Páginas

Minha foto
são paulo, zona leste, Brazil

terça-feira, 26 de abril de 2011

Sociologia da Educação - módulo 1


Módulo 1 - Sociologia da Educação - Unicid
1. Sendo a sociologia da educação uma ciência humana produtiva de conhecimentos específicos que levaria a discussão da democratização e do papel do ensino. Aponte e explique os comentários sociológicos que embasa
 A sociologia tem três linhas  explicativas fundada pelos seus autores clássicos, 1ª - A Positivista-Funcionalista, tendo como fundador Auguste Comte e Émile Durkheim, que deu prosseguimento, para Durkheim a educação é um fato social que levaria a sociedade a uma ordem estabelecida.
2ª - a sociologia compreensiva iniciada por Max Weber, para ele, para entender a sociedade é necessário entender a ação do homem em sociedade. Seu metodo de investigação se concentra num tipo ideal que pode analisar e explicar a conduta do homem.
3ª - a linha de explicação sociológica dialética, iniciada por Karl Marx , para ele a sociedade estava dividida em classe social (burguesia e proletariado) e as transformações só ocorreriam mediante a luta destas classes, encarando a educação como fonte de transformação pois estimularia a reflexão crítica diante da exploração da sociedade capitalista. Estas teorias dão embasamento para o estudo dos processos sociais do ensino e da aprendizagem.

 2. Por que podemos afirmar que a partir da decada de 80 consolidam-se as reflexões sobre os problemas educacionais entendendo o processo educacional como conjunto de relações externas e internas.
Porque a partir deste momento com o fim da ditadura e a abertura política e com a Constituição de 1988, consolidam-se os estudos marxistas e os questionamentos sobre o caráter ideológico do material didático. E com a promulgação de uma nova constituição e também o restabelecimento da ordem democrática.

3. O que é sociologia?
É uma das ciências humanas que estuda as unidades que formam a sociedade; ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Ela tenta explicar a vida social durante o surgimento do capitalismo.

4. Quem foram e o que pensavam os 1os. Sociólogos?
Auguste Comte, Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber.Comte – para ele, a sociedade era passível de ser controlada por regras, normas e leis (Estado); a sociologia se encarregava de fornecer os instrumentos de controle da sociedade (positivismo). Atribuiu pela 1ª. Vez o uso da palavra sociologia.Marx – para ele, a sociedade é composta de economia, política e idéias (cultura), considerou o capitalismo como o pior tipo de sociedade, escreveu sobre o comunismo; fundamentou vários movimentos sociais e regimes políticos.Durkheim -  a ele é atribuído os 1os. Trabalhos de pesquisa na sociologia e da sociologia da educação. Em sua concepção, a sociedade é um conjunto de fatos sociais que só poderiam ser estudados e tratados como coisa.Weber – preocupava-se com o estudo da ação social e da interação, vistas por ele como processo básico de constituição social, da cultura e da própria sociedade. Para ele, o equilíbrio social é dado através da padronização na forma de pensar e agir.

5. Qual a relação das teorias sociológicas e a educação?
As teorias sociológicas servem como instrumento para que os educadores vejam não somente o aluno, mas o contexto macrosocial e político como a sociedade, a escola, as famílias e a prática docente e possam utilizar esta ferramenta a seu favor e a favor do aluno para melhor desenvolvimento educacional.

6. Faça um resumo do papel da educação no Brasil.
A educação durante o séc. XX foi vista como uma forma de pacificar a sociedade, formando trabalhadores treinados para as novas exigências do mercado de trabalho.Com a chegada do século XXI e da Era da Informação, as discussões sobre o papel da educação no Brasil são retomadas pela intelectualidade e da inserção do aluno na sociedade.

7. Fale da educação e a família no Brasil.
A educação foi organizada para as elites econômicas. No período colonial foi marcada pelo desejo da elite adquirir cultura branca européia e diferenciadas dos negros e nativos.Em 1808, com a chegada da família real foram criados cursos superiores, houve a criação da imprensa, mas o ensino fundamental continuou desprezado.O ensino secundário transformou-se no preparo para candidatos para o ensino superiorNa virada do séc XIX para XX, as discussões sobre o papel da educação estavam acirrados e sua importância valorizada.

8. Que transformações a família sofreu na sociedade?
Pode-se analisar as transformações em 2 níveis: de estrutura e de funções.Até meados do séc. XX,as famílias eram extensas e nucleares, com diversos membros morando em amplos espaços. Após este período as famílias eram compostas por 2 adultos(pai e mãe) e seus filhos morando em espaços menores e mais funcionais.  Atualmente nota-se a existência de famílias diferenciadas com apenas 1 adulto e filhos, casais homossexuais, avós e netos, ...A função com maior alteração foi a econômica após a revolução industrial:as mulheres entram em força no mercado de trabalho, o local de trabalho não é mais o de moradia, criando-se a privacidade familiar, etc.

9. Como foi o trabalho de Airès?
O trabalho de Philippe Airès intitulado “História Social da Criança e da Família” trata da descoberta da infância na Renascença e do surgimento do que o autor chamou de sentimento da infância (sentimento este desconhecido na Idade Média), sendo para ele, o tempo que a criança interage com a família, é paparicada, houve a percepção de inocência e fraqueza da infância.Para Airès, a juventude é a idade privilegiada do séc. XVII. A infância do séc. XIX e a adolescência do séc. XX.

10. Como surgiram os 1os. Colégios.
As 1as. Escolas surgiram através dos filósofos. Eles pregavam em praças públicas e possuíam discípulos que os seguiam.Existiam os sofistas (falsos filósofos) que faziam da filosofia um comércio.No Brasil, os 1os. Educadores foram os jesuítas para catequizar os índios, tornando-os mais dóceis e facilitando o domínio de terras. O 1º. Colégio no Brasil foi fundado em São Paulo, no Pátio do Colégio.

11. Fale da escola como organização
A escola é o espaço próprio da educação formal. Seu principal objetivo é a formação do homem consciente, com desenvolvimento da autonomia intelectual, fortalecimento do pensamento crítico e comportamento ético.O respeito à individualidade e liberdade é fundamental para o aprendizado. Assim, a vida organizacional não deve ser vista de forma mecânica: todos devem participar do processo educativo.De acordo com Gareth Morgan, a escola é um organização vista como máquina, cérebro, organismo, cultura, sistemas de governo, prisão psíquica, fluxo e transformação, e instrumento de dominação.

12. Explique como são os padrões sociais de comportamento
São constituídos historicamente ao longo do desenvolvimento da sociedade, de acordo com regras, normas e valores sociais de cada época.É por meio do controle social que a sociedade consegue pressionar seus membros no sentido de apresentarem o comportamento esperado de acordo com os papéis que cada indivíduos representa, sempre n sentido de reforçar as atitudes e os valores permitidos e aceitos socialmente.

13. O que são comportamentos desviantes?
É o comportamento na qual não é aceito pela maioria da sociedade. Não é padrão; pois o que é aceito por uma sociedade pode não ser aceito por outra e vice-versa.

14. O que é conformidade? Qual a diferença do Conformismo?
Fala-se de conformidade quando a ação social é orientada para uma norma (ou cjto de normas) que definem os limies do comportamento considerando permitido, delimitado, definido ou esperado.Já o conformismo é a atitude de quem se conforma com todas as situações sociais, incluídas aí as normas e regras impostas, sem necessariamente pensar sobre elas.15 – Quais os fatores que geram a mudança social?Os fatores determinantes da mudança podem ser geográficos, biológicos, sociais e culturais. O conflito também é um aspecto transformador.

16. O que é estratificação social?
É um conjunto de posições hierarquizadas segundo o que a sociedade considera importante, como poder, propriedade, riqueza ou prestígio. Um exemplo disso é a estratificação decorrente da profissão dos indivíduos.

17. Como a educação influencia a estratificação social?
A escola é uma das instituições que tem entre suas funções o controle social, exercido das mais diversas formas, dentro do sistema educacional. Mais ou menos autoritária, a escola terá características da sociedade na qual se insere.Quando se fala em estratificação social e educação, deve-se analisar a posição da família que é determinante pelas condições de acesso à própria educação, a permanência na escola e a qualidade do ensino.A dicotomia entre a escola pública e privada é um reflexo da estratificação que se verifica na sociedade como um todo.

18. O que é mobilidade social?
Consiste no movimento de um indivíduo ou de um grupo no sistema de estratificação que existe na sociedade à qual pertence; movimento este de uma posição para outra, podendo ser horizontal ou vertical.

19. Qual a relação da educação com os movimentos sociais?
A educação se integra aos movimentos sociais porque não é possível pensar em sociedade sem essa chamada “3ª via” que é exatamente a sociedade civil organizada de alguma forma. Em 2º. Lugar, mesmo que muitas vezes não surjam da educação sistemática, se reflete ou se expressa na escola em forma de debates, seminários e outras manifestações.

20. Qual o conceito de Estado?
Objeto das ciências sociais, é uma das instituições políticas, uma das formas de controle social através de leis, normas e constituição por meio de um governo supremo que exerce autoridade sobre seu povo, dentro de um território delimitado, com direito a regulamentação de ordem econômica e social. Ao conceito de Estado ligam-se os conceitos de soberania e autonomia.

21. Qual o papel do Estado na educação no Brasil?
O estado implementa políticas públicas na educação, direcionando o processo educativo para o atendimento de seus próprios interesses.O estado faz a manutenção das instituições escolares, concede bolsas e outras formas de créditos para a educação e normaliza o sistema educacional como um todo.

22 – Fale sobre como a educação pode mudar as desigualdades sociais.
A educação é uma condição básica para o desenvolvimento tanto individual quanto de um país.Com a globalização, houve o aumento de competitividade e a busca por maior produtividade gerou a necessidade de qualificação de mão-de-obra. Nesse contexto, a educação adquire uma importância maior, devido seu importante papel no processo de preparação e atualização.

23 – Qual a rotina dos menos iguais?
Os menos iguais são aqueles que não desfrutam dos mesmos bens e serviços que as camadas privilegiadas, como boas moradias, saúde, escolas...A vida então é dura e mais difícil, devido a não ter acesso aos mesmos privilégios que as classes mais abastadas.

24 – Quais as causas do fracasso escolar no Brasil?
A família, suas condições sociais, seu capital cultural e financeiro, a repetência e ou a evasão escolar (pode desestimular o aluno).

25 – Qual o papel do professor na sociedade?
Na escola, o professor exerce um tipo de poder e tem a capacidade de influenciar o aluno. Muitas vezes, o ofício é desvalorizado no Brasil por conseqüência do descaso do poder público, apesar de ser uma profissão de portadores de cultura formal.

26 – Como podemos democratizar a educação no Brasil?
Através da busca da igualdade de oportunidades, pois é um direito da população e um dever do estado.

27  - A organização interna da escola não pode ser vista de forma mecânica e sim como cultura. Você concorda? Justifique
Concordo; pois cultura é significado, compreensão e sentidos compartilhados. O respeito à individualidade e liberdade é fundamental para o aprendizado. Assim, a vida organizacional não deve ser vista de forma mecânica: todos devem participar do processo educativo.

28 - Durante um longo período se pensou o fracasso escolar relacionado com a inteligência do aluno.  Porque hoje essa ideia não prevalece mais?
O estudo da sociedade e suas interações sociológicas fez com que se percebesse de forma macro as dificuldades que o aluno enfrenta e as causas do fracasso escolar. Pode-se dizer que as principais causas são a falta de estrutura familiar (seja por falta de recursos financeiros ou culturais), falta de incentivo ao aluno, a repetência e a evasão escolar.

29- Liste 6 características de um professor pesquisador ou investigador
O professor deve ter uma visão macrossocial (deve perceber o aluno, a sociedade e todo o entorno para entender as necessidades, dificuldades, etc.) para entender melhor o universo na qual atua. Deve sempre se atualizar; pois as mudanças são constantes; deve ser paciente e calmo; organizado; disciplinado.

30- A partir da ideia de que sala de aula é um espaço de comunicação analise a relação professor x aluno
A sala de aula é um espaço físico e social, de construção cognitiva, de interação e desenvolvimento social de sujeitos que possuem diversas visões de mundo.As relações humanas, embora complexas, são peças fundamentais na realização comportamental e profissional de um indivíduo. Desta forma, a análise dos relacionamentos entre professor/aluno envolve interesses e intenções, sendo esta interação o expoente das conseqüências, pois a educação é uma das fontes mais importantes do desenvolvimento comportamental e agregação de valores nos membros da espécie humana.O trabalho do professor em sala de aula, seu relacionamento com os alunos é expresso pela relação que ele tem com a sociedade e com cultura. ABREU & MASETTO (1990: 115), afirma que “é o modo de agir do professor em sala de aula, mais do que suas características de personalidade que colabora para uma adequada aprendizagem dos alunos; fundamenta-se numa determinada concepção do papel do professor, que por sua vez reflete valores e padrões da sociedade”.

31 - Descreva a importância do processo educativo como processo de socialização de um indíviduo.
A educação constitui um processo de transmissão cultural no sentido amplo do termo (valores, normas, atitudes, experiências, imagens, representações) cuja função principal é a reprodução do sistema social. A educação é antes de tudo o meio pelo qual a sociedade renova perpetuamente as condições de sua própria existência. A sociedade só pode viver se dentre seus membros existe uma suficiente homogeneidade. A educação perpetua e reforça essa homogeneidade, fixando desde cedo na alma da criança às semelhanças essenciais que a vida coletiva supõe.

32 - Segundo Rousseau: O homem nasce bom a sociedade o corrompe. Analisando esta premissa, descreva qual é a função da educação
Rousseau entende que os homens, por mais que possuam em si, potencialmente todas as faculdades que Irão se desenvolver, precisam de agentes externos para que iniciem tal processo. E, segundo ele, o mal não reside na natureza humana, mas nas estruturas sociais.A educação mudaria as pessoas e a sociedade, como um todo; pois trata-se de educar o cidadão para forjar uma nova sociedade. É através da Educação que se busca a formação, a educação deve ser o fio condutor para a liberdade de espírito e postula créditos para viver em harmonia com a natureza.

33 - A escola reproduz o modo de vida da sociedade. De que forma o preconceito se manifesta na escola?
A sociedade brasileira é constituída por uma diversidade étnica e cultural, a qual deve ser contemplada no espaço escolar, para que se reconheça a pluralidade das vivências dos diferentes grupos sociais da comunidade onde a escola está inserida. No processo educacional, surgem divergências na relação escola e sociedade que acabam interferindo no processo educacional. Essas divergências se manifestam nas atitudes e condutas que predispõem a maneira de o indivíduo atuar, pensar e perceber, de modo coerente, com seu juízo favorável ou desfavorável, outra pessoa ou objeto. É o preconceito, assumido como um julgamento sobre pessoas, estruturas sociais e objetos, fundado sobre bases insuficientes de experiência e caracterizado por um componente emocional negativo.

34 - Segundo Marx, o homem é um ser social, constituído historicamente. Qual o papel da educação na sociedade considerando essa afirmativa
A educação tem o papel de identificar os elementos culturais na qual necessitam ser assimilados pelos indivíduos da sociedade e descobrir quais as melhores formas de atingir tal objetivo.

