Minha N2 - 15/07
ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resultado final : 2
ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
N2 do colega Ary Júnior
Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final : 2
ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
1. No quadro As Meninas, Velázquez fez desaparecer o distanciamento entre obra e observador, criando a ilusão de que
- o pintor é quem está sendo retratado.
- a obra é algo estático.
- o pintor está olhando para dentro do quadro.
- o observador é quem está sendo retratado.
2. No quadro Guernica, que tipo de expressão Picasso objetivou dar à obra?
- Dor.
- Confusão.
- Alegria.
- Tranquilidade.
3. O quadro abaixo é uma obra de Claude Monet (1840-1926), artista francês do século XIX, representante máximo do movimento chamado Impressionismo.
- Quais são as principais características do Impressionismo?
- Captar a impressão das cenas pintadas, ou seja, suas cores, sua vida, seu movimento, através de pinceladas rápidas.
- Expressar ideias e sentimentos em formas, independentemente das imagens da natureza.
- Captar a impressão do mundo, ou seja, com desenho preciso e descritivo.
- Expressar emoções fortes, distorcendo a forma das coisas em favor do que o artista quer expressar.
4. Qual o estilo artístico que mais marcou a arquitetura da Idade Média?
- Barroco.
- Medieval.
- Neoclássico.
- Gótico.
ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
1. Quais são os principais elementos de uma música?
1. A foto abaixo mostra o Arco do Triunfo em Paris, construído por ordem de Napoleão Bonaparte.
· A que momento da História da Arte pertence esse monumento e quais são as suas características?
· Arte abstrata (século XX): buscava a expressão pelas formas e cores, desligada da arte figurativa.
· Neoclássico (início do século XIX): buscava a retomada dos modelos e dos valores clássicos.
· Barroco (século XVII e XVIII): buscava o apelo às emoções e o impacto do observador.
· Arte romana (século I a.C. a V d.C.): buscava exaltar o poderio e as conquistas dos seus imperadores.
2. O cinema foi a última das artes a aparecer. Por isso, é chamado de "A Sétima Arte".
· Quais foram as condições tecnológicas que possibilitaram o aparecimento do cinema no final do século XIX?
I. O aparecimento da animação computadorizada.
II. O desenvolvimento da fotografia.
III. A descoberta da eletricidade.
IV. O desenvolvimento das imagens sequenciadas, que geram a ilusão do movimento.
Os itens corretos são:
I. O aparecimento da animação computadorizada.
II. O desenvolvimento da fotografia.
III. A descoberta da eletricidade.
IV. O desenvolvimento das imagens sequenciadas, que geram a ilusão do movimento.
Os itens corretos são:
· somente II, III e IV.
· I, II, III e IV.
· somente I, II e III.
· somente I, III e IV.
3. Monumentos megalíticos são enormes construções de pedra, toscamente lavradas.
A denominação que corresponde a grandes blocos de pedra erguidos verticalmente é chamada de
· crontiques.
· alinhamento.
· menir.
· dolmens.
4. O que diferenciou o teatro óptico de todas as invenções anteriores e que o aproximou do cinema foram as imagens projetadas em uma tela
· transparente ou em uma parede colorida.
· transparente ou em uma parede branca.
· branca ou em uma parede branca.
· colorida ou em uma parede branca
ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
1. A definição "é qualquer lugar possível de uma ‘atuação teatral’ de um ator.E tal lugar pode ser um salão, uma rua, uma casa, uma igreja etc."refere-ao
· teatro.
· ambiente.
· palco.
· cinema.
2. Logo após Shakespeare, que francês despontou como mais um dos expoentes da nossa cultura?
· Corneille.
· Drury Lane.
· Edward Dayes.
· Molière.
3. Como é chamada a arte de anotar, sobre o papel, os passos e as regras do bailado, os gestos, os movimentos, a localização no palco?
· Ensaio.
· Interpretação.
· Planejamento.
· Coreografia.
4. Quais são os principais elementos de uma música?
· Ritmo, intensidade e volume.
· Harmonia, timbre e altura.
· Cores, melodia e ritmo.
· Melodia, harmonia e ritmo.
ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
1. A escultura, em suas manifestações máximas, sobretudo nos retratos, adquire um caráter
· idealista.
· materialista.
· realista.
· subjetivo.
2. Nos séculos XV e XVI surgiu uma nova visão de mundo segundo a qual o homem era o centro do universo. Quem representava essa visão?
· O Renascentismo.
· O Barroquismo.
· O Modernismo.
· O Antropocentrismo.
3. O quadro abaixo, chamado A Deposição de Cristo, é uma obra de Caravaggio, um dos gênios do Barroco italiano.
· Quais são as principais características da arte barroca?
I. Apelo às emoções do observador.
II. Mitologia grega como tema.
III. Privilegiamento da profundidade e dos volumes.
IV. Uso dos efeitos impactantes das cores.
Os itens corretos são:
I. Apelo às emoções do observador.
II. Mitologia grega como tema.
III. Privilegiamento da profundidade e dos volumes.
IV. Uso dos efeitos impactantes das cores.
Os itens corretos são:
· I, II, III e IV.
· somente I, III e IV.
· somente II, III e IV.
· somente I, II e III.
4. Quantos elementos constituem a linguagem visual?
· Cinco.
· Sete.
· Seis.
· Quatro.
2. Pode-se dizer que música é a arte dos sons,
· combinados de acordo com as variações da altura, proporcionados segundo a sua duração e ordenados sob as leis da estética. A música é composta de quantos elementos fundamentais?
· Quatro.
· Dois.
· Três.
· Cinco.
3. Logo após Shakespeare, que francês despontou como mais um dos expoentes da nossa cultura?
· Molière.
· Edward Dayes.
· Drury Lane.
· Corneille.
4. O quadro abaixo, chamado A Deposição de Cristo, é uma obra de Caravaggio, um dos gênios do Barroco italiano.
· Quais são as principais características da arte barroca?
I. Apelo às emoções do observador.
II. Mitologia grega como tema.
III. Privilegiamento da profundidade e dos volumes.
IV. Uso dos efeitos impactantes das cores.
Os itens corretos são:
I. Apelo às emoções do observador.
II. Mitologia grega como tema.
III. Privilegiamento da profundidade e dos volumes.
IV. Uso dos efeitos impactantes das cores.
Os itens corretos são:
· somente II, III e IV.
· somente I, III e IV.
· somente I, II e III.
· I, II, III e IV.
ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
1. O quadro abaixo é uma obra de Claude Monet (1840-1926), artista francês do século XIX, representante máximo do movimento chamado Impressionismo.
· Quais são as principais características do Impressionismo?
· Expressar emoções fortes, distorcendo a forma das coisas em favor do que o artista quer expressar.
· Expressar ideias e sentimentos em formas, independentemente das imagens da natureza.
· Captar a impressão das cenas pintadas, ou seja, suas cores, sua vida, seu movimento, através de pinceladas rápidas.
· Captar a impressão do mundo, ou seja, com desenho preciso e descritivo.
2. As duas obras abaixo são representantes da arte renascentista (séc. XV a XVI).
· Quais são algumas novidades da arte renascentista em relação à arte medieval?
· I. Retomada dos temas e valores clássicos (greco-romanos).
II. Os temas cristãos continuam, mas a forma é clássica, com a valorização do corpo e da anatomia humana.
III. Desenvolvimento do uso da perspectiva na pintura (noção de profundidade).
IV. Rebuscamento do trabalho, procurando causar um impacto dramático no observador.
Os itens corretos são:
II. Os temas cristãos continuam, mas a forma é clássica, com a valorização do corpo e da anatomia humana.
III. Desenvolvimento do uso da perspectiva na pintura (noção de profundidade).
IV. Rebuscamento do trabalho, procurando causar um impacto dramático no observador.
Os itens corretos são:
· I, II, III e IV.
· somente I e IV.
· somente I, II e III.
· somente II e III.
3. O quadro a seguir é de Wassily Kandinsky (1866-1944), o pai da arte abstrata ou abstracionismo.
· Qual é a definição de arte abstrata?
· Uma arte que explora os ícones da cultura de massa como uma forma de crítica a essa cultura.
· Uma arte de impacto que usa dos efeitos da luz, das sombras e dos volumes para atingir a emoção.
· Uma arte que abandona a descrição das formas da natureza, expressando suas ideias em formas e cores.
· Uma arte que registra a impressão que o artista tem do mundo: a incidência da luz, o movimento e as cores.
4. Em que área ocorreu a principal expressão do gótico?
· Na pintura.
· Na arquitetura.
· No teatro.
· Na escultura.
ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
1. Na obra As Meninas, de Velázquez,
· quem são aqueles que aparecem refletidos no espelho, no fundo, e quase no centro do quadro, ou seja, quem o pintor está pintando?
· O rei e os acompanhantes.
· As meninas e a rainha.
· O rei e a rainha.
· As meninas e as acompanhantes.
2. As duas obras abaixo são representantes da arte renascentista (séc. XV a XVI).
· Quais são algumas novidades da arte renascentista em relação à arte medieval?
· I. Retomada dos temas e valores clássicos (greco-romanos).
II. Os temas cristãos continuam, mas a forma é clássica, com a valorização do corpo e da anatomia humana.
III. Desenvolvimento do uso da perspectiva na pintura (noção de profundidade).
IV. Rebuscamento do trabalho, procurando causar um impacto dramático no observador.
Os itens corretos são:
II. Os temas cristãos continuam, mas a forma é clássica, com a valorização do corpo e da anatomia humana.
III. Desenvolvimento do uso da perspectiva na pintura (noção de profundidade).
IV. Rebuscamento do trabalho, procurando causar um impacto dramático no observador.
Os itens corretos são:
· I, II, III e IV.
· somente II e III.
· somente I e IV.
· somente I, II e III.
3. As primeiras manifestações artísticas do homem, que remontam à era paleolítica, consistiram em
· rudimentares instrumentos musicais.
· pedaços de cerâmica coloridas.
· imagens de animais e mãos humanas desenhadas em paredes das cavernas.
· vestígios de tecidos coloridos que provavelmente serviram às antigas comunidades em seus rituais de dança.
4. A maior característica do século XX foi a diversidade de manifestações
· culturais.
· políticas.
· sociais.
· artísticas.
ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
1. Explicar ou tentar explicar o significado ou a razão do viver sempre foi a primeira tentativa da
· manifestação teatral.
· expressão teatral.
· manifestação cultural.
· criação cinematográfica.
2. Como é chamada a arte de anotar, sobre o papel, os passos e as regras do bailado, os gestos, os movimentos, a localização no palco?
· Interpretação.
· Planejamento.
· Ensaio.
· Coreografia.
3. O que ocorreu no começo da segunda metade do século XIX, quando, então, Isadora Duncan revolucionou toda a dança?
· A decadência da dança clássica.
· A ascensão do balé romântico.
· A decadência do balé romântico.
· A ascensão da dança clássica.
4. Com o fim do Império Romano do Ocidente, uma nova maneira de viver organizou-se na Europa.
· Esse mundo fragmentado tinha apenas uma organização, cuja estrutura nasceu em Roma e que manteve uma precária unidade. Essa organização era
· o Congresso.
· o Império.
· o Senado.
· a Igreja Católica.
ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
1. Leia abaixo:
· O teatro não é uma invenção grega, ele é uma manifestação artística presente na cultura de muitos povos e desenvolveu-se espontaneamente em diferentes civilizações. O teatro de qual país foi o que mais influenciou o teatro grego?
· Do Egito.
· Da China.
· Da Itália.
· Da Índia.
2. O quadro abaixo é uma obra de Claude Monet (1840-1926), artista francês do século XIX, representante máximo do movimento chamado Impressionismo.
Quais são as principais características do Impressionismo?
