As diferenças entre Piaget e Wallon acerca da linguagem são sintomáticas do que foram seus intercâmbios. Sem dúvida, une-os uma semelhança de pensamento em torno da idéia de transição da etapa sensório-motora à etapa representativa.
Ambos consideram o desenvolvimento segundo um esquema bastante próximo. Ambos se distanciam da explicação maturacionista linear. Um e outro coincidem em torno do duplo movimento de continuidade-descontinuidade. A elaboração do pensamento se efetua através de um processo contínuo de melhoramento do conhecimento.
Para Piaget, a criança vai se socializando à medida que a pressão do meio externo exige a adaptação de seus pensamentos àqueles do mundo adulto. Na criança muito pequena, portanto, há uma notória falta de socialização.
O desenvolvimento cognitivo se dá a partir de esquemas e estruturas de pensamentos e ocorre em etapas (estágios) pelas quais todos os indivíduos passam
Ao contrário de Piaget, Wallon entende que a criança está socializada desde os primeiros momentos de sua existência e sua sociabilidade necessariamente se exprime, em cada idade, na linguagem das funções em exercício
O desenvolvimento acontece por meio de relações entre um ser e um meio que se modificam reciprocamente
Ambos concedem uma importância primordial ao movimento na gênese da vida mental. E neste sentido tanto um como outro são pensadores materialistas. Wallon desenvolve uma concepção de conjunto do psiquismo enfocado sob o duplo aspecto afetivo e intelectual. Já Piaget, ao fixar sua atenção na segunda das variáveis constrói uma psicologia da inteligência
Concordâncias:
1º - estavam interessados no estudo da gênese dos processos psicológicos.
2º - tinham a idéia do desenvolvimento cognitivo a partir de um desenvolvimento sensório- motor.
3º - para o desenvolvimento cognitivo necessita estabelecer relações com os objetos, a diferença do outro.
4º o ato mental se desenvolve a partir do ato motor;
5º propõem estágios de desenvolvimento.
1º - estavam interessados no estudo da gênese dos processos psicológicos.
2º - tinham a idéia do desenvolvimento cognitivo a partir de um desenvolvimento sensório- motor.
3º - para o desenvolvimento cognitivo necessita estabelecer relações com os objetos, a diferença do outro.
4º o ato mental se desenvolve a partir do ato motor;
5º propõem estágios de desenvolvimento.
Discordâncias:
Wallon entendia a gênese da pessoa, o DH se dava num ciclo funcional de alternância ora de intrapessoal (dentro) para interpessoal (fora) ora de fora para dentro não é adepto da idéia de que a criança cresce de maneira linear
Para Piaget, a gênese da inteligência o DH se dava em relações de dentro (sujeito) para fora (ambiente).
Wallon entendia a gênese da pessoa, o DH se dava num ciclo funcional de alternância ora de intrapessoal (dentro) para interpessoal (fora) ora de fora para dentro não é adepto da idéia de que a criança cresce de maneira linear
Para Piaget, a gênese da inteligência o DH se dava em relações de dentro (sujeito) para fora (ambiente).
Nenhum comentário:
Postar um comentário