Atenção.
Há algumas questões repetidas, porém com respostas diferentes!
1. Descreva uma das principais características da
deficiência intelectual (mental)
Na deficiência mental, observa-se uma limitação da capacidade de
aprendizagem do indivíduo e de suas habilidades relativas à vida diária.
2. Descreva uma das principais características da
deficiência intelectual (mental)
O funcionamento intelectual gera situa-se significativamente abaixo da
média, comprometendo duas ou mais áreas da conduta adaptativa ou da capacidade
para responder, de forma adequada, as demandas da sociedade.
3. Descreva uma das principais características da
deficiência sensorial auditiva.
A deficiência auditiva significa uma perda total ou parcial, congênita
ou adquirida, da audição e pode manifestar-se como surdez leve/moderada, severa
profunda.
4. Descreva uma das principais características da deficiência sensorial auditiva
Há perda total ou parcial,
congênita ou adquirida, da capacidade de compreender a fala por intermédio do
ouvido e manifesta-se como surdez leve (moderada) ou como surdez severa (profunda)
5. Descreva uma das principais características da
Deficiência Sensorial Física
CONSTITUI-SE EM UMA VARIEDADE DE CONDIÇÕES QUE
AFETAM AS PESSOAS COMPROMETENDO-LHE A MOBILIDADE A COORDENAÇÃO MOTORA GERAL OU
A FALA EM VIRTUDE DE LESOES NEUROLOGICAS, NEUROMUSCULARES, E ORTOPEDICAS OU
MALFORMAÇÕES CONGENITAS OU ADQUIRIDAS, AMPUTADOS, POLIOMILITE, ENTRE OUTRAS.
6. Descreva uma das principais características da Deficiência sensorial física.
Há redução ou perda total da
capacidade de ver com o melhor olho, e mesmo após a melhor correção ótica,
manifesta-se como cegueira ou visão reduzida (subnormal)
7. Descreva uma das principais características da
Deficiência sensorial física.
Considera-se deficiência física uma variedade de condições que afeta o
individua em termos de mobilidade, de coordenação motora geral ou de fala, como
decorrência de lesões neurológicas, neuromusculares e ortopédicas, ou ainda, de
más-formações congênitas ou adquiridas.
8. Que problemas podem ocorrer diante do desequilíbrio entre
teoria e pratica apresentados pelos educadores da educação inclusiva? Comente
Este desequilíbrio entre teoria e pratica nos leva a crer que para a
efetivação de uma mudança de consciência dos profissionais será preciso validar
todo este constructo teórico por meio de uma inclusão eficaz. Claro que o
processo de formação de professores precisa urgentemente ser avaliado, também
capacitar os que já esta no trabalho
9. Que problemas podem ocorrer diante do desequilíbrio entre teoria e pratica apresentados pelos educadores da educação inclusiva? Comente.
Que a teoria se torna mais
agradável do que a prática começa a trazer a tona os problemas da inclusão, vemos que a teoria é mais simples do que a
pratica, ou seja, é fácil falar de inclusão quando não há alunos na sala de
aula, mas quando os mesmos passam a compor a sala de aula as coisas mudam de
figura
Na teoria já está tudo adequado, Na prática ainda há muitas
dificuldades por falta de recursos (financeiros, espaço físico, materiais
disponíveis adaptados para as diferentes necessidades), falta de capacitação
profissional (profissionais na qual não conhecem Libras, despreparados para
receber crianças especiais,...), preconceito, falta de conhecimento. Este
desequilíbrio entre teoria e pratica nos leva a crer que para a efetivação de
uma mudança de consciência dos profissionais será preciso validar todo este
constructo teórico por meio de uma inclusão eficaz. Claro que o
processo de formação de professores precisa urgentemente ser avaliado, também
capacitar os que já esta no trabalho
10. Que problemas podem ocorrer diante
do desequilíbrio entre teoria e pratica apresentados pelos educadores da
educação inclusiva? Comente
Esta
divisão tão demarcada apresenta conseqüências expressivas no processo de
inclusão, apontando para o fato de que não é realizado de maneira minimamente
articulada, nem segue uma orientação mais uniforme. Ele se faz (ou deixa de ser
feito) de acordo com a percepção de cada professor a respeito de seu aluno. Esse
desequilíbrio entre teoria e prática nos leva a crer que para a efetivação de
uma mudança de consciência dos profissionais será preciso validar todo este
constructo teórico por meio de uma inclusão eficaz. Fica evidente que o
processo formação dos profissionais de ensino precisa urgentemente ser
avaliado, bem como capacitar aqueles que já se encontram na força de trabalho
11. Conceitue educação especial
segundo a literatura do módulo
É uma modalidade de educação
escolar, oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino é oferecida
para educandos portadores de necessidades especiais.
12. Quais os principais
objetivos da educação especial.
Atender portadores de
deficiências em escolas próximas de suas residências; ampliar o acesso desses alunos
nas classes comuns; fornecer capacitação aos professores propiciando um
atendimento de qualidade; favorecer uma aprendizagem na qual as crianças possam
adquirir conhecimentos junta, porém, tendo objetivos e processos diferentes;
desenvolver no professor a capacidade de usar formas criativas com alunos
portadores de deficiência física, a fim de que a aprendizagem se concretize.
13. Qual a importância da inclusão educacional?
Entre os diversos motivos relevantes da inclusão educacional da pessoa
portadora de deficiência, destaca-se os princípios de justiça e igualdade,
considerando que todos tem direito a oportunidade de acesso a educação, nas
mesmas condições. A observância deste preceito proporcionará, aos deficientes
físicos, uma participação social integrada aos demais membros da comunidade.
14. Qual a importância da inclusão educacional?
Entre os diversos motivos relevantes da inclusão educacional da pessoa
portadora de deficiência, destaca-se os princípios de justiça e igualdade,
considerando que todos tem direito a oportunidade de acesso a educação, nas
mesmas condições. A observância deste preceito proporcionará, aos deficientes
físicos, uma participação social integrada aos demais membros da comunidade.
Além de contribuir para a socialização de alunos portadores de necessidades
educacionais a Educação Inclusiva favorece a um melhor desenvolvimento físico e
psíquico dos mesmos, beneficiando também os demais alunos, que aprendem a
adquirir atitudes de respeito e compreensão pelas diferenças, serão obedecidos
os princípios de igualdade de viver socialmente com direitos, privilégios e
deveres iguais, participação ativa na interação social e observância de
direitos e deveres instituídos pela sociedade.
15. De que forma o congresso de
Jotier na Tailândia e a Declaração de Salamanca influenciou na área da Educação
Especial no mundo?
Ela influenciou que todas as
escolas devem acolher todas as crianças, independentemente de
suas condições físicas, intelectuais, sócias, emocionais, lingüísticas ou
outras. Nascia um movimento de inclusão mundial.
Educação para todos, na área das necessidades educativas especiais que
definiram novas concepções de necessidades especiais e as diretrizes para ação
nível nacionais. Capacitando as escolas para atenderem todas as crianças,
sobretudo as com necessidades educativas especiais.
16. De que forma o Congresso de
Jontien "Congresso de Educação para Todos" na > Tailândia em 1990
e a Conferencia Mundial sobre
Necessidades Educativas > Especiais, ocorrido na cidade de Barcelona, na Espanha, conhecida como>
"Declaração de Salamanca" influenciou a área da educação especial no
mundo?
O principio fundamental desta
linha de ação é que as escolas devem acolher todas as crianças, independente de
suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, lingüísticas ou outras.
Devem acolher crianças deficientes ou bem dotadas, crianças que vivem nas ruas ou trabalham, moram distantes, nômades, minorias
LINGHUÍSTICAS, ÉTNICAS OU CULTURAIS ZONAS DESFAVORECIDAS OU
MARGINALIZADAS.
17. Como a literatura deste módulo apresenta como
sendo praticada atualmente a capacitação de professores na educação especial.
A formação de professores para
educação especial no Brasil é um tema que vem sendo discutidos desde a década
de 80, os debates nesses primeiros anos,
enfatizam a formação técnica que envolvesse tanto o conhecimento especifico de
determinado campo, mas não houve avanços significativos no campo teórico e na
implementação de ações concretas. Hoje as discussões continuam centradas na defasagem
entre a preparação oferecida pelas escolas, instituições formadoras e a
realidade da atividade prática. É inegável a inadequação
destes cursos na preparação competente de profissionais para exercícios de suas
atividades.
Já existem instituições de
ensino superior que oferecem formação de professores com enfoque na Educação
Especial, mas é fundamental que haja capacitação para professores que já atuam
na rede regular de ensino e está vivenciando essa situação, capacitar os
professores para lidar com diversas situações que surgirão em sala de aula, já
que para a educação inclusiva ser um sucesso depende muito da capacitação do
professor.
18. Descreva de forma sucinta
como esta caracterizada a educação especial concebida como modalidade escolar.
As características da educação
especial na modalidade de educação escolas é um conjunto de recursos
educacionais e de estratégias de apoio que estejam á disposição de todos os
alunos. Este conjunto facilita não só os alunos identificados com necessidades
especiais, mas a todos os alunos que se sentirem favorecidos têm a finalidade
de favorecer o acesso ao conhecimento. EDUCAÇÃO ESPECIAL COM MODALIDADE ESCOLAR
SIGNIFICA UM TIPO DE EDUCAÇÃO QUE SE DA ESCOLA.
19. DESCREVAM DOIS OBJETIVOS
QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Fornecer capacitação ao
professor propiciando um atendimento de qualidade; favorecer uma aprendizagem na qual as crianças possam adquirir
conhecimentos junta, porém, tendo objetivos e processos diferentes; desenvolver
no professor a capacidade de usar formas criativas com alunos portadores de
deficiência física, a fim de que a aprendizagem se concretize.
20. Quais as conseqüências que a "rotulação" na
subjetividade dos indivíduos pode acarretar?
O individuo passa a se ver e a ser visto a partir de um rotulo,
perdendo-se de vista, tudo o que se relaciona ao seu referencial sociocultural,
a riqueza de sua subjetividade, de seus valores, de sua individualidade, de sua
particularidade, acabando por se tornar um excluído social por se diferenciar
dos demais membros da sociedade.
21. Segundo a literatura estudada, quem são os alunos com
necessidades educacionais especiais?
* alunos que apresentem dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações
no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades
curriculares, compreendidas em dois grupos:
* aquelas não vinculadas a uma causa orgânica específicas;
* aquelas relacionadas a condições, disfunções, limitações ou deficiências.
* dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais
alunos, demandando adaptações de acesso ao currículo, com utilização de
linguagens e códigos aplicáveis;
* altas habilidades/superdotação, grande facilidade de aprendizagem que
o leva a dominar rapidamente os conceitos, os procedimentos e as atitudes e
que, por terem condições de aprofundar e enriquecer esses conteúdos deve
receber desafios suplementares em classe comum, em sala de recursos ou em
outros espaços definidos pelos sistemas de ensino, inclusive para concluir, em
menor tempo, a série ou etapa escolar.
22. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PRINCÍPIOS CONTIDOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA?
Os princípios contidos na educação são justiça, igualdade e
solidariedade. Considerando que todos tem direitos à oportunidade de acesso à
educação nas mesmas condições.
23. Que postura educativa deveria adotar um professor que
atua junto a uma sala de aula que adota a educação inclusiva?
Este será o modelo pedagógico para os alunos e sua preocupação é
voltada para o conteúdo, a disciplina, o saber, o conhecimento. O docente deve
desenvolver a experiência educacional de ensinar e aprender através de práticas
de ensino inclusivas. Com a prática, validamos os saberes adquiridos. A experiência
do dia a dia mostra o melhor caminho para o sucesso do educador. E como a
grande maioria dos professores não
recebem a formação devida para tratar alunos com necessidades especiais, a
prática na sala de aula, é quem ensina e indica
a melhor forma de tratamento e
adaptação da didática necessária. O professor deve olhar seus alunos, e
buscar em cada um, sua real necessidade, seus desejos e seu tempo, adequando a
metodologia de ensino e o tratamento. O docente deve desenvolver a experiência
educacional de ensinar e aprender através de práticas de ensino inclusivas.
24. Que
postura educativa deveria adotar um professor que atua junto a uma sala de aula
que adota a educação inclusiva?
O professor deve adaptar-se ao novo
processo, ter um novo olhar e rever seus conceitos e preconceitos para ter um
trabalho de qualidade. Ele deve se adequar ao aluno, observando suas
potencialidades e estimulando-as e principalmente promover uma integração com a
classe.
25. Descreva dois problemas estruturais que tem se
evidenciado no processo de educação inclusiva no Brasil.
Problemas estruturais não podem ser justificativa p/o não fazer tem que
se buscar a solução e fazer o melhor possível, reclamação dos professores (duração
tempo de aula ou quantidade de alunos na sala) estes problemas são mais uma
justificativa para não o fazer. O modelo de inclusão convida os professores a
uma revisão de toda a sua prática pedagógica, desde a olhar o aluno e mudanças
de reconhecer dificuldades e desconhecimento do processo de inclusão.
Com essa prática o professor poderá conceder aos educandos direitos
iguais a todos
26. Descreva
dois problemas estruturais que tem se evidenciado no processo de educação
inclusiva no Brasil.
- A acomodação para todas as
crianças, independente de suas condições;
- O grande numera de alunos por
turma, que dificulta o atendimento adequado.
27. Cite 2 princípios encontrados na
educação especial.
Destacam-se os princípios de justiça e igualdade,
considerando que todos têm direitos à oportunidade de acesso à educação nas
mesmas condições
28.
Quais as conseqüências da falta de apoio aos professores que atuam na educação
inclusiva têm sido apontadas segundo a literatura estudada? Cite uma.
Esta falta de apoio leva a pouca
crença na implementação da inclusão. Estes professores tornam-se dependentes do
trabalho dos professores itinerantes, e somado à inadequação dos espaços e
das turmas, dificultam o trabalho pedagógico.
29. Qual a conseqüência da falta de apoio
aos professores que atuam na educação inclusiva tem sido apontada segundo a
literatura estudada?Cite1
A falta de apoio ao professor
acarreta pouca crença na implementação da inclusão ficando estes
educadores dependentes do trabalho do professor itinerante
30. De
que forma o modelo econômico Neoliberal influência na inclusão de pessoas com
deficiência na sociedade
Hoje, vivemos num modelo econômico
que veio para reestruturar o capitalismo e que torna cada vez mais difícil a
manutenção do Estado de Bem Estar. Neste modelo prevalece o interesse de quem
tem o domínio do capital e as políticas sociais ficam subordinadas a este
contexto. Este modelo vem dificultando o acesso dos portadores de deficiências
e das minorias aos seus direitos de igualdades de condições, pois por ele, não
há lógica em se investir numa pessoa que é improdutiva. Este modelo firma-se no
sucesso e, para compensar, há a necessidade de um maior empenho dos governos
para tentar diminuir estas dificuldades e diferenças, procurando por em pratica
políticas sociais mais efetivas.
31. De que forma o modelo econômico Neoliberal influência na inclusão de pessoas com deficiência na sociedade?
E uma
reestruturação do capitalismo, tornando mais difícil a manutenção do Estado de
Bem-Estar Social. ESSE MODELO ECÔNOMICO VEM DIFICULTANDO O ACESSO AOS DIREITOS
DE IGUALDADES DE CONDIÇÕES, A FALTA DE URGÊNCIA EM SE REALIZAR a inclusão de
qualidade a uma eficaz capacitação; não podemos nos guiar neste modelo político,
pois investir na educação de uma pessoa, que é tida muitas vezes, como
improdutiva
32. Que lei garante que a educação especial
seja oferecida preferencialmente na rede regular de ensino?
9.394/96ª atual Lei de Diretrizes e
Bases para Educação Nacional Lei 9394 de 20.12.96, Especialmente no capitulo V,
da Educação Especial.
33. DEFINA SEGUNDO A LITERATURA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
É a peça chave para que o Brasil de
conta de sua responsabilidade junto aos organismos internacionais quanto ás
metas do Congresso Mundial da Tailândia como as contidas na Decalaração da
Salamanca
educação inclusiva é um conjunto de recursos educacionais e de estratégias de apoio que estejam á disposição de todos os alunos. Este conjunto facilita não só os alunos identificados com necessidades especiais, mas a todos os alunos que se sentirem favorecidos têm a finalidade de favorecer o acesso ao conhecimento. EDUCAÇÃO ESPECIAL COM MODALIDADE ESCOLAR SIGNIFICA UM TIPO DE EDUCAÇÃO QUE SE DA ESCOLA.
educação inclusiva é um conjunto de recursos educacionais e de estratégias de apoio que estejam á disposição de todos os alunos. Este conjunto facilita não só os alunos identificados com necessidades especiais, mas a todos os alunos que se sentirem favorecidos têm a finalidade de favorecer o acesso ao conhecimento. EDUCAÇÃO ESPECIAL COM MODALIDADE ESCOLAR SIGNIFICA UM TIPO DE EDUCAÇÃO QUE SE DA ESCOLA.
34. Descreva de forma sucinta de que forma era oferecido o
aprendizado escolar voltado a pessoas com deficiência antes da lei 9394/96.
A educação Especial não era oferecida na rede publica o aprendizado
para esses alunos era muito particular. Os alunos cegos e surdos eram
encaminhados para escolas especializadas nesse tipo de deficiência, Os alunos
com deficiência mental, até poderiam ser matriculados em classes especiais de
uma escola publica, mas era abandonado, pois achavam que eles não tinham
capacidade de aprendizagem, Os autistas eram internados em hospícios ou escolas
especiais e os deficientes físicos só em escolas que tivessem acesso a eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário