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são paulo, zona leste, Brazil

sábado, 18 de junho de 2011

minha n2 - pesquisa em educação!

Prova concluida com sucesso!!!
Resultado final : 2
PESQUISA EM EDUCAÇÃO

1. As pesquisas sobre crianças e educação realizadas a partir do referencial político-demográfico podem ser assim caracterizadas:

• interessam-se por discutir as políticas sociais dirigidas à infância e à educação deste segmento etário; trata-se de pesquisas diagnósticas, de levantamento, de caracterização.
• preocupam-se em realizar o controle dos dados demográficos de crianças, jovens e adultos, a fim de inibir as altas taxas de natalidade no Brasil.
• examinam, a pedido dos partidos políticos, os levantamentos já existentes acerca da quantidade de crianças fora da escola.
• realizam a caracterização do número de escolas particulares nos municípios brasileiros, analisando os motivos que levam as famílias, mesmo as de baixa renda, a preferirem os estabelecimentos privados de ensino.

2. A ÁREA DE ESTUDOS E PESQUISAS CONHECIDA COMO SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA FOI CONSOLIDADA A PARTIR DE ALGUMAS PREOCUPAÇÕES, DENTRE AS QUAIS SE DESTACA:

• é indispensável, nos dias de hoje, que as crianças sejam entendidas e tratadas como atores e participantes ativos da sociedade.
• o estudo da infância não deve ser comparado ao estudo de outras minorias, como no caso das relações de gênero, etnia e classe.
• as crianças nunca foram ignoradas, pois desde a Idade Média recebem a atenção dos seus pais e professores.
• já está na hora de os adultos começarem a proteger as crianças, sendo os seus porta-vozes e falando por elas de suas necessidades, suas carências e seus desejos.

3. Leia abaixo:
• A diversificação dos conteúdos de pesquisa das escolas psicológicas e a conseqüente especialização da Psicologia em subáreas (Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia do Trabalho, Psicologia do Adulto, Psicologia da Educação) permitiram

• a sistematização dos objetivos e dos métodos da Psicologia, organizando-os de modo a facilitar a existência de uma única corrente psicológica.
• a união das diferentes abordagens psicológicas, que passaram a compartilhar as mesmas teorias e práticas de pesquisa.
• a utilização das pesquisas da Psicologia em instituições escolares, enfraquecendo a influência dessa área nas demais instâncias da sociedade.
• a inserção e a operação da Psicologia em diferentes contextos sociais, contribuindo ainda mais para a fecundidade inventiva dessa área do conhecimento.

4. Observe abaixo:
• O sociólogo Norbert Elias entende a sociedade como uma rede de interdependências, configurada por meio de inúmeras cadeias invisíveis de relacionamentos, formando uma teia humana, onde o espaço de cada um é bem circunscrito. Com base nessa idéia, pode-se afirmar que

• desde que nascem, as crianças fazem parte de uma configuração social e estão imersas em uma cadeia de relações culturais.
• as crianças são dependentes dos adultos, necessitando de sua proteção até que se tornem capazes de criar suas próprias culturas.
• há uma dissociação entre crianças e sociedade, considerando-se que a infância é uma fase de aprendizado social.
• as configurações sociais, como a escola, a família e a igreja, são os únicos lugares onde as crianças podem ser melhor socializadas para que vivam em sociedade.

abraços
nivaldo!