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domingo, 10 de julho de 2011

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Prova online
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1. OBSERVE.
·         Kant expôs suas idéias sobre a educação nas Aulas sobre Pedagogia. Nelas, defende que o homem é o único ser vivo que pode e deve ser educado. Acredita na diferenciação das práticas pedagógicas conforme a idade do educando. Tem a instrução como um processo de socialização e a formação cultural como um processo de moldagem.

Sobre essa proposição, é correto afirmar que o ideal pedagógico de Kant assemelha-se:

·          ao ideal pedagógico romano, somado às teses de Espinosa.
·          ao ideal pedagógico grego, enriquecido com as teses de Rosseau.
·          ao ideal pedagógico aristotélico, desenvolvido por Marx.
·          ao ideal pedagógico latino, enriquecido com os conhecimentos de Platão.

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2. NO CONTEXTO DO RENASCIMENTO,
·         alguns pensadores teorizaram quanto ao método que deveria ser seguido para se ter a garantia de que o conhecimento era verdadeiro ou não. A respeito disso, analise as afirmativas a seguir.

I. Francis Bacon seguiu o caminho da experiência.
II. René Descartes defendeu a idéia de que a razão é o instrumento principal para obter-se a garantia do conhecimento da verdade.
III. Immanuel Kant preferiu seguir as idéias aristotélicas sobre o conhecimento da verdade.

De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
·          As afirmativas I e II estão corretas.
·          A afirmativa III está correta.
·          A afirmativa I está correta.
·          As afirmativas II e III estão corretas.

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3. AUGUSTO COMTE É CONSIDERADO O PRINCIPAL REPRESENTANTE DO POSITIVISMO.
·         Ele procurou explicar a evolução das sociedades pela chamada Lei dos Três Estados. Esses estados, colocados em ordem, são:

·          o teológico, o mítico e o subjetivo.
·          o teológico, o metafísico e o subjetivo.
·          o teológico, o metafísico e o positivo.
·          o mítico, o científico e o positivo.

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4. NIETZSCHE FEZ DURAS CRÍTICAS AO PROJETO CURRICULAR DE SUA ÉPOCA.
·         Dizia que um ensino de História voltado pura e simplesmente para os fatos do passado não contribuía em coisa alguma para a formação da cidadania do povo. Sendo assim, pode-se dizer que Nietzsche:

·          considerava a História menos importante que a Filosofia, mas útil para a cidadania.
·          detestava o ensino que não vivifica e o saber que esmorece a atividade vital do ser humano.
·          valorizava a história de vida e as potencialidades do espírito humano.
·          desejava erradicar o ensino dos fatos do passado e apenas ensinar a viver

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