Páginas

Minha foto
são paulo, zona leste, Brazil

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Arte e Formação de Professores - (Provas OnLine-N2)

Minha N2 - 15/07

Resultado final : 2

ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

1. Monumentos megalíticos são enormes construções de pedra, toscamente lavradas.


  • A denominação que corresponde a grandes blocos de pedra erguidos verticalmente é chamada de

  •  menir.
  •  crontiques.
  •  dolmens.
  •  alinhamento.

2. Assim como no teatro, também no cinema quem se destaca como o elemento provocador de todo o desenvolvimento da "história a ser contada" é o


  •  público.
  •  corpo de figurantes.
  •  ator.
  •  roteirista.

3. A definição "é qualquer lugar possível de uma ‘atuação teatral’ de um ator.E tal lugar pode ser um salão, uma rua, uma casa, uma igreja etc."refere-ao


  •  ambiente.
  •  cinema.
  •  palco.
  •  teatro.

4. O cinema foi a última das artes a aparecer. Por isso, é chamado de "A Sétima Arte".


  • Quais foram as condições tecnológicas que possibilitaram o aparecimento do cinema no final do século XIX?

    I. O aparecimento da animação computadorizada.
    II. O desenvolvimento da fotografia.
    III. A descoberta da eletricidade.
    IV. O desenvolvimento das imagens sequenciadas, que geram a ilusão do movimento.

    Os itens corretos são:

  •  I, II, III e IV.
  •  somente II, III e IV.
  •  somente I, III e IV.
  •  somente I, II e III.

N2 do colega Ary Júnior

Prova concluída com sucesso!!!

Resultado final : 2

ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

1. No quadro As Meninas, Velázquez fez desaparecer o distanciamento entre obra e observador, criando a ilusão de que


  •  o pintor é quem está sendo retratado.
  •  a obra é algo estático.
  •  o pintor está olhando para dentro do quadro.
  •  o observador é quem está sendo retratado.

2. No quadro Guernica, que tipo de expressão Picasso objetivou dar à obra?


  •  Dor.
  •  Confusão.
  •  Alegria.
  •  Tranquilidade.

3. O quadro abaixo é uma obra de Claude Monet (1840-1926), artista francês do século XIX, representante máximo do movimento chamado Impressionismo.


  • Quais são as principais características do Impressionismo?

  •  Captar a impressão das cenas pintadas, ou seja, suas cores, sua vida, seu movimento, através de pinceladas rápidas.
  •  Expressar ideias e sentimentos em formas, independentemente das imagens da natureza.
  •  Captar a impressão do mundo, ou seja, com desenho preciso e descritivo.
  •  Expressar emoções fortes, distorcendo a forma das coisas em favor do que o artista quer expressar.

4. Qual o estilo artístico que mais marcou a arquitetura da Idade Média?


  •  Barroco.
  •  Medieval.
  •  Neoclássico.
  •  Gótico.


Para visualização das Videoaulas online no Portal Ava é necessário a instalação do plugin do Flash Player 9 ou Superior.
Faça o download gratuito aqui.

ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

1. Quais são os principais elementos de uma música?

  • Ritmo, intensidade e volume.
  • Melodia, harmonia e ritmo.
  • Cores, melodia e ritmo.
  • Harmonia, timbre e altura.

2. O poder expressivo e a beleza do corpo humano foram os dois ideais que a Renascença encontrou realizados na arte

  • contemporânea.
  • clássica.
  • moderna.
  • surrealista.

3. Qual foi o maior artista do Barroco brasileiro e em que consistiu a sua obra?

  • Candido Portinari, responsável pelo projeto de Brasília.
  • Tarsila do Amaral, responsável apenas pelos principais altares das igrejas barrocas de Salvador.
  • Aleijadinho, responsável pelo projeto e ornamentação de várias igrejas, além de conjuntos de esculturas importantes de igrejas no estado de Minas Gerais.
  • Candido Portinari, artista que retratou a identidade e as questões sociais do Brasil em pinturas de grande expressividade.

4. Em que área ocorreu a principal expressão do gótico?

  • Na arquitetura.
  • Na pintura.
  • No teatro.
  • Na escultura.

1. A foto abaixo mostra o Arco do Triunfo em Paris, construído por ordem de Napoleão Bonaparte.

·                     A que momento da História da Arte pertence esse monumento e quais são as suas características?
·                      Arte abstrata (século XX): buscava a expressão pelas formas e cores, desligada da arte figurativa.
·                     Neoclássico (início do século XIX): buscava a retomada dos modelos e dos valores clássicos.
·                     Barroco (século XVII e XVIII): buscava o apelo às emoções e o impacto do observador.
·                     Arte romana (século I a.C. a V d.C.): buscava exaltar o poderio e as conquistas dos seus imperadores.

2. O cinema foi a última das artes a aparecer. Por isso, é chamado de "A Sétima Arte".

·                     Quais foram as condições tecnológicas que possibilitaram o aparecimento do cinema no final do século XIX?
I. O aparecimento da animação computadorizada.
II. O desenvolvimento da fotografia.
III. A descoberta da eletricidade.
IV. O desenvolvimento das imagens sequenciadas, que geram a ilusão do movimento.
Os itens corretos são:
·                     somente II, III e IV.
·                     I, II, III e IV.
·                     somente I, II e III.
·                     somente I, III e IV.

3. Monumentos megalíticos são enormes construções de pedra, toscamente lavradas.
A denominação que corresponde a grandes blocos de pedra erguidos verticalmente é chamada de 

·                     crontiques.
·                     alinhamento.
·                     menir.
·                     dolmens.

4. O que diferenciou o teatro óptico de todas as invenções anteriores e que o aproximou do cinema foram as imagens projetadas em uma tela

·                     transparente ou em uma parede colorida.
·                     transparente ou em uma parede branca.
·                     branca ou em uma parede branca.
·                     colorida ou em uma parede branca

ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Parte superior do formulário
1. A definição "é qualquer lugar possível de uma ‘atuação teatral’ de um ator.E tal lugar pode ser um salão, uma rua, uma casa, uma igreja etc."refere-ao

·                 teatro.
·                 ambiente.
·                 palco.
·                 cinema.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Logo após Shakespeare, que francês despontou como mais um dos expoentes da nossa cultura?

·                 Corneille.
·                 Drury Lane.
·                 Edward Dayes.
·                 Molière.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Como é chamada a arte de anotar, sobre o papel, os passos e as regras do bailado, os gestos, os movimentos, a localização no palco?

·                 Ensaio.
·                 Interpretação.
·                 Planejamento.
·                 Coreografia.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Quais são os principais elementos de uma música?

·                 Ritmo, intensidade e volume.
·                 Harmonia, timbre e altura.
·                 Cores, melodia e ritmo.
·                 Melodia, harmonia e ritmo.

Parte inferior do formulário
ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Parte superior do formulário
1. A escultura, em suas manifestações máximas, sobretudo nos retratos, adquire um caráter

·                 idealista.
·                 materialista.
·                 realista.
·                 subjetivo.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Nos séculos XV e XVI surgiu uma nova visão de mundo segundo a qual o homem era o centro do universo. Quem representava essa visão?

·                 O Renascentismo.
·                 O Barroquismo.
·                 O Modernismo.
·                 O Antropocentrismo.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. O quadro abaixo, chamado A Deposição de Cristo, é uma obra de Caravaggio, um dos gênios do Barroco italiano.

·                Quais são as principais características da arte barroca?

I. Apelo às emoções do observador.
II. Mitologia grega como tema.
III. Privilegiamento da profundidade e dos volumes.
IV. Uso dos efeitos impactantes das cores.

Os itens corretos são:

·                 I, II, III e IV.
·                 somente I, III e IV.
·                 somente II, III e IV.
·                 somente I, II e III.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Quantos elementos constituem a linguagem visual?

·                 Cinco.
·                 Sete.
·                 Seis.
·                 Quatro.

Parte inferior do formulário
2. Pode-se dizer que música é a arte dos sons,


·                combinados de acordo com as variações da altura, proporcionados segundo a sua duração e ordenados sob as leis da estética. A música é composta de quantos elementos fundamentais?

·                Quatro.
·                Dois.
·                Três.
·                Cinco.

3. Logo após Shakespeare, que francês despontou como mais um dos expoentes da nossa cultura?

·                Molière.
·                Edward Dayes.
·                Drury Lane.
·                Corneille.

4. O quadro abaixo, chamado A Deposição de Cristo, é uma obra de Caravaggio, um dos gênios do Barroco italiano.

·                Quais são as principais características da arte barroca?

I. Apelo às emoções do observador.
II. Mitologia grega como tema.
III. Privilegiamento da profundidade e dos volumes.
IV. Uso dos efeitos impactantes das cores.

Os itens corretos são:

·                somente II, III e IV.
·                somente I, III e IV.
·                somente I, II e III.
·                I, II, III e IV.


ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
1. O quadro abaixo é uma obra de Claude Monet (1840-1926), artista francês do século XIX, representante máximo do movimento chamado Impressionismo.

·                Quais são as principais características do Impressionismo?

·                Expressar emoções fortes, distorcendo a forma das coisas em favor do que o artista quer expressar.
·                Expressar ideias e sentimentos em formas, independentemente das imagens da natureza.
·                Captar a impressão das cenas pintadas, ou seja, suas cores, sua vida, seu movimento, através de pinceladas rápidas.
·                Captar a impressão do mundo, ou seja, com desenho preciso e descritivo.

2. As duas obras abaixo são representantes da arte renascentista (séc. XV a XVI).

·                Quais são algumas novidades da arte renascentista em relação à arte medieval?

·  I. Retomada dos temas e valores clássicos (greco-romanos).
II. Os temas cristãos continuam, mas a forma é clássica, com a valorização do corpo e da anatomia humana.
III. Desenvolvimento do uso da perspectiva na pintura (noção de profundidade).
IV. Rebuscamento do trabalho, procurando causar um impacto dramático no observador.

Os itens corretos são:
·                I, II, III e IV.
·                somente I e IV.
·                somente I, II e III.
·                somente II e III.

3. O quadro a seguir é de Wassily Kandinsky (1866-1944), o pai da arte abstrata ou abstracionismo.


·                Qual é a definição de arte abstrata?

·                Uma arte que explora os ícones da cultura de massa como uma forma de crítica a essa cultura.
·                Uma arte de impacto que usa dos efeitos da luz, das sombras e dos volumes para atingir a emoção.
·                Uma arte que abandona a descrição das formas da natureza, expressando suas ideias em formas e cores.
·                Uma arte que registra a impressão que o artista tem do mundo: a incidência da luz, o movimento e as cores.

4. Em que área ocorreu a principal expressão do gótico?

·                Na pintura.
·                Na arquitetura.
·                No teatro.
·                Na escultura.

ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Parte superior do formulário
1. Na obra As Meninas, de Velázquez,

·                quem são aqueles que aparecem refletidos no espelho, no fundo, e quase no centro do quadro, ou seja, quem o pintor está pintando?

·                 O rei e os acompanhantes.
·                 As meninas e a rainha.
·                 O rei e a rainha.
·                 As meninas e as acompanhantes.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. As duas obras abaixo são representantes da arte renascentista (séc. XV a XVI).

·                Quais são algumas novidades da arte renascentista em relação à arte medieval?
·  I. Retomada dos temas e valores clássicos (greco-romanos).
II. Os temas cristãos continuam, mas a forma é clássica, com a valorização do corpo e da anatomia humana.
III. Desenvolvimento do uso da perspectiva na pintura (noção de profundidade).
IV. Rebuscamento do trabalho, procurando causar um impacto dramático no observador.

Os itens corretos são:
·                 I, II, III e IV.
·                 somente II e III.
·                 somente I e IV.
·                 somente I, II e III.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. As primeiras manifestações artísticas do homem, que remontam à era paleolítica, consistiram em

·                 rudimentares instrumentos musicais.
·                 pedaços de cerâmica coloridas.
·                 imagens de animais e mãos humanas desenhadas em paredes das cavernas.
·                 vestígios de tecidos coloridos que provavelmente serviram às antigas comunidades em seus rituais de dança.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. A maior característica do século XX foi a diversidade de manifestações

·                 culturais.
·                 políticas.
·                 sociais.
·                 artísticas.

Parte inferior do formulário
ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Parte superior do formulário
1. Explicar ou tentar explicar o significado ou a razão do viver sempre foi a primeira tentativa da

·                 manifestação teatral.
·                 expressão teatral.
·                 manifestação cultural.
·                 criação cinematográfica.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Como é chamada a arte de anotar, sobre o papel, os passos e as regras do bailado, os gestos, os movimentos, a localização no palco?

·                 Interpretação.
·                 Planejamento.
·                 Ensaio.
·                 Coreografia.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. O que ocorreu no começo da segunda metade do século XIX, quando, então, Isadora Duncan revolucionou toda a dança?

·                 A decadência da dança clássica.
·                 A ascensão do balé romântico.
·                 A decadência do balé romântico.
·                 A ascensão da dança clássica.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Com o fim do Império Romano do Ocidente, uma nova maneira de viver organizou-se na Europa.

·                Esse mundo fragmentado tinha apenas uma organização, cuja estrutura nasceu em Roma e que manteve uma precária unidade. Essa organização era

·                 o Congresso.
·                 o Império.
·                 o Senado.
·                 a Igreja Católica.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
1. Leia abaixo:
·                O teatro não é uma invenção grega, ele é uma manifestação artística presente na cultura de muitos povos e desenvolveu-se espontaneamente em diferentes civilizações. O teatro de qual país foi o que mais influenciou o teatro grego?
·                Do Egito.
·                Da China.
·                Da Itália.
·                Da Índia.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. O quadro abaixo é uma obra de Claude Monet (1840-1926), artista francês do século XIX, representante máximo do movimento chamado Impressionismo.
Quais são as principais características do Impressionismo?
·                Captar a impressão das cenas pintadas, ou seja, suas cores, sua vida, seu movimento, através de pinceladas rápidas.
·                Captar a impressão do mundo, ou seja, com desenho preciso e descritivo.
·                Expressar emoções fortes, distorcendo a forma das coisas em favor do que o artista quer expressar.
·                Expressar ideias e sentimentos em formas, independentemente das imagens da natureza.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. A definição "é qualquer lugar possível de uma ‘atuação teatral’ de um ator.E tal lugar pode ser um salão, uma rua, uma casa, uma igreja etc."refere-ao
·                cinema.
·                ambiente.
·                teatro.
·                palco.


ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES 
1. O cinema foi a última das artes a aparecer. Por isso, é chamado de "A Sétima Arte".

·                Quais foram as condições tecnológicas que possibilitaram o aparecimento do cinema no final do século XIX?

I. O aparecimento da animação computadorizada.
II. O desenvolvimento da fotografia.
III. A descoberta da eletricidade.
IV. O desenvolvimento das imagens sequenciadas, que geram a ilusão do movimento.

Os itens corretos são:

·                somente II, III e IV.
·                I, II, III e IV.
·                somente I, II e III.
·                somente I, III e IV.

2. Entre os principais nomes do teatro ocidental, encontram-se:

·                Harold Bloom, Sigmund Freud, Philip Kotler.
·                Vivaldi, Goethe, Sófocles.
·                Velásquez, Kandinski, Monet.
·                William Shakespeare, Molière e Brecht.

3. O homem pré-histórico não foi apenas pintor, mas também

·                engenheiro.
·                arquiteto.
·                decorador.
·                escultor.

4. Entre os elementos citados abaixo, assinale a alternativa que corresponde a alguns elementos formadores do som.

·                Notas, agudo, grave.
·                Intensidade, densidade, grave.
·                Altura, densidade, agudo.
·                Altura, duração, timbre.


ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
1. As primeiras manifestações artísticas do homem, que remontam à era paleolítica, consistiram em

·                 vestígios de tecidos coloridos que provavelmente serviram às antigas comunidades em seus rituais de dança.
·                 rudimentares instrumentos musicais.
·                 pedaços de cerâmica coloridas.
·                 imagens de animais e mãos humanas desenhadas em paredes das cavernas.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Quais são os principais elementos de uma música?

·                 Harmonia, timbre e altura.
·                 Cores, melodia e ritmo.
·                 Melodia, harmonia e ritmo.
·                 Ritmo, intensidade e volume.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Syd Freld, ao dizer que "tem uma forma original; não é um romance nem peça de teatro, mas combina elementos contidos em ambos", está se referindo ao

·                 roteiro teatral.
·                 ensaio teatral.
·                 ensaio cinematográfico.
·                 roteiro cinematográfico.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Segundo alguns historiadores, qual foi a manifestação artística que mais progrediu no Renascimento?

·                 O teatro.
·                 O cinema.
·                 A escultura.
·                 A pintura.

2. O teatro óptico apresentou-se como um aperfeiçoamento de uma outra descoberta, conhecida como

·                                  Fenacistoscópio.
·                                  praxinoscópio.
·                                  cinematographe.
·                                  lanterna mágica.

1. Os sons têm diferenças, são variáveis em suas manifestações. Por que isso acontece?

·          Porque as ondas sonoras não são iguais e, por isso, produzem vibrações diferentes.
·          Porque as ondas sonoras não são iguais e, por isso, não produzem vibrações diferentes.
·          Porque as ondas sonoras são iguais e, por isso, produzem vibrações iguais.
·          Porque as ondas sonoras são iguais e, por isso, produzem vibrações diferentes.

1. No final do século XIX, várias descobertas se sucederam, facilitando o nascimento do cinema.
  • A eletricidade e a fotografia destacaram-se como duas dessas descobertas facilitadoras de que criação?
  • Do cinematographe.
  • Do praxinoscópio.
  • Da lanterna mágica.
  • Do fenacistoscópio.