1. (N1-1) Descreva as Principais
descobertas da Psicanálise – (pg.157 livro)
*A psicanálise é marcada pela
descoberta do inconsciente, descoberta que revoluciona a concepção de homem.
Jaques Lacan define o inconsciente como estruturado pela linguagem como algo
construído pelo desligamento constante dos significantes, não se detendo em significados. Sendo o inconsciente estruturado como linguagem é
determinada pela lei metáfora e da metonímia. Por meio da psicanálise
entendemos que o sujeito é um ser singular, único, dotado de um psiquismo
regido e por uma lógica específica
*A descoberta do inconsciente foi sem
dúvida uma das mais importantes, alem da redefinição do conceito de sexualidade
que para Freud se dá desde o nascimento. O psiquismo humano forma-se a partir
dos conflitos que, desde o nascimento, confrontam os instintos sexuais (a
Líbido) e a realidade. Podemos dizer que, em termos psicanalíticos, somos o
resultado da história da nossa infância.
2. Segundo wallon, quais são as duas
lições importantes do papel do professor? Explique-as. – (pg. 128/portal)
*A primeira é que somos pessoas
completas: com afeto, cognição e movimento, e nos relacionamos com alunos, que
também são pessoas completas, integral, com afeto, cognição e movimento.
A segunda lição é que somos componentes
privilegiados do meio de nossos alunos
* Primeiro é saber que, assim como o
professor é um ser completo, dotado de afeto, cognição e movimento, está se
relacionando com pessoa (aluno) que também é completa, integral, com afeto, cognição
e movimento;
Segundo é o professor é uma figura
privilegiada no meio dos alunos
3. Qual a característica da avaliação
segundo a teoria piagetiana?
*A avaliação caracteriza-se por um
momento de reflexão crítica e tomada de decisão para o professor. Serve para
desvelar o processo para conhecer. Sem avaliar não se conhece e sem conhecer
não se pode confiar. Para trabalhar de acordo com a realidade é preciso saber
ler essa realidade. Conhecê-la é fator desencadeador de uma decisão consciente
e uma organização dos novos rumos da intervenção do professor.
A avaliação, segundo Piaget, é um
momento de reflexão crítica e tomada de decisão para o professor. Serve para
desvelar o processo para conhecer. A avaliação serve para conhecer,
diagnosticar a realidade, o avanço, pelo confronto entre os objetivos a serem
alcançados, sobre o qual o professor tem de ter clareza, quanto ao percurso
feito pelo aluno. Por isso é preciso que o professor conheça a trajetória do
aluno e sem avaliar não se conhece e sem conhecer não se pode confiar. Pg.149
4. Quais são os três elementos na qual se
relacionam no processo de ensinar e aprender?
*Os três elementos são: professor,
aluno e o conhecimento
1. Analise o caso das meninas-lobo Amala
e Kamala a partir da teoria sócio-cultural de Vygotsky, destaque a questão da
cultura.
*Podemos dizer que, recebemos a
natureza por herança, mas a cultura só pode ser dada através da educação em
sociedade. Entretanto, o tipo de sociedade na qual somos criados, também
determina o tipo de pessoa que seremos. Isso significa que quando o indivíduo
faz uma interação com os objetos ele se desenvolve.
Esta situação representa a maneira como
o individuo social possibilita criar condições para o aparecimento da
consciência. Para Davis e Oliveira (1990), Os homens, quando transformam a
natureza e aprimoram seu instrumentos, estão desenvolvendo suas funções
mentais superiores, como percepção, atenção, memória e raciocínio.
Nesse processo, também estão formando suas personalidades.
2. Discuta conceitualmente a seguinte
afirmação: A inteligência não começa nem pelo conhecimento do eu nem pelo
conhecimento das coisas enquanto tais, mas pelo conhecimento de sua interação
orientando-se simultaneamente para os dois pólos desta interação, a inteligência
organiza o mundo, organizando-se a si mesma (PIAGET, FERREIRO, 2001) (pg. 96 do livro de psicologia do desenvol.)
*A construção da inteligência acontece
por etapas sucessivas onde uma etapa é resultante de outra anterior.
Podemos dizer que a inteligência é a própria vida no seu processo de
adaptação. Todo ser vivo procura o equilíbrio que permite a adaptação através
do processo de auto – regulação. A inteligência não é uma capacidade abstrata
de pensar, ou raciocinar, mas sim, de agir corretamente em um meio real.
Para Piaget o desenvolvimento da
inteligência ocorre por meio da interação do sujeito com o objeto. O
conhecimento surge da ação do sujeito que conhece com aquilo que pode ser
conhecido (objeto).
O desenvolvimento da inteligência esta
ligada a diversos fatores como: biológico, ambientais, o meio social e
principalmente o processo de maturação, a relação do homem com os objetos, a
transmissão social e o processo de equilibração.
Para o desenvolvimento da inteligência
o indivíduo precisa ter condição biológica e uma estrutura para integrá-la ao
meio (processos adaptativos). A equilibração é o fator essencial e determinante
no desenvolvimento do sujeito no processo de adaptação ao meio em que vive
A afirmação de Piaget é uma forma de
perceber que existem outras maneiras muito mais aprimoradas para estimular a
maneira como a criança pode vir a organizar-se no mundo em que vive, no
seu meio cultural, através dos estímulos dados por um adulto (professores em
sala de aula). Isso mostra o papel fundamental que o professor tem no processo
de desenvolvimento do aluno e reflete positivamente ao longo de toda a vida do
aluno
* Acredito que o conhecimento é
adquirido pela interação entre os indivíduos e o objeto, ou seja, com a
mediação do outro indivíduo. Por exemplo, a criança, ao brincar com um objeto
(brinquedo) tem a participação de outra pessoa que lhe entregou o brinquedo. O
conhecimento obtido pela criança é feito da associação do objeto com seu
significado, é produto das relações entre os indivíduos e o meio em que está
inserido. A inteligência é o resultado do conhecimento organizado pela mente
através da vivência dos indivíduos.
O conhecimento é construído por meio
das interações que o sujeito mantém com seu meio com a participação de fatores
internos e externos, formando uma rede complexa de combinação entre o organismo
e o meio. Toda relação de mim para comigo mesmo passa pela relação com o outro
3. Por que a indisciplina é o maior mal
da educação moderna, segundo
Tiba?
*Porque ela faz com que o
indivíduo perca a organização interna, faz com que ele venha perder toda a
responsabilidade de suas atividades, acaba se tornando adulto sem conhecimento
algum em relação a disciplina e com isso, não consegue se adaptar a qualquer
atividade pessoal ou profissional.
A raiz do bem é essência da consciência
e a do mal é o ego. ....
Porque indisciplina significa
desconstrução, ato contrário à ordem, à normalidade. Na forma de organização
escolar segundo os parâmetros antropocêntricos....Em Tiba (1996) vemos
aspectos negativos de falta de disciplina estudantil que é apropriada e
necessária para o processo de ensino-aprendizagem e para o desenvolvimento mais
amplo do aluno
4. Qual é a função da emoção na teoria de
Wallon? Como desenvolver a atividade a partir do trabalho com as emoções?
*Tem-se como função formas corporais de
expressar o estado de espírito da pessoa, manifestações físicas, alterações orgânicas,
como o choro, aquele frio na barriga, etc. para Wallon, a emoção é
fundamentalmente social, ela fornece o primeiro e o mais forte vínculo entre os
indivíduos. Podemos dizer que a afetividade, a partir das emoções, são
essencialmente mecanicista e pouco inteligível, podendo se desenvolver do ponto
de vista da construção da pessoa como do ponto de vista do conhecimento, é
marcante para o desenvolvimento da humanidade que se manifesta a partir do
nascimento e estende-se pelo primeiro ano de vida da criança.
A emoção tem papel importante no
desenvolvimento humano, independente da cultura. Ela vem acompanhada de reações
orgânicas diversas, é contagiosa e representa a cultura e a expressividade de
um povo, sendo um processo coletivo, sempre se referindo a algo ou alguém. As
idéias de Wallon nos trazem interessantes questões relacionadas as interações
afetivas e cognitivas construídas com as trocas sociais, onde a emoção se faz
presente
Wallon
considera que a emoção possui um papel expressivo no desenvolvimento
humano. Segundo o autor, as características visíveis da emoção,
independentemente de cultura, são acompanhadas de reações orgânicas, batimentos
cardíacos e uma série de outras manifestações. Entretanto, ela é
contagiosa, representa as manifestações culturais e expressivas de cada povo.
Assim, consideram as emoções como processos coletivos. Para ele, as pessoas
choram ou sorriem em relação a alguém ou alguma coisa.
Segundo o autor, a emoção é a
exteriorização da afetividade, um fato fisiológico nos seus componentes
humorais e motores e, ao mesmo tempo, um comportamento social na sua função de
adaptação do ser humano ao seu meio. As emoções são a exteriorização da
afetividade. Independente da cultura, a emoção vem acompanhada de reações
orgânicas diversas. Ter a clara noção entre emoção e afetividade é útil porque
dá ao educador mais um elemento para conhecer o aluno e adequar suas
atividades. A emoção, ao se expressar pelo corpo, dá ao bom observador indícios
de como o aluno está se posicionando ante as varias exigências da escola,
assustado, com medo, com raiva, ou com tranqüilidade, prazer e
alegria
Indica
os primeiros sinais de vida psíquica observáveis na conduta infantil
As
influências afetivas do meio humano têm ação decisiva sobre a vida psíquica
da criança
A
emoção impulsiona as primeiras trocas da criança com o
mundo exterior, principalmente com as pessoas de quem dependem
para a satisfação de suas necessidades vitais
1. (N1-2) Quais as contribuições do ato
de estudar para a aprendizagem escolar – p.154
Tendo como referência alguns autores
como Piaget, Salvador e Cabani, consideram o ato de inteligência o exame da
capacidade de aprender, que acontece a partir da experiência e da adaptação ao
ambiente que o circunda. Verifica-se que a aprendizagem está relacionada ao ato
de estudar, como ato que externaliza a capacidade de ser inteligente. Assim,
inter-relacionam-se a aprendizagem, inteligência e o ato de estudar.
O encontro com a escola é necessário,
uma vez que a criança não aprende sozinha e geralmente os pais não podem lhe
dedicar tempo para o ensino, entrando ai, o papel do professor
O ato de estudar começa em casa, com o
incentivo da família (os pais lendo histórias para os filhos) e continua na
sala de aula onde, mesmo estando apenas ouvindo o professor, sem nada
questionar, ler ou escrever, o aluno estará raciocinando e assimilando de forma
a compreender o que está sendo dito para assim, poder compartilhar o que
aprendeu
Estudar é a ação que tem por fundamento
compreender o que ainda não está incluído no repertório do sabe individual. A
aprendizagem está relacionada ao estudar, como ato que externaliza a capacidade
de ser inteligente. Assim, aprendizagem, inteligência e o ato de estudar estão
inter-relacionados e são variáveis importantes para os hábitos de estudos.
P.154
2. Wallon descreve: “A meta maior da
educação é tratar a pessoa como um todo”. Explique essa afirmação. (Pg.128
portal)
* Para Wallon, a pessoa tem que ser
entendida a partir de suas condições orgânicas (limites biológicos) e
históricas (conjuntura social e cultural na qual está inserida). Wallon vê a
pessoa completa, de como ocorre a transformação de um organismo indiferenciado
em um indivíduo com suas particularidades. Ele entendia a pessoa como um
conjunto funcional resultante da integração dos aspectos cognitivo, afetivo e
motor. O processo de tornar-se pessoa se realiza a partir da interação com
outros sujeitos, incluindo as interações contraditórias e de oposição com
outras
* A maior meta da educação é a construção
de pessoas completas, ou seja, devem-se levar em conta suas condições orgânicas
(biológico) e históricas (social e cultural na qual está inserida) Para isso,
deve haver oportunidades iguais para todos, inclusive ao respeito e à
singularidade, e a escola deve propiciar condições para que a criança descubra
suas tendências de acordo com seu estágio de desenvolvimento. Neste sentido, é
importante que o professor conheça as condições de existência de seus alunos,
para saber quais valores estão sendo cultivados e saber como cultivar aqueles
que são seus objetivos. P.128
* Para Wallon, a pessoa tem que ser
entendida a partir de suas condições orgânicas (limites biológicos) e
históricas (social e cultural na qual ela está inserida). Para ele, a pessoa
deve ser vista como um todo. É como um conjunto funcional resultante da
integração dos aspectos cognitivo, afetivo e motor. A pessoa é formada a partir
da interação com outros sujeitos, incluindo as interações contraditórias e de
oposição aos outros.
É preciso que todos tenham
oportunidades iguais, que se tenha uma escola que respeite as
singularidades de cada um, para que o aluno, através de experimento, possa
descobrir suas tendências e habilidades de acordo com seu estágio de
desenvolvimento
3. Descreva os processos psicológicos
básicos do comportamento. Qual a sua importância para a aprendizagem?
* Esses processos são: sensações,
percepções, atenção, linguagem e pensamentos. Esses processos são executados
por órgãos dos sentidos pertencentes a modalidades distintas.
Sabemos que a aprendizagem se dá no
cérebro e isso não ocorre de forma isolada e sim, sincronizada com outros
sistemas, principalmente o sistema nervoso que recebe milhares de informações
diferentes dos órgãos sensoriais, integrando todas elas para determinar qual a
resposta vai ser dada pelo organismo. Assim, a aprendizagem cerebral se faz
pela diversidade de estímulos que recebe. p.31 (livro)
*Os processos psicológicos básicos do
comportamento humano são estratégias de processamento e ação do comportamento
humano: É sensação, percepção, atenção, linguagem e pensamento. Esses processos
são sistemas especiais de captação dos meios exterior e interior e são
executados por órgãos dos sentidos pertencentes a modalidades distintas.
Os processos psicológicos básicos
desenvolvem-se com o crescimento da criança/adolescente/adulto que vai
integrando todas as noções adquiridas à medida que existem possibilidades
internas e externas durante a aprendizagem do indivíduo no contexto social e
escolar. Pg.44 (portal)
Esses processos são: sensações,
percepções, atenção, linguagem e pensamentos. São sistemas especiais de
captação dos meios exterior e interior. Eles são executados por órgãos dos
sentidos pertencentes a modalidades distintas.
- As sensações estão relacionadas ao
sistema nervoso que permitem ao homem a impressão dos sinais, das propriedades
e dos indícios dos objetos do mundo exterior e interior;
- Percepção está ligada ao
reconhecimento dos estímulos sensoriais. Nesse nível, os estímulos sensoriais
são integrados, interpretados e tornam-se significativos. A percepção permite
ao indivíduo o conhecimento dos objetos ao seu redor. Ela é uma atividade
contínua do cérebro na busca por identificar objetos e eventos do dia-a-dia;
- Linguagem e pensamento são processos
interdependentes. Enquanto se aprende a falar, desenvolve-se o pensamento pela
possibilidade que a linguagem permite de se abstrair das coisas e do tempo. A
linguagem é o fator básico nos ajustamentos sociais e nos aspectos mais
significativos do desenvolvimento intelectual - pg.31 (livro)
4. De acordo com Freud, o que é
transferência e ação educativa.
Para Freud, o professor deve iniciar
seu trabalho no campo transferencial de trocas subjetivas entre professor e
aluno. Esse é o campo relacional e essencialmente característico do ser humano.
Subjetivo é a capacidade de o sujeito perceber o sentido, de fazer alguma coisa
com ele e de produzir outro sentido, isto é, a cada encontro do sujeito
com outro sujeito, abre-se a possibilidade de um sentido novo. Tem que
estabelecer um vínculo, uma relação de empatia entre professor e aluno,
facilitando assim, a ação educativa
A transferência é um
fenômeno que se faz essencial na educação para que a aprendizagem ocorra. Por
ela, o aluno se volte para a figura do professor. O professor é, para o aluno,
aquele que sabe como ensiná-lo.
Nessa relação, a
transferência se instala por meio de um intercâmbio entre inconscientes: o
inconsciente do professor e o do aluno.
N1-2 - Quais os impactos
ou contribuições da psicanálise freudiana para a aprendizagem e a educação?
Através da teoria
freudiana, podemos entender melhor, enquanto educador, como se processa no
aluno o desenvolvimento emocional e mental. Essa teoria nos deixa claro que a
aprendizagem é um processo de reorganização cognitiva e para que ela se desenvolva os conflitos
cognitivos muito são importantes.
A maior contribuição
da psicanálise em relação a educação se dá através do estudo do funcionamento
do aparelho psíquico e dos processos mentais, onde ocorre a aprendizagem. Sua
teoria também ressalta a importância da relação professor/aluno, da sintonia,
empatia entre estes, que favorece a aprendizagem.
A teoria freudiana nos
mostra como se processa no aluno o desenvolvimento emocional e mental.
A maior contribuição
da psicanálise para a educação se dá através do estudo do funcionamento do
aparelho psíquico e dos processos mentais, onde ocorre a aprendizagem.
Outra grande
contribuição diz respeito a aprendizagem por identificação. Sua teoria ressalta
a importância da relação professor – aluno, da sintonia/empatia entre estes,
que favorece a aprendizagem.
2. Howard Gardner propõe uma mudança radical no conceito de inteligência.
Defina essa mudança.
*Antes de Gardner haviam apenas duas inteligências:
lingüística e matemática. Com sua teoria, ele provoca uma revolução ao defender
a idéia das múltiplas inteligências. Para ele, o professor deve ter a
sensibilidade de entender a singularidade de cada aluno, pois, todos são
dotados de inteligências. Um sujeito pode ter dificuldade em resolver
determinado problema, porém, poderá resolver outro problema com mais
facilidade, ou seja, cada um tem seu grau de inteligência. É preciso
criar métodos novos e diferenciados de aprendizagem que possa atender a todos
com as mais diversas inteligências e habilidades
Baseado nas teorias de Piaget e Vygotsky, o
primeiro desenvolveu sua teoria sobre a inteligência, onde a criança não
possuía uma única inteligência, mas sim, múltiplas inteligências. Para Gardner,
além da inteligência lingüística e matemática, existe outras, o que muda
radicalmente a forma de ver e compreender a mente humana, pois uma
criança com muita dificuldade em matemática poderia ser um brilhante músico,
arquiteto, etc. pois para o autor, o fato de não possuir uma inteligência em
pleno desenvolvimento, não significa que esta pessoa seja burra pois, ela pode
não ser boa em uma mas ser bem em outra inteligência. A teoria das múltiplas
inteligências inovou o processo de ensino e aprendizagem.
3. Quais as concordâncias e discordâncias
entre a teoria de Wallon e Piaget?
Wallon entende o desenvolvimento cognitivo como um
processo descontínuo e eminentemente social. Para ele, desde o
Nascimento, o bebê define-se como um
ser social.
Piaget entende que o desenvolvimento cognitivo
se dá a partir de esquemas e estruturas de pensamentos e ocorre em etapas
(estágios) pelas quais todos os indivíduos passam. Para ele, a criança vai se socializando à medida que a
pressão do meio externo exige a adaptação de seus pensamentos àqueles do mundo
adulto. Para ele, n a criança há uma notória falta de socialização.
Ambos estavam interessados no estudo da gênese dos
processos psicológicos, tinham a idéia do desenvolvimento cognitivo a
partir de um desenvolvimento sensório- motor, concordam que o desenvolvimento
cognitivo necessita estabelecer relações com os objetos e o ato mental se
desenvolve a partir do ato motor. Ambos propõem estágios de
desenvolvimento.
Algumas divergências se dão quanto ao
desenvolvimento mental que para Piaget, se dá espontaneamente a partir de suas
potencialidades e da sua interação com o meio. Wallon propõe estágios de
desenvolvimento, assim como Piaget, porém, ele não é adepto da idéia de que a
criança cresce de maneira linear. O desenvolvimento humano tem momentos de
crise.
Wallon entende o desenvolvimento cognitivo
como um processo descontínuo e eminentemente social. Para ele, desde o
nascimento o bebê, define-se como um ser social.
Piaget
entende que o desenvolvimento cognitivo se dá a partir de esquemas e estruturas
de pensamentos e ocorre em etapas (estágios) pelas quais todos os indivíduos
passam. Para ele, a criança vai se
socializando à medida que a pressão do meio externo exige a adaptação de seus
pensamentos àqueles do mundo adulto. Na criança há uma notória falta de
socialização.
Ambos: estavam interessados
no estudo da gênese dos processos psicológicos; tinham a idéia do
desenvolvimento cognitivo a partir de um desenvolvimento sensório- motor,
concordam que o desenvolvimento cognitivo necessita estabelecer relações com os
objetos e o ato mental se desenvolve a partir do ato motor. Propõem
estágios de desenvolvimento.
Concordâncias:
Ambos - estavam interessados no estudo da gênese dos processos psicológicos; tinham a idéia do desenvolvimento cognitivo a partir de um desenvolvimento sensório- motor; concordam que o desenvolvimento cognitivo necessita estabelecer relações com os objetos; que o ato mental se desenvolve a partir do ato motor e propõem estágios de desenvolvimento.
Ambos - estavam interessados no estudo da gênese dos processos psicológicos; tinham a idéia do desenvolvimento cognitivo a partir de um desenvolvimento sensório- motor; concordam que o desenvolvimento cognitivo necessita estabelecer relações com os objetos; que o ato mental se desenvolve a partir do ato motor e propõem estágios de desenvolvimento.
Discordâncias:
Wallon entendia que o desenvolvimento humano se dava num ciclo funcional de alternância ora de intrapessoal (dentro) para interpessoal (fora) ora de fora para dentro não é adepto da idéia de que a criança cresce de maneira linear
Wallon entendia que o desenvolvimento humano se dava num ciclo funcional de alternância ora de intrapessoal (dentro) para interpessoal (fora) ora de fora para dentro não é adepto da idéia de que a criança cresce de maneira linear
Já para Piaget, o desenvolvimento
humano se dava em relações de dentro (sujeito) para fora (ambiente); a criança
vai se socializando à medida que a pressão do meio externo exige a adaptação de
seus pensamentos àqueles do mundo adulto. Para ele, na criança muito pequena,
portanto, há uma notória falta de socialização.
Ao contrário de Piaget, Wallon entende
que a criança está socializada desde os primeiros momentos de sua existência e
sua sociabilidade necessariamente se exprime, em cada idade, na linguagem das
funções em exercício
Piaget refere-se ao meio como condição para o
desenvolvimento cognitivo, mas centraliza sua explicação nos mecanismos de
coordenação entre as ações da criança sobre o mundo, dando pouca importância à
intervenção social.Ele definiu a inteligência como uma das manifestações da
vida, isto é, uma forma de adaptação, sendo a ação o modo de interação do homem
com o meio. A criança, quando nasce não esta socializada. Ela vai se
socializando à medida que a pressão do meio externo exige a adaptação de seus
pensamentos àqueles do mundo adulto. Na criança muito pequena, portanto, há uma
notória falta de socialização.
Wallon, ao contrário de Piaget, entende o desenvolvimento
cognitivo como um processo descontínuo e eminentemente social, em que a
linguagem terá um papel fundamental. Ao contrário de Piaget, ele entende que
desde o momento em que nasce, o bebê, define-se como um ser social, sendo,
portanto, impossível conceber a vida psíquica sem as relações de reciprocidade
entre o biológico e o social. Este movimento que marcará todo o desenvolvimento
cognitivo do sujeito, o entorno humano representa um lugar de significação das
suas ações desde seu nascimento
Para Wallon, as leis reguladoras do
desenvolvimento como a alternância de movimentos (ora para si e ora para o
outro), bem como a predominância de ações (afetivas e cognitivas) faz com que
os indivíduos se tornem biologicamente sociais
Piaget considerava que a
hereditariedade influenciava no desenvolvimento, mas era insuficiente para
explicá-lo. Ele considerava que nós herdamos geneticamente a inteligência. Nós
possuímos um organismo que amadurece em contato com o ambiente
Piaget - a inteligência não é herdada
biologicamente. o desenvolvimento da inteligência ocorre por meio da interação
do sujeito com o objeto. A criança nasce com os sentidos sensoriais, mas
necessita de estímulos, manejos e adaptações para construir seu intelecto. Para
o autor, a ação é a fonte do conhecimento. O processo de construção de
conhecimentos é um processo de desequilibrações, assimilações, acomodações e
adaptações de estruturas. No processo desenvolvimento, velhas estruturas
conhecidas vão sendo modificadas diante de novas estruturas que são
incorporadas.
Wallon - O desenvolvimento humano não é
um processo composto por estágios lineares. Ele é marcado por períodos de
preponderâncias e alternâncias entre aspectos cognitivos e afetivos. Para ele,
o homem é um ser biologicamente social. De acordo com sua teoria, os
aspectos motores influenciam na construção do pensamento e existe uma relação
expressiva entre emoção, afeto, movimento e inteligência.
4. Discuta conceitualmente, a partir da
Teoria de Wallon, a seguinte afirmação de Marroney e Ramalho (2000): “A pessoa
está em constante processo”. (pg. 135 livro de psicolog. Do desenvolv.)
* Há um movimento contínuo de mudanças ao longo da
vida de cada indivíduo e o resultado dessas mudanças pode ser observado
externamente, sendo que, internamente existe um jogo de forças entre os
conjuntos motor, afetivo e cognitivo. Em cada instante desse processo a pessoa
é uma totalidade resultante da integração dos conjuntos motor, afetivo e
cognitivo.
Há um movimento continuo de mudanças ao longo da
vida de cada sujeito. Em cada instante desse processo, a pessoa é uma
totalidade resultante da integração dos conjuntos motor, afetivo e cognitivo.
Sendo assim, não se pode pensar a pessoa de forma parcelar, pois ela é sempre
uma totalidade e só pode ser pensada a partir dessa integração. Com essa rede
de relações entre cognitivo, afetivo, motor e, entre os fatores
orgânico e social, o resultado é de uma pessoa individual e única. P.135 psic.
Do desenv.
1. (N1-3) –Discuta o conceito de
consciência para Wallon, aponte seu processo de constituição e destaque sua
importância para o desenvolvimento do indivíduo.
A distinção resulta tanto daquilo que
faz com que o sujeito afirme sua identidade como daquilo que o sujeito deve
expulsar de si para afirmar, o individuo formar-se no esforço do Eu em se opor
a sociedade. Por outro lado, e em primeiro lugar, o sujeito é social não por
contingências externas, mas devido ao seu estado inicial de necessidades e
imperícia
* Wallon considera que a
consciência é uma possibilidade dos indivíduos diferenciarem-se uns dos outros.
Com base no interacionismo, ele considerava o homem como um ser integral,
que interage com os outros sociais para se diferenciar e se conhecer melhor ao
mesmo tempo. Para ele, o desenvolvimento psíquico é um processo assistemático
que envolve oscilações, ritmos variados, alterações marcadas por conflitos e instabilidades.
(p. 145 do livro de psicologia do desenvolvimento) – resposta minha
2. Qual a contribuição da teoria das
inteligências múltiplas para o trabalho do professor em sala de aula?
O professor, a partir de um determinado
conhecimento consegue aplicar diferentes atividades em sala de aula, podendo
observar o desempenho de cada aluno em determinada área, observar a facilidade
e dificuldade dos alunos em desenvolver determinadas situações. Na educação
tradicional o aluno que tem certa facilidade de comunicação ou de efetuar
cálculos consegue desenvolver as avaliações propostas pela educação em sala de
aula com mais facilidade.
As inteligências múltiplas na
prática pedagógica contribui muito para que o professor possa aumentar as
atividades de aprendizagem, com novos métodos, técnicas e materiais para poder
atingir uma maior qualidade de aprendizagem, permitindo validadar os talentos
naturais dos alunos, facilitando o trabalho do aluno e do professor e
aumentando assim, a motivação dos alunos.
Através desta visão o professor pede
preparar melhor seu planejamento de aula, levando-se em conta que ele precisa
desenvolver as várias inteligências no aluno. Com este conhecimento ele pode
aperfeiçoar o talento do aluno e desenvolver mecanismos para adaptações nas
habilidades não desenvolvidas.
3. Conceitualize os estágios do
desenvolvimento para Piaget e para Wallon descrevendo-os.
* Para Piaget, estágios de
desenvolvimento humano é o processo de constituição dos sujeitos em que
as ações são construídas sucessivamente, desde as primeiras atitudes até a
maturidade e o desenvolvimento cognitivo das pessoas obedece a uma
ordem de estágios Esses estágios são:sensório-motora (de 0 à 2 anos);
pré-operatória (dos 3 aos 6 anos); operatório concreto (de 7 à 11 anos) e
operatório formal (dos 12 anos acima).
Wallon também propõe estágios do
desenvolvimento, porém, não é adepto da idéia de que a criança cresce de
maneira linear é um processo de alternâncias e predominâncias
cognitivas, podendo, em determinado momento ter bom
desenvolvimento, ou em momento de crise, regredir no seu desenvolvimento.
Resposta minha (p. 137 – psic. Desenvol.)
Para Piaget o desenvolvimento cognitivo
foi dividido em estágios e cada estágio superior incorpora o estágio
anterior. Essa passagem de estágio de um para outro se dá também pelos
processos de assimilação e acomodação. Para ele, os estágios do desenvolvimento
cognitivo são: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório
formal.
Henri Wallon destaca a afetividade e a
motricidade como elementos fundamentais no desenvolvimento psíquico e
cognitivo, já que as duas estão presentes desde o nascimento e entram em
cena quando o ser humano atua em seu contexto. Para ele, há diferentes
etapas durante o desenvolvimento da criança e do jovem, que se
caracteriza por necessidade e interesse distintos entre si. Essas etapas
estão relacionadas entre s, já que a etapa seguinte depende do que aconteceu
etapa anterior (p. 48 e 125 no portal)
* Piaget entende que o desenvolvimento mental dá-se
espontaneamente a partir de suas potencialidades e da sua interação com o meio.
O processo de desenvolvimento mental é lento, ocorrendo por meio de graduações
sucessivas através de estágios: sensório-motora - trata dos reflexos genéticos – acontece entre 0 e 2
anos de vida. A criança precisa solucionar seus problemas de imediato; pré-operatória - dos 3 aos 6 anos, onde a criança começa o
desenvolvimento da linguagem e forma esquemas simbólico; operatório-concreto - de 7
a 11 anos, início da escolarização e o egocentrismo
são declinados e operatório-formal - dos 12 anos acima, onde as características do
pensamento já são bem parecidas com adulto
Wallon propõe estágios de desenvolvimento, assim como
Piaget, porém, ele não é adepto da idéia de que a criança cresce de maneira
linear. O desenvolvimento humano tem momentos de crise, isto é, uma criança ou
um adulto não são capazes de se desenvolver sem conflitos. A criança se
desenvolve com seus conflitos internos e, para ele, cada estágio estabelece uma
forma específica de interação com o outro, é um desenvolvimento conflituoso.
Piaget:
- Sensório-motor: trata dos reflexos
genéticos – acontece entre 0 e 2 anos de vida. A criança precisa solucionar
seus problemas de imediato;
- Pré-operatório: dos 3 aos 6 anos,
onde a criança começa o desenvolvimento da linguagem e forma esquemas
simbólico;
- Operatório-concreto: de 7 a 11
anos, início da escolarização e o egocentrismo são declinados;
- Operatório-formal: dos 12 anos acima,
onde as características do pensamento já são bem parecidas com adulto.
Wallon:
- Sensório motor e projetivo: onde os
movimentos são por impulsos e a criança começa a ter noção de espaço para
alcançar objetos (distância entre o objeto que deseja pegar);
- Personalíssimo: a criança começa a
entender que ela é uma pessoa, deixa de falar em 3ª pessoa e quer ser o centro
das atenções;
- Categorial: nessa fase, a criança
começa a dividir os objetivos do meio onde vive por categoria. Ex. livros para
crianças, livros para adultos;
- Puberdade e adolescência: onde começa
a formação de seus conceitos próprios e começa a se relacionar, ou ficar em
grupos, com pessoas do seu oposto, diferente da fase anterior onde as
meninas preferem ficar mais com outras meninas.
Para Piaget, o processo de
desenvolvimento é influenciado por fatores como: maturação (crescimento
biológico dos órgãos),
exercitação (funcionamento dos esquemas e órgãos
que implica na formação de hábitos), aprendizagem
social (aquisição de valores, linguagem, costumes e
padrões culturais e sociais) e equilibração (processo
de auto regulação interna do organismo, que se constitui na busca
sucessiva de reequilíbrio após cada desequilíbrio sofrido).
4. Escolha dois mecanismos de defesa
propostos pela psicanálise freudiana, conceitualize e dê exemplos. (4 exemplos)
- Negação, um mecanismo de defesa mais simples e direto,
pois, alguém simplesmente recusa a aceitar a existência de uma situação penosa
demais para ser tolerada. Um bom exemplo é um garoto que, ao ser acusado de
roubo e, sendo realmente o culpado diz: “eu não roubei nada, achei no chão da
loja e o dono me deu”.
