EDUCAÇÃO INCLUSIVA
1. A concretização da ação de inclusão só se efetivará através da busca
- aos ideais.
- à legislação.
- às utopias.
- aos direitos.
2. QUAIS SÃO OS PARÂMETROS DA LÍNGUA DE SINAIS?
- Fonológico, morfológico, sintático, semântico e expressão facial.
- Fonológico, morfológico, sintático, orientação e o semântico.
- Configuração de mão, fonológico, morfológico, sintático e semântico.
- Configuração de mão, ponto de articulação, movimento e expressão facial.
3. QUAL É O PRINCIPAL ASPECTO DA CULTURA SURDA?
- Linguagem de sinais.
- Oralidade.
- Língua de sinais.
- Leitura labial.
4. A formação das turmas multisseriadas se estabelece a partir da heterogeneidade do grupo. Esse dado é útil para o professor
- privilegiar o currículo oriundo das Secretarias de Educação.
- propor atividades espontâneas de aprendizagem.
- propor atividades que possam ser realizadas individualmente. (CERTA)
- dispor de recursos destinados ao grupo/escola.
1. NO TOCANTE À DEFICIÊNCIA
VISUAL, PODE-SE AFIRMAR QUE:
se não tratada, leva à morte.
não atinge crianças, somente idosos.
é somente de ordem congênita.
é classificada em cegueira e em visão
subnormal.
2. Observe abaixo:
A
Educação Inclusiva coloca como meta para a escola o sucesso de todas as
crianças, independentemente do nível de desempenho que cada uma seja capaz de
alcançar. Estas metas se traduzem em
tempo de desempenho na execução das
tarefas.
avaliações de verificação do desempenho
escolar.
retirada de alguns conceitos básicos.
busca de estratégias metodológicas
interativas.
3. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA É
UMA PRÁTICA INOVADORA QUE ENFATIZA:
uma prática que determina o caminhar
dos alunos.
a qualidade de ensino para todos.
uma diversidade social contraditória.
o atendimento especializado aos
portadores de deficiência.
4. AO GUIAR UMA PESSOA CEGA
DEVO:
segurar em sua bengala, puxando-a para
frente.
apenas ficar ao seu lado e andar
devagar.
deixá-la segurar em meu braço.
puxá-la pela mão, mostrando o caminho.
1.
EDUCAR NÃO É SIMPLES NEM FÁCIL, PRINCIPALMENTE NO CONTEXTO LIGADO ÀS ESCOLAS
MULTISSERIADAS. PARA TANTO, O PROFISSIONAL NECESSITA:
- encontrar alternativas de ação.
- encaminhar os alunos aos grupos de
atendimento terapêutico.
- organizar grupos para atendimento
especializado.
- buscar identificar-se com os grupos.
2. OS
ALUNOS PORTADORES DE PARALISIA CEREBRAL SÃO CAPAZES DE DESENVOLVER SUAS
POTENCIALIDADES DESDE QUE O PROFESSOR:
tenha uma prática educativa inovadora.
- conheça as etapas da deficiência em
questão.
- utilize técnicas facilitadoras de
aprendizagem.
- saiba utilizar recursos metodológicos
modernos.
3.
Leia abaixo:
- A dicotomia
entre teoria e prática, que sempre aparece nos depoimentos dos professores
a respeito da inclusão dos alunos portadores de necessidades educativas
especiais, se traduzem em
- realização de ações que se encontram
bastante desarticuladas.
- restrições e prescrições econômicas.
- orientações uniformes para o
desenvolvimento do trabalho pedagógico.
- percepções acertadas a respeito do
processo de inclusão.
4. O
currículo escolar deve prover
- os meios e as linguagens relacionados
com o meio ambiente.
- ação em prol dos meios de comunicação.
- atendimento especializado ao estudante.
- adequação da camada social.
2. CONFIGURAÇÃO DE MÃO EM
LIBRAS É:
- o local onde os sinais acontecem.
- a datilologia das letras.
- a forma que a mão assume para realizar
os sinais.
- os sinais em movimento.
3. O ATENDIMENTO DA ESCOLA
ÀS CONDUTAS TÍPICAS DEVE OBSERVAR ALGUMAS CARACTERÍSTICAS FACILITADORAS DA
INCLUSÃO DESSE ALUNO.
- Marque a
alternativa que indica ser o aspecto facilitador da inclusão.
- Propor atividades complexas.
- Desenvolver atividades com muitas
instruções.
- Mapear as competências desejáveis.
- Executar tarefas que exijam
concentração.
4. ATUALMENTE, QUASE NÃO SE
UTILIZAM AS DENOMINAÇÕES UTILIZADAS PELA LITERATURA ESPECIALIZADA EM EDUCAÇÃO
ESPECIAL, PORQUE ELAS:
- são preconceituosas e por isso não mais
aceitas.
- caíram em desuso ao longo do tempo.
- classificam pessoas e não comportamentos.
- estão extremamente desatualizadas.
1. A discussão sobre
Educação Inclusiva leva à crença do processo de integração?
- Não, os alunos portadores de
dificuldades precisam interagir na escola(CERTA).
- Não, os alunos portadores de
dificuldades têm como meta a interação.
- Sim, os alunos portadores de
dificuldades não querem ir à escola.
- Sim, os alunos portadores de
dificuldades precisam se integrar à escola.
2. QUAL O PRINCIPAL PAPEL
DE UMA SALA DE RECURSOS?
- Dar suporte ao aluno deficiente e ao
professor da sala regular, complementando a aula através de meios e
adaptações.
- Oferecer a todos os alunos, recursos dos
quais precisam para estudar, tais como computadores, biblioteca etc.
- Substituir as aulas dadas em sala
normal, as quais, o aluno deficiente visual pode não compreender.
- Preparar materiais para utilização
exclusiva do professor.
3. O QUE É O BRAILLE?
- Sistema através do qual os cegos podem
ser alfabetizados.
- Linguagem de sinais, especial para
deficientes visuais.
- Sistema antigo, que foi usado para
alfabetizar os cegos.
- Forma de leitura e escrita diferenciada usada
por cegos e surdos.
4. ATUALMENTE, O BRAILLE
TEM SIDO SUBSTITUÍDO POR:
- computadores com softwares de voz e
livros sonoros.
