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Defina a lenda dos outros 2 gêneros (fábulas e mitos)
As lendas trabalham
especificamente com os relatos do povo, que em geral queria explicar através de
fatos sobrenaturais o que havia vivido ou experimentado.
As lendas apresentam personagens
fixos que, ao deparar-se com um destino "inexorável", vão deixar
mensagens de reflexão de boas condutas no mundo real
O folclore apresentou
gêneros diferentes de narrativas, entre elas, as fábulas, os mitos e as lendas.
Característica do mito
Explicação fantástica para
fenômenos naturais, narrativas ligadas à criação do homem e do mundo,
diretamente ligada ao espiritual, narrativa de origem atemporal.
Sobre mitos
Surgiram com o próprio homem,
apresentam uma explicação por fenômenos naturais, sem fundo moral e personagens
protagonistas submetidos ao sobrenatural. Algumas personagens são divinas, com
atitudes e decisões que escapam ao arbítrio humano.
Pesquisas realizadas com os professores comprovam que o professor-
leitor - critico é raridade, isto é resultado de:
Vários fatores, como salários
sucateados, desinformação, lacuna na formação, mas, podemos afirmar que a
falência do sistema de ensino no país passa por nenhuma familiaridade com o
livro que não seja aquela de ligação direta com a profissão, e, mesmo
assim, de forma eventual.
QUAIS as características de uma biblioteca escolar atuante e moderna?
As bibliotecas existem desde que
o homem transmite suas ideias para um objeto concreto, seja madeira, papiro,
argila, pedra ou papel.
A biblioteca infantil, escolar ou não, deveria ser uma casa e não um depósito de livros; assim, passaria a fazer parte do dia a dia das crianças.
A biblioteca infantil, escolar ou não, deveria ser uma casa e não um depósito de livros; assim, passaria a fazer parte do dia a dia das crianças.
Faça uma reflexão sobre a importância de brincar para a criança. Pg 79
A brincadeira é importante para o
desenvolvimento, principalmente nos primeiros anos de vida. Através das
brincadeiras, experimentamos sensações sonoras e táteis, nos diferenciamos dos
outros, nos comunicamos, exploramos nosso corpo, etc.
Afinal, a criança aprende brincando? Responda esta pergunta baseando se
no pensamento de Brougere. Pg 63
Para Brougère, o jogo contribui
de forma na aprendizagem, os alunos aprendem melhor divertindo-se, devendo o educador
aproveitar-se disso em doses limitadas para chegar ao aprendizado real.
Porque as crianças se interessam por livros, jogos e filmes de terror,
de acordo com Silva? Pg. 88
O ser humano é composto de amor e
ódio, raiva e indignação, sentimentos importantes para nosso
desenvolvimento e crescimento, e brincar de faz de conta envolvendo fantasias
agressivas e violentas são fundamentais para o equilíbrio emocional da criança,
o que faz com que elas aprendam a lidar a diversidade das emoções.
Avelar e Sorsy (2005 apud COSTA, 2009) afirmam que ler uma história e
fazer a sua contação são processos bem diferentes. Disserte, com suas palavras,
quais as características de uma narrativa oral e qual o papel do contador em
relação ao seu público.
Sim,
existe diferença entre contar e ler uma história, porque também existe uma
diferença entre palavra oral e palavra escrita. Quando a comunicação se dá
através da palavra oral, nosso centro de percepção é o auditivo. Uma
característica da percepção auditiva é que ela nos proporciona a experiência da
unidade.
O som nos
invade por todos os lados e passa através de nós. Todo o nosso corpo é uma
unidade auditiva, porque estamos no centro do campo sonoro.
As
expressões do corpo, os gestos, o ritmo e a entonação de voz imprimem sentido
às palavras e desvelam para o ouvinte as emoções por trás do texto.
Existem três diferentes grupos que teorizam sobre o ato de ler, cujas
concepções foram sintetizadas por Cosson (2006). Para o primeiro grupo:
Ler é um
processo de extração do sentido que está no texto. Essa extração passa
necessariamente por dois níveis: o nível das letras e palavras, que estão na
superfície do texto, e o nível do significado, que éo conteúdo do texto. Quando
se consegue realizar essa extração, faz se a leitura. (...) é a leitura
entendida como um processo de decodificação, por isso a ênfase está centrada
sobre o código expresso no texto. (COSSON,2006, p.39).
Entende-se
aqui que a leitura deve ser efetuada concentrando-se exclusivamente no texto
escrito e nas mensagens por ele transmitidas, e que os obstáculos à leitura
residem apenas na inabilidade do leitor em dominar o código lingüístico.O
segundo grupo compreende a leitura como o resultado daquilo que o leitor
pretende ou consegue encontrar em um texto, definindo-a, basicamente, como:
O ato de
atribuir sentido ao texto, ou seja, partem do leitor para o texto.Desse modo,
ler depende mais do leitor do que do texto. É o leitor que elabora e testa
hipóteses sobre o que está no texto. É ele que cria estratégias para dizer o
texto com base naquilo que já sabe sobre o texto e o mundo. Por isso, a leitura
depende mais daquilo que o leitor está interessado em buscar no texto do que
das palavras que estão ali (...) Ao privilegiar o leitor no processo de
leitura, essas teorias terminam por ignorar que o sentido atribuído ao texto
não é um gesto arbitrário, mas sim uma construção social. (COSSON, 2006, p.39).
Essa
abordagem corre o risco de considerar aquilo que o leitor pretende buscar,
localizar ou inferir de certo texto, como sendo a verdade absoluta
sobredeterminado tema. Dessa forma, desconsidera a atividade do leitor de
construção e reconstrução dos sentidos que podem advir de um texto, diante de
sua leitura de mundo e experiências vividas.O terceiro grupo é denominado
conciliatório, pois aponta que o autor, juntamente com seu contexto, o
leitor e o texto possuem o mesmo nível de importância e a leitura é a mediação
entre eles.
Trata-se,
pois, de um diálogo entre autor e leitor mediado pelo texto, que é construído
pelo processo de mediação. O ato de ler mesmo realizado individualmente,
torna-se uma atividade social. O significado deixa de ser uma questão que diz
respeito apenas ao leitor e ao texto para ser controlado pela sociedade. A
leitura é o resultado de uma série de convenções que uma comunidade estabelece
para a comunicação entre seus membros e fora dela. Aprender a ler é mais do que
adquirir uma habilidade, e ser leitor vai além de possuir um hábito ou
atividade regular. Aprender a ler e ser leitor são práticas sociais que medeiam
e transformam as relações humanas. (COSSON, 2006, p.40).
Explique com suas palavras essas três etapas. Pg. 27
R. Antecipação: refere-se as varias operações
que ocorrem antes de o leitor iniciar a leitura, como ex. o objetivo que o leva
a escolher este ou aquele texto e que determina a forma como ele será lido:
Decifração, isto é o processo de decodificação das letras e palavras, que as
vezes nem é percebida pelo leitor que possui desenvolvimento na leitura:
Interpretação é aqui entendida como as operações mentais, as relações de
sentidos efetuadas pelo leitor durante o processo de decodificação do conteúdo
do texto, é o resultado do dialogo entre autor e leitor.
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