· Captar a impressão das cenas pintadas, ou seja, suas cores, sua vida, seu movimento, através de pinceladas rápidas.
· Captar a impressão do mundo, ou seja, com desenho preciso e descritivo.
· Expressar emoções fortes, distorcendo a forma das coisas em favor do que o artista quer expressar.
· Expressar ideias e sentimentos em formas, independentemente das imagens da natureza.
3. A definição "é qualquer lugar possível de uma ‘atuação teatral’ de um ator.E tal lugar pode ser um salão, uma rua, uma casa, uma igreja etc."refere-ao
· cinema.
· ambiente.
· teatro.
· palco.
ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
1. O cinema foi a última das artes a aparecer. Por isso, é chamado de "A Sétima Arte".
· Quais foram as condições tecnológicas que possibilitaram o aparecimento do cinema no final do século XIX?
I. O aparecimento da animação computadorizada.
II. O desenvolvimento da fotografia.
III. A descoberta da eletricidade.
IV. O desenvolvimento das imagens sequenciadas, que geram a ilusão do movimento.
Os itens corretos são:
I. O aparecimento da animação computadorizada.
II. O desenvolvimento da fotografia.
III. A descoberta da eletricidade.
IV. O desenvolvimento das imagens sequenciadas, que geram a ilusão do movimento.
Os itens corretos são:
· somente II, III e IV.
· I, II, III e IV.
· somente I, II e III.
· somente I, III e IV.
2. Entre os principais nomes do teatro ocidental, encontram-se:
· Harold Bloom, Sigmund Freud, Philip Kotler.
· Vivaldi, Goethe, Sófocles.
· Velásquez, Kandinski, Monet.
· William Shakespeare, Molière e Brecht.
3. O homem pré-histórico não foi apenas pintor, mas também
· engenheiro.
· arquiteto.
· decorador.
· escultor.
4. Entre os elementos citados abaixo, assinale a alternativa que corresponde a alguns elementos formadores do som.
· Notas, agudo, grave.
· Intensidade, densidade, grave.
· Altura, densidade, agudo.
· Altura, duração, timbre.
ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
1. As primeiras manifestações artísticas do homem, que remontam à era paleolítica, consistiram em
· vestígios de tecidos coloridos que provavelmente serviram às antigas comunidades em seus rituais de dança.
· rudimentares instrumentos musicais.
· pedaços de cerâmica coloridas.
· imagens de animais e mãos humanas desenhadas em paredes das cavernas.
2. Quais são os principais elementos de uma música?
· Harmonia, timbre e altura.
· Cores, melodia e ritmo.
· Melodia, harmonia e ritmo.
· Ritmo, intensidade e volume.
3. Syd Freld, ao dizer que "tem uma forma original; não é um romance nem peça de teatro, mas combina elementos contidos em ambos", está se referindo ao
· roteiro teatral.
· ensaio teatral.
· ensaio cinematográfico.
· roteiro cinematográfico.
4. Segundo alguns historiadores, qual foi a manifestação artística que mais progrediu no Renascimento?
· O teatro.
· O cinema.
· A escultura.
· A pintura.
2. O teatro óptico apresentou-se como um aperfeiçoamento de uma outra descoberta, conhecida como
· Fenacistoscópio.
· praxinoscópio.
· cinematographe.
· lanterna mágica.
1. Os sons têm diferenças, são variáveis em suas manifestações. Por que isso acontece?
· Porque as ondas sonoras não são iguais e, por isso, produzem vibrações diferentes.
· Porque as ondas sonoras não são iguais e, por isso, não produzem vibrações diferentes.
· Porque as ondas sonoras são iguais e, por isso, produzem vibrações iguais.
· Porque as ondas sonoras são iguais e, por isso, produzem vibrações diferentes.
1. No final do século XIX, várias descobertas se sucederam, facilitando o nascimento do cinema.
- A eletricidade e a fotografia destacaram-se como duas dessas descobertas facilitadoras de que criação?
- Do cinematographe.
- Do praxinoscópio.
- Da lanterna mágica.
- Do fenacistoscópio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário