Prova
QUESTÃO 1 | |
Explique a importância de se trabalhar atividades práticas de produção de texto. R. Essas atividades são essenciais para que o aluno adquira competência como escritor, que seja capaz de escrever com qualidade verbal e correção linguística. | |
Observação do Professor: | |
Resposta satisfatória. | |
Nota: 2 |
QUESTÃO 2 | |
Qual a importância de se trabalhar o processo de revisão dos textos produzidos pelos alunos? E sua reescrita? R. No processo de revisão de texto, reescrever ajuda s criança a ser um interlocutor que se afirma ao produzir seu texto para outro ler, entender, questionar, aceitar ou recusar. Esse processo possibilita que os alunos exercitem para tornar o texto mais compreensível para o leitor. A reescrita ajuda a criança a refletir sobre sua própria escrita sobre vários enfoques. É importante que o professor aponte aquilo que o aluno já domina para que possa perceber questões ainda não compreendida. | |
Observação do Professor: | |
Resposta satisfatória. | |
Nota: 2 |
QUESTÃO 3 | |
Liste e descreva três conteúdos mais específicos da produção oral. R. Procurar pronunciar as palavras corretamente, fugindo das ortoépias, prosódias e hipercorreção; recursos de entonação para expressar sentimentos (ternura, raiva, medo), expõe as idéias ecom clareza, apresenta as idéias em sequência lógica, rítmo adequado, sem lerdeza nem atropelo. | |
Observação do Professor: | |
Resposta satisfatória. | |
Nota: 2 |
QUESTÃO 4 | |
O que é o valor posicional de uma letra dentro do processo de alfabetização? R. O valor posicional de uma letra é quando uma única letra pode representar dois fonemas diferentes dependendo da sua posição na sílaba que ela está. Ex. a letra (L) tem um valor fonético na palavra (lata) e outro valor fonético na palavra (alta). | |
Observação do Professor: | |
Resposta satisfatória. | |
Nota: 2 |
Prova
QUESTÃO 1 | |
Como a utilização pedagógica das novas tecnologias da informação pode auxiliar a aquisição de conhecimentos por parte dos alunos? R. Todo tipo de contato com a escrita, seja pela interação com pessoas que lêem e escrevem, seja pela manipulação com os materiais escritos, são considerados partes do processo de aquisição da escrita; inclusive através da interação do aluno no mundo virtual, atravéx do aprendizado e da utilização da tecnologia moderna e seus recursos (computadores, internet, aulas audio-visuais). As novas tecnologias e as nova metodologias encorporadas ao saber docente modifica o papel tradicional do professor. Elas podem auxiliar a relação cognitiva dos alunos com os objetos de conhecimento e facilitar a comunicação em sala de aula. | |
Observação do Professor: | |
Satisfatória. | |
Nota: 2 |
QUESTÃO 2 | |
Descreva o que pode ser considerado um "analfabeto funcional". R. Analfabeto funcional é considerado o indivíduo que não possui nem o ensino primário. Pode ser considerado também um analfabeto funcional o indivíduo que não opera minimamente um computador. | |
Observação do Professor: | |
A resposta atende parcialmente ao solicitado. | |
Nota: 1.5 |
QUESTÃO 3 | |
Defina Estado estabelecendo uma relação entre soberania e autonomia. R. Por forma de Estado, entendemos a maneira pela qual o Estado organiza o povo, o território e estrutura o seu povo relativamente a outros de igual natureza. Estado goza de autonomia no plano interno e externo e é soberano sobre seu território. | |
Observação do Professor: | |
Satisfatória. | |
Nota: 2 |
QUESTÃO 4 | |
Explique o que Pierre Bourdieu, chama de violência simbólica. R. Para Pierre é um tipo de violência exercida em parte com o consentimento de quem a sofre. A raiz da violência simbólica estaria, desse modo, presente nos simbolos e signos culturais. A violência simbólica nem é percebida como violência, mas sim como uma espécie de interdição desenvolvida com base em um respeito que naturalmente se exerce de um para outro. Exemplo disso é a atitude professoral, a qual presupõe o uso legítimo de estratégias punitivas em relação ao aluno (como reprovação e castigos) que não se enquadram nos moldes sociais da instituição escolar. | |
Observação do Professor: | |
Satisfatória.s | |
Nota: 2 |
Prova
QUESTÃO 1 | |
Em 13 de Junho de 1990 criou-se a Lei 8096 - ECA, Estatuto da criança e do adolescente. Qual sua importância? R. Sua importância é de criar medidas protetivas, voltadas para situações em que os direitos da criança são ameaçadas ou violadas, além de medidas sócio-educativas aplicadas aos adolescentes infratores. O estatuto estaura direitos para todas as crianças e adolescentes, entendendo-os como sujeitos de direitos e garantindo um atendimento integral que leva em conta as diversas necessidades desse público. Sendo assim, o jovem passa a ser considerado cidadão, com direitos pessoais e sociais garantidos. | |
Observação do Professor: | |
Resposta satisfatória. | |
Nota: 2 |
QUESTÃO 2 | |
De acordo com Sarmento (2005) porque é importante entender as crianças como "atores sociais" dentro do contexto sociológico da infância? R. É importante porque assim elas deixam de serem manipuladas pelos adultos e deixam também de serem consideradas seres inferiores e deficitários e passam a ter o poder de expressar seus sentimentos e suas idéias, já que elas são capacitadas por si própria para interpretar a si e aos outros de forma legítima e tem sentido próprio de acordo com seu contexto de vida. | |
Observação do Professor: | |
Resposta satisfatória. | |
Nota: 2 |
QUESTÃO 3 | |
Qual o conceito de culturas infantis? R. São os modos como as crianças vivem suas vidas e realizam suas atividades e rotinas do dia-a-dia, como as brincadeiras, os brinquedos, as músicas que houvem, os programas de TV que assistem e os lugares que frequêntam. Sendo assim, existem várias culturas diferentes, de acordo com o meio social e cultural que vive cada uma. | |
Observação do Professor: | |
Resposta satisfatória. | |
Nota: 2 |
QUESTÃO 4 | |
O que é pesquisa científica e qual sua importância no contexto escolar? R. É uma investigação planejada e desenvolvida a partir de conceitos e técnicas consagradas pela ciência para a solução de uma dúvida (problema). No segmento pedagógico, ela tem a função de melhorar o processo educativo, formando profissionais mais capacitados e continuamente antenados à prática docente. A pesquisa funciona como um elo de conexão do conhecimento à racionalidade e a subjetividade. | |
Observação do Professor: | |
Resposta satisfatória. | |
Nota: 2 |
Prova
QUESTÃO 1 | |
Segundo os princípios fundamentais propostos para a Educação de "gentleman" cavalheiro, proposta por John Locke , descritos no Livro Historia da Educação, a saber: a) mente sã em corpo são; b) raciocinar com as crianças como meio de ensino; c) priorizar a formação pratico-moral em relação à intelectual tendo em vista a utilidade das disciplinas a serem ensinadas; d) centralidade das experiências - despertar a curiosidade da criança através do jogo e do trabalho.Para promover tais princípios o preceptor deveria ter boa cultura , boa educação, seriedade e conhecimento do mundo, dando bom exemplo. Estabeleça uma relação de cada um destes itens com a educação publica brasileira praticada atualmente. R. a) A educação atual se trabalha a mente através dos currículos escolares e a educação do corpo através da disciplina de educação física; jogos e campeonatos; b) As atividades dos livros didáticos, assim como na sala de aula se estimula a criança a pensar por si e construir seu próprio conhecimento; c) As disciplinas atuais trabalham a criança, tornando-a cidadão pelo fato de abordar temas como ecologia, violência que são problemas sociais muito presente na vida moderna. d) A educação estimula a experiência e a curiosidade do aluno, mesmo vivendo em uma sociedade tecnológica onde a escola não é mais a detentora do saber e não usa adequadamente estas novas tecnologias. | |
Observação do Professor: | |
Atendeu ao solicitado. | |
Nota: 2 |
QUESTÃO 2 | |
Descreva de forma sucinta as principais características presentes nos ideais de Educação ,nas cidades estado de Esparta e Atenas da Grécia Antiga R. O ideal de educação de Esparta desenvolvia-se numa perspectiva militarista de formação de cidadão guerreiro e se dava pouca atenção às letras, enfatizando mais a obediência, resistir as fadigas e vencer em combate. Já o ideal de educação Ateniensse era baseada na concepção de paidéia, valorizando a formação humana livre e nutrida de experiências diversas, valorizando o homem e suas capacidades. | |
Observação do Professor: | |
Atendeu ao solicitado. | |
Nota: 2 |
QUESTÃO 3 | |
Com relação à educação praticada na Idade Média, descreva suas principais características , com relação ao publico a que esta educação era destinada , sua forma de trabalho, e se a educação praticada nos dias atuais ainda guarda características deste período. R. A educação destinada ao povo se dava pelo trabalho, a criança iniciava seu processo de aprendizado desde pequena diretamente nas oficinas (uma educação baseada no trabalho, na reprodução das capacidades técnicas). Além do trabalho, o lazer também era uma forma de ser educada, através dos sermões do bispo que era assimilados pelas crianças. A educação era muito ligada à igreja (exceto o ensino dos ofícios). A escola de hoje tem muita semelhança com a da escola medieval no aspecto de ensinar um determinado numero de alunos seja no srentido disciplinar ou de avaliação. | |
Observação do Professor: | |
Atendeu ao solicitado. | |
Nota: 2 |
QUESTÃO 4 | |
A partir do texto retirado do livro Historia da Educação : " Mantinha-se até a década de 1940-1950 um "padrão dualista" de ensino na expressão cunhada por Anísio Teixeira. O que implica em uma educação para o povo, iniciando-se nas escolas primarias e continuando nas escassas escolas profissionais de nível médio, e uma educação para a elite., que também era iniciada no primário e continuava na escola secundaria." Faça uma relação sobre a educação descrita acima, e a educação atual no Brasil, apontando se este "padrão dualista" ainda persiste na nossa educação , dando um exemplo concreto. R. O padrão de ensino ainda é muito parecido, uma educação para o povo, iniciando, agora pelas pré-escolas, passando pelo ensino primário/fundamental até chegar no ensino médio (gratuito). Quanto aos filhos da elite, segue o mesmo padrão medieval com métodos diferenciados, visando uma carreira lucrativa e ascensão social. Quanto ao dualismo, até hoje é visível até mesmo na forma deferenciada dos métodos de ensino entre as escolas públicas e as escolas privadas; filhos da elite frequentam escolas privadas e a classe pobre as escolas publicas. | |
Observação do Professor: | |
Resposta satisfatória. | |
Nota: 2 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário