Prova 1
Qual é o objetivo das atividades artísticas na
escola?
***A função da arte na escola é conhecer a história
do ponto de vista artístico, os instrumentos atuais e suas modificações no
decorrer das décadas, os diferentes estilos, gêneros, técnicas artísticas, os
artistas e movimentos, etc. Ampliar a sensibilidade dos alunos para compreender
melhor o mundo em que vivem, assim como sua diversidade. A arte faz com que
tenhamos um novo olhar, sem preconceitos, valorizando a história de vida de
cada um.
*** É
desenvolver no aluno o conhecimento da arte através de exposições, explicações
e demonstrações de produções artísticas que despertem o interesse à apreciação,
uma nova forma de ver as coisas e a
valorização da história que está presente em cada obra. Atividades artísticas na escola
propiciam ao aluno a ver e a ampliar sua sensibilidade. A arte também faz com
que tenhamos um novo olhar, sem preconceitos, valorizando a história de vida de
cada um.
Relacione os preconceitos que podem existir
com relação ao ensino da música nas escolas. P.167
***Existe um preconceito, proveniente da ideia de
que o acesso ao conhecimento musical estaria restrito aos talentosos e aos
economicamente privilegiados. A sociedade considera a educação musical símbolo
de status ou algo fútil e infelizmente, não considera o potencial educativo do
ensino de música para a formação integral do aluno. A música não é considerada
uma disciplina tão séria como as demais.
Outra resposta - Muitas pessoas acreditam que a
música se aplica somente às pessoas com talento nato e às que possuem uma
condição financeira mais favorável. Também não se dá valor ao ensaio de música
nas escolas por não ser considerada atividade de muita importância se comparado
com Português ou Matemática que são mais utilizadas em vestibulares, concursos,
etc.
***Outra
resposta - Existe
um preconceito, proveniente da ideia de que o acesso ao conhecimento musical
estaria restrito aos talentosos e aos economicamente privilegiados, causando a
exclusão de muitas pessoas ao acesso à aprendizagem musical. Da mesma forma,
com relação ao fator econômico, a sociedade considera a educação musical
símbolo de status ou algo fútil e, infelizmente, não considera o potencial
educativo do ensino de musica para a formação integral do aluno.''pg 167"
De três exemplos de atividades que podem ser
feitas com os diferentes gêneros artísticos nas atividades escolares.
*** -
Música: Confecção de bandinhas musicais utilizando-se de vários materiais
recicláveis como garrafinhas pet, tampinha de garrafas, etc.;
-
Pintura: Releitura de obras de arte reutilizando-se dos mais diversos
materiais;
- Dança: pode ser levado um filme musical para as
crianças assistirem e fazer comparações a outros estilos de danças e cantar e
dançar com as crianças.
Outra
resposta - Pintura: Releitura de uma obra de arte utilizando-se de diversos
materiais.
- Dança: Podemos levar um filme musical com as
crianças (Elvis por exemplo) e após assisti-lo, escolhemos um trecho com música
e dança e pedimos para que os alunos observem como era o rock antes de
nascerem. É ó cantar e dançar com a turma.
- Música: Confecção de uma bandinha com material
reciclável.
Comente resumidamente o que é música folclórica.
***É aquela criada e aceita coletivamente, mostrando
ideias e sentimentos comuns de um grupo. A maioria delas é transmitida por
tradução oral e tem compositor desconhecido sendo divulgada e até transformada
com o passar do tempo. É característica das regiões interioranas, litorâneas e
rurais, sendo, normalmente executadas por toda a comunidade em situações
importantes como festas religiosas, festas de colheitas, etc. ou por pura
diversão. Ex. frevo, diversas músicas infantis, repentes nordestinos e outros.
***Outra
resposta - São músicas que normalmente não tem compositor conhecido,
pois, são muito antigas e passadas de geração para geração de forma oral. O
contato com essas músicas é bem comum em cidades do interior, regiões rurais e
litorâneas. São bastante executadas em comemorações regionais como festa do
milho, festa do leite, festa de Reis entre outras.
Outra resposta - Música folclórica são aquelas
criadas e executadas pelas comunidades das regiões interioranas, litorâneas e
rurais. Geralmente são aceitas coletivamente, na maioria das vezes são
transmitidas oralmente e o compositor é desconhecido. São executadas em
situações importantes como festas de casamento, de colheitas, de trabalho,
festas religiosas ou mesmo por diversão.
Prova 2
Como podemos nos expressar através das artes
visuais? (p.26)
Podemos
nos expressar através da pintura, desenho, colagem, fotografia e assim interagir
com os outros e com o mundo.
O retrato constitui a representação de uma
pessoa. Como pode-se fazer abordagem desse tema no ensino
fundamental?47
***Podemos
fazer a abordagem por meio de pesquisa de retratos em diferentes momentos da
vida da criança, de seus amigos e familiares, ou mesmo de retratos produzidos
por artistas em diferentes momentos da História da arte. Podemos também
analisar retratos com duas ou mais pessoas com representação de rostos em
perfil, frontal, e introduzir o estudo da figura humana em diferentes padrões
de representação: egípcia, grega, renascentista, etc.
***Outra
resposta - Retratar
uma pessoa não é apenas reproduzir sua fisionomia, mas mostrar seu modo de
ser. Pode ser feita por meio da pesquisa de retratos em diferentes
momentos da vida da criança de seus amigos e pessoas da sua convivência ou
retratos produzidos em diferentes momentos da Historia da Arte.
Estamos acostumados á traduzir o que vemos, em um
quadro, um retrato, uma tela. Na verdade o que a arte propõe no Ensino
Médio é sentir o que vemos e falar o que sentimos quando olhamos para uma tela,
um quadro ou ainda uma foto. A arte nos ensina a traduzir
o que nunca retratamos no papel. (p.47)
Nas atividades escolares como tem que ser o
encaminhado o trabalho com música? P.116
***-
Primeiramente temos que ter um mínimo de conhecimento e capacidade expressiva
dentro dessa linguagem artística que tem como fonte de trabalho o som. Uma das
primeiras atividades a ser realizada corresponde ao conhecimento da realidade
musical vivida pelos alunos, e depois então pensaremos nas questões como a
relação entre as atividades de apreciação e produção musical, a realidade
cultural da escola e as articulações entre conteúdos dos diversos grupos.
***Outra
resposta - Primeiramente proporcionar aos alunos
uma motivação em relação a musica na escola, mostrando-lhes a importância do
som, do ritmo, bem como saber apreciá-las de forma prazerosa e espontânea. Por
meio de várias atividades, com diversos ritmos e som, mostrando a eles que
podemos por meio de musicas estudar gramática através de modificar a letra,
analisar, refletir e interpretar a letra de uma canção.
Outra
resposta - É
importante garantir que exista uma relação direta entre as atividades de
produção e apreciação artística, para que nos dois momentos seja trabalhada a
mesma linha musical. Um exemplo é se estudamos sobre música clássica ouvindo e
discutindo a respeito dela, não tem sentido algum trabalhar em seguida com
confecção de chocalhos e execução de músicas dançantes, esse tipo de trabalho
deve ser executado quando os alunos estiverem estudando uma música apropriada
para esses instrumentos. É interessante que no início dos trabalhos com a
música, o professor comece a estudar uma forma musical que seja conhecida e
apreciada pelas crianças, elas vão conseguir se envolver mais naquilo que elas
já conhecem e gostam, aos poucos o professor deve introduzir outros gêneros
musicais.
Outra
resposta - O
trabalho pode ser iniciado a partir de um período da história da música. Nesse
período o professor escolherá um determinado gênero para estudar e vai
priorizar uma técnica para aprofundar o trabalho com esse gênero musical e
período, a partir daí vai trabalhar com um determinado princípio de composição,
ressaltando um dos elementos formais do som que caracterize determinada
composição musical.
É importante que o professor trabalhe durante o ano
letivo, todos os grupos e técnicas para que os alunos tenham um conhecimento
com continuidade e profundidade.
O que se entende por encaminhamento
metodológico em artes?
***O
encaminhamento metodológico, precisa propiciar a práxis artística (unidade
entre a teoria e a prática artística), por meio de vivências e do entendimento
histórico e teórico das experiências vivenciadas. O docente necessita vivenciar
experiências pedagógicas, didáticas e artísticas, ou seja, é preciso participar
deste processo enquanto aluno para que se possa conduzir o processo
ensino-aprendizagem como professor com os alunos em sala de aula.
***Outra resposta - Para entender precisamos de um
caminho uma forma de trabalhar com a arte de forma geral e isto chamamos de
encaminhamento metodológico, Os três principais do encaminhamento metodológico
são: relação entre atividades de apreciação e produção musical, a realidade
cultural da escola como ponto de partida do trabalho e a articulação entre os
conteúdos dos diversos grupos
Estamos cercados por
sons dos mais diversos tipos e para entendê-los precisamos de um caminho uma
forma de trabalhar com a arte de forma geral e isto chamamos de encaminhamento
metodológico, Os três principais do encaminhamento metodológico são: relação
entre atividades de apreciação e produção musical, a realidade cultural da
escola como ponto de partida do trabalho e a articulação entre os conteúdos dos
diversos grupos
Prova 3
EM QUE CONSISTE O INSTRUMENTO MUSICAL? DE
EXEMPLOS DE MATERIAIS QUE PODEM SER UTILIZADOS COMO MATERIAL EXPRESSIVO NA SALA
DE AULA.
***Um
instrumento musical é qualquer objeto utilizado para fazer ou produzir música.
Para a confecção de instrumentos musicais é necessário que os alunos tragam de
casa elementos da natureza, como, pedras, galhos, conchas. Também alguns grãos
como milho, arroz, feijão, etc. Estes objetos poderão ser transformados em
chocalhos, chaves, baterias, etc.
***Outra resposta - Um instrumento musical é
qualquer objeto utilizado para fazer música. Para a confecção de instrumentos musicais
é necessário que os alunos tragam de casa elementos da natureza, como, pedras,
galhos, conchas. Com esses materiais eles poderão fazer instrumentos musicais
simples, como, chocalhos, clavas ou uma bateria natural.
O QUE É O PRINCIPIO DA "DEFORMAÇÃO"
DA ARTE? EM QUE TIPO DE OBRAS ELE ESTA PRESENTE?
***Está
presente nas obras dos artistas expressionistas como por ex: O GRITO. Seu
objetivo é representar as coisas não como as viam e sim como as sentiam,
projetando as angústias do ser humano e a força de suas emoções por meio da
distorção das formas e das cores.
***Outra resposta - Está presente nas obras
expressionistas e o seu objetivo é representar as coisas não como as viam e sim
como as sentiam, plasmando as angústias do ser humano e a força das suas
emoções por meio da distorção das formas e das cores.
O principio da deformação, esta presente nas obras
dos artistas expressionistas. Seu objetivo é representar as coisas não como as
viam e sim como as sentiam, as angustias do ser humano e a força de
suas emoções por meio da distorção das formas e das cores. A obra mais famosa é
O Grito
COMENTE A FRASE “A CAPACIDADE DE LER UMA
IMAGEM NÃO É UMA QUALIDADE INATA DO SER HUMANO E SIM, UMA PRATICA HUMANA.
***A apreciação pressupõe a formação dos sentidos e
o domínio do conhecimento. Necessitamos tanto da informação visual obtidas de
nossas experiências quanto do conhecimento que armazenamos. Precisamos tanto da
história, estética, antropológicas, ou seja, ler uma imagem constitui-se em um
processo de criação de sentidos e de construção de interpretação, tanto do artista
quanto do leitor.
***Outra resposta - Ler uma imagem constitui-se um
processo de criação de sentidos e de construção de interpretações, a apreciação
pressupõe a formação dos sentidos e o domínio do conhecimento, precisamos tanto
de informações visuais obtidas de nossa experiência quanto dos conhecimentos
que armazenamos.
A
apreciação pressupõe a formação dos sentidos e o domínio do conhecimento,
precisamos tanto da informação visual obtidas de nossas experiências quanto o
conhecimentos que armazenamos, precisamos tanto da historia, estética,
antropológicos.
PARA MAGRITTE, A PRINCIPAL FUNÇÃO DA ARTE É
TORNAR A VISÃO UM INSTRUMENTO DO CONHECIMENTO. DESTAQUE AS CARACTERISTICAS DO
“MOVIMENTO SURREALISTA."
***Os
surrealistas não pintavam quadros para fazer uma mera copia da realidade. Sua
intenção era dar uma interpretação fantástica aos sonhos e explorar as ideias
do absurdo e do inconsciente, frequentemente utilizando imagens absurdas e
perturbadoras. Percebemos também uma combinação de objetos criados para se ter
uma ideia de uma realidade fantástica da vida rotineira.
As características deste
movimento são: Pintura com elementos surreais, formas baseadas na fantasia
(sonhos, inconsciente), busca da perfeição do desenho e das cores, dentro da
dimensão do imaginário, impressão espacial, possuindo ilusões ópticas,
dissociação entre imagens e legendas, conjugadas para construção de cenas de
sonho ou de ironia.
***Surrealismo foi um movimento artístico que surgiu na França na década
de 1920. Este movimento. Este movimento foi significativamente influenciado
pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud,
que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano.Suas principais características
são:
- Pintura com elementos surreais
- Pintura com elementos surreais
- Formas baseadas na fantasia (sonhos, inconsciente)
- Busca da perfeição do desenho e das cores, dentro
da dimensão do imaginário.
- Impressão espacial, possuindo ilusões ópticas.
- Dissociação entre imagens e legendas, conjugadas
para construção de cenas de sonho ou de ironia.
Prova 4
A arte na escola tem que desencadear um processo de formação dos
sentidos. Qual é a verdadeira função do ensino da Arte das escolas? Explique.
A função do
ensino na arte nas escolas é ensinar a ver, por isso é preciso desencadear um
processo de formação dos sentidos, pois, os objetos mais do que vistos precisam
ser compreendidos em seu significado. Para isso é necessário um trabalho
sistematizado com produção cultural que inclui sem restrimgir a interpretação
dessa arte (a mensagem passada pela arte).
A função
da arte na escola é ensinar a ver, pois os objetos mais do que vistos precisam
ser compreendidos em seus significados. Não é simplesmente mostrar as
reproduções de objetos de arte presentes nos livros, mas levar o aluno a
dominar os conhecimentos artísticos, necessários às atividades de apreciação e
produção artística. A arte também faz com que tenhamos um novo olhar, sem
preconceitos, valorizando a história de vida de cada um.
***A
verdadeira função do ensino da arte na escola é oferecer aos indivíduos condições para que compreenda o que
ocorre no plano da expressão e no plano do significado ao interagir com as Artes, permitindo sua inserção social
de maneira mais ampla. A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento
artístico e da percepção estética. O aluno desenvolve sua sensibilidade,
percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de
apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza
e nas diferentes culturas.
Comente a frase: Apreciar a Arte é não abrir mão da inutilidade
o princípio do prazer supremo o princípio utilitarista. (p.18)
A arte é vista como uma atividade sem utilidade, porém não
se pode considerá-la como uma atividade inútil, já que ela representa uma
cultura e acaba fazendo parte do aprendizado, por sua representação. Dessa
forma, ela proporciona prazer, tornando algo útil a todos que apreciam.
Sabemos
que uma obra de arte não tem utilidade, mas ela não é inútil, pois ela
desempenha um papel dentro de uma cultura. Sua utilidade não se realiza de
forma imediata, mas medida pelos conhecimentos que nos permitem tornar esse
objeto familiar. A arte é uma forma de conhecimento, uma forma de trabalho
criador e de expressão e também pode nos proporcionar prazer.
***Outra resposta - Para muitos uma obra de arte
não tem qualquer utilidade, mas ela não é inútil, pois desempenha um papel dentro
de uma cultura. Sua utilidade não se realiza de forma imediata, mas medida pelo
conhecimento que nos permite tornar esse objeto familiar. A arte é uma forma de
conhecimento em forma de trabalho criador e de expressão e pode nos proporcionar
prazer.
O que são formas musicais? Dê exemplos.
Formas
musicais são tipos de músicas que possuem características em comum. Ex: rock,
sinfônica, valsa.
***Outra resposta - São os tipos
de músicas composta com determinadas características comuns que possuem uma
estrutura e dentro dela é possível compor diversas músicas. ex. concerto, valsa,
sonata, etc.
São tipos de músicas que possuem
características em comum. Ex: rock, sinfônica, valsa. São tipos de
musica compostos com determinadas características em comum, dentro dos cinco
gêneros (étnico, folclórico, popular, erudito, criado pela indústria cultural).
Ex: Concerto, valsa, opera, rock, bossa-nova, sonata, sinfonia, opera de PEQUIM
ETC
Comente a frase"a imagem é a expressão de alguém para
alguém e enquanto representação de um olhar,tanto mostra como oculta coisas".
É necessaário analisar (interpretar) a
imagem, e para isso é necessário alguns questionamentos: o que ela mostra? e o que oculta? o que consagra? Dessa forma
podemos ver além do que ela apresenta.
Outra resposta - Precisamos iniciar a nossa
leitura perguntada sobre os porquês daquela representação, o que nos mostra, o
que nos oculta e o que consagra para assim podermos ir alem do que vemos aparentemente.
E necessário começarmos
nossa leitura perguntando sobre os porquês desta representação, o que mostra o
que oculta e o que consagra, indo alem do que se vê aparentemente.
Prova 5
“Não podemos analisar todos os objetos
artísticos e a arte de qualquer tempo sempre com os mesmos critérios”. Explique
o que a frase quer dizer.
Quando
falamos de um objeto artístico, estamos nos referindo a um determinado momento
da história, por isso é preciso conhecer o contexto histórico ao qual pertence
e o conjunto de técnicas e regras utilizadas pelos artistas daquele período.
“A apreciação musical vai além de simplesmente
ouvir uma música”. Como deve ser desenvolvido o trabalho de apreciação ao ouvir
uma música com os alunos?
Deve-se
ao ouvir uma música com os alunos, deve-se tentar garantir que o aluno a ouça
analisando, obtendo informações sobre a época e o local em que foi feita,
discutindo sobre o que ouve, estabelecendo relações entre o que ouve e outras
musicas e sons que conhece, identificando instrumentos musicais nela utilizados
conhecendo a biografia do compositor ou interprete.
Quais são as quatro linguagens artísticas em
que a arte é estruturada. Explique resumidamente o que compõe cada uma delas. A
arte é importante na vida das pessoas e na escola? Por quê?
Teatro -
representação; música - som; dança - movimento expressivo e artes visuais -
imagem.
Teatro:
trabalha com a representação; Dança – trabalha com o movimento expressivo;
Artes visuais – trabalham com a imagem; Musica – som
A arte é importante na vida das pessoas e na
escola? Por quê?
É
importante sim, pois por meio dela o indivíduo passa a expressar-se melhor. A
arte é uma forma de conhecimento que permite a criação, favorecendo assim o seu
desenvolvimento integral.
A arte reflete toda uma época, com seus
acontecimentos sociais, políticos e religiosos. Ela sempre mostra a tendência
do momento, quando a sociedade está em busca de uma humanização maior, o
artista, envolvido por esse contexto, vai mostrar isso em sua produção, assim
como, se o momento é mais tenso, também aparecerá nas produções artísticas.
Nós, os admiradores da arte, buscamos nela um encontro de nosso momento. Há
sempre uma participação nossa nessa arte, participação essa que vai do admirar
as cores e formas até uma mensagem subentendida. E ainda uma forma de trabalho
criador e de expressão, mas para que seja linguagem artística é preciso
acrescentar novos ingredientes a essa forma de expressão. A arte pode também
proporcionar prazer
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