Páginas

Minha foto
são paulo, zona leste, Brazil

sábado, 27 de abril de 2013

Arte no Contexto Escolar - Provas N1



Prova 1
Qual é o objetivo das atividades artísticas na escola?
***A função da arte na escola é conhecer a história do ponto de vista artístico, os instrumentos atuais e suas modificações no decorrer das décadas, os diferentes estilos, gêneros, técnicas artísticas, os artistas e movimentos, etc. Ampliar a sensibilidade dos alunos para compreender melhor o mundo em que vivem, assim como sua diversidade. A arte faz com que tenhamos um novo olhar, sem preconceitos, valorizando a história de vida de cada um.

*** É desenvolver no aluno o conhecimento da arte através de exposições, explicações e demonstrações de produções artísticas que despertem o interesse à apreciação, uma nova forma de ver as coisas  e a valorização da história que está presente em cada obra. Atividades artísticas na escola propiciam ao aluno a ver e a ampliar sua sensibilidade. A arte também faz com que tenhamos um novo olhar, sem preconceitos, valorizando a história de vida de cada um.

Relacione os preconceitos que podem existir com relação ao ensino da música nas escolas. P.167
***Existe um preconceito, proveniente da ideia de que o acesso ao conhecimento musical estaria restrito aos talentosos e aos economicamente privilegiados. A sociedade considera a educação musical símbolo de status ou algo fútil e infelizmente, não considera o potencial educativo do ensino de música para a formação integral do aluno. A música não é considerada uma disciplina tão séria como as demais.

Outra resposta - Muitas pessoas acreditam que a música se aplica somente às pessoas com talento nato e às que possuem uma condição financeira mais favorável. Também não se dá valor ao ensaio de música nas escolas por não ser considerada atividade de muita importância se comparado com Português ou Matemática que são mais utilizadas em vestibulares, concursos, etc.

***Outra resposta - Existe um preconceito, proveniente da ideia de que o acesso ao conhecimento musical estaria restrito aos talentosos e aos economicamente privilegiados, causando a exclusão de muitas pessoas ao acesso à aprendizagem musical. Da mesma forma, com relação ao fator econômico, a sociedade considera a educação musical símbolo de status ou algo fútil e, infelizmente, não considera o potencial educativo do ensino de musica para a formação integral do aluno.''pg 167"

De três exemplos de atividades que podem ser feitas com os diferentes gêneros artísticos nas atividades escolares.
*** - Música: Confecção de bandinhas musicais utilizando-se de vários materiais recicláveis como garrafinhas pet, tampinha de garrafas, etc.;
- Pintura: Releitura de obras de arte reutilizando-se dos mais diversos materiais;
- Dança: pode ser levado um filme musical para as crianças assistirem e fazer comparações a outros estilos de danças e cantar e dançar com as crianças.

Outra resposta - Pintura: Releitura de uma obra de arte utilizando-se de diversos materiais.
- Dança: Podemos levar um filme musical com as crianças (Elvis por exemplo) e após assisti-lo, escolhemos um trecho com música e dança e pedimos para que os alunos observem como era o rock antes de nascerem. É ó cantar e dançar com a turma.
- Música: Confecção de uma bandinha com material reciclável.

Comente resumidamente o que é música folclórica.
***É aquela criada e aceita coletivamente, mostrando ideias e sentimentos comuns de um grupo. A maioria delas é transmitida por tradução oral e tem compositor desconhecido sendo divulgada e até transformada com o passar do tempo. É característica das regiões interioranas, litorâneas e rurais, sendo, normalmente executadas por toda a comunidade em situações importantes como festas religiosas, festas de colheitas, etc. ou por pura diversão. Ex. frevo, diversas músicas infantis, repentes nordestinos e outros.

***Outra resposta - São músicas que normalmente não tem compositor conhecido, pois, são muito antigas e passadas de geração para geração de forma oral. O contato com essas músicas é bem comum em cidades do interior, regiões rurais e litorâneas. São bastante executadas em comemorações regionais como festa do milho, festa do leite, festa de Reis entre outras.

Outra resposta - Música folclórica são aquelas criadas e executadas pelas comunidades das regiões interioranas, litorâneas e rurais. Geralmente são aceitas coletivamente, na maioria das vezes são transmitidas oralmente e o compositor é desconhecido. São executadas em situações importantes como festas de casamento, de colheitas, de trabalho, festas religiosas ou mesmo por diversão.

Prova 2
Como podemos nos expressar através das artes visuais? (p.26)
Podemos nos expressar através da pintura, desenho, colagem, fotografia e assim interagir com os outros e com o mundo.

O retrato constitui a representação de uma pessoa. Como pode-se fazer abordagem desse tema no ensino fundamental?47    
***Podemos fazer a abordagem por meio de pesquisa de retratos em diferentes momentos da vida da criança, de seus amigos e familiares, ou mesmo de retratos produzidos por artistas em diferentes momentos da História da arte. Podemos também analisar retratos com duas ou mais pessoas com representação de rostos em perfil, frontal, e introduzir o estudo da figura humana em diferentes padrões de representação: egípcia, grega, renascentista, etc.
***Outra resposta - Retratar uma pessoa não é apenas reproduzir sua fisionomia, mas mostrar seu modo de ser. Pode ser feita por meio da pesquisa de retratos em diferentes momentos da vida da criança de seus amigos e pessoas da sua convivência ou retratos produzidos em diferentes momentos da Historia da Arte.

Estamos acostumados á traduzir o que vemos, em um quadro, um retrato, uma tela. Na verdade o que a arte propõe no Ensino Médio é sentir o que vemos e falar o que sentimos quando olhamos para uma tela, um quadro ou ainda  uma foto.  A arte nos ensina a traduzir o que nunca retratamos no papel. (p.47)

Nas atividades escolares como tem que ser o encaminhado o trabalho com música? P.116
***- Primeiramente temos que ter um mínimo de conhecimento e capacidade expressiva dentro dessa linguagem artística que tem como fonte de trabalho o som. Uma das primeiras atividades a ser realizada corresponde ao conhecimento da realidade musical vivida pelos alunos, e depois então pensaremos nas questões como a relação entre as atividades de apreciação e produção musical, a realidade cultural da escola e as articulações entre conteúdos dos diversos grupos.

***Outra resposta - Primeiramente proporcionar aos alunos uma motivação em relação a musica na escola, mostrando-lhes a importância do som, do ritmo, bem como saber apreciá-las de forma prazerosa e espontânea. Por meio de várias atividades, com diversos ritmos e som, mostrando a eles que podemos por meio de musicas estudar gramática através de modificar a letra, analisar, refletir e interpretar a letra de uma canção.

Outra resposta - É importante garantir que exista uma relação direta entre as atividades de produção e apreciação artística, para que nos dois momentos seja trabalhada a mesma linha musical. Um exemplo é se estudamos sobre música clássica ouvindo e discutindo a respeito dela, não tem sentido algum trabalhar em seguida com confecção de chocalhos e execução de músicas dançantes, esse tipo de trabalho deve ser executado quando os alunos estiverem estudando uma música apropriada para esses instrumentos. É interessante que no início dos trabalhos com a música, o professor comece a estudar uma forma musical que seja conhecida e apreciada pelas crianças, elas vão conseguir se envolver mais naquilo que elas já conhecem e gostam, aos poucos o professor deve introduzir outros gêneros musicais.

Outra resposta - O trabalho pode ser iniciado a partir de um período da história da música. Nesse período o professor escolherá um determinado gênero para estudar e vai priorizar uma técnica para aprofundar o trabalho com esse gênero musical e período, a partir daí vai trabalhar com um determinado princípio de composição, ressaltando um dos elementos formais do som que caracterize determinada composição musical.
É importante que o professor trabalhe durante o ano letivo, todos os grupos e técnicas para que os alunos tenham um conhecimento com continuidade e profundidade.

O que se entende por encaminhamento metodológico em artes?
***O encaminhamento metodológico, precisa propiciar a práxis artística (unidade entre a teoria e a prática artística), por meio de vivências e do entendimento histórico e teórico das experiências vivenciadas. O docente necessita vivenciar experiências pedagógicas, didáticas e artísticas, ou seja, é preciso participar deste processo enquanto aluno para que se possa conduzir o processo ensino-aprendizagem como professor com os alunos em sala de aula.

***Outra resposta - Para entender precisamos de um caminho uma forma de trabalhar com a arte de forma geral e isto chamamos de encaminhamento metodológico, Os três principais do encaminhamento metodológico são: relação entre atividades de apreciação e produção musical, a realidade cultural da escola como ponto de partida do trabalho e a articulação entre os conteúdos dos diversos grupos

Estamos cercados por sons dos mais diversos tipos e para entendê-los precisamos de um caminho uma forma de trabalhar com a arte de forma geral e isto chamamos de encaminhamento metodológico, Os três principais do encaminhamento metodológico são: relação entre atividades de apreciação e produção musical, a realidade cultural da escola como ponto de partida do trabalho e a articulação entre os conteúdos dos diversos grupos

Prova 3
EM QUE CONSISTE O INSTRUMENTO MUSICAL? DE EXEMPLOS DE MATERIAIS QUE PODEM SER UTILIZADOS COMO MATERIAL EXPRESSIVO NA SALA DE AULA.
***Um instrumento musical é qualquer objeto utilizado para fazer ou produzir música. Para a confecção de instrumentos musicais é necessário que os alunos tragam de casa elementos da natureza, como, pedras, galhos, conchas. Também alguns grãos como milho, arroz, feijão, etc. Estes objetos poderão ser transformados em chocalhos, chaves, baterias, etc.

***Outra resposta - Um instrumento musical é qualquer objeto utilizado para fazer música. Para a confecção de instrumentos musicais é necessário que os alunos tragam de casa elementos da natureza, como, pedras, galhos, conchas. Com esses materiais eles poderão fazer instrumentos musicais simples, como, chocalhos, clavas ou uma bateria natural.

O QUE É O PRINCIPIO DA "DEFORMAÇÃO" DA ARTE? EM QUE TIPO DE OBRAS ELE ESTA PRESENTE?
***Está presente nas obras dos artistas expressionistas como por ex: O GRITO. Seu objetivo é representar as coisas não como as viam e sim como as sentiam, projetando as angústias do ser humano e a força de suas emoções por meio da distorção das formas e das cores.

***Outra resposta - Está presente nas obras expressionistas e o seu objetivo é representar as coisas não como as viam e sim como as sentiam, plasmando as angústias do ser humano e a força das suas emoções por meio da distorção das formas e das cores.

O principio da deformação, esta presente nas obras dos artistas expressionistas. Seu objetivo é representar as coisas não como as viam e sim como as sentiam, as angustias do ser  humano e a força de suas emoções por meio da distorção das formas e das cores. A obra mais famosa é O Grito

COMENTE A FRASE “A CAPACIDADE DE LER UMA IMAGEM NÃO É UMA QUALIDADE INATA DO SER HUMANO E SIM, UMA PRATICA HUMANA.
***A apreciação pressupõe a formação dos sentidos e o domínio do conhecimento. Necessitamos tanto da informação visual obtidas de nossas experiências quanto do conhecimento que armazenamos. Precisamos tanto da história, estética, antropológicas, ou seja, ler uma imagem constitui-se em um processo de criação de sentidos e de construção de interpretação, tanto do artista quanto do leitor.

***Outra resposta - Ler uma imagem constitui-se um processo de criação de sentidos e de construção de interpretações, a apreciação pressupõe a formação dos sentidos e o domínio do conhecimento, precisamos tanto de informações visuais obtidas de nossa experiência quanto dos conhecimentos que armazenamos.

A apreciação pressupõe a formação dos sentidos e o domínio do conhecimento, precisamos tanto da informação visual obtidas de nossas experiências quanto o conhecimentos que armazenamos, precisamos tanto da historia, estética, antropológicos.

PARA MAGRITTE, A PRINCIPAL FUNÇÃO DA ARTE É TORNAR A VISÃO UM INSTRUMENTO DO CONHECIMENTO. DESTAQUE AS CARACTERISTICAS DO “MOVIMENTO SURREALISTA."
***Os surrealistas não pintavam quadros para fazer uma mera copia da realidade. Sua intenção era dar uma interpretação fantástica aos sonhos e explorar as ideias do absurdo e do inconsciente, frequentemente utilizando imagens absurdas e perturbadoras. Percebemos também uma combinação de objetos criados para se ter uma ideia de uma realidade fantástica da vida rotineira.

As características deste movimento são: Pintura com elementos surreais, formas baseadas na fantasia (sonhos, inconsciente), busca da perfeição do desenho e das cores, dentro da dimensão do imaginário, impressão espacial, possuindo ilusões ópticas, dissociação entre imagens e legendas, conjugadas para construção de cenas de sonho ou de ironia.


***Surrealismo foi um movimento artístico que surgiu na França na década de 1920. Este movimento. Este movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano.Suas principais características são:
- Pintura com elementos surreais
- Formas baseadas na fantasia (sonhos, inconsciente)
- Busca da perfeição do desenho e das cores, dentro da dimensão do imaginário.
- Impressão espacial, possuindo ilusões ópticas.
- Dissociação entre imagens e legendas, conjugadas para construção de cenas de sonho ou de ironia.

Prova 4
A arte na escola tem que desencadear um processo de formação dos sentidos. Qual é a verdadeira função do ensino da Arte das escolas? Explique.
A função do ensino na arte nas escolas é ensinar a ver, por isso é preciso desencadear um processo de formação dos sentidos, pois, os objetos mais do que vistos precisam ser compreendidos em seu significado. Para isso é necessário um trabalho sistematizado com produção cultural que inclui sem restrimgir a interpretação dessa arte (a mensagem passada pela arte).

A função da arte na escola é ensinar a ver, pois os objetos mais do que vistos precisam ser compreendidos em seus significados. Não é simplesmente mostrar as reproduções de objetos de arte presentes nos livros, mas levar o aluno a dominar os conhecimentos artísticos, necessários às atividades de apreciação e produção artística. A arte também faz com que tenhamos um novo olhar, sem preconceitos, valorizando a história de vida de cada um.

***A verdadeira função do ensino da arte na escola é oferecer aos indivíduos condições para que compreenda o que ocorre no plano da expressão e no plano do significado ao interagir com as Artes, permitindo sua inserção social de maneira mais ampla. A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética. O aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.

Comente a frase: Apreciar a Arte é não abrir mão da inutilidade o princípio do prazer supremo o princípio utilitarista. (p.18)
A arte é vista como uma atividade sem utilidade, porém não se pode considerá-la como uma atividade inútil, já que ela representa uma cultura e acaba fazendo parte do aprendizado, por sua representação. Dessa forma, ela proporciona prazer, tornando algo útil a todos que apreciam.
Sabemos que uma obra de arte não tem utilidade, mas ela não é inútil, pois ela desempenha um papel dentro de uma cultura. Sua utilidade não se realiza de forma imediata, mas medida pelos conhecimentos que nos permitem tornar esse objeto familiar. A arte é uma forma de conhecimento, uma forma de trabalho criador e de expressão e também pode nos proporcionar prazer.

***Outra resposta - Para muitos uma obra de arte não tem qualquer utilidade, mas ela não é inútil, pois desempenha um papel dentro de uma cultura. Sua utilidade não se realiza de forma imediata, mas medida pelo conhecimento que nos permite tornar esse objeto familiar. A arte é uma forma de conhecimento em forma de trabalho criador e de expressão e pode nos proporcionar prazer.

O que são formas musicais? Dê exemplos.
Formas musicais são tipos de músicas que possuem características em comum. Ex: rock, sinfônica, valsa.

***Outra resposta - São os tipos de músicas composta com determinadas características comuns que possuem uma estrutura e dentro dela é possível compor diversas músicas. ex. concerto, valsa, sonata, etc.

São tipos de músicas que possuem características em comum. Ex: rock, sinfônica, valsa.   São tipos de musica compostos com determinadas características em comum, dentro dos cinco gêneros (étnico, folclórico, popular, erudito, criado pela indústria cultural). Ex: Concerto, valsa, opera, rock, bossa-nova, sonata, sinfonia, opera de PEQUIM ETC

Comente a frase"a imagem é a expressão de alguém para alguém e enquanto representação de um olhar,tanto mostra como oculta coisas".
É necessaário analisar (interpretar) a imagem, e para isso é necessário alguns questionamentos: o que ela mostra?  e o que oculta? o que consagra? Dessa forma podemos ver além do que ela apresenta.
Outra resposta - Precisamos iniciar a nossa leitura perguntada sobre os porquês daquela representação, o que nos mostra, o que nos oculta e o que consagra para assim podermos ir alem do que vemos aparentemente.

E necessário começarmos nossa leitura perguntando sobre os porquês desta representação, o que mostra o que oculta e o que consagra, indo alem do que se vê aparentemente.

Prova 5
“Não podemos analisar todos os objetos artísticos e a arte de qualquer tempo sempre com os mesmos critérios”. Explique o que a frase quer dizer.
Quando falamos de um objeto artístico, estamos nos referindo a um determinado momento da história, por isso é preciso conhecer o contexto histórico ao qual pertence e o conjunto de técnicas e regras utilizadas pelos artistas daquele período.

“A apreciação musical vai além de simplesmente ouvir uma música”. Como deve ser desenvolvido o trabalho de apreciação ao ouvir uma música com os alunos?
Deve-se ao ouvir uma música com os alunos, deve-se tentar garantir que o aluno a ouça analisando, obtendo informações sobre a época e o local em que foi feita, discutindo sobre o que ouve, estabelecendo relações entre o que ouve e outras musicas e sons que conhece, identificando instrumentos musicais nela utilizados conhecendo a biografia do compositor ou interprete.

Quais são as quatro linguagens artísticas em que a arte é estruturada. Explique resumidamente o que compõe cada uma delas. A arte é importante na vida das pessoas e na escola? Por quê?
Teatro - representação; música - som; dança - movimento expressivo e artes visuais - imagem.

Teatro: trabalha com a representação; Dança – trabalha com o movimento expressivo; Artes visuais – trabalham com a imagem; Musica – som

A arte é importante na vida das pessoas e na escola? Por quê?
É importante sim, pois por meio dela o indivíduo passa a expressar-se melhor. A arte é uma forma de conhecimento que permite a criação, favorecendo assim o seu desenvolvimento integral. 

A arte reflete toda uma época, com seus acontecimentos sociais, políticos e religiosos. Ela sempre mostra a tendência do momento, quando a sociedade está em busca de uma humanização maior, o artista, envolvido por esse contexto, vai mostrar isso em sua produção, assim como, se o momento é mais tenso, também aparecerá nas produções artísticas. Nós, os admiradores da arte, buscamos nela um encontro de nosso momento. Há sempre uma participação nossa nessa arte, participação essa que vai do admirar as cores e formas até uma mensagem subentendida. E ainda uma forma de trabalho criador e de expressão, mas para que seja linguagem artística é preciso acrescentar novos ingredientes a essa forma de expressão. A arte pode também proporcionar prazer