Páginas

Minha foto
são paulo, zona leste, Brazil

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Psicologia do Desenvolvimento (provas N1/N4)

Disciplina: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
PROVA N1
Nota: 8

QUESTÃO 1
Conceitue e explique: a) Equilibração b) Conservação c) Adaptação d) Acomodação e) Assimilação
Observação do Professor:
Correta
Nota: 2

QUESTÃO 2
Discuta conceitualmente a seguinte afirmação: A inteligência não começa nem pelo conhecimento do eu nem pelo conhecimento das coisas enquanto tais, mas pelo conhecimento de sua interação orientando-se simultaneamente para os dois pólos desta interação, a inteligência organiza o mundo, organizando-se a si mesma. (PIAGET apud FERREIRO, 2001)
Observação do Professor:
Correta
Nota: 2

QUESTÃO 3
Howard Gardner propõe uma mudança radical no conceito de inteligência. Defina essa mudança.
Observação do Professor:
Correta
Nota: 2

QUESTÃO 4
Conceitue o desenvolvimento da linguagem e suas funções na constituição da pessoa na teoria de Wallon e na construção social da mente de Vygotsky:
Observação do Professor:
Correta
Nota: 2

 

 

N4

1. Qual o nome atribuído à teoria de Vygotsky? Comente sobre essa teoria/.



2. Descreva os estágios de desenvolvimento para Piaget e explique-os citando esemplos.



3. Descreva quais são os critérios para a existência da inteligência, segundo Gardner, na teoria das inteligências múltiplas.




Prova:
Nota: 8
PROVA N1

QUESTÃO 1
Escolha quatro mecanismos de defesa, propostos pela psicanálise freudiana, conceitualize e dê exemplos.

Observação do Professor:
a resposta atende ao solicitado na pergunta
Nota: 2


QUESTÃO 2
Apresente duas linhas do pensamento psicológico, destaque os conceitos centrais e seus principais representantes.

Observação do Professor:
a resposta atende ao solicitado na pergunta
Nota: 2


QUESTÃO 3
Discuta conceitualmente a partir da teoria de Walon a seguinte afirmação de Marroney e Ramalho (2002): A pessoa está em constante processo.

Observação do Professor:
a resposta atende ao solicitado na pergunta
Nota: 2


QUESTÃO 4
O brinquedo é um elemento fundamental para o desenvolvimento da criança. Este conceito é central para qual teoria psicológica? Explique-o e exemplifique.

Observação do Professor:
a resposta atende ao solicitado na pergunta
Nota: 2


N1 - Enviada pela Priscila
  SOMENTE AS PERGUNTAS

1- Qual a contribuição da teoria das inteligências múltiplas para o trabalho do professor em sala de aula?


2- Qual o conceito de inteligência para Gardner e qual impacto deste conceito para educação?


3- Qual é a função da emoção na teoria de Wallon? Como desenvolver a afetividade a partir dos trabalhos com emoções


4- Escreva o conceito de inteligência proposta por Gardner e defina as diferentes inteligências proposta pelo autor.


N1 Psicologia do desenvolvimento
Prova n1 da Gislene

1)Escolha quatro mecanismo de defesa, propostos pela psicanálise freudiana, conceitualize e de exemplos.


2)Discute conceitualmente a partir da teoria de Walon a seguinte afirmação de Marroney e Ramalho(2002). A pessoa esta em constante processo..


3)Apresente duas linhas do pensamento psicologico, destaque os conceitos centrais e seus principais representantes.


4)O brinquedo é um elemento fundamental para o desenvolvimento da criança. Este conceito é central para qual teoria psicológica? Explique o e exemplifique.



1 – QUAL A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS PARA O TRABALHO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA?


2 – QUAL O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA PARA GARDNER E QUAL IMPACTO DESTE CONCEITO PARA A EDUCAÇÃO?


3 – QUAL É A FUNÇÃO DA EMOÇÃO NA TEORIA DE WALLON? COMO DESENVOLVER A AFETIVIDADE A PARTIR DOS TRABALHOS COM EMOÇÕES?


4 – ESCREVA O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA PROPOSTA POR GARDNER E DEFINA AS DIFERENTES INTELIGÊNCIAS PROSPOSTA PELO AUTOR.


5 – CONCEITUE O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E SUAS FUNÇÕES NA CONSTRUÇÃO DA PESSOA NA TEORIA DE WALLON E NA CONSTITUIÇÃO SOCILA DA MENTE DE VYGOTSKY.


6 - Howard Gardner propõe uma mudança radical no conceito de inteligência. Defina essa mudança.


7 – CONCEITUE E EXPLIQUE:
Equilibração:
Conservação:
Adaptação:
Acomodação:
Assimilação:


8 – DISCUTA CONCEITUALMENTE A SEGUINTE AFIRMAÇÃO:
“A inteligência não começa pelo conhecimento do eu nem pelo conhecimento das coisas enquanto tais, mas pelo conhecimento de sua interação orientando-se simultaneamente para os 02 pólos desta interação, a inteligência organiza o mundo, organizando-se a si mesma. (Piaget apud Fevereiro, 2001). ”.


9 - CONCEITUALIZE OS ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO PARA PIAGET E PARA WALLON DESCREVENDO-OS.


10 – ARTICULE AS CONDIÇÕES HISTÓRICAS E A TEORIA DE FREUD. APONTE SUAS MAIORES CONTRIBUIÇÕES PARA A PSICOLOGIA E PARA A EDUCAÇÃO.


11 – ARTICULE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM PARA PIAGET E VYGOTSKY.

.
12 – QUAIS OS IMPACTOS OU CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE FREUDIANA PARA A APRENDIZAGEM E A EDUCAÇÃO.



(Respondidas)1 - O que são comportamentos instintivos? cite exemplos
São comportamentos ativados em situações de ameaça, fome, sobrevivência, emoções e medo, como por exemplo: reagir a um assalto, sentir arrepio ao vento e uma mãe que tenta proteger o filho de uma ventania. 


2 - Qual era  o pensamento de VYGOTSKY em relação entre escola e educação?
Na escola as relações de conhecimento são intencionais e planejadas o ensino é sistematizado para que o indivíduo viva em sociedade. 


3 -Porque os professores precisam estar atentos aos estágios do desenvolvimento de seus alunos?
Porque a compreensão desses estágios auxilia na construção de suas praticas pedagógicas. O professor precisa realizar planejamentos de suas aulas levando em conta às adaptações dos conteúdos as necessidades referentes à faixa etária das crianças e as sua capacidade de raciocínio. 


4- Em relação à construção de conceitos, pode-se afirmar que: 
A construção de conceitos está vinculada ao amadurecimento (experiências individuais) de certas características do organismo. 


5 - Qual e a fase empregada na aquisição dos conhecimentos necessários a luta pela vida?
latência 


6 -A teoria Defendida por VYGOTSKY ficou conhecida como? 
Teoria socio-historica Ao tratar do desenvolvimento VYGOTSKY deixa claro que?Ao nascer, o homem seria como uma folha em branco e suas características seriam desenvolvidas pela sociedade ao longo da vida