1 - De acordo com
Coelho (1991 apud COSTA, 2009), a fábula, o mito e a lenda são espécies
literárias que não se confundem com a parábola, o apólogo, o romance policial e
outros tipos de textos literários. Costa (2009) adiciona, ainda, que a fábula
destinava-se, originalmente, aos adultos. Explique, com suas palavras, a função
que a fábula tinha e o que a distingue das outras espécies literárias.
2 - De acordo com Orlandi (1996 apud COSTA, 2009), os sentidos de um texto não se fecham; estão sempre abertos. Disserte, com suas palavras, qual o papel das experiências pessoais do leitor ao se colocar diante de um texto.
As fábulas distinguem-se
dos outros tipos de textos pela presenças do animal, colocando-o em
situações humanas e caracterizando símbolos, dentro de um contexto universal. Na
fábula os personagens geralmente são animais ou se transformam em animais, mas
não deixam de ter características humanas, como pensamentos, sonhos, etc. Na
fábula há sempre uma moral para a história apresentada no final.
2 - De acordo com Orlandi (1996 apud COSTA, 2009), os sentidos de um texto não se fecham; estão sempre abertos. Disserte, com suas palavras, qual o papel das experiências pessoais do leitor ao se colocar diante de um texto.
As experiências com o leitor sofrem “mutação”
de uma pessoa para outra, ela sofre mutabilidade, pois os sentidos não
pertencem nem ao leitor e nem ao autor, pois são feitos da troca de linguagem.
Por isso a permanência de textos com a multiplicação de sentidos.
3 - Costa (2009) afirma que projetos de leitura na escola
devem tornar a leitura interessante. Diante disso, apresente as características
que um poema deve ter para ser considerado bom para público infantil. (p.103 –
portal)
Deve ser comprometido com aspectos da
sensibilidade e da emoção do poeta, sem a necessidade de tom de conselho e nem
insistir na transmissão de conhecimentos. Um bom poema deve ter um enfoque
crítico e reflexível em sua narrativa.
Preferencialmente os poemas em que predomine
a fantasia, a musicalidade e a imaginação, sem o caráter conceitual e com tema
sem uma visão triste e pessimista da vida.
4 - Avelar e Sorsy (2005 apud COSTA, 2009) afirmam que ler uma
história e fazer sua contação são processos bem diferentes. Disserte, com suas
palavras, quais as características de uma narrativa oral e qual o papel do
contador em relação ao seu búblico.
Com certeza
existem diferenças entre contar e ler uma história, mesmo porque existem
diferenças entre palavra oral e escrita. A comunicação oral ocorre através de
palavras e a percepção é auditiva, onde podemos ter a experiência da unidade,
somos invadidos pelo som passando através de nós, o corpo passa a ser unidade
auditiva. As expressões corporais e a entonação da voz dão sentido às palavras
trazendo emoções por trás do texto.
O contador
deve se preparar com antecedência, lendo seu texto várias vezes, pois através
da sua história poderá alegrar ou frustrar. Por isso tudo deve ser perfeito.
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