Páginas

Minha foto
são paulo, zona leste, Brazil

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Questionário de sociologia!


Módulo 1 - Sociologia da Educação - Unicid
1-Sendo a sociologia da educação uma ciência humana produtiva de conhecimentos específicos que levaria a discussão da democratização e do papel do ensino. Aponte e explique os comentários sociológicos que embasa
 A sociologia tem três linhas  explicativas fundada pelos seus autores clássicos,
 (1) A Positivista-Funcionalista, tendo como fundador Auguste Comte e Émile Durkheim, que deu prosseguimento, para Durkheim a educação é um fato social que levaria a sociedade a uma ordem estabelecida. (2) a sociologia compreensiva iniciada por Max Weber, para ele, para entender a sociedade é necessário entender a ação do homem em sociedade. Seu metodo de investigação se concentra num tipo ideal que pode analisar e explicar a conduta do homem. E (3) a linha de explicação sociológica dialética, iniciada por Karl Marx , para ele a sociedade estava dividida em classe social (burguesia e proletariado) e as transformações só ocorreriam mediante a luta destas classes, encarando a educação como fonte de transformação pois estimularia a reflexão crítica diante da exploração da sociedade capitalista. Estas teorias dão embasamento para o estudo dos processos sociais do ensino e da aprendizagem.
2-Por que podemos afirmar que a partir da decada de 80 consolidam-se as reflexões sobre os problemas educacionais entendendo o processo educacional como conjunto de relações externas e internas.
Porque a partir deste momento com o fim da ditadura e a abertura política e com a Constituição de 1988, consolidam-se os estudos marxistas e os questionamentos sobre o caráter ideológico do material didático. E com a promulgação de uma nova constituição e também o restabelecimento da ordem democrática.

3–Oqueé sociologia?
É uma das ciências humanas que estuda as unidades que formam a sociedade; ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Ela tenta explicar a vida social durante o surgimento do capitalismo.

4 – Quem foram e o que pensavam os 1os. Sociólogos? Auguste Comte, Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber.Comte
para ele, a sociedade era passível de ser controlada por regras, normas e leis (Estado); a sociologia se encarregava de fornecer os instrumentos de controle da sociedade (positivismo). Atribuiu pela 1ª. Vez o uso da palavra sociologia.Marx – para ele, a sociedade é composta de economia, política e idéias (cultura), considerou o capitalismo como o pior tipo de sociedade, escreveu sobre o comunismo; fundamentou vários movimentos sociais e regimes políticos.Durkheim -  a ele é atribuído os 1os. Trabalhos de pesquisa na sociologia e da sociologia da educação. Em sua concepção, a sociedade é um conjunto de fatos sociais que só poderiam ser estudados e tratados como coisa.Weber – preocupava-se com o estudo da ação social e da interação, vistas por ele como processo básico de constituição social, da cultura e da própria sociedade. Para ele, o equilíbrio social é dado através da padronização na forma de pensar e agir.

5 – Qual a relação das teorias sociológicas e a educação?                 
As teorias sociológicas servem como instrumento para que os educadores vejam não somente o aluno, mas o contexto macrosocial e político como a sociedade, a escola, as famílias e a prática docente e possam utilizar esta ferramenta a seu favor e a favor do aluno para melhor desenvolvimento educacional.

6 – Faça um resumo do papel da educação no Brasil.
A educação durante o séc. XX foi vista como uma forma de pacificar a sociedade, formando trabalhadores treinados para as novas exigências do mercado de trabalho.Com a chegada do século XXI e da Era da Informação, as discussões sobre o papel da educação no Brasil são retomadas pela intelectualidade e da inserção do aluno na sociedade.


7 – Fale da educação e a família no Brasil.
A educação foi organizada para as elites econômicas. No período colonial foi marcada pelo desejo da elite adquirir cultura branca européia e diferenciadas dos negros e nativos.Em 1808, com a chegada da família real foram criados cursos superiores, houve a criação da imprensa, mas o ensino fundamental continuou desprezado.O ensino secundário transformou-se no preparo para candidatos para o ensino superiorNa virada do séc XIX para XX, as discussões sobre o papel da educação estavam acirrados e sua importância valorizada

8 – Que transformações a família sofreu na sociedade?
Pode-se analisar as transformações em 2 níveis: de estrutura e de funções.Até meados do séc. XX,as famílias eram extensas e nucleares, com diversos membros morando em amplos espaços. Após este período as famílias eram compostas por 2 adultos(pai e mãe) e seus filhos morando em espaços menores e mais funcionais.  Atualmente nota-se a existência de famílias diferenciadas com apenas 1 adulto e filhos, casais homossexuais, avós e netos, ...A função com maior alteração foi a econômica após a revolução industrial:as mulheres entram em força no mercado de trabalho, o local de trabalho não é mais o de moradia, criando-se a privacidade familiar, etc.