35 - Descreva o papel da educação formal destacando a função da escola e do professor
A educação tem o papel de identificar os elementos culturais na qual necessitam ser assimilados pelos indivíduos da sociedade e descobrir quais as melhores formas de atingir tal objetivo. A educação formal é dada na escola e o professor é o ator principal para que o aluno assimile, aprenda, desenvolva sua intelectualidade e atinja os objetivos da educação.

36 - Explique as transformações sociais ocorridas na transição do séc. XIX para o século XX que foram decisivas para a constituição da Sociologia como ciência.
 As transformações ocorridas, na estrutura econômica com a Revolução Industrial e na estrutura política com a Revolução Francesa, trouxeram crises e desordens na organização da sociedade, o que levou alguns pensadores a concentrar suas reflexões sobre as suas conseqüências.A evolução das ciências estava diretamente ligada à necessidade de controlar a natureza e compreendê-la.Nesse período de transição XIX para o XX a Sociologia se constituiu como ciência, inicialmente por Auguste Comté ( o 1º a utilizar o termo sociologia), seguido de Durkheim, Marx e Weber.

37 - Quais são os pilares que embasaram as propostas de modernização da sociedade tendo como base o final do século 19 e o inicio do século 20? Aponte uma das conseqüências desta ideologia de modernização.
As transformações ocorridas, na estrutura econômica com a Revolução Industrial e na estrutura política com a Revolução Francesa, trouxeram crises e desordens na organização da sociedade, o que levou alguns pensadores a concentrar suas reflexões sobre as suas conseqüências.A evolução das ciências estava diretamente ligada à necessidade de controlar a natureza e compreendê-la.Nesse período de transição XIX para o XX a Sociologia se constituiu como ciência, inicialmente por Auguste Comté ( o 1º a utilizar o termo sociologia), seguido de Durkheim, Marx e Weber.

38 – A partir das transformações pelas quais passou a humanidade, das quais a sociologia é fruto, cite 3 problemas que passaram a ser estudados pela nova ciência.
- A Revolução Industrial que trouxe novas formas de organização do trabalho e da família;- Crises e conflitos, especialmente pelo rompimento entre o capital e o trabalho que divide e agita a sociedade;- Separação do local de trabalho do local de moradia, com valorização da privacidade e da vida em família.

39 – A partir do que aprendeu, qual a importância que você atribui à Sociologia da educação no Brasil?
A Sociologia da Educação tem a preocupação em democratizar o ensino no Brasil; seus profissionais trabalham no sentido de pensar a realidade brasileira e fornecer subsídios para a implementação de políticas públicas voltadas para as necessidades dos menos favorecidos.

40 – Pesquise o Renascimento em livros de História da Arte. Trace suas características gerais.
Surgiu na Itália e espalhou-se pela Europa. Nos séculos XIV,XV e XVI deu-se grande movimento de renovação de letras, ciências e artes. Pensamentos: humanismo – preocupação em desenvolver o corpo e o espírito, interesse pelo conhecimento enciclopédico. Destaques: Maquiavel, Camões, Shakespiere, Da Vinci.

41 – Como avaliaria a escola onde atua em termos de organização?
A escola sofre constantes mudanças com o intuito de atingir seu objetivo que é a formação do homem consciente. Para isso, a escola deve sempre analisar seus indicadores de desenvolvimento , entre eles: organização e desenvolvimento escolar, participação da comunidade educativa, níveis de formação de docentes...

42 – Percebendo a escola como organização, faça uma reflexão sobre a necessidade de se investir em estruturas que promovam a relação e a partilha entre o estabelecimento de ensino e outros componentes do sistema educativo. Como você vê essa questão?
A escola está sempre se (re)construindo e não pode deixar de ser flexível e aberta a mudanças, nela abre espaço para a visão pluralista da partilha de valores e interesses. O professor é mutável, com uma constante redefinição e diversificação de funções. A escola deve ser questionada sempre.

43 – Diante da premissa de que a escola tem, entre as suas funções, a tarefa de promover a mudança social, tentar formar cidadãos conscientes, como você tem feito isso na escola?
Através do incentivo, da didática e da forma de ver o aluno, a escola tem condições de formar cidadãos mais conscientes. A forma de ensino/aprendizado atual é mais multidisciplinar e multimídia se comparado a métodos tradicionais o que inclui o aluno no mundo atual.

44 – Como sua escola vem tratando a questão dos alunos que apresentam algum tipo de comportamento que não está dentro dos padrões esperados?
A escola procura diversas maneiras e métodos para a integração do aluno; seja através de aulas de reforço, conversas com o aluno e com os responsáveis; seja através de recursos didáticos (como a utilização de mais elementos lúdicos como auxiliar no desenvolvimento do aluno), sempre de forma a integrá-lo.

45 – Sua escola tem um código de normas e condutas a ser seguido pelos alunos?
Sim, os alunos devem respeitar horários, cumprir metas estabelecidas (entrega de trabalhos, realização de provas, etc.), usar uniforme, respeitar colegas e funcionários (incluindo professores, coordenadores, seguranças, etc.), ...

46 – Como se faz o controle dos alunos na escola? Especifique os mecanismos utilizados em termos de controle positivo quanto de controle negativo.
Através de agentes socializadores que reforçam os valores e as atitudes permitidos e aceitos socialmente. Controle positivo: estabelece um comportamento adequado pela sociedade. Controle negativo:castigos, sanções, até mesmo o isolamento do indivíduo que demonstre um comportamento desviante.

47 – O que se entende por igualdade de oportunidades?
Ainda distante da realidade brasileira, seria que todos os indivíduos, independente de classe social, status ou qualquer outro fator, tivessem acesso aos mesmos meios de comunicação, saúde, educação, moradia com a mesma qualidade. Através da educação é possível minimizar as diferenças de oportunidades ainda existentes.

48 – Como se organiza o Estado no Brasil? Para que serve a Constituição? O que é soberania nacional?
O Estado estabelece e cria leis, exerce autoridade sobre seu povo para garantir a ordem social e econômica em sua delimitação. Soberania nacional relaciona-se ao poder, autoridade suprema e independência (do Estado). A função da constituição é reunir normas que organizam os elementos constitutivos do Estado (população, governo e território).

49 – Referentes ao Censo 2000, quais as mudanças nas condições de vida e no perfil da população brasileira?
Mudanças: condições de reprodução da população, diminuição da fecundidade e mortalidade, aumento da longevidade devido melhores condições de vida e saúde, papel da mulher atual dentro e fora do espaço doméstico, aumento de uniões consensuais e famílias diversificadas (pai e filhos, mãe e filhos, avós e netos,...)

50 – O que são os PCNs?
Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país, elaboradas pelo Governo Federal. O objetivo é propiciar subsídios à elaboração e reelaboração do currículo, tendo em vista um projeto pedagógico em função da cidadania do aluno e uma escola em que se aprende mais e melhor. Os PCN, como uma proposta inovadora e abrangente, expressam o empenho em criar novos laços entre ensino e sociedade e apresentar idéias do "que se quer ensinar", "como se quer ensinar" e "para que se quer ensinar". Os PCN não são uma coleção de regras e sim, um pilar para a transformação de objetivos, conteúdo e didática do ensino.

51 – Comente a frase:O grau de instrução de um povo promove automaticamente o crescimento econômico de um país
Quanto mais instruído um povo, melhor o desenvolvimento sócio-econômico de um país que passa a oferecer melhores produtos e serviços, torna-se mais competitivo e inserido no mundo globalizado.