- Identificação, o indivíduo assimila um aspecto, uma característica
do outro e se transforma total ou parcial, apresentando-se conforme o modelo
desse outro. A maior parte das identificações ocorre no mundo da fantasia. Ex:
a criança que se identifica com seu herói favorito, a moça que se identifica
com a mocinha da novela.
- Deslocamento, está
relacionado à sublimação e consiste em desviar o impulso de sua expressão
direta. O impulso não muda de forma, mas é deslocado do seu alvo original para
outro. Ex: uma pessoa irritada com algo em seu trabalho, quando chega em casa,
briga com tudo e com todos como se eles fossem os culpados pela sua frustração.
- Anulação, é o ato de desfazer um dano que o indivíduo
imagina ter causado por seus desejos. Ex: faz o sinal da cruz para afastar maus
pensamentos e coisas negativas.
Projeção
- é o mecanismo de defesa por meio do qual os aspectos da personalidade
de um indivíduo são deslocados de dentro dele para o meio externo
1. (N1-4) Escreva
o conceito de inteligência proposto por Gardner e defina as diferentes
inteligências propostas pelo autor.
Gardner
considera que os sujeitos apresentam diversas inteligências, em diferentes
graus, que interagem na resolução de problemas.
Para o autor, o ser humano
apresenta vários tipos de inteligências, são elas: lingüística, matemática,
sinestésica, espacial, musical, interpessoal e intrapessoal
A teoria das inteligências múltiplas de
Howard Gardner concebe que a inteligência humana é plural, diversificada e que
se compõe de diferentes facetas interdependentes. Em sua teoria, ele
investigou sete tipos de inteligências. São elas: lingüística ou verbal. Lógico
matemática, musical, corporal sinestésica, espacial, intrapessoal e
interpessoal (pg.277 – livro de psicolog. do desenvolv.)
* Gardner, em sua teoria, descobriu que
a inteligência tem várias facetas, que não poderiam ser verificadas num simples
teste de Q.i, que apenas verifica uma das capacidades da inteligência. Por
isso, ele investigou sete tipos de inteligências, a saber: lingüística ou
verbal. Lógico matemática, musical, corporal sinestésica, espacial,
intrapessoal e interpessoal
Para Gardner as inteligências são
múltiplas num processo plural. Estas inteligências devem atender a um grupo de
8 características, assim com os seus estudos ele cita:
INTELIGENCIA LINGUISTICA: que é uma
sensibilidade maior para a linguagem;
INTELIGENCIA MUSICAL: sensibilidade
para entender conceitos da estrutura musical;
ESPACIDADE: entendimento da relação
do objeto e do todo com uma memória visual;
CORPORAL CINESTÉSICA: capacidade de
expressar idéias em movimento solo ou coletivo;
SOCIAL OU INTERPESSOAL: capacidade de
entender os motivos, sentidos e comportamento dos outros;
INTRAPESSOAL OU PESSOAL: capacidade
de introspecção e entendimento de si mesmo para poder compreender os outros;
LÓGICO MATEMÁTICO: capacidade para o
abstrato e manipular símbolos.
2. Conceitue e explique:
* a) Equilibração – é a contrabalança
do conhecimento, equilibra todo o conhecimento adquirido.
b) Conservação – nada mais é do que a
preservação do conhecimento adquirido
· Equilibração é o processo de assimilação e
acomodação – é um processo fundamental no desenvolvimento do pensamento e tem
origem na necessidade que o homem sente de equilíbrio quando a criança se
defronta com teses contraditórias conflituosas;
· Consevação está ligado com o desenvolvimento da
criança e a sua faixa etária. Sendo assim, cada criança tem um grau de
desenvolvimento desde a idade mais tenra até a idade adulta.
3. O brinquedo é um elemento fundamental
para o desenvolvimento da criança. Este conceito é central para qual teoria
psicológica? Explique-o e exemplifique. (P.137/portal)
* Pela teoria sociocultural de
Vygotsky, a brincadeira e os brinquedos servem para transformar objetos
presentes, por exemplo, a criança brinca de boneca imitando sua mãe.
* Em sua teoria Vygotsky afirma que os
brinquedos são elementos mediadores importantes na interação da criança com o
mundo. Eles foram produzidos com o objetivo de estimular a criança. Ex. a
criança pega a boneca e na medida em que deixa o brinquedo ela observa e está
ao mesmo tempo treinando ao perceber o ato de largar o brinquedo
* A brincadeira e os brinquedos são
atividades da ação infantil que implica na criação de situação imaginária por
parte da criança. Ela transforma objetos presentes, atribuem significados
diferentes da realidade. A menina, por exemplo, brinca de boneca imitando sua
mamãe
4. Articule desenvolvimento e
aprendizagem para Piaget e para Vygotsky.
* Para Vygotsky, o desenvolvimento
humano está relacionado com o meio ao qual o indivíduo está inserido, ou seja,
depende do convívio social e físico. Para Piaget, o processo de desenvolvimento
se evolui à medida que a criança cresce e investiga elaborando uma teoria
* Segundo Piaget, o desenvolvimento
cognitivo dá-se quando temos um conflito cognitivo. Esse conflito causa
instabilidade, motivação, conflito, duvida, desejo de saber. Este conflito
cognitivo dá-se quando percebemos que temos algo contraditório é interno e
pessoal.
Vygotsky atribui um papel preponderante
às relações sociais no processo de desenvolvimento intelectual. Rejeitava as
teorias inatistas e empiristas. Para ele a formação se dá pela relação do
sujeito e a sociedade ao seu redor, além da importância dos instrumentos como
na mediação da relação com o mundo.
1. (N1-5) - Conceitue o
desenvolvimento da linguagem e suas funções na constituição da pessoa na teoria
de Wallon e na construção social da mente de Vygotsky.
*Conforme Wallon, a linguagem expressa
o pensamento, tornando-o conhecido e compartilhado pelas pessoas, tendo assim,
uma função socializadora. Para Vygotsky, a construção social da mente se dá de
forma semelhante, onde através do meio e do convívio com o outro que se
efetiva.
Wallon, a linguagem expressa o pensamento,
tornando-o conhecido e compartilhado pelas pessoas, tendo assim, uma função
socializadora. Ela é fundamental para o desenvolvimento
pessoal de cada indivíduo.
Para Vygotsky, a linguagem é um
instrumento social e cultural fundamental no processo de interação social, pois
produzem formas de pensar típicas dos seres humanos. a criança interioriza o
mundo ao seu redor através da linguagem. A utilização da linguagem pela criança
constitui um dos meios mais expressivos para a formação da consciência
- Wallon conceitua que a construção
do eu depende essencialmente do outro. Seja para ser referencia, ou
para ser negado. Wallon utiliza os termos: diferenciação e
individuação para indicar o tornar-se pessoa.
Ex: quando a criança vive a fase da oposição,
aproximadamente aos três anos de idade, quando a negação do outro
funciona como uma espécie de instrumento de descoberta de si própria, hora de
saber quem se é, quem eu sou. As crianças imitam as outras pessoas, fazem
birra, agridem, sentem raiva e dor e esses comportamentos são normais nesta
fase, fazendo parte do processo da construção do eu concreto..
– Wallon identificou a existência de
etapas diferentes durante o desenvolvimento, principalmente da criança e do
jovem, eles tinham interesse e necessidades distintas entre si, mas ao
mesmo tempo, mantinham uma unidade em cada fase. Existe uma relação nesta
fases/etapas: uma prepara o que irá desenrolar na seguinte, assim como a
atual depende do que aconteceu na fase precedente.
2. Qual o conceito de inteligência para
Gardner e qual o impacto desse conceito para a educação?
*Gardner coloca a inteligência num
aspecto de qualidade, propondo uma nova visão da inteligência estabelecida como
inteligências múltiplas e isto impacta na educação como uma maneira diferente
de observar o aluno, identificando quais das inteligências são latentes e devem
ser preservadas e quais ainda estão adormecidas e devem ser trabalhadas e
despertadas.
Para Gardner a inteligência divide-se
em habilidades múltiplas e não só lingüística e matemática. Este conceito
causou um impacto na educação pois a criança passou ser vista de outra maneira.
Um indivíduo com várias inteligências, que podem não ter bom desempenho em uma
área, mas em outras sim. Cabe ao educador analisar e orientar o aluno a
aprimorar seu talento e desenvolver novas habilidades da inteligência.
Para Gardner, a inteligência é um
potencial biológico e psicológico e esse potencial se realiza mais ou menos
como conseqüência de fatores culturais e motivacionais que afetam as pessoas. O
impacto se dá na mudança radical do método educativo, de agir e de analisar as
formas de ensino
A inteligência para Gardner é um
processo plural, ou seja, algo mais que uma unidade de inteligência,
encarando-a como múltipla, e estas facetas são independentes e interdependentes
entre duas ou mais delas. Desta forma causou um impacto na educação pois a
criança passou ser vista de outra maneira, um indivíduo com várias
inteligências, que podem não ter bom desempenho em uma área, mas em outras
sim. Assim se os indivíduos conhecerem suas forças e fraquezas
intelectuais quando ainda são crianças, terão melhores condições para
identificar suas preferências. Sendo assim os professores precisam buscar
meios para desenvolver várias inteligências nos alunos, e projetar
diferentes modos de avaliação do desempenho desses alunos. Além disso, a
aplicação da teoria das múltiplas inteligências na prática pedagógica permite
validar os talentos naturais dos alunos
3. Articule as condições históricas e a
teoria de Freud. Aponte suas maiores contribuições para a psicologia e para a
educação.
*Apesar de haver pesquisadores que
trabalhavam alguns aspectos da psicanálise, foi Freud quem estabeleceu uma
forma de estudo mais completa da personalidade humana. Enquanto a psicologia
estudava o comportamento em aspectos isolados, a psicanálise freudiana
trabalhava o ser humano como um todo, considerando várias situações de sua
vida. Para a educação, a psicanálise colabora num melhor entendimento do
desenvolvimento e comportamento humano.
Sigmund Freud foi um médico,
considerado pai da psicanálise. Sua teoria gerou muita polêmica desde a sua
época até os tempos atuais, por ter trabalhado com noções do inconsciente e
rompido com os moldes e interpretações do comportamento humano, proposto pela
Psicologia Empirista, que defendia que as reações humanas deveriam ser medidas
e quantificadas. As maiores contribuições para a psicologia são a aceitação de
processos psíquicos inconscientes, o reconhecimento da doutrina da resistência
e do recalcamento e a consideração da sexualidade e de o complexo de Édipo. Na
educação, podemos apontar que na época de Freud a sociedade cultivava valores
morais muito rígidos, e estudando os comportamentos de diferentes pacientes,
Freud chegou a conclusão que era devido um processo de castração e de inibição
da sexualidade, para ele ficou evidente que as frustrações desenvolvidas por
tais pessoas estavam relacionadas aos valores gerados por uma educação
conservadora e moralizante. Ele acreditava que os conceitos de psicanálise
podem ter condições de atenuar os rigores sociais e morais. Para Freud a
educação deveria ser fonte de prazer, de satisfação, e não de castração ou
recalque.
Foi através da teoria de Freud e da
psicanálise que teve início o estudo do desenvolvimento da mente e da
aprendizagem.
Para a educação, a psicanálise forneceu
meios para que os professores sejam menos repressores com seus
alunos, podendo assim, orientá-los e encaminhá-los a se ocuparem de atividades
culturais e intelectuais para que encontrem harmonia e prazer na educação e na
relação de aprendizagem professor-aluno.
Outra contribuição é na área da
sexualidade e o tratamento psicanalítico pois, antes do surgimento dos
conceitos vindos de seus estudos e pesquisas as pessoas portadoras de
patologias mentais, que não tinham explicação pela medicina e por exames feitos
a sua época eram isoladas e totalmente rejeitadas pela sociedade.
Através da psicanálise, Freud tratou de
várias pessoas, ajudando assim, estas a encontrarem a paz na vida e a paz
consigo mesmo
4. Discuta o uso de instrumentos e a
inteligência prática na teoria elaborada por Vygotsky.
*O uso de instrumentos estabelece uma
relação de aprendizagem prazerosa, permite a criação de situações imaginárias,
possibilita a aquisição de conhecimento, o desenvolvimento do pensamento, a
reflexão, análise e resolução de situações ou problemas.
Segundo Vygotsky o uso dos instrumentos
é um conceito expressivo pois está associado ao trabalho e as transformações da
natureza. A inteligência prática faz com que o ser humano desenvolva
habilidades diferenciadas em relação a muitos animais, porem, ao mesmo tempo
estas habilidades ainda são compartilhadas por animais de caráter mais evoluído
Os
signos são considerados instrumentos psicológicos na teoria de Vygotsky porque
tornam presente o que está ausente e auxiliam na memória.
N1-5
Segundo Prestes, na vida do adolescente existem diferentes
tipos de desenvolvimentos. Qual a importância do desenvolvimento social para o adolescente
na escola?
R. o desenvolvimento social é muito importante no sentido de o jovem
aprender a conviver com as ambiguidades, com as diferenças, com as situações
contraditórias no meio social, na formação da sua própria identidade pessoal,
na definição profissional e na participação sociopolítica p 105
Quais são as experiências significativas para a estruturação
da personalidade do adolescente?
A frustração - “não” provoca certa frustração na criança e no
adolescente, porém é uma experiência importante na estruturação dos limites
corporais, físicos e psíquicos do sujeito em desenvolvimento;
O limite, não no sentido de proibição, mas no sentido de estabelecer um
espaço protegido onde o adolescente pode viver suas experiências vitais,
criativas e espontâneas;
A elaboração dos processos de luto, onde o adolescente perde a condição
infantil e adquire a condição de ser adulto. Um momento confuso e doloroso na
adolescência, pois o adolescente tem que enfrentar o mundo sem estar preparado
para relacionamentos (p. 107)
O desempenho escolar satisfatório é muito importante para a
integração da personalidade infantil e o desenvolvimento da auto-estima, contudo existem fatores que provocam um
estado de inquietação. Quais são esses fatores?
Os fatores que provocam inquietação e tensão muito grande são:
- a ênfase exagerada nas provas de avaliações;
- a autoridade de alguns professores que detêm o sistema de punições e
recompensas;
- a ameaça de pais muito exigentes e repressores, que privam de afeto e
atenção o filho mal-sucedido;
- a falta de exercício físico ao ar livre e alimentação balanceada. (p.
191)
Qual a relação existente na teoria de Vygotsky entre
brincadeira, desenvolvimento e aprendizagem?
A brincadeira é uma das principais atividades na vida da criança pequena
e tem uma natureza social. Na pré-escola, brincar e aprender são atividades
complementares, onde as crianças adquirem conhecimentos, desenvolve o
pensamento, analisa as situações em que estão envolvidas, reflete a realidade,
transformando-a, cria, inventa e resolve problemas do próprio jogo.
A brincadeira pode implicar na criação de situação imaginária por parte
da criança. O brinquedo (objeto) é concebido como um instrumento sociocultural,
um mediador que transmite valores e imagens. (p.235 –
portal)
N1-5
Segundo Prestes, na
vida do adolescente existem diferentes tipos de desenvolvimentos. Qual a
importância do desenvolvimento social para o adolescente na escola?
R. o desenvolvimento social é
muito importante no sentido de o jovem aprender a conviver com as ambiguidades,
com as diferenças, com as situações contraditórias no meio social, na formação
da sua própria identidade pessoal, na definição profissional e na participação
sociopolítica p 105
Quais são as
experiências significativas para a estruturação da personalidade do
adolescente?
A frustração - “não” provoca
certa frustração na criança e no adolescente, porém é uma experiência
importante na estruturação dos limites corporais, físicos e psíquicos do
sujeito em desenvolvimento;
O limite, não no sentido de
proibição, mas no sentido de estabelecer um espaço protegido onde o adolescente
pode viver suas experiências vitais, criativas e espontâneas;
A elaboração dos processos de
luto, onde o adolescente perde a condição infantil e adquire a condição de ser
adulto. Um momento confuso e doloroso na adolescência, pois o adolescente tem
que enfrentar o mundo sem estar preparado para relacionamentos (p. 107)
O desempenho
escolar satisfatório é muito importante para a integração da personalidade infantil
e o desenvolvimento da auto-estima, contudo
existem fatores que provocam um estado de inquietação. Quais são esses fatores?
Os fatores que provocam
inquietação e tensão muito grande são:
- a ênfase exagerada nas
provas de avaliações;
- a autoridade de alguns
professores que detêm o sistema de punições e recompensas;
- a ameaça de pais muito
exigentes e repressores, que privam de afeto e atenção o filho mal-sucedido;
- a falta de exercício físico
ao ar livre e alimentação balanceada. (p. 191)
Qual a relação
existente na teoria de Vygotsky entre brincadeira, desenvolvimento e
aprendizagem?
A brincadeira é uma das
principais atividades na vida da criança pequena e tem uma natureza social. Na
pré-escola, brincar e aprender são atividades complementares, onde as crianças
adquirem conhecimentos, desenvolve o pensamento, analisa as situações em que
estão envolvidas, reflete a realidade, transformando-a, cria, inventa e resolve
problemas do próprio jogo.
A brincadeira pode implicar
na criação de situação imaginária por parte da criança. O brinquedo (objeto) é
concebido como um instrumento sociocultural, um mediador que transmite valores
e imagens. (p.235)
Perguntas inéditas
1. O professor que pensa: “eu (educador)
sei o que você (aluno) deve saber”. De acordo com Azevedo, essa lógica favorece
a exclusão social, por que? (113
– 114)
O que se quer dizer é que o aluno
deve apresentar como aprendizado, uma cópia do que o professor passou e não o
que aprendeu ou entendeu e a existência desta dificuldade de apresentar o que o
professor ensinou favorece a exclusão social, apoiado pelo sistema educacional
que impede a circulação da diferença e da singularidade e trabalha
pelo ideal de aluno almejado pelas instancias escolares
2. Defina desenvolvimento e aprendizagem
para Vygotsky? (135 )
Para ele, desenvolvimento e
aprendizagem são processos complementares, e que diferente das
abordagens mais naturalistas que acreditam necessitar o desenvolvimento para
que haja a aprendizagem, para Vygotsky, a aprendizagem pode vir
antes do desenvolvimento, servindo como alavanca para o mesmo.
3. Segundo Salvador não existem estilos
cognitivos próprios pois cada pessoa deve desenvolver o seu. Defina estilos
cognitivos e qual a sua importância para a aquisição de conhecimento na escola.
(157)
Estilos cognitivos próprios consistem
nos padrões diferenciados e individuais de reação diante da estimulação
recebida, maneira de processar cognitivamente a informação.
Um estudo pode ser considerado eficaz
quando a informação aprendida pode ser utilizada em outras situações e, este
aprendizado vai depender de cada pessoa e seu estilo cognitivo pessoal.
4. A adolescência se refere às
mudanças no comportamento e no status social. Comente as relações entre
adolescente e a escola. P.74 /76
A escola é primordial para o
adolescente. Não somente uma instituição com cultura e significados diferentes
para diferentes alunos, mas um local imaginário, de salas e classes e, onde
acontece um jogo inconsciente de ideias que se cruzam, se conflitam ou se
reforçam, um lugar grupal e de socialização. O aluno pode ou não beneficiar-se
da escola pela sua metodologia de ensino, e se torna uma simulação da vida
real, com regras, mas que podem ser transgredidas sem as consequências que
teriam na sociedade e onde se pode aprender com esta transgressão.
A relação depende também dos
sentimentos dos pais quanto à sua escola e o que querem para seus filhos, algo
mais permissivo do que tiveram ou tão bom quanto foi para eles...
Na escola, o adolescente busca não
somente o saber, mas também sua identidade, agindo e interagindo com a
microsociedade que esta a sua volta, com ciúme, competição, rivalidade,
opressão e divisão. É neste espaço que o jovem deverá encontrar limite e espaço
para sua criatividade.
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