Páginas

Minha foto
são paulo, zona leste, Brazil

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Arte e Formação de Professores (questões de prova)


Por que é importante estudar a infância do homem por meio de suas manifestações artísticas? 

Segundo Fusari e Ferraz, o estudo da arte é indispensável pois ela é um meio para se compreender o desenvolvimento individual em suas diferentes fases e o desenvolvimento da consciência estética e criadora do indivíduo desde sua infância; é um modo privilegiado do conhecimento e aproximação entre indivíduos de culturas distintas. É a arte que nos ajuda a conhecer o que não podemos articular e que explora o pensamento divergente, mobiliza a busca de novas soluções, de possibilidades que leva à construção de um processo de investigação da forma de expressão e criação que caracteriza cada ser humano. 


1- Podemos atribuir a invenção do teatro aos gregos: Explique:
O teatro teve inicio na pré-história, já se ensaiava um esboço do que viria a ser o teatro, por meio das ritualizações com feiticeiros transvestido de animais e caçadores representando cenas de caça. O teatro é uma manifestação artística presente na cultura de muitos povos e desenvolveu-se espontaneamente em diferentes civilizações. No Egito que chegam as primeiras noticiam de representações dramáticas, essas representações tiveram origem religiosa. O teatro grego influenciou na cultura Ocidental durante o período do império Grego, oteatro teve seu apogeu, suas técnicas foram aprimoradas e sofisticadas e são utilizadas até hoje, mas mesmo assim não podemos afirmar que a invenção do teatro é dos gregos.

2- Quais são os cinco elementos que constitui a linguagem visual?
Os cinco elementos são: Linha, superfície, volume, luz e cor. É que à partir do ponto surge a linhada sentido, ganha movimento, aparência provoca sensações profundidade

3-De acordo com Pedro Leonidas explique a origem da dança:
A dança teve origem na era paleolítica, ela era associada às praticas mágicas e religiosas. Os sacerdotes e homens nus que praticavam a dança, com o passar do tempo à dança vai se distanciando do aspecto mágico ou religioso. Ate o Renascimento à dança permaneceu como atividade lúdica, improvisada, a partir desse momento ela passou a ser mais disciplinada, os passos anotados e estudados e surge o Balé e o Coreografo.

4-Explique a afirmação de Kandinsky que "a obra de arte é filha do tempo".
Para Kandinsky cada época cria uma Arte que lhe é propicia e cada grupo humano o faz a sua maneira, dentro do conhecimento de mundo que esse grupo venha ter sua capacidade tecnológica, localização geográfica, poder econômico, sistema política, convicção religiosa e das características psicológicas que estrutura tal complexo grupal.

5– O que representa o pintor figurativo?
O pintor figurativo é aquele que reproduzia a imagem na sua verdade visual: não a deformava nem a estilizava.

6 – Segundo Arnold Hauser,Cervantes e Shakespeare são os errantes de sua época.Explique:
Para Arnold Hauser, Cervantes e Shakespeare retratavam um mundo que deixava de existir a Idade Média e mostravam ter visão de um mundo novo que estava surgindo: o Renascimento.
Segundo ele eles falam de um mundo antigo que desaparecia – A Idade Média, ao mesmo tempo que revelam um novo mundo, uma nova visão de mundo de estruturando – um mundo renascentista.
Se o personagem de Cervantes – Dom Quixote vivia perdido em um mundo de sonhos, de delírio, da fantasia em choque com a realidade, os personagens de Shakespeare vivem grandes conflitos e fraquezas espirituais, naturais em qualquer pessoa e, embora não defendam nenhuma tendência religiosa, seus heróis sempre atingem um objetivo final moralmente virtuoso.

7 – A que se deve o declínio do teatro na Idade Média? Explique.
Á Oposição forte e violenta da Igreja Católica que não via o teatro com bons olhos e o combatia violentamente. Para amenizar esta oposição cenas eróticas passaram a ser dramatizadas nas praças públicas.

8 – Com a decadência do balé romântico no século XIX, qual a grande renovação na dança proposta por Isadora Duncan?
A coreografia de dançar na ponta do pés, dando a sensação de mais leve e solta. Como a vida é.

9 - O que é música?
Poderíamos dizer que música é a arte dos sons, combinados de acordo com as variações da altura, proporcionados segundo a sua duração e ordenados sob as leis da estética. Os três elementos fundamentais da música são melodia, ritmo e harmonia.



Defina música, segundo Pedro Leônidas.
A música e a arte dos sons, composta por ritmo, harmonia e melodia. É a arte da combinação dos sons, variação, altura, duração, ordenados sob as leis de estética.

10 - O que é arte rupestre?
Pinturas e desenhos feitos na rocha. A arte rupestre foi desenvolvida na pré-história, foi a primeira manifestação artística que surgiu na era paleolítica,na pintura por exemplo, embora fossem desenhos simples representam o mais antigo registro de manifestações artísticas que possuímos, existem obras magistrais onde não há nada de primário ou primitivo era uma obra de arte de adultos feita para adultos. A arte rupestre é representada por pinturas nas paredes de cavernas, que representavam cenas de caça, rituais mágicos e fecundação e negativos de mãos.

11- Quais os 4 autores gregos conhecidos até hoje e qual suas características?
Os quatro autores foram Ésquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes. Ésquilo, Sófocles e Eurípedes são chamados autores de tragédias apesar de existirem indícios de que também escreveram peças de caráter satírico. A finalidade da tragédia era emocionar e levar o público a se identificar com o protagonista que era o herói. E a comédia tinha como objetivo rir de si mesmo dessa forma procuravam ensinar algo aos seus expectadores,

12 - Explique o que é roteiro e o que precisa conter nele
roteiro cinematográfico, consiste numa história apresentada através de imagens e diálogos descritos que obedecem ao contexto da estrutura dramática.
Roteiro consiste em uma historia contada através de imagens com diálogos e descrições localizadas dentro do contexto.
Nele precisa conter a estrutura dramática


13- Como se deu a relação da Igreja com o Teatro na Idade Média?
A igreja católica mantinha seus fieis sob imposição de total submissão e valorização única da santidade, com tempo o Teatro passou a ser utilizado como fonte de transmissão dos ensinamentos católicos,de historia dos santos e dissiminação do cristianismo.


14-  Qual pode ser considerada a mais antiga arte? Por quê?
a dança por exprimir fortes emoções sem uso de palavras

15- Que manifestação artística obteve maior crescimento na Renascença?
Segundo os historiadores a manifestação que mais progrediu foi a pintura. Os pintores renascentistas ficaram famosos por suas figuras perfeitas e pelo aperfeiçoamento da perspectiva.

16- Do que se compunha o que Beaujoyesusc chamou de “ballet comique de La Reine”?
Beaujouyesusc, une os elementos tradicionais de espetáculos, italianos com elementos teatrais, criando desta forma um novo gênero em que se incluem dança, mímica, declamação, canto, cenografia e cenotecmica, a que se chamou de "ballet comique de la reine"


Do teatro grego, poucas obras chegaram aos nossos tempos, estas tiveram quatro autores. Quais são eles e quais as características de suas obras?
Os quatro autores foram Ésquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes. Ésquilo, Sófocles e Eurípedes são chamados autores de tragédias apesar de existirem indícios de que também escreveram peças de caráter satírico. A finalidade da tragédia era emocionar e levar o público a se identificar com o protagonista que era o herói. E a comédia tinha como objetivo rir de si mesmo dessa forma procuravam ensinar algo aos seus expectadores,

Qual á chamada sétima arte? Fale sobre seu início.
O cinema é considerado a sétima arte. O cinema começou com a Lanterna Mágica que era um artefato que projetava imagens, logo a seguir foi criado o teatro óptico esse invento acabou se diferenciando de tudo aquilo até então devido às imagens serem projetadas em uma tela transparente ou branca, isso o aproximava do cinema como é hoje até que em dezembro de 1895 foi feita a primeira projeção em uma praça na França que com melhorias constantes se tornou o cinema que conhecemos hoje

Quando observamos as primeiras manifestações artísticas do homem? Descreva-as.
As primeiras manifestações remontam a era Paleolítica e se constituem de imagens desenhadas em paredes de cavernas, com representações de cenas de animais, de caçadas, e de “negativos” de mãos pintadas sobre fundo vermelho ou negro. O homem pré histórico não foi só pintor, foi também escultor, fazia incisões em pedras e esculpia figuras femininas de forma exageradamente volumosas que estariam ligadas a ritos de fecundação, porem o seu maior legado foi a pintura.

Defina filme e descreva em que consiste um roteiro cinematográfico.
Filme é uma sequência de imagens e cenas, em movimento ou não, projetadas em tela que foram registradas por uma câmera, um roteiro cinematográfico, consiste numa história apresentada através de imagens e diálogos descritos que obedecem ao contexto da estrutura dramática.
Filme é uma historia contada por meio de imagens e movimentos projetados em uma tela Roteiro é o desenvolvimento da historia a ser contada

Podemos atribuir a invenção do teatro aos gregos, explique:
O teatro teve inicio na pré-história, já se ensaiava um esboço do que viria a ser o teatro, por meio das ritualizações com feiticeiros transvestido de animais e caçadores representando cenas de caça. O teatro é uma manifestação artística presente na cultura de muitos povos e desenvolveu-se espontaneamente em diferentes civilizações. No Egito que chegam as primeiras noticiam de representações dramáticas, essas representações tiveram origem religiosa. O teatro grego influenciou na cultura Ocidental durante o período do império Grego, oteatro teve seu apogeu, suas técnicas foram aprimoradas e sofisticadas e são utilizadas até hoje, mas mesmo assim não podemos afirmar que a invenção do teatro é dos gregos.

Explique a afirmação de Kandinsky que “a obra de arte é filha do tempo”.
Para Kandinsky cada época cria uma Arte que lhe é propicia e cada grupo humano o faz a sua maneira, dentro do conhecimento de mundo que esse grupo venha ter sua capacidade tecnológica, localização geográfica, poder econômico, sistema política, convicção religiosa e das características psicológicas que estrutura tal complexo grupal.

De acordo com Pedro Leônidas explique a origem da dança.
A dança teve origem na era paleolítica, ela era associada às praticas mágicas e religiosas. Os sacerdotes e homens nus que praticavam a dança, com o passar do tempo à dança vai se distanciando do aspecto mágico ou religioso. Ate o Renascimento à dança permaneceu como atividade lúdica, improvisada, a partir desse momento ela passou a ser mais disciplinada, os passos anotados e estudados e surge o Balé e o Coreografo.

Relacione 3 autores renascentistas com grande importância e significado para a cultura ocidental.
Camões, Cervantes e Willian Shakespeawere.

Relacione 3 pintores renascentistas com grande importância e significado para a cultura ocidental.
Monet, Rembrant e Leonardo da Vinci

Com que objetivo os artistas renascentistas voltaram seus olhares para a cultura clássica? A que isso se deve?
Os artistas renascentistas visavam à linha e ao desenho, estudavam planos e superfícies, procuravam harmonia, no renascimento a religião deixa de ser tema central, abrindo espaço, para a arte retratar acontecimentos histórico, econômicos, sociais.

A que se deve o forte declínio do teatro na Idade Média?
Á Oposição forte e violenta da Igreja Católica que não via o teatro com bons olhos e o  combatia violentamente. Para amenizar esta oposição cenas eróticas passaram a ser dramatizadas nas praças públicas.

Qual pode ser considerada a mais antiga das artes? Por que?
 Pg47 a dança por exprimir fortes emoções sem uso de palavras

Que manifestação artística obteve maior crescimento na Renascença?
Segundo os historiadores a manifestação que mais progrediu foi a pintura. Os pintores renascentistas ficaram famosos por suas figuras perfeitas e pelo aperfeiçoamento da perspectiva.

Com o fim do Império Romano uma nova maneira de viver organizou-se na Europa. O que eram as confrarias de artesãos e por que surgiram na Europa?
 Era uma forma de organização de profissionais da mesma área, com o objetivo de ganhar fortalecimento profissional.

Quais são os elementos fundamentais na avaliação da obra artística?
É o impacto sentimental transmitido ao venciarmos uma obra por exemplo: Alegria , tristeza, realidade, fantasia, conflito.

Quando observamos as primeiras manifestações artísticas do homem? Descreva-as.
Na dança o homem neolítico adorava os espíritos. No Desenho , pintura ou gravura, Era a descrição da realidade, desejo, e sensações do homems.

Na época clássica, séculos VI, V, IV, a civilização grega viveu extraordinário grau de criação artística e intelectual. Quais as influências e transformações sobre o povo grego nesse período?
O teatro, com fortíssima influencia grega na cultura ocidental.

Caracterize as transformações ocorridas no pensamento universal medieval.
De XII a XV a arte gótica era expressa principalmente na arquitetura, supervalorizavam a vida e os milagres dos santos

O que é música?
Poderíamos dizer que música é a arte dos sons, combinados de acordo com as variações da altura, proporcionados segundo a sua duração e ordenados sob as leis da estética. Os três elementos fundamentais da música são melodia, ritmo e harmonia.

Explique o que é roteiro e o que precisa conter nele.
Um roteiro consiste em uma história contada por meio de imagens, com diálogos e descrições localizadas dentro do contexto da estrutura dramática, a estrutura é o fundamento de todo roteiro é o que mantém tudo coeso