Disciplina: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTOPROVA N1Nota: 8
QUESTÃO 1Conceitue e explique: a) Equilibração b) Conservação c) Adaptação d) Acomodação e) AssimilaçãoObservação do Professor:CorretaNota: 2
QUESTÃO 2Discuta conceitualmente a seguinte afirmação: A inteligência não começa nem pelo conhecimento do eu nem pelo conhecimento das coisas enquanto tais, mas pelo conhecimento de sua interação orientando-se simultaneamente para os dois pólos desta interação, a inteligência organiza o mundo, organizando-se a si mesma. (PIAGET apud FERREIRO, 2001)Observação do Professor:CorretaNota: 2
QUESTÃO 3Howard Gardner propõe uma mudança radical no conceito de inteligência. Defina essa mudança.Observação do Professor:CorretaNota: 2
QUESTÃO 4Conceitue o desenvolvimento da linguagem e suas funções na constituição da pessoa na teoria de Wallon e na construção social da mente de Vygotsky:Observação do Professor:CorretaNota: 2
N4
1. Qual o nome atribuído à teoria de Vygotsky? Comente sobre essa teoria/.
2. Descreva os estágios de desenvolvimento para Piaget e explique-os citando esemplos.
3. Descreva quais são os critérios para a existência da inteligência, segundo Gardner, na teoria das inteligências múltiplas.
Nota: 8
PROVA N1
QUESTÃO 1
Escolha quatro mecanismos de defesa, propostos pela psicanálise freudiana, conceitualize e dê exemplos.
Observação do Professor:
a resposta atende ao solicitado na pergunta
Nota: 2
QUESTÃO 2
Apresente duas linhas do pensamento psicológico, destaque os conceitos centrais e seus principais representantes.
Observação do Professor:
a resposta atende ao solicitado na pergunta
Nota: 2
QUESTÃO 3
Discuta conceitualmente a partir da teoria de Walon a seguinte afirmação de Marroney e Ramalho (2002): A pessoa está em constante processo.
Observação do Professor:
a resposta atende ao solicitado na pergunta
Nota: 2
QUESTÃO 4
O brinquedo é um elemento fundamental para o desenvolvimento da criança. Este conceito é central para qual teoria psicológica? Explique-o e exemplifique.
Observação do Professor:
a resposta atende ao solicitado na pergunta
Nota: 2
N1 - Enviada pela Priscila
SOMENTE AS PERGUNTAS
1- Qual a contribuição da teoria das inteligências múltiplas para o trabalho do professor em sala de aula?
2- Qual o conceito de inteligência para Gardner e qual impacto deste conceito para educação?
3- Qual é a função da emoção na teoria de Wallon? Como desenvolver a afetividade a partir dos trabalhos com emoções
4- Escreva o conceito de inteligência proposta por Gardner e defina as diferentes inteligências proposta pelo autor.
N1 Psicologia do desenvolvimento
Prova n1 da Gislene
1)Escolha quatro mecanismo de defesa, propostos pela psicanálise freudiana, conceitualize e de exemplos.
1)Escolha quatro mecanismo de defesa, propostos pela psicanálise freudiana, conceitualize e de exemplos.
2)Discute conceitualmente a partir da teoria de Walon a seguinte afirmação de Marroney e Ramalho(2002). A pessoa esta em constante processo..
3)Apresente duas linhas do pensamento psicologico, destaque os conceitos centrais e seus principais representantes.
4)O brinquedo é um elemento fundamental para o desenvolvimento da criança. Este conceito é central para qual teoria psicológica? Explique o e exemplifique.
1 – QUAL A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS PARA O TRABALHO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA?
2 – QUAL O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA PARA GARDNER E QUAL IMPACTO DESTE CONCEITO PARA A EDUCAÇÃO?
3 – QUAL É A FUNÇÃO DA EMOÇÃO NA TEORIA DE WALLON? COMO DESENVOLVER A AFETIVIDADE A PARTIR DOS TRABALHOS COM EMOÇÕES?
4 – ESCREVA O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA PROPOSTA POR GARDNER E DEFINA AS DIFERENTES INTELIGÊNCIAS PROSPOSTA PELO AUTOR.
5 – CONCEITUE O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E SUAS FUNÇÕES NA CONSTRUÇÃO DA PESSOA NA TEORIA DE WALLON E NA CONSTITUIÇÃO SOCILA DA MENTE DE VYGOTSKY.
6 - Howard Gardner propõe uma mudança radical no conceito de inteligência. Defina essa mudança.
7 – CONCEITUE E EXPLIQUE:
Equilibração:
Conservação:
Adaptação:
Acomodação:
Assimilação:
8 – DISCUTA CONCEITUALMENTE A SEGUINTE AFIRMAÇÃO:
“A inteligência não começa pelo conhecimento do eu nem pelo conhecimento das coisas enquanto tais, mas pelo conhecimento de sua interação orientando-se simultaneamente para os 02 pólos desta interação, a inteligência organiza o mundo, organizando-se a si mesma. (Piaget apud Fevereiro, 2001). ”.
9 - CONCEITUALIZE OS ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO PARA PIAGET E PARA WALLON DESCREVENDO-OS.
10 – ARTICULE AS CONDIÇÕES HISTÓRICAS E A TEORIA DE FREUD. APONTE SUAS MAIORES CONTRIBUIÇÕES PARA A PSICOLOGIA E PARA A EDUCAÇÃO.
11 – ARTICULE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM PARA PIAGET E VYGOTSKY.
.
12 – QUAIS OS IMPACTOS OU CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE FREUDIANA PARA A APRENDIZAGEM E A EDUCAÇÃO.
(Respondidas)1 - O que são comportamentos instintivos? cite exemplos
São comportamentos ativados em situações de ameaça, fome, sobrevivência, emoções e medo, como por exemplo: reagir a um assalto, sentir arrepio ao vento e uma mãe que tenta proteger o filho de uma ventania.
2 - Qual era o pensamento de VYGOTSKY em relação entre escola e educação?
Na escola as relações de conhecimento são intencionais e planejadas o ensino é sistematizado para que o indivíduo viva em sociedade.
3 -Porque os professores precisam estar atentos aos estágios do desenvolvimento de seus alunos?
Porque a compreensão desses estágios auxilia na construção de suas praticas pedagógicas. O professor precisa realizar planejamentos de suas aulas levando em conta às adaptações dos conteúdos as necessidades referentes à faixa etária das crianças e as sua capacidade de raciocínio.
4- Em relação à construção de conceitos, pode-se afirmar que:
A construção de conceitos está vinculada ao amadurecimento (experiências individuais) de certas características do organismo.
5 - Qual e a fase empregada na aquisição dos conhecimentos necessários a luta pela vida?
latência
6 -A teoria Defendida por VYGOTSKY ficou conhecida como?
Teoria socio-historica Ao tratar do desenvolvimento VYGOTSKY deixa claro que?Ao nascer, o homem seria como uma folha em branco e suas características seriam desenvolvidas pela sociedade ao longo da vida
São comportamentos ativados em situações de ameaça, fome, sobrevivência, emoções e medo, como por exemplo: reagir a um assalto, sentir arrepio ao vento e uma mãe que tenta proteger o filho de uma ventania.
2 - Qual era o pensamento de VYGOTSKY em relação entre escola e educação?
Na escola as relações de conhecimento são intencionais e planejadas o ensino é sistematizado para que o indivíduo viva em sociedade.
3 -Porque os professores precisam estar atentos aos estágios do desenvolvimento de seus alunos?
Porque a compreensão desses estágios auxilia na construção de suas praticas pedagógicas. O professor precisa realizar planejamentos de suas aulas levando em conta às adaptações dos conteúdos as necessidades referentes à faixa etária das crianças e as sua capacidade de raciocínio.
4- Em relação à construção de conceitos, pode-se afirmar que:
A construção de conceitos está vinculada ao amadurecimento (experiências individuais) de certas características do organismo.
5 - Qual e a fase empregada na aquisição dos conhecimentos necessários a luta pela vida?
latência
6 -A teoria Defendida por VYGOTSKY ficou conhecida como?
Teoria socio-historica Ao tratar do desenvolvimento VYGOTSKY deixa claro que?Ao nascer, o homem seria como uma folha em branco e suas características seriam desenvolvidas pela sociedade ao longo da vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário