Minha N2 - Resultado final : 2
N2 do Colega Ary Júnior - Resultado final : 2
LITERATURA INFANTIL
N2 do Colega Ary Júnior - Resultado final : 2
LITERATURA INFANTIL
1. A relação entre a literatura e a escola tem sido muito intensa desde a criação da escola burguesa no século XVIII até os dias de hoje.
- Diversos estudiosos defendem o uso do livro em sala de aula e, atualmente, o objetivo não é apenas o de transmitir os valores da sociedade, mas também o de propiciar uma nova visão da realidade. Assinale a alternativa em que encontramos ações que o professor pode promover para instigar na criança o hábito da leitura.
- Na escolha dos poemas, aqueles em que predominam a fantasia, a musicalidade e a imaginação terão mais condições de interessar às crianças.
- O projeto de leitura na escola não deve possibilitar a indagação, pesquisa, criação, de maneira que a literatura não venha a ter uma função atual, verdadeira, recreativa e estética, social e renovadora.
- Quando o professor trabalhar com poemas, não há necessidade de evitar alguns temas, até mesmo poemas que apresentam uma visão triste e pessimista da vida podem ser levados à criança.
- O professor não deve se preocupar em tornar a leitura interessante aos olhos da criança, como fonte de surpresas e descobertas.
2. Aponte a alternativa que descreve uma das dificuldades encontradas na valorização social da leitura.
- O descaso com os professores e a escola.
- A crença de que a leitura transforma as condições sociais.
- A consciência da importância da leitura para a cidadania.
- A valorização do conhecimento e da escolarização.
3. A leitura é uma ação que resulta na construção de sentidos para os textos por um leitor. Assinale a alternativa que melhor explica essa ação.
- O leitor vai em busca dos sentidos escolhidos pelo autor do texto.
- O leitor projeta sobre os textos seu repertório de experiências de leitura acumuladas ao longo de sua vida.
- O leitor somente lê aquilo que lhe interessa ler. Nas demais situações ele somente passa os olhos pelo texto.
- O leitor necessita apenas estar alfabetizado para poder compreender qualquer texto.
4. Assinale a alternativa correta com relação à contação de história.
- Como toda atividade de linguagem, pressupõe apenas o interlocutor.
- Nessa atividade, as palavras não podem assumir toda a sua densidade, todo o seu poder de evocação.
- Além da função de resgatar a cultura, a atividade de contar histórias proporciona momentos em que o ouvinte trabalha mais intensamente, e de maneira individualizada, o seu imaginário.
- A utilização de fórmulas muito conhecidas de início de contos, como "era uma vez...", não contribui para intensificar a afinidade entre o contador e o ouvinte.
Resultado final : 2
LITERATURA INFANTIL
1. Existem procedimentos que contribuem para
intensificar a afinidade entre contador e ouvinte.
·
I. As fórmulas conhecidas de início de contos: "Era uma vez",
"Num lugar distante", "Um belo dia", entre tantas outras.
II. Quando o texto, objeto da contação, desencadeia a memória afetiva ligada às histórias ouvidas na infância.
III. A entonação do relato, a sonoridade das palavras, os gestos do contador.
Assinale a alternativa correta.
II. Quando o texto, objeto da contação, desencadeia a memória afetiva ligada às histórias ouvidas na infância.
III. A entonação do relato, a sonoridade das palavras, os gestos do contador.
Assinale a alternativa correta.
·
Apenas II e III.
·
Apenas I e III.
·
Apenas I e II.
·
Todas as afirmativas.
2. Segue abaixo:
·
Na década de 1950, com o fim da era getulista, prosseguem os
debates acerca das reformas e reestruturações no campo do ensino, mas, apesar
das discussões, quase nada muda nas condições da educação. Nesse período, temos
·
a publicação de Reinações de Narizinho – nome novo para A Menina
do Narizinho Arrebitado.
·
a crise da leitura e o experimentalismo de Ruth Rocha.
·
o aumento do número de lançamentos de novos títulos.
·
o surgimento das histórias em quadrinhos.
3. Assinale a alternativa que contém os fatores que
implicam uma formação deficiente de leitores no Brasil.
·
O alto preço dos livros, a baixa escolaridade da sociedade
brasileira, o alto índice de analfabetismo, a intensa política de incentivo à
leitura.
·
A escola sem projeto pedagógico, a falta de professores, a baixa
escolaridade do povo brasileiro, o alto índice de analfabetos.
·
O sucesso de carreiras com profissionais semialfabetizados, a
concorrência dos meios de comunicação de massa, a desvalorização da cultura
escrita, o pequeno número de bibliotecas.
·
O excessivo número de horas dedicadas ao computador, o
desprestígio da escola e da escrita, a concorrência da mídia, o preço do livro.
4. Assinale a alternativa que identifica os elementos
próprios da fábula.
·
Narrativa em verso ou prosa, cujas personagens (homens, animais e
objetos) visam criticar a sociedade e impor uma moral convencional.
·
Narrativa curta, em prosa, que busca criar no leitor, através de
personagens alegóricos, a consciência da necessidade de mudar a realidade.
·
Narrativa curta com animais que representam homens e com a
finalidade de satirizar seus comportamentos.
·
Narrativa curta, em verso ou prosa, cujas personagens alegóricas
ou animais têm como finalidade moralizar os comportamentos individuais ou
sociais.
Resultado final : 2
LITERATURA INFANTIL
1. Assinale a
alternativa correta.
·
Os irmãos
Grimm escreveram seus contos, criando novas histórias e personagens de autoria
própria.
·
A
denominação "conto de fadas" foi criada por Charles Perrault no
século XVII.
·
Os contos de fadas, embora tratem de um mundo de fantasia, auxiliam o
leitor criança a entender o mundo e os seres humanos.
·
Há
narrativas que foram escritas para adultos e, depois de transformadas, foram
apreciadas também por crianças, como as histórias de Swift e Defoe.
2. Segundo
Isabel Solé, não existe um tipo puro de texto, isto é, falar de qualquer um
deles pressupõe a interferência de outros.
·
Sobre o trabalho de texto em sala de
aula, é correto afirmar que
·
o professor
pode ater-se exclusivamente a um dos tipos, sem pena de distorcer a noção de
leitura e de empobrecer sua prática pedagógica.
·
o professor
deve ater-se a um único tipo de texto e somente depois que o aluno dominar uma
tipologia textual é que ele apresentará outra.
·
como a
realidade cultural apresenta variedade riquíssima de oportunidade de leitura, é
necessáro reduzi-la em prol da compreensão da língua.
·
o estudo dos tipos textuais contribui para a diversificação e a
complexificação necessárias à formação de um leitor crítico, competente e
proficiente.
3. Qual é a
diferença entre a crônica e a notícia?
·
A crônica
refere-se à atualidade, assim como a notícia.
·
A crônica
expressa a opinião do jornal; a notícia está exclusivamente relacionada ao
fato.
·
A crônica
tem elaboração mais denotativa e a notícia, mais cuidada e conotativa.
·
A crônica é pessoal e opinativa; a notícia é quase imparcial e objetiva.
4. Assinale a
alternativa correta em relação à história da literatura infantil no Brasil.
·
Após a
Proclamação da República, começam a ser publicados livros para crianças no
Brasil.
·
Os textos em
edições portuguesas, que circulavam no Brasil, não apresentavam problemas com
relação ao entendimento.
·
Com a implantação da Imprensa Régia, em 1808, começam a ser publicados
os primeiros livros para crianças.
·
A literatura
oral não predominou no Brasil antes da publicação dos primeiros livros
infantis.
Resultado final : 1
LITERATURA INFANTIL
1. Quais são os
elementos formais característicos da poesia?
·
Rima,
imagens, ação de personagens, tempo cronológico e estados subjetivos.
·
Estados
subjetivos, distanciamento crítico, visão objetiva da realidade e ritmo.
·
Ritmo, musicalidade e linguagem verbal, explorando a assonância e a
aliteração.
·
Ritmo, rima, metáforas, musicalidade e imagens.
(correta)
2. A formação
do leitor consiste
·
na decodificação de signos linguísticos acrescida
de um processo de compreensão abrangente e crítica.
·
na
capacitação do leitor para a leitura de textos cada vez mais complexos.
·
em
uma alfabetização bem realizada e com rapidez.
·
na
consciência do leitor em memorizar narrativas literárias.
3. O uso do
jornal em sala de aula tem como objetivo principal
·
capacitar o aluno a transcender a informação e
conhecer a linha ideológica do jornal. (correta)
·
fazer um estudo sobre gêneros textuais usados na redação jornalística.
·
atualizar
os alunos a respeito de notícias do seu dia a dia.
·
enriquecer
o livro didático e o planejamento pedagógico da escola com material de apoio de
uso social e cotidiano.
4. Analise as
afirmativas abaixo.
·
I. O professor deve procurar tornar a
leitura interessante aos olhos da criança, como fonte de surpresas e
descobertas.
II. As poesias devem ser apresentadas à criança sem comprometer-se com aspectos outros que não a própria transmissão da sensibilidade e da emoção do poeta.
III. Os temas a serem apresentados devem ser aqueles que trazem uma visão triste e pessimista da vida, para que logo cedo a criança se depare com a realidade dura que a cerca.
IV. A manipulação lúdica dos sons da língua pela criança e a fruição do sonoro, independentemente do significado, constituem-se parte fundamental do desenvolvimento linguístico e da atração por textos poéticos.
Estão corretas:
II. As poesias devem ser apresentadas à criança sem comprometer-se com aspectos outros que não a própria transmissão da sensibilidade e da emoção do poeta.
III. Os temas a serem apresentados devem ser aqueles que trazem uma visão triste e pessimista da vida, para que logo cedo a criança se depare com a realidade dura que a cerca.
IV. A manipulação lúdica dos sons da língua pela criança e a fruição do sonoro, independentemente do significado, constituem-se parte fundamental do desenvolvimento linguístico e da atração por textos poéticos.
Estão corretas:
·
I, II e IV
correta
·
I,
III e IV.
·
II
e IV.
·
I,
II e III.
Resultado final : 2
LITERATURA INFANTIL
1. Existem procedimentos que contribuem para
intensificar a afinidade entre contador e ouvinte.
·
I. As fórmulas conhecidas de início de contos: "Era uma vez",
"Num lugar distante", "Um belo dia", entre tantas outras.
II. Quando o texto, objeto da contação, desencadeia a memória afetiva ligada às histórias ouvidas na infância.
III. A entonação do relato, a sonoridade das palavras, os gestos do contador.
Assinale a alternativa correta.
II. Quando o texto, objeto da contação, desencadeia a memória afetiva ligada às histórias ouvidas na infância.
III. A entonação do relato, a sonoridade das palavras, os gestos do contador.
Assinale a alternativa correta.
·
Apenas II e III.
·
Apenas I e III.
·
Apenas I e II.
·
Todas as afirmativas.
2. Segue abaixo:
·
Na década de 1950, com o fim da era getulista, prosseguem os
debates acerca das reformas e reestruturações no campo do ensino, mas, apesar
das discussões, quase nada muda nas condições da educação. Nesse período, temos
·
a publicação de Reinações de Narizinho – nome novo para A Menina
do Narizinho Arrebitado.
·
a crise da leitura e o experimentalismo de Ruth Rocha.
·
o aumento do número de lançamentos de novos títulos.
·
o surgimento das histórias em quadrinhos.
3. Assinale a alternativa que contém os fatores que
implicam uma formação deficiente de leitores no Brasil.
·
O alto preço dos livros, a baixa escolaridade da sociedade
brasileira, o alto índice de analfabetismo, a intensa política de incentivo à
leitura.
·
A escola sem projeto pedagógico, a falta de professores, a baixa
escolaridade do povo brasileiro, o alto índice de analfabetos.
·
O sucesso de carreiras com profissionais semialfabetizados, a
concorrência dos meios de comunicação de massa, a desvalorização da cultura
escrita, o pequeno número de bibliotecas.
·
O excessivo número de horas dedicadas ao computador, o
desprestígio da escola e da escrita, a concorrência da mídia, o preço do livro.
4. Assinale a alternativa que identifica os elementos
próprios da fábula.
·
Narrativa em verso ou prosa, cujas personagens (homens, animais e
objetos) visam criticar a sociedade e impor uma moral convencional.
·
Narrativa curta, em prosa, que busca criar no leitor, através de
personagens alegóricos, a consciência da necessidade de mudar a realidade.
·
Narrativa curta com animais que representam homens e com a
finalidade de satirizar seus comportamentos.
·
Narrativa curta, em verso ou prosa, cujas personagens alegóricas
ou animais têm como finalidade moralizar os comportamentos individuais ou
sociais.
1. Assinale a
alternativa que identifica a função educacional mais importante da contação de
histórias na escola.
·
Auxiliar na aprendizagem da língua portuguesa
e do ouvir.
·
Manter as crianças quietas.
·
Divulgar as histórias da cultura da
humanidade.
·
Transmitir valores humanos e sociais
representados nas histórias.
2. Assinale a
alternativa correta.
·
Conhecer os gêneros textuais é um exercício
da gramática textual com a finalidade de informar sobre a variedade textual.
·
O conhecimento da gramática do gênero e dos
tipos favorece o aperfeiçoamento da formação de leitores e da autonomia de
leitura.
·
Os gêneros textuais, que são
diversificados, servem para que o leitor aprenda como se escreve uma carta,
como se faz um anúncio publicitário e outros textos.
·
Os gêneros textuais têm formato apenas
informativo, isto é, fornecem ao leitor as informações necessárias para que ele
distinga um texto do outro.
3. Para bem
compreender um texto, o leitor deve
·
ler em voz alta e depois silenciosamente,
prestando muita atenção em cada uma das palavras.
·
fazer previsões, confirmá-las ou não no
texto, usar simultaneamente o pessoal e o coletivo.
·
construir sentidos numa perspectiva
exclusivamente pessoal, baseada na memória e na experiência própria.
·
procurar no dicionário todas as palavras
desconhecidas.
4. Segue
abaixo:
· Para o desenvolvimento do leitor, é
necessário que haja continuidade, curiosidade e gosto associados entre si, de
forma que possibilitem uma leitura por prazer e não por obrigação. Dentro do
ambiente de aprendizagem, é necessário que se estabeleçam projetos definidos e
claros em seus objetivos e que apresentem, ao final, uma avaliação, para se
verificar se esses objetivos foram atingidos. Observando a criação dos projetos,
recomenda-se
·
objetivos, sistematização, problematização,
avaliação e leituras complementares.
·
objetivar a qualidade, por meio do
planejamento, de uma leitura bibliográfica esclarecedora, da problematização,
da sistematização, da divulgação do resultado e, ao final, da avaliação do
projeto.
·
planejamento, desenvolvimento e a conclusão
do projeto.
·
treino aos professores, planejamento,
leituras complementares, avaliação e conclusão.
Resultado final : 1.5
LITERATURA INFANTIL
1. A leitura
enquanto responsabilidade social significa que
·
todos os membros da sociedade devem valorizar a
leitura e zelar por ela.
·
a
sociedade deve pagar para que todos venham a ser leitores.
·
a
sociedade deve delegar poderes à escola para alfabetizar e letrar.
·
todos os membros da sociedade devem ler.
2. Observe
abaixo:
·
Entre as tipologias dos textos
literários, encontramos aqueles que estão diretamente ligados à tradição oral,
que surgiu pela criação de formas artísticas e representativas dos povos.
Estamos falando de
·
folclore,
crônicas e mitos.
·
quadrinhos,
lendas e mitos.
·
fábulas, mitos e lendas.
·
mitos,
lendas e literatura de informação.
3. Assinale a
alternativa que apresenta as razões determinantes para uma leitura preocupada
com a cidadania.
·
O
conhecimento das leis e da política governamental.
·
A
informação sobre os acontecimentos históricos e sociais.
·
A consciência do leitor de que ele pode criar
sentidos para os textos da realidade.
·
A
quantidade de livros sobre os vários aspectos da economia, da sociologia e da
política que um leitor consegue ler.
4. Cecília
Meireles é uma das escritoras que mais conhece o universo infantil e tira
proveito disso, concretizando-o nos mais variados temas.
·
A bailarina (Cecília Meireles)
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.
Não conhece nem mi nem fá
mas inclina o corpo para cá e para lá.
Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.
Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.
Na poesia acima, podemos observar
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.
Não conhece nem mi nem fá
mas inclina o corpo para cá e para lá.
Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.
Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.
Na poesia acima, podemos observar
·
uma exploração da sonoridade associada ao movimento
da dança.
·
a
utilização de antíteses na construção do sentido da poesia.
·
a
mensagem moral implícita nas entrelinhas da poesia.
·
o
uso da métrica formal, estabelecida pela poesia clássica.
LITERATURA
INFANTIL
1. Sobre a
primeira concepção de leitura, "o texto como conjunto de elementos
gramaticais", destacada por Ângela Kleiman, assinale a alternativa
correta.
·
O trabalho do leitor é buscar o sentido das palavras
para chegar à mensagem.
·
O leitor deve responder uma pergunta sobre
alguma informação do texto.
·
O aluno é avaliado por meio de provas ou
questionários.
·
O professor utiliza o texto para desenvolver
uma série de atividades gramaticais.
2. Observe
abaixo:
·
O desenvolvimento do ato de ler
depende da relação do leitor com diferentes gêneros textuais. Ocorre ainda que
os textos literários, muito mais complexos na sua composição, no discurso e nas
relações semânticas estabelecidas, contêm, com frequência, a reprodução dos
demais tipos textuais.
De acordo com a informação acima, é correto afirmar que devemos
De acordo com a informação acima, é correto afirmar que devemos
·
expor a criança inicialmente aos contos de
encantamento e atrair sua atenção para a fantasia e solução rápida de
problemas.
·
selecionar primeiro os tipos informativos e
descritivos, deixando por último a ficção, que é muito complexa para ser lida
antes dos 12 anos.
·
expor a criança inicialmente a um tipo
textual, para que ela primeiro domine bem um tipo antes de passar a outro.
·
expor a criança à diversidade de tipos
textuais, para que ela, através da diferenciação e do diálogo, torne-se um
leitor hábil no trato com textos culturais.
3. Assinale a
alternativa que contém os elementos característicos do mito.
·
É uma narrativa inventada, sem caráter de
verdade, em tom fantástico e com finalidade de advertência ao leitor.
·
Narrativas de origem, criadas pelo povo a
partir de um fato histórico, usando linguagem da fantasia e com objetivo de
passar lições de comportamento.
·
Explicação fantástica para fenômenos
naturais, narrativas ligadas à criação do homem e do mundo, diretamente ligada
ao espiritual, narrativa de origem atemporal.
Resultado final : 1.5
LITERATURA INFANTIL
1. A
compreensão durante o ato de ler está relacionada, intensivamente, com o
reconhecimento dos diferentes tipos textuais.
Resultado final : 2
1.
Com relação ao surgimento da literatura infantil, pode-se afirmar que:
a princípio não
visava a fins moralizantes, somente depois do século XV é que ela foi utilizada
para esse fim.
surgiu com o próprio homem que, ao sentir
necessidade de transmitir ideias e acontecimentos, buscou na ficção uma maneira
de transmitir cultura.(correta)
surgiu,
particularmente, com a tradição escrita. Suas fontes estão no folclore, lendas,
mitos e narrativas exemplares.
no período
medieval as crianças nobres liam as histórias de aventuras de autores
consagrados.
2.
Leia abaixo:
Com relação à tipologia textual, Isabel Solé, baseada nos
estudos de Adam, de Bronckart e de Van Dijk, apresenta a seguinte classificação
para os textos: narrativo, descritivo, expositivo e instrutivo-indutivo. Das
características abaixo, assinale aquela que se refere ao texto narrativo.
Segue uma organização: estado inicial -
complicação - ação - resolução - estado final.(correta)
Pretende induzir a
ação do leitor: palavras de ordem, instruções de montagem ou de uso etc.
Descreve um objeto
ou um fenômeno, mediante comparações e outras técnicas.
É frequente tanto
na literatura quanto nos dicionários, guias turísticos e inventários.
3.
Analise as afirmativas abaixo.
I. O professor deve procurar tornar a leitura
interessante aos olhos da criança, como fonte de surpresas e descobertas.
II. As poesias devem ser apresentadas à criança sem
comprometer-se com aspectos outros que não a própria transmissão da
sensibilidade e da emoção do poeta.
III. Os temas a serem apresentados devem ser aqueles que
trazem uma visão triste e pessimista da vida, para que logo cedo a criança se
depare com a realidade dura que a cerca.
IV. A manipulação lúdica dos sons da língua pela criança
e a fruição do sonoro, independentemente do significado, constituem-se parte
fundamental do desenvolvimento linguístico e da atração por textos poéticos.
Estão corretas:
I, III e IV.
I, II e III.
I,
II e IV.(correta)
II e IV.
4.
Existem procedimentos que contribuem para intensificar a afinidade entre
contador e ouvinte.
I. As fórmulas conhecidas de início de contos: "Era
uma vez", "Num lugar distante", "Um belo dia", entre
tantas outras.
II. Quando o texto, objeto da contação, desencadeia a
memória afetiva ligada às histórias ouvidas na infância.
III. A entonação do relato, a sonoridade das palavras, os
gestos do contador.
Assinale a alternativa correta.
Apenas II e III.
Apenas I e II.
Todas as afirmativas.(correta)
Apenas I e III.
Resultado final : 2
LITERATURA INFANTIL
1. Cecília Meireles é uma das escritoras que mais conhece o universo
infantil e tira proveito disso, concretizando-o nos mais variados temas.
·
A bailarina (Cecília Meireles)
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.
Não conhece nem mi nem fá
mas inclina o corpo para cá e para lá.
Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.
Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.
Na poesia acima, podemos observar
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.
Não conhece nem mi nem fá
mas inclina o corpo para cá e para lá.
Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.
Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.
Na poesia acima, podemos observar
·
uma exploração da sonoridade
associada ao movimento da dança. - (correta)
·
a
utilização de antíteses na construção do sentido da poesia.
·
o
uso da métrica formal, estabelecida pela poesia clássica.
·
a
mensagem moral implícita nas entrelinhas da poesia.
2. Observe abaixo:
·
Entre as tipologias dos textos
literários, encontramos aqueles que estão diretamente ligados à tradição oral,
que surgiu pela criação de formas artísticas e representativas dos povos.
Estamos falando de
·
fábulas, mitos e lendas.
(correta)
·
folclore,
crônicas e mitos.
·
quadrinhos,
lendas e mitos.
·
mitos,
lendas e literatura de informação.
3. Por que as crianças gostam de contos infantis?
·
Porque
eles estimulam a criatividade.
·
Porque
pertencem à história da cultura ocidental.
·
Porque
explicam o modo de narrar e de pensar de nossos antepassados.
·
Porque representam as
características permanentes do ser humano. (correta)
4. Leia abaixo:
·
Segundo a estudiosa Bárbara Carvalho,
a poesia não é apenas linguagem versificada, mas linguagem poética, simbólica,
e deve apresentar certos requisitos: ritmo, sonoridade, simplicidade, clareza e
pequena extensão. Com relação à poesia, pode-se afirmar que
·
de
todos os gêneros, deve ser o mais comprometido com aspectos morais ou
instrutivos.
·
é composta por ritmo e
sonoridade, que buscam a unidade com o aspecto semântico, atingindo a riqueza
estética. (correta)
·
o
ritmo não é um elemento essencial e, assim, não precisa ser fortemente marcado.
·
uma
das características irrelevantes do fenômeno poético é exatamente a
ambiguidade, a conotação.
Resultado final : 2
LITERATURA INFANTIL
1. A formação do leitor consiste
- em
uma alfabetização bem realizada e com rapidez.
- na
consciência do leitor em memorizar narrativas literárias.
- na
decodificação de signos linguísticos acrescida de um processo de
compreensão abrangente e crítica.
- na
capacitação do leitor para a leitura de textos cada vez mais complexos.
2. A primeira crise da leitura infantil no Brasil acontece na década de
1950, sendo uma das causas dessa crise atribuída à
- dificuldade
de se encontrar material literário produzido para crianças.
- universalização
da televisão, que exibia diariamente muitos programas infantis sem
qualidade.
- produção
das histórias em quadrinhos.
- alienação
em que se encontravam os educadores deste período.
3. Assinale a alternativa que indica uma função da biblioteca hoje
ultrapassada.
- A
biblioteca cria condições para que a escrita científica se renove.
- A
biblioteca serve para armazenar, classificar e preservar documentos.
- A
biblioteca abriga textos de informação diversificados e em vários
suportes.
- A
biblioteca é um espaço promotor de leitura.
4. Analise as afirmativas abaixo.
- I. O professor deve procurar tornar a
leitura interessante aos olhos da criança, como fonte de surpresas e
descobertas.
II. As poesias devem ser apresentadas à criança sem comprometer-se com aspectos outros que não a própria transmissão da sensibilidade e da emoção do poeta.
III. Os temas a serem apresentados devem ser aqueles que trazem uma visão triste e pessimista da vida, para que logo cedo a criança se depare com a realidade dura que a cerca.
IV. A manipulação lúdica dos sons da língua pela criança e a fruição do sonoro, independentemente do significado, constituem-se parte fundamental do desenvolvimento linguístico e da atração por textos poéticos.
Estão corretas:
- I,
II e IV.
- II
e IV.
- I,
II e III.
- I,
III e IV.
Resultado final : 2
LITERATURA INFANTIL
1. A relação entre a literatura e a escola tem sido muito intensa desde
a criação da escola burguesa no século XVIII até os dias de hoje.
- Diversos estudiosos defendem o uso
do livro em sala de aula e, atualmente, o objetivo não é apenas o de
transmitir os valores da sociedade, mas também o de propiciar uma nova
visão da realidade. Assinale a alternativa em que encontramos ações que o
professor pode promover para instigar na criança o hábito da leitura.
- Quando
o professor trabalhar com poemas, não há necessidade de evitar alguns
temas, até mesmo poemas que apresentam uma visão triste e pessimista da
vida podem ser levados à criança.
- Na
escolha dos poemas, aqueles em que predominam a fantasia, a musicalidade e
a imaginação terão mais condições de interessar às crianças.
- O
projeto de leitura na escola não deve possibilitar a indagação, pesquisa,
criação, de maneira que a literatura não venha a ter uma função atual,
verdadeira, recreativa e estética, social e renovadora.
- O
professor não deve se preocupar em tornar a leitura interessante aos olhos
da criança, como fonte de surpresas e descobertas.
2. Quando pensamos em leitura, não podemos esquecer que a formação do
professor é essencial.
- Para que ele possa lidar, com
maior segurança, com a orientação e a formação de outros leitores, é necessário
- não
se preocupar em continuar, pela vida profissional afora, a buscar na
literatura a efetivação de leituras constantes e duradouras.
- permanecer
na justificativa de que, se as primeiras leituras foram deficientes e
lacunares, nada mais poderá corrigi-las ou recuperá-las.
- procurar
novos caminhos de aperfeiçoamento pessoal, sem, no entanto, preocupar-se
muito com a seleção de bons livros.
- preocupar-se
com sua própria formação de leitor, já que isso o levará ao melhor
conhecimento do que é a história dos livros, apurará seu gosto pessoal e
dará maior segurança ao seu trabalho.
3. Assinale a alternativa que melhor descreve a evolução da literatura
brasileira.
- No
início houve um grande apoio dos escritores da época e forte presença das
narrativas folclóricas, abandonadas depois por Monteiro Lobato.
- A
evolução foi rápida e atingiu um estágio de obras de alta qualidade
estética e grande compromisso com a realidade.
- A
evolução demonstrou, desde o início no século XIX, muito vigor e
identidade própria, alicerçando com solidez a literatura infantil
brasileira.
- De
início, a base foram as narrativas europeias e as de tradição; na
atualidade, a partir dos anos 1970, as marcas foram o experimentalismo na
linguagem, a visualidade e o questionamento dos valores sociais.
4. A formação do leitor consiste
- na
decodificação de signos linguísticos acrescida de um processo de
compreensão abrangente e crítica.
- em
uma alfabetização bem realizada e com rapidez.
- na
consciência do leitor em memorizar narrativas literárias.
- na
capacitação do leitor para a leitura de textos cada vez mais complexos.
Resultado final : 2
LITERATURA INFANTIL
1. Com relação ao surgimento da literatura infantil, pode-se afirmar que
- a
princípio não visava a fins moralizantes, somente depois do século XV é
que ela foi utilizada para esse fim.
·
surgiu
com o próprio homem que, ao sentir necessidade de transmitir ideias e acontecimentos,
buscou na ficção uma maneira de transmitir cultura.
·
no
período medieval as crianças nobres liam as histórias de aventuras de autores
consagrados.
·
surgiu,
particularmente, com a tradição escrita. Suas fontes estão no folclore, lendas,
mitos e narrativas exemplares.
2. A
primeira crise da leitura infantil no Brasil acontece na década de 1950, sendo
uma das causas dessa crise atribuída à
·
universalização
da televisão, que exibia diariamente muitos programas infantis sem qualidade.
- produção
das histórias em quadrinhos.
- dificuldade
de se encontrar material literário produzido para crianças.
- alienação
em que se encontravam os educadores deste período.
3. Sabemos que a literatura infantil no Brasil surge bem depois da
literatura infantil europeia.
- Somente depois da implantação da
Imprensa Régia, em 1808, é que começam a ser publicados livros para
crianças no Brasil. Das afirmativas abaixo, assinale a que apresenta
aspectos que contribuíram para o crescimento da literatura infantil no
Brasil.
- Com
a Proclamação da República, houve uma aceleração na urbanização que
facilitou o aparecimento da literatura infantil; a sociedade brasileira
passa a absorver novos produtos culturais.
- A
publicação de periódicos para crianças a partir de 1808, com incentivo do
governo central, e a universalização da escola nesse período.
- O
custo quase irrisório na fabricação de livros foi o fator que alavancou a
produção da literatura infantil no país.
- A
escola jesuítica, que se firma no século XIX, é diretamente responsável
pela produção da literatura de ficção no Brasil, incentivando a produção
de livros e a distribuição destes para a sociedade em geral.
4. Podemos dividir a poesia em três grandes modalidades:
- o
poema lírico, cheio de figuras de linguagem; a poesia instrucional,
repleta de descrições do cotidiano; a poesia de devaneios, cheia de magia
e fantasia.
- o
poema, que se realiza de maneira mais lírica ou mais lúdica; o poema
narrativo, que é a história contada em versos, com rima e ritmo; a prosa
poética que, sem estar presa ao verso, constrói-se a partir de imagens
poéticas.
- o
poema, que se realiza como instrução moral e de valores; o poema
narrativo, que é a história contada em versos; a prosa poética, que sempre
está presa ao verso e se constrói a partir de imagens reais.
- o
poema épico, que contém descrições ficcionais; o poema descritivo, que
contém relatos de espaços conhecidos; a prosa poética que, sem estar presa
ao verso, constrói-se a partir de imagens poéticas.
Resultado final : 2
LITERATURA INFANTIL
1. As bibliotecas existem desde que o homem
transmite suas ideias para um objeto concreto, seja madeira, papiro, argila,
pedra ou papel.
·
De acordo com historiadores, os
escritos surgiram no Oriente e, com eles, as bibliotecas. Elas estão presentes
no âmbito escolar e nelas são desenvolvidas inúmeras atividades. Com relação às
bibliotecas escolares, assinale a alternativa correta.
·
A
criança só deve ter acesso à biblioteca depois que ingressa na escola.
·
Durante
as férias, a biblioteca deveria ficar fechada para organização, arrumação e
seleção do material para o próximo ano letivo.
·
A
biblioteca infantil, escolar ou não, deveria ser uma casa e não um depósito de
livros; assim, passaria a fazer parte do dia a dia das crianças.
·
A
apresentação da biblioteca não é importante, o essencial é que ela contenha um
grande acervo de livros.
2. O ideal da literatura infantil é fazer com que
as crianças unam o entretenimento e a instrução ao prazer da leitura.
·
Entre muitas contribuições, ela
I. educa a sensibilidade, reunindo a beleza das palavras e das imagens.
II. pode desenvolver nas crianças sua capacidade de emoção, admiração, compreensão do ser humano e do mundo.
III. propicia às crianças o entendimento dos problemas alheios e dos seus próprios, enriquecendo, principalmente, as suas experiências escolares, de cidadania e pessoais.
Assinale a alternativa correta.
I. educa a sensibilidade, reunindo a beleza das palavras e das imagens.
II. pode desenvolver nas crianças sua capacidade de emoção, admiração, compreensão do ser humano e do mundo.
III. propicia às crianças o entendimento dos problemas alheios e dos seus próprios, enriquecendo, principalmente, as suas experiências escolares, de cidadania e pessoais.
Assinale a alternativa correta.
·
Apenas
II e III.
·
Todas
as afirmativas.
·
Apenas
I e II.
·
Apenas
I e III.
3. Leia abaixo:
·
O texto jornalístico impulsiona o
professor a mencionar diversas informações por meio de atividades que levam o
aluno a praticar a língua, lendo e escrevendo. Marque a alternativa que
corresponde ao trabalho com jornal em sala de aula.
·
A
linguagem jornalística não oferece o português fundamental, a língua-base, não
tão restrita que limite o crescimento linguístico nem tão ampla que torne
difícil o texto escrito comum aos estudantes.
·
Quando
o professor inicia o trabalho com o jornal não há necessidade de destacar as
dimensões, a qualidade do papel, numeração de páginas, a apresentação dos
textos em colunas e a variedade de caracteres tipográficos.
·
produção
de texto em sala de aula não é uma forma de aprimorar a exploração do jornal e
realizar a atividade de escrita, pois desestimula a construção do imaginário de
um sujeito-leitor.
·
Um
tipo de texto encontrado no jornal é a crônica. Nela, o autor dá vazão aos
sentimentos. É um estilo jornalístico exercitado com objetivos artísticos, como
ato de criação estética e referindo-se à atualidade.
4. Assinale a alternativa que contradiz o valor da
literatura de Monteiro Lobato.
·
Suas
personagens, na literatura infantil, refletiram comportamentos, afetividade e
relação com a natureza caracteristicamente brasileiras.
·
Sua
obra infantil foi traduzida em diversas línguas, dado seu valor literário.
·
Sua
obra infantil buscou sempre explorar um mundo de fantasia, com acentuada
valorização do imaginário mais tradicional, numa linguagem que retomou os
clássicos da língua portuguesa.
·
Sua
obra desmascarava os falsos valores da sociedade e da literatura de sua época.
Resultado final : 2
LITERATURA INFANTIL
1. Observe abaixo:
·
O uso do jornal como material
didático vem sendo defendido por diversos estudiosos que se demonstram
preocupados com a má qualidade das aulas de Língua Portuguesa nas escolas.
Sobre isso, assinale a alternativa coerente em relação à utilização do jornal
em sala de aula.
·
O
texto jornalístico impossibilita ao professor abordar diversos tipos de
informações por meio de atividades que levem o aluno a praticar a língua, lendo
e escrevendo.
·
A
utilização do jornal impossibilita ao aluno relacionar seus conhecimentos
prévios e experiência de vida com as notícias, a formar novos conceitos e a
adquirir novos conhecimentos.
·
Os
estudiosos defendem que a introdução do texto jornalístico é uma excelente
maneira de propiciar ao aluno um contato com a língua usada na atualidade.
·
Antes
do trabalho com o jornal, não é necessário o conhecimento profundo das
informações contidas nos textos, pois a exploração e compreensão eficaz por
parte dos alunos se darão em qualquer circunstância.
2. Aponte a alternativa com as características de uma biblioteca escolar
atuante e moderna.
·
Acervo
adequado às necessidades dos leitores, ambiente agradável, atividades ora
silenciosas ora agitadas, bibliotecário como agente de leitura.
·
Bibliotecário
como agente de leitura, acervo organizado, ambiente limpo e silencioso,
almofadas e material para leitura individual.
·
Ambiente
agradável, atividades atraentes, acervo disponível e variado, bibliotecário
para promover a ordem e controlar empréstimos.
·
Atividades
diversificadas com o acervo, espaço agradável, bibliotecário como agente de
leitura, acervo composto por textos indicados pelos professores para tarefas
escolares.
3. Assinale a alternativa que contradiz o valor da literatura de
Monteiro Lobato.
·
Sua
obra desmascarava os falsos valores da sociedade e da literatura de sua época.
·
Sua
obra infantil buscou sempre explorar um mundo de fantasia, com acentuada
valorização do imaginário mais tradicional, numa linguagem que retomou os
clássicos da língua portuguesa.
·
Suas
personagens, na literatura infantil, refletiram comportamentos, afetividade e
relação com a natureza caracteristicamente brasileiras.
·
Sua
obra infantil foi traduzida em diversas línguas, dado seu valor literário.
4. Leia abaixo:
·
Segundo a estudiosa Bárbara Carvalho,
a poesia não é apenas linguagem versificada, mas linguagem poética, simbólica,
e deve apresentar certos requisitos: ritmo, sonoridade, simplicidade, clareza e
pequena extensão. Com relação à poesia, pode-se afirmar que
·
de
todos os gêneros, deve ser o mais comprometido com aspectos morais ou
instrutivos.
·
o
ritmo não é um elemento essencial e, assim, não precisa ser fortemente marcado.
·
uma
das características irrelevantes do fenômeno poético é exatamente a
ambiguidade, a conotação.
·
é
composta por ritmo e sonoridade, que buscam a unidade com o aspecto semântico,
atingindo a riqueza estética.
Resultado final : 2
LITERATURA INFANTIL
1. Assinale a alternativa correta que melhor descreve a noção de gênero
textual.
- Um
conceito da Linguística Textual que trata das semelhanças de todos os
textos entre si.
- Um
conceito que atualmente se refere às três partes de um texto dissertativo.
- Um
conjunto de textos que obedece aos propósitos comuns e se expressa em forma
semelhante.
- O
modo como os textos se estruturam para passar uma mensagem.
2. Há cinco concepções de leitura. Assinale a alternativa que aponta
alguma dessas concepções.
- O
texto é repositório apenas de mensagens.
- A
leitura pode ser entendida como decodificação.
- A
leitura é todo ato consciente de explicação dos sentidos das frases.
- O
texto é entendido apenas como um conjunto de elementos lexicais.
3. Assinale a alternativa correta com relação à contação de história.
- Nessa
atividade, as palavras não podem assumir toda a sua densidade, todo o seu
poder de evocação.
- A
utilização de fórmulas muito conhecidas de início de contos, como "era
uma vez...", não contribui para intensificar a afinidade entre o
contador e o ouvinte.
- Como
toda atividade de linguagem, pressupõe apenas o interlocutor.
- Além
da função de resgatar a cultura, a atividade de contar histórias proporciona momentos em que o ouvinte
trabalha mais intensamente, e de maneira
individualizada, o seu imaginário.
4. Nos anos 1960 e 1970, ocorre uma fomentação e discussão da literatura
infantil.
- Assinale a alternativa que
menciona um fato que tinha ocorrido nesse período.
- Cessam
investimentos capitais para inovar a veiculação e aumentar o número e o
ritmo de lançamentos de títulos novos.
- Acaba
a mobilização do Estado apoiando e agilizando o envolvimento com a
leitura.
- Nascem
as instituições preocupadas com a leitura e o livro infantil, como a Fundação Nacional do Livro Infantil e
Juvenil (FNLIJ).
- Acontece
a primeira crise da literatura infantil no Brasil.
Resultado final : 2
LITERATURA INFANTIL
1. Assinale a alternativa que contradiz o valor da literatura de
Monteiro Lobato.
- Suas
personagens, na literatura infantil, refletiram comportamentos,
afetividade e relação com a natureza caracteristicamente brasileiras.
- Sua
obra infantil foi traduzida em diversas línguas, dado seu valor literário.
- Sua
obra infantil buscou sempre explorar um mundo de fantasia, com acentuada
valorização do imaginário mais tradicional, numa linguagem que retomou os
clássicos da língua portuguesa.
- Sua
obra desmascarava os falsos valores da sociedade e da literatura de sua
época.
2. A tradição oral foi responsável pela criação de formas artísticas e
representativas dos povos.
- O folclore apresentou gêneros
diferentes de narrativas, entre elas, fábulas, mitos e lendas. Sobre as
fábulas, pode-se afirmar que
- se
distinguem dos outros textos pela presença do animal, colocado em situação humana e caracterizando
símbolos, dentro de um contexto universal.
- surgiram
no Ocidente e sofreram várias reinvenções, todas com uma característica em
comum: apresentavam lições de moral à sociedade.
- surgiram,
primeiramente, na forma de cartilha de bons princípios para as crianças,
trazendo os animais como os instrutores desse conhecimento.
- o
grego Esopo foi o responsável pela grande repercussão da fábula nos países
latinos, entre eles o Brasil.
3. Ao lado da chamada literatura adulta,
- Monteiro Lobato deixou extensa
obra voltada para o público infantil, justamente um campo até então mal
explorado em nossas letras. Sobre Monteiro Lobato, assinale a alternativa
incorreta.
- Criou
um universo para a criança, num cenário natural, enriquecido pelo folclore
de seu povo, aspecto indispensável à obra infantil.
- Publicou,
em 1937, A Menina do Narizinho Arrebitado, que já apresentava um apelo à
imaginação, movimentação dos diálogos, enredo, linguagem visual, humor e
graça na expressão linguística.
- Buscou
o nacionalismo na criação de personagens que refletiam a brasilidade na
linguagem, nos comportamentos, na afetividade, na relação com a natureza.
- Sua
literatura não tinha um caráter moralista nem pedagógico, seus personagens
em nada lembravam o povo brasileiro.
4. Para Nelly Novaes Coelho, quais são os três tipos de contos?
- Contos
maravilhosos, contos de encantamento e contos de fadas.
- Contos
de encantamento, contos de fadas e contos de magia.
- Contos
de encantamento, contos infantis e contos de fadas.
- Contos
maravilhosos, contos de fadas e contos de sobrenatural.
Resultado final : 2
LITERATURA INFANTIL
1. Todas as pessoas da sociedade, se questionadas sobre a importância da
leitura, dirão que ler é algo importante por diversos motivos.
- Hoje, as teorias de recepção de
textos consideram que
- um
livro fechado não existe; quem lhe dá força é a ação praticada por um
leitor, que ocupa papel principal de fonte de sentidos. CORRETA
- cada
texto deve ser explorado por meio de questionamentos feitos pelo
professor, que já sabe anteriormente o que o autor do texto quis dizer.
- o
importante é o significado que preexiste no texto, independente de
qualquer leitor.
- o
importante é trabalhar inicialmente com textos mais fáceis, para
gradativamente ir acrescentando textos com mais complexidade na vida dos
alunos.
2. Observe abaixo:
- Os contos nasceram, em geral, dos
mitos; representam simbolicamente os acontecimentos humanos e sociais e
reproduzem, em personagens e situações, valores que atravessam os séculos,
porque correspondem a características permanentes do ser humano. Com
relação aos contos, pode-se afirmar que
I. os contos maravilhosos são originários do Oriente, principalmente oriundos do povo árabe. Como exemplo, temos os clássicos: "As mil e uma noites", "Ali Babá e os quarenta ladrões" e "Simbad".
II. nos contos de fada, a fada surge para ajudar os homens a adequarem-se ao mundo terreno. Elas são providas de poderes mágicos e têm como função ajudar quem foi designado para ficar sob sua proteção.
III. os contos de encantamento apresentam em seu enredo fatos extraordinários ou inverossímeis, que sempre necessitam de auxílio sobrenatural, como varinha de condão, amuletos e metamorfoses fantásticas.
Assinale a alternativa correta.
- Apenas
I e II.
- Apenas
II e III.
- Todas
as afirmativas. CORRETA
- Apenas
I e III.
3. Leia abaixo:
- Com relação à tipologia textual,
Isabel Solé, baseada nos estudos de Adam, de Bronckart e de Van Dijk,
apresenta a seguinte classificação para os textos: narrativo, descritivo,
expositivo e instrutivo-indutivo. Das características abaixo, assinale
aquela que se refere ao texto narrativo.
- Pretende
induzir a ação do leitor: palavras de ordem, instruções de montagem ou de
uso etc.
- É
frequente tanto na literatura quanto nos dicionários, guias turísticos e
inventários.
- Segue
uma organização: estado inicial - complicação - ação - resolução - estado
final. CORRETA
- Descreve um objeto ou um fenômeno, mediante comparações e outras
técnicas.
4. Observe abaixo:
- A leitura tem sido discutida
intensamente ao longo dos tempos, pois, com ela, há a possibilidade de
conhecer-se outras realidades e, principalmente, ampliar-se e
desenvolver-se o conhecimento a respeito do mundo e de si mesmo. Para que
o aluno crie o hábito e gosto pela leitura, algumas ações podem ser
desenvolvidas tanto na família quanto na escola. Sobre isso, é correto
afirmar que
- os
professores não precisam gostar de ler para passar aos futuros leitores
uma boa imagem da leitura.
- a
literatura infantil oral e as cantigas não contribuem para despertar o
gosto pela leitura.
- somente
os professores podem impulsionar o gosto pela leitura.
- cara
ência de boa leitura nas escolas faz com que as crianças e os jovens não
se interessem por ela. CORRETA
Resultado final : 2
LITERATURA INFANTIL
1. Todas as pessoas da sociedade, se questionadas sobre a importância da
leitura, dirão que ler é algo importante por diversos motivos.
- Hoje, as teorias de recepção de
textos consideram que
- um
livro fechado não existe; quem lhe dá força é a ação praticada por um
leitor, que ocupa papel principal de fonte de sentidos. CORRETA
- cada
texto deve ser explorado por meio de questionamentos feitos pelo
professor, que já sabe anteriormente o que o autor do texto quis dizer.
- o
importante é o significado que preexiste no texto, independente de
qualquer leitor.
- o
importante é trabalhar inicialmente com textos mais fáceis, para
gradativamente ir acrescentando textos com mais complexidade na vida dos
alunos.
2. Observe abaixo:
- Os contos nasceram, em geral, dos
mitos; representam simbolicamente os acontecimentos humanos e sociais e
reproduzem, em personagens e situações, valores que atravessam os séculos,
porque correspondem a características permanentes do ser humano. Com
relação aos contos, pode-se afirmar que
I. os contos maravilhosos são originários do Oriente, principalmente oriundos do povo árabe. Como exemplo, temos os clássicos: "As mil e uma noites", "Ali Babá e os quarenta ladrões" e "Simbad".
II. nos contos de fada, a fada surge para ajudar os homens a adequarem-se ao mundo terreno. Elas são providas de poderes mágicos e têm como função ajudar quem foi designado para ficar sob sua proteção.
III. os contos de encantamento apresentam em seu enredo fatos extraordinários ou inverossímeis, que sempre necessitam de auxílio sobrenatural, como varinha de condão, amuletos e metamorfoses fantásticas.
Assinale a alternativa correta.
- Apenas
I e II.
- Apenas
II e III.
- Todas as afirmativas. CORRETA
- Apenas
I e III.
3. Leia abaixo:
- Com relação à tipologia textual,
Isabel Solé, baseada nos estudos de Adam, de Bronckart e de Van Dijk,
apresenta a seguinte classificação para os textos: narrativo, descritivo,
expositivo e instrutivo-indutivo. Das características abaixo, assinale
aquela que se refere ao texto narrativo.
- Pretende
induzir a ação do leitor: palavras de ordem, instruções de montagem ou de
uso etc.
- É
frequente tanto na literatura quanto nos dicionários, guias turísticos e
inventários.
- Segue
uma organização: estado inicial - complicação - ação - resolução - estado
final. CORRETA
- Descreve
um objeto ou um fenômeno, mediante comparações e outras técnicas.
4. Observe abaixo:
- A leitura tem sido discutida
intensamente ao longo dos tempos, pois, com ela, há a possibilidade de
conhecer-se outras realidades e, principalmente, ampliar-se e
desenvolver-se o conhecimento a respeito do mundo e de si mesmo. Para que
o aluno crie o hábito e gosto pela leitura, algumas ações podem ser
desenvolvidas tanto na família quanto na escola. Sobre isso, é correto
afirmar que
- os
professores não precisam gostar de ler para passar aos futuros leitores
uma boa imagem da leitura.
- a
literatura infantil oral e as cantigas não contribuem para despertar o
gosto pela leitura.
- somente
os professores podem impulsionar o gosto pela leitura.
- a
carência de boa leitura nas escolas faz com que as crianças e os jovens
não se interessem por ela. CORRETA
Resultado final : 2
LITERATURA INFANTIL
1. Leia abaixo:
- Os contos de encantamento
apresentam em seu enredo fatos inverossímeis ou extraordinários, que
sempre necessitam de auxílio sobrenatural, como varinha de condão,
amuletos e metamorfoses fantásticas. Nelly Novaes propõe a divisão dos
tipos de contos da seguinte forma:
- contos
de encantamento, que relatam histórias fantásticas e sobrenaturais; e
contos de realidade, que relatam histórias fiéis à realidade externa.
- mitos,
ligados ao espiritual e na busca de explicações para tudo; e a história,
que trabalha com a razão e observa fatos.
- contos
maravilhosos, oriundos do Oriente; e os contos de fadas de natureza
espiritual, ética e existencial.
- contos
históricos, que relatam conquistas de um povo de maneira fiel ao que
ocorreu; contos de fadas com seres sobrenaturais e situações irreais.
2. Assinale a alternativa que contradiz o valor da literatura de
Monteiro Lobato.
- Sua
obra desmascarava os falsos valores da sociedade e da literatura de sua
época.
- Suas
personagens, na literatura infantil, refletiram comportamentos,
afetividade e relação com a natureza caracteristicamente brasileiras.
- Sua
obra infantil buscou sempre explorar um mundo de fantasia, com acentuada
valorização do imaginário mais tradicional, numa linguagem que retomou os
clássicos da língua portuguesa.
- Sua
obra infantil foi traduzida em diversas línguas, dado seu valor literário.
3. Para Nelly Novaes Coelho, quais são os três tipos de contos?
- Contos
de encantamento, contos de fadas e contos de magia.
- Contos
maravilhosos, contos de encantamento e contos de fadas.
- Contos
de encantamento, contos infantis e contos de fadas.
- Contos
maravilhosos, contos de fadas e contos de sobrenatural.
4. A tradição oral foi responsável pela criação de formas artísticas e
representativas dos povos.
- O folclore apresentou gêneros
diferentes de narrativas, entre elas, as fábulas, os mitos e as lendas.
Assinale a afirmativa que se refere à característica da lenda.
- Pensamento
ilimitado da humanidade reflete o drama humano ante o outro, em que atuam
astros e meteoros, forças estranhas e ocultas.
- As
lendas apresentam personagens fixos que, ao deparar-se com um destino
"inexorável", vão deixar mensagens de reflexão de boas condutas
no mundo real.
- As
lendas não estão relacionadas com os relatos do povo.
- As
lendas caracterizam histórias do povo dentro das relações com aquilo que é
explicável.
Resultado final : 2
LITERATURA INFANTIL
1. Cecília Meireles é uma das escritoras que mais conhece o universo
infantil e tira proveito disso, concretizando-o nos mais variados temas.
- A bailarina (Cecília Meireles)
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.
Não conhece nem mi nem fá
mas inclina o corpo para cá e para lá.
Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.
Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.
Na poesia acima, podemos observar
- o
uso da métrica formal, estabelecida pela poesia clássica.
- a
utilização de antíteses na construção do sentido da poesia.
- uma
exploração da sonoridade associada ao movimento da dança.
- a
mensagem moral implícita nas entrelinhas da poesia.
2. A compreensão durante o ato de ler está relacionada, intensivamente,
com o reconhecimento dos diferentes tipos textuais.
- A tipologia textual é importante porque
I. cada tipo apresenta uma organização espacial e lógica dos blocos de texto.
II. os textos narrativos possuem um esquema identificável, provindo da tradição.
III. cada texto possui uma dinâmica interna.
Assinale a alternativa correta.
- Apenas
II e III.
- Todas
as afirmativas.
- Apenas
I e II.
- Apenas
I e III.
3. Todas as pessoas da sociedade, se questionadas sobre a importância da
leitura, dirão que ler é algo importante por diversos motivos.
- Hoje, as teorias de recepção de textos
consideram que
- o
importante é o significado que preexiste no texto, independente de
qualquer leitor.
- um
livro fechado não existe; quem lhe dá força é a ação praticada por um
leitor, que ocupa papel principal de fonte de sentidos.
- cada
texto deve ser explorado por meio de questionamentos feitos pelo
professor, que já sabe anteriormente o que o autor do texto quis dizer.
- o
importante é trabalhar inicialmente com textos mais fáceis, para
gradativamente ir acrescentando textos com mais complexidade na vida dos
alunos.
4. Assinale a alternativa correta que melhor descreve a noção de gênero
textual.
- Um
conceito da Linguística Textual que trata das semelhanças de todos os
textos entre si.
- Um
conjunto de textos que obedece aos propósitos comuns e se expressa em
forma semelhante.
- Um
conceito que atualmente se refere às três partes de um texto dissertativo.
- O
modo como os textos se estruturam para passar uma mensagem.
Resultado final : 2
LITERATURA INFANTIL
1. Qual é a principal função do conhecimento e
trabalho com as formas narrativas de retomada da tradição, do cotidiano e de
aventuras?
- Contribuir
para o desenvolvimento da capacidade imaginativa e intelectual do leitor.
- Saber
distinguir o cômico e o humor.
- Explorar
a diferença entre texto e imagem.
- Apresentar
ao leitor livros mais interessantes.
2. De acordo com as afirmações de Eni Orlandi,
entendemos que qualquer texto tem um sentido em aberto, cabendo ao leitor
selecionar os sentidos.
- Assinale a alternativa que
apresenta ações coerentes do professor quando apresenta um texto aos
alunos.
- O
professor elenca uma série de questões sobre os personagens contidos no
texto para que o aluno busque as respostas, como "qual é o nome do
principal personagem?"
- O
professor incentiva seus alunos a buscarem o sentido das palavras, uma a
uma, para compreenderem a mensagem do texto.
- O
professor deve promover diferentes, instigantes e polêmicas perguntas, sob
diferentes perspectivas do texto, para que os alunos possam exercitar suas
capacidades de compreensão.
- O
professor pode incentivar a leitura do texto solicitando que se retire
dele palavras, como substantivos, proparoxítonas etc.
3. Assinale a alternativa que identifica quatro
influências que, combinadas, podem resultar no sucesso de um projeto de
leitura.
- Atmosfera
cultural, boas bibliotecas, educação de qualidade e apoio da família.
- Atmosfera
cultural, boas bibliotecas, educação de qualidade e políticas públicas
favoráveis.
- Livros
baratos, atmosfera cultural, boas bibliotecas e educação de qualidade.
- Boas
bibliotecas, educação de qualidade, apoio da família e sistema permanente
de avaliação.
4. Segue abaixo:
- Na década de 1950, com o fim da
era getulista, prosseguem os debates acerca das reformas e reestruturações
no campo do ensino, mas, apesar das discussões, quase nada muda nas
condições da educação. Nesse período, temos
- o
aumento do número de lançamentos de novos títulos.
- a
crise da leitura e o experimentalismo de Ruth Rocha.
- o
surgimento das histórias em quadrinhos.
- a
publicação de Reinações de Narizinho nome novo para A Menina do Narizinho
Arrebitado.
Resultado final : 2
LITERATURA INFANTIL
1.
Observe abaixo:
- A
leitura tem sido discutida intensamente ao longo dos tempos, pois, com
ela, há a possibilidade de conhecer-se outras realidades e,
principalmente, ampliar-se e desenvolver-se o conhecimento a respeito do
mundo e de si mesmo. Para que o aluno crie o hábito e gosto pela leitura,
algumas ações podem ser desenvolvidas tanto na família quanto na escola.
Sobre isso, é correto afirmar que
- os
professores não precisam gostar de ler para passar aos futuros leitores
uma boa imagem da leitura.
- somente
os professores podem impulsionar o gosto pela leitura.
- a
carência de boa leitura nas escolas faz com que as crianças e os jovens
não se interessem por ela.
- a
literatura infantil oral e as cantigas não contribuem para despertar o
gosto pela leitura.
2.
Analise as afirmativas abaixo.
- I.
O professor deve procurar tornar a leitura interessante aos olhos da
criança, como fonte de surpresas e descobertas.
II. As poesias devem ser apresentadas à criança sem comprometer-se com aspectos outros que não a própria transmissão da sensibilidade e da emoção do poeta.
III. Os temas a serem apresentados devem ser aqueles que trazem uma visão triste e pessimista da vida, para que logo cedo a criança se depare com a realidade dura que a cerca.
IV. A manipulação lúdica dos sons da língua pela criança e a fruição do sonoro, independentemente do significado, constituem-se parte fundamental do desenvolvimento linguístico e da atração por textos poéticos.
Estão corretas:
- I,
III e IV.
- I,
II e III.
- II
e IV.
- I,
II e IV.
3.
Analise as afirmativas abaixo.
- I.
A atuação da escola na formação de leitores pode resultar em um acréscimo
significativo de valores humanos, sociais, econômicos, científicos,
filosóficos, entre outros.
II. O conceito de alfabetização atual é "a mera capacidade de decodificar mensagens simples".
III. A criança não traz para o ambiente escolar a consciência da importância do desempenho linguístico oral para se obter uma melhor comunicação; cabe à escola ensinar isso à criança.
IV. O falante de uma modalidade de língua, seja ela qual for, será mais competente e habilidoso se souber distinguir onde, quando e de que maneira poderá servir-se dessa ou de outra qualquer modalidade.
Os itens corretos são:
- I
e II.
- III
e IV.
- I
e IV.
- II
e III.
4.
Compreendendo a leitura como um processo de interação do leitor com o texto,
podemos afirmar que ler é
- I.
questionar o mundo e ser questionado por ele.
II. encontrar algumas respostas para os problemas da vida e descobrir que o mundo e o homem podem ser diferentes.
III. reconhecer-se.
Assinale a alternativa correta.
- Apenas
as afirmativas II e III estão corretas.
- Apenas
as afirmativas I e II estão corretas.
- Todas
as afirmativas estão corretas.
- Apenas
as afirmativas I e III estão corretas.
Assinale
a alternativa que explica a razão da literatura infantil ter caráter de
ensinamento e de moralização
1-
Resposta correta: O caráter simbólico da literatura favorece a
função, moralizadora, já que tratar do comportamento humano transcende
realidades históricas
2-
Assinale a alternativa correta a respeito da produção
da literatura infantil no Brasil no seculo XX
Resposta
correta: Olavo Bilack e Coelho neto editam, no inicio do
seculo XX seus Contos Pátrios
3-
Há cinco concepções de leitura. Assinale a alternativa que aponta algumas
dessas concepções
Resposta
correta: A leitura pode ser entendida como decodificação
4-
Assinale as afirmativas abaixo
l-A
atuação da escola na formação de leitores pode resultar em um acréscimo
significativo de valores
humanos,sociais, econômicos, científicos, filosóficos entre
outros.
ll-O conceito de alfabetização atual é a mera capacidade de decodificar mensagens simples.
lll- A Criança não traz para o ambiente escolar a consciência da importância do desempenho linguística oral para se obter uma melhor comunicação,cabe a escola ensinar isso a criança.
ll-O conceito de alfabetização atual é a mera capacidade de decodificar mensagens simples.
lll- A Criança não traz para o ambiente escolar a consciência da importância do desempenho linguística oral para se obter uma melhor comunicação,cabe a escola ensinar isso a criança.
IV-O
falante de uma modalidade de linguá seja ela qual for,será mais
competente e habilidoso se souber distinguir onde,quando e de que maneira
poderá servir-se dessa ou de outra qualquer modalidade.
Os
itens corretos são:
(X) I & IV
( ) I & ll
( ) lll & IV
(X) I & IV
( ) I & ll
( ) lll & IV
( ) ll & lll
as de vermelho estão corretas?
ResponderExcluirDe acordo com a informação acima, é correto afirmar que devemos
ResponderExcluirEscolha uma:
a.
selecionar primeiro os tipos informativos e descritivos, deixando por último a ficção, que é muito?complexa para ser lida antes dos 12 anos.
b.
expor a criança inicialmente a um tipo textual, para que ela primeiro domine bem um tipo antes de passar para outro.
c.
expor a criança à diversidade de tipos textuais para que ela, por meio da diferenciação e do diálogo, torne-se um leitor hábil no trato com textos culturais.
d.
expor a criança inicialmente aos contos de encantamento e atrair sua atenção para a fantasia e solução rápida de problemas.
Está sendo de grande ajuda essas postagem
ResponderExcluirObrigado, me ajudou muito.
ResponderExcluir