ALUNOS É NECESSÁRIO:
evitar
promover a parceria entre professores a alunos.
manter a
tradição metodológica dos conteúdos trabalhados.
preservar os
alunos das ameaças externas do mundo adulto.
que haja uma articulação entre essa
instituição e a vida
Resultado
final : 1.5
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1.
SABEMOS QUE A ADOLESCÊNCIA MARCA A TRANSIÇÃO DA INFÂNCIA PARA A IDADE ADULTA.
Podemos afirmar que uma das
principais mudanças de domínio psicológico, que ocorre na vida do jovem,
é:
o início da formação da identidade.
a capacidade
para se reproduzir biologicamente.
o aumento do
número de amigos.
a capacidade
de subsistência, de se sustentar.
2. AS
PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTES ENTRE OS JOVENS SÃO:
descaso da
família.
brigas de
gangues, assaltos e furtos.
óbitos por acidentes, homicídios e
suicídios.
uso de
drogas, agressões e doenças.
3. NOS
MENINOS É MAIS COMUM O CONSUMO DE MACONHA, COCAÍNA E ÁLCOOL PRINCIPALMENTE
PORQUE:
eles são
submetidos a “rituais de passagem” para entrada no mundo adulto.
desejam
pertencer à um determinado grupo.
acreditam que
assim farão mais sucesso entre as meninas.
precisam provar sua coragem e
masculinidade socialmente.
4. NO
PERÍODO DA ADOLESCÊNCIA, DENTRE OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS QUE FAVORECEM O
DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA, ESTÃO:
a busca
contínua por novos desafios.
o
conhecimento dos próprios limites.
as alterações emocionais.
a capacidade
de planejamento e tomada de decisões
Resultado
final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1.
SABEMOS QUE A ADOLESCÊNCIA MARCA A TRANSIÇÃO DA INFÂNCIA PARA A IDADE ADULTA.
Podemos afirmar que uma das
principais mudanças de domínio psicológico, que ocorre na vida do jovem,
é:
a capacidade
para se reproduzir biologicamente.
o aumento do
número de amigos.
a capacidade
de subsistência, de se sustentar.
o início da formação da identidade.
2.
SOBRE A VIOLÊNCIA, PODEMOS AFIRMAR QUE:
dentre as
formas de violência familiar podemos destacar os suicídios, os óbitos por
acidentes de transporte e os homicídios.
nunca pode
ocorrer contra si próprio.
felizmente,
algumas instituições sempre são protetoras da sociedade, tais como a
escola e a família, em que a violência absolutamente não ocorre.
infelizmente, ainda há poucos índices
sobre a violência praticada contra jovens.
3. UMA
DAS FORMAS DE SE COMBATER O BULLYING É:
praticar exemplos que demonstrem de
atitudes de respeito.
aplicação de
um código de conduta rígido nas escolas.
conceder
maior liberdade no ambiente escolar para com os alunos.
sérias
punições aos agressores.
4. A
MAIORIA DOS ESPECIALISTAS QUE ESTUDAM A ADOLESCÊNCIA CONCORDA QUE:
a
adolescência é apenas uma fase biológica.
a
adolescência é apenas uma construção social.
envolve questões biológicas e sociais.
a
adolescência é um produto do mercado financeiro
Resultado
final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. QUAL
A POSSÍVEL CONSEQÜÊNCIA DE SE DEIXAR OS FILHOS SOZINHOS EM CASA?
I. A probabilidade de esses
jovens/crianças recorrerem aos vizinhos em busca do tom familiar.
II. Diminuição das habilidades sociais e notas escolares mais baixas.
III. Maior dificuldade em obedecer às regras e de se relacionar
afetivamente com outras pessoas.
Somente a I
está correta.
Somente a II está correta.
Somente a III
está correta.
I e II estão
corretas.
2. O
MERCADO DE TRABALHO PODE SER DEFINIDO COMO:
a oferta de
trabalho em um contexto.
a escolha
incorreta da profissão.
a procura e a oferta da força de
trabalho.
a diversidade
das profissões.
3.
DECORRENTE DA PREOCUPAÇÃO COM A PRECOCIDADE DO TRABALHO INFANTO-JUVENIL,
houve um movimento por parte dos
educadores, psicólogos, padres e médicos que tinha o pressuposto de que o
trabalho era prejudicial:
ao
desenvolvimento social.
à sociedade
como um todo.
ao desenvolvimento das crianças.
ao
crescimento industrial.
4. A
ADOLESCÊNCIA NÃO É IGUAL PARA TODOS OS JOVENS, POIS TAMBÉM INFLUENCIAM ESSE
PROCESSO:
alguns
fatores genéticos apenas.
as diferenças
biológicas e raciais de cada jovem.
o coeficiente
de inteligência (Q.I.) de cada um.
fatores econômicos e crenças socioculturais
de cada jovem
Resultado
final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1.
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA COM RELAÇÃO À QUESTÃO DA RESILIÊNCIA.
I. Os professores devem trabalhar
com seus alunos valores que os apóiem nas tomadas de decisão para a
resolução dos problemas.
II. A escola deve visar trabalhar o tema da resiliência com seus alunos
adolescentes, visto que estão a passar por um período importante para a
constituição da personalidade.
III. Fatores herdados geneticamente não podem gerar uma conduta
resiliente.
IV. A auto-estima não é um aspecto diretamente relacionado ao desenvolvimento
da resiliência.
Podemos afirmar que:
somente I e II estão corretas.
somente I e
IV estão corretas.
somente II e
III estão corretas.
somente a I
está correta.
2. TOMANDO
COMO BASE ALGUNS DADOS HISTÓRICOS SOBRE A EDUCAÇÃO, ANALISE AS SEGUINTES
AFIRMATIVAS:
I. A partir da Revolução
Industrial, os pais passaram a trabalhar fora de casa e houve a
necessidade de um lugar que educasse para a vida pública, que ensinasse o cumprimento
das regras, leis e rotinas.
II. Com o crescimento das classes trabalhadoras, a escola sofria pressões
para atender a todas as classes sociais.
III. Pressionada a abrir suas portas e não podendo mais atender somente à
camada mais privilegiada economicamente, a escola teve como papel
principal a profissionalização do estudante.
Assinale a alternativa que contém somente a(s) afirmativa(s) correta(s):
I, II e III.
II.
I e II.
I e III.
3. A
ADOLESCÊNCIA NÃO É IGUAL PARA TODOS OS JOVENS, POIS TAMBÉM INFLUENCIAM ESSE
PROCESSO:
alguns
fatores genéticos apenas.
as diferenças
biológicas e raciais de cada jovem.
fatores econômicos e crenças
socioculturais de cada jovem.
o coeficiente
de inteligência (Q.I.) de cada um.
4. PARA
QUE A ESCOLA SUSCITE PRÁTICAS REFLEXIVAS EM TODOS SEUS ALUNOS É NECESSÁRIO:
evitar
promover a parceria entre professores a alunos.
preservar os
alunos das ameaças externas do mundo adulto.
que haja uma articulação entre essa
instituição e a vida.
manter a
tradição metodológica dos conteúdos trabalhadosResultado
final : 2
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO
E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. A RIQUEZA DA LINGUAGEM TRANSMITIDA DO ADULTO PARA A CRIANÇA
E A QUANTIDADE DE CONVERSAS DE QUE A CRIANÇA PARTICIPA REFEREM-SE,
respectivamente,
a quais conceitos da comunicação familiar?
Métodos
de controle e autocuidado.
Responsividade
e intensidade.
Autocuidado
e tom emocional familiar.
Intimidade
e intensidade.CORRETA.
2. SEGUNDO PAULO FREIRE, PODEMOS
DEFINIR EDUCAÇÃO BANCÁRIA COMO UMA PRÁTICA:
em
que o professor privilegia as idéias de seus alunos contabilizando essas idéias
como um investimento.
que
centraliza o ensino nas mãos do professor e mantém os alunos numa posição de
seres que gradativamente precisam abandonar a curiosidade.CORRETA
que
não privilegia o saber do professor a partir de sua inter-relação com seus
colegas, com seus alunos e com a comunidade.
que
privilegia o saber do professor a partir de sua inter-relação com seus colegas,
com seus alunos e com a comunidade.
3. O RITMO DAS MUDANÇAS DA PUBERDADE
DEPENDE DAS INTERAÇÕES COMPLEXAS DADAS ENTRE FATORES:
genéticos
e ambientais.CORRETA
genéticos
apenas.
sazonais.
biológicos.
4. NO PERÍODO DA ADOLESCÊNCIA, DENTRE
OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS QUE FAVORECEM O DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA,
ESTÃO:
as
alterações emocionais.
a
busca contínua por novos desafios.
a
capacidade de planejamento e tomada de decisões.
o
conhecimento dos próprios limites.CORRETA
INTERVENÇÃO E
APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA 1. A RIQUEZA DA LINGUAGEM TRANSMITIDA DO ADULTO
PARA A CRIANÇA E A QUANTIDADE DE CONVERSAS DE QUE A CRIANÇA PARTICIPA
REFEREM-SE, • respectivamente, a quais conceitos da
comunicação familiar? • Métodos de controle e autocuidado. • Responsividade e intensidade. • Autocuidado e tom emocional familiar. • Intimidade e
intensidade.CORRETA.
2. SEGUNDO PAULO
FREIRE, PODEMOS DEFINIR EDUCAÇÃO BANCÁRIA COMO UMA PRÁTICA: • em que o professor privilegia as idéias de
seus alunos contabilizando essas idéias como um investimento. • que centraliza o
ensino nas mãos do professor e mantém os alunos numa posição de seres que
gradativamente precisam abandonar acuriosidade.CORRETA • que não privilegia
o saber do professor a partir de sua inter-relação com seus colegas, com seus
alunos e com a comunidade. • que privilegia o saber do professor a partir
de sua inter-relação com seus colegas, com seus alunos e com a comunidade.
3. O RITMO DAS
MUDANÇAS DA PUBERDADE DEPENDE DAS INTERAÇÕES COMPLEXAS DADAS ENTRE FATORES: • genéticos e
ambientais.CORRETA • genéticos apenas. • sazonais. • biológicos.
4. NO PERÍODO DA
ADOLESCÊNCIA, DENTRE OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS QUE FAVORECEM O
DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA, ESTÃO: • as alterações emocionais. • a busca contínua por novos desafios. • a capacidade de planejamento e tomada de
decisões. • o conhecimento
dos próprios limites.CORRETA
1.
QUANDO OS PAIS SE DIVORCIAM E VOLTAM A SE RELACIONAR COM OUTRAS PESSOAS, A
PREOCUPAÇÃO MAIS COMUM DE SEUS FILHOS É:
I.
o medo de gostar dessas novas pessoas e de perdê-las novamente.
II. o fato de os pais estarem menos disponíveis para eles.
III. a impossibilidade de ver os pais unidos novamente.
Somente
a III está correta.
I,
II e III estão corretas. (confirmar)
2.
É COMUM OS JOVENS SE DEIXAREM LEVAR PELA IMAGEM DE STATUS SOCIAL QUE O
EXERCÍCIO DE UMA DETERMINADA PROFISSÃO PODE LHES OFERECER.
Sobre
essa questão é correto afirmar que:
I. nem sempre o prestígio social de uma profissão significa remuneração
condizente.
II. nem sempre o prestígio social de uma profissão significa que essa ocupação
seja mais ou menos importante que as demais.
III. uma profissão que oferece prestígio hoje pode não oferecê-lo em um futuro
próximo.
Assinale a alternativa correta.
I, II
e III estão corretas. (confirmar)
Somente
a I está correta.
Somente
a II está correta.
Somente
I e II estão corretas.
3.
SABEMOS QUE O TOM EMOCIONAL FAMILIAR ESTÁ RELACIONADO À AFETIVIDADE DE UMA
RELAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS.
Quais
são os efeitos de um “bom tom” na vida de crianças e adolescentes?
Aumento
da empatia, do altruísmo. (confirmar)
Desenvolvimento
excessivo da auto-estima.
Um
rendimento escolar abaixo da média.
Dificuldade
de responder mais seguramente às adversidades da vida.
4. A RESPONSIVIDADE
ESTÁ RELACIONADA À POSTURA DE PAIS:
mais
atentos às necessidades dos filhos. (confirmar)
que
sabem procurar ajuda profissional para resolver as dificuldades de convivência
com seus filhos.
que
punem corretamente os filhos quando fazem algo errado.
que
fazem um planejamento familiar adequado à sua condição financeira.
Resultado final :1.5
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
Parte superior do
formulário
1. AS PRINCIPAIS CAUSAS DE
MORTES ENTRE OS JOVENS SÃO:
brigas de gangues, assaltos
e furtos.
uso de drogas, agressões e
doenças.
óbitos por acidentes, homicídios e suicídios.
descaso da família.
Parte inferior do
formulário
Parte superior do
formulário
2. O RITMO DAS MUDANÇAS DA
PUBERDADE DEPENDE DAS INTERAÇÕES COMPLEXAS DADAS ENTRE FATORES:
genéticos e ambientais.
genéticos apenas.
sazonais.
biológicos.
Parte inferior do
formulário
Parte superior do
formulário
3. ATIVIDADES QUE COMBATEM
O BULLYING INCLUEM:
estratégias que promovam solidariedade,
tolerância e respeito às diferenças.
separar os agressores da
sala de aula comum, colocando-os em salas especiais.
estratégias que
responsabilizem os pais e responsáveis.
estratégias que identifiquem
os agressores.
Parte inferior do
formulário
Parte superior do
formulário
4. HÁ ALGUNS ASPECTOS SOCIAIS
QUE INFLUENCIAM NA ESCOLHA PROFISSIONAL DOS JOVENS DE HOJE. SOBRE ESSA QUESTÃO,
É CORRETO AFIRMAR QUE:
I. a história de cada jovem
vai determinar como as influências externas se manifestam na vida de cada
um.
II. hoje os adolescentes preocupam-se principalmente em escolher uma
profissão que poderá trazer-lhe sucesso profissional.
III. nossa sociedade se responsabiliza pelas escolhas de cada um dos
indivíduos.
Assinale qual a opção que contém as afirmativas corretas.
Somente a II está correta
f"� Y s - � d ��c -family:Tahoma;color:black;background:white'>• genéticos apenas. • sazonais. • biológicos.
4. NO PERÍODO DA
ADOLESCÊNCIA, DENTRE OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS QUE FAVORECEM O
DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA, ESTÃO: • as alterações emocionais. • a busca contínua por novos desafios. • a capacidade de planejamento e tomada de
decisões. • o conhecimento
dos próprios limites.CORRETA
1.
QUANDO OS PAIS SE DIVORCIAM E VOLTAM A SE RELACIONAR COM OUTRAS PESSOAS, A
PREOCUPAÇÃO MAIS COMUM DE SEUS FILHOS É:
I.
o medo de gostar dessas novas pessoas e de perdê-las novamente.
II. o fato de os pais estarem menos disponíveis para eles.
III. a impossibilidade de ver os pais unidos novamente.
Somente
a III está correta.
I,
II e III estão corretas. (confirmar)
2.
É COMUM OS JOVENS SE DEIXAREM LEVAR PELA IMAGEM DE STATUS SOCIAL QUE O
EXERCÍCIO DE UMA DETERMINADA PROFISSÃO PODE LHES OFERECER.
Sobre
essa questão é correto afirmar que:
I. nem sempre o prestígio social de uma profissão significa remuneração
condizente.
II. nem sempre o prestígio social de uma profissão significa que essa ocupação
seja mais ou menos importante que as demais.
III. uma profissão que oferece prestígio hoje pode não oferecê-lo em um futuro
próximo.
Assinale a alternativa correta.
I, II
e III estão corretas. (confirmar)
Somente
a I está correta.
Somente
a II está correta.
Somente
I e II estão corretas.
3.
SABEMOS QUE O TOM EMOCIONAL FAMILIAR ESTÁ RELACIONADO À AFETIVIDADE DE UMA
RELAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS.
Quais
são os efeitos de um “bom tom” na vida de crianças e adolescentes?
Aumento
da empatia, do altruísmo. (confirmar)
Desenvolvimento
excessivo da auto-estima.
Um
rendimento escolar abaixo da média.
Dificuldade
de responder mais seguramente às adversidades da vida.
4. A RESPONSIVIDADE
ESTÁ RELACIONADA À POSTURA DE PAIS:
mais
atentos às necessidades dos filhos. (confirmar)
que
sabem procurar ajuda profissional para resolver as dificuldades de convivência
com seus filhos.
que
punem corretamente os filhos quando fazem algo errado.
que
fazem um planejamento familiar adequado à sua condição financeira. INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1.
SOBRE A VIOLÊNCIA, PODEMOS AFIRMAR QUE:
infelizmente,
ainda há poucos índices sobre a violência praticada contra jovens. CORRETA
felizmente,
algumas instituições sempre são protetoras da sociedade, tais como a
escola e a família, em que a violência absolutamente não ocorre.
nunca pode
ocorrer contra si próprio.
dentre as
formas de violência familiar podemos destacar os suicídios, os óbitos por
acidentes de transporte e os homicídios.
2.
PODEMOS DIZER QUE A FAMÍLIA POSSUI IMPORTANTE FUNÇÃO SOCIAL POR:
incentivar o
desenvolvimento do autocuidado.
discutir com
os filhos a importância da responsabilidade social.
ensinar os
filhos a conviver com as diferenças culturais.
transmitir cultura da família
estabelecida ao longo das gerações. CORRETA
3.
ATIVIDADES QUE COMBATEM O BULLYING INCLUEM:
separar os
agressores da sala de aula comum, colocando-os em salas especiais.
estratégias que promovam
solidariedade, tolerância e respeito às diferenças. CORRETA
estratégias
que responsabilizem os pais e responsáveis.
estratégias
que identifiquem os agressores.
4. DE
ACORDO COM OS ESPECIALISTAS, AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES FÍSICAS/CORPORAIS QUE
OCORREM NO ORGANISMO, APENAS DOS MENINOS, POR VOLTA DOS 12 ANOS SÃO:
a voz fica mais grossa, a musculatura
córporea aumenta. CORRETA
o
aparecimento de pêlos, ocorrência da menarca.
a mudança da
personalidade e dos interesses pessoais.
maior
sensibilidade e vida social ativa
Resultado
final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. A
PARTIR DA LEITURA DAS AFIRMAÇÕES ABAIXO, VERIFIQUE QUAIS SÃO AS CORRETAS.
I. A escola deve ser considerada a
única instituição capaz de promover a educação e a socialização.
II. Ao realizar um trabalho de desenvolvimento pessoal e social, tanto a
escola como seus professores constroem um novo ser e um novo mundo,
possibilitando novas formas de sentir, de agir e de querer.
III. É a relação entre todos que estão na escola que permite a expressão
das questões pessoais sob as mais variadas formas, que possibilitam a
descoberta de que é possível somar diferenças, garantindo a existência do
individual dentro do coletivo.
Podemos dizer que:
somente II e III estão corretas.
CORRETA
somente a I
está correta.
somente a II
está correta.
somente a III
está correta.
2. EM
RELAÇÃO ÀS AMIZADES, NA FASE DA ADOLESCÊNCIA, OS MENINOS:
têm
amizades menos íntimas que as meninas, e mais numerosas. CORRETA
escolhem um
único e fiel amigo com quem dividem todas as dúvidas e segredos.
geralmente
acreditam ter um amigo imaginário.
preocupam-se
apenas em estabelecer sua independência financeira.
3. A
MAIORIA DOS ESPECIALISTAS QUE ESTUDAM A ADOLESCÊNCIA CONCORDA QUE:
a
adolescência é apenas uma construção social.
a
adolescência é apenas uma fase biológica.
envolve questões biológicas e
sociais. CORRETA
a
adolescência é um produto do mercado financeiro.
4. A
RIQUEZA DA LINGUAGEM TRANSMITIDA DO ADULTO PARA A CRIANÇA E A QUANTIDADE DE
CONVERSAS DE QUE A CRIANÇA PARTICIPA REFEREM-SE,
respectivamente, a quais conceitos
da comunicação familiar?
Autocuidado e
tom emocional familiar.
Métodos de
controle e autocuidado.
Responsividade
e intensidade.
Intimidade e intensidade. CORRETA
Resultado
final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. O BULLYING
NÃO É UMA PRÁTICA EXISTENTE SÓ NAS ESCOLAS, ELA TAMBÉM PODE SER ENCONTRADA:
I. nos
relacionamentos entre amigos.
II. nos locais de trabalho.
III. nas relações familiares.
Assinale a alternativa correta:
I, II e III estão corretas.
Somente I e
III estão corretas.
Somente a I
está correta.
Somente II e
III estão corretas.
2. ATIVIDADES
QUE COMBATEM O BULLYING INCLUEM:
estratégias que promovam solidariedade,
tolerância e respeito às diferenças.
estratégias
que identifiquem os agressores.
separar os
agressores da sala de aula comum, colocando-os em salas especiais.
estratégias
que responsabilizem os pais e responsáveis.
3. A PARTIR
DAS FASES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE PIAGET, ASSINALE AS CARACTERÍSTICAS
PRESENTES NO PERÍODO OPERATÓRIO CONCRETO.
Autonomia e regulação
da vida afetiva; respeito às regras e noção de companheirismo.
Nessa fase o
indivíduo já está apto a realizar a ação ou reconstrução de uma cena
presenciada; presença da linguagem e presença do jogo simbólico.
O indivíduo é capaz de considerar dois
ou mais aspectos da situação; começa a perder o egocentrismo e já é capaz
declassificar e seriar os vários objetos que o
cercam.
Nessa fase
tem-se a ausência da linguagem; a aprendizagem da coordenação dos sentidos
pelo comportamento motor e não existe a função simbólica.
4. ENTRE OS
ADOLESCENTES QUE FICAM SOZINHOS EM CASA, SEM A SUPERVISÃO DE UM ADULTO, SAEM-SE
MELHORES OS QUE:
ficam com os
pais no trabalho.
ficam na casa
dos amigos.
passam o
tempo fora de casa.
ficam em casa sozinhos e desenvolvem o
autocuidadoParte inferior do formulárioParte
inferior do formulário
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. PARA QUE A ESCOLA
SUSCITE PRÁTICAS REFLEXIVAS EM TODOS SEUS ALUNOS É NECESSÁRIO:
· que haja uma
articulação entre essa instituição e a vida.
· manter a
tradição metodológica dos conteúdos trabalhados.
· evitar
promover a parceria entre professores a alunos.
· preservar os
alunos das ameaças externas do mundo adulto.
2. AS AMIZADES, MUITO
IMPORTANTE NA FASE DA ADOLESCÊNCIA, CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO DO JOVEM
PORQUE:
· apóiam seu
comportamento rebelde e suas transgressões.
· possibilitam o
compartilhamento dos mesmos interesses, gostos, idéias crenças e atitudes.
· influenciam
apenas no modo de vestir do indivíduo.
· incentivam o
maior contato do jovem com a família.
3. A PSICOLOGIA SOCIAL, AO
ESTUDAR GRUPO, AFIRMA QUE:
· a maioria dos
grupos é de solidariedade orgânica, pois é mais freqüente o agrupamento de
indivíduos que compartilham as mesmas idéias.
· solidariedade
é essencial em todos os grupos, independente do tipo.
· a
solidariedade mecânica é encontrada naqueles grupos que se formam de acordo com
nossas simpatias e antipatias pelas pessoas, automaticamente.
· a
solidariedade orgânica é aquela que se forma em uma organização, sem
escolhermos nossos colegas.
4. AS FRASES ABAIXO VERSAM
SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PARA A VIDA ADQUIRIDO NA ESCOLA. QUAIS
DELAS ESTÃO CORRETAS?
·I. O professor transforma a informação em
conhecimento.
II. A curiosidade é vista como um estado que nos propulsiona a viver
intensamente a incrível aventura do conhecimento.
III. O simples fato de viver em sociedade já garante ao sujeito o acesso ao
conhecimento.
Podemos dizer que:
· somente I e
III estão corretas.
· somente a III
está correta.
· somente a II
está correta.
· somente I e II
estão corretas
Resultado
final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. AS
TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS/CORPORAIS QUE OCORREM NO ORGANISMO DE UM INDIVÍDUO POR
VOLTA DOS 12 ANOS DE IDADE, É CONHECIDA POR:
puberdade.
adolescência.
polução
noturna.
desenvolvimento.
2.
SEGUNDO ESPECIALISTAS, UMA DAS CAUSAS DO BULLYING É:
traumas de
infância, ausência dos pais e intimidações.
carência
afetiva, ausência de limites e afirmação de poder e autoridade por parte
dos pais.
educação de
cunho repressor.
deixar que o
filho desenvolva o autocuidado.
3. QUAL
ALTERNATIVA QUE CORRESPONDE A UMA DIFERENÇA ENCONTRADA NA CONDUTA DO
ADOLESCENTE SE COMPARADA AO DE UMA CRIANÇA?
O jovem
distancia-se de todas as amizades estabelecidas durante a infância.
O adolescente
fica mais tempo com os colegas e recebe menos orientações dos adultos.
O jovem
convive mais tempo com a família.
O adolescente
passa a ter grande dificuldade para fazer novas amizades.
4. AS
FRASES ABAIXO VERSAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PARA A VIDA ADQUIRIDO
NA ESCOLA. QUAIS DELAS ESTÃO CORRETAS?
I. O professor transforma a
informação em conhecimento.
II. A curiosidade é vista como um estado que nos propulsiona a viver
intensamente a incrível aventura do conhecimento.
III. O simples fato de viver em sociedade já garante ao sujeito o acesso
ao conhecimento.
Podemos dizer que:
somente a II
está correta.
somente I e
II estão corretas.
somente I e
III estão corretas.
somente a III
está corretaParte inferior do
formulárioParte inferior do formulário
Resultado
final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. COM
AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS DURANTE OS SÉCULOS XIX E XX, A ESCOLA PODE SER
DEFINIDA COMO UMA INSTITUIÇÃO:
que exclui os
que têm dificuldades para acompanhá-la.
que promove a
diferença social.
da sociedade,
que educa para a vida social e promove igualdade para todos.
que não
promove a integração de seu membros.
2.
NOSSA SOCIEDADE POSSUI ALGUNS PADRÕES CULTURAIS QUE ACABAM POR INFLUENCIAR O
JOVEM NA ESCOLHA DE SUA FUTURA PROFISSÃO.
Identifique as alternativas que
contêm afirmações corretas com relação aos nossos padrões culturais.
Em nossa sociedade,
as profissões ligadas ao trabalho manual são mais privilegiadas que as
profissões ligadas ao trabalho intelectual.
Em nossa
sociedade, a medicina e a advocacia são profissões que jamais perderam ou
perderão o prestígio.
Em nossa
sociedade, as profissões ligada s ao trabalho manual são igualmente
privilegiadas que asprofissões ligadas ao trabalho intelectual.
Em nossa
sociedade, as profissões ligadas ao trabalho manual são menos
privilegiadas que as profissões ligadas ao trabalho intelectual.
3.
SEGUNDO PAULO FREIRE, PODEMOS DEFINIR EDUCAÇÃO BANCÁRIA COMO UMA PRÁTICA:
que não
privilegia o saber do professor a partir de sua inter-relação com seus
colegas, com seus alunos e com a comunidade.
que
privilegia o saber do professor a partir de sua inter-relação com seus
colegas, com seus alunos e com a comunidade.
em que o
professor privilegia as idéias de seus alunos contabilizando essas idéias
como um investimento.
que
centraliza o ensino nas mãos do professor e mantém os alunos numa posição
de seres que gradativamente precisam abandonar a curiosidade.
4.
SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DA PROFISSÃO PARA O JOVEM, É CORRETO AFIRMAR QUE:
I. é muito importante que o
professor promova atividades que auxiliem os alunos no momento da escolha
profissional.
II. a escola dificulta a escolha profissional do jovem quando promove
atividades que possibilitem sua postura reflexiva, tendo em vista que o
aluno tende a criticar qualquer opção de ocupação futura.
III. muitas escolas confundem seus alunos ao lhes fornecer informativos
sobre diferentes profissões.
Assinale qual a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
Somente a III
está correta.
Somente a I
está correta.
Somente a II
está correta.
Somente II e
III estão corretasParte inferior do formulário
Resultado
final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. NOS
MENINOS É MAIS COMUM O CONSUMO DE MACONHA, COCAÍNA E ÁLCOOL PRINCIPALMENTE
PORQUE:
precisam
provar sua coragem e masculinidade socialmente.
desejam
pertencer à um determinado grupo.
eles são
submetidos a “rituais de passagem” para entrada no mundo adulto.
acreditam que
assim farão mais sucesso entre as meninas.
2. A
PARTIR DAS FASES DO DESENVOLVIMENTO DE PIAGET, ASSINALE AS PRINCIPAIS
CARACTERÍSTICAS DO INDIVÍDUO PRESENTES NO PERÍODO SENSÓRIO MOTOR.
Imitação ou
reconstrução de uma cena presenciada; presença da linguagem e presença do
jogo simbólico.
Surgem os
esquemas para as operações lógicas de seriação e de classificação e ocorre
o aperfeiçoamento dos conceitos de causalidade, de espaço, de tempo e
velocidade.
Regulação da
vida afetiva; autonomia; respeito às regras e noção de companheirismo.
Ausência
da linguagem; aprendizagem da coordenação dos sentidos pelo comportamento
motor e não existe a função simbólica.
3.
QUANDO OS PAIS SE DIVORCIAM E VOLTAM A SE RELACIONAR COM OUTRAS PESSOAS, A PREOCUPAÇÃO
MAIS COMUM DE SEUS FILHOS É:
I. o medo de gostar dessas novas
pessoas e de perdê-las novamente.
II. o fato de os pais estarem menos disponíveis para eles.
III. a impossibilidade de ver os pais unidos novamente.
I,
II e III estão corretas.
Somente a III
está correta.
Somente I e
II estão corretas.
Somente I e
III estão corretas.
4. HÁ
ALGUNS ASPECTOS SOCIAIS QUE INFLUENCIAM NA ESCOLHA PROFISSIONAL DOS JOVENS DE
HOJE. SOBRE ESSA QUESTÃO, É CORRETO AFIRMAR QUE:
I. a história de cada jovem vai
determinar como as influências externas se manifestam na vida de cada um.
II. hoje os adolescentes preocupam-se principalmente em escolher uma
profissão que poderá trazer-lhe sucesso profissional.
III. nossa sociedade se responsabiliza pelas escolhas de cada um dos
indivíduos.
Assinale qual a opção que contém
as afirmativas corretas.
Somente I e
III estão corretas.
Somente II e
III estão corretas.
Somente
I e II estão corretas.
Somente a II
está correta
Resultado
final : 1
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. NA
PSICOLOGIA, RESILIÊNCIA SIGNIFICA:
é sinônimo de
resignação.
capacidade
para enfrentar desequilíbrios emocionais decorrentes de agressões físicas.
habilidade de
se adaptar a diferentes circunstâncias e de se reequilibrar frente às
adversidades. CERTA
dificuldade
de se acomodar e de se reequilibrar constantemente frente às adversidades.
2. AS
PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTES ENTRE OS JOVENS SÃO:
brigas de
gangues, assaltos e furtos.
uso de
drogas, agressões e doenças.
descaso da
família.
óbitos por
acidentes, homicídios e suicídios.CERTA
3. DE ACORDO
COM OS ESPECIALISTAS, AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES FÍSICAS/CORPORAIS QUE OCORREM NO
ORGANISMO, APENAS DOS MENINOS, POR VOLTA DOS 12 ANOS SÃO:
o
aparecimento de pêlos, ocorrência da menarca.
a voz fica
mais grossa, a musculatura córporea aumenta.CERTA
a mudança da
personalidade e dos interesses pessoais.
maior
sensibilidade e vida social ativa.
4. QUAL A
PRIMEIRA FORMA DE VIOLÊNCIA QUE UMA PESSOA PODE SOFRER POR PARTE DA FAMÍLIA?
Abandono.
Falta de
alimentação.
Agressão
física.
Negação de
afeto. CERTO
Resultado
final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. AS
AFIRMAÇÕES ABAIXO VERSAM SOBRE O REFLEXO DO TRABALHO DA ESCOLA. QUAIS DELAS
ESTÃO CORRETAS?
I. O trabalho da escola deve se
voltar para a realidade social da comunidade em que está inserida.
II. O trabalho da escola deve impor regras sociais, estabelecer regras de
convivência e comportamento.
III. O trabalho da escola deve renovar e reconstruir conhecimentos.
Podemos dizer que:
somente a II
está correta.
somente I e
III estão corretas.
somente a I
está correta.
somente II e
III estão corretas.
2. COM
O INÍCIO DAS TRANSFORMAÇÕES BIOLÓGICAS QUE MARCAM A PUBERDADE, A GLÂNDULA DA
HIPÓFISE É ATIVADA E LIBERA:
hormônios
cerebrais.
endorfinas.
hormônios do
crescimento.
hormônios da
tireóide.
3. É
COMUM OS JOVENS SE DEIXAREM LEVAR PELA IMAGEM DE STATUS SOCIAL QUE O EXERCÍCIO
DE UMA DETERMINADA PROFISSÃO PODE LHES OFERECER.
Sobre essa questão é correto
afirmar que:
I. nem sempre o prestígio social de uma profissão significa remuneração
condizente.
II. nem sempre o prestígio social de uma profissão significa que essa
ocupação seja mais ou menos importante que as demais.
III. uma profissão que oferece prestígio hoje pode não oferecê-lo em um
futuro próximo.
Assinale a alternativa correta.
I, II e III
estão corretas.
Somente I e
II estão corretas.
Somente a I
está correta.
Somente a II
está correta.
4. COM
AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS DURANTE OS SÉCULOS XIX E XX, A ESCOLA PODE SER DEFINIDA
COMO UMA INSTITUIÇÃO:
que promove a
diferença social.
que não
promove a integração de seu membros.
que exclui os
que têm dificuldades para acompanhá-la.
da sociedade,
que educa para a vida social e promove igualdade para todos
Resultado final : 2
1. ASSINALE QUAL A ALTERNATIVA QUE MELHOR COMPLETA A SEGUINTE
SENTENÇA: “AS MUDANÇAS BIOLÓGICAS ASSOCIADAS À PUBERDADE... .afetam somente os relacionamentos de amizade dos jovens.
· . afetam o lado social e psicológico dos
jovens. correta
·não comprometem a dinâmica familiar dos jovens. . afetam o comportamento dos jovens, deixando-os mais agressivos.
2. HÁ ALGUNS ASPECTOS SOCIAIS
QUE INFLUENCIAM NA ESCOLHA PROFISSIONAL
DOS JOVENS DE HOJE. SOBRE ESSA QUESTÃO, É CORRETO AFIRMAR QUE:
·I. a história de cada jovem vai determinar como as
influências externas se manifestam na vida de cada um.
II. hoje os adolescentes preocupam-se principalmente em escolher uma profissão
que poderá trazer-lhe sucesso profissional.
III. nossa sociedade se responsabiliza pelas escolhas de cada um dos
indivíduos.
Assinale qual a opção que contém as afirmativas corretas.
Somente I e III estão corretas.
Somente II e III estão corretas.
Somente a II está correta.
·Somente
I e II estão corretas.( correta)
·3. PODEMOS AFIRMAR QUE UMA PESSOA CONSEGUE DESENVOLVER RESILIÊNCIA
QUANDO:
I. é capaz de encarar seus problemas de frente.
II. evita falar e pensar sobre os problemas.
III. refugia-se na utilização de substâncias psicoativas.
IV. encara os problemas com criatividade e bom humor.
Pode-se afirmar que:
· somente
I e IV estão corretas.(correta)
· somente III e IV estão corretas.
somente II e III estão corretas.
somente I e II estão corretas.
·4. SEGUNDO ESPECIALISTAS, UMA DAS CAUSAS DO BULLYING É:
educação de cunho repressor.
carência afetiva, ausência de limites e afirmação de poder e
·autoridade por
parte dos pais.(correta)
Resultado final : 2 INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA 1. NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA, DENTRE OS
PRINCIPAIS ASPECTOS QUE DEVEMSER
DESENVOLVIDOS PARA QUE O INDIVÍDUO TORNE-SE RESILIENTE SÃO:
. riqueza de estímulos e interações;
consciência do significado delimites
e capacidade para tolerar frustrações (. correta)
. produtividade; controle das alterações
emocionais; busca da independência.
. capacidade de planejamento e tomada de decisões;
autoconfiança;oportunidades para
perceber as próprias potencialidades. . capacidade de reflexão sobre a
identidade; necessidade de afirmaçãopessoal;
valorização das questões amorosas e sentimentos de confiançainstável.
2. NOSSA SOCIEDADE POSSUI ALGUNS PADRÕES
CULTURAIS QUE ACABAM PORINFLUENCIAR
O JOVEM NA ESCOLHA DE SUA FUTURA PROFISSÃO. Identifique as alternativas que contêm
afirmações corretas com relaçãoaos
nossos padrões culturais. . Em nossa sociedade,
as profissões ligadas ao trabalho manual sãomenos
privilegiadas que as profissões ligadas ao trabalhointelectual.(correta) . Em nossa sociedade, as profissões ligada
s ao trabalho manual sãoigualmente
privilegiadas que asprofissões ligadas ao trabalho
intelectual. . Em nossa sociedade, a medicina e a
advocacia são profissões quejamais
perderam ou perderão o prestígio.
. Em nossa sociedade, as profissões ligadas
ao trabalho manual são maisprivilegiadas
que as profissões ligadas ao trabalho intelectual.
3. O BULLYING PODE SER CARACTERIZADO
COMO: medidas punitivas por parte dos
professores. crueldade, humilhação, intimidação.(correta) empatia, bondade, sabedoria. sofrimento, timidez, fragilidade.
4. UMA DAS FORMAS DE SE COMBATER O
BULLYING É: aplicação de um código de conduta rígido
nas escolas. conceder maior liberdade no ambiente
escolar para com os alunos. praticar
exemplos que demonstrem de atitudes de respeito.(correta) sérias punições aos agressores