Em que consiste a música tradicional ou étnica. Por que está praticam. Em extinção?
É
considerada a música de raiz, feita pelo povo, normalmente com caráter de
ritual. Faz parte deste gênero, a indígena, de tribos africanas, dos
aborígenes, entre outras. Este gênero está praticamente em extinção, porque
essas civilizações estão pouco a pouco, sendo dizimadas, e sua cultura,
inclusive a musical, esta sendo sufocada pela cultura dos povos
que as dominam e está sendo esquecida.
Escreva resumidamente em que consiste
o gênero “natureza morta”, na pintura.
O gênero
natureza- morta pode conter desde arranjos de frutas e vasilhas ricamente
decoradas até aves e peixes em bandejas sobre toalhas ou tecidos abertos
cobrindo uma mesa. Neste gênero, o artista pode revelar nas formas, cores e
linhas os aspectos estéticos subjacentes à aparência dos objetos, colocando
coisas comuns como: livro, canetas e objetos de uma escrivaninha, cachimbos,
pincéis de um pintor, em uma nova ordem visual.
Faça um
resumo sobre as linguagens artísticas (20linhas).
O som faz
parte de nossa vida desde a concepção até a morte. As linguagens
artísticas – artes visuais, dança, música e teatro – têm seus
campos específicos, com objetivos e conteúdos distintos, que precisam ser
considerados ao elaborar os planos, projetos e planejamentos. Mas elas também
devem ser correlacionadas, ao mesmo tempo em que se estabelece a
interdisciplinaridade com as outras áreas
do conhecimento. As artes visuais que
normalmente lidam com a visão como o seu meio principal de apreciação costumam
ser chamadas de Artes Visuais. Consideram-se artes visuais as seguintes:
pintura, desenho, gravura, fotografia e cinema. Além dessas, são
consideradas ainda como artes visuais: a escultura, a instalação, a
arquitetura, a novela, o web design, a moda, a decoração e o
paisagismo. O Teatro é uma arte em que um ator,
ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades, com auxílio de
dramaturgos, diretores e técnicos, que têm como objetivo apresentar uma
situação e despertar sentimentos no público. Música Dentro
das "artes", a Música pode ser classificada como uma arte de
representação, uma arte sublime, uma arte de espetáculo. Dança A
dança é uma dastrabalha com o movimento
expressivo; principais
Na escola,
quando e como se ouve música?
Na escola,
muitas vezes, a música é usada como pano de fundo ou motivo de recreação e
descontração. Como manifestação artística, ela deve ser vista como uma
linguagem com conteúdos próprios que deve ser entendida e executada pelas
crianças constantemente. O professor deve conhecer os conteúdos de música e
exercitar suas propriedades dentro dessa linguagem para que possa trabalhar de
forma mais profunda e segura com os alunos
“Não podemos
perder de vista que nem mesmo a cópia é um exercício passivo, mas fruto de uma
escolha do artista”, comente a frase relacionando-a a representação figurativa.
Muitas
pessoas ainda associam a arte verdadeira a uma representação fiel dos objetos
ou seres do nosso entorno. Neste caso, o artista tem por objetivo copiar, por
meio da linguagem plástica, os aspectos visíveis do mundo. Neste caso a cópia
não é um exercício passivo, e sim uma escolha do artista.
O estudo
de gêneros na arte deve subsidiar a prática escolar. Como o professor pode
aprofundar o estudo dos diferentes gêneros? Dê dois exemplos.
Observar
os retratos apresentados, identificando a posição frontal e de
perfil: - Recortar de revistas e jornais velhos vários
retratos e separar em grupos de acordo com essas posições: tipos de bocas,
narizes e olhos em seguida montar um retrato; -
Criar uma paisagem procurando mostrar as características de sua cidade e o modo
como às pessoas vivem; - Fazer uma pesquisa sobre os
elementos característicos da região onde mora e sobre os elementos decorativos
utilizados nas fachadas das casas de sua cidade.
O que é
improvisar uma música?
Improvisar,
em música, significa criar a composição musical no momento da execução ou
incorporar detalhes e fazer alterações em uma música no momento em que ela está
sendo executada.
Quais
instrumentos musicais podem ser confeccionados na escola junto com os
alunos?
Podemos
confeccionar: chocalho, pandeiro, tambor, xilofone, maracá, violão.
Qual a
importância da arte na vida das pessoas?
A arte
humaniza e nos dá a possibilidade de entendermos melhor o mundo em que vivemos.
A arte é tudo! Pena que nem todos usam da arte para expressar seu eu
interior, como vc diz, é um dos caminhos para entendermos o mundo em que
vivemos, mas também o mundo do outro. A arte reflete toda uma
época, com seus acontecimentos sociais, políticos e religiosos. Ela sempre
mostra a tendência do momento, quando a sociedade está em busca de uma
humanização maior, o artista, envolvido por esse contexto, vai mostrar isso em
sua produção, assim como, se o momento é mais tenso, também aparecerá nas
produções artísticas. Nós, os admiradores da arte, buscamos nela um encontro de
nosso momento. Há sempre uma participação nossa nessa arte, participação essa
que vai do admirar as cores e formas até uma mensagem subentendida. A arte
aproxima as pessoas da natureza! Possibilita um bom entendimento entre a
vida e o homem, que com o passar do tempo parece que foi esquecendo sua origem,
por conta do egoísmo e da despreocupação com o planeta.
Qual o
real objetivo do trabalho com as atividades artísticas na escola?
Objetivo
das atividades artísticas na escola não é simplesmente mostrara reproduções de
objetos de artes presentes nos livros, mas levar o aluno a dominar os
conhecimentos artísticos necessários às atividades de apreciação e produção
artísticas. A função da Arte é também ensinar a ver a ampliar a
sensibilidade dos alunos. A arte também faz com que tenhamos um novo olhar, sem
preconceitos, valorizando a história de vida de cada um.
Cite os gêneros musicais e
explique-os resumidamente.
RESP.: Étnicas: músicas primitivas, feitas a
centenas de anos da mesma forma (música indígena, povos africanos e
asiáticos). Folclórica: músicas criadas e executadas pelas
comunidades rurais e litorâneas, sem autor conhecido. (cirandas, frevos,
fandango, etc.). Popular: músicas dos centros urbanos, com autor
conhecido. (Chico Buarque, Caetano Veloso, Marisa Monte, etc.).Indústria
Cultural: música de massa, comercial, que tem apoio da mídia, mas com curto
período de sucesso. (Michel Teló, grupos de axé, pagode, etc.).Erudita: música
feita por acadêmicos e que segue ou rompe tendências e normas
estabelecidas (Vivaldi, Mozart, Bach).
Como deve ser desenvolvido o trabalho
de apreciação ao ouvir música com os alunos?
RESP.: Deve-se tentar garantir o aluno a
ouça analisando obtendo informações sobre a época e o local em que foi feita
discutindo sobre o que ouve estabelecendo relações sobre o que ouve e outras musicas
e sons que conhece conhecendo a biografia do compositor, identificando
instrumentos musicais nela utilizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário