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quarta-feira, 27 de julho de 2011

Gestão e Organização Escolar - provas OnLine N2

Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final : 2
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

1. O COMPROMISSO COM A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA É HOJE MUITO IMPORTANTE.
O tipo de educação que uma gestão da educação competente e democrática deve almejar é uma educação simultaneamente:
 burocrática e inflexível.
 disciplinada e amorosa.
 autônoma e autossuficiente.
 rígida e afetuosa.

2. QUAIS SÃO OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS NA CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA?
Submissão do corpo docente, distanciamento da comunidade, concentração da elaboração do projeto político pedagógico e decisões administrativas pelo diretor.
 Participação dos profissionais e da comunidade escolar, elaboração do projeto pedagógico da escola e autonomia pedagógica e administrativa.
 Participação apenas dos profissionais técnico-administrativos na elaboração do projeto pedagógico o qual os demais integrantes da escola devem seguir.
 Participação dos colaboradores e da comunidade, autonomia aos colaboradores em busca do autogerenciamento, sem discussão do projeto político pedagógico.

3. O QUE A ESCOLA PODE FAZER PARA SER REVALORIZADA PELA COMUNIDADE, FAVORECENDO O DIÁLOGO E A APROXIMAÇÃO?
Propagandas.
 Palestras explicativas para os alunos.
 Encontros obrigatórios.
 Eventos culturais e desportivos para todos.

4. A NOSSA SOCIEDADE TEM PASSADO POR PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES NO QUE CONCERNE AO MUNDO DO TRABALHO E DAS RELAÇÕES SOCIAIS,
afetando diretamente a "sociedade do conhecimento", fazendo com que a administração escolar tenha que tomar novas medidas e construções que objetivam:
mudar a gestão exercida nas escolas, desde que os gestores não percam a autoridade, para não afetar a administração das escolas e consequentemente o seu ensino.
 uma administração mais rígida e disciplinar, para restabelecer a ordem na escola e a qualidade de ensino, suplantadas pela condição atual da sociedade moderna.
 enrijecer as gestões já existentes para que a administração da escola não se deixe influenciar pelas transformações, afetando a disciplina e a aquisição do conhecimento.
 alargar o conceito de escola, reforçando sua autonomia, com uma visão ampliada sobre os conceitos que envolvem uma instituição de ensino, adotando gestões mais adaptadas à diversidade das situações existentes.


1. O QUE A ESCOLA PODE FAZER PARA SER REVALORIZADA PELA COMUNIDADE, FAVORECENDO O DIÁLOGO E A APROXIMAÇÃO?
 Palestras explicativas para os alunos.
 Propagandas.
 Eventos culturais e desportivos para todos.
 Encontros obrigatórios.

2. COMO OS GESTORES PODEM TRABALHAR A PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE ESCOLAR NA ESCOLA?
 Estabelecendo que cada profissional elabore um Projeto Político Pedagógico, dentre os quais um será selecionado para representar a escola.
 Contando com o empenho de alguns setores da escola para que possam redigir o Projeto Político Pedagógico, sem muita discussão.
 Elaborando o Projeto Político Pedagógico sem contar com a participação de todos os setores.
 Trabalhando a concepção da escola, em conjunto com os professores, para então definirem o Projeto Político Pedagógico e o trabalho pedagógico de todos os profissionais.

3. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS GESTORES?
 Que repensem a função social, os limites e as possibilidades educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças.
 Que aceitem as transformações como um processo natural de desenvolvimento sem que este afete a organização escolar.
 Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos.
 Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente fazendo-o lutar contra as transformações.

4. A NOSSA SOCIEDADE TEM PASSADO POR PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES NO QUE CONCERNE AO MUNDO DO TRABALHO E DAS RELAÇÕES SOCIAIS,
afetando diretamente a "sociedade do conhecimento", fazendo com que a administração escolar tenha que tomar novas medidas e construções que objetivam:
 enrijecer as gestões já existentes para que a administração da escola não se deixe influenciar pelas transformações, afetando a disciplina e a aquisição do conhecimento.
 uma administração mais rígida e disciplinar, para restabelecer a ordem na escola e a qualidade de ensino, suplantadas pela condição atual da sociedade moderna.
 mudar a gestão exercida nas escolas, desde que os gestores não percam a autoridade, para não afetar a administração das escolas e consequentemente o seu ensino.
 alargar o conceito de escola, reforçando sua autonomia, com uma visão ampliada sobre os conceitos que envolvem uma instituição de ensino, adotando gestões mais adaptadas à diversidade das situações existentes.

2. QUAIS SÃO OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS NA CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA?
Participação dos profissionais e da comunidade escolar, elaboração do projeto pedagógico da escola e autonomia pedagógica e administrativa.
 Participação dos colaboradores e da comunidade, autonomia aos colaboradores em busca do autogerenciamento, sem discussão do projeto político pedagógico.
 Submissão do corpo docente, distanciamento da comunidade, concentração da elaboração do projeto político pedagógico e decisões administrativas pelo diretor.
 Participação apenas dos profissionais técnico-administrativos na elaboração do projeto pedagógico o qual os demais integrantes da escola devem seguir.

3. A GESTÃO DA EDUCAÇÃO CARACTERIZA-SE POR SER UM PROCESSO:
de intermediação entre os setores de funcionamento de uma instituição de ensino.
 que define o currículo escolar, que não pode ser alterado ao longo do ano letivo.
 de tomada de decisões sobre objetivos, finalidades, o que e como se ensina.
 de tomada de decisões sobre recrutamento e seleção de professores que transmitirão o conhecimento.

4. O QUE VEM A SER DIREÇÃO?
 Função disposta hierarquicamente em organizações que se destaca das demais por ser a detentora da verdade e dos caminhos que a organização deve seguir.
 Função de utilização do poder, a fim de estabelecer as normas rígidas de conduta dos envolvidos em um determinado regime de atividade.
 Função de gerenciar a estrutura já existente, a fim de manter a empresa/a instituição inalterável frente às transformações sociais.
 Função que assegura a manutenção de uma estrutura e o regime de uma atividade na realização de um programa/projeto.



1. EM QUE SE CONSTITUI A GESTÃO DA EDUCAÇÃO?

·                                  É a responsabilidade pela direção e pela qualidade da educação e do processo educacional.
·                                  Em maneiras de se conduzir a organização das instituições escolares, orientadas pelo MEC.
·                                  Simplesmente na administração escolar com o objetivo de maior obtenção de lucros para a instituição.
·                                  Em teorias em torno do ensino e aprendizagem e suas aplicações práticas no cotidiano escolar.

2. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS GESTORES?

·                                  Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos.
·                                  Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente fazendo-o lutar contra as transformações.
·                                  Que aceitem as transformações como um processo natural de desenvolvimento sem que este afete a organização escolar.
·                                  Que repensem a função social, os limites e as possibilidades educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças.

3. QUAL É A QUESTÃO ESSENCIAL DA ESCOLA HOJE, NO QUE DIZ RESPEITO À FORMAÇÃO HUMANA?

·                                  As relações interpessoais.
·                                  As políticas administrativas.
·                                  As transformações sociais.
·                                  A qualidade da formação.

4. O QUE ENGLOBA O CONCEITO DE AVALIAÇÃO?

·                                  É um processo de análise ou julgamento da prática, visando criar um ranking dos melhores alunos da classe e da escola.
·                                  É um processo de acompanhamento, avaliando a instituição e o desempenho dos seus agentes educacionais.
·                                  Trata-se de um modo de quantificar o desempenho do aluno apenas para verificar se o trabalho do professor está sendo bem feito.
 Serve para mensurar, quantificar, é um processo de diferenciação entre polaridades (mais/menos).


1. A GESTÃO DA EDUCAÇÃO CARACTERIZA-SE POR SER UM PROCESSO:
·                             de intermediação entre os setores de funcionamento de uma instituição de ensino.
·                             que define o currículo escolar.
·                             de tomada de decisões sobre recrutamento e seleção de professores que transmitirão o conhecimento.
·                             de tomada de decisões sobre objetivos, finalidades, o que e como se ensina.

2. A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO VEM GANHANDO ESPAÇO NA ATUALIDADE.
·                             Uma das ações propostas para a melhoria da capacitação profissional de profissionais da educação foi:
·                             a capacitação de dirigentes.
·                             a revisão dos conteúdos e currículos.
·                             a reelaboração dos projetos pedagógicos.
·                             o afastamento de profissionais não-qualificados.

3. O QUE ENGLOBA O CONCEITO DE AVALIAÇÃO?
·         I. Serve para mensurar, quantificar, é um processo de diferenciação entre polaridades (mais - menos).
II. É um processo de análise ou julgamento da prática.
III. É um processo de acompanhamento, avaliando a instituição e o desempenho dos agentes.

De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
·                             A afirmativa I está correta.
·                             As afirmativas I e II estão corretas.
·                             As afirmativas II e III estão corretas.
·                             A afirmativa II está correta.

4. COMO SE PERCEBE A GESTÃO DA EDUCAÇÃO E O SEU DESENVOLVIMENTO NA ESCOLA?
·                             No funcionamento dos setores administrativos.
·                             Em todos os âmbitos da escola, especialmente na sala de aula.
·                             Na prática pedagógica do corpo docente.
·                             No Projeto Político Pedagógico

3. O sucesso de uma escola é medido
•      Pelo seu tamanho físico.
•      Pelo comprometimento do gestor.
•      Pela quantidade de alunos.
•      Pelo desempenho de seus alunos.(correta)

4. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS
GESTORES?
• Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente
fazendo-o lutar contra as transformações.
• Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem
qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos
pedagógicos.
• Que repensem a função social, os limites e as possibilidades
educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças. (correta)
• Que aceitem as transformações como um processo natural de
desenvolvimento sem que este afete a organização escolar.

2. COMO OS GESTORES PODEM TRABALHAR A PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE ESCOLAR NA
ESCOLA? 
   - Estabelecendo que cada profissional elabore um Projeto Político
   Pedagógico, dentre os quais um será selecionado para representar a escola.
   - Contando com o empenho de alguns setores da escola para que possam
   redigir o Projeto Político Pedagógico, sem muita discussão.
   - Elaborando o Projeto Político Pedagógico sem contar com a participação
   de todos os setores.
   - * Trabalhando a concepção da escola, em conjunto com os professores,
   para então definirem o Projeto Político Pedagógico e o trabalho pedagógico
   de todos os profissionais.*
 

3. O QUE VEM A SER DIREÇÃO? 
   - * Função que assegura a manutenção de uma estrutura e o regime de uma
   atividade na realização de um programa/projeto.* 
   
- Função de gerenciar a estrutura já existente, a fim de manter a
   empresa/a instituição inalterável frente às transformações sociais.
   - Utilização do poder, a fim de estabelecer as normas de conduta dos
   envolvidos em um determinado regime de atividade.
   - Uma função disposta hierarquicamente em organizações que se destaca das
   demais por ser a detentora da verdade e dos caminhos que a organização deve
   seguir. 

4. QUANDO UM PROFISSIONAL SE COLOCA A SERVIÇO DA GESTÃO ESCOLAR, 
   - apresenta mais dificuldades em ser um "dirigente", caracterizando-se
   mais como um administrador. Os verdadeiros dirigentes devem ser líderes que
   mobilizam recursos: 
   - físicos, utópicos e teóricos para reformular os caminhos da educação no
   Brasil.
   - físicos, políticos e teóricos para reestruturação da educação.
   - * humanos, políticos e ideológicos para uma transformação substantiva
   na educação.* 
  
 - financeiros, teoria e utopia para o crescimento da escola.

1. O COMPROMISSO COM A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA É HOJE MUITO
IMPORTANTE.
•     O tipo de educação que uma gestão da educação competente e
democrática deve almejar é uma educação simultaneamente: 
•      disciplinada e amorosa. (correta) 
         rígida e afetuosa.
•      burocrática e inflexível.
•      autônoma e autossuficiente.

2. QUAL É O BINÔMIO INSEPARÁVEL PARA A EXCELÊNCIA DO TRABALHO DA
SUPERVISÃO OU COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA?
•      Planejamento e avaliação. (correta) 
•      Gestão e plítica
•      Política e planejamento.
•      Avaliação e orientação.

3. O sucesso de uma escola é medido
•      Pelo seu tamanho físico.
•      Pelo comprometimento do gestor.
•      Pela quantidade de alunos.
•      Pelo desempenho de seus alunos.(correta)

4. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS
GESTORES?
•      Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente
fazendo-o lutar contra as transformações.
•      Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem
qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos
pedagógicos. 

•      Que repensem a função social, os limites e as possibilidades
educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças. (correta) 
•      
Que aceitem as transformações como um processo natural de
desenvolvimento sem que este afete a organização escolar. 


1. O QUE A ESCOLA PODE FAZER PARA SER REVALORIZADA PELA COMUNIDADE, FAVORECENDO O DIÁLOGO E A APROXIMAÇÃO?
 Palestras explicativas para os alunos.
 Propagandas.
 Eventos culturais e desportivos para todos.
 Encontros obrigatórios.

2. COMO OS GESTORES PODEM TRABALHAR A PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE ESCOLAR NA ESCOLA?
 Estabelecendo que cada profissional elabore um Projeto Político Pedagógico, dentre os quais um será selecionado para representar a escola.
 Contando com o empenho de alguns setores da escola para que possam redigir o Projeto Político Pedagógico, sem muita discussão.
 Elaborando o Projeto Político Pedagógico sem contar com a participação de todos os setores.
 Trabalhando a concepção da escola, em conjunto com os professores, para então definirem o Projeto Político Pedagógico e o trabalho pedagógico de todos os profissionais.

3. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS GESTORES?
 Que repensem a função social, os limites e as possibilidades educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças.
 Que aceitem as transformações como um processo natural de desenvolvimento sem que este afete a organização escolar.
 Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos.
 Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente fazendo-o lutar contra as transformações.

4. A NOSSA SOCIEDADE TEM PASSADO POR PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES NO QUE CONCERNE AO MUNDO DO TRABALHO E DAS RELAÇÕES SOCIAIS,
afetando diretamente a "sociedade do conhecimento", fazendo com que a administração escolar tenha que tomar novas medidas e construções que objetivam:
 enrijecer as gestões já existentes para que a administração da escola não se deixe influenciar pelas transformações, afetando a disciplina e a aquisição do conhecimento.
 uma administração mais rígida e disciplinar, para restabelecer a ordem na escola e a qualidade de ensino, suplantadas pela condição atual da sociedade moderna.
 mudar a gestão exercida nas escolas, desde que os gestores não percam a autoridade, para não afetar a administração das escolas e consequentemente o seu ensino.
 alargar o conceito de escola, reforçando sua autonomia, com uma visão ampliada sobre os conceitos que envolvem uma instituição de ensino, adotando gestões mais adaptadas à diversidade das situações existentes.
Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final : 2
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
2. QUAIS SÃO OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS NA CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA?
Participação dos profissionais e da comunidade escolar, elaboração do projeto pedagógico da escola e autonomia pedagógica e administrativa.
 Participação dos colaboradores e da comunidade, autonomia aos colaboradores em busca do autogerenciamento, sem discussão do projeto político pedagógico.
 Submissão do corpo docente, distanciamento da comunidade, concentração da elaboração do projeto político pedagógico e decisões administrativas pelo diretor.
 Participação apenas dos profissionais técnico-administrativos na elaboração do projeto pedagógico o qual os demais integrantes da escola devem seguir.

3. A GESTÃO DA EDUCAÇÃO CARACTERIZA-SE POR SER UM PROCESSO:
de intermediação entre os setores de funcionamento de uma instituição de ensino.
 que define o currículo escolar, que não pode ser alterado ao longo do ano letivo.
 de tomada de decisões sobre objetivos, finalidades, o que e como se ensina.
 de tomada de decisões sobre recrutamento e seleção de professores que transmitirão o conhecimento.

4. O QUE VEM A SER DIREÇÃO?
 Função disposta hierarquicamente em organizações que se destaca das demais por ser a detentora da verdade e dos caminhos que a organização deve seguir.
 Função de utilização do poder, a fim de estabelecer as normas rígidas de conduta dos envolvidos em um determinado regime de atividade.
 Função de gerenciar a estrutura já existente, a fim de manter a empresa/a instituição inalterável frente às transformações sociais.
 Função que assegura a manutenção de uma estrutura e o regime de uma atividade na realização de um programa/projeto.

1. EM QUE SE CONSTITUI A GESTÃO DA EDUCAÇÃO?

·                                  É a responsabilidade pela direção e pela qualidade da educação e do processo educacional.
·                                  Em maneiras de se conduzir a organização das instituições escolares, orientadas pelo MEC.
·                                  Simplesmente na administração escolar com o objetivo de maior obtenção de lucros para a instituição.
·                                  Em teorias em torno do ensino e aprendizagem e suas aplicações práticas no cotidiano escolar.
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2. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS GESTORES?

·                                  Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos.
·                                  Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente fazendo-o lutar contra as transformações.
·                                  Que aceitem as transformações como um processo natural de desenvolvimento sem que este afete a organização escolar.
·                                  Que repensem a função social, os limites e as possibilidades educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças.
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3. QUAL É A QUESTÃO ESSENCIAL DA ESCOLA HOJE, NO QUE DIZ RESPEITO À FORMAÇÃO HUMANA?

·                                  As relações interpessoais.
·                                  As políticas administrativas.
·                                  As transformações sociais.
·                                  A qualidade da formação.
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4. O QUE ENGLOBA O CONCEITO DE AVALIAÇÃO?

·                                  É um processo de análise ou julgamento da prática, visando criar um ranking dos melhores alunos da classe e da escola.
·                                  É um processo de acompanhamento, avaliando a instituição e o desempenho dos seus agentes educacionais.
·                                  Trata-se de um modo de quantificar o desempenho do aluno apenas para verificar se o trabalho do professor está sendo bem feito.
 Serve para mensurar, quantificar, é um processo de diferenciação entre polaridades (mais/menos).


1. A GESTÃO DA EDUCAÇÃO CARACTERIZA-SE POR SER UM PROCESSO:
·                             de intermediação entre os setores de funcionamento de uma instituição de ensino.
·                             que define o currículo escolar.
·                             de tomada de decisões sobre recrutamento e seleção de professores que transmitirão o conhecimento.
·                             de tomada de decisões sobre objetivos, finalidades, o que e como se ensina.
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2. A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO VEM GANHANDO ESPAÇO NA ATUALIDADE.
·                             Uma das ações propostas para a melhoria da capacitação profissional de profissionais da educação foi:
·                             a capacitação de dirigentes.
·                             a revisão dos conteúdos e currículos.
·                             a reelaboração dos projetos pedagógicos.
·                             o afastamento de profissionais não-qualificados.
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3. O QUE ENGLOBA O CONCEITO DE AVALIAÇÃO?
·         I. Serve para mensurar, quantificar, é um processo de diferenciação entre polaridades (mais - menos).
II. É um processo de análise ou julgamento da prática.
III. É um processo de acompanhamento, avaliando a instituição e o desempenho dos agentes.

De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
·                             A afirmativa I está correta.
·                             As afirmativas I e II estão corretas.
·                             As afirmativas II e III estão corretas.
·                             A afirmativa II está correta.
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4. COMO SE PERCEBE A GESTÃO DA EDUCAÇÃO E O SEU DESENVOLVIMENTO NA ESCOLA?

·                             No funcionamento dos setores administrativos.
·                             Em todos os âmbitos da escola, especialmente na sala de aula.
·                             Na prática pedagógica do corpo docente.
·                             No Projeto Político Pedagógico

1. O COMPROMISSO COM A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA É HOJE MUITO
IMPORTANTE.
•     O tipo de educação que uma gestão da educação competente e
democrática deve almejar é uma educação simultaneamente:
•      disciplinada e amorosa. (correta) •      rígida e afetuosa.
•      burocrática e inflexível.
•      autônoma e autossuficiente.

2. QUAL É O BINÔMIO INSEPARÁVEL PARA A EXCELÊNCIA DO TRABALHO DA
SUPERVISÃO OU COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA?
•      Planejamento e avaliação. (correta) •      Gestão e política.
•      Política e planejamento.
•      Avaliação e orientação.

3. O sucesso de uma escola é medido
•      Pelo seu tamanho físico.
•      Pelo comprometimento do gestor.
•      Pela quantidade de alunos.
•      Pelo desempenho de seus alunos.(correta)

4. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS
GESTORES?
• Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente
fazendo-o lutar contra as transformações.
• Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem
qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos
pedagógicos.
• Que repensem a função social, os limites e as possibilidades
educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças. (correta)

• Que aceitem as transformações como um processo natural de
desenvolvimento sem que este afete a organização escolar.
1. QUAL É O PRINCÍPIO NORTEADOR DE UM PROJETO PEDAGÓGICO?
   - Estabelecê-lo como manual, o qual deve ser seguido igualmente por todos
   os envolvidos no processo educacional.
   - * A intencionalidade, isto é, algo que se apresenta como desejado e
   necessário.*
  - (confirmar as alternativas corretas)
   - Liberação de funcionamento da escola.
   - A administração escolar.

2. COMO OS GESTORES PODEM TRABALHAR A PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE ESCOLAR NA
ESCOLA?

   - Estabelecendo que cada profissional elabore um Projeto Político
   Pedagógico, dentre os quais um será selecionado para representar a escola.
   - Contando com o empenho de alguns setores da escola para que possam
   redigir o Projeto Político Pedagógico, sem muita discussão.
   - Elaborando o Projeto Político Pedagógico sem contar com a participação
   de todos os setores.
   - * Trabalhando a concepção da escola, em conjunto com os professores,
   para então definirem o Projeto Político Pedagógico e o trabalho pedagógico
   de todos os profissionais.*

3. O QUE VEM A SER DIREÇÃO?
   - * Função que assegura a manutenção de uma estrutura e o regime de uma
   atividade na realização de um programa/projeto.*
   - Função de gerenciar a estrutura já existente, a fim de manter a
   empresa/a instituição inalterável frente às transformações sociais.
   - Utilização do poder, a fim de estabelecer as normas de conduta dos
   envolvidos em um determinado regime de atividade.
   - Uma função disposta hierarquicamente em organizações que se destaca das
   demais por ser a detentora da verdade e dos caminhos que a organização deve
   seguir.

4. QUANDO UM PROFISSIONAL SE COLOCA A SERVIÇO DA GESTÃO ESCOLAR,
   - apresenta mais dificuldades em ser um "dirigente", caracterizando-se
   mais como um administrador. Os verdadeiros dirigentes devem ser líderes que
   mobilizam recursos:

   - físicos, utópicos e teóricos para reformular os caminhos da educação no
   Brasil.
   - físicos, políticos e teóricos para reestruturação da educação.
   - * humanos, políticos e ideológicos para uma transformação substantiva
   na educação.*
   - financeiros, teoria e utopia para o crescimento da escola.

1. O COMPROMISSO COM A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA É HOJE MUITO
IMPORTANTE.
•     O tipo de educação que uma gestão da educação competente e
democrática deve almejar é uma educação simultaneamente:
•      disciplinada e amorosa. (correta) •      rígida e afetuosa.
•      burocrática e inflexível.
•      autônoma e autossuficiente.

2. QUAL É O BINÔMIO INSEPARÁVEL PARA A EXCELÊNCIA DO TRABALHO DA
SUPERVISÃO OU COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA?
•      Planejamento e avaliação. (correta)
•      Gestão e política.
•      Política e planejamento.
•      Avaliação e orientação.

3. O sucesso de uma escola é medido
•      Pelo seu tamanho físico.
•      Pelo comprometimento do gestor.
•      Pela quantidade de alunos.
•      Pelo desempenho de seus alunos.(correta)

4. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS
GESTORES?
•      Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente
fazendo-o lutar contra as transformações.
•      Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem
qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos
pedagógicos. 
      
Que repensem a função social, os limites e as possibilidades
educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças. (correta)
•      

Que aceitem as transformações como um processo natural de
desenvolvimento sem que este afete a organização escolar.



Prova concluida com sucesso!!!

Resultado final : 2

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR





4. O Projeto Político-Pedagógico, de acordo com a Lei 9.394/96, caracteriza-se por ser um documento
  • que delineia a identidade da escola, limitando a sua atuação de forma a impossibilitar ações diversas das que determina.
  • que visa instituir as diretrizes nacionais, estaduais e municipais de educação, regendo a atuação das instituições escolares em todo o âmbito nacional.(CORRETA)
  • que delineia a identidade da escola e a sua ação, sendo o seu instrumento mais importante, que deve ser elaborado coletivamente, transmitindo a realidade da prática educacional, visando à qualidade de ensino.
  • elaborado exclusivamente pelo gestor, não cabendo a participação de nenhum membro do corpo escolar, estabelecendo as diretrizes de funcionamento da escola.
Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final : 1.5
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
1. EM QUE SE CONSTITUI A GESTÃO DA EDUCAÇÃO?

·                                  É a responsabilidade pela direção e pela qualidade da educação e do processo educacional.
·                                  Em maneiras de se conduzir a organização das instituições escolares, orientadas pelo MEC.
·                                  Simplesmente na administração escolar com o objetivo de maior obtenção de lucros para a instituição.
·                                  Em teorias em torno do ensino e aprendizagem e suas aplicações práticas no cotidiano escolar
2. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS GESTORES?

·                                  Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos.
·                                  Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente fazendo-o lutar contra as transformações.
·                                  Que aceitem as transformações como um processo natural de desenvolvimento sem que este afete a organização escolar.
·                                  Que repensem a função social, os limites e as possibilidades educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças.
3. QUAL É A QUESTÃO ESSENCIAL DA ESCOLA HOJE, NO QUE DIZ RESPEITO À FORMAÇÃO HUMANA?

·                                  As relações interpessoais.
·                                  As políticas administrativas.
·                                  As transformações sociais.
·                                  A qualidade da formação.
4. O QUE ENGLOBA O CONCEITO DE AVALIAÇÃO?

·                                  É um processo de análise ou julgamento da prática, visando criar um ranking dos melhores alunos da classe e da escola.
·                                  É um processo de acompanhamento, avaliando a instituição e o desempenho dos seus agentes educacionais.
·                                  Trata-se de um modo de quantificar o desempenho do aluno apenas para verificar se o trabalho do professor está sendo bem feito.
·                                  Serve para mensurar, quantificar, é um processo de diferenciação entre polaridades (mais/menos).

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
1. Segue
Para que uma escola consiga realizar mudanças na sua atuação, deve prestar muita atenção e cuidado na cultura organizacional. Nenhuma mudança positiva acontece se não passar pela cultura organizacional. Portanto, é necessário estar atento aos fatores

<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->externos em relação à escola.
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->internos em relação à escola.
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->endógenos e exógenos à escola.
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->econômicos a respeito da escola.
2. O sucesso de uma escola é medido

<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Pelo seu tamanho físico.
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Pela quantidade de alunos.
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Pelo comprometimento do gestor.
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Pelo desempenho de seus alunos.
3. EM QUE SE CONSTITUI A GESTÃO DA EDUCAÇÃO?

<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->É a responsabilidade pela direção e pela qualidade da educação e do processo educacional.
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Simplesmente na administração escolar com o objetivo de maior obtenção de lucros para a instituição.
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Em teorias em torno do ensino e aprendizagem e suas aplicações práticas no cotidiano escolar.
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Em maneiras de se conduzir a organização das instituições escolares, orientadas pelo MEC.
4. QUAIS SÃO OS CONTEÚDOS DO TRABALHO PROFISSIONAL DA SUPERVISÃO?

<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Avaliação, política e docência.
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Política, planejamento, gestão e avaliação.
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Gestão, orientação a pais e docência.
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Orientação a pais e avaliação.
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Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final : 2
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

1. O COMPROMISSO COM A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA É HOJE MUITO IMPORTANTE.
O tipo de educação que uma gestão da educação competente e democrática deve almejar é uma educação simultaneamente:
 burocrática e inflexível.
 disciplinada e amorosa.
 autônoma e autossuficiente.
 rígida e afetuosa.

2. QUAIS SÃO OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS NA CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA?
Submissão do corpo docente, distanciamento da comunidade, concentração da elaboração do projeto político pedagógico e decisões administrativas pelo diretor.
 Participação dos profissionais e da comunidade escolar, elaboração do projeto pedagógico da escola e autonomia pedagógica e administrativa.
 Participação apenas dos profissionais técnico-administrativos na elaboração do projeto pedagógico o qual os demais integrantes da escola devem seguir.
 Participação dos colaboradores e da comunidade, autonomia aos colaboradores em busca do autogerenciamento, sem discussão do projeto político pedagógico.

3. O QUE A ESCOLA PODE FAZER PARA SER REVALORIZADA PELA COMUNIDADE, FAVORECENDO O DIÁLOGO E A APROXIMAÇÃO?
Propagandas.
 Palestras explicativas para os alunos.
 Encontros obrigatórios.
 Eventos culturais e desportivos para todos.

4. A NOSSA SOCIEDADE TEM PASSADO POR PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES NO QUE CONCERNE AO MUNDO DO TRABALHO E DAS RELAÇÕES SOCIAIS,
afetando diretamente a "sociedade do conhecimento", fazendo com que a administração escolar tenha que tomar novas medidas e construções que objetivam:
mudar a gestão exercida nas escolas, desde que os gestores não percam a autoridade, para não afetar a administração das escolas e consequentemente o seu ensino.
 uma administração mais rígida e disciplinar, para restabelecer a ordem na escola e a qualidade de ensino, suplantadas pela condição atual da sociedade moderna.
 enrijecer as gestões já existentes para que a administração da escola não se deixe influenciar pelas transformações, afetando a disciplina e a aquisição do conhecimento.
 alargar o conceito de escola, reforçando sua autonomia, com uma visão ampliada sobre os conceitos que envolvem uma instituição de ensino, adotando gestões mais adaptadas à diversidade das situações existentes.


1. O QUE A ESCOLA PODE FAZER PARA SER REVALORIZADA PELA COMUNIDADE, FAVORECENDO O DIÁLOGO E A APROXIMAÇÃO?
 Palestras explicativas para os alunos.
 Propagandas.
 Eventos culturais e desportivos para todos.
 Encontros obrigatórios.

2. COMO OS GESTORES PODEM TRABALHAR A PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE ESCOLAR NA ESCOLA?
 Estabelecendo que cada profissional elabore um Projeto Político Pedagógico, dentre os quais um será selecionado para representar a escola.
 Contando com o empenho de alguns setores da escola para que possam redigir o Projeto Político Pedagógico, sem muita discussão.
 Elaborando o Projeto Político Pedagógico sem contar com a participação de todos os setores.
 Trabalhando a concepção da escola, em conjunto com os professores, para então definirem o Projeto Político Pedagógico e o trabalho pedagógico de todos os profissionais.

3. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS GESTORES?
 Que repensem a função social, os limites e as possibilidades educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças.
 Que aceitem as transformações como um processo natural de desenvolvimento sem que este afete a organização escolar.
 Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos.
 Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente fazendo-o lutar contra as transformações.

4. A NOSSA SOCIEDADE TEM PASSADO POR PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES NO QUE CONCERNE AO MUNDO DO TRABALHO E DAS RELAÇÕES SOCIAIS,
afetando diretamente a "sociedade do conhecimento", fazendo com que a administração escolar tenha que tomar novas medidas e construções que objetivam:
 enrijecer as gestões já existentes para que a administração da escola não se deixe influenciar pelas transformações, afetando a disciplina e a aquisição do conhecimento.
 uma administração mais rígida e disciplinar, para restabelecer a ordem na escola e a qualidade de ensino, suplantadas pela condição atual da sociedade moderna.
 mudar a gestão exercida nas escolas, desde que os gestores não percam a autoridade, para não afetar a administração das escolas e consequentemente o seu ensino.
 alargar o conceito de escola, reforçando sua autonomia, com uma visão ampliada sobre os conceitos que envolvem uma instituição de ensino, adotando gestões mais adaptadas à diversidade das situações existentes.

2. QUAIS SÃO OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS NA CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA?
Participação dos profissionais e da comunidade escolar, elaboração do projeto pedagógico da escola e autonomia pedagógica e administrativa.
 Participação dos colaboradores e da comunidade, autonomia aos colaboradores em busca do autogerenciamento, sem discussão do projeto político pedagógico.
 Submissão do corpo docente, distanciamento da comunidade, concentração da elaboração do projeto político pedagógico e decisões administrativas pelo diretor.
 Participação apenas dos profissionais técnico-administrativos na elaboração do projeto pedagógico o qual os demais integrantes da escola devem seguir.

3. A GESTÃO DA EDUCAÇÃO CARACTERIZA-SE POR SER UM PROCESSO:
de intermediação entre os setores de funcionamento de uma instituição de ensino.
 que define o currículo escolar, que não pode ser alterado ao longo do ano letivo.
 de tomada de decisões sobre objetivos, finalidades, o que e como se ensina.
 de tomada de decisões sobre recrutamento e seleção de professores que transmitirão o conhecimento.

4. O QUE VEM A SER DIREÇÃO?
 Função disposta hierarquicamente em organizações que se destaca das demais por ser a detentora da verdade e dos caminhos que a organização deve seguir.
 Função de utilização do poder, a fim de estabelecer as normas rígidas de conduta dos envolvidos em um determinado regime de atividade.
 Função de gerenciar a estrutura já existente, a fim de manter a empresa/a instituição inalterável frente às transformações sociais.
 Função que assegura a manutenção de uma estrutura e o regime de uma atividade na realização de um programa/projeto.



1. EM QUE SE CONSTITUI A GESTÃO DA EDUCAÇÃO?

·                                  É a responsabilidade pela direção e pela qualidade da educação e do processo educacional.
·                                  Em maneiras de se conduzir a organização das instituições escolares, orientadas pelo MEC.
·                                  Simplesmente na administração escolar com o objetivo de maior obtenção de lucros para a instituição.
·                                  Em teorias em torno do ensino e aprendizagem e suas aplicações práticas no cotidiano escolar.

2. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS GESTORES?

·                                  Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos.
·                                  Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente fazendo-o lutar contra as transformações.
·                                  Que aceitem as transformações como um processo natural de desenvolvimento sem que este afete a organização escolar.
·                                  Que repensem a função social, os limites e as possibilidades educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças.

3. QUAL É A QUESTÃO ESSENCIAL DA ESCOLA HOJE, NO QUE DIZ RESPEITO À FORMAÇÃO HUMANA?

·                                  As relações interpessoais.
·                                  As políticas administrativas.
·                                  As transformações sociais.
·                                  A qualidade da formação.

4. O QUE ENGLOBA O CONCEITO DE AVALIAÇÃO?

·                                  É um processo de análise ou julgamento da prática, visando criar um ranking dos melhores alunos da classe e da escola.
·                                  É um processo de acompanhamento, avaliando a instituição e o desempenho dos seus agentes educacionais.
·                                  Trata-se de um modo de quantificar o desempenho do aluno apenas para verificar se o trabalho do professor está sendo bem feito.
 Serve para mensurar, quantificar, é um processo de diferenciação entre polaridades (mais/menos).


1. A GESTÃO DA EDUCAÇÃO CARACTERIZA-SE POR SER UM PROCESSO:
·                             de intermediação entre os setores de funcionamento de uma instituição de ensino.
·                             que define o currículo escolar.
·                             de tomada de decisões sobre recrutamento e seleção de professores que transmitirão o conhecimento.
·                             de tomada de decisões sobre objetivos, finalidades, o que e como se ensina.

2. A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO VEM GANHANDO ESPAÇO NA ATUALIDADE.
·                             Uma das ações propostas para a melhoria da capacitação profissional de profissionais da educação foi:
·                             a capacitação de dirigentes.
·                             a revisão dos conteúdos e currículos.
·                             a reelaboração dos projetos pedagógicos.
·                             o afastamento de profissionais não-qualificados.

3. O QUE ENGLOBA O CONCEITO DE AVALIAÇÃO?
·         I. Serve para mensurar, quantificar, é um processo de diferenciação entre polaridades (mais - menos).
II. É um processo de análise ou julgamento da prática.
III. É um processo de acompanhamento, avaliando a instituição e o desempenho dos agentes.

De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
·                             A afirmativa I está correta.
·                             As afirmativas I e II estão corretas.
·                             As afirmativas II e III estão corretas.
·                             A afirmativa II está correta.

4. COMO SE PERCEBE A GESTÃO DA EDUCAÇÃO E O SEU DESENVOLVIMENTO NA ESCOLA?
·                             No funcionamento dos setores administrativos.
·                             Em todos os âmbitos da escola, especialmente na sala de aula.
·                             Na prática pedagógica do corpo docente.
·                             No Projeto Político Pedagógico

3. O sucesso de uma escola é medido
•      Pelo seu tamanho físico.
•      Pelo comprometimento do gestor.
•      Pela quantidade de alunos.
•      Pelo desempenho de seus alunos.(correta)

4. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS
GESTORES?
• Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente
fazendo-o lutar contra as transformações.
• Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem
qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos
pedagógicos.
• Que repensem a função social, os limites e as possibilidades
educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças. (correta)
• Que aceitem as transformações como um processo natural de
desenvolvimento sem que este afete a organização escolar.

2. COMO OS GESTORES PODEM TRABALHAR A PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE ESCOLAR NA
ESCOLA? 
   - Estabelecendo que cada profissional elabore um Projeto Político
   Pedagógico, dentre os quais um será selecionado para representar a escola.
   - Contando com o empenho de alguns setores da escola para que possam
   redigir o Projeto Político Pedagógico, sem muita discussão.
   - Elaborando o Projeto Político Pedagógico sem contar com a participação
   de todos os setores.
   - * Trabalhando a concepção da escola, em conjunto com os professores,
   para então definirem o Projeto Político Pedagógico e o trabalho pedagógico
   de todos os profissionais.*
 

3. O QUE VEM A SER DIREÇÃO? 
   - * Função que assegura a manutenção de uma estrutura e o regime de uma
   atividade na realização de um programa/projeto.* 
   
- Função de gerenciar a estrutura já existente, a fim de manter a
   empresa/a instituição inalterável frente às transformações sociais.
   - Utilização do poder, a fim de estabelecer as normas de conduta dos
   envolvidos em um determinado regime de atividade.
   - Uma função disposta hierarquicamente em organizações que se destaca das
   demais por ser a detentora da verdade e dos caminhos que a organização deve
   seguir. 

4. QUANDO UM PROFISSIONAL SE COLOCA A SERVIÇO DA GESTÃO ESCOLAR, 
   - apresenta mais dificuldades em ser um "dirigente", caracterizando-se
   mais como um administrador. Os verdadeiros dirigentes devem ser líderes que
   mobilizam recursos: 
   - físicos, utópicos e teóricos para reformular os caminhos da educação no
   Brasil.
   - físicos, políticos e teóricos para reestruturação da educação.
   - * humanos, políticos e ideológicos para uma transformação substantiva
   na educação.* 
  
 - financeiros, teoria e utopia para o crescimento da escola.

1. O COMPROMISSO COM A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA É HOJE MUITO
IMPORTANTE.
•     O tipo de educação que uma gestão da educação competente e
democrática deve almejar é uma educação simultaneamente: 
•      disciplinada e amorosa. (correta) 
         rígida e afetuosa.
•      burocrática e inflexível.
•      autônoma e autossuficiente.

2. QUAL É O BINÔMIO INSEPARÁVEL PARA A EXCELÊNCIA DO TRABALHO DA
SUPERVISÃO OU COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA?
•      Planejamento e avaliação. (correta) 
•      Gestão e plítica
•      Política e planejamento.
•      Avaliação e orientação.

3. O sucesso de uma escola é medido
•      Pelo seu tamanho físico.
•      Pelo comprometimento do gestor.
•      Pela quantidade de alunos.
•      Pelo desempenho de seus alunos.(correta)

4. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS
GESTORES?
•      Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente
fazendo-o lutar contra as transformações.
•      Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem
qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos
pedagógicos. 

•      Que repensem a função social, os limites e as possibilidades
educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças. (correta) 
•      
Que aceitem as transformações como um processo natural de
desenvolvimento sem que este afete a organização