Páginas

Minha foto
são paulo, zona leste, Brazil

quinta-feira, 9 de junho de 2011

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO *** PROVA N1****
Prova enviada pela colega Rosemeire

1 ) Com relação à educação praticada na Idade Média, descreva suas principais características, com relação ao público a que esta educação era destinada, sua forma de trabalho, e se a educação praticada nos dia de hoje ainda guarda características deste período.

2 ) Descreva de forma sucinta as principais características presente nos ideais de Educação, nas cidades estado de Esparta e Atenas da Grécia Antiga.

3 ) A partir do texto retirado do livro Hist. da Educ. “ Mantinha-se até a década de 1940-1950 um “ padrão dualista” de ensino de expressão cunhada por Anísio Teixeira. O que implica em uma educação p/ o povo, iniciando-se nas escolas primárias e continuando nas escassas escolas profissionais de nível médio, e uma educação p/ a elite q. tb. era iniciada no primário e continuava na escola secundária.” Faça uma relação sobre a educ. descrita acima, e a educ. atual no Br., apontando se este “padrão dualista” ainda persiste na nossa educação dando um exemplo concreto.

4 ) Segundo os princípios fundamentais propostos p/ a educ. de “ Gentleman” cavalheiro, proposta por John Locke, descritos no Livro Hist. da Educ., a saber:
a ) mente são em corpo são;
b )raciocinar com as crianças como meio de ensino;
c ) priorizar a formação prático-moral em relação à intelectual tendo em vista a utilidade das disciplinas a serem ensinadas;
d ) centralidade das experiências - despertar a curiosidade da criança através do jogo e do trabalho. Para promover tais princípios o recptor deveria ter boa educação, seriedade e conhecimento do mundo, dando bom exemplo.
Estabeleça uma relação de cada um destes itens com a educ. pública brasileira praticada atualmente.


História da Educação ***Prova N1***
HISTORIA DA EDUCAÇÃO
Recebi hoje, Bons Estudos!

1ª - A partir do estudo realizado pela história da Educação apresente 3 graves problemas que ainda temos que enfrentar nos dias de hoje.

2ª - No Século 18 ou 19 (não me lembro qual dos 2) os paises da europa adotaram um currículo que dava enfase as atividades dos alunos.Apresentava-se do início objetos simples para chegar aos mais complexos, do conhecido para o desconhecido, do concreto para o abstrato.Estabeleça relação com o currículo adotado atualmente no Brasil para as séries iniciais com seu ponto de vista através de exemplos.

3ª - A História da educação é marcada pela grande desigualdade socialque sempre existiu no nosso país.Cite dois modelos de instituições sociais vigentes no Brasil do século XX.

4ª - No Século 18 as instituições necessitavam se renovar para atender os novos ideais iluministasem ascensão. Desta forma se estruturavam em seu nível de organização, de forma que o sistema de educação fosse orgânicosubmeter-se ao controle público e articular-se em diversos graus e ordens.Descreva se o ensino atual atende essas demandas.
História da Educação ***Prova N2***
Esta prova foi enviada ao grupo (Gmail) pela aluna Mel

1. SOBRE A EDUCAÇÃO EM ATENAS, NA GRÉCIA ANTIGA, É INCORRETO AFIRMAR QUE:
• a educação assumia papel-chave e complexo, tornava-se matéria e debate, tendia a universalizar-se, superando os limites da pólis.
• firmou-se num ideal de formação mais culta e civil, ligada à eloqüência e à beleza capaz de atingir os aspectos mais profundos da humanidade.
• o processo educativo se inspirava nas artes guerreiras, e o treinamento nas armas era sólido, no intuito de atingir a perfeição nas estratégias bélicas.
• previa que os jovens, numa primeira fase, freqüentassem a escola e a palestra, onde eram ensinados por meio da escrita, da música e da educação física.
2. CALVINO, AO ACREDITAR NA PREDESTINAÇÃO, NÃO DESPREZAVA O ASPECTO _______.
• Ao contrário, fazia com que os crentes procurassem o sinal de sua eleição, impulsionando-os para a responsabilidade e para o trabalho. Segundo ele, deveria ser acentuado o aspecto laico da ______________ de forma a preparar os ____________ para a "república" e para a "sociedade".

As palavras que preenchem corretamente as lacunas, são:
• educacional; política; professores;
• político; economia; trabalhadores;
• educacional; educação; cidadãos;
• cultural; educação; professores.
3. A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE MEDIEVAL FOI MARCADA:
• pelos princípios do cristianismo.
• pelos princípios socráticos.
• pelos princípios do construtivismo.
• pelos princípios do evolucionismo.
4. A EDUCAÇÃO DA MULHER ROMANA OBJETIVAVA PREPARÁ-LA PARA:
• ser guerreira.
• torná-la independente.
• ser mãe e esposa.
• o exercício da cidadania