Páginas

Minha foto
são paulo, zona leste, Brazil

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

GESTÃO EDUCACIONAL - N1 - Provas Presenciais

(Resposta do Grupo Pedagogia Online) 
Fale sobre a escola e as relações humanas.
É  uma escola preocupada c/a integração social, c/ aspectos ligados à criatividade e motivação e c/ grupos informais existentes. Tem que ter uma cultura de confraternização e dinâmicas integradoras dos grupos.

Na escola o gestor coordena o processo cooperativo e participativo de planejamento. Descreva as ações que o gestor deve implementar com relação ao Projeto Pedagógico da escola? 
Os gestores precisam trabalhar com os professores a concepção da escola que desejam implementar e, de acordo com essa concepção, como se definirá o PPE e o trabalho pedagógico de todos os profissionais da educação. Compete discutir, e implementar formas de avaliação.

Fale sobre escola e as relações humanas:
É  uma escola preocupada com a integração social, com aspectos ligados à criatividade e motivação e com os grupos informais existentes. Tem que ter uma cultura de confraternização e dinâmicas integradoras dos grupos.-

Quais são as teorias tradicionais da gestão?
: Administração cientifica (Taylor);  Teoria clássica da administração (Fayol) e Elton Mayo e a Escola de Relações Humanas, por fim as teorias X e Y de Mc GREGOR

Qual relação a ser estabelecida entre o contexto social e econômico a atualidade e a gestão da educação.
: Configura-se em um contexto mundial que penetra na vida das pessoas através da tecnologia e meio de comunicação em suas formas evoluídas e  envolvendo as pessoas. Sempre que há mudanças na sociedade e em suas bases econômicas, sociais e tecnológicas passam a ser exibidas novas atribuições na escola. A escola e sua gestão estão inseridas na sociedade global refletindo os impactos e exigindo novos conteúdos de formação de organização de gestão da educação dando um novo significado a pratica da administração da educação.

Explique a responsabilidade sobre a gestão da educação dentro do contesto moderno a partir dos impactos e demandas econômicas, políticas e sociais, culturais e tecnológicas.
As políticas e a Gestão da Educação no Brasil, caracteriza políticas do governo, a importância dessa disciplina é justificada pelo seu compromisso e formação do cidadão. Vários desafios são colocados p/sociedade, uma vez que o contexto educacional é mediado pelo contexto político, econômico, social e cultural. É necessária as condições de oferta de ensino de qualidade, organização do trabalho escolar compatível c/os objetivos educativos da instituição, há necessidade de formação de professores que vão trabalhar com esses alunos no sentido de devolver a sociedade um novo cidadão mais completo e lúcido, mais em condição de atuar na sociedade contribuindo para o seu enriquecimento. São necessários mecanismos de informação e da comunicação entre todos os segmentos da escola; gestão democrática; participativa incluindo condições administrativas, financeiras e pedagógicas, participação de diversos grupos e pessoas nas atividades e espaços educativos.

Explique o termo gestor na visão atual.
Gestor é aquele que administra, toma decisões, organiza, dirige e zela pelo bom andamento seja de uma escola ou organização.

Uma das tarefas do gestor é prover condições para o fluxo comunicacional, se realize de modo efetivo na escola. Como a mensagem pode ser transmitida para atingir seus objetivos?
 A mensagem pode ser transmitida de várias formas como: panfletos, cartazes, circulares, avisos, sistema de som ou vídeo, conversa direta, entre outros

No texto " A escola como instituição aprendente: a busca da qualidade da educação " Eloisa da S.G. de Oliveira e outros citam o quadro comparativo entre a escola que ensina e a escola como instituição aprendente, elaborado por Heloisa Luck (1990, 1995 e nesse quadro,  como aparece o papel do diretor. 
O papel do diretor é de dar igualdade de condições para o acesso e a permanência do aluno na escola,  uma gestão democrática do ensino e a garantia do padrão de qualidade.

 O supervisor Educacional é o profissional que luta contra uma avalanche de tarefas rotineiras e burocráticas, que impede muitas vezes de exercer sua atividade principal  - o pedagogico. Cite no minimo duas atribuições desse profissional relacionadas ao pedagogico da escola. Pg 174
Esse profissional que faz parte da equipe técnicxa-pedagógica da escola. Tem por funções substituir professores em sala de aula, fiscalizar a realização de provas, ministrar aulas de recuperação ou cuidar da disciplina na escola, preencher fichas e planilhas entre outras.

O diretor da escola é responsável pela articulação do processo decisório da instituição escolar como: projetar, planejar, organizar, controlar elaborar, responsabilizar-se, decidir e avaliar. Cite no minimo duas atribuições do diretor elencadas por Eloisa de S.G. de Oliveira.
1-Coordenar a execução do projeto político-pedagógico da escola, acompanhando as ações nos diferentes setores pedagógicos e administrativos.
2-Participar das questões referentes aos aspectos pedagógicos da escola, conjugando-os com os administrativos.
3-Representar a escola junto aos órgãos oficiais, associações de classe, pais e comunidade em geral.
4-Administrar os recursos humanos, financeiros e materiais, obedecendo a legislação compatível.
5-Elaborar a proposta de previsão orçamentária e tributária da escola.
6-Assegurar o cumprimento dos dispositivos legalmente estabelecidos, de acordo com o sistema de ensino a que a escola pertence.

Qual o papel que exerce na escola o projeto politico pedagogico? Pg 92-
Primeiramente unir sujeitos para as tarefas com objetivos em comum, O EXERCICIO DE RESPONDABILIDADE COLETIVA, CRIATIVA E AUTONOMIA DA ESCOLA. Ele é compreendido como o plano global da instituição ou o projeto educativo, um instrumento teórico-metodológico, cuja finalidade é contribuir para a organização do conhecimento escolar. Sua construção deve articular todos os participes da realidade escolar (corpo docente, discente, comunidade), de forma que estes pensem, com base na própria realidade, sobre a singularidade que a caracteriza, sua autonomia, os objetivos das ações desenvolvidas  e a maneira de operacionalizá-las de forma mais política, crítica e criativa.

Qual a importância da construção do Projeto político Pedagógico para a escola? (pag. 83)
É na construção do Projeto Político Pedagógico que a todos os envolvidos com a escola, direção, professores e comunidade podem discutir a realidade da escola e quais suas necessidades, e é através dessas necessidades que cada escola tem em particular que é feito o PPP, com o objetivo de desenvolver ações que possam colaborar com o crescimento da escola. Quando uma escola faz uso de um bom PPP ela evita cair em uma rotina improdutiva, melhora a qualidade do seu ensino entre outras coisas.

Cite quatro características de um diretor capaz de exercer liderança educacional. *
1 o diretor faz parte técnico-pedagógica da escola atuando em uma posição intermediaria entre as agencias de formação de educadores os próprios docentes e os alunos atuando efetivamente na formação continuada dos primeiros e na aprendizagens dos últimos. 2 supervisão/orientação pedagógica ...esta ação supervisora do diretor não tem o sentido de dirigismo autoritarismo ou imposição mas sim de visão do todo, do processo. nela esta incluída a coordenação da avaliação institucional da escola.
 3 administração ....aqui ficam situadas as competências mais diretamente ligadas á estrutura administrativa da instituição escolar associada, por exemplo, a implementação de políticas educacionais á documentação e ás rotinas administrativas , entre outras

Outra resposta - O diretor que exerce liderança educacional é aquele que está em contato permanente com os docentes, é visto  todos os dias  pelos professores, alunos e pais, faz com que sua equipe sinta que tem poder para realizar e transformar e vai além do gerenciamento, colocando as pessoas em primeiro lugar.

A autonomia está sempre associada a ideia de liberdade, que é um principio constitucional. A autonomia e a liberdade fazem parte da própria natureza do ato pedagógico. Ela está ligada também a temática da democracia, da independência e da participação. Qual o papel da autonomia referente a escola e família?***
A autonomia está sempre associada à ideia de liberdade, que é um princípio constitucional. A autonomia e a liberdade fazem parte da própria natureza do ato pedagógico. Além de associarmos a autonomia à liberdade, podemos ligá-la à temática da democracia, da independência e da participação.

Na escola o gestor coordena o processo cooperativo e participativo de planejamento. Descreva as ações que o gestor deve implementar com relação ao Projeto Pedagógico da escola? (pag. 59)
-os gestores precisam trabalhar com os professores a concepção da escola que desejam implementar e, de acordo com essa concepção, como se definira o PPE e o trabalho pedagógico de todos os profissionais da educação.Compete discutir, e implementar formas de avaliação.

A gestão democrática da escola implica que a comunidade, os usuários da escola, sejam os seus dirigentes e gestores e não apenas os seus fiscalizadores ou meros receptores dos serviços educacionais. Na gestão democrática, pais, alunos, professores e funcionários assumem sua parte de responsabilidade pelo projeto da
escola.” (GADOTTI, 2009,

p. 2)resp - espera-se que o Projeto Pedagógico seja um processo reflexivo, em que os diferentes atores envolvidos coloquem as suas experiências profissionais e pessoais, tendo como ponto de partida e ponto de chega-da a aprendizagem do aluno.

Explique o papel da avaliação institucional na deflagração das mudanças necessárias na instituição e o papel do gestor nesse processo?
A avaliação institucional tem como principal objetivo identificar como está o andamento da instituição, quais suas necessidades, qual a qualidade do seu ensino, sua estrutura, e seus objetivos para o futuro. É através da avaliação institucional que evitamos que a instituição escolar caia em uma rotina e deixe de evoluir.
Quando se faz uma avaliação institucional eficiente e sincera é possível ver os pontos fortes e fracos da escola com relação a sociedade e pensar nas mudanças necessárias.
O principal papel do gestor nesse processo e mostrar a importância que a avaliação tem para a melhoria da instituição e incentivar que todos os envolvidos nesse processo deem o devido valor e participem da melhor maneira possível.

A equipe técnico-pedagógico é responsável pela articulação do sistema de avaliação que engloba a avaliação da aprendizagem e a avaliação institucional (interna e externa). Que papel desempenha a avaliação institucional?***pag 92
a avaliação institucional é muito importante para que ocorram mudanças nas instituições escolares, ou seja, ela promove condições para que a instituição possa identificar suas práticas, refletir sobre seus limites e possa explicar suas politicas, os seus objetivos e o seu projeto para o futuro.

A gestão escolar pode assumir várias modalidades dentre elas a Gestão Tradicional e a Gestão Participativa ou colegiada. Escreva sobre cada uma delas.
Na Gestão Tradicional, o diretor detém todo o poder, sendo o único a decidir e tendo a palavra final para resolver ou modificar as coisas dentro da escola. Na Gestão Participativa, o poder não é tirado do diretor, mas abre para que os alunos possam participar, dando a eles responsabilidades, novos modos de olhar para a situação, dever de refletir sobre assuntos e o sentimento de poder fazer a diferença.

De acordo com a autora Eloíza S.G.de Oliveira a comunicação constitui-se em um recurso estratégico  para revigorar a cultural organizacional. Qual a importância da comunicação para revigorar a cultura institucional?
A comunicação é muito importante pois aumenta a participação do grupo, possibilita as discussões para a solução de conflitos, permite o compartilhamento de nossos valores e também a administração democrática do conhecimento.

A Educação é um fenômeno próprio dos seres humanos que inicia com um processo de transformação da natureza, criando um mundo humano, o mundo da cultura." (SAVIANI, 1991). A partir desta afirmação explique o que significa a produção do "trabalho material" e trabalho "não-material" produzido pelo homem.***  pag 11
O trabalho não material refere-se a significação dada ao trabalho material; são as ideias, valores, hábitos, atitudes e teorias e inclui aspectos de conhecimento como ciências, ética e artes; o trabalho material é a produção de objetos e bens materiais, que servem para a garantia da existência humana como transformação de objetos em ferramentas, transformação dos alimentos.
porque não tem concerto. A educação é aquela que forma ou deforma o ser humano.

Existem alguns valores de fundamental importância para a educação na atualidade, eleja 5 valores e justifique sua escolha..
 Diálogo – valor enquanto troca de idéias, compreensões, troca de experiências que possibilitam a consciência coletiva, que possibilita superar o individualismo, superar bloqueios e os escudos que as pessoas colocam se defendendo.            Capacidade de convivência – valor que desenvolve no educando a capacidade de viver em comunidade, na escola, na família, nas igrejas, nos parques, enfim em todos os lugares onde se concentram pessoas de modo a garantir uma convivência harmoniosa. Respeito mútuo  – valor que leva alguém a tratar com outro alguém com grande atenção, consideração e muito respeito.
Tolerância -  valor que manifesta  nos outros maneira de pensar, de agir e de sentir diferentes ou mesmos opostos a nossa. Igualdade de direitos – valor onde todos os homens são submetidos a lei e gozam dos mesmos direitos e obrigações.

Explique as implicações que a vertente ecológica da Psicologia traz para a escola e suas relações. 
 A psicologia Descritiva e Explanatória é conhecida como "ecológica” e enfatiza a importância de se estudarem os meios ambientes nos quais o ser humano se comporta; isso traz para escola uma relação mais próxima com o meio ambiente e o comportamento humano. Na perspectiva da psicologia ecológica a aprendizagem do aluno vai muito além do que é ensinado na sala de aula, é preciso considerar todo o contexto que cerca os alunos. Esse contexto envolve muitas coisas, a própria escola, a família e o grupo dos amigos. Para essa vertente a aquisição de novas capacidades e conhecimentos por parte dos alunos vai depender do significado e da intenção que essas atividades tem para esse aluno e também é importante o papel que os participantes (família, professor, gestor e etc.) vão desempenhar no aprendizado desse aluno.

 O que significa “competências da área de gestão”?
As competências na área de gestão estão relacionadas à orientação e acompanhamento do Projeto Político Pedagógico às novas legislações, coordenação da avaliação institucional  da escola, escrituração, vida escolar do aluno, lotação de professores e coordenadores, implementação do Censo Escolar, entre outros.

Como os gestores podem utilizar a avaliação de sistema educacionais para melhorar os processos da escola?
 A avaliação de sistemas de ensinos educacionais buscam avaliar  o processo educacional,  pois ele avalia o desempenho do aluno e  o nível  da instituição escolar, e através desses resultados, o gestor  poderá diagnosticar os problemas e tentar resolvê-los, melhorando assim a qualidade de ensino na sua escola.

Explique o termo gestor na visão atual.
Gestor é aquele que administra, toma decisões, organiza, dirige e zela pelo bom andamento seja de uma escola ou organização.

Uma das tarefas do gestor é prover condições para o fluxo comunicacional, se realize de modo efetivo na escola. Como a mensagem pode ser transmitida para atingir seus objetivos?
 A mensagem pode ser transmitida de várias formas como: panfletos, cartazes, circulares, avisos, sistema de som ou vídeo, conversa direta, entre outros.

Objetivos,conteúdos, as orientações básicas e os critérios de avaliação são passos importantes citados por Ralph Tyler para a elaboração de Projetos Curriculares. Cite as quatro perguntas que o autor propõe elaborar qualquer currículo ou plano de ensino se forem respondidas adequadamente.
Que objetivos educacionais a escola deve procurar atingir? Que experiências educacionais podem ser oferecidas para que os propósitos sejam atingidos? Como organizar efetivamente essas experiências educacionais? Como ter certeza de que os objetivos estão sendo alcançados?

 Cite as 3 funções maiores do gestor escolar explicando-as.
Participação na cadeia de formação – O diretor faz parte da equipe técnico-pedagógico da escola, atuando em uma posição intermediária entre as agências de formação de educadores.
Supervisão orientação pedagógica – sem assumir as funções destes outros participantes da equipe técnico-pedagógico da escola, o gestor escolar atua nesta direção sem uma visão prescritiva, mas na visão colaborativa.
Administração – são situadas as competências mais diretamente ligadas a estrutura administrativa da escola.
Planejar, organizar e executar. O gestor deve planejar maneiras de melhorar o ambiente escolar, organizar os funcionários em cada tarefa determinada, executar as tarefas determinadas para que a escola atinja seus objetivos.

A liderança é um atributo importante na atuação do gestor escolar. A partir desta afirmação relacione cinco atitudes que demonstram a atuação de um líder
- Assumir a competência primordial da escola: educar, ensinar/aprender.
- Lutar pela valorização dos profissionais da educação.
- Entender que os alunos provenientes das classes populares também possuem  uma rica experiência e são possuidores de diferentes saberes.
- Definir a política global da escola por meio do PPP, contando com a participação de todos.
-  Fortalecer as relações entre as escolas e Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, Delegacias, Coordenadorias Regionais e Instituições de Ensino Superior.

A partir  dos estudos feitos sobre gestão participativa elabore uma situação problema que tenha como foco o papel da organização escolar no mundo globalizado, considerando a formação da cidadania
A escola precisa está organizada, ter uma meta, um objetivo,um horizonte a ser alcançado de forma que transponha ,vá além do universo ideal da cidadania que a teoria vinculadas a organização do espaço escolar, cidadania, qualidade de ensino, gestão democrática,,entre outros faça parte da rotina diária da escola e daqueles que são sujeitos no espaço escolar É importante refletir que não é somente o papel da escola (educação),buscar mecanismo que propiciem ideais democráticos que conduzem a uma sociedade mais justa, solidária e humana.

Apresente quais foram as criticas feitas a Taylor.
Taylor tinha um enfoque mecanicista do homem, ou seja, o via como máquina; explorava trabalhadores, pois a administração científica contribui para legitimar a exploração dos trabalhadores e enfatiza os interesses dos patrões; superespecialização do trabalhador, tornando o serviço monótono e repetitivo e uma abordagem fechada, desconhecendo o ambiente da empresa e as influências que ele tem sobre o processo de produção.

Cite 3 formas efetivas de participação coletiva em uma gestão escolar. 
Respeitar o aluno; dar espaço físico aos professores e alunos; preparar aulas com força de vontade e competência.
Pois é preciso proporcionar um melhor conhecimento dos objetivos e metas, e favorecer uma aproximação maior entre alunos, pais e professores através do conselho escolar de classe e associação de pais e mestres.

Conceitue “Escola Democrática” a partir da idéia de construção coletiva do Projeto  Político Pedagógico.
Numa   escola   democrática,   a construção  do PPP se  dá   coletivamente, respeitando  as  idéias e  valores de cada um, onde se encontra em permanente desenvolvimento e processo  de atualizações contínuas, não se restringindo a discussões  e   reflexões, mas  sim,   colocando  em  pratica  o plano de  ação coletiva e avaliando os resultados.

Defina gestão e administração conforme o material estudado.
O primeiro termo (gerere) tem o sentido de governar, conduzir, dirigir. O segundo termo
(administrare), tem um significado mais restrito – gerir um bem, defendendo os interesses daquele que o possui – constituindo-se em uma aplicação do gerir. Para outros autores, como Wittmann e Franco, no entanto “como uma instância inerente à prática educativa, que abrange o conjunto de normas/diretrizes e práticas/atividades que garantem, de um lado, o significado ou o sentido histórico do que se faz e, de outro lado, a unidade do conjunto na diversidade de sua concretização. A administração da educação engloba as políticas, o planejamento, a gestão e a avaliação da educação.”

Explique com suas palavras o que significa gestão escolar.
Quando falamos em gestão escolar trata-se, numa visão atual, do conjunto de funções desempenhadas pelos “atores institucionais” da escola (ou seja, toda a comunidade escolar), com diferentes graus de complexidade e responsabilidade, coordenadas pela equipe técnico-pedagógica, encabeçada pelo diretor da escola. Já fica claro, portanto, que desvinculamos da Figura do diretor da escola todas as características de autoridade máxima, unipessoalidade, centralização, linha hierárquica, ênfase e relevo único – e às vezes onipotência – que lhe eram atribuídas há alguns anos (em especial na década De 70).

Gestão do movimento, focar o grupo e evitar saturação são alguns elementos de uma organização segundo o foco da gestão de conteúdos. Explique-os.
A gestão do movimento refere-se à capacidade do professor de organizar e dirigir  as atividades na sala de aula, como: não interromper subitamente uma atividade e começar outra, não deixar atividades “penduradas”, não “saltar” de uma atividade para outra sem ter uma continuidade, evitar a lentidão com excesso de discursos, explicações, detalhes,etc. Focar o grupo é  manter o grupo concentrado durante uma atividade, usando estratégias e técnicas como oferecer oportunidades iguais de respostas aos alunos, criar um sentimento de responsabilidade e  prender a atenção por meio da entonação da voz, olhar e gestos. Para se evitar a saturação, o professor deve saber reestruturar o planejamento se for necessário, oferecer atividades variadas e estimulantes que envolvam os alunos e quebrem a rotina escolar.

O que é um paradigma?
Kuhn (1992) afirmou que paradigmas são “realizações reconhecidas durante algum tempo por uma comunidade científica específica, proporcionando os fundamentos para sua prática posterior.”. Não é, portanto, um simples modelo, mas uma explicação da realidade em constante reformulação, buscando fazê-lo de forma cada vez mais clara e completa. É a evolução histórica de paradigmas que faz a Ciência evoluir.

Quais  as   transformações   necessárias   para  a  atuação   da escola na construção da cidadania dos agentes que nela atuam?
 Somente numa escola onde se pratique e viva a gestão democrática é possível se  formar para a cidadania, pois há a participação de todos, com idéias, sugestões, críticas, sendo possível se trabalhar  as necessidades da comunidade com ética e moral, assumindo responsabilidades de desafios, dando qualidade na formação dos alunos e assim formando pessoas preparadas para a vida.

Quais as características de um processo formativo que considere a complexidade da educação brasileira e a realidade social vigente.
Educação brasileira é fruto de todo um contexto histórico; transformações ocorridas pelas necessidades políticas econômicas e sociais no momento que todo o ocorrido na educação teve razão de ser. Hoje a complexidade da educação brasileira escolar publicas principalmente no ensino fundamental e médio, é a violência e o bullyg que é praticada pelos responsáveis do alunos que estão preocupados com a segurança .A falta de professores no ensino publico por causa desse problema faz com que se contratem professores ma preparados.

Quais as diferenças entre Taylor e Faeyoul?
Taylor Abordagem analítica e concreta e Fayoul abordagem anatômica e estrutural.

Quais as medidas que você, como gestor, tomaria para tornar uma escola democrática?
 A participação de todos é essencial para tornar uma escola democrática, a escola precisa ser encarada como uma comunidade educativa que mobiliza atos sociais em torno de um projeto comum. É importante a participação de toda a comunidade escolar nos projetos da escola, como desenvolver teatros, eventos culturais, esportivos, pois isso vai gerar um clima de proximidade e confiança entre a comunidade e a escola.

Quais características permitem afirmar que a escola é uma organização similar a uma empresa?
Tem objetivos comuns, o trabalho é divido por funções, há uma integração, onde todos tem responsabilidades e existe um esforço para que os objetivos comuns sejam atingidos.

Quais os  desafios a que é chamada   a escola considerando   as   atuais condições do mundo do trabalho globalizado?
Armar um sistema educacional para toda a vida do aluno, que os coloque em contato com o contínuo aumento dos conhecimentos, das fontes de informação e das transformações   atuais,  sendo assim   um passaporte que o   capacite à cidadania e ao mundo do trabalho.

Quais são as ações que desencadeiam uma ampliação horizontal e vertical dos valores de democracia dentro da escola?
 Os gestores precisam trabalhar com os professores a concepção das escolas que desejam implementar e de acordo com a concepção como definirá o projeto pedagógico da escola e o trabalho pedagógico de todos os profissionais.A instalação de um clima favorável ao trabalho é a aprendizagem, a redução da dependência vertical, com a construção da autonomia e a ampliação da integração horizontal, pela participação.

Qual a real importância da participação coletiva no direcionamento dos destinos de uma escola?
Trabalhar coletivamente para defender e ampliar a democracia, formar por meio de conteúdos não materiais, preparar todos os indivíduos para exercer a cidadania, favorecer o crescimento dos indivíduos como cidadãos e o crescimento  da sociedade enquanto sociedade democrática, fazer da escola publica um valor nacional.

Qual o papel da autonomia referente a escola e família?
A autonomia está sempre associada à ideia de liberdade, que é um princípio constitucional. A autonomia e a liberdade fazem parte da  própria natureza do ato pedagógico. Além de associarmos a autonomia à liberdade, podemos ligá-la à temática da democracia, da independência e da participação.

Relacione e explique 10 características de um bom professor.
O bom professor não significa apenas ter capacidade de transferir conhecimentos, é necessário também: =>1) ter uma postura reflexiva, =>2) ter capacidade de observação, =>3) Deve aprender também com os outros, =>4) organizar situações de aprendizagem, =>5) Inovar, =>6) trabalhar em equipe, =>7) informar e envolver os pais,=> 8) utilizar novas tecnologias, =>9) administrar sua formação continuada, =>10) envolver os alunos em suas aprendizagens.

Segundo os estudos mais recentes responda. O que faz de um estabelecimento de ensino uma escola de qualidade?
Faz-se por meio da participação de toda equipe escolar, definindo o projeto e o trabalho pedagógico de todos os profissionais com intuito de promover a aprendizagem continua dos alunos. Discutir e implementar formas de avaliação, obter um diagnostico que responda às necessidades de cada aluno para que avaliação seja para reforçar os pontos fracos e se necessários corrigir seus rumos.que efetivamente consiga que os alunos aprendam mesmo o que são desprivilegiados socialmente.
Uma escola de qualidade tem como principio a ser cumprido, uma educação comprometida com os domínios de conteúdos que habilitem ao mundo do trabalho, comprometido com a sabedoria de viver em sociedade respeitando as diferenças, comprometida com a construção de um mundo mais justo e humano para todos independentemente de raça, cor, credo, ou opção de vida. A gestão da educação na atualidade necessita ser compreendida a partir dos impactos e demandas econômicas, políticas e sociais, culturais e tecnológicas.

Segundo Taylor o que é a Administração Cientifica
A administração é uma ciência que não encerra, necessariamente, invenção, nem descobertas de fatos novos ou surpreendentes. Consiste, entretanto, em certa combinação de elementos que não fora antes realizada, isto é, conhecimentos coletados, analisados, agrupados e classificados, para efeito de leis e normas que constituem uma ciência, seguida de completa mudança na atitude mental dos trabalhadores e da direção, quer reciprocamente, quer nas respectivas atribuições e responsabilidades... (1962, p. 126).
Fica claro que, neste enfoque, a improvisação dá origem ao planejamento e o empirismo, à ciência. O objetivo desta forma de administração seria contemplar a identidade de interesses entre patrão e empregado (o máximo de prosperidade), conjugando o baixo custo da produção, desejado pelo empregador, aos altos salários, anseio dos empregados.

Sobre a função gestora da escola, Escaméz e Gil(2003) falam sobre 3 grupos de habilidades no âmbito cognitivo, no âmbito avaliativo-afetivo e âmbito comportamental. Explique-as.
No âmbito cognitivo, a escola tem a capacidade de avaliar a analisar suas ações, compreender que essas ações repercutem sobre o mundo e sobre os outros, afetando o futuro. No âmbito avaliativo-afetivo, a escola tem capacidade de domínio sobre si mesma, assumindo as conseqüências sobre suas decisões, resistindo às pressões internas e externas, comprometendo-se em construir um mundo melhor. No âmbito comportamental, a escola tem a capacidade de realizar na comunidade, com os meios disponíveis, as ações pretendidas.

Explique os princípios da Organização Racional do Trabalho, segundo Taylor. pag 7
  Para Taylor, era preciso seguir alguns princípios para ter um bom rendimento no trabalho, para isso ele fez a organização racional do trabalho, cujo os princípios eram os seguintes: =>- Dar ao trabalhador uma atividade compatível com seu perfil e aptidão; => - Estabelecer um tempo para as atividades serem realizadas; => Remuneração do trabalhador equivalente com a produção desse trabalhador, estabelecendo prêmios para os melhores; => - Dividir as tarefas em etapas, de modo que cada um tenha uma única função aumentando a eficiência na produção; => - Padronizar a forma de realizar as tarefas e impor isso aos trabalhadores; =>  Estabelecer boas condições de trabalho, visto que só assim o trabalhador conseguirá ter um bom rendimento.

O que é burocracia?
 Na linguagem corrente, é a lentidão no processo administrativo, e na sua origem era a adequação dos meios aos fins para se alcançar com a máxima eficiência os objetivos de uma organização.

Descreva os componentes da cultura escolar.
 Valores, crenças e pressupostos, relação teórica pratica ,os significados no ensino, na escola e o aprendizado dos alunos Cultura escolar é tudo como se dão as coisas no interior da escola.




GESTÃO EDUCACIONAL - Provas OnLine - N2

Minha N2
Resultado final : 2
GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
Parte superior do formulário
1. Leia abaixo:
        Abraham Maslow formulou uma teoria motivacional muito conhecida e que hierarquiza as necessidades humanas sob a forma de uma pirâmide. Quais são as cinco camadas da pirâmide, respectivamente?
 Alimentação, repouso, fisiológicas, social e pessoal.
 Sucesso profissional, estima, repouso, autorrealização e motivação.
 Progresso financeiro, social, fisiológicas, psicológicas e segurança.
 Autorrealização, estima, social, segurança e fisiológicas.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Observe a definição abaixo.
<b>Imagem Não Pode Ser Gerada!</b>
  Essa é a definição de
 gestão do conhecimento.
 planejamento estratégico.
 gerenciamento da qualidade total.
 planejamento participativo.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Segundo o artigo da Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) os conteúdos curriculares da educação básica observarão, como diretrizes,
 a colocação direta dos alunos no mercado de trabalho.
 a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.
 a consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento, sempre comparando as com as condições ideais ou ótimas.
 a promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas formais.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Durante o estudo individual, é possível e provável que os alunos comecem a ocupar-se de atividades não relacionadas à atividade.
Como o professor deve gerenciar essa situação?
 O professor deve buscar, junto à direção da escola, as diretrizes para o comportamento dos alunos durante essas atividades.
 Ensinar aos alunos como continuar estudando enquanto esperam pela assistência do professor.
 Não deve reprimir a turma, aguardando que eles se conscientizem de que devem realizar somente as atividades propostas.
 Permitir que os alunos continuem dispersos, porém, ao término da aula deverá ser cobrada a atividade inicial.Parte inferior do formulário
Resultado final : 2
GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
1. Os nomes de Frederick Winslow Taylor e de Henri Fayol estão ligados, respectivamente,
 à Escola de Administração Científica e à Teoria Sistêmica de Administração.
 à Escola de Administração Científica e à Escola Clássica de Administração.
 às teorias modernas de gestão e às teorias emergentes de gestão.
 à Escola Clássica de Administração e à Escola de Administração Científica.

2. Leia abaixo:
         Abraham Maslow formulou uma teoria motivacional muito conhecida e que hierarquiza as necessidades humanas sob a forma de uma pirâmide. Quais são as cinco camadas da pirâmide, respectivamente?
 Autorrealização, estima, social, segurança e fisiológicas.
 Progresso financeiro, social, fisiológicas, psicológicas e segurança.
 Alimentação, repouso, fisiológicas, social e pessoal.
 Sucesso profissional, estima, repouso, autorrealização e motivação.

3. Observe a definição abaixo.
Apresenta grande abrangência social, é mais que uma ferramenta
para a administração, tem uma visão própria do que
é participação (colaboração, decisão e construção coletiva) e
incorpora uma visão estratégica, mas situacional.

Essa é a definição de:
 planejamento estratégico.
 gerenciamento da qualidade total.
 gestão do conhecimento.
 planejamento participativo.

4. Leia abaixo:
         A gestão colegiada, de grande importância no quadro atual da educação, auxilia imensamente o gestor escolar, principalmente em relação a uma das suas funções. Essa função é a de
 motivar o grupo para a ação.
 iniciar ações institucionais na escola.
 tomar decisões.
  estimular o desenvolvimento dos membros da sua equipe.Parte inferior do formulário


Resultado final : 2
GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
1. Observe:
·         Ao gestor escolar compete o resgate da dimensão educacional das avaliações promovidas pelo Ministério da Educação, como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), ou iniciativas no âmbito estadual e municipal. Assinale a alternativa que representa um dos momentos dessa competência.
·          Restringir a participação efetiva de segmentos da escola no momento da realização da avaliação.
·          Aplicar os instrumentos de avaliação que não estavam previstos no processo.
·          Evitar que a comunidade escolar discuta sobre a importância e o significado de tais avaliações.
·          Criar espaços de discussão na escola, envolvendo os vários segmentos escolares.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Segue abaixo:
·         Na escola de Mariana, a diretora é uma pessoa muito querida. Ela participa de todas as festas promovidas pelos professores, que adoram conversar com ela e chegam a lhe fazer confidências. Esse tipo de poder social é chamado de
·          legítimo.
·          recompensa.
·          competência.
·          referência.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. O Projeto Político Pedagógico é um importante instrumento para a gestão da autonomia da escola. Sobre ele podemos dizer que
·          a sua construção deve articular os partícipes da realidade escolar: corpo docente e corpo discente.
·          pode provocar dois tipos de problema: a fragmentação do trabalho pedagógico e o aumento da rotina de tarefas improdutivas.
·          não é necessário que os atores institucionais pensem, com base na própria realidade, sobre a singularidade que caracteriza a autonomia.
·          é compreendido como o plano global da instituição ou o projeto educativo, ou seja, um instrumento teórico-metodológico.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. O estresse, fenômeno muito estudado atualmente, é definido por Couto como:
·         "Um estado em que ocorre um desgaste anormal da máquina humana e/ou uma diminuição da capacidade de trabalho, ocasionados basicamente por uma incapacidade prolongada do indivíduo tolerar, superar ou se adaptar às exigências de natureza psíquica existentes no seu ambiente de vida."
(COUTO, Hudson de A. Estresse e Qualidade de Vida do Executivo. Rio de Janeiro: COP, 1987. p. 16.)
As características listadas abaixo são "sintomas" de estresse. Observe-as.
- Fixação em números e horários, com sentimento de premência do tempo.
- Insegurança constante quanto ao status alcançado.
- Impetuosidade verbal e necessidade de dominar as conversas.
- Tendência a fazer várias coisas ao mesmo tempo e sentimento de culpa quanto ao ócio.
- Competição frequente e intensa, mesmo em situações em que ela não se justifica.
- Preocupação acentuada em "ter" bens materiais

Resultado final : 2
GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
Parte superior do formulário
1. A influência da Teoria Sistêmica sobre a gestão escolar foi muito marcante no Brasil da década de 1970. Uma dessas influências é a
·          utilização de planilhas para a elaboração dos planejamentos e a formulação de objetivos instrucionais.
·          exploração dos trabalhadores pela organização de trabalho.
·          ênfase nos grupos e relações informais no trabalho.
·          divisão do trabalho, em que cada tarefa deve ser dividida no maior número possível de subtarefas.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Leia abaixo:
·         A gestão colegiada, de grande importância no quadro atual da educação, auxilia imensamente o gestor escolar, principalmente em relação a uma das suas funções. Essa função é a de
·          estimular o desenvolvimento dos membros da sua equipe.
·          tomar decisões.
·          motivar o grupo para a ação.
·          iniciar ações institucionais na escola.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Um dos importantes instrumentos que podem ser utilizados em uma instituição para lidar com as questões grupais é o "grupo operativo".
·         É importante que o gestor escolar conheça essa estratégia. Com relação à utilização da estratégia do grupo operativo na escola, podemos afirmar que ela
·          amplia os conflitos existentes, já que as relações do grupo vão sendo intensificadas, permitindo que as pessoas repensem várias questões.
·          não deve ser utilizada, pois é apenas clínica e boa para as psicoterapias de grupo.
·          centra sua dinâmica apenas no sentir e no pensar dos sujeitos, e não nas tarefas que eles realizam.
·          é mais uma valiosa ferramenta de trabalho social para ser utilizada na gestão escolar, pois consiste na busca e criação de condições para que as mudanças ocorram no interior das pessoas.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. O estresse, fenômeno muito estudado atualmente, é definido por Couto como:
·         "Um estado em que ocorre um desgaste anormal da máquina humana e/ou uma diminuição da capacidade de trabalho, ocasionados basicamente por uma incapacidade prolongada do indivíduo tolerar, superar ou se adaptar às exigências de natureza psíquica existentes no seu ambiente de vida."
(COUTO, Hudson de A. Estresse e Qualidade de Vida do Executivo. Rio de Janeiro: COP, 1987. p. 16.)
As características listadas abaixo são "sintomas" de estresse. Observe-as.
- Fixação em números e horários, com sentimento de premência do tempo.
- Insegurança constante quanto ao status alcançado.
- Impetuosidade verbal e necessidade de dominar as conversas.
- Tendência a fazer várias coisas ao mesmo tempo e sentimento de culpa quanto ao ócio.
- Competição frequente e intensa, mesmo em situações em que ela não se justifica.
- Preocupação acentuada em "ter" bens materiais.
Essas características constituem o que chamamos de
·          tipo A de personalidade.
·          tipo de personalidade de uma pessoa estressada.
·          tipo B de personalidade.
·          tipo de personalidade de uma pessoa neurótica
Parte inferior do formulário
Resultado final : 2
GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
Parte superior do formulário
1. Observe:
Michel Foucault é um autor conhecido pelos seus estudos sobre poder e autoridade. Assinale, dos conceitos abaixo, o que pertence ao universo teórico desse autor.
  •  Crise de autoridade historicamente estabelecida.
  •  Relação entre o exercício da crítica e a resistência.
  •  Importância do exercício do poder.
  •  Distinção entre governo e governamento.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Leia abaixo:
  • Atualmente, consideramos que o professor também exerce uma forma de gestão, no cotidiano do seu trabalho, que se chama "gestão instrucional". Esse termo significa que os professores gerenciam
 espaço, materiais, equipamentos, o movimento de pessoas e as aulas.
  •  o Projeto Político Pedagógico.
  •  a escola, junto com a direção.
  •  o processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. O estresse, fenômeno muito estudado atualmente, é definido por Couto como:
"Um estado em que ocorre um desgaste anormal da máquina humana e/ou uma diminuição da capacidade de trabalho, ocasionados basicamente por uma incapacidade prolongada do indivíduo tolerar, superar ou se adaptar às exigências de natureza psíquica existentes no seu ambiente de vida." 
(COUTO, Hudson de A. Estresse e Qualidade de Vida do Executivo. Rio de Janeiro: COP, 1987. p. 16.)
As características listadas abaixo são "sintomas" de estresse. Observe-as.
- Fixação em números e horários, com sentimento de premência do tempo.
- Insegurança constante quanto ao status alcançado.
- Impetuosidade verbal e necessidade de dominar as conversas.
- Tendência a fazer várias coisas ao mesmo tempo e sentimento de culpa quanto ao ócio.
- Competição frequente e intensa, mesmo em situações em que ela não se justifica.
- Preocupação acentuada em "ter" bens materiais.
Essas características constituem o que chamamos de
  •  tipo A de personalidade.
  •  tipo B de personalidade.
  •  tipo de personalidade de uma pessoa neurótica.
  •  tipo de personalidade de uma pessoa estressada.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Paulo Freire é um dos teóricos que melhor explicita o conceito de autoridade pedagógica. A melhor definição desse tipo de autoridade é aquela que
  •  organiza as relações estabelecidas entre educação e comunidade, tornando visível e disponível, em sala de aula, elementos contextuais que originam referências com as quais a sociedade se organiza.
  •  é efetivada a partir da dimensão básica da atividade pedagógica: a relação dá-se sempre entre pessoas que trazem um capital cultural de origem.
  •  deve garantir a todos, tomando como meta o projeto de sociedade, condições e oportunidade de expor e aplicar o que sabem, exigindo o máximo de cada um.
  •  permite o arbítrio e os abusos do poder, estabelecendo-se sobre o medo e sobre a imposição de um saber hegemônico sobre os demais
Parte inferior do formulário
Resultado final : 2
GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
Parte superior do formulário
1. O Projeto Político Pedagógico é um importante instrumento para a gestão da autonomia da escola. Sobre ele podemos dizer que
  •  não é necessário que os atores institucionais pensem, com base na própria realidade, sobre a singularidade que caracteriza a autonomia.
  •  é compreendido como o plano global da instituição ou o projeto educativo, ou seja, um instrumento teórico-metodológico. CORRETA
  •  pode provocar dois tipos de problema: a fragmentação do trabalho pedagógico e o aumento da rotina de tarefas improdutivas.
  •  a sua construção deve articular os partícipes da realidade escolar: corpo docente e corpo discente.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Gustavo Boog apresentou um modelo esquemático de mudança que se estratifica em três níveis.
  • A definição que melhor se aplica ao segundo nível (necessidade de aprender/vivência da instituição) é
  •  o nível que se refere ao diagnóstico atual dos recursos quantitativos da organização: onde nós estamos? Onde nós queremos estar?
  •  o diagnóstico atual dos recursos qualitativos da organização: como somos? Como queremos ser (o que queremos mudar)?
  •  aquele que traz a demanda de construção da definição de diretrizes, metas, objetivos e planos estratégicos (novos procedimentos e instrumentos participativos de avaliação).
  •  o nível em que ocorre o verdadeiro desenvolvimento da organização, por meio da aquisição de habilidades e capacidades. CORRETA
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Paulo Freire é um dos teóricos que melhor explicita o conceito de autoridade pedagógica. A melhor definição desse tipo de autoridade é aquela que
  •  deve garantir a todos, tomando como meta o projeto de sociedade, condições e oportunidade de expor e aplicar o que sabem, exigindo o máximo de cada um. CORRETA
  •  é efetivada a partir da dimensão básica da atividade pedagógica: a relação dá-se sempre entre pessoas que trazem um capital cultural de origem.
  •  permite o arbítrio e os abusos do poder, estabelecendo-se sobre o medo e sobre a imposição de um saber hegemônico sobre os demais.
  •  organiza as relações estabelecidas entre educação e comunidade, tornando visível e disponível, em sala de aula, elementos contextuais que originam referências com as quais a sociedade se organiza.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Segue abaixo:
  • Na escola de Mariana, a diretora é uma pessoa muito querida. Ela participa de todas as festas promovidas pelos professores, que adoram conversar com ela e chegam a lhe fazer confidências. Esse tipo de poder social é chamado de
  •  legítimo.
  •  competência.
  •  recompensa.
  •  referência. CORRETA
Parte inferior do formulário
Resultado final : 2
GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
Parte superior do formulário
1. Quando estudamos a liderança, vimos que ela tem três conceitos correlatos: controle, poder e autoridade.
·         Faça a correspondência de cada conceito com a sua significação, numerando a coluna da direita.
1 - Controle
2 - Poder
3 - Autoridade
( ) É a capacidade potencial para o exercício da influência, em sentido mais geral, não dizendo respeito aos atos pontuais.
( ) Neste caso, a influência é suficientemente forte para que o ciclo de mudança de comportamento seja completado, vencendo resistências ou influências em sentido diferente.
( ) Trata-se de poder legítimo, poder que uma pessoa tem em virtude do seu papel, da sua posição hierárquica.
Agora, assinale a alternativa correta, de acordo com o que foi associado acima.
·          2, 1, 3.
·          3, 1, 2.
·          1, 2, 3.
·          2, 3, 1.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. A influência da Teoria Sistêmica sobre a gestão escolar foi muito marcante no Brasil da década de 1970. Uma dessas influências é a
·          ênfase nos grupos e relações informais no trabalho
·          exploração dos trabalhadores pela organização de trabalho.
·          divisão do trabalho, em que cada tarefa deve ser dividida no maior número possível de subtarefas.
·          utilização de planilhas para a elaboração dos planejamentos e a formulação de objetivos instrucionais.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Gustavo Boog apresentou um modelo esquemático de mudança que se estratifica em três níveis.
·         A definição que melhor se aplica ao segundo nível (necessidade de aprender/vivência da instituição) é
·          o nível em que ocorre o verdadeiro desenvolvimento da organização, por meio da aquisição de habilidades e capacidades.
·          o nível que se refere ao diagnóstico atual dos recursos quantitativos da organização: onde nós estamos? Onde nós queremos estar?
·          aquele que traz a demanda de construção da definição de diretrizes, metas, objetivos e planos estratégicos (novos procedimentos e instrumentos participativos de avaliação).
·          o diagnóstico atual dos recursos qualitativos da organização: como somos? Como queremos ser (o que queremos mudar)?
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Um dos importantes instrumentos que podem ser utilizados em uma instituição para lidar com as questões grupais é o "grupo operativo".
·         É importante que o gestor escolar conheça essa estratégia. Com relação à utilização da estratégia do grupo operativo na escola, podemos afirmar que ela
·          centra sua dinâmica apenas no sentir e no pensar dos sujeitos, e não nas tarefas que eles realizam.
·          amplia os conflitos existentes, já que as relações do grupo vão sendo intensificadas, permitindo que as pessoas repensem várias questões.
·          não deve ser utilizada, pois é apenas clínica e boa para as psicoterapias de grupo.
·          é mais uma valiosa ferramenta de trabalho social para ser utilizada na gestão escolar, pois consiste na busca e criação de condições para que as mudanças ocorram no interior das pessoasParte inferior do formulário
Resultado final : 2
GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
Parte superior do formulário
1. Observe:
  • A mudança institucional que requer do gestor escolar competências técnicas organizativas, pessoais (sensibilidade, ponderação, equilíbrio emocional, sabedoria, intuição), sociais, conceituais e holísticas é aquela que ocorre
  •  na identidade da instituição escolar.
  •  nos recursos da instituição.
  •  nas relações institucionais.
  •  nos processos desenvolvidos no interior da instituição.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Os nomes de Frederick Winslow Taylor e de Henri Fayol estão ligados, respectivamente,
  •  às teorias modernas de gestão e às teorias emergentes de gestão.
  •  à Escola de Administração Científica e à Escola Clássica de Administração.
  •  à Escola Clássica de Administração e à Escola de Administração Científica.
  •  à Escola de Administração Científica e à Teoria Sistêmica de Administração.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Segundo o artigo da Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) os conteúdos curriculares da educação básica observarão, como diretrizes,
  •  a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.
  •  a consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento, sempre comparando as com as condições ideais ou ótimas.
  •  a promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas formais.
  •  a colocação direta dos alunos no mercado de trabalho.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Observe:
  • Ao gestor escolar compete o resgate da dimensão educacional das avaliações promovidas pelo Ministério da Educação, como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), ou iniciativas no âmbito estadual e municipal. Assinale a alternativa que representa um dos momentos dessa competência.
  •  Criar espaços de discussão na escola, envolvendo os vários segmentos escolares.
  •  Aplicar os instrumentos de avaliação que não estavam previstos no processo.
  •  Restringir a participação efetiva de segmentos da escola no momento da realização da avaliação.
  •  Evitar que a comunidade escolar discuta sobre a importância e o significado de tais avaliaçõesParte inferior do formulário
Resultado final : 2
GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
Parte superior do formulário
1. Os nomes de Frederick Winslow Taylor e de Henri Fayol estão ligados, respectivamente,
  •  às teorias modernas de gestão e às teorias emergentes de gestão.
  •  à Escola Clássica de Administração e à Escola de Administração Científica.
  •  à Escola de Administração Científica e à Escola Clássica de Administração.
  •  à Escola de Administração Científica e à Teoria Sistêmica de Administração.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Gustavo Boog apresentou um modelo esquemático de mudança que se estratifica em três níveis.
  • A definição que melhor se aplica ao segundo nível (necessidade de aprender/vivência da instituição) é
  •  o nível que se refere ao diagnóstico atual dos recursos quantitativos da organização: onde nós estamos? Onde nós queremos estar?
  •  o diagnóstico atual dos recursos qualitativos da organização: como somos? Como queremos ser (o que queremos mudar)?
  •  o nível em que ocorre o verdadeiro desenvolvimento da organização, por meio da aquisição de habilidades e capacidades.
  •  aquele que traz a demanda de construção da definição de diretrizes, metas, objetivos e planos estratégicos (novos procedimentos e instrumentos participativos de avaliação).
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Discute-se muito, hoje em dia, a contraposição entre a escola como instituição que ensina e como instituição aprendente.
  • A primeira pretendeu ensinar, e assim sempre se manteve como um dos pilares do status quo da sociedade; a segunda se coloca como sujeito e pretende aprender com o contexto que a cerca. 
    Uma das características da escola aprendente é
  •  ser normativa, linear e mecanicista.
  •  ter boas relações que impedem o surgimento de tensões e conflitos.
  •  o gestor como incentivador da construção da cultura institucional.
  •  possuir ações desenvolvidas, ora técnicas, ora paternalistas.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Observe:
  • A mudança institucional que requer do gestor escolar competências técnicas organizativas, pessoais (sensibilidade, ponderação, equilíbrio emocional, sabedoria, intuição), sociais, conceituais e holísticas é aquela que ocorre
  •  nos processos desenvolvidos no interior da instituição.
  •  na identidade da instituição escolar.
  •  nas relações institucionais.
  •  nos recursos da instituiçãoParte inferior do formulário
Resultado final : 2
GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
1. Os nomes de Frederick Winslow Taylor e de Henri Fayol estão ligados, respectivamente,
·         nnàs teorias modernas de gestão e às teorias emergentes de gestão.
·         à Escola Clássica de Administração e à Escola de Administração Científica.
·         à Escola de Administração Científica e à Teoria Sistêmica de Administração.
·         à Escola de Administração Científica e à Escola Clássica de Administração.

2. Leia abaixo:
  • A gestão colegiada, de grande importância no quadro atual da educação, auxilia imensamente o gestor escolar, principalmente em relação a uma das suas funções. Essa função é a de
·         motivar o grupo para a ação.
·         tomar decisões.
·         iniciar ações institucionais na escola.
·         estimular o desenvolvimento dos membros da sua equipe.

3. Entre as competências do gestor escolar, na área de gestão propriamente dita, destacamos a
·         implementação das políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
·         coordenação da avaliação institucional da escola.
·         gestão dos recursos humanos, financeiros e materiais da instituição escolar.
·         definição da utilização da tecnologia aplicada à educação como prioridade.

4. O Projeto Político Pedagógico é um importante instrumento para a gestão da autonomia da escola. Sobre ele podemos dizer que
·         não é necessário que os atores institucionais pensem, com base na própria realidade, sobre a singularidade que caracteriza a autonomia.
·         a sua construção deve articular os partícipes da realidade escolar: corpo docente e corpo discente.
·         pode provocar dois tipos de problema: a fragmentação do trabalho pedagógico e o aumento da rotina de tarefas improdutivas.
·         é compreendido como o plano global da instituição ou o projeto educativo, ou seja, um instrumento teórico-metodológico.

Resultado final : 2
GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
Parte superior do formulário
1. Quando estudamos a liderança, vimos que ela tem três conceitos correlatos: controle, poder e autoridade.
· Faça a correspondência de cada conceito com a sua significação, numerando a coluna da direita.

1 - Controle
2 - Poder
3 - Autoridade

( ) É a capacidade potencial para o exercício da influência, em sentido mais geral, não dizendo respeito aos atos pontuais.
( ) Neste caso, a influência é suficientemente forte para que o ciclo de mudança de comportamento seja completado, vencendo resistências ou influências em sentido diferente.
( ) Trata-se de poder legítimo, poder que uma pessoa tem em virtude do seu papel, da sua posição hierárquica.

Agora, assinale a alternativa correta, de acordo com o que foi associado acima.
·  3, 1, 2.
·  2, 1, 3.
·  1, 2, 3.
·  2, 3, 1.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário

2. Observe:
· A mudança institucional que requer do gestor escolar competências técnicas organizativas, pessoais (sensibilidade, ponderação, equilíbrio emocional, sabedoria, intuição), sociais, conceituais e holísticas é aquela que ocorre
·  nas relações institucionais.
·  nos processos desenvolvidos no interior da instituição.
·  nos recursos da instituição.
·  na identidade da instituição escolar.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário

3. Os nomes de Frederick Winslow Taylor e de Henri Fayol estão ligados, respectivamente,
·  às teorias modernas de gestão e às teorias emergentes de gestão.
·  à Escola de Administração Científica e à Escola Clássica de Administração.
·  à Escola Clássica de Administração e à Escola de Administração Científica.
·  à Escola de Administração Científica e à Teoria Sistêmica de Administração.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário

4. Um dos importantes instrumentos que podem ser utilizados em uma instituição para lidar com as questões grupais é o "grupo operativo".
· É importante que o gestor escolar conheça essa estratégia. Com relação à utilização da estratégia do grupo operativo na escola, podemos afirmar que ela
·  é mais uma valiosa ferramenta de trabalho social para ser utilizada na gestão escolar, pois consiste na busca e criação de condições para que as mudanças ocorram no interior das pessoas.
·  centra sua dinâmica apenas no sentir e no pensar dos sujeitos, e não nas tarefas que eles realizam.
·  amplia os conflitos existentes, já que as relações do grupo vão sendo intensificadas, permitindo que as pessoas repensem várias questões.
·  não deve ser utilizada, pois é apenas clínica e boa para as psicoterapias de grupoParte inferior do formulário

Resultado final : 2
GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
Parte superior do formulário
1. Leia abaixo:
· O gestor que vê os membros do seu grupo como pessoas egoístas e interesseiras, que não gostam de trabalhar, e cujo salário e medo de perder o emprego são os melhores incentivos para aumentar a motivação, utiliza a visão do homem
·  econômico.
·  complexo.
·  social.
·  autorrealizador.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário

2. Paulo Freire é um dos teóricos que melhor explicita o conceito de autoridade pedagógica. A melhor definição desse tipo de autoridade é aquela que
·  é efetivada a partir da dimensão básica da atividade pedagógica: a relação dá-se sempre entre pessoas que trazem um capital cultural de origem.
·  deve garantir a todos, tomando como meta o projeto de sociedade, condições e oportunidade de expor e aplicar o que sabem, exigindo o máximo de cada um.
·  organiza as relações estabelecidas entre educação e comunidade, tornando visível e disponível, em sala de aula, elementos contextuais que originam referências com as quais a sociedade se organiza.
·  permite o arbítrio e os abusos do poder, estabelecendo-se sobre o medo e sobre a imposição de um saber hegemônico sobre os demais.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário

3. Discute-se muito, hoje em dia, a contraposição entre a escola como instituição que ensina e como instituição aprendente.
· A primeira pretendeu ensinar, e assim sempre se manteve como um dos pilares do status quo da sociedade; a segunda se coloca como sujeito e pretende aprender com o contexto que a cerca.
Uma das características da escola aprendente é
·  ser normativa, linear e mecanicista.
·  o gestor como incentivador da construção da cultura institucional.
·  possuir ações desenvolvidas, ora técnicas, ora paternalistas.
·  ter boas relações que impedem o surgimento de tensões e conflitos.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário

4. Observe:
· Na aferição da qualidade da instituição escolar, é muito comum utilizar-se o Esquema PDCA, ferramenta básica para o alcance da qualidade, importada do Modelo Japonês de Administração. As letras PDCA significam, respectivamente
·  planejar, corrigir, avaliar e executar.
·  planejar, executar, avaliar e corrigir.
·  planejar, executar, corrigir e avaliar.
·  executar, corrigir, avaliar e replanejar.

Resultado final : 2
GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
Parte superior do formulário
1. O Projeto Político Pedagógico é um importante instrumento para a gestão da autonomia da escola. Sobre ele podemos dizer que
·  não é necessário que os atores institucionais pensem, com base na própria realidade, sobre a singularidade que caracteriza a autonomia.
·  é compreendido como o plano global da instituição ou o projeto educativo, ou seja, um instrumento teórico-metodológico. CORRETA
·  pode provocar dois tipos de problema: a fragmentação do trabalho pedagógico e o aumento da rotina de tarefas improdutivas.
·  a sua construção deve articular os partícipes da realidade escolar: corpo docente e corpo discente.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário

2. Gustavo Boog apresentou um modelo esquemático de mudança que se estratifica em três níveis.
· A definição que melhor se aplica ao segundo nível (necessidade de aprender/vivência da instituição) é
·  o nível que se refere ao diagnóstico atual dos recursos quantitativos da organização: onde nós estamos? Onde nós queremos estar?
·  o diagnóstico atual dos recursos qualitativos da organização: como somos? Como queremos ser (o que queremos mudar)?
·  aquele que traz a demanda de construção da definição de diretrizes, metas, objetivos e planos estratégicos (novos procedimentos e instrumentos participativos de avaliação).
·  o nível em que ocorre o verdadeiro desenvolvimento da organização, por meio da aquisição de habilidades e capacidades. CORRETA
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário

3. Paulo Freire é um dos teóricos que melhor explicita o conceito de autoridade pedagógica. A melhor definição desse tipo de autoridade é aquela que
·  deve garantir a todos, tomando como meta o projeto de sociedade, condições e oportunidade de expor e aplicar o que sabem, exigindo o máximo de cada um. CORRETA
·  é efetivada a partir da dimensão básica da atividade pedagógica: a relação dá-se sempre entre pessoas que trazem um capital cultural de origem.
·  permite o arbítrio e os abusos do poder, estabelecendo-se sobre o medo e sobre a imposição de um saber hegemônico sobre os demais.
·  organiza as relações estabelecidas entre educação e comunidade, tornando visível e disponível, em sala de aula, elementos contextuais que originam referências com as quais a sociedade se organiza.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário

4. Segue abaixo:
· Na escola de Mariana, a diretora é uma pessoa muito querida. Ela participa de todas as festas promovidas pelos professores, que adoram conversar com ela e chegam a lhe fazer confidências. Esse tipo de poder social é chamado de
·  legítimo.
·  competência.
·  recompensa.
·  referência. CORRETAParte inferior do formulário

Resultado final : 2
GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
Parte superior do formulário
1. Leia abaixo:
· O gestor que vê os membros do seu grupo como pessoas egoístas e interesseiras, que não gostam de trabalhar, e cujo salário e medo de perder o emprego são os melhores incentivos para aumentar a motivação, utiliza a visão do homem
·  econômico.
·  complexo.
·  social.
·  autorrealizador.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário

2. Paulo Freire é um dos teóricos que melhor explicita o conceito de autoridade pedagógica. A melhor definição desse tipo de autoridade é aquela que
·  é efetivada a partir da dimensão básica da atividade pedagógica: a relação dá-se sempre entre pessoas que trazem um capital cultural de origem.
·  deve garantir a todos, tomando como meta o projeto de sociedade, condições e oportunidade de expor e aplicar o que sabem, exigindo o máximo de cada um.
·  organiza as relações estabelecidas entre educação e comunidade, tornando visível e disponível, em sala de aula, elementos contextuais que originam referências com as quais a sociedade se organiza.
·  permite o arbítrio e os abusos do poder, estabelecendo-se sobre o medo e sobre a imposição de um saber hegemônico sobre os demais.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário

3. Discute-se muito, hoje em dia, a contraposição entre a escola como instituição que ensina e como instituição aprendente.
· A primeira pretendeu ensinar, e assim sempre se manteve como um dos pilares do status quo da sociedade; a segunda se coloca como sujeito e pretende aprender com o contexto que a cerca.
Uma das características da escola aprendente é
·  ser normativa, linear e mecanicista.
·  o gestor como incentivador da construção da cultura institucional.
·  possuir ações desenvolvidas, ora técnicas, ora paternalistas.
·  ter boas relações que impedem o surgimento de tensões e conflitos.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário

4. Observe:
· Na aferição da qualidade da instituição escolar, é muito comum utilizar-se o Esquema PDCA, ferramenta básica para o alcance da qualidade, importada do Modelo Japonês de Administração. As letras PDCA significam, respectivamente,
·  planejar, corrigir, avaliar e executar.
·  planejar, executar, avaliar e corrigir.
·  planejar, executar, corrigir e avaliar.
·  executar, corrigir, avaliar e replanejar.
Parte inferior do formulário

 N2 GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
1. Observe a descrição do modelo de administração abaixo.
"Surgiu na década de 1960, e tomou de assalto o cenário da Administração na década de 1980. É um processo de planejamento de longo alcance, formalizado, próprio para a definição e a consecução dos objetivos organizacionais."
Essa descrição se refere à
 burocracia de Max Weber.
 administração contingencial.
 administração por objetivos.
 administração estratégica. (RESPOSTA CORRETA)

2. Segue abaixo:
Existe um teórico da Psicologia que tem como característica notável da sua abordagem o estudo da dinâmica dos grupos e a aplicação de conceitos relativos ao comportamento individual e grupal. Assim como o indivíduo e o seu ambiente formam um  campo psicológico, assim também o grupo e seu ambiente compõem um campo social. Esse autor é
 Freud.
 Skinner.
 Lewin. (RESPOSTA CORRETA)
 Bion.

3. Gustavo Boog apresentou um modelo esquemático de mudança que se estratifica em três níveis.
A definição que melhor se aplica ao segundo nível (necessidade de aprender/vivência da instituição) é
 o diagnóstico atual dos recursos qualitativos da organização: como somos? Como queremos ser (o que queremos mudar)?
 o nível em que ocorre o verdadeiro desenvolvimento da organização, por meio da aquisição de habilidades e capacidades. (CORRETA)
 o nível que se refere ao diagnóstico atual dos recursos quantitativos da organização: onde nós estamos? Onde nós queremos estar?
 aquele que traz a demanda de construção da definição de diretrizes, metas, objetivos e planos estratégicos (novos procedimentos e instrumentos participativos de avaliação).

4. Discute-se muito, hoje em dia, a contraposição entre a escola como instituição que ensina e como instituição aprendente.
A primeira pretendeu ensinar, e assim sempre se manteve como um dos pilares do status quo da sociedade; a segunda se coloca como sujeito e pretende aprender com o contexto que a cerca.
Uma das características da escola aprendente é
 o gestor como incentivador da construção da cultura institucional. (CORRETA)
 ter boas relações que impedem o surgimento de tensões e conflitos.
 possuir ações desenvolvidas, ora técnicas, ora paternalistas.
 ser normativa, linear e mecanicista.
Parte inferior do formulário