- computadores e livros impressos.
- livros impressos em tinta e livros
sonoros.
- livros com letras ampliadas e softwares
para computador.
2.
A Educação Inclusiva é a garantia de acesso contínuo à escola por todos. A
escola que está atenta para esse princípio necessita
estabelecer
parcerias com a área de saúde para atendimento de seu alunado.
buscar
serviços de apoio pedagógico especializados.
proporcionar
conforto e alimentação para professores e alunos.
garantir
a execução de um currículo a partir de um caminho cultural igual para todos.
3.
Quais os sentidos mais utilizados pelos deficientes visuais?
Tato e
paladar.
Olfato
e audição.
Tato e
audição.
Olfato
e paladar.
4. O
debate entre o inato e o adquirido, que deram origem às discussões sobre o
conhecimento da inteligência humana, foi propiciado pelas ideias de
Platão
e Sócrates.
Sócrates
e Galileu.
Platão e
Aristóteles.
Aristóteles
e Galileu.
1. A
função da escola em buscar condições para que todos os alunos desenvolvam suas
capacidades para o exercício da cidadania fez com que se definisse o termo
"necessidades educacionais especiais", que
se
consolida com o pensamento elitista da sociedade.
aponta
para uma maior qualidade do ensino.
se
constrói como uma modalidade de ensino.
se
originou em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem.
2.
Quais os aparelhos utilizados para a ampliação de letras?
Scanners
e impressoras.
Televisores
e lupas.
Vídeos
ampliadores e lupas.
Regletes
e punção.
3. o
uso da terminologia "necessidades educativas especiais" erradicou os rótulos
antigos:
excepcionais,
subnormais, superdotados, entre outros, e ainda contribuiu para o processo de
inclusão porque coloca o foco do problema:
nas
respostas educacionais que eles demandam.
no
aluno como responsável pela diversidade.
no
campo da psicologia escolar.
nas
expressões anteriormente utilizadas.
2. O
conhecimento das diferentes necessidades educacionais facilita
na aceitação do aluno.
ao se indicar o tratamento necessário.
no
momento do diagnóstico.(CERTA)
ao
se estabelecer relações sociais.
3. QUAL É O PRINCIPAL ASPECTO DA CULTURA SURDA?
Linguagem de sinais.
Língua
de sinais.(CERTA)
Oralidade.
Leitura labial.
4. O
Atendimento Da Escola Às Condutas Típicas Deve Observar Algumas Características
Facilitadoras Da Inclusão Desse Aluno.
Marque a alternativa que indica ser o aspecto facilitador da inclusão.
Executar tarefas que exijam concentração.
Mapear as competências desejáveis.(CERTA)
Propor atividades
complexas.
Desenvolver atividades com muitas instruções.
1.
Uma proposta que chegou à escola e tem provocado muitas discussões - os ciclos
- poderia estar contribuindo para
camuflar
os índices de evasão e de repetência.
encobrir
as falhas do sistema educacional.
encontrar
caminhos para a educação continuada.
desqualificar
propostas de mudança educacional.
2. Um
aluno portador de paralisia cerebral possui algumas limitações no processo de
ensino-aprendizagem que
impossibilitam
sua aprendizagem.
impedem
um relacionamento solidário.
indicam
recursos adaptativos.
são passageiras.
3. Os mitos criados em relação aos portadores de
altas habilidades/superdotação têm contribuído parasuperar os obstáculos que circundam os portadores
de altas habilidades. dificultar as estratégias de atendimentoaos portadores de
altas habilidades.
alavancar as discussões em torno do conceito sobre
altas habilidades.
Buscar
saídas para o trabalho com portadores de altas habilidades.
4.
Qual é o melhor tipo de texto para trabalhar o conhecimento do aluno surdo?
Um
texto que não chame a atenção do aluno.
Um
texto do livro didático.
Um
texto sem vinculação nenhuma.
Um
texto de cunho social
1. VYGOTSKY DEFINE A
GENIALIDADE COMO:
- um grau superior de talento.
- um grau de ascensão social.
- hereditário, ou seja, herança familiar.
- garantia de sucesso na vida adulta.
2. A escola é a única
instituição social capaz de formar novos valores da sociedade?
- Sim, na medida em que é ela que
transmite a cultura.
- Não, apesar de ser provocadora de ações
sociais.
- Sim, pois ela assume funções
subordinadas a outras instituições.
- Não, pois mantém relações de reciprocidade
com outras instituições.
3. Para o trabalho com
texto social, o professor
- deve fazer perguntas sobre as ideias
principais do texto.
- não deve explorar o conhecimento prévio
de léxicos conhecidos.
- deve trazer o texto solto, desprendido
de sua vinculação.
- deve descartar as respostas dadas de
acordo com o objetivo.
4. Pode-se considerar que a
proposta de Educação Inclusiva vem sendo desenvolvida de forma satisfatória
cenário brasileiro?
- Não, o processo de inclusão ainda não se
desenvolveu de modo eficiente.
- Sim, as escolas estão se organizando de
forma satisfatória.
- Sim, os professores estão se tornando
capazes de indicar as deficiências.
- Não, a sociedade e os professores não
desejam esse tipo de escola.
2. O currículo escolar deve
prover
- ação em prol dos meios de comunicação.
- os meios e as linguagens relacionados
com o meio ambiente.
- atendimento especializado ao estudante.
- adequação da camada social.
3. O INTÉRPRETE DE LIBRAS
PRECISA TER FLUÊNCIA EM:
- Língua Portuguesa e Língua Inglesa.
- Língua de Sinais Brasileira somente.
- Língua Portuguesa e Língua Brasileira de
Sinais.
- Língua Portuguesa somente.
1. Para se alcançar o
processo de inclusão escolar será necessária a
- superação de uma visão padronizada.
- criação de padrões de normalidade.
- superação das diferenças quantitativas
conceituais.
- organização de turmas mais homogêneas.
2. A MULTISSERIAÇÃO VEM
SENDO CONSTRUÍDA EM ESPAÇOS CIRCUNSTANCIAIS, ATENDENDO, PRINCIPALMENTE, AO
ENSINO FUNDAMENTAL.
- Essa responsabilidade
fica nas mãos dos governos:
- municipais e federal.
- somente municipais.
- estaduais e federal.
- municipais e estaduais.
3. O que deve fazer o
professor no primeiro contato com o aluno deficiente visual?
- Deixar que o aluno, sozinho, busque os
meios de que precisará para entender a aula.
- Esperar que o aluno venha conversar com
ele.
- Pedir ao professor especializado que
converse com ele, pois não saberá como se dirigir ao aluno.
- Conversar, primeiramente com o aluno, e
depois com a turma para que saibam lidar com anovidade.
4. O desvio de conduta ou
condutas típicas se confundem facilmente com problemas disciplinares.
- Aponte um dos
aspectos que caracteriza um distúrbio de conduta.
- Excessiva desatenção em relação ao seu
material escolar.
- Dificuldade em compreender a ordem dada.
- Excessiva brincadeira durante a execução
das tarefas.
- Dificuldade em manter-se envolvido nas
tarefas.
1. Existe uma lei de ensino
que explicita uma filosofia para a Educação Especial e, de acordo com seu
conteúdo, pode-se afirmar que ela é
- inovadora, pois obriga o atendimento dos
alunos com necessidades educacionais especiais somente em escolas
regulares de ensino.
- ousada, em virtude de reconhecer a
existência de alunos portadores de diversas necessidades educacionais
especiais.
contraditória, porque continua aceitando o ensino segregacionista,
se o processo pedagógico assim o recomendar.
tradicional, pois defende o atendimento de
alunos com somente alguns tipos de necessidades educacionais especiais na
escola regular.
2. O termo
"necessidade educacional especial" aboliu
- a insatisfação da sociedade.
- a polêmica entre os autores.
- o desejo dos alunos e professores.
o uso de definições pejorativas.
3. Os mitos criados em
relação aos portadores de altas habilidades/superdotação têm contribuído para
- buscar saídas para o trabalho com portadores
de altas habilidades.
- alavancar as discussões em torno do
conceito sobre altas habilidades.
- superar os obstáculos que circundam os
portadores de altas habilidades.
dificultar as estratégias de atendimento aos
portadores de altas habilidades.
4. A INFLUÊNCIA DOS
OUVINTES SOBRE OS SURDOS É DENOMINADA:
- oralismo.
ouvintismo.
- comunicação total.
- bilinguismo.
1. A concretização da ação
de inclusão só se efetivará através da busca
- aos direitos.
- às utopias.
- à legislação.
- aos ideais.
2. O que é necessário para
a realização da leitura pelo aluno surdo?
- Que o aluno faça a leitura de forma
rápida.
- Que a leitura seja feita em um ambiente
ruidoso.
- Que haja associação com informações
anteriores.
- Que a leitura não tenha elaboração de
hipóteses.
3. Com a dissociação entre
o pensar e o fazer, tendo que improvisar muitas vezes pela falta de material no
local de trabalho,
evidencia-se
a desarticulação entre
- merenda e vida social dos alunos.
- aprendizagem e realidade da escola.
- planejamento e prática pedagógica.
- horário de chegada e de saída dos
alunos.
4. Qual é o significado da
sigla Libras?
- Língua de Sinais Brasileira.
- Língua Brasileira de Sinais.
- Linguagem Brasileira dos Surdos.
Assinale o papel do professor ao
trabalhar com esta criança.
- Orientador de atividade.
- Transmissor de informação
- Treinador de jogos de memória.
- Facilitador de informação.
2. A Educação Inclusiva é a garantia de acesso
contínuo à escola por todos. A escola que está atenta para esse princípio
necessita
- estabelecer parcerias com a área de saúde para atendimento de seu
alunado.
- buscar serviços de apoio pedagógico
especializados.
- proporcionar conforto e alimentação para professores e alunos.
- garantir a execução de um currículo a partir de um caminho cultural
igual para todos.
3. Quais os sentidos mais utilizados pelos deficientes visuais?
- Tato e paladar.
- Olfato e audição.
- Tato e audição.
- Olfato e paladar.
- 2. Quais os aparelhos utilizados
para a ampliação de letras?
- Scanners e impressoras.
- Televisores e lupas.
- Vídeos ampliadores e lupas.
- Regletes e punção.
3. o uso da terminologia "necessidades
educativas especiais" erradicou os rótulos antigos:
excepcionais,
subnormais, superdotados, entre outros, e ainda contribuiu para o processo de
inclusão porque coloca o foco do problema:
- nas respostas educacionais que eles demandam.
- no aluno como responsável pela diversidade.
- no campo da psicologia escolar.
- nas expressões anteriormente utilizadas.
2. O conhecimento das diferentes
necessidades educacionais facilita
na aceitação do aluno.
ao se indicar o tratamento necessário.
no momento do diagnóstico.(CERTA)
ao
se estabelecer relações sociais.
3. QUAL É O PRINCIPAL ASPECTO DA
CULTURA SURDA?
Linguagem de sinais.
Língua de sinais.(CERTA)
Oralidade.
Leitura labial.
1.
Uma proposta que chegou à escola e tem provocado muitas discussões - os ciclos
- poderia estar contribuindo para
- camuflar os índices de evasão e de repetência.
- encobrir as falhas do sistema educacional.
- encontrar caminhos para a educação continuada.
- desqualificar propostas de mudança educacional.
2. Um aluno portador de paralisia cerebral possui
algumas limitações no processo de ensino-aprendizagem que
- impossibilitam sua aprendizagem.
- impedem um relacionamento solidário.
- indicam recursos adaptativos.
- são passageiras.
4. Qual é o melhor tipo de texto para
trabalhar o conhecimento do aluno surdo?
- Um texto que não chame a atenção do aluno.
- Um texto do livro didático.
- Um texto sem vinculação nenhuma.
- Um texto de cunho social
1.
Observe abaixo
A Educação Inclusiva coloca como meta para a escola o
sucesso de todas as crianças, independentemente do nível de desempenho que cada
uma seja capaz de alcançar. Estas metas se traduzem em
avaliações
de verificação do desempenho escolar.
busca
de estratégias metodológicas interativas.
retirada
de alguns conceitos básicos.
tempo
de desempenho na execução das tarefas.
2.
QUANTO AOS CÃES-GUIAS, É CORRETO AFIRMAR QUE:
devem
ser distraídos, enquanto guiam os deficientes visuais.
podem
frequentar todos os locais onde seu dono estiver.
não
podem entrar em escolas, teatros e outros locais públicos.
só
podem entrar em escolas para deficientes visuais.
3.
A CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA REALIDADE BRASILEIRA ACENTUA UM DESCOMPASSO
ENTRE:
educação
formal e educação especial.
valores
e expectativas adotados pelo programa de ensino.
valores
e pressupostos adotados no planos de ensino.
educação
pública e educação privada.
4.
O termo "necessidade educacional especial" aboliu
o
desejo dos alunos e professores.
a
insatisfação da sociedade.
a
polêmica entre os autores.
o
uso de definições pejorativas.
1. AO
GUIAR UMA PESSOA CEGA DEVO:
puxá-la
pela mão, mostrando o caminho.
segurar
em sua bengala, puxando-a para frente.
apenas
ficar ao seu lado e andar devagar.
deixá-la
segurar em meu braço.
2.
COMO O PROFESSOR DEVE ENSINAR O DEFICIENTE VISUAL?
Através
de gestos e de material especial.
Permanecendo
calado enquanto escreve na lousa.
Falando
o que escreve na lousa, para o aluno escutar.
Apontando
coisas no quadro e gesticulando.
3. Uma
escola que oferece um contexto bilíngue para a criança surda tem como princípio
o ensino da
Língua
de Sinais Brasileira.
Língua
Brasileira de Sinais escrita e falada.
Língua
Portuguesa falada e escrita.
Língua
Brasileira de Sinais e da Língua Portuguesa.
4. Se
o professor não puder solucionar a dúvida do aluno com deficiência visual, o
que deve fazer?
Tentar
não voltar ao assunto novamente.
Conversar
com os pais para que tentem tirar as dúvidas de seu filho.
Recorrer
ao professor especializado e à sala de recursos.
Mandá-lo
para uma escola especial.
2. A
Educação Inclusiva é a garantia de acesso contínuo à escola por
todos.
A escola que está atenta para esse princípio necessita
buscar
serviços de apoio pedagógico especializados.
3.
Quais os sentidos mais utilizados pelos deficientes visuais?
Tato e
audição.
4. O
sistema de alfabetização de cegos utilizado atualmente foi adaptado por
Louis
Braille.
1. O
Sistema Braille é o método criado para a escrita e a leitura de pessoas com
deficiência
visual total.
2. A
dúvida sobre o que é distúrbio de conduta permanece porque
a
literatura acadêmica apresenta divergências.
3. O
que os deficientes visuais consideram como videntes?
Todos
aqueles que enxergam de forma plena.
4. A
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA REALIDADE BRASILEIRA ACENTUA UM DESCOMPASSO
ENTRE:
educação
formal e educação especial.
1. A
estrutura de Libras baseia-se em quais aspectos?
Fonológico,
morfológico, sintático, semântico e expressão facial.
2. A
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA REALIDADE BRASILEIRA ACENTUA UM
DESCOMPASSO
ENTRE:
educação
formal e educação especial.
EDUCAR
NÃO É SIMPLES NEM FÁCIL, PRINCIPALMENTE NO CONTEXTO
LIGADO
ÀS
ESCOLAS MULTISSERIADAS. PARA TANTO, O PROFISSIONAL NECESSITA:
organizar
grupos para atendimento especializado.
encontrar
alternativas de ação.
4.
Pode-se considerar que a proposta de Educação Inclusiva vem sendo
desenvolvida
de forma satisfatória cenário brasileiro?
Não, o
processo de inclusão ainda não se desenvolveu de modo eficiente.
2. Ao
ingressar no sistema de ensino brasileiro, o aluno surdo é
obrigado
a utilizar-se de qual língua?
Língua
portuguesa.
3.
QUAL O PRINCIPAL PAPEL DE UMA SALA DE RECURSOS?
Dar
suporte ao aluno deficiente e ao professor da sala regular, complementando a
aula através de meios e adaptações.
4.
Leia abaixo:
*
A função da escola em buscar condições para que todos os alunos
desenvolvam
suas capacidades para o exercício da cidadania fez com que
se
definisse o termo "necessidades educacionais especiais", que
se
originou em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem.
1. O
Sistema Braille é o método criado para a escrita e a leitura de pessoas com
deficiência
visual total.
2. A
INFLUÊNCIA DOS OUVINTES SOBRE OS SURDOS É DENOMINADA:
ouvintismo.
4. A
Declaração de Salamanca definiu os alunos com necessidades educacionais
especiais como crianças
com
deficiências e bem-dotadas.
1. O
conhecimento das diferentes necessidades educacionais facilita
no
momento do diagnóstico.
2. O
que significa interlíngua?
O
profundo conhecimento gramatical da língua natural e da segunda língua.
3. O
que deve fazer o professor no primeiro contato com o aluno deficiente visual?
Conversar,
primeiramente com o aluno, e depois com a turma para que saibam lidar com a
novidade.
4. A
política de inclusão escolar é diferente da política de integração, implicando
em remanejamento e reestruturação da dinâmica da escola.
Aponte
o foco em que a política de integração se apoiava.
Na
adaptação do aluno
QUAL É
O PRINCIPAL ASPECTO DA CULTURA SURDA?
Língua
de sinais.
2. As
crianças portadoras de deficiência mental são acentuadamente mais lentas do que
seus companheiros da mesma idade.
Assinale
o papel do professor ao trabalhar com esta criança.
Orientador
de atividade.
3. A
deficiência visual pode ser considerada como sendo
uma
privação sensorial.
4.
PARA SE PRODUZIR UM TEXTO EM BRAILLE, QUAIS INSTRUMENTOS DEVO UTILIZAR?
A
reglete e a máquina ou impressora Braille.
Uma
escola que oferece um contexto bilíngue para a criança surda tem como princípio
o ensino da
Língua
Brasileira de Sinais e da Língua Portuguesa.
2. A
pessoa cuja visão é subnormal
deve
utilizar sua visão no limite máximo que for possível.
3.
Existe uma lei de ensino que explicita uma filosofia para a Educação Especial
e, de acordo com seu conteúdo, pode-se afirmar que ela é
contraditória,
porque continua aceitando o ensino segregacionista, se o processo pedagógico
assim o recomendar.
4. OS
PRECONCEITOS QUE TÊM PRODUZIDO A EXCLUSÃO PODERÃO SER DERRUBADOS, A PARTIR DA
REVISÃO PROFUNDA:
dos
currículos escolares.
1.
Qual a Lei que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) no país?
- Lei 8.160/91.
- Lei 7.405/85.
- Lei 8.213/91.
- Lei 10.436/2002.
2. OS
TESTES DE INTELIGÊNCIA SÃO INSTRUMENTOS PERTINENTES À AVALIAÇÃO DOS INDIVÍDUOS
E, PORTANTO, PODEM SER UTILIZADOS POR:
- clínicos.
- professores.
- assessores pedagógicos.
- psicólogos.
3. OS
PRECONCEITOS QUE TÊM PRODUZIDO A EXCLUSÃO PODERÃO SER DERRUBADOS, A PARTIR DA
REVISÃO PROFUNDA:
- dos currículos escolares.
- da prática pedagógica.
- do atendimento clínico dos alunos.
- dos recursos educacionais.
4. Uma
grande dificuldade apontada para o trabalho em escolas multisseriadas é
- a falta de recursos para fins educacionais.
- estabelecer um currículo e sua ação.
- a falta de atendimento aos grupos
diferentes.
- estabelecer organicidade a questões pedagógicas
- 1. A dúvida sobre o que é distúrbio de conduta permanece porque
falta
sistematização do comportamento ou conduta
a
sociedade renuncia ao aprofundamento da informação.
a
literatura acadêmica apresenta divergências.
falta
compreensão no uso do termo.
1. O
ALUNO SUPERDOTADO É CONSIDERADO:
um mito,
em relação à sua aprendizagem.
3. O
sistema de alfabetização de cegos utilizado atualmente foi adaptado por
Louis
Braille.
4. OS
PRECONCEITOS QUE TÊM PRODUZIDO A EXCLUSÃO PODERÃO SER DERRUBADOS, A PARTIR DA
REVISÃO PROFUNDA:
dos
currículos escolares.
QUANTO
AOS CÃES-GUIAS, É CORRETO AFIRMAR QUE:
podem
frequentar todos os locais onde seu dono estiver.
2. Se
o professor não puder solucionar a dúvida do aluno com deficiência visual, o
que deve fazer?
Recorrer
ao professor especializado e à sala de recursos.
3. Uma
grande dificuldade apontada para o trabalho em escolas multisseriadas é
a falta
de recursos para fins educacionais.
4. O
intérprete de Libras na escola será
o
mediador na comunicação entre surdo/ouvinte.
2. O
USO DA TERMINOLOGIA "NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS" ERRADICOU OS
RÓTULOS
ANTIGOS:
excepcionais,
subnormais, superdotados, entre outros, e ainda contribuiu para o processo de
inclusão porque coloca o foco do problema:
nas
respostas educacionais que eles demandam.
3.
Parte das limitações das pessoas com deficiência visual pode ser suprida
através
do
Sistema Braille e sintetizadores de voz para computador.
4. O
INTÉRPRETE DE LIBRAS PRECISA TER FLUÊNCIA EM:
Língua
Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais.
3. A
POLÍTICA DE ACESSO É MUITO MAIS FÁCIL DE SER EXERCIDA DO QUE A POLÍTICA DE
MANUTENÇÃO DAS CRIANÇAS NA ESCOLA. POR QUE ISSO ACONTECE?
Porque
os alunos necessitam de tempo para serem alfabetizados.
4. Uma
proposta que chegou à escola e tem provocado muitas discussões - os ciclos -
poderia estar contribuindo para
encontrar
caminhos para a educação continuada.
2.
Quanto aos alunos com visão subnormal, pode-se afirmar que
podem
aprender o Braille, porém usando mais ampliação de textos e a escrita em letras gigantes.
4.
Para o trabalho com texto social, o professor
deve
fazer perguntas sobre as ideias principais do texto.
2. A
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA REALIDADE BRASILEIRA ACENTUA UM
DESCOMPASSO
ENTRE:
educação
formal e educação especial.
3.
EDUCAR NÃO É SIMPLES NEM FÁCIL, PRINCIPALMENTE NO CONTEXTO LIGADO
ÀS
ESCOLAS MULTISSERIADAS. PARA TANTO, O PROFISSIONAL NECESSITA:
encontrar
alternativas de ação.
3.
Como eram educados os alunos com deficiência visual nas escolas especiais?
Eram
internados e isolados das demais pessoas, sendo educados através de métodos e
sistemas especiais.
1.
Quanto aos alunos com visão subnormal, pode-se afirmar que
o
Braille, porém usando mais ampliação de textos e a escrita em letras gigantes.
2.
CONFIGURAÇÃO DE MÃO EM LIBRAS É:
a forma
que a mão assume para realizar os sinais.
3. O
ATENDIMENTO DA ESCOLA ÀS CONDUTAS TÍPICAS DEVE OBSERVAR ALGUMAS CARACTERÍSTICAS
FACILITADORAS DA INCLUSÃO DESSE ALUNO.
Marque
a alternativa que indica ser o aspecto facilitador da inclusão.
Mapear
as competências desejáveis.
4. A
Educação Inclusiva é a garantia de acesso contínuo à escola por todos. A escola
que está atenta para esse princípio necessita
buscar
serviços de apoio pedagógico especializados
1-
DEFINA SEGUNDO A LITERATURA, “ EDUCAÇÃO INCLUSIVA”
QUANDO
SÃO TRABALHADOS TEXTOS SOCIAIS COM CRIANÇAS SURDAS, ESTÁ SE OPORTUNIZANDO AO
ALUNO UM AMBIENTE DE:
alfabetização.
letramento.
Certa
modismo
discussão
sem importância.
2.
Quanto aos alunos com visão subnormal, pode-se afirmar que:
precisam
aprender o Braille, como condição para serem alfabetizados e educados.
podem
aprender o Braille, porém usando mais ampliação de textos e a escrita em letras
gigantes.( certa )
são
incapazes de aprender o Braille, porque como podem enxergar não possuem tanta
sensibilidade no tato.
não
podem de maneira alguma aprender o Braille para não prejudicar ainda mais sua
visão.
3.
