1. Articule as condições históricas e a teoria de Freud aponte suas maiores contribuições para a psicologia e para a educação
Analise o caso das meninas-lobo Amala e Kamala a partir da teoria sócio-cultural de Vygotsky, destaque a questão da cultura.
6 – Conceitue e explique:
a) Equilibração – é a contrabalança do conhecimento, equilibra todo o conhecimento adquirido
b) Conservação – nada mais é do que a preservação do conhecimento adquirido
7 – O brinquedo é um elemento fundamental para o desenvolvimento da criança. Este conceito é central para qual teoria psicológica? Explique-o e exemplifique.
Sua teoria gerou muita polêmica trabalhou com noções do inconsciente e rompido com os moldes e interpretações do comportamento humano, proposto pela Psicologia Empirista,. As maiores contribuições para a psicologia são a aceitação de processos psíquicos inconscientes, o reconhecimento da doutrina da resistência e do recalcamento e a consideração da sexualidade e de o complexo de Édipo. Na educação, podemos apontar que na época de Freud a sociedade cultivava valores morais muito rígidos, e estudando os comportamentos de diferentes pacientes, , para ele ficou evidente que as frustrações desenvolvidas por tais pessoas estavam relacionadas aos valores gerados por uma educação conservadora e moralizante. Ele acreditava que os conceitos de psicanálise podem ter condições de atenuar os rigores sociais e morais. Para Freud a educação deveria ser fonte de prazer, de satisfação, e não de castração ou recalque.
2-Qual Conceito de Inteligência para Gardner e qual o impacto desse conceito para a Educação?
O maior impacto foi à forma de olhar o aluno, antes de Gardner só eram olhadas as inteligências matemáticas e linguísticas, após Gardner a criança passou a ser vista com sujeito de muitas inteligências o que mudou a forma de avaliar e ensinar a criança, pois hoje como educadores precisamos explorar as múltiplas inteligências de nossos alunos e precisamos descobrir quais são as suas habilidades e projetar diferentes modos de avaliação e desempenho dos alunos.
3- Conceitue o de senvolvimento da linguagem e suas funções na construção da pessoa na teoria de Wallon e na Construção social da mente de Vygotsky
Para Wallon com a linguagem aparece a possibilidade da objetivação dos desejos. A permanência e objetivação da palavra permitem a criança separar-se das suas motivações momentâneas, prolongar a lembrança de uma experiência, antecipar, combinar, calcular, imaginar, sonhar!Para Vygotsky a linguagem é a principal atividade humana porque permite a representação das ações. Na criança o uso da linguagem constitui um dos meios mais expressivos para a formação da consciência, que é quando fala e atividade prática convergem. É principalmente pelo uso da linguagem e dos signos que ela interioriza o mundo ao seu redor
4- Discuta o uso e instrumentos e a inteligência praticada na teoria elaborada por Vygotsky
O uso dos instrumentos é um conceito expressivo na teoria de Vygotsky, pois está associado ao trabalho e às trans formações da natureza. A inteligência prática faz com que o ser humano desenvolva habilidades diferenciadas em relação a muitos animais, mas, ao mesmo tempo essas habilidades ainda são compartilhados por animais de caráter mais evoluído
5 - Conceitue educação especial segundo a literatura do módulo.
É uma modalidade de educação escolar, oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino é oferecida para educandos portadores de necessidades especiais.
6 - Quais os principais objetivos da educação especial.
Atender portadores de deficiências em escolas próximas de suas residências; ampliar o acesso desses alunos nas classes comuns; fornecer capacitação aos professores propiciando um atendimento de qualidade; favorecer uma aprendizagem na qual as crianças possam adquirir conhecimentos juntas, porém, tendo objetivos e processos diferentes; desenvolver no professor a capacidade de usar formas criativas com alunos portadores de deficiência física, a fim de que a aprendizagem se concretize.
7 - Cite 2 princípios encontrados na educação especial.
Destacam-se os princípios de justiça e igualdade, considerando que todos tem direitos à oportunidade de acesso à educação nas mesmas condições
8 - Qual a importância da inclusão educacional?
Entre os diversos motivos relevantes da inclusão educacional da pessoa portadora de deficiência, destacam-se os princípios de justiça e igualdade, considerando que todos tem direito a oportunidade de acesso a educação, nas mesmas condições. A observância deste preceito proporcionará, aos deficientes físicos, uma participação social integrada aos demais membros da comunidade.
9 - Que lei garante que a educação especial seja oferecida preferencialmente na rede regular de ensino?
Lei nº 9.394/96
10 - Quais as conseqüências que a "rotulação" na subjetividade dos indivíduos pode acarretar?
O individuo passa a se ver e a ser visto a partir de um rotulo, perdendo-se de vista, tudo o que se relaciona ao seu referencial sociocultural, a riqueza de sua subjetividade, de seus valores, de sua individualidade, de sua particularidade, acabando por se tornar um excluído social por se diferenciar dos demais membros da sociedade.
11- Segundo a literatura estudada, quem são os alunos com necessidades educacionais especiais?
Alunos que apresentem, dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares, compreendidas em dois grupos:
aquelas não vinculadas a uma causa orgânica específica;
aquelas relacionadas a condições, disfunções, limitações ou deficiências.
dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos, demandando adaptações de acesso ao currículo, com utilização de linguagens e códigos aplicáveis;
*altas habilidades/superdotação, grande facilidade de aprendizagem que os leve a dominar rapidamente os conceitos, os procedimentos e as atitudes e que, por terem condições de aprofundar e enriquecer esses conteúdos, devem receber
2 desafios suplementares em classe comum, em sala de recursos ou em outros espaços definidos pelos sistemas de ensino, inclusive para concluir, em menor tempo, a série ou etapa escolar.
12 - Que problemas podem ocorrer diante do desequilíbrio entre teoria e pratica apresentados pelos educadores da educação inclusiva? Comente
Esta divisão tão demarcada apresenta conseqüências expressivas no processo de inclusão, apontando para o fato de que não é realizado de maneira minimamente articulada, nem segue uma orientação mais uniforme. Ele se faz (ou deixa de ser feito) de acordo com a percepção de cada professor a respeito de seu aluno.Esse desequilíbrio entre teoria e prática nos leva a crer que para a efetivação de uma mudança de consciência dos profissionais será preciso validar todo este constructo teórico por meio de uma inclusão eficaz. Fica evidente que o processo formação dos profissionais de ensino precisa urgentemente ser avaliado, bem como capacitar aqueles que já se encontram na força de trabalho
13 - Descreva uma das principais características da Deficiência sensorial física.
Considera-se deficiência física uma variedade de condições que afetam o individuo em termos de mobilidade, de coordenação motora geral ou de fala, como decorrência de lesões neurológicas, neuromusculares e ortopédicas, ou ainda, de más-formações congênitas ou adquiridas
14 - Descreva uma das principais características da deficiência intelectual (mental)
Na deficiência mental, observa-se uma limitação da capacidade de aprendizagem do indivíduo e de suas habilidades relativas à vida diária.
15 - Descreva uma das principais características da deficiência sensorial auditiva
A deficiência auditiva significa uma perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da audição e pode manifestar-se como surdez leve/moderada, severa profunda
16 - Articule 2- Qual o conceito de inteligência para Gardner e qual impacto deste conceito para educação?
O maior impacto foi à forma de olhar o aluno, antes de Gardner só eram olhadas as inteligências matemáticas e linguísticas, após Gardner a criança passou a ser vista com sujeito de muitas inteligências o que mudou a forma de avaliar e ensinar a criança, pois hoje como educadores precisamos explorar as múltiplas inteligências de nossos alunos e precisamos descobrir quais são as suas habilidades e projetar diferentes modos de avaliação e desempenho dos alunos.
17 - Articule as condições históricas e a teoria de Freud. Aponte suas maiores contribuições para a psicologia e para a educação. Sigmund Freud foi um médico, considerado pai da psicanálise. Sua teoria gerou muita polêmica desde a sua época até os tempos atuais, por ter trabalhado com noções do inconsciente e rompido com os moldes e interpretações do comportamento humano, proposto pela Psicologia Empirista, que defendia que as reações humanas deveria ser medidas e quantificadas. As maiores contribuições para a psicologia são a aceitação de processos psíquicos inconscientes, o reconhecimento da doutrina da resistência e do recalcamento e a consideração da sexualidade e de o complexo de Édipo. Na educação, podemos apontar que na época de Freud a sociedade cultivava valores morais muito rígidos, e estudando os comportamentos de diferentes pacientes, Freud chegou a conclusão que era devido um processo de castração e de inibição da sexualidade, para ele ficou evidente que as frustrações desenvolvidas por tais pessoas estavam relacionadas aos valores gerados por uma educação conservadora e moralizante. Ele acreditava que os conceitos de psicanálise podem ter condições de atenuar os rigores sociais e morais. Para Freud a educação deveria ser fonte de prazer, de satisfação, e não de castração ou recalque.
18 - Qual a contribuição da teoria das inteligências múltiplas para o trabalho do professor em sala de aula?
Através do conhecimento de que nossos alunos possuem inteligências múltiplas podemos direcionar de uma forma mais eficaz o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que poderíamos priorizar todas as formas de inteligências encontradas em uma sala de aula, ao invés de privilegia apenas uma. Desta forma essa teoria proporciona uma nova maneira de olharmos nossos alunos mais amplos, mais integralizados.
19 - Discuta o conceito de consciência para Wallon, aponte seu processo de constituição e destaque sua importância para o desenvolvimento do indivíduo.
Para Wallon a consciência e a possibilidade dos indivíduos diferenciarem-se uns nos outros. Ele considerava a pessoa como um ser integral, um ser social, onde o processo da tomada de consciência se dá pela interação wallon através da sua analise comparativa, ou seja comparando criança normal e patológica já extraindo os princípios reguladores identificando vários estágios. E estes estágios são importantes pois poderá desenvolver suas tendências e aptidões.
20 - Analise o caso das meninas Anala e Kamala a partir da teoria sócio-cultural de vygotsky,destaque a questão da cultura
Esta situação repesenta a maneira como o individuo social possibilita criar condições para o aparecimento da consciência.Para Davis e Oliveira(1990), Os homens, quando transformam a natureza e aprimoram seu instrumentos, estão desenvolvendo suas funções mentais superiores, como percepção, atenção, memória e raciocínio. Nesse processo, também estão formando suas personalidades.
21 - Apresente duas linhas de pensamento psicológico, destaque os conceitos centrais e seus principais representantes. P.123 -Funcionalismo, seus principais seguidores, os americanos Willian James e John Dewey seguiam as concepções de Darvin afirmando que a mente e a conduta humanas se adaptam. Tentam atender o funcionamento da mente conforme o meio onde esta interage, sua adaptação;- Associalismo, seu principal representante é Edward Lee Thorndike afirma, o comportamento é modelável ao ambiente e segue leis de direcionamento.
22 - Qual é a função da emoção na teoria de wallon? Como desenvolver a afetividade a partir do trabalho com as emoções?
2º A emoção tem papel importante no desenvolvimento humano. Independente da cultura, a emoção vem acompanhada de reações organicas diversas. A emoção é contagiosa e representa a cultura e a expressividade de um povo, sendo um processo coletivo, sempre referindo-se a algo ou alguem. As ideias de Wallon nos traz interessantes questões relacionadas as interações afetivas e cognitivas construidas com as trocas sociais onde a emoção se faz presente.
23 - Discuta conceitualmente a seguinte afirmação:"a inteligência não começa pelo conhecimento do eu nem pelo conhecimento das coisas enquanto tais,mas pelo conhecimento de sua interação orientando-se simultaneamente para os dois pólos desta interação,a inteligência organiza o mundo,organizando-se a si mesma(piaget apud. Fer.(2001).
Dessa maneira, é possível compreender que as pesquisas de Piaget não visam a conhecer melhor a criança e aperfeiçoar os métodos educativos, mas compreender o homem, a formação dos mecanismos mentais para entender como estrutura-se o processo de aquisição de conhecimento.
24 - Porque a indisciplina é o maior mal da educação moderna segundo Tiba?PAG 168
Em Tiba (1996) , vemos aspectos negativos de falta de disciplina estudantil apropriada é nescessaria para o processo de ensino-aprendizagem e para o desenvolvimento mais amplo do aluno.
25 - Qual é a função da emoção na teoria de wallon?Como desenvolver a afetividade a partir dos trabalhos com emoções.
Segundo a teoria de Wallon, as emoções se relacionam ao espaço, as possibilidades ou não de movimentação e as relações entre as pessoas. Wallon quanto a emoção,a considera possuidora de um papel espressivo no desenvolvimento humano. (distinção) entre emoção e afetividade é utilma-pq da ao educador mais um elemento para conhecer o aluno e adequar suas atividades. A emoção, ao se expressar pelo corpo, da ao bom observador idicios de como o aluno está se posicionando ante as varias exigências da escola, assustado, com medo, com raiva, ou com tranqüilidade, prazer e alegria.
26 - Discuta o conceito de consciência para Wallon, aponte seu processo de constituição e destaque sua importância para o desenvolvimento do indivíduo.
A distinção resulta tanto daquilo que faz com que o sujeito afirme sua identidade como daquilo que o sujeito deve *expulsar* de si para afirmar, o individuo formar-se no esforço do Eu em se opor a sociedade. Por outro lado, e em primeiro lugar, o sujeito é social não por contigencias externas, mas devido ao seu estado inicial de necessidades e imperícia.
Analise o caso das meninas-lobo Amala e Kamala a partir da teoria sócio-cultural de Vygotsky, destaque a questão da cultura.
Podemos dizer que, recebemos a natureza por herança, mas a cultura só pode ser dada através da educação em sociedade. Entretanto, o tipo de sociedade na qual somos criados, também determina o tipo de pessoa que seremos. Isso significa que quando o indivíduo faz uma interação com os objetos ele se desenvolve.
Discuta conceitualmente a seguinte afirmação: A inteligência não começa nem pelo conhecimento do eu nem pelo conhecimento das coisas enquanto tais, mas pelo conhecimento de sua interação orientando-se simultaneamente para os dois pólos desta interação, a inteligência organiza o mundo, organizando-se a si mesma (PIAGET, FERREIRO, 2001)
A construção da inteligência acontece por etapas sucessivas onde uma etapa é resultante de outra anterior. Podemos dizer que a inteligência é a própria vida no seu processo de adaptação. Todo ser vivo procura o equilíbrio que permite a adaptação através do processo de auto – regulação. A inteligência não é uma capacidade abstrata de pensar, ou raciocinar, mas sim de agir corretamente em um meio real.
Por que a indisciplina é o maior mal da educação moderna, segundo Tiba?
Discuta conceitualmente a seguinte afirmação: A inteligência não começa nem pelo conhecimento do eu nem pelo conhecimento das coisas enquanto tais, mas pelo conhecimento de sua interação orientando-se simultaneamente para os dois pólos desta interação, a inteligência organiza o mundo, organizando-se a si mesma (PIAGET, FERREIRO, 2001)
A construção da inteligência acontece por etapas sucessivas onde uma etapa é resultante de outra anterior. Podemos dizer que a inteligência é a própria vida no seu processo de adaptação. Todo ser vivo procura o equilíbrio que permite a adaptação através do processo de auto – regulação. A inteligência não é uma capacidade abstrata de pensar, ou raciocinar, mas sim de agir corretamente em um meio real.
Por que a indisciplina é o maior mal da educação moderna, segundo Tiba?
Porque a indisciplina faz com que o indivíduo perca a organização interna, faz com que ele venha perder toda a responsabilidade de suas atividades, acaba se tornando adulto sem conhecimento algum em relação a disciplina e, com isso, não consegue se adaptar a qualquer atividade pessoal ou profissional.
Qual é a função da emoção na teoria de Wallon? Como desenvolver a atividade a partir do trabalho com as emoções?
Tem-se como função formas corporais de expressar o estado de espírito da pessoa, manifestação físicas, alterações orgânicas, como o choro, aquele frio na barriga, etc. para Wallon, a emoção é fundamentalmente social, ela fornece o primeiro e o mais forte vínculo entre os indivíduos. Podemos dizer que afetividade, a partir das emoções, são essencialmente mecanicista e pouco inteligível, podendo se desenvolver do ponto de vista da construção da pessoa como do ponto de vista do conhecimento, é marcante para o desenvolvimento da humanidade que se manifesta a partir do nascimento e estende-se pelo primeiro ano de vida da criança.
5 – Escreva o conceito de inteligência proposto por Gardner e defina as diferentes inteligências propostas pelo autor.
Para Gardner, o ser humano apresenta vários tipos de inteligências. São elas: lingüística, matemática, cinestésica, espacial, musical, interpessoal e intrapessoal
6 – Conceitue e explique:
a) Equilibração – é a contrabalança do conhecimento, equilibra todo o conhecimento adquirido
b) Conservação – nada mais é do que a preservação do conhecimento adquirido
7 – O brinquedo é um elemento fundamental para o desenvolvimento da criança. Este conceito é central para qual teoria psicológica? Explique-o e exemplifique.
Pela teoria sociocultural de Vygotsky, a brincadeira e os brinquedos servem para transformar objetos presentes, por exemplo, a criança brinca de boneca imitando sua mãe.
8 – articule desenvolvimento e aprendizagem para Piaget e para Vygotsky.
Para Vygotsky, o desenvolvimento humano está relacionado com o meio ao qual o indivíduo está inserido, ou seja, depende do convívio social e físico. Para Piaget, o processo de desenvolvimento se evolui à medida que a criança cresce e investiga elaborando uma teoria
9 – Conceitue o desenvolvimento da linguagem e suas funções na constituição da pessoa na teoria de Wallon e na construção social da mente de Vygotsky.
Conforme Wallon, a linguagem expressa o pensamento, faz com que ele fique conhecido e compartilhado pelas pessoas, tendo assim, uma função socializadora. Para Vygotsky, a construção social da mente se dá de forma semelhante, onde através do meio e do convívio com o outro que se efetiva.
10 – Qual o conceito de inteligência para Gardner e qual o impacto desse conceito para a educação?
Gardner coloca a inteligência num aspecto de qualidade, propondo uma nova visão da inteligência estabelecida como inteligências múltiplas e isto impacta na educação como uma maneira diferente de observar o aluno, identificando quais das inteligências são latentes e devem ser preservadas e quais ainda estão adormecidas e devem ser trabalhadas e despertadas.
11 - Articule as condições históricas e a teoria de Freud. Aponte suas maiores contribuições para a psicologia e para a educação.
Apesar de haver pesquisadores que trabalhavam alguns aspectos da psicanálise, foi Freud quem estabeleceu uma forma de estudo mais completa da personalidade humana. Enquanto a psicologia estudava o comportamento em aspectos isolados, a psicanálise freudiana trabalhava o ser humano como um todo, considerando várias situações de sua vida. Para a educação, a psicanálise colabora num melhor entendimento do desenvolvimento e comportamento humano.
12 – Discuta o uso de instrumentos e a inteligência prática na teoria elaborada por Vygotsky.
O uso de instrumentos estabelece uma relação de aprendizagem prazerosa, permite a criação de situações imaginárias, possibilita a aquisição de conhecimento, o desenvolvimento do pensamento, a reflexão, análise e resolução de situações ou problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário