FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Prova online
1. OBSERVE.
· Kant expôs suas idéias sobre a educação nas Aulas sobre Pedagogia. Nelas, defende que o homem é o único ser vivo que pode e deve ser educado. Acredita na diferenciação das práticas pedagógicas conforme a idade do educando. Tem a instrução como um processo de socialização e a formação cultural como um processo de moldagem.
Sobre essa proposição, é correto afirmar que o ideal pedagógico de Kant assemelha-se:
· ao ideal pedagógico romano, somado às teses de Espinosa.
· ao ideal pedagógico grego, enriquecido com as teses de Rosseau.
· ao ideal pedagógico aristotélico, desenvolvido por Marx.
· ao ideal pedagógico latino, enriquecido com os conhecimentos de Platão.
2. NO CONTEXTO DO RENASCIMENTO,
· alguns pensadores teorizaram quanto ao método que deveria ser seguido para se ter a garantia de que o conhecimento era verdadeiro ou não. A respeito disso, analise as afirmativas a seguir.
I. Francis Bacon seguiu o caminho da experiência.
II. René Descartes defendeu a idéia de que a razão é o instrumento principal para obter-se a garantia do conhecimento da verdade.
III. Immanuel Kant preferiu seguir as idéias aristotélicas sobre o conhecimento da verdade.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
· As afirmativas I e II estão corretas.
· A afirmativa III está correta.
· A afirmativa I está correta.
· As afirmativas II e III estão corretas.
3. AUGUSTO COMTE É CONSIDERADO O PRINCIPAL REPRESENTANTE DO POSITIVISMO.
· Ele procurou explicar a evolução das sociedades pela chamada Lei dos Três Estados. Esses estados, colocados em ordem, são:
· o teológico, o mítico e o subjetivo.
· o teológico, o metafísico e o subjetivo.
· o teológico, o metafísico e o positivo.
· o mítico, o científico e o positivo.
4. NIETZSCHE FEZ DURAS CRÍTICAS AO PROJETO CURRICULAR DE SUA ÉPOCA.
· Dizia que um ensino de História voltado pura e simplesmente para os fatos do passado não contribuía em coisa alguma para a formação da cidadania do povo. Sendo assim, pode-se dizer que Nietzsche:
· considerava a História menos importante que a Filosofia, mas útil para a cidadania.
· detestava o ensino que não vivifica e o saber que esmorece a atividade vital do ser humano.
· valorizava a história de vida e as potencialidades do espírito humano.
· desejava erradicar o ensino dos fatos do passado e apenas ensinar a viver
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