1º MOMENTO:
*Leia a apostila no portal Ava http://www.portalava.com.br/ava/aluno/downloads
*Depois escolha o local do seu estágio para iniciar o trabalho
*Ao chegar à escola escolhida você deverá estar munido do
ANEXO 01 – CARTA DE APRESENTAÇÃO
ANEXO 02 – FICHA DE CREDENCIAMENTO
2º MOMENTO:
Diariamente você deverá preencher o ANEXO 03 – FICHA DE REGISTRO DE ATIVIDADES
2º MOMENTO:
DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO:O desenvolvimento do estágio envolve muitas questões, mas basicamente se seguirmos a ordem evolutiva deste trabalho chegaremos ano final com sucesso.
Iniciando o Estágio pela Instituição conforme:
ANEXO 6
SUGESTÃO DE FICHA PARA CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL (DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL)
1 - Nome da Instituição Educacional
2 - Localização (rua, n.o, bairro, município, telefone(s), CEP)
3 - Poder
Público – ( ) Municipal ( ) Estadual ( ) Federal
Particular – ( )
Outro – ( )
4 - Horário de funcionamento
5 - Número de salas de aula e número de turmas
6 - Cursos ministrados
T I P O D E E N S I N O N. º D E A LUNOS
( )Educação Infantil
( )Ensino Fundamental (1.a a 4.a série)
( )Ensino Fundamental (5.a a 8.a série)
( )Ensino Médio
( )Ensino Profissionalizante
Outro(s)
7 - Descrição da comunidade onde se localiza a instituição educacional (arruamento, moradias, transportes, centros de lazer e cultura, comércio, serviços públicos e outros aspectos que julgar convenientes)
8 - Identificação dos(as) profissionais que trabalham na instituição educacional
Diretor
Vice-Diretor
Coordenador Pedagógico
Orientador Educacional
Supervisor Educacional
Professor
Serviços Gerais
Inspetor de Alunos
Vigia
Secretário
Merendeira
Zelador
Outro(s
9 - Descrição da Instituição Educacional (tipo de prédio, dependências, conservação, limpeza, merenda, biblioteca, laboratório, zeladoria, salas, ambiente dos professores, sala de vídeo e outros aspectos que julgar importantes)
A I S
10 - Outras observações
11 - Diagnóstico da realidade da escola
1 - A COMUNIDADE
1.1 - Dados sobre a população escolar
1.2 - Dados sobre as condições econômico-financeiras
1.3 - Levantamento dos recursos socioculturais
2 - A INFRA-ESTRUTURA FÍSICA
2.1 - Distribuição dos alunos por classes, séries e períodos
2.2 - Critério de agrupamentos
2.3 - Normas para avaliação, recuperação, promoção e retenção
2.4 - Calendário Escolar
12 - Dados específicos
Nome do estabelecimento
Endereço
Nome e formação do(a) Coordenador(a) Pedagógico(a)
Tempo de magistério e na função
13 - Dados gerais
Forma de escolha/seleção para a função
Principais atribuições
Dificuldades
Que filosofia a escola segue?
O planejamento curricular está fundamentado na filosofia?
Como essa filosofia é transformada em prática pedagógica?
Como é feito o planejamento?
Manual de estágio curricular
Curso de Pedagogia
1. Apresentação
O estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia, segundo RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006 que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura estabelece:
II - 300 horas dedicadas ao Estágio Supervisionado prioritariamente em Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, contemplando também outras áreas específicas, se for o caso, conforme o projeto pedagógico da instituição.
No Projeto do curso ele segue os princípios do perfil do egresso, entendendo que o aluno deverá vivenciar os diferentes espaços de atuação do pedagogo, segue-se o perfil esperado:
a) Atuar na docência em Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental,
b) Atuar nas disciplinas pedagógicas dos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal;
c) Atuar na Educação Profissional na área de serviços e de apoio escolar;
d) Atuar na Educação de Jovens e Adultos;
e) Participar de atividades da gestão de processos educativos, no planejamento, implementação, orientação, administração, coordenação, acompanhamento, avaliação e supervisão de atividades e projetos educativos.