9 – Como foi o trabalho de Airès? O trabalho de Philippe Airès intitulado “História Social da Criança e da Família” trata da descoberta da infância na Renascença e do surgimento do que o autor chamou de sentimento da infância (sentimento este desconhecido na Idade Média), sendo para ele, o tempo que a criança interage com a família, é paparicada, houve a percepção de inocência e fraqueza da infância.Para Airès, a juventude é a idade privilegiada do séc. XVII. A infância do séc. XIX e a adolescência do séc. XX.

10 – Como surgiram os 1os. Colégios.
As 1as. Escolas surgiram através dos filósofos. Eles pregavam em praças públicas e possuíam discípulos que os seguiam.Existiam os sofistas (falsos filósofos) que faziam da filosofia um comércio.No Brasil, os 1os. Educadores foram os jesuítas para catequizar os índios, tornando-os mais dóceis e facilitando o domínio de terras. O 1º. Colégio no Brasil foi fundado em São Paulo, no Pátio do Colégio.

11 – Fale da escola como organização:
A escola é o espaço próprio da educação formal. Seu principal objetivo é a formação do homem consciente, com desenvolvimento da autonomia intelectual, fortalecimento do pensamento crítico e comportamento ético.O respeito à individualidade e liberdade é fundamental para o aprendizado. Assim, a vida organizacional não deve ser vista de forma mecânica: todos devem participar do processo educativo.De acordo com Gareth Morgan, a escola é um organização vista como máquina, cérebro, organismo, cultura, sistemas de governo, prisão psíquica, fluxo e transformação, e instrumento de dominação.

12 – Explique como são os padrões sociais de comportamento:
São constituídos historicamente ao longo do desenvolvimento da sociedade, de acordo com regras, normas e valores sociais de cada época.É por meio do controle social que a sociedade consegue pressionar seus membros no sentido de apresentarem o comportamento esperado de acordo com os papéis que cada indivíduos representa, sempre n sentido de reforçar as atitudes e os valores permitidos e aceitos socialmente.

13 – O que são comportamentos desviantes?
É o comportamento na qual não é aceito pela maioria da sociedade. Não é padrão; pois o que é aceito por uma sociedade pode não ser aceito por outra e vice-versa.
14 – O que é conformidade? Qual a diferença do Conformismo? 
Fala-se de conformidade quando a ação social é orientada para uma norma (ou cjto de normas) que definem os limies do comportamento considerando permitido, delimitado, definido ou esperado.Já o conformismo é a atitude de quem se conforma com todas as situações sociais, incluídas aí as normas e regras impostas, sem necessariamente pensar sobre elas.15 – Quais os fatores que geram a mudança social?Os fatores determinantes da mudança podem ser geográficos, biológicos, sociais e culturais. O conflito também é um aspecto transformador.

16 – O que é estratificação social? 
É um conjunto de posições hierarquizadas segundo o que a sociedade considera importante, como poder, propriedade, riqueza ou prestígio. Um exemplo disso é a estratificação decorrente da profissão dos indivíduos.

17  - Como a educação influencia a estratificação social?
 A escola é uma das instituições que tem entre suas funções o controle social, exercido das mais diversas formas, dentro do sistema educacional. Mais ou menos autoritária, a escola terá características da sociedade na qual se insere.Quando se fala em estratificação social e educação, deve-se analisar a posição da família que é determinante pelas condições de acesso à própria educação, a permanência na escola e a qualidade do ensino.A dicotomia entre a escola pública e privada é um reflexo da estratificação que se verifica na sociedade como um todo.

18 – O que é mobilidade social? 
Consiste no movimento de um indivíduo ou de um grupo no sistema de estratificação que existe na sociedade à qual pertence; movimento este de uma posição para outra, podendo ser horizontal ou vertical.

19 – Qual a relação da educação com os movimentos sociais?
 A educação se integra aos movimentos sociais porque não é possível pensar em sociedade sem essa chamada “3ª via” que é exatamente a sociedade civil organizada de alguma forma. Em 2º. Lugar, mesmo que muitas vezes não surjam da educação sistemática, se reflete ou se expressa na escola em forma de debates, seminários e outras manifestações.

20 – Qual o conceito de Estado? 
Objeto das ciências sociais, é uma das instituições políticas, uma das formas de controle social através de leis, normas e constituição por meio de um governo supremo que exerce autoridade sobre seu povo, dentro de um território delimitado, com direito a regulamentação de ordem econômica e social. Ao conceito de Estado ligam-se os conceitos de soberania e autonomia.

21 – Qual o papel do Estado na educação no Brasil?
O estado implementa políticas públicas na educação, direcionando o processo educativo para o atendimento de seus próprios interesses.O estado faz a manutenção das instituições escolares, concede bolsas e outras formas de créditos para a educação e normaliza o sistema educacional como um todo.

22 – Fale sobre como a educação pode mudar as desigualdades sociais.
 A educação é uma condição básica para o desenvolvimento tanto individual quanto de um país.Com a globalização, houve o aumento de competitividade e a busca por maior produtividade gerou a necessidade de qualificação de mão-de-obra. Nesse contexto, a educação adquire uma importância maior, devido seu importante papel no processo de preparação e atualização.

23 – Qual a rotina dos menos iguais? 
Os menos iguais são aqueles que não desfrutam dos mesmos bens e serviços que as camadas privilegiadas, como boas moradias, saúde, escolas...A vida então é dura e mais difícil, devido a não ter acesso aos mesmos privilégios que as classes mais abastadas.

24 – Quais as causas do fracasso escolar no Brasil?
A família, suas condições sociais, seu capital cultural e financeiro, a repetência e ou a evasão escolar (pode desestimular o aluno)

25 – Qual o papel do professor na sociedade? 
Na escola, o professor exerce um tipo de poder e tem a capacidade de influenciar o aluno. Muitas vezes, o ofício é desvalorizado no Brasil por conseqüência do descaso do poder público, apesar de ser uma profissão de portadores de cultura formal.

26 – Como podemos democratizar a educação no Brasil?
Através da busca da igualdade de oportunidades, pois é um direito da população e um dever do estado.

27  - A organização interna da escola não pode ser vista de forma mecânica e sim como cultura. Você concorda? Justifique:
Concordo; pois cultura é significado, compreensão e sentidos compartilhados. O respeito à individualidade e liberdade é fundamental para o aprendizado. Assim, a vida organizacional não deve ser vista de forma mecânica: todos devem participar do processo educativo.

28 - Durante um longo período se pensou o fracasso escolar relacionado com a inteligência do aluno.  Porque hoje essa ideia não prevalece mais? 
O estudo da sociedade e suas interações sociológicas fez com que se percebesse de forma macro as dificuldades que o aluno enfrenta e as causas do fracasso escolar. Pode-se dizer que as principais causas são a falta de estrutura familiar (seja por falta de recursos financeiros ou culturais), falta de incentivo ao aluno, a repetência e a evasão escolar.

29- Liste 6 características de um professor pesquisador ou investigador:
O professor deve ter uma visão macrossocial (deve perceber o aluno, a sociedade e todo o entorno para entender as necessidades, dificuldades, etc.) para entender melhor o universo na qual atua. Deve sempre se atualizar; pois as mudanças são constantes; deve ser paciente e calmo; organizado; disciplinado.

30- A partir da ideia de que sala de aula é um espaço de comunicação analise a relação professor x aluno
A sala de aula é um espaço físico e social, de construção cognitiva, de interação e desenvolvimento social de sujeitos que possuem diversas visões de mundo.As relações humanas, embora complexas, são peças fundamentais na realização comportamental e profissional de um indivíduo. Desta forma, a análise dos relacionamentos entre professor/aluno envolve interesses e intenções, sendo esta interação o expoente das conseqüências, pois a educação é uma das fontes mais importantes do desenvolvimento comportamental e agregação de valores nos membros da espécie humana.O trabalho do professor em sala de aula, seu relacionamento com os alunos é expresso pela relação que ele tem com a sociedade e com cultura. ABREU & MASETTO (1990: 115), afirma que “é o modo de agir do professor em sala de aula, mais do que suas características de personalidade que colabora para uma adequada aprendizagem dos alunos; fundamenta-se numa determinada concepção do papel do professor, que por sua vez reflete valores e padrões da sociedade”.

31 - Descreva a importância do processo educativo como processo de socialização de um indíviduo.
 A educação constitui um processo de transmissão cultural no sentido amplo do termo (valores, normas, atitudes, experiências, imagens, representações) cuja função principal é a reprodução do sistema social. A educação é antes de tudo o meio pelo qual a sociedade renova perpetuamente as condições de sua própria existência. A sociedade só pode viver se dentre seus membros existe uma suficiente homogeneidade. A educação perpetua e reforça essa homogeneidade, fixando desde cedo na alma da criança às semelhanças essenciais que a vida coletiva supõe.

32 - Segundo Rousseau: O homem nasce bom a sociedade o corrompe. Analisando esta premissa, descreva qual é a função da educação.
Rousseau entende que os homens, por mais que possuam em si, potencialmente todas as faculdades que Irão se desenvolver, precisam de agentes externos para que iniciem tal processo. E, segundo ele, o mal não reside na natureza humana, mas nas estruturas sociais.A educação mudaria as pessoas e a sociedade, como um todo; pois trata-se de educar o cidadão para forjar uma nova sociedade. É através da Educação que se busca a formação, a educação deve ser o fio condutor para a liberdade de espírito e postula créditos para viver em harmonia com a natureza.

33 - A escola reproduz o modo de vida da sociedade. De que forma o preconceito se manifesta na escola? 
A sociedade brasileira é constituída por uma diversidade étnica e cultural, a qual deve ser contemplada no espaço escolar, para que se reconheça a pluralidade das vivências dos diferentes grupos sociais da comunidade onde a escola está inserida. No processo educacional, surgem divergências na relação escola e sociedade que acabam interferindo no processo educacional. Essas divergências se manifestam nas atitudes e condutas que predispõem a maneira de o indivíduo atuar, pensar e perceber, de modo coerente, com seu juízo favorável ou desfavorável, outra pessoa ou objeto. É o preconceito, assumido como um julgamento sobre pessoas, estruturas sociais e objetos, fundado sobre bases insuficientes de experiência e caracterizado por um componente emocional negativo

34 - Segundo Marx, o homem é um ser social, constituído historicamente.
 Qual o papel da educação na sociedade considerando essa afirmativa A educação tem o papel de identificar os elementos culturais na qual necessitam ser assimilados pelos indivíduos da sociedade e descobrir quais as melhores formas de atingir tal objetivo

35 - Descreva o papel da educação formal destacando a função da escola e do professor
A educação tem o papel de identificar os elementos culturais na qual necessitam ser assimilados pelos indivíduos da sociedade e descobrir quais as melhores formas de atingir tal objetivo. A educação formal é dada na escola e o professor é o ator principal para que o aluno assimile, aprenda, desenvolva sua intelectualidade e atinja os objetivos da educação.

36 - Explique as transformações sociais ocorridas na transição do séc. XIX para o século XX que foram decisivas para a constituição da Sociologia como ciência.  
As transformações ocorridas, na estrutura econômica com a Revolução Industrial e na estrutura política com a Revolução Francesa, trouxeram crises e desordens na organização da sociedade, o que levou alguns pensadores a concentrar suas reflexões sobre as suas conseqüências.A evolução das ciências estava diretamente ligada à necessidade de controlar a natureza e compreendê-la.Nesse período de transição XIX para o XX a Sociologia se constituiu como ciência, inicialmente por Auguste Comté ( o 1º a utilizar o termo sociologia), seguido de Durkheim, Marx e Weber. 

37 - Quais são os pilares que embasaram as propostas de modernização da sociedade tendo como base o final do século 19 e o inicio do século 20?
Aponte uma das conseqüências desta ideologia de modernização.  As transformações ocorridas, na estrutura econômica com a Revolução Industrial e na estrutura política com a Revolução Francesa, trouxeram crises e desordens na organização da sociedade, o que levou alguns pensadores a concentrar suas reflexões sobre as suas conseqüências.A evolução das ciências estava diretamente ligada à necessidade de controlar a natureza e compreendê-la.Nesse período de transição XIX para o XX a Sociologia se constituiu como ciência, inicialmente por Auguste Comté ( o 1º a utilizar o termo sociologia), seguido de Durkheim, Marx e Weber. 

38 – A partir das transformações pelas quais passou a humanidade, das quais a sociologia é fruto, cite 3 problemas que passaram a ser estudados pela nova ciência.
A Revolução Industrial que trouxe novas formas de organização do trabalho e da família;- Crises e conflitos, especialmente pelo rompimento entre o capital e o trabalho que divide e agita a sociedade;- Separação do local de trabalho do local de moradia, com valorização da privacidade e da vida em família.

39 – A partir do que aprendeu, qual a importância que você atribui à Sociologia da educação no Brasil? 
A Sociologia da Educação tem a preocupação em democratizar o ensino no Brasil; seus profissionais trabalham no sentido de pensar a realidade brasileira e fornecer subsídios para a implementação de políticas públicas voltadas para as necessidades dos menos favorecidos.

40 – Pesquise o Renascimento em livros de História da Arte. Trace suas características gerais.
Surgiu na Itália e espalhou-se pela Europa. Nos séculos XIV,XV e XVI deu-se grande movimento de renovação de letras, ciências e artes. Pensamentos: humanismo – preocupação em desenvolver o corpo e o espírito, interesse pelo conhecimento enciclopédico. Destaques: Maquiavel, Camões, Shakespiere, Da Vinci.

41 – Como avaliaria a escola onde atua em termos de organização?
A escola sofre constantes mudanças com o intuito de atingir seu objetivo que é a formação do homem consciente. Para isso, a escola deve sempre analisar seus indicadores de desenvolvimento , entre eles: organização e desenvolvimento escolar, participação da comunidade educativa, níveis de formação de docentes...

42 – Percebendo a escola como organização, faça uma reflexão sobre a necessidade de se investir em estruturas que promovam a relação e a partilha entre o estabelecimento de ensino e outros componentes do sistema educativo. Como você vê essa questão?

A escola está sempre se (re)construindo e não pode deixar de ser flexível e aberta a mudanças, nela abre espaço para a visão pluralista da partilha de valores e interesses. O professor é mutável, com uma constante redefinição e diversificação de funções. A escola deve ser questionada sempre.

43 – Diante da premissa de que a escola tem, entre as suas funções, a tarefa de promover a mudança social, tentar formar cidadãos conscientes, como você tem feito isso na escola?
Através do incentivo, da didática e da forma de ver o aluno, a escola tem condições de formar cidadãos mais conscientes. A forma de ensino/aprendizado atual é mais multidisciplinar e multimídia se comparado a métodos tradicionais o que inclui o aluno no mundo atual.

44 – Como sua escola vem tratando a questão dos alunos que apresentam algum tipo de comportamento que não está dentro dos padrões esperados?
A escola procura diversas maneiras e métodos para a integração do aluno; seja através de aulas de reforço, conversas com o aluno e com os responsáveis; seja através de recursos didáticos (como a utilização de mais elementos lúdicos como auxiliar no desenvolvimento do aluno), sempre de forma a integrá-lo.

45 – Sua escola tem um código de normas e condutas a ser seguido pelos alunos? 
Sim, os alunos devem respeitar horários, cumprir metas estabelecidas (entrega de trabalhos, realização de provas, etc.), usar uniforme, respeitar colegas e funcionários (incluindo professores, coordenadores, seguranças, etc.), ...

46 – Como se faz o controle dos alunos na escola? Especifique os mecanismos utilizados em termos de controle positivo quanto de controle negativo.
 Através de agentes socializadores que reforçam os valores e as atitudes permitidos e aceitos socialmente. Controle positivo: estabelece um comportamento adequado pela sociedade. Controle negativo:castigos, sanções, até mesmo o isolamento do indivíduo que demonstre um comportamento desviante.

47 – O que se entende por igualdade de oportunidades? Ainda distante da realidade brasileira, seria que todos os indivíduos, independente de classe social, status ou qualquer outro fator, tivessem acesso aos mesmos meios de comunicação, saúde, educação, moradia com a mesma qualidade. Através da educação é possível minimizar as diferenças de oportunidades ainda existentes.

48 – Como se organiza o Estado no Brasil? Para que serve a Constituição? O que é soberania nacional? 
O Estado estabelece e cria leis, exerce autoridade sobre seu povo para garantir a ordem social e econômica em sua delimitação. Soberania nacional relaciona-se ao poder, autoridade suprema e independência (do Estado). A função da constituição é reunir normas que organizam os elementos constitutivos do Estado (população, governo e território).

49 – Referentes ao Censo 2000, quais as mudanças nas condições de vida e no perfil da população brasileira? Mudanças: condições de reprodução da população, diminuição da fecundidade e mortalidade, aumento da longevidade devido melhores condições de vida e saúde, papel da mulher atual dentro e fora do espaço doméstico, aumento de uniões consensuais e famílias diversificadas (pai e filhos, mãe e filhos, avós e netos,...)

50 – O que são os PCNs?
Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país, elaboradas pelo Governo Federal. O objetivo é propiciar subsídios à elaboração e reelaboração do currículo, tendo em vista um projeto pedagógico em função da cidadania do aluno e uma escola em que se aprende mais e melhor. Os PCN, como uma proposta inovadora e abrangente, expressam o empenho em criar novos laços entre ensino e sociedade e apresentar idéias do "que se quer ensinar", "como se quer ensinar" e "para que se quer ensinar". Os PCN não são uma coleção de regras e sim, um pilar para a transformação de objetivos, conteúdo e didática do ensino.

51 – Comente a frase:O grau de instrução de um povo promove automaticamente o crescimento econômico de um país
Quanto mais instruído um povo, melhor o desenvolvimento sócio-econômico de um país que passa a oferecer melhores produtos e serviços, torna-se mais competitivo e inserido no mundo globalizado.






1-Sociologia? – Ciência que estuda os fenômenos sociais analisando os homens em suas relações.

O que é Sociedade? - é o agrupamento de indivíduos entre os quais se estabelecem relações econômicas, políticas e culturais.

Projeto educativo: É um instrumento teórico-metodológico para a transformação da realidade.

- Um dos papéis que podem ser desempenhados pela educação é o de “despertar” os talentos que estejam ocultos e que podem contribuir para a atividade econômica do país e para a mobilidade social.

2 – Educação: - é ação exercida, pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social.

- Como se vê a escola como organização:
Um estabelecimento de ensino é uma organização complexa, que congrega atores diversos, exercendo várias funções, más com objetivos comuns.

 - Função do mestre: (professor) - contribuição essencial para formação de futuros cidadãos, (transmissor de saberes). - O papel do educador é o de transformador social
                                                                                                                                                                                                                                                               3-Objetivos da sociologia da educação – Pesquisar e investigar a realidade sócio-educacional, os processos educativos para a socialização do estudante e os fatores que intervém nos resultados escolares (evasão escolar, democratização do acesso a educação, reprovação escolar, as dificuldades os embates, e as dificuldades materiais).

Sociedade Capitalista – Individualismo, competição, produção em larga escala, comercialização e obtenção de poder e liderança.

Sociedade Socialista - Orientação coletiva, solidariedade, cooperação e afiliação.

4-Objetivo maior da sociologia – Produzir conhecimentos para a compreensão da constituição da realidade social (ou, compreender diferentes sociedades e culturas).

5-Positivismo: - Todo fato é passível de ser estudado desde que seja estudado objetivamente.

6-Agentes de Socialização: - Família, escola e mídia (meios de comunicação).

7-Conceitos básicos da sociologia da educação: - Conjunto de várias maneiras de transmitir e assegurar às outras pessoas os conhecimentos de crenças, técnicas e hábitos, desenvolvidos por grupos sociais do passado.

8-Função da educação: - Suscitar na criança um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade a que pertence considere como indispensáveis a todos os seus membros.

9-Algumas transformações que passou a humanidade, (fruto da sociologia): - Separação do homem dos meios de produção e do seu local de trabalho, urbanização e movimentos operários.

10-Prática social pedagógica: - Trabalhar problemas educacionais brasileiros como evasão escolar, democratização do acesso a educação, reprovação escolar, as dificuldades, os embates, as dificuldades materiais.

11-Sociologia na atual realidade brasileira: - Ajudar a pensar a educação, a forma como as pessoas se organizam na sociedade, a discução da realidade e dos problemas que afetam a educação e a formação dos professores.

12-Sociologia da educação: - É uma disciplina que estuda a realidade sócioeducacional e os processos educacionais para socialização do estudante. (investiga a escola como instituição social).

13-A importância da sociologia p/ futuros docentes: - Fornecer-lhes instrumentos para a análise da sociedade, ajuda-los a pensar o lugar da educação na ordem social e a compreeder as vinculações da educação com outras instituições (família, comunidade, igreja entre outras)

14-Corpo conceitual da sociologia da educação: - Processos sociais, socialização, poder, status, grupo social, ação social, mudança social entre outros.

15-Maneiras como o homem se comunica com outros tornando assim um ser social: - Linguagens e códigos.

16-Momentos de ruptura que geraram transf. no mundo: - Revoluções burguesas, revoluções francesas e revolução industrial, Capitalismo, uma nova sociedade industrial, Sociedade européia, Separação do homem dos meios de produção e do local de trabalho, Urbanização.

17-Fator determinante p/ criação da sociologia como ciência: - As novas formas de pensamento geradas em função das grandes mudanças como a separação do homem dos meios de produção e do local de trabalho, o processo de urbanização e as novas formas de organização da família e do trabalho.

18-Educação: - Conjunto de várias maneiras de transmitir e assegurar a outras pessoas os conhecimentos de crenças, tecnicas e hábitos que um grupo social já desenvolveu a partir de suas experiências de sobrevivência (Meksenas).

19-Função da escola: - Preparar o indivíduo para a vida adulta em sociedade, além de desenvolver suas potencialidades e capacidades individuais.   “Objetivo maior da escola”: (formar cidadão consciente).

20-Processo social: - Maneiras como os atores sociais se relacionam.

21-Status: - Lugar ou posição que o indivíduo ocupa na estrutura social - obs. Um indivíduo tem varios papeis na sociedade, ex. professor, é pai, é marido, pode ser um lider religioso e outros. – o comportamento do indivíduo está ligado aos pepeis que ele desempenha na socied.

22-Familia: - é vista como um órgão de controle social e agente de socialização

- Como Ariés define a infância? É uma concepção ou representação que os adultos fazer sobre os primeiros anos da vida do homem

- Mudança importante na vida das crianças e dos jovens: Uma das mudanças mais importantes foi a maneira como os adultos tratavam a sexualidade especialmente com as crianças, que deixam de ser “brinquedos” dos adultos por entender sua inocência infantil e são preservadas das “sujeiras da vida”.

- Como se dava o processo de socialização da criança antes da grande transformação da família? - O processo educativo da criança se dava muito pela prática, ou seja, as crianças aprendiam as coisas ajudando os adultos  a fazê-las.

- Para Ariés o que é paparicação? - é um sentimento superficial ligado a criança nos seus primeiros anos de vida, quando ainda é “engraçadinha”.

23-A difusão dos valores comuns que compõem a cultura de um grupo social se dá de que forma? – Por diversos meios de comunicação, família, escola.

24-O papel da educação diante da pluralidade cultural: - Conhecer os aspectos culturais de seu grupo possibilita a transformação do indivíduo em um ser social.

25-Processo educativo: - Se dá ao longo da vida, uma vez que é pela ação educativa que se aprende os papéis que devemos representar. Sempre que houver processo educativo está se falando de socialização (Pessoa)

26-Para o processo de socialização tem que haver: - Pessoas especializadas e a criação de instituições voltada para a tarefa educativa

27-Consolidação da sociologia como ciência: - Num momento de muitas turbulências causadas pela consolidação do capitalismo, conflitos, crescente urbanização e novas formas de pensamento.

28-Primeiro grande nome da sociologia: - Auguste Comte

29-Primeira importante contribuição de comte para consolidar a sociologia como ciência: - Elaborar leis que deveriam ser seguidas para que a vida em sociedade fosse possível. É ai que nasce o positivismo.

30-Comte e a Questão do consenso: - Apoiou a noção de consenso e não o via como problema e que o homem é um ser sociável apesar de nem sempre essa socialização se dar de forma tranquila ou pacífica.

31-Émilie Durkheim; - O primeiro a desenvolver trabalhos de pesquisa na sociologia.

32-Durkheim/Noção de Fatos Sociais: - A sociedade é como um conjunto de fatos sociais que só poderiam ser estudados se fosse tratados como coisas.

33-Para Durkheim: - Há dois tipos de sociedades; mecânica e orgânica, dependendo da intensidade dos laços que se unem os indivíduos.

34-Para Durk; - A religião seria um fenômeno universal de integração social.

35-Durk e os conflitos sociais: - Os conflitos são transitórios e poderiam ser resolvidos com a aceitação dos indivíduos em ocupar sua função e seu lugar na sociedade.

36-Professor, na visão de Durk: - P/ ele, o professor como parte responsável pelo desenvolvimento dos indivíduos, tem um papel determinante e delicado. Transmitir os conhecimentos adquiridos, sem tirar a autonomia de pensamento dos jovens.
- Professor – é um agente da formação integral dos alunos, ele pode criar as condições para as mudanças sociais que se fazem necessárias. – papel: transmissor de saberes. Importante função do mestre: contribuição essencial p/ formação de futuros cidadãos.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         
37-Durk atribuiu para o aluno dois seres inseparáveis, porém distintos: - Individual (Jovem bruto), formado pelo estado mental de cada pessoa, ‘a educação tem a função de desenvolver essa metade’. Outro lado do aluno, formado por um sistema de idéias que exprimem, dentro das pessoas.

38-Visão de Durk p/ a educação: - educação é um fato social e como tal pode ser estudada sociologicamente. A educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança, estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto. E uma socialização da jovem geração pela geração adulta. A educação tem como um dos seus fins garantir uma certa homogeneidade entre os membros da sociedade para possibilitar a vida social.

39-Karl Marx/Visão de sociedade: - Sociedade é um todo composto de várias partes como a economia, a política, e as idéias (a cultura). Para ele, as questões sociais estão diretamente ligadas à economia.

40-Marx / classe social: - Classe dominante x Classe dominada – mudança social estaria relacionada com a luta de classes, e a sociologia deveria ter como objetivo a transformação social que só aconteceria com a troca do capitalismo pelo socialismo.

41-Teoria Sociológica de marx: - Para que a transformação se realize a partir da atuação do proletariado, é preciso que a prática seja orientada pela teoria, (papel da sociologia). O materialismo dialético (corrente filosófica) propõe que, através de um embate e conflito surge uma terceira idéia.

42-A importância da sociologia da educação na formação do professor: - entre outras a sociologia fornece ferramentas para entender e trabalhar com as diferenças.

43-Visão de Marx para a educação: - o problema relacionado à educação tem uma base nos conflitos sociais como um todo, não está “descolado” da realidade. “A educação não é o lugar a partir do qual pode ter início a transformação revolucionária”.

44-Marx / Professor: - a atividade do professor não possibilitaria transformação que a sociedade necessitava por ser ele também parte do sistema. A atividade dele tem limites dados pela sua subjetividade enquanto ser social e por ser sujeito que também é educado pelo sistema no qual se insere.

45- Weber / Educação; - p/ ele a educação não é objeto de estudo, más acreditava que por meio da educação e dos sistemas escolares se dava a imposição da cultura dos valores da camada dominante da sociedade, o que garantiria a legitimação e reprodução social. Para ele, a educação, de certa forma geraria as desigualdades que há na sociedade em função do domínio e da burocratização dos sistemas escolares.

46- Cultura: - é a herança que o grupo social transmite a seus membros através da aprendizagem e da convivência social

Interação Social: - São as mútuas relações que são estabelecidas e desenvolvidas entre os indivíduos e os grupos sociais

47- Qual o objetivo Inicial da família?
Resp.   Satisfazer as necessidades básicas e a manutenção do seu grupo, e até mesmo garantir uma velhice mais tranqüila.

48- Como Ariés define a infância?
Resp. É uma concepção ou representação que os adultos fazer sobre os primeiros anos da vida do homem;

49- Para Ariés o que é paparicação?
Resp. É um sentimento superficial ligado a criança nos seus primeiros anos de vida, quando ainda é “engraçadinha”.

50- Como se dava o processo de socialização da criança antes da grande transformação da família?
Resp.   O processo educativo da criança se dava muito pela prática, ou seja, as crianças aprendiam as coisas ajudando os adultos a fazê-las.

51- Quando e como aconteceu a mudança no estilo de socialização da criança? (educação formal).
Resp. No final do século XVII quando teve início a chamada escolarização, (Áriés). Foi quando a escola substituiu a aprendizagem como meio de educação. As crianças eram mandadas para os colégios, onde mais uma vez seriam separadas da família. (Formal)

52- Cite uma mudança importante na vida da criança e dos jovens com as grandes transformações:
Resp.  Uma das mudanças mais importantes foi a maneira como os adultos tratavam a sexualidade com os jovens e especialmente as crianças. Elas deixam de ser “brinquedos” dos adultos por entender sua inocência infantil e são preservadas das “sujeiras da vida”.

53- Quais são os traços marcantes na infância que impõe a necessidade de ter uma formação no colégio e não mais apenas no seio da família?
Resp.  O despreparo para a vida da criança em sociedade: “Falta tudo”, condições de sobreviver sozinha, de valores, de regras. Tudo precisa ser ensinado

54- Como Rousseau via o processo de socialização da criança?
Resp. Via como uma agressão à natureza pura da criança e quase como uma violência, impor qualquer tipo de educação formal à criança. Entendia que não se conhecia direito a criança e nem se sabia exatamente como ela era. Para ele, a criança nasce pura, é pura e deve conservar essa pureza e só pode ser colocada num colégio só quando ela tiver noção do que está interagindo.

55- Qual a melhor maneira de combater as questões da indiferença política e o individualismo?
Resp.   Resgatando valores como dignidade, respeito ao próximo, ao espaço público e a si mesmo, contra o consumismo, a apatia diante das injustiças.

56 - O que é Estratificação? - é um conjunto de posições hierarquizadas, segundo o que a sociedade considere importante, como poder, propriedade, riqueza ou prestígio, ou seja, uns mandam e outros obedecem.

57 - Fatores que determinam a hierarquização e estratificação: - Ser ou não  proprietário de determinados bens ou através da profissão do indivíduo.

58 - Riqueza: - é a variável mais relevante em termo de estratificação. (Quanto mais rico for mais alta será a posição na estrutura social).

59 - Castas: - Os sistemas sociais mais conhecidos quando se fala em estratificação, (na Índia) um sistema permanente hereditário. O critério para a definição de cargos e profissões se dava pela hereditariedade. (não há mobilidade).

60 - Um reflexo de estratificação no âmbito educacional atual no Brasil: a dicotomia (divisão) que ocorre entre a escola pública e a privada.

61 - Educar e Treinar: (Pedro Demo): Educar é algo criativo, significa o horizonte em profundidade na formação da personalidade, é despertar e desabrochar a capacidade própria como sujeito de si mesmo. Treinartreinamento é algo técnico. Na realidade brasileira o que se vê, nas posições inferiores é uma educação burocrática voltada mais para o treinamento.

62 – Mobilidade social: – É o movimento de um indivíduo ou grupo de uma posição social para a outra e pode ser horizontal ou vertical.

63 – Posição social: - Se dá através de parentesco, da raça, da etnia, da nacionalidade, a posição econômica, da ocupação, do partido político, do sexo, da idade, da religião, e é claro da educação.

64 – Mobilidade vertical ascendente – é aquela na qual o indivíduo ou grupo sobe na escala social.

65 – Mobilidade vertical descendente – é aquela na qual se implica na queda de posição do indivíduo ou grupo, e a isso implica também a perda de poder, de prestígio e até mesmo o empobrecimento.

66 – A mobilidade pode ser inter e intergeracional, (classificação que está relacionada com o período de vida do indivíduo). Primeiro caso em que o filho acaba ocupando melhores posições do que seus pais na escala social. Segundo caso acontece com a variação de posições ocupadas pelo indivíduo ao longo de sua vida.

67 – O avanço econômico, assim como a expansão do setor terciário e,sobretudo o avanço da informática e das telecomunicações deve ser um bom caminho pra se ter uma mudança de posição na estrutura social. Na medida em que o indivíduo busca especialização, vê aumentar suas chances de ascensão social.

68 – A importância do Estado no processo de mobilidade social – Contribui por meio da ampliação de políticas públicas voltadas para a área social e econômica que impliquem em mudanças na estabilidade do país.

69 – A educação como forma de mobilidade social: - A educação é um meio pelo qual se pode alcançar uma formação diferenciada e atualizada e por conseqüência uma mudança na escala social.

70 – Preocupação de Pierre Bourdieu com as desigualdades na educação: - A educação pode se constituir em mecanismo de reprodução social, manter e até legitimar as desigualdades sociais, inviabilizando a mobilidade social. A camada dominante impõe sua cultura aos demais segmentos da população, internalizando esses valores e desvalorizando os seus, sem se dar conta disso (estilo de vida, hábitos e símbolos da camada dominante, a escola acaba legitimando essa cultura e impõem esses valores às demais camadas da sociedade).

71 – Objetivos dos movimentos sociais – Nem sempre está em busca de mudança e transformação. Há os movimentos conservadores (não querem mudanças más que continue como está). Ex. de movimento conservadorista, os ruralistas no Brasil, que são contra a reforma agrária, ao contrário do MST que quer a reforma por ver nela uma possibilidade de minimizar as desigualdades sociais no campo.

72 – Mudanças racionária, conservadora e progressista – A mudança progressista é a única que se pode avançar em direção ao desenvolvimento social. No caso da racionária e conservadora não buscam avançar más preferem a manutenção do status.

- O crescimento econômico e a riqueza de um país nem sempre reflete na educação, basta observar os indicadores sociais, (taxa de natalidade e de mortalidade, expectativa de vida, mortalidade infantil, taxa de analfabetismo e outros).

- Más é inegável que o nível de escolaridade está intimamente ligado ao grau de desenvolvimento econômico.

- O desenvolvimento social implica em qualidade de vida para a população, independente do desenvolvimento econômico;


se gostar deixe seu comentário..........um abraço galera!