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são paulo, zona leste, Brazil

sábado, 25 de junho de 2011

Pesquisa em Educação - n2

Resultado final : 2
PESQUISA EM EDUCAÇÃO
1. NO CONTEXTO DE UMA SOCIEDADE CARACTERIZADA COMO DIGITAL, O PAPEL DA PROFESSORA E DO PROFESSOR SE AMPLIA. ISSO OCORRE PORQUE:

·         os episódios tecnológicos recentes exigem que a professora e o professor sejam detentores do conhecimento a ser ensinado aos alunos de forma genérica.
·         é necessário que a escola apresente uma única visão da realidade, considerando que a internet possui um conteúdo desorganizado e contraditório.
·         os modos de vida contemporâneos demandam que o professor assuma uma postura de pesquisador, em vez de simplesmente transmitir o conteúdo.
·         as informações que os alunos adquirem fora da escola são confusas e algumas vezes equivocadas, fazendo com que a escola fortaleça sua função de transmissora legítima do saber.
2. EM RELAÇÃO AO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA - LEI N. 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990), É CORRETO AFIRMAR QUE:

·         está sendo complementado com base no Código de Menores, que foi pensado e elaborado após a promulgação do ECA.
·         serve de modelo para vários outros países, já que, além de instaurar numerosos avanços e conquistas legais, também foi capaz de melhorar as condições de vida de quase todas as crianças e jovens brasileiros.
·         nele, crianças e jovens passam a ser considerados cidadãos, com direitos pessoais e sociais garantidos, desafiando os governos municipais a implementarem políticas públicas.
·         é um documento jurídico que precisa ser revisto, a fim de passar por alterações em seu conteúdo, já que carece de uma discussão mais atual sobre a infância e a juventude brasileiras.
3. Entre os principais motivos que evidenciam a importância de os professores atentarem para as culturas infantis e juvenis, destaca-se o fato de

·         as formas de vida das crianças e dos jovens se manifestarem somente na escola, que deve priorizar a formação cultural de seus alunos.
·         as culturas infantis e juvenis da contemporaneidade demandarem outras formas de educação que correspondam ao modo de ser, falar, vestir e viver dos dias de hoje.
·         as formas culturais de crianças, jovens e adultos estarem desatualizadas quando comparadas com os avanços tecnológicos.
·         os professores, por meio das práticas pedagógicas escolares, não conseguirem interferir na construção das identidades de crianças e jovens.
4. NO QUE SE REFERE À CONEXÃO ENTRE PESQUISAS PSICOLÓGICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, É CORRETO AFIRMAR QUE:

·         as pesquisas psicológicas são usadas historicamente como justificativa às ações realizadas nas escolas, oferecendo fundamento científico à Pedagogia.
·         a formação de professores está isenta de discussões psicológicas e a prática deles acaba ficando prejudicada.
·         as práticas pedagógicas rejeitam os fundamentos científicos das pesquisas psicológicas, já que são de outra ordem.
·         a conexão entre pesquisas psicológicas e práticas pedagógicas começou a ocorrer somente no final do século XX.