2. Fundamentação legal
Os estágios curriculares são regidos pela seguinte legislação:
:: Lei 9.394/96, de 20/12/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
:: Resolução CNE/CP 2, de 19 de Fevereiro de 2002 – Institui a duração e a carga horária dos cursos de Licenciatura de Graduação plena de formação de professores da educação básica em Nível Superior ;
:: Resolução CNE/CP n.º 1, de 15 de MAIO DE 2006 – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura.
:: Lei nº 11.788, 25/09/2008.
O aluno que optar por realizar estágio curricular não-obrigatório (em qualquer das etapas do curso) deverá ser orientado tendo em vista sua área de atuação e atentar às atividades pertinentes à sua condição de estagiário.
- Auxiliar atividades, acompanhado de professor titular da sala, junto a crianças (de zero a 11 anos – Educação Infantil e Séries iniciais do Ensino Fundamental) e jovens e adultos (Educação de Jovens e Adultos), de escolas públicas ou privadas;
- Auxiliar no desenvolvimento de projetos;
- Participar da elaboração de atividades;
- Auxiliar a administração de instituições de ensino formal e não-formal participando do planejamento, atividades administrativas e de logística;
- Auxiliar no atendimento ao corpo docente, discente, pais e comunidade;
- Participar de reuniões pedagógicas;
- Auxiliar no atendimento às crianças e jovens portadores de necessidades especiais;
- Auxiliar o professor de sala na preparação de material didático;
- Propor projetos à coordenação pedagógica;
3. Objetivos
:: Possibilitar ao estudante a concretização e a integração teoria-prática necessários à sua formação profissional básica;
:: Oportunizar atividades de aprendizagem social, profissional e cultural adequada aos valores éticos;
:: Promover, através do exercício da reflexão crítica, a identificação das possibilidades e limitações do campo de atividade específico e a criação de alternativas para superá-las;
:: Estimular no aluno estagiário uma atitude de questionamento contínuo, que possibilite a produção de novo conhecimento e sua divulgação;
:: Possibilitar ao aluno estagiário contato direto com situações reais que lhe permitam planejar, orientar, controlar e avaliar o processo ensino–aprendizagem de alunos em instituições de educação básica e/ou de outros ambientes socioeducativos;
:: Desenvolver, através da reflexão e da crítica, oportunidades para que o estudante reconheça o professor–educador como participante e co-responsável pela construção do conhecimento e formação da cidadania e consciência crítica;
:: Oferecer diferentes caminhos ao estudante para que se defronte com problemas concretos do processo ensino–aprendizagem e da dinâmica própria do espaço escolar, buscando alternativas de solução em conjunto;
:: Contribuir para a criação de um espaço de excelência que vincule formação teórica e início da vivência profissional, com vistas à reorganização do exercício docente.
4. Orientação, acompanhamento e avaliação
A orientação e acompanhamento deverão ser feitos, simultaneamente, pela supervisão da instituição escolar, pelo professor da UNICID e pelo pólo.
Os alunos poderão contar com o acompanhamento do tutor presencial, no pólo, para dirimir dúvidas ocorridas durante o estágio, bem como a orientação do professor UNICID responsável pelo acompanhamento do estágio, utilizando-se do ambiente virtual de aprendizagem (AVA)
A avaliação do estágio dar-se-á mediante o cumprimento das atividades previstas no curso, de forma a instituir-se, ao final do processo, os conceitos APROVADO ou REPROVADO.
Para ser aprovado no Estágio Curricular, o aluno deverá:
:: Entregar a “Ficha de Registro de Atividades” – Anexo 03, destinada às atividades dentro da instituição, de cada um dos Estágios, com a comprovação de ter cumprido a carga horária exigida, devidamente assinada e com o carimbo da instituição e de quem assina.
:: Entrega do relatório final. (Orientações no item 8 deste manual)
:: Entrega de Projeto Aplicativo (Orientações no item 9 deste manual)
:: Obter conceito final igual ou superior a C (Regular) na “Ficha de Avaliação do Estagiário” (anexo 4)
Caso o aluno obtenha D (Deficiente), na “Ficha de Avaliação do Estagiário” (Anexo 04) ou não tenha entregue os documentos exigidos ele será considerado REPROVADO e o Coordenador de Pólo deverá propor ao aluno para que refaça o estágio. O aluno deverá realizar todo o processo, desde o início, em outra instituição, considerando que o aluno estará em Dependência nesse componente curricular, devendo realizá-la até o final do seu curso, caso contrário não colará grau.
6. Organização curricular
O curso de Pedagogia da UNICID tem em sua matriz curricular a obrigatoriedade de 300 horas de
Estágio Supervisionado, assim divididos:
Estágio Tema Local Carga horária
Estágio I - Anos Iniciais do Ensino Fundamental e/ou Educação de Jovens e Adultos
Local possível de realização: Instituição com Classes das séries Iniciais do Ensino Fundamental e/ou Educação de Jovens e Adultos
100 horas – Módulo 7
Estágio II - Educação Infantil
Local possível de realização: Instituição com Classes de Educação Infantil
100 horas – Módulo 9
Estágio Tema Local Carga horária
Estágio III - Gestão: Direção e Coordenação Pedagógica e Supervisão de Ensino
Local possível de realização: Instituição de Educação Básica e Coordenadoria/ Diretoria de ensino (ou Delegacia de Ensino – dependendo da denominação dada em cada estado)
100 horas – Módulo 11
A carga horária de cada fase do Estágio será dividida da seguinte forma:
Instituição - 50 horas (Assinado pela Instituição acolhedora - o diretor, o vice-diretor, o coordenador, ou outra pessoa destinada pela Direção)
Entrevistas, Análise de documentos, Projeto Aplicativo - 25 horas (Assinado pela Instituição acolhedora - o diretor, o vice-diretor, o coordenador, ou outra pessoa destinada pela Direção)
Elaboração de Relatório Final - 25 horas (Assinado pelo Coordenador de Pólo)
O aluno poderá fazer Estágio na escola em que trabalha - desde que em salas que ele não atue - ou em outra escola da rede privada ou pública.
Obs1: O aluno deverá ficar no mínimo 1 hora e no máximo 6 horas por dia na instituição acolhedora, para realização de seu estágio.
Obs2: O estágio deverá ser realizado no decorrer do módulo em que ele está vinculado, não podendo ser feito antes ou depois da oferta do módulo.
QUANTO ÀS DISPENSAS DE ESTÁGIO
A dispensa de estágio é regulamentada pela RESOLUÇÃO CNE/CP 2, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002, que institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior.
Parágrafo único. Os alunos que exerçam atividade docente regular na educação básica poderão ter redução da carga horária do estágio curricular supervisionado (máximo de 50% da carga horária total do estágio).
No curso de Pedagogia a dispensa está prevista da seguinte forma:
Estágio I - Anos Iniciais do Ensino Fundamental e/ou Educação de Jovens e Adultos
Local possível de realização: Instituição que tenha classes das séries Iniciais do Ensino Fundamental e/ou Educação de Jovens e Adultos
100 horas - MÓDULO 7
OBS: Para dispensa desse módulo o aluno deverá apresentar documento comprobatório de docência nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental ou em Educação de Jovens e Adultos.
Estágio II - Educação Infantil
Local possível de realização: Instituição que tenha classes de Educação Infantil
100 horas – MÓDULO 9
OBS: Para dispensa desse módulo o aluno deverá apresentar documento comprobatório de docência na Educação Infantil – creche ou Pré- escola.
Estágio Tema Local Carga horária
Estágio III - Gestão: Direção e Coordenação Pedagógica e Supervisão de Ensino
Local possível de realização: Instituição de Educação Básica ou Coordenadoria/ Diretoria de ensino (ou Delegacia de Ensino – dependendo da denominação dada em cada estado)
100 horas – MÓDULO 11
OBS: Para dispensa desse módulo o aluno deverá apresentar documento comprobatório de experiência como Coordenador Pedagógico, Diretor de escola ou Supervisor de ensino.
O aluno, apresentando documentação comprobatória de docência/experiência ou na gestão escolar (de pelo menos 1 ano), terá dispensa de 150 horas de estágio devendo realizar as outras 150 h da seguinte forma:
Exemplo 1: Módulo 7 – DISPENSA (100 h) – não realiza o estágio referente ao módulo
Módulo 9 – 50 h – realiza metade da carga horária do módulo
Módulo 11 – 100 h – realiza integralmente a carga horária do módulo
Exemplo 2: Módulo 7 – 100 h – realiza integralmente a carga horária do módulo
Módulo 9 – DISPENSA (100 h) – não realiza o estágio referente ao módulo
Módulo 11 – 50 h – realiza metade da carga horária do módulo
Exemplo 3: Módulo 7 – 100 h – realiza integralmente a carga horária do módulo
Módulo 9 – 50 h – realiza metade da carga horária do módulo
Módulo 11 – DISPENSA (100 h) – não realiza o estágio referente ao módulo
O aluno que é auxiliar de classe, trabalha na secretaria da escola, em cargos administrativos ou é estagiário de empresas como CIEE, NUBE, entre outras, há pelo menos um ano, tem o direito de abater o estágio de um dos módulos 7ou 9, ou seja, 100 h e deverá realizar as 200h restantes (nos outros dois módulos)
Obs1: Em qualquer dos casos o aluno deverá apresentar uma declaração (Anexo 11), em papel timbrado da instituição, com tempo de serviço (com data de início e fim do período) e assinatura e carimbo do responsável da instituição (Diretor de escola). No caso de estágio do CIEE ou de outra empresa, basta apresentar cópia do contrato.
No caso do abatimento o aluno deverá apresentar a declaração, ao coordenador do pólo, na semana anterior ao início do módulo em que conste o estágio (Módulo 7, Módulo 9 e Módulo 11).
Obs2: No caso da dispensa do estágio o aluno deverá realizar todas as atividades previstas reduzindo-se as horas, de cada atividade, pela metade, a saber:
Instituição - deverá realizar 25h - (Assinado pela Instituição acolhedora - o diretor, o vice-diretor, o coordenador, ou outra pessoa destinada pela Direção)
Entrevistas, Análise de documentos, Projeto Aplicativo - deverá realizar 12 horas (Assinado pela Instituição acolhedora - o diretor, o vice-diretor, o coordenador, ou outra pessoa destinada pela Direção)
Elaboração de Relatório Final – deverá realizar 13 horas (Assinado pelo Coordenador de Pólo)
Obs3: Em qualquer dos casos de dispensa, pedida pelo aluno, o Coordenador de Pólo deverá lançar APROVADO (no Portal) no módulo em que foi realizado o pedido.
Esta dispensa não gerará desconto na mensalidade do aluno.
7. Estruturação das atividades
O aluno deverá procurar o local onde irá realizar o seu Estágio e entregar a sua “Carta de Apresentação e Ficha de credenciamento” (Anexo 1 e 2). A carta de apresentação deverá ficar na escola e a Ficha de credenciamento deverá retornar ao aluno para compor sua pasta de documentos.
Durante as diferentes etapas do estágio (Educação infantil, Séries Iniciais e Gestão Escolar) o aluno deverá colocar-se de forma crítica, reflexiva, relacionando as questões teóricas desenvolvidas no curso com a realidade da escola. Deve observar as necessidades da escola propondo, ao final do percurso, um Projeto Aplicativo. Esse Projeto deve ser apresentado à escola com a intenção de que ele seja aplicado.
Alguns instrumentos podem auxiliar o aluno na elaboração desse projeto, entre eles:
Entrevistas: (Anexos 6 a 10)
1) com o Diretor;
2) com o Coordenador, Supervisor ou Orientador ;
3) com professores;
4) Projeto Pedagógico: analisar o Projeto Pedagógico da Instituição
5) Regimento Escolar: analisar o Regimento Escolar da Instituição
Neste Manual o aluno terá exemplos destes instrumentos podendo modificá-los dependendo da sua necessidade.
Durante o desenvolvimento das atividades deste Estágio, o aluno precisará preencher a “Ficha de
Registro de Atividades” (Anexo 3) e, ao final, solicitar a assinatura do Supervisor de Estágio (Professor da instituição acolhedora) e o carimbo da instituição.
Para encerrar as atividades do Estágio I, II e III, o aluno deverá entregar para o Coordenador, no pólo:
1) Projeto Aplicativo (Orientação no item 9 deste manual)
2) Relatório de Estágio
2) “Ficha de Registro de Atividades”, citada no parágrafo acima.
3) “Ficha de Avaliação do Estagiário” (Anexo 4), devidamente preenchida e assinada pelo
Supervisor de Estágio e pelo Coordenador de Pólo.
4) “Ficha de Auto-Avaliação do Estagiário” (Anexo 5), devidamente preenchida e assinada pelo
Coordenador de Pólo e pelo aluno.
O aluno deverá entregar este material para o Coordenador, no pólo, até 1 (uma) semana antes do término do módulo.
A documentação ficará arquivada no pólo.
8. Roteiro do relatório final de Estágio
Ao encerrar cada um dos 3 (três) Estágios, o aluno estagiário deverá elaborar um relatório que será composto das seguintes partes:
a) Capa
b) Folha de Rosto
c) Apresentação
d) Texto contendo:
Introdução
Apresentação do relatório informando a área do Estágio, sua duração e o local onde foi realizado
(seguir quadro da Organização Curricular – Item 6).
Desenvolvimento
É a parte fundamental do relatório e enfoca, de forma detalhada, todas as atividades desenvolvidas durante o estágio, permitindo uma visão do conjunto do que foi exposto.
A descrição das atividades pode ser agrupada de acordo com a criatividade do aluno.
Deverão ser respeitadas todas as informações da instituição consideradas sigilosas.
Conclusão
Deverá incluir, obrigatoriamente, uma apreciação crítica quanto ao valor do estágio para a formação profissional e explicações próprias sobre as divergências detectadas entre a teoria e a prática, observadas nas experiências vivenciadas pelo aluno estagiário.
Devem ser apresentadas, ainda, propostas e recomendações a fim de melhorar o estágio em seus vários aspectos.
9. Roteiro para elaboração do Projeto Aplicativo
O Projeto Aplicativo deve ter como princípios norteadores os dados coletados nas entrevistas com os diferentes agentes do processo educativo, das observações das reuniões, da caracterização da instituição. Ele deve refletir o contexto em que a escola está inserida considerando-se suas necessidades.
Para a elaboração do projeto Aplicativo deverão ser consideradas as seguintes etapas:
TÍTULO/ TEMA - Levar em consideração- objetivos e finalidades do estudo. Responde a pergunta: O QUE FAZER?
Podem surgir: da observação do cotidiano; e feedback de pesquisas efetuadas; deve relacionar-se com o problema apresentado.
INTRODUÇÃO - Na introdução deverá aparecer:
Pressupostos conceituais e hipóteses.
Colocam-se as indagações sobre o tema
Um breve histórico sobre o tema
JUSTIFICATIVA - Deve aparecer a relevância e a razão que o levaram a apresentar o projeto. Responde a pergunta: POR QUÊ?
OBJETIVOS
Objetivos são nortes, definições, devem existir com fundamentos e perspectivas de realidade e prática, sobre o que se quer que os alunos em aula/segmento do programa ou no segmento de cada conteúdo de cada série.
Deve ser escrito o que se espera alcançar com os resultados do projeto. Ele deve responder o PARA QUE?
O que se quer alcançar no ensino aprendizagem de conteúdos e seus raciocínios, ou seja A RE-CONSTRUÇÃO PELO ALUNO. (MEU ALUNO SERÁ CAPAZ DE ...)
METODOLOGIA - Descrever o como fazer para dar conta do proposto (projeto) - Responde a pergunta: COMO FAZER?
Deixar clara a amostra (parte do universo) e onde será desenvolvida.
RECURSOS MATERIAIS - Relacionar o que é necessário em termos de materiais para realização do projeto.
Responde a pergunta: COM O QUE?
RESPONSÁVEL/eis - Relacionar quem irá se responsabilizar pelo projeto.
Responde a pergunta: QUEM VAI FAZER?
POPULAÇÃO ALVO - Relacionar a quem se destina o projeto.
Responde a pergunta: PARA QUEM?
CRONOGRAMA - Apresentar o tempo que será necessário para execução do projeto.
Responde a pergunta: QUANDO?
ANEXO 1 - CARTA DE APRESENTAÇÃO
São Paulo, _____ de _________________ de _______.
ASSUNTO: Estágio curricular de alunos do Curso de Pedagogia
Senhor (a) Diretor (a)
Em obediência ao estabelecido pela legislação do Conselho Nacional de Educação – Pareceres CNE/CP 009/2001, CNE/CP 021/2001 e resoluções CNE/CP 01/2002, CNE/CP 02/2002 –, vimos solicitar autorização para que nossos alunos possam estagiar na instituição que Vossa Senhoria dirige.
Colocando-nos, e a nossos professores, ao inteiro dispor de Vossa Senhoria, para o que se fizer necessário e, aproveitando o ensejo, apresentamos, antecipadamente, nossos agradecimentos.
Atenciosamente,
Profª. Ms. Adriana Beatriz Botto Alves Vianna
Coordenadora do Curso de Pedagogia
Universidade Cidade de São Paulo
ANEXO 2 – FICHA DE CREDENCIAMENTO
1 CREDENCIAMENTO
O aluno abaixo designado está credenciado, por esta Universidade, a solicitar a devida autorização para realização de estágio curricular, declarando submeter-se a todas as determinações legais.
São Paulo, _____, de__________________ de _______.
_________________________
Coordenador do pólo
2 DADOS REFERENTES
2.1 Ao aluno estagiário:
a) Aluno: _____________________________________ RG ______________
b) Curso: _______________________________________________________
2.2 Ao estágio:
a) Carga Horária:_________________________________________________
b) Foco
( ) Ed. Infantil ( ) Séries Iniciais do Ens. Fundamental ( ) Gestão Escolar
3 INSTITUIÇÃO ACOLHEDORA
a) Nome: ______________________________________________________
b) Endereço: ___________________________________________________
c) Diretoria de Ensino/Coordenadoria: _______________________________
d) Nome do diretor: ______________________________________________
4 AUTORIZAÇÃO DO DIRETOR
Autorizo o estágio solicitado pelo estudante acima designado.
São Paulo, _____ de _________________ de _______.
______________________________
Assinatura do diretor
ANEXO 3 - F I C H A D E R E G I S T R O D E AT I V I DA D E S
ALUNO: _______________________________________________________________________________________
Curso: ____________________________________________________________________Módulo : _____________________
Instituição Acolhedora: _____________________________________________________________________________________
Data | Atividade | início | término | total de horas | assinatura. doresponsável |
Total de horas: ___________
______________________________ _______________________________________
assinatura do aluno assinatura e carimbo do Diretor/Coordenador da Escola
ANEXO 4
F I C H A D E AVA L I A Ç Ã O DO E S TA G I Á R I O
Aluno(a) ___________________________________________________________________
Curso e módulo _____________________________________________________________
Local do Estágio ____________________________________________________________
Duração do Estágio e carga horária total
___/___ /___ a ___/___ /___ ________ horas
AÇÕ
AÇÕES | SIM | NÃO |
Apresenta conhecimentos demonstrados na realização de tarefas desenvolvidas no estágio | ||
Demonstra capacidade de procurar soluções sem prévia orientação, dentro dos padrões adequados a cada situação de trabalho. | ||
Possui clareza, precisão e eficiência nas várias formas de comunicação | ||
Tem interesse e entusiasmo no desempenho das atividades | ||
Evidencia controle emocional em situações inesperadas ou difíceis e coerência de atitudes nas manifestações afetivas e comportamentais | ||
Busca, junto a outras pessoas, contribuir para o alcance de um objetivo comum | ||
Procura viabilizar instruções do supervisor, normas e regulamentos com bom resultado | ||
Apresentou Projeto Aplicativo | ||
Atingiu os objetivos propostos para a realização do estágio |
Conceito Global: _________________
A = EXCELENTE
B = BOM
C = REGULAR
D = INSATISFATÓRIO
____________________________________ _____________________________________
Supervisor de estágio do local em que Aluno (a)
foi realizado o estágio
ANEXO 5
F I C H A D E AUTO- AVA L I A Ç Ã O D O E S TA G I Á R I O
Aluno(a) ___________________________________________________________________
Curso e módulo _____________________________________________________________
Local do Estágio ____________________________________________________________
AÇÕES | SIM | NÃO |
Organizei esquemas ou sugeri idéias para um planejamento eficiente da minha atuação? | ||
Ajudei espontaneamente ou quando solicitado na elaboração de tarefas diversificadas? | ||
Compareci pontualmente aos locais de estágio? | ||
Desempenhei conscientemente os trabalhos de estágio, conforme as normas estabelecidas? | ||
Solicitei esclarecimentos sempre que tive dúvidas sobre os problemas apresentados? | ||
E N Evitei causar problemas ou embaraços que prejudicassem o trabalho de estágio? | ||
Avaliei minha participação pelo número de pontos positivos alcançados, comparando o meu progresso antes e após cada etapa de estágio? | ||
Elaborei Projeto Aplicativo considerando as especificidades da institução que realizei o estágio? |
Conceito Global: _________________
A = EXCELENTE
B = BOM
C = REGULAR
D = INSATISFATÓRIO
I T_______________________________________
Aluno (a)
ANEXO 6
S U G E S T Ã O D E F I C H A PARA C A R A C T E R I Z A Ç ÃO DA I N S T I T U I Ç Ã O E D U C A C I O N A L
( D I A G N Ó S T I C O I N S T I T U C I O N A L )
1 - Nome da Instituição Educacional
2 - Localização (rua, n.o, bairro, município, telefone(s), CEP)
3 - Poder
Público – ( ) Municipal ( ) Estadual ( ) Federal
Particular – ( )
Outro – ( )
4 - Horário de funcionamento
5 - Número de salas de aula e número de turmas
6 - Cursos ministrados
T I P O D E E N S I N O N. º D E A LUNOS
( )Educação Infantil
( )Ensino Fundamental (1.a a 4.a série)
( )Ensino Fundamental (5.a a 8.a série)
( )Ensino Médio
( )Ensino Profissionalizante
Outro(s)
7 - Descrição da comunidade onde se localiza a instituição educacional (arruamento, moradias, transportes, centros de lazer e cultura, comércio, serviços públicos e outros aspectos que julgar convenientes)
8 - Identificação dos(as) profissionais que trabalham na instituição educacional
Diretor
Vice-Diretor
Coordenador Pedagógico
Orientador Educacional
Supervisor Educacional
Professor
Serviços Gerais
Inspetor de Alunos
Vigia
Secretário
Merendeira
Zelador
Outro(s
9 - Descrição da Instituição Educacional (tipo de prédio, dependências, conservação, limpeza, merenda, biblioteca, laboratório, zeladoria, salas, ambiente dos professores, sala de vídeo e outros aspectos que julgar importantes)
A I S
10 - Outras observações
11 - Diagnóstico da realidade da escola
1 - A COMUNIDADE
1.1 - Dados sobre a população escolar
1.2 - Dados sobre as condições econômico-financeiras
1.3 - Levantamento dos recursos socioculturais
2 - A INFRA-ESTRUTURA FÍSICA
2.1 - Distribuição dos alunos por classes, séries e períodos
2.2 - Critério de agrupamentos
2.3 - Normas para avaliação, recuperação, promoção e retenção
2.4 - Calendário Escolar
12 - Dados específicos
Nome do estabelecimento
Endereço
Nome e formação do(a) Coordenador(a) Pedagógico(a)
Tempo de magistério e na função
13 - Dados gerais
Forma de escolha/seleção para a função
Principais atribuições
Dificuldades
Que filosofia a escola segue?
O planejamento curricular está fundamentado na filosofia?
Como essa filosofia é transformada em prática pedagógica?
Como é feito o planejamento?
ANEXO 7
S U G E S T Ã O D E F I C H A
O B S E R VA Ç Ã O D E R E U N I Õ E S
(caso o aluno participe)
1 - Do planejamento das atividades
1.1 Abertura – ( )
1.2 Objetivos – ( )
1.3 Texto para reflexão; outra dinâmica – ( )
1.4 Assuntos Gerais e/ou sugestões – ( )
2 - Dos participantes
2.1 Direção – ( )
2.2 Coordenação – ( )
2.3 Secretária – ( )
2.4 Docentes – ( ) Quantos?
2.5 Pais – ( ) Turma
3 - Da avaliação da reunião
3.1 O planejamento da reunião foi cumprido? Justifique.
Sim – ( ) Não – ( ) Em parte – ( )
3.2 Os participantes da reunião compareceram pontualmente? Justifique.
Integral – ( ) Parcial – ( ) Deficiente – ( )
3.3 Houve participação de todos com sugestões? Justifique.
Sim – ( ) Não – ( ) Em parte – ( )
4 - Apreciação pessoal do(a) estagiário(a)
ANEXO 8
SUGESTÃO DE PERGUNTAS
E N T R E V I S TA COM O COORDENADOR PEDAGÓGICO
Aluno(a) Estagiário(a):
Data e hora da reunião
a. Qual o método de ensino utilizado na escola?
b. O método prioriza a individualidade ou o cooperativismo?
c. Como se trabalha a criatividade do(a) aluno(a)?
d. O trabalho com o(a) aluno(a) é direcionado ou parte do próprio interesse dele(a)?
e. Que recursos pedagógicos são mais usados?
f. Como são organizadas as turmas?
g. Você participa do processo de avaliação? Como?
h. Como é avaliado o aluno?
i. Avalie seu trabalho
Outras informações:
ANEXO 9
SUGESTÃO DE PERGUNTAS
E N T R E V I S TA C O M O P R O F E S S O R
a. Você consegue adotar uma visão crítica quanto ao alcance dos objetivos do ensino
identificando a quem eles atendem e a quem interessam?
b. Considerando as desigualdades, econômicas e culturais, como você selecionaria os
conteúdos programáticos (ou atividades)?
c. Você se preocupa em criar condições para integrar as diferentes atividades e
disciplinas do currículo através do planejamento de ensino? Justifique.
d. Você conta com recursos pedagógicos em seu trabalho para desenvolver a
metodologia de ensino que gostaria de realizar? Justifique.
Outras informações
ANEXO 10
SUGESTÃO DE PERGUNTAS
E N T R E V I S TA C O M O ( A ) D I R E TO R ( A )
1 – Dados específicos
Nome e formação do(a) Diretor(a)
Tempo de magistério e na função
2 – Dados gerais
Forma de escolha/seleção para o cargo de direção
Razões para estar na direção da escola
Dificuldades
Principais atribuições
Avalie o seu trabalho na direção da escola
3 – Outras informações
ANEXO 11
|
DECLARAÇÃO
Declaramos, para fins de estágio curricular, que ________________________________________ (nome do aluno), portador de RG.____________________________ atuou nesta instituição como _______________________________ (função exercida) no período de ___/___/___ a ___/___/___ (mínimo de um ano).
Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos,
Att
Local, ___/___/___
______________________________________________
NOME DO DIRETOR/ASSINATURA
CARIMBO
ESCOLA X, RUA YYYYY, Nº1111. BAIRRO LLLLLL – TEL1111-1111
Nenhum comentário:
Postar um comentário