Páginas

Minha foto
são paulo, zona leste, Brazil

sábado, 27 de abril de 2013

Arte no Contexto Escolar - Questionário


Em que consiste a música tradicional ou étnica. Por que está praticam. Em extinção? 
É considerada a música de raiz, feita pelo povo, normalmente com caráter de ritual. Faz parte deste gênero, a indígena, de tribos africanas, dos aborígenes, entre outras. Este gênero está praticamente em extinção, porque essas civilizações estão pouco a pouco, sendo dizimadas, e sua cultura, inclusive a musical, esta sendo sufocada pela cultura dos povos que  as dominam e está sendo esquecida.

 Escreva resumidamente em que consiste o gênero “natureza morta”, na pintura.
O gênero natureza- morta pode conter desde arranjos de frutas e vasilhas ricamente decoradas até aves e peixes em bandejas sobre toalhas ou tecidos abertos cobrindo uma mesa. Neste gênero, o artista pode revelar nas formas, cores e linhas os aspectos estéticos subjacentes à aparência dos objetos, colocando coisas comuns como: livro, canetas e objetos de uma escrivaninha, cachimbos, pincéis de um pintor, em uma nova ordem visual.
  
Faça um resumo sobre as linguagens artísticas (20linhas).
O som faz parte de nossa vida desde a concepção até a morte.  As linguagens artísticas – artes visuais, dança, música e teatro – têm seus campos específicos, com objetivos e conteúdos distintos, que precisam ser considerados ao elaborar os planos, projetos e planejamentos. Mas elas também devem ser correlacionadas, ao mesmo tempo em que se estabelece a interdisciplinaridade com as outras áreas do conhecimento.   As artes visuais  que normalmente lidam com a visão como o seu meio principal de apreciação costumam ser chamadas de Artes Visuais. Consideram-se artes visuais as seguintes: pintura, desenho, gravura, fotografia e cinema. Além dessas, são consideradas ainda como artes visuais: a escultura, a instalação, a arquitetura, a novela, o web design, a moda, a decoração e o paisagismo.  O Teatro é uma arte em que um ator, ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades, com auxílio de dramaturgos, diretores e técnicos, que têm como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público.   Música Dentro das "artes", a Música pode ser classificada como uma arte de representação, uma arte sublime, uma arte de espetáculo.  Dança A dança é uma dastrabalha com o movimento expressivo;  principais

Na escola, quando e como se ouve música? 
Na escola, muitas vezes, a música é usada como pano de fundo ou motivo de recreação e descontração. Como manifestação artística, ela deve ser vista como uma linguagem com conteúdos próprios que deve ser entendida e executada pelas crianças constantemente. O professor deve conhecer os conteúdos de música e exercitar suas propriedades dentro dessa linguagem para que possa trabalhar de forma mais profunda e segura com os alunos
    
“Não podemos perder de vista que nem mesmo a cópia é um exercício passivo, mas fruto de uma escolha do artista”, comente a frase relacionando-a a representação figurativa.
Muitas pessoas ainda associam a arte verdadeira a uma representação fiel dos objetos ou seres do nosso entorno. Neste caso, o artista tem por objetivo copiar, por meio da linguagem plástica, os aspectos visíveis do mundo. Neste caso a cópia não é um exercício passivo, e sim uma escolha do artista.

O estudo de gêneros na arte deve subsidiar a prática escolar. Como o professor pode aprofundar o estudo dos diferentes gêneros? Dê dois exemplos.
Observar os retratos apresentados, identificando a posição frontal e de perfil:    - Recortar de revistas e jornais velhos vários retratos e separar em grupos de acordo com essas posições: tipos de bocas, narizes e olhos em seguida montar um retrato;     - Criar uma paisagem procurando mostrar as características de sua cidade e o modo como às pessoas vivem;    - Fazer uma pesquisa sobre os elementos característicos da região onde mora e sobre os elementos decorativos utilizados nas fachadas das casas de sua cidade.

O que é improvisar uma música? 
Improvisar, em música, significa criar a composição musical no momento da execução ou incorporar detalhes e fazer alterações em uma música no momento em que ela está sendo executada.

Quais instrumentos musicais podem ser confeccionados na escola junto com os alunos? 
Podemos confeccionar: chocalho, pandeiro, tambor, xilofone, maracá, violão.

Qual a importância da arte na vida das pessoas? 
A arte humaniza e nos dá a possibilidade de entendermos melhor o mundo em que vivemos.  A arte é tudo! Pena que nem todos usam da arte para expressar seu eu interior, como vc diz, é um dos caminhos para entendermos o mundo em que vivemos, mas também o mundo do outro.   A arte reflete toda uma época, com seus acontecimentos sociais, políticos e religiosos. Ela sempre mostra a tendência do momento, quando a sociedade está em busca de uma humanização maior, o artista, envolvido por esse contexto, vai mostrar isso em sua produção, assim como, se o momento é mais tenso, também aparecerá nas produções artísticas. Nós, os admiradores da arte, buscamos nela um encontro de nosso momento. Há sempre uma participação nossa nessa arte, participação essa que vai do admirar as cores e formas até uma mensagem subentendida. A arte aproxima as pessoas da natureza!  Possibilita um bom entendimento entre a vida e o homem, que com o passar do tempo parece que foi esquecendo sua origem, por conta do egoísmo e da despreocupação com o planeta.

Qual o real objetivo do trabalho com as atividades artísticas na escola? 
Objetivo das atividades artísticas na escola não é simplesmente mostrara reproduções de objetos de artes presentes nos livros, mas levar o aluno a dominar os conhecimentos artísticos necessários às atividades de apreciação e produção artísticas. A função da Arte é também ensinar a ver a ampliar a sensibilidade dos alunos. A arte também faz com que tenhamos um novo olhar, sem preconceitos, valorizando a história de vida de cada um.

Cite os gêneros musicais e explique-os resumidamente.
RESP.: Étnicas: músicas primitivas, feitas a centenas de anos da mesma forma (música indígena, povos africanos e asiáticos).   Folclórica: músicas criadas e executadas pelas comunidades rurais e litorâneas, sem autor conhecido. (cirandas, frevos, fandango, etc.).  Popular: músicas dos centros urbanos, com autor conhecido. (Chico Buarque, Caetano Veloso, Marisa Monte, etc.).Indústria Cultural: música de massa, comercial, que tem apoio da mídia, mas com curto período de sucesso. (Michel Teló, grupos de axé, pagode, etc.).Erudita: música feita por acadêmicos e que segue ou rompe tendências e normas  estabelecidas  (Vivaldi, Mozart, Bach).

Como deve ser desenvolvido o trabalho de apreciação ao ouvir música com os alunos?
RESP.: Deve-se tentar garantir o aluno a ouça analisando obtendo informações sobre a época e o local em que foi feita discutindo sobre o que ouve estabelecendo relações sobre o que ouve e outras musicas e sons que conhece conhecendo a biografia do compositor, identificando instrumentos musicais nela utilizados.