Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final : 2
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
1. O COMPROMISSO COM A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA É HOJE MUITO IMPORTANTE.
O tipo de educação que uma gestão da educação competente e democrática deve almejar é uma educação simultaneamente:
burocrática e inflexível.
disciplinada e amorosa.
autônoma e autossuficiente.
rígida e afetuosa.
2. QUAIS SÃO OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS NA CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA?
Submissão do corpo docente, distanciamento da comunidade, concentração da elaboração do projeto político pedagógico e decisões administrativas pelo diretor.
Participação dos profissionais e da comunidade escolar, elaboração do projeto pedagógico da escola e autonomia pedagógica e administrativa.
Participação apenas dos profissionais técnico-administrativos na elaboração do projeto pedagógico o qual os demais integrantes da escola devem seguir.
Participação dos colaboradores e da comunidade, autonomia aos colaboradores em busca do autogerenciamento, sem discussão do projeto político pedagógico.
3. O QUE A ESCOLA PODE FAZER PARA SER REVALORIZADA PELA COMUNIDADE, FAVORECENDO O DIÁLOGO E A APROXIMAÇÃO?
Propagandas.
Palestras explicativas para os alunos.
Encontros obrigatórios.
Eventos culturais e desportivos para todos.
4. A NOSSA SOCIEDADE TEM PASSADO POR PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES NO QUE CONCERNE AO MUNDO DO TRABALHO E DAS RELAÇÕES SOCIAIS,
afetando diretamente a "sociedade do conhecimento", fazendo com que a administração escolar tenha que tomar novas medidas e construções que objetivam:
mudar a gestão exercida nas escolas, desde que os gestores não percam a autoridade, para não afetar a administração das escolas e consequentemente o seu ensino.
uma administração mais rígida e disciplinar, para restabelecer a ordem na escola e a qualidade de ensino, suplantadas pela condição atual da sociedade moderna.
enrijecer as gestões já existentes para que a administração da escola não se deixe influenciar pelas transformações, afetando a disciplina e a aquisição do conhecimento.
alargar o conceito de escola, reforçando sua autonomia, com uma visão ampliada sobre os conceitos que envolvem uma instituição de ensino, adotando gestões mais adaptadas à diversidade das situações existentes.
1. O QUE A ESCOLA PODE FAZER PARA SER REVALORIZADA PELA COMUNIDADE, FAVORECENDO O DIÁLOGO E A APROXIMAÇÃO?
Palestras explicativas para os alunos.
Propagandas.
Eventos culturais e desportivos para todos.
Encontros obrigatórios.
2. COMO OS GESTORES PODEM TRABALHAR A PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE ESCOLAR NA ESCOLA?
Estabelecendo que cada profissional elabore um Projeto Político Pedagógico, dentre os quais um será selecionado para representar a escola.
Contando com o empenho de alguns setores da escola para que possam redigir o Projeto Político Pedagógico, sem muita discussão.
Elaborando o Projeto Político Pedagógico sem contar com a participação de todos os setores.
Trabalhando a concepção da escola, em conjunto com os professores, para então definirem o Projeto Político Pedagógico e o trabalho pedagógico de todos os profissionais.
3. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS GESTORES?
Que repensem a função social, os limites e as possibilidades educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças.
Que aceitem as transformações como um processo natural de desenvolvimento sem que este afete a organização escolar.
Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos.
Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente fazendo-o lutar contra as transformações.
4. A NOSSA SOCIEDADE TEM PASSADO POR PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES NO QUE CONCERNE AO MUNDO DO TRABALHO E DAS RELAÇÕES SOCIAIS,
afetando diretamente a "sociedade do conhecimento", fazendo com que a administração escolar tenha que tomar novas medidas e construções que objetivam:
enrijecer as gestões já existentes para que a administração da escola não se deixe influenciar pelas transformações, afetando a disciplina e a aquisição do conhecimento.
uma administração mais rígida e disciplinar, para restabelecer a ordem na escola e a qualidade de ensino, suplantadas pela condição atual da sociedade moderna.
mudar a gestão exercida nas escolas, desde que os gestores não percam a autoridade, para não afetar a administração das escolas e consequentemente o seu ensino.
alargar o conceito de escola, reforçando sua autonomia, com uma visão ampliada sobre os conceitos que envolvem uma instituição de ensino, adotando gestões mais adaptadas à diversidade das situações existentes.
2. QUAIS SÃO OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS NA CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA?
Participação dos profissionais e da comunidade escolar, elaboração do projeto pedagógico da escola e autonomia pedagógica e administrativa.
Participação dos colaboradores e da comunidade, autonomia aos colaboradores em busca do autogerenciamento, sem discussão do projeto político pedagógico.
Submissão do corpo docente, distanciamento da comunidade, concentração da elaboração do projeto político pedagógico e decisões administrativas pelo diretor.
Participação apenas dos profissionais técnico-administrativos na elaboração do projeto pedagógico o qual os demais integrantes da escola devem seguir.
3. A GESTÃO DA EDUCAÇÃO CARACTERIZA-SE POR SER UM PROCESSO:
de intermediação entre os setores de funcionamento de uma instituição de ensino.
que define o currículo escolar, que não pode ser alterado ao longo do ano letivo.
de tomada de decisões sobre objetivos, finalidades, o que e como se ensina.
de tomada de decisões sobre recrutamento e seleção de professores que transmitirão o conhecimento.
4. O QUE VEM A SER DIREÇÃO?
Função disposta hierarquicamente em organizações que se destaca das demais por ser a detentora da verdade e dos caminhos que a organização deve seguir.
Função de utilização do poder, a fim de estabelecer as normas rígidas de conduta dos envolvidos em um determinado regime de atividade.
Função de gerenciar a estrutura já existente, a fim de manter a empresa/a instituição inalterável frente às transformações sociais.
Função que assegura a manutenção de uma estrutura e o regime de uma atividade na realização de um programa/projeto.
1. EM QUE SE CONSTITUI A GESTÃO DA EDUCAÇÃO?
· É a responsabilidade pela direção e pela qualidade da educação e do processo educacional.
· Em maneiras de se conduzir a organização das instituições escolares, orientadas pelo MEC.
· Simplesmente na administração escolar com o objetivo de maior obtenção de lucros para a instituição.
· Em teorias em torno do ensino e aprendizagem e suas aplicações práticas no cotidiano escolar.
2. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS GESTORES?
· Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos.
· Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente fazendo-o lutar contra as transformações.
· Que aceitem as transformações como um processo natural de desenvolvimento sem que este afete a organização escolar.
· Que repensem a função social, os limites e as possibilidades educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças.
3. QUAL É A QUESTÃO ESSENCIAL DA ESCOLA HOJE, NO QUE DIZ RESPEITO À FORMAÇÃO HUMANA?
· As relações interpessoais.
· As políticas administrativas.
· As transformações sociais.
· A qualidade da formação.
4. O QUE ENGLOBA O CONCEITO DE AVALIAÇÃO?
· É um processo de análise ou julgamento da prática, visando criar um ranking dos melhores alunos da classe e da escola.
· É um processo de acompanhamento, avaliando a instituição e o desempenho dos seus agentes educacionais.
· Trata-se de um modo de quantificar o desempenho do aluno apenas para verificar se o trabalho do professor está sendo bem feito.
Serve para mensurar, quantificar, é um processo de diferenciação entre polaridades (mais/menos).
1. A GESTÃO DA EDUCAÇÃO CARACTERIZA-SE POR SER UM PROCESSO:
· de intermediação entre os setores de funcionamento de uma instituição de ensino.
· que define o currículo escolar.
· de tomada de decisões sobre recrutamento e seleção de professores que transmitirão o conhecimento.
· de tomada de decisões sobre objetivos, finalidades, o que e como se ensina.
2. A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO VEM GANHANDO ESPAÇO NA ATUALIDADE.
· Uma das ações propostas para a melhoria da capacitação profissional de profissionais da educação foi:
· a capacitação de dirigentes.
· a revisão dos conteúdos e currículos.
· a reelaboração dos projetos pedagógicos.
· o afastamento de profissionais não-qualificados.
3. O QUE ENGLOBA O CONCEITO DE AVALIAÇÃO?
· I. Serve para mensurar, quantificar, é um processo de diferenciação entre polaridades (mais - menos).
II. É um processo de análise ou julgamento da prática.
III. É um processo de acompanhamento, avaliando a instituição e o desempenho dos agentes.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
II. É um processo de análise ou julgamento da prática.
III. É um processo de acompanhamento, avaliando a instituição e o desempenho dos agentes.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
· A afirmativa I está correta.
· As afirmativas I e II estão corretas.
· As afirmativas II e III estão corretas.
· A afirmativa II está correta.
4. COMO SE PERCEBE A GESTÃO DA EDUCAÇÃO E O SEU DESENVOLVIMENTO NA ESCOLA?
· No funcionamento dos setores administrativos.
· Em todos os âmbitos da escola, especialmente na sala de aula.
· Na prática pedagógica do corpo docente.
· No Projeto Político Pedagógico
3. O sucesso de uma escola é medido
• Pelo seu tamanho físico.
• Pelo comprometimento do gestor.
• Pela quantidade de alunos.• Pelo desempenho de seus alunos.(correta)
• Pelo seu tamanho físico.
• Pelo comprometimento do gestor.
• Pela quantidade de alunos.• Pelo desempenho de seus alunos.(correta)
4. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS
GESTORES?
• Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente
fazendo-o lutar contra as transformações.
• Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem
qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos
pedagógicos.
• Que repensem a função social, os limites e as possibilidades
educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças. (correta)
educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças. (correta)
• Que aceitem as transformações como um processo natural de
desenvolvimento sem que este afete a organização escolar.
2. COMO OS GESTORES PODEM TRABALHAR A PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE ESCOLAR NA
ESCOLA?
ESCOLA?
- Estabelecendo que cada profissional elabore um Projeto Político
Pedagógico, dentre os quais um será selecionado para representar a escola.
- Contando com o empenho de alguns setores da escola para que possam
redigir o Projeto Político Pedagógico, sem muita discussão.
- Elaborando o Projeto Político Pedagógico sem contar com a participação
de todos os setores. - * Trabalhando a concepção da escola, em conjunto com os professores,
para então definirem o Projeto Político Pedagógico e o trabalho pedagógico
de todos os profissionais.*
Pedagógico, dentre os quais um será selecionado para representar a escola.
- Contando com o empenho de alguns setores da escola para que possam
redigir o Projeto Político Pedagógico, sem muita discussão.
- Elaborando o Projeto Político Pedagógico sem contar com a participação
de todos os setores. - * Trabalhando a concepção da escola, em conjunto com os professores,
para então definirem o Projeto Político Pedagógico e o trabalho pedagógico
de todos os profissionais.*
3. O QUE VEM A SER DIREÇÃO?
- * Função que assegura a manutenção de uma estrutura e o regime de uma
atividade na realização de um programa/projeto.*
atividade na realização de um programa/projeto.*
- Função de gerenciar a estrutura já existente, a fim de manter a
empresa/a instituição inalterável frente às transformações sociais.
- Utilização do poder, a fim de estabelecer as normas de conduta dos
envolvidos em um determinado regime de atividade.
- Uma função disposta hierarquicamente em organizações que se destaca das
demais por ser a detentora da verdade e dos caminhos que a organização deve
seguir.
empresa/a instituição inalterável frente às transformações sociais.
- Utilização do poder, a fim de estabelecer as normas de conduta dos
envolvidos em um determinado regime de atividade.
- Uma função disposta hierarquicamente em organizações que se destaca das
demais por ser a detentora da verdade e dos caminhos que a organização deve
seguir.
4. QUANDO UM PROFISSIONAL SE COLOCA A SERVIÇO DA GESTÃO ESCOLAR,
- apresenta mais dificuldades em ser um "dirigente", caracterizando-se
mais como um administrador. Os verdadeiros dirigentes devem ser líderes que
mobilizam recursos:
mais como um administrador. Os verdadeiros dirigentes devem ser líderes que
mobilizam recursos:
- físicos, utópicos e teóricos para reformular os caminhos da educação no
Brasil.
- físicos, políticos e teóricos para reestruturação da educação. - * humanos, políticos e ideológicos para uma transformação substantiva
na educação.*
Brasil.
- físicos, políticos e teóricos para reestruturação da educação. - * humanos, políticos e ideológicos para uma transformação substantiva
na educação.*
- financeiros, teoria e utopia para o crescimento da escola.
1. O COMPROMISSO COM A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA É HOJE MUITO
IMPORTANTE.
• O tipo de educação que uma gestão da educação competente e
democrática deve almejar é uma educação simultaneamente:
IMPORTANTE.
• O tipo de educação que uma gestão da educação competente e
democrática deve almejar é uma educação simultaneamente:
• disciplinada e amorosa. (correta)
rígida e afetuosa.
• burocrática e inflexível.
• autônoma e autossuficiente.
• burocrática e inflexível.
• autônoma e autossuficiente.
2. QUAL É O BINÔMIO INSEPARÁVEL PARA A EXCELÊNCIA DO TRABALHO DA
SUPERVISÃO OU COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA?• Planejamento e avaliação. (correta)
• Gestão e plítica
SUPERVISÃO OU COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA?• Planejamento e avaliação. (correta)
• Gestão e plítica
• Política e planejamento.
• Avaliação e orientação.
• Avaliação e orientação.
3. O sucesso de uma escola é medido
• Pelo seu tamanho físico.
• Pelo comprometimento do gestor.
• Pela quantidade de alunos.• Pelo desempenho de seus alunos.(correta)
4. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS
GESTORES?
• Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente
fazendo-o lutar contra as transformações.
• Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem
qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos
pedagógicos.
• Que repensem a função social, os limites e as possibilidades
educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças. (correta) •
educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças. (correta) •
Que aceitem as transformações como um processo natural de
desenvolvimento sem que este afete a organização escolar.
1. O QUE A ESCOLA PODE FAZER PARA SER REVALORIZADA PELA COMUNIDADE, FAVORECENDO O DIÁLOGO E A APROXIMAÇÃO?
Palestras explicativas para os alunos.
Propagandas.
Eventos culturais e desportivos para todos.
Encontros obrigatórios.
2. COMO OS GESTORES PODEM TRABALHAR A PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE ESCOLAR NA ESCOLA?
Estabelecendo que cada profissional elabore um Projeto Político Pedagógico, dentre os quais um será selecionado para representar a escola.
Contando com o empenho de alguns setores da escola para que possam redigir o Projeto Político Pedagógico, sem muita discussão.
Elaborando o Projeto Político Pedagógico sem contar com a participação de todos os setores.
Trabalhando a concepção da escola, em conjunto com os professores, para então definirem o Projeto Político Pedagógico e o trabalho pedagógico de todos os profissionais.
3. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS GESTORES?
Que repensem a função social, os limites e as possibilidades educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças.
Que aceitem as transformações como um processo natural de desenvolvimento sem que este afete a organização escolar.
Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos.
Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente fazendo-o lutar contra as transformações.
4. A NOSSA SOCIEDADE TEM PASSADO POR PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES NO QUE CONCERNE AO MUNDO DO TRABALHO E DAS RELAÇÕES SOCIAIS,
afetando diretamente a "sociedade do conhecimento", fazendo com que a administração escolar tenha que tomar novas medidas e construções que objetivam:
enrijecer as gestões já existentes para que a administração da escola não se deixe influenciar pelas transformações, afetando a disciplina e a aquisição do conhecimento.
uma administração mais rígida e disciplinar, para restabelecer a ordem na escola e a qualidade de ensino, suplantadas pela condição atual da sociedade moderna.
mudar a gestão exercida nas escolas, desde que os gestores não percam a autoridade, para não afetar a administração das escolas e consequentemente o seu ensino.
alargar o conceito de escola, reforçando sua autonomia, com uma visão ampliada sobre os conceitos que envolvem uma instituição de ensino, adotando gestões mais adaptadas à diversidade das situações existentes.
Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final : 2
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
2. QUAIS SÃO OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS NA CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA?
Participação dos profissionais e da comunidade escolar, elaboração do projeto pedagógico da escola e autonomia pedagógica e administrativa.
Participação dos colaboradores e da comunidade, autonomia aos colaboradores em busca do autogerenciamento, sem discussão do projeto político pedagógico.
Submissão do corpo docente, distanciamento da comunidade, concentração da elaboração do projeto político pedagógico e decisões administrativas pelo diretor.
Participação apenas dos profissionais técnico-administrativos na elaboração do projeto pedagógico o qual os demais integrantes da escola devem seguir.
3. A GESTÃO DA EDUCAÇÃO CARACTERIZA-SE POR SER UM PROCESSO:
de intermediação entre os setores de funcionamento de uma instituição de ensino.
que define o currículo escolar, que não pode ser alterado ao longo do ano letivo.
de tomada de decisões sobre objetivos, finalidades, o que e como se ensina.
de tomada de decisões sobre recrutamento e seleção de professores que transmitirão o conhecimento.
4. O QUE VEM A SER DIREÇÃO?
Função disposta hierarquicamente em organizações que se destaca das demais por ser a detentora da verdade e dos caminhos que a organização deve seguir.
Função de utilização do poder, a fim de estabelecer as normas rígidas de conduta dos envolvidos em um determinado regime de atividade.
Função de gerenciar a estrutura já existente, a fim de manter a empresa/a instituição inalterável frente às transformações sociais.
Função que assegura a manutenção de uma estrutura e o regime de uma atividade na realização de um programa/projeto.
Serve para mensurar, quantificar, é um processo de diferenciação entre polaridades (mais/menos).
2. QUAL É O BINÔMIO INSEPARÁVEL PARA A EXCELÊNCIA DO TRABALHO DA
SUPERVISÃO OU COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA? • Planejamento e avaliação. (correta) • Gestão e política.
• Política e planejamento.
• Avaliação e orientação.
3. O sucesso de uma escola é medido
• Pelo seu tamanho físico.
• Pelo comprometimento do gestor.
• Pela quantidade de alunos.
• Pelo desempenho de seus alunos.(correta)
4. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS
GESTORES?
• Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente
fazendo-o lutar contra as transformações.
• Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem
qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos
pedagógicos. • Que repensem a função social, os limites e as possibilidades
educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças. (correta)
• Que aceitem as transformações como um processo natural de
desenvolvimento sem que este afete a organização escolar.1. QUAL É O PRINCÍPIO NORTEADOR DE UM PROJETO PEDAGÓGICO?
- Estabelecê-lo como manual, o qual deve ser seguido igualmente por todos
os envolvidos no processo educacional.
- * A intencionalidade, isto é, algo que se apresenta como desejado e
necessário.* - (confirmar as alternativas corretas)
- Liberação de funcionamento da escola.
- A administração escolar.
2. COMO OS GESTORES PODEM TRABALHAR A PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE ESCOLAR NA
ESCOLA?
- Estabelecendo que cada profissional elabore um Projeto Político
Pedagógico, dentre os quais um será selecionado para representar a escola.
- Contando com o empenho de alguns setores da escola para que possam
redigir o Projeto Político Pedagógico, sem muita discussão.
- Elaborando o Projeto Político Pedagógico sem contar com a participação
de todos os setores.
- * Trabalhando a concepção da escola, em conjunto com os professores,
para então definirem o Projeto Político Pedagógico e o trabalho pedagógico
de todos os profissionais.*
3. O QUE VEM A SER DIREÇÃO?
- * Função que assegura a manutenção de uma estrutura e o regime de uma
atividade na realização de um programa/projeto.* - Função de gerenciar a estrutura já existente, a fim de manter a
empresa/a instituição inalterável frente às transformações sociais.
- Utilização do poder, a fim de estabelecer as normas de conduta dos
envolvidos em um determinado regime de atividade.
- Uma função disposta hierarquicamente em organizações que se destaca das
demais por ser a detentora da verdade e dos caminhos que a organização deve
seguir.
4. QUANDO UM PROFISSIONAL SE COLOCA A SERVIÇO DA GESTÃO ESCOLAR,
- apresenta mais dificuldades em ser um "dirigente", caracterizando-se
mais como um administrador. Os verdadeiros dirigentes devem ser líderes que
mobilizam recursos:
- físicos, utópicos e teóricos para reformular os caminhos da educação no
Brasil.
- físicos, políticos e teóricos para reestruturação da educação.
- * humanos, políticos e ideológicos para uma transformação substantiva
na educação.* - financeiros, teoria e utopia para o crescimento da escola.
2. QUAL É O BINÔMIO INSEPARÁVEL PARA A EXCELÊNCIA DO TRABALHO DA
SUPERVISÃO OU COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA?
• Planejamento e avaliação. (correta)
• Gestão e política.
• Política e planejamento.
• Avaliação e orientação.
3. O sucesso de uma escola é medido
• Pelo seu tamanho físico.
• Pelo comprometimento do gestor.
• Pela quantidade de alunos.
• Pelo desempenho de seus alunos.(correta)
4. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS
GESTORES?
• Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente
fazendo-o lutar contra as transformações.
• Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem
qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos
pedagógicos.
Que repensem a função social, os limites e as possibilidades
educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças. (correta) •
Que aceitem as transformações como um processo natural de
desenvolvimento sem que este afete a organização escolar.
3. O sucesso de uma escola é medido
• Pelo seu tamanho físico.
• Pelo comprometimento do gestor.
• Pela quantidade de alunos.• Pelo desempenho de seus alunos.(correta)
4. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS
GESTORES?
• Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente
fazendo-o lutar contra as transformações.
• Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem
qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos
pedagógicos.
desenvolvimento sem que este afete a organização escolar.
1. O QUE A ESCOLA PODE FAZER PARA SER REVALORIZADA PELA COMUNIDADE, FAVORECENDO O DIÁLOGO E A APROXIMAÇÃO?
Palestras explicativas para os alunos.
Propagandas.
Eventos culturais e desportivos para todos.
Encontros obrigatórios.
2. COMO OS GESTORES PODEM TRABALHAR A PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE ESCOLAR NA ESCOLA?
Estabelecendo que cada profissional elabore um Projeto Político Pedagógico, dentre os quais um será selecionado para representar a escola.
Contando com o empenho de alguns setores da escola para que possam redigir o Projeto Político Pedagógico, sem muita discussão.
Elaborando o Projeto Político Pedagógico sem contar com a participação de todos os setores.
Trabalhando a concepção da escola, em conjunto com os professores, para então definirem o Projeto Político Pedagógico e o trabalho pedagógico de todos os profissionais.
3. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS GESTORES?
Que repensem a função social, os limites e as possibilidades educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças.
Que aceitem as transformações como um processo natural de desenvolvimento sem que este afete a organização escolar.
Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos.
Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente fazendo-o lutar contra as transformações.
4. A NOSSA SOCIEDADE TEM PASSADO POR PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES NO QUE CONCERNE AO MUNDO DO TRABALHO E DAS RELAÇÕES SOCIAIS,
afetando diretamente a "sociedade do conhecimento", fazendo com que a administração escolar tenha que tomar novas medidas e construções que objetivam:
enrijecer as gestões já existentes para que a administração da escola não se deixe influenciar pelas transformações, afetando a disciplina e a aquisição do conhecimento.
uma administração mais rígida e disciplinar, para restabelecer a ordem na escola e a qualidade de ensino, suplantadas pela condição atual da sociedade moderna.
mudar a gestão exercida nas escolas, desde que os gestores não percam a autoridade, para não afetar a administração das escolas e consequentemente o seu ensino.
alargar o conceito de escola, reforçando sua autonomia, com uma visão ampliada sobre os conceitos que envolvem uma instituição de ensino, adotando gestões mais adaptadas à diversidade das situações existentes.
Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final : 2
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
2. QUAIS SÃO OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS NA CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA?
Participação dos profissionais e da comunidade escolar, elaboração do projeto pedagógico da escola e autonomia pedagógica e administrativa.
Participação dos colaboradores e da comunidade, autonomia aos colaboradores em busca do autogerenciamento, sem discussão do projeto político pedagógico.
Submissão do corpo docente, distanciamento da comunidade, concentração da elaboração do projeto político pedagógico e decisões administrativas pelo diretor.
Participação apenas dos profissionais técnico-administrativos na elaboração do projeto pedagógico o qual os demais integrantes da escola devem seguir.
3. A GESTÃO DA EDUCAÇÃO CARACTERIZA-SE POR SER UM PROCESSO:
de intermediação entre os setores de funcionamento de uma instituição de ensino.
que define o currículo escolar, que não pode ser alterado ao longo do ano letivo.
de tomada de decisões sobre objetivos, finalidades, o que e como se ensina.
de tomada de decisões sobre recrutamento e seleção de professores que transmitirão o conhecimento.
4. O QUE VEM A SER DIREÇÃO?
Função disposta hierarquicamente em organizações que se destaca das demais por ser a detentora da verdade e dos caminhos que a organização deve seguir.
Função de utilização do poder, a fim de estabelecer as normas rígidas de conduta dos envolvidos em um determinado regime de atividade.
Função de gerenciar a estrutura já existente, a fim de manter a empresa/a instituição inalterável frente às transformações sociais.
Função que assegura a manutenção de uma estrutura e o regime de uma atividade na realização de um programa/projeto.
1. EM QUE SE CONSTITUI A GESTÃO DA EDUCAÇÃO?
· É a responsabilidade pela direção e pela qualidade da educação e do processo educacional.
· Em maneiras de se conduzir a organização das instituições escolares, orientadas pelo MEC.
· Simplesmente na administração escolar com o objetivo de maior obtenção de lucros para a instituição.
· Em teorias em torno do ensino e aprendizagem e suas aplicações práticas no cotidiano escolar.
2. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS GESTORES?
· Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos.
· Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente fazendo-o lutar contra as transformações.
· Que aceitem as transformações como um processo natural de desenvolvimento sem que este afete a organização escolar.
· Que repensem a função social, os limites e as possibilidades educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças.
3. QUAL É A QUESTÃO ESSENCIAL DA ESCOLA HOJE, NO QUE DIZ RESPEITO À FORMAÇÃO HUMANA?
· As relações interpessoais.
· As transformações sociais.
· A qualidade da formação.
4. O QUE ENGLOBA O CONCEITO DE AVALIAÇÃO?
· É um processo de análise ou julgamento da prática, visando criar um ranking dos melhores alunos da classe e da escola.
· É um processo de acompanhamento, avaliando a instituição e o desempenho dos seus agentes educacionais.
· Trata-se de um modo de quantificar o desempenho do aluno apenas para verificar se o trabalho do professor está sendo bem feito.
1. A GESTÃO DA EDUCAÇÃO CARACTERIZA-SE POR SER UM PROCESSO:
· de intermediação entre os setores de funcionamento de uma instituição de ensino.
· que define o currículo escolar.
· de tomada de decisões sobre recrutamento e seleção de professores que transmitirão o conhecimento.
· de tomada de decisões sobre objetivos, finalidades, o que e como se ensina.
2. A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO VEM GANHANDO ESPAÇO NA ATUALIDADE.
· Uma das ações propostas para a melhoria da capacitação profissional de profissionais da educação foi:
· a capacitação de dirigentes.
· a revisão dos conteúdos e currículos.
· a reelaboração dos projetos pedagógicos.
· o afastamento de profissionais não-qualificados.
3. O QUE ENGLOBA O CONCEITO DE AVALIAÇÃO?
· I. Serve para mensurar, quantificar, é um processo de diferenciação entre polaridades (mais - menos).
II. É um processo de análise ou julgamento da prática.
III. É um processo de acompanhamento, avaliando a instituição e o desempenho dos agentes.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
II. É um processo de análise ou julgamento da prática.
III. É um processo de acompanhamento, avaliando a instituição e o desempenho dos agentes.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
· A afirmativa I está correta.
· As afirmativas I e II estão corretas.
· As afirmativas II e III estão corretas.
· A afirmativa II está correta.
4. COMO SE PERCEBE A GESTÃO DA EDUCAÇÃO E O SEU DESENVOLVIMENTO NA ESCOLA?
· No funcionamento dos setores administrativos.
· Em todos os âmbitos da escola, especialmente na sala de aula.
· Na prática pedagógica do corpo docente.
· No Projeto Político Pedagógico
1. O COMPROMISSO COM A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA É HOJE MUITO
IMPORTANTE.
• O tipo de educação que uma gestão da educação competente e
democrática deve almejar é uma educação simultaneamente: • disciplinada e amorosa. (correta) • rígida e afetuosa.
• burocrática e inflexível.
• autônoma e autossuficiente.
IMPORTANTE.
• O tipo de educação que uma gestão da educação competente e
democrática deve almejar é uma educação simultaneamente: • disciplinada e amorosa. (correta) • rígida e afetuosa.
• burocrática e inflexível.
• autônoma e autossuficiente.
2. QUAL É O BINÔMIO INSEPARÁVEL PARA A EXCELÊNCIA DO TRABALHO DA
SUPERVISÃO OU COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA? • Planejamento e avaliação. (correta) • Gestão e política.
• Política e planejamento.
• Avaliação e orientação.
3. O sucesso de uma escola é medido
• Pelo seu tamanho físico.
• Pelo comprometimento do gestor.
• Pela quantidade de alunos.
• Pelo desempenho de seus alunos.(correta)
4. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS
GESTORES?
• Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente
fazendo-o lutar contra as transformações.
• Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem
qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos
pedagógicos. • Que repensem a função social, os limites e as possibilidades
educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças. (correta)
• Que aceitem as transformações como um processo natural de
desenvolvimento sem que este afete a organização escolar.
- Estabelecê-lo como manual, o qual deve ser seguido igualmente por todos
os envolvidos no processo educacional.
- * A intencionalidade, isto é, algo que se apresenta como desejado e
necessário.* - (confirmar as alternativas corretas)
- Liberação de funcionamento da escola.
- A administração escolar.
2. COMO OS GESTORES PODEM TRABALHAR A PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE ESCOLAR NA
ESCOLA?
- Estabelecendo que cada profissional elabore um Projeto Político
Pedagógico, dentre os quais um será selecionado para representar a escola.
- Contando com o empenho de alguns setores da escola para que possam
redigir o Projeto Político Pedagógico, sem muita discussão.
- Elaborando o Projeto Político Pedagógico sem contar com a participação
de todos os setores.
- * Trabalhando a concepção da escola, em conjunto com os professores,
para então definirem o Projeto Político Pedagógico e o trabalho pedagógico
de todos os profissionais.*
3. O QUE VEM A SER DIREÇÃO?
- * Função que assegura a manutenção de uma estrutura e o regime de uma
atividade na realização de um programa/projeto.* - Função de gerenciar a estrutura já existente, a fim de manter a
empresa/a instituição inalterável frente às transformações sociais.
- Utilização do poder, a fim de estabelecer as normas de conduta dos
envolvidos em um determinado regime de atividade.
- Uma função disposta hierarquicamente em organizações que se destaca das
demais por ser a detentora da verdade e dos caminhos que a organização deve
seguir.
4. QUANDO UM PROFISSIONAL SE COLOCA A SERVIÇO DA GESTÃO ESCOLAR,
- apresenta mais dificuldades em ser um "dirigente", caracterizando-se
mais como um administrador. Os verdadeiros dirigentes devem ser líderes que
mobilizam recursos:
- físicos, utópicos e teóricos para reformular os caminhos da educação no
Brasil.
- físicos, políticos e teóricos para reestruturação da educação.
- * humanos, políticos e ideológicos para uma transformação substantiva
na educação.* - financeiros, teoria e utopia para o crescimento da escola.
1. O COMPROMISSO COM A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA É HOJE MUITO
IMPORTANTE.
• O tipo de educação que uma gestão da educação competente e
democrática deve almejar é uma educação simultaneamente: • disciplinada e amorosa. (correta) • rígida e afetuosa.
• burocrática e inflexível.
• autônoma e autossuficiente.
IMPORTANTE.
• O tipo de educação que uma gestão da educação competente e
democrática deve almejar é uma educação simultaneamente: • disciplinada e amorosa. (correta) • rígida e afetuosa.
• burocrática e inflexível.
• autônoma e autossuficiente.
2. QUAL É O BINÔMIO INSEPARÁVEL PARA A EXCELÊNCIA DO TRABALHO DA
SUPERVISÃO OU COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA?
• Planejamento e avaliação. (correta)
• Gestão e política.
• Política e planejamento.
• Avaliação e orientação.
3. O sucesso de uma escola é medido
• Pelo seu tamanho físico.
• Pelo comprometimento do gestor.
• Pela quantidade de alunos.
• Pelo desempenho de seus alunos.(correta)
4. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS
GESTORES?
• Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente
fazendo-o lutar contra as transformações.
• Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem
qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos
pedagógicos.
Que repensem a função social, os limites e as possibilidades
educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças. (correta) •
Que aceitem as transformações como um processo natural de
desenvolvimento sem que este afete a organização escolar.
Prova concluida com sucesso!!!
Resultado final : 2
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
4. O Projeto Político-Pedagógico, de acordo com a Lei 9.394/96, caracteriza-se por ser um documento
- que delineia a identidade da escola, limitando a sua atuação de forma a impossibilitar ações diversas das que determina.
- que visa instituir as diretrizes nacionais, estaduais e municipais de educação, regendo a atuação das instituições escolares em todo o âmbito nacional.(CORRETA)
- que delineia a identidade da escola e a sua ação, sendo o seu instrumento mais importante, que deve ser elaborado coletivamente, transmitindo a realidade da prática educacional, visando à qualidade de ensino.
- elaborado exclusivamente pelo gestor, não cabendo a participação de nenhum membro do corpo escolar, estabelecendo as diretrizes de funcionamento da escola.
Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final : 1.5
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
1. EM QUE SE CONSTITUI A GESTÃO DA EDUCAÇÃO?
· É a responsabilidade pela direção e pela qualidade da educação e do processo educacional.
· Em maneiras de se conduzir a organização das instituições escolares, orientadas pelo MEC.
· Simplesmente na administração escolar com o objetivo de maior obtenção de lucros para a instituição.
· Em teorias em torno do ensino e aprendizagem e suas aplicações práticas no cotidiano escolar
2. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS GESTORES?
· Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos.
· Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente fazendo-o lutar contra as transformações.
· Que aceitem as transformações como um processo natural de desenvolvimento sem que este afete a organização escolar.
· Que repensem a função social, os limites e as possibilidades educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças.
3. QUAL É A QUESTÃO ESSENCIAL DA ESCOLA HOJE, NO QUE DIZ RESPEITO À FORMAÇÃO HUMANA?
· As relações interpessoais.
· As transformações sociais.
· A qualidade da formação.
4. O QUE ENGLOBA O CONCEITO DE AVALIAÇÃO?
· É um processo de análise ou julgamento da prática, visando criar um ranking dos melhores alunos da classe e da escola.
· É um processo de acompanhamento, avaliando a instituição e o desempenho dos seus agentes educacionais.
· Trata-se de um modo de quantificar o desempenho do aluno apenas para verificar se o trabalho do professor está sendo bem feito.
· Serve para mensurar, quantificar, é um processo de diferenciação entre polaridades (mais/menos).
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
1. Segue
Para que uma escola consiga realizar mudanças na sua atuação, deve prestar muita atenção e cuidado na cultura organizacional. Nenhuma mudança positiva acontece se não passar pela cultura organizacional. Portanto, é necessário estar atento aos fatores
<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->externos em relação à escola.
<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->internos em relação à escola.
<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->endógenos e exógenos à escola.
<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->econômicos a respeito da escola.
2. O sucesso de uma escola é medido
<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->Pelo seu tamanho físico.
<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->Pela quantidade de alunos.
<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->Pelo comprometimento do gestor.
<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->Pelo desempenho de seus alunos.
3. EM QUE SE CONSTITUI A GESTÃO DA EDUCAÇÃO?
<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->É a responsabilidade pela direção e pela qualidade da educação e do processo educacional.
<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->Simplesmente na administração escolar com o objetivo de maior obtenção de lucros para a instituição.
<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->Em teorias em torno do ensino e aprendizagem e suas aplicações práticas no cotidiano escolar.
<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->Em maneiras de se conduzir a organização das instituições escolares, orientadas pelo MEC.
4. QUAIS SÃO OS CONTEÚDOS DO TRABALHO PROFISSIONAL DA SUPERVISÃO?
<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->Avaliação, política e docência.
<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->Política, planejamento, gestão e avaliação.
<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->Gestão, orientação a pais e docência.
<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->Orientação a pais e avaliação.
Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final : 2
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
1. O COMPROMISSO COM A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA É HOJE MUITO IMPORTANTE.
O tipo de educação que uma gestão da educação competente e democrática deve almejar é uma educação simultaneamente:
burocrática e inflexível.
disciplinada e amorosa.
autônoma e autossuficiente.
rígida e afetuosa.
2. QUAIS SÃO OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS NA CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA?
Submissão do corpo docente, distanciamento da comunidade, concentração da elaboração do projeto político pedagógico e decisões administrativas pelo diretor.
Participação dos profissionais e da comunidade escolar, elaboração do projeto pedagógico da escola e autonomia pedagógica e administrativa.
Participação apenas dos profissionais técnico-administrativos na elaboração do projeto pedagógico o qual os demais integrantes da escola devem seguir.
Participação dos colaboradores e da comunidade, autonomia aos colaboradores em busca do autogerenciamento, sem discussão do projeto político pedagógico.
3. O QUE A ESCOLA PODE FAZER PARA SER REVALORIZADA PELA COMUNIDADE, FAVORECENDO O DIÁLOGO E A APROXIMAÇÃO?
Propagandas.
Palestras explicativas para os alunos.
Encontros obrigatórios.
Eventos culturais e desportivos para todos.
4. A NOSSA SOCIEDADE TEM PASSADO POR PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES NO QUE CONCERNE AO MUNDO DO TRABALHO E DAS RELAÇÕES SOCIAIS,
afetando diretamente a "sociedade do conhecimento", fazendo com que a administração escolar tenha que tomar novas medidas e construções que objetivam:
mudar a gestão exercida nas escolas, desde que os gestores não percam a autoridade, para não afetar a administração das escolas e consequentemente o seu ensino.
uma administração mais rígida e disciplinar, para restabelecer a ordem na escola e a qualidade de ensino, suplantadas pela condição atual da sociedade moderna.
enrijecer as gestões já existentes para que a administração da escola não se deixe influenciar pelas transformações, afetando a disciplina e a aquisição do conhecimento.
alargar o conceito de escola, reforçando sua autonomia, com uma visão ampliada sobre os conceitos que envolvem uma instituição de ensino, adotando gestões mais adaptadas à diversidade das situações existentes.
1. O QUE A ESCOLA PODE FAZER PARA SER REVALORIZADA PELA COMUNIDADE, FAVORECENDO O DIÁLOGO E A APROXIMAÇÃO?
Palestras explicativas para os alunos.
Propagandas.
Eventos culturais e desportivos para todos.
Encontros obrigatórios.
2. COMO OS GESTORES PODEM TRABALHAR A PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE ESCOLAR NA ESCOLA?
Estabelecendo que cada profissional elabore um Projeto Político Pedagógico, dentre os quais um será selecionado para representar a escola.
Contando com o empenho de alguns setores da escola para que possam redigir o Projeto Político Pedagógico, sem muita discussão.
Elaborando o Projeto Político Pedagógico sem contar com a participação de todos os setores.
Trabalhando a concepção da escola, em conjunto com os professores, para então definirem o Projeto Político Pedagógico e o trabalho pedagógico de todos os profissionais.
3. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS GESTORES?
Que repensem a função social, os limites e as possibilidades educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças.
Que aceitem as transformações como um processo natural de desenvolvimento sem que este afete a organização escolar.
Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos.
Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente fazendo-o lutar contra as transformações.
4. A NOSSA SOCIEDADE TEM PASSADO POR PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES NO QUE CONCERNE AO MUNDO DO TRABALHO E DAS RELAÇÕES SOCIAIS,
afetando diretamente a "sociedade do conhecimento", fazendo com que a administração escolar tenha que tomar novas medidas e construções que objetivam:
enrijecer as gestões já existentes para que a administração da escola não se deixe influenciar pelas transformações, afetando a disciplina e a aquisição do conhecimento.
uma administração mais rígida e disciplinar, para restabelecer a ordem na escola e a qualidade de ensino, suplantadas pela condição atual da sociedade moderna.
mudar a gestão exercida nas escolas, desde que os gestores não percam a autoridade, para não afetar a administração das escolas e consequentemente o seu ensino.
alargar o conceito de escola, reforçando sua autonomia, com uma visão ampliada sobre os conceitos que envolvem uma instituição de ensino, adotando gestões mais adaptadas à diversidade das situações existentes.
2. QUAIS SÃO OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS NA CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA?
Participação dos profissionais e da comunidade escolar, elaboração do projeto pedagógico da escola e autonomia pedagógica e administrativa.
Participação dos colaboradores e da comunidade, autonomia aos colaboradores em busca do autogerenciamento, sem discussão do projeto político pedagógico.
Submissão do corpo docente, distanciamento da comunidade, concentração da elaboração do projeto político pedagógico e decisões administrativas pelo diretor.
Participação apenas dos profissionais técnico-administrativos na elaboração do projeto pedagógico o qual os demais integrantes da escola devem seguir.
3. A GESTÃO DA EDUCAÇÃO CARACTERIZA-SE POR SER UM PROCESSO:
de intermediação entre os setores de funcionamento de uma instituição de ensino.
que define o currículo escolar, que não pode ser alterado ao longo do ano letivo.
de tomada de decisões sobre objetivos, finalidades, o que e como se ensina.
de tomada de decisões sobre recrutamento e seleção de professores que transmitirão o conhecimento.
4. O QUE VEM A SER DIREÇÃO?
Função disposta hierarquicamente em organizações que se destaca das demais por ser a detentora da verdade e dos caminhos que a organização deve seguir.
Função de utilização do poder, a fim de estabelecer as normas rígidas de conduta dos envolvidos em um determinado regime de atividade.
Função de gerenciar a estrutura já existente, a fim de manter a empresa/a instituição inalterável frente às transformações sociais.
Função que assegura a manutenção de uma estrutura e o regime de uma atividade na realização de um programa/projeto.
1. EM QUE SE CONSTITUI A GESTÃO DA EDUCAÇÃO?
· É a responsabilidade pela direção e pela qualidade da educação e do processo educacional.
· Em maneiras de se conduzir a organização das instituições escolares, orientadas pelo MEC.
· Simplesmente na administração escolar com o objetivo de maior obtenção de lucros para a instituição.
· Em teorias em torno do ensino e aprendizagem e suas aplicações práticas no cotidiano escolar.
2. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS GESTORES?
· Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos.
· Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente fazendo-o lutar contra as transformações.
· Que aceitem as transformações como um processo natural de desenvolvimento sem que este afete a organização escolar.
· Que repensem a função social, os limites e as possibilidades educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças.
3. QUAL É A QUESTÃO ESSENCIAL DA ESCOLA HOJE, NO QUE DIZ RESPEITO À FORMAÇÃO HUMANA?
· As relações interpessoais.
· As políticas administrativas.
· As transformações sociais.
· A qualidade da formação.
4. O QUE ENGLOBA O CONCEITO DE AVALIAÇÃO?
· É um processo de análise ou julgamento da prática, visando criar um ranking dos melhores alunos da classe e da escola.
· É um processo de acompanhamento, avaliando a instituição e o desempenho dos seus agentes educacionais.
· Trata-se de um modo de quantificar o desempenho do aluno apenas para verificar se o trabalho do professor está sendo bem feito.
Serve para mensurar, quantificar, é um processo de diferenciação entre polaridades (mais/menos).
1. A GESTÃO DA EDUCAÇÃO CARACTERIZA-SE POR SER UM PROCESSO:
· de intermediação entre os setores de funcionamento de uma instituição de ensino.
· que define o currículo escolar.
· de tomada de decisões sobre recrutamento e seleção de professores que transmitirão o conhecimento.
· de tomada de decisões sobre objetivos, finalidades, o que e como se ensina.
2. A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO VEM GANHANDO ESPAÇO NA ATUALIDADE.
· Uma das ações propostas para a melhoria da capacitação profissional de profissionais da educação foi:
· a capacitação de dirigentes.
· a revisão dos conteúdos e currículos.
· a reelaboração dos projetos pedagógicos.
· o afastamento de profissionais não-qualificados.
3. O QUE ENGLOBA O CONCEITO DE AVALIAÇÃO?
· I. Serve para mensurar, quantificar, é um processo de diferenciação entre polaridades (mais - menos).
II. É um processo de análise ou julgamento da prática.
III. É um processo de acompanhamento, avaliando a instituição e o desempenho dos agentes.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
II. É um processo de análise ou julgamento da prática.
III. É um processo de acompanhamento, avaliando a instituição e o desempenho dos agentes.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
· A afirmativa I está correta.
· As afirmativas I e II estão corretas.
· As afirmativas II e III estão corretas.
· A afirmativa II está correta.
4. COMO SE PERCEBE A GESTÃO DA EDUCAÇÃO E O SEU DESENVOLVIMENTO NA ESCOLA?
· No funcionamento dos setores administrativos.
· Em todos os âmbitos da escola, especialmente na sala de aula.
· Na prática pedagógica do corpo docente.
· No Projeto Político Pedagógico
3. O sucesso de uma escola é medido
• Pelo seu tamanho físico.
• Pelo comprometimento do gestor.
• Pela quantidade de alunos.• Pelo desempenho de seus alunos.(correta)
• Pelo seu tamanho físico.
• Pelo comprometimento do gestor.
• Pela quantidade de alunos.• Pelo desempenho de seus alunos.(correta)
4. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS
GESTORES?
• Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente
fazendo-o lutar contra as transformações.
• Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem
qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos
pedagógicos.
• Que repensem a função social, os limites e as possibilidades
educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças. (correta)
educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças. (correta)
• Que aceitem as transformações como um processo natural de
desenvolvimento sem que este afete a organização escolar.
2. COMO OS GESTORES PODEM TRABALHAR A PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE ESCOLAR NA
ESCOLA?
ESCOLA?
- Estabelecendo que cada profissional elabore um Projeto Político
Pedagógico, dentre os quais um será selecionado para representar a escola.
- Contando com o empenho de alguns setores da escola para que possam
redigir o Projeto Político Pedagógico, sem muita discussão.
- Elaborando o Projeto Político Pedagógico sem contar com a participação
de todos os setores. - * Trabalhando a concepção da escola, em conjunto com os professores,
para então definirem o Projeto Político Pedagógico e o trabalho pedagógico
de todos os profissionais.*
Pedagógico, dentre os quais um será selecionado para representar a escola.
- Contando com o empenho de alguns setores da escola para que possam
redigir o Projeto Político Pedagógico, sem muita discussão.
- Elaborando o Projeto Político Pedagógico sem contar com a participação
de todos os setores. - * Trabalhando a concepção da escola, em conjunto com os professores,
para então definirem o Projeto Político Pedagógico e o trabalho pedagógico
de todos os profissionais.*
3. O QUE VEM A SER DIREÇÃO?
- * Função que assegura a manutenção de uma estrutura e o regime de uma
atividade na realização de um programa/projeto.*
atividade na realização de um programa/projeto.*
- Função de gerenciar a estrutura já existente, a fim de manter a
empresa/a instituição inalterável frente às transformações sociais.
- Utilização do poder, a fim de estabelecer as normas de conduta dos
envolvidos em um determinado regime de atividade.
- Uma função disposta hierarquicamente em organizações que se destaca das
demais por ser a detentora da verdade e dos caminhos que a organização deve
seguir.
empresa/a instituição inalterável frente às transformações sociais.
- Utilização do poder, a fim de estabelecer as normas de conduta dos
envolvidos em um determinado regime de atividade.
- Uma função disposta hierarquicamente em organizações que se destaca das
demais por ser a detentora da verdade e dos caminhos que a organização deve
seguir.
4. QUANDO UM PROFISSIONAL SE COLOCA A SERVIÇO DA GESTÃO ESCOLAR,
- apresenta mais dificuldades em ser um "dirigente", caracterizando-se
mais como um administrador. Os verdadeiros dirigentes devem ser líderes que
mobilizam recursos:
mais como um administrador. Os verdadeiros dirigentes devem ser líderes que
mobilizam recursos:
- físicos, utópicos e teóricos para reformular os caminhos da educação no
Brasil.
- físicos, políticos e teóricos para reestruturação da educação. - * humanos, políticos e ideológicos para uma transformação substantiva
na educação.*
Brasil.
- físicos, políticos e teóricos para reestruturação da educação. - * humanos, políticos e ideológicos para uma transformação substantiva
na educação.*
- financeiros, teoria e utopia para o crescimento da escola.
1. O COMPROMISSO COM A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA É HOJE MUITO
IMPORTANTE.
• O tipo de educação que uma gestão da educação competente e
democrática deve almejar é uma educação simultaneamente:
IMPORTANTE.
• O tipo de educação que uma gestão da educação competente e
democrática deve almejar é uma educação simultaneamente:
• disciplinada e amorosa. (correta)
rígida e afetuosa.
• burocrática e inflexível.
• autônoma e autossuficiente.
• burocrática e inflexível.
• autônoma e autossuficiente.
2. QUAL É O BINÔMIO INSEPARÁVEL PARA A EXCELÊNCIA DO TRABALHO DA
SUPERVISÃO OU COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA?• Planejamento e avaliação. (correta)
• Gestão e plítica
SUPERVISÃO OU COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA?• Planejamento e avaliação. (correta)
• Gestão e plítica
• Política e planejamento.
• Avaliação e orientação.
• Avaliação e orientação.
3. O sucesso de uma escola é medido
• Pelo seu tamanho físico.
• Pelo comprometimento do gestor.
• Pela quantidade de alunos.• Pelo desempenho de seus alunos.(correta)
4. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS
GESTORES?
• Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente
fazendo-o lutar contra as transformações.
• Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem
qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos
pedagógicos.
• Que repensem a função social, os limites e as possibilidades
educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças. (correta) •
educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças. (correta) •
Que aceitem as transformações como um processo natural de
desenvolvimento sem que este afete a organização
desenvolvimento sem que este afete a organização
Obrigada pelos posts, ajudou muito nos meus estudos.
ResponderExcluir