Estudos sobre a escolarização de alunos enquadrados como portadores de
superdotação apontam para:
currículos
elaborados a partir dos conhecimentos universais.
práticas
consideradas descontextualizadas.
alternância
de períodos de estudo.
dificuldades
desses alunos em ter acesso ao nível superior. (certa)
4. Um
aluno com paralisia cerebral se desenvolve a partir de:
atividades
comprometidas com a fala.
interação
família-escola.(certa)
integração
da família nas atividades da escola.
frequência
à escola regular.
ATUALMENTE,
QUASE NÃO SE UTILIZAM AS DENOMINAÇÕES UTILIZADAS PELA LITERATURA ESPECIALIZADA
EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, PORQUE ELAS:
classificam
pessoas e não comportamentos.
2.
QUANTO AOS CÃES-GUIAS, É CORRETO AFIRMAR QUE:
podem
frequentar todos os locais onde seu dono estiver.
3. O
atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência deverá ser
feito preferencialmente nas
escolas.
4. AS
TRAJETÓRIAS ESCOLARES DOS ALUNOS CONSIDERADOS PORTADORES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
FORAM INFLUENCIADAS:
por uma
lógica de desempenho escolar.
Podemos
apontar como uma opção metodológica eficiente para as turmas multisseriadas o
uso de trabalhos
diversificados.(CERTA)
2. O
CAES É UM CENTRO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO AO:
surdo.(CERTA)
3. AO
CUMPRIMENTAR UM DEFICIENTE VISUAL DEVO:
dar-lhe
um aperto de mão.(CERTA)
4. O
princípio da Educação Inclusiva exige intensificação na formação dos recursos
humanos,
garantia
de recursos financeiros e serviços de apoio pedagógicos especializados com qual
finalidade?
Assegurar
o desenvolvimento dos alunos.(CERTA)
Podemos
apontar como uma opção metodológica eficiente para as turmas multisseriadas o
uso de trabalhos
diversificados.(CERTA)
2. A
Educação Inclusiva é a garantia de acesso contínuo à escola por todos. A escola
que está atenta para esse princípio necessita
buscar
serviços de apoio pedagógico especializados.
2. A
dúvida sobre o que é distúrbio de conduta permanece porque
a
literatura acadêmica apresenta divergências.
3. O
que os deficientes visuais consideram como videntes?
Todos
aqueles que enxergam de forma plena.
4. A
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA REALIDADE BRASILEIRA ACENTUA UM DESCOMPASSO
ENTRE:
educação
formal e educação especial.
3. EDUCAR
NÃO É SIMPLES NEM FÁCIL, PRINCIPALMENTE NO CONTEXTO
LIGADO
ÀS
ESCOLAS MULTISSERIADAS. PARA TANTO, O PROFISSIONAL NECESSITA:
organizar
grupos para atendimento especializado.
encontrar
alternativas de ação.
3.
QUAL O PRINCIPAL PAPEL DE UMA SALA DE RECURSOS?
Dar
suporte ao aluno deficiente e ao professor da sala regular, complementando a
aula através de meios e adaptações. (CERTA)
O
conhecimento das diferentes necessidades educacionais facilita
no
momento do diagnóstico.CORRETA
1. O
que significa interlíngua?
O
profundo conhecimento gramatical da língua natural e da segunda língua.CORRETA
3. O
que deve fazer o professor no primeiro contato com o aluno deficiente
visual?
Conversar,
primeiramente com o aluno, e depois com a turma para que saibam lidar com a
novidade.CORRETA
4. A
política de inclusão escolar é diferente da política de integração, implicando
em remanejamento e reestruturação da dinâmica da
escola. Aponte o foco em que a política de integração se
apoiava.
Na
adaptação do aluno.CORRETA
3. A
deficiência visual pode ser considerada como sendo
uma
privação sensorial.
4.
PARA SE PRODUZIR UM TEXTO EM BRAILLE, QUAIS INSTRUMENTOS DEVO UTILIZAR?
A
reglete e a máquina ou impressora Braille.
1. Uma
escola que oferece um contexto bilíngue para a criança surda tem como princípio
o ensino da
Língua
Brasileira de Sinais e da Língua Portuguesa.
2. A
pessoa cuja visão é subnormal
deve
utilizar sua visão no limite máximo que for possível.
3.
Existe uma lei de ensino que explicita uma filosofia para a Educação Especial
e, de acordo com seu conteúdo, pode-se afirmar que ela é
contraditória,
porque continua aceitando o ensino segregacionista, se o processo pedagógico
assim o recomendar.
2. A
Educação Inclusiva é a garantia de acesso contínuo à escola por todos. A escola
que está atenta para esse princípio necessita
buscar
serviços de apoio pedagógico especializados.
1. QUANDO
SÃO TRABALHADOS TEXTOS SOCIAIS COM CRIANÇAS SURDAS, ESTÁ SE OPORTUNIZANDO AO
ALUNO UM AMBIENTE DE:
letramento.
certa
2.
Quanto aos alunos com visão subnormal, pode-se afirmar que
podem
aprender o Braille, porém usando mais ampliação de textos e a escrita em letras
gigantes.( certa )
3.
Estudos sobre a escolarização de alunos enquadrados como portadores de.
dificuldades
desses alunos em ter acesso ao nível superior. (certa)
4. Um
aluno com paralisia cerebral se desenvolve a partir de
interação
família-escola.(certa)
1. A
dúvida sobre o que é distúrbio de conduta permanece porque
a
literatura acadêmica apresenta divergências
ATUALMENTE,
O BRAILLE TEM SIDO SUBSTITUÍDO POR:
computadores
com softwares de voz e livros sonoros.
3. A
INFLUÊNCIA DOS OUVINTES SOBRE OS SURDOS É DENOMINADA:
ouvintismo.
4. O
ATENDIMENTO DA ESCOLA ÀS CONDUTAS TÍPICAS DEVE OBSERVAR ALGUMAS CARACTERÍS
TICAS
FACILITADORAS DA INCLUSÃO DESSE ALUNO.
Mapear
as competências desejáveis
A
dicotomia entre teoria e prática, que sempre aparece nos depoimentos dos
professores a respeito da inclusão dos alunos portadores de necessidades
educativas especiais, se traduzem em
percepções
acertadas a respeito do processo de inclusão.
1. UMA
DAS GRANDES DIFICULDADES DO TRABALHO EM TURMAS MULTISSERIADAS É:
o
despreparo do professor
2. O
ATENDIMENTO DA ESCOLA ÀS CONDUTAS TÍPICAS DEVE OBSERVAR ALGUMAS CARACTERÍSTICAS
FACILITADORAS DA INCLUSÃO DESSE ALUNO.
Mapear
as competências desejáveis
3. O
conhecimento das diferentes necessidades educacionais facilita
no
momento do diagnóstico
Qual a
Lei que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) no país?
Lei
10.436/2002.
OS
TESTES DE INTELIGÊNCIA SÃO INSTRUMENTOS PERTINENTES À AVALIAÇÃO DOS INDIVÍDUOS
E, PORTANTO, PODEM SER UTILIZADOS POR:
psicólogos.
4. Uma
grande dificuldade apontada para o trabalho em escolas multisseriadas é
a falta
de recursos para fins educacionais.
2.
A pessoa cuja visão é subnormal
deve
utilizar sua visão no limite máximo que for possível.
3.
Existe uma lei de ensino que explicita uma filosofia para a Educação Especial
e, de acordo com seu conteúdo, pode-se afirmar que ela é
contraditória,
porque continua aceitando o ensino segregacionista, se o processo pedagógico
assim o recomendar.
4. OS
PRECONCEITOS QUE TÊM PRODUZIDO A EXCLUSÃO PODERÃO SER DERRUBADOS, A PARTIR DA
REVISÃO PROFUNDA:
da
prática pedagógica.
QUAL É
O PRINCIPAL ASPECTO DA CULTURA SURDA?
Língua
de sinais.
Assinale
o papel do professor ao trabalhar com esta criança.
Orientador
de atividade.
3. A
deficiência visual pode ser considerada como sendo
uma
privação sensorial.
4.
PARA SE PRODUZIR UM TEXTO EM BRAILLE, QUAIS INSTRUMENTOS DEVO UTILIZAR?
A reglete
e a máquina ou impressora Braille.
1. O
conhecimento das diferentes necessidades educacionais facilita
no
momento do diagnóstico.CORR
O que
significa interlíngua?
O
profundo conhecimento gramatical da língua natural e da segunda língua.CORR
O que
deve fazer o professor no primeiro contato com o aluno deficiente visual?
Conversar,
primeiramente com o aluno, e depois com a turma para que saibam lidar com a
novidade.CORRETA
A
política de inclusão escolar é diferente da política de integração, implicando
em remanejamento e reestruturação da dinâmica da escola.
Na
adaptação do aluno.COR
3.
Valente coloca que os softwares educacionais podem ser divididos em grandes
grupos:
os que
promovem o ensino (com materiais prontos, fechados) e os que auxiliam na construção do
conhecimento (exigindo participação/expressão ativa do aluno).
4. Ao
elaborar um trabalho com pesquisa na internet, as informações acessadas
são
protegidas por direitos autorais, devendo ser referenciadas se utilizadas.
Para o
trabalho com texto social, o professor
deve
fazer perguntas sobre as ideias principais do texto (CERTA).
2. Ao
ingressar no sistema de ensino brasileiro, o aluno surdo é obrigado
a utilizar-se de qual língua?
Língua
portuguesa.(CERTA)
3.
QUAL O PRINCIPAL PAPEL DE UMA SALA DE RECURSOS?
Dar
suporte ao aluno deficiente e ao professor da sala regular, complementando a
aula através de meios e adaptações. (CERTA)
.
4.
Leia abaixo:
A
função da escola em buscar condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades
para o exercício da cidadania fez com que se definisse o termo
"necessidades educacionais especiais", que
se
originou em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem. (CERTA)
1. O
ALUNO SUPERDOTADO É CONSIDERADO:
um mito,
em relação à sua aprendizagem.
4. OS
PRECONCEITOS QUE TÊM PRODUZIDO A EXCLUSÃO PODERÃO SER DERRUBADOS, A PARTIR DA
REVISÃO PROFUNDA:
dos
currículos escolares.
Os
mitos criados em relação aos portadores de altas habilidades/superdotação têm
contribuído para
dificultar
as estratégias de atendimento aos portadores de altas habilidades.
2.
O USO DA TERMINOLOGIA "NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS" ERRADICOU
OS RÓTULOS ANTIGOS:
excepcionais,
subnormais, superdotados, entre outros, e ainda contribuiu para o processo de
inclusão porque coloca o foco do problema:
nas
respostas educacionais que eles demandam.
Parte
das limitações das pessoas com deficiência visual pode ser suprida
através
do
Sistema Braille e sintetizadores de voz para computador.
1-um
grau de ascensão social.
um grau
superior de talento
Como
eram educados os alunos com deficiência visual nas escolas especiais
Eram
internados e isolados das demais pessoas, sendo educados através de métodos e
sistemas especiais.
4. Uma
grande dificuldade apontada para o trabalho em escolas multisseriadas é
a falta
de recursos para fins educacionais.
O
Sistema Braille é o método criado para a escrita e a leitura de pessoas com
deficiência
visual total.
A dúvida sobre o
que é distúrbio de conduta permanece porque
a
literatura acadêmica apresenta divergências.
3. O
que os deficientes visuais consideram como videntes?
Todos
aqueles que enxergam de forma plena.
4. A
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA REALIDADE BRASILEIRA ACENTUA UM DESCOMPASSO
ENTRE:
educação
formal e educação especial.
1. A
estrutura de Libras baseia-se em quais aspectos?
Fonológico,
morfológico, sintático, semântico e expressão facial.
2. A
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA REALIDADE BRASILEIRA ACENTUA UM
DESCOMPASSO
ENTRE:
educação
formal e educação especial.
4.
Pode-se considerar que a proposta de Educação Inclusiva vem sendo desenvolvida
de forma satisfatória cenário brasileiro?
Não, o
processo de inclusão ainda não se desenvolveu de modo eficiente.
1. O
que os deficientes visuais consideram como videntes?
Todos
aqueles que enxergam de forma plena.
2. A
Educação Inclusiva é a garantia de acesso contínuo à escola por
buscar
serviços de apoio pedagógico especializados.
1. O
ALUNO SUPERDOTADO É CONSIDERADO:
um mito,
em relação à sua aprendizagem.
3.
Como eram educados os alunos com deficiência visual nas escolas especiais?
Eram
internados e isolados das demais pessoas, sendo educados através de métodos e
sistemas especiais.
4.
Uma grande dificuldade apontada para o trabalho em escolas multisseriadas
é
a falta
de recursos para fins educacionais.
4.
Leia
abaixo:
A
função da escola em buscar condições para que todos os alunos desenvolvam suas
capacidades para o exercício da cidadania fez com que se definisse o termo
"necessidades educacionais especiais", que se originou em função de
deficiências ou dificuldades de
aprendizagem.
(CERTA)
1.
Para o trabalho com texto social, o professor
deve
fazer perguntas sobre as ideias principais do texto (CERTA).
2. Ao
ingressar no sistema de ensino brasileiro, o aluno surdo é obrigado a
utilizar-se de qual língua?
Língua
portuguesa.
1.
QUANTO AOS CÃES-GUIAS, É CORRETO AFIRMAR QUE:
podem
frequentar todos os locais onde seu dono estiver.
2. Se
o professor não puder solucionar a dúvida do aluno com deficiência visual, o que deve
fazer?
Recorrer
ao professor especializado e à sala de recursos.
3. Uma
grande dificuldade apontada para o trabalho em escolas multisseriadas é
a falta
de recursos para fins educacionais.
4. O
intérprete de Libras na escola será
um grau
superior de talento.
A
estrutura de Libras baseia-se em quais aspectos?
Fonológico,
morfológico, sintático, semântico e expressão facial.
2. A
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA REALIDADE BRASILEIRA ACENTUA UM DESCOMPASSO
ENTRE:
educação
formal e educação especial.
A tese
sócio-histórica ou sociocultural, considerando as ideias inatistas de formação
da inteligência, tinha como propósito
superar
essas ideias.
3. A
POLÍTICA DE ACESSO É MUITO MAIS FÁCIL DE SER EXERCIDA DO QUE A POLÍTICA DE
MANUTENÇÃO DAS CRIANÇAS NA ESCOLA. POR QUE ISSO ACONTECE?
Porque
os alunos necessitam de tempo para serem alfabetizados.
4. Uma
proposta que chegou à escola e tem provocado muitas discussões - os ciclos - poderia estar
contribuindo para
encontrar
caminhos para a educação continuada.
1.
Quanto aos alunos com visão subnormal, pode-se afirmar que
podem
aprender o Braille, porém usando mais ampliação de textos e a escrita em letras
gigantes.
2.
CONFIGURAÇÃO DE MÃO EM LIBRAS É:
a forma
que a mão assume para realizar os sinais.
4. A
Educação Inclusiva é a garantia de acesso contínuo à escola por todos. A escola que está
atenta para esse princípio necessita
buscar
serviços de apoio pedagógico especializados
3. AO
CUMPRIMENTAR UM DEFICIENTE VISUAL DEVO:
dar-lhe
um aperto de mão.
4. O
princípio da Educação Inclusiva exige intensificação na formação dos recursos humanos,
garantia
de recursos financeiros e serviços de apoio pedagógicos especializados com qual
finalidade?
Assegurar
o desenvolvimento dos alunos.
2. OS
TESTES DE INTELIGÊNCIA SÃO INSTRUMENTOS PERTINENTES À AVALIAÇÃO DOS INDIVÍDUOS
E, PORTANTO, PODEM SER UTILIZADOS POR:
- clínicos.
- professores.
- assessores pedagógicos.
- psicólogos.
3. OS
PRECONCEITOS QUE TÊM PRODUZIDO A EXCLUSÃO PODERÃO SER DERRUBADOS, A PARTIR DA
REVISÃO PROFUNDA:
- dos currículos escolares.
- da prática pedagógica.
- do atendimento clínico dos alunos.
- dos recursos educacionais.
4. Uma
grande dificuldade apontada para o trabalho em escolas multisseriadas é
- a falta de recursos para fins
educacionais.
- estabelecer um currículo e sua ação.
- a falta de atendimento aos grupos
diferentes.
- estabelecer organicidade a questões
pedagógicas.
1. A
dúvida sobre o que é distúrbio de conduta permanece porque
falta
sistematização do comportamento ou conduta.
a
sociedade renuncia ao aprofundamento da informação.
a
literatura acadêmica apresenta divergências. - correta
falta
compreensão no uso do termo.
2.
ATUALMENTE, O BRAILLE TEM SIDO SUBSTITUÍDO POR:
computadores
e livros impressos.
livros
impressos em tinta e livros sonoros.
livros
com letras ampliadas e softwares para computador.
computadores
com softwares de voz e livros sonoros.
3. A
INFLUÊNCIA DOS OUVINTES SOBRE OS SURDOS É DENOMINADA:
oralismo.
ouvintismo.
- correta
bilinguismo.
comunicação
total.
4. Uma
proposta que chegou à escola e tem provocado muitas discussões - os ciclos -
poderia estar contribuindo para
encontrar
caminhos para a educação continuada.
3.
Como eram educados os alunos com deficiência visual nas escolas especiais?
Eram
internados e isolados das demais pessoas, sendo educados
através
de métodos e sistemas especiais.
4. Uma
grande dificuldade apontada para o trabalho em escolas multisseriadas é
a falta
de recursos para fins educacionais.
EDUCAÇÃO
INCLUSIVA
1.
Quanto aos alunos com visão subnormal, pode-se afirmar que
o
Braille, porém usando mais ampliação de textos e a escrita em letras gigantes.
2.
CONFIGURAÇÃO DE MÃO EM LIBRAS É:
a forma
que a mão assume para realizar os sinais.
3. O
ATENDIMENTO DA ESCOLA ÀS CONDUTAS TÍPICAS DEVE OBSERVAR ALGUMAS CARACTERÍSTICAS
FACILITADORAS DA INCLUSÃO DESSE ALUNO.
Marque
a alternativa que indica ser o aspecto facilitador da inclusão.
Mapear
as competências desejáveis.
4. A
Educação Inclusiva é a garantia de acesso contínuo à escola por todos. A escola
que está atenta para esse princípio necessita
buscar
serviços de apoio pedagógico especializados
LOLI
ResponderExcluirPOLICIA FEDERAL VC TA PRESSO