Páginas

Minha foto
são paulo, zona leste, Brazil

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Arte no Contexto Escolar - Provas N3

1. “O retrato constitu-se na representação de uma pessoa por meio do desenho, da pintura, da gravura, etc”. Como pode ser feita a abordagem desse tema no ensino fundamental. (n3)
Podemos fazer a abordagem por meio de pesquisa de retratos em diferentes momentos da vida da criança, de seus amigos e familiares, ou mesmo de retratos produzidos por artistas em diferentes momentos da História da arte. Podemos também analisar retratos com duas ou mais pessoas com representação de rostos em perfil, frontal, e introduzir o estudo da figura humana em diferentes padrões de representação: egípcia, grega, renascentista, etc.

Outra resposta - Retratar uma pessoa não é apenas reproduzir sua fisionomia, mas mostrar seu modo de ser. Pode ser feita por meio da pesquisa de retratos em diferentes momentos da vida da criança de seus amigos e pessoas da sua convivência ou retratos produzidos em diferentes momentos da Historia da Arte.

2. O que se entende por encaminhamento metodológicos em artes? (n3)
Ou, o que se entende por “encaminhamento metodológico” no trabalho com a arte?
Para entender precisamos de um caminho uma forma de trabalhar com a arte de forma geral e isto chamamos de encaminhamento metodológico, Os três principais do encaminhamento metodológico são: relação entre atividades de apreciação e produção musical, a realidade cultural da escola como ponto de partida do trabalho e a articulação entre os conteúdos dos diversos grupos

Outra resposta - Estamos cercados por sons dos mais diversos tipos e para entendê-los precisamos de um caminho uma forma de trabalhar com a arte de forma geral e isto chamamos de encaminhamento metodológico, Os três principais do encaminhamento metodológico são: relação entre atividades de apreciação e produção musical, a realidade cultural da escola como ponto de partida do trabalho e a articulação entre os conteúdos dos diversos grupos

3. Como podemos nos expressar através das artes visuais? (N3)
Podemos nos expressar através da pintura, desenho, colagem, fotografia e assim interagir com os outros e com o mundo P.26

4. Nas atividades escolares, como tem que ser encaminhado o trabalho de música?(n3) P.116
O trabalho pode ser iniciado a partir de um período da história da música. Nesse período o professor escolherá um determinado gênero para estudar e vai priorizar uma técnica para aprofundar o trabalho com esse gênero musical e período, a partir daí vai trabalhar com um determinado princípio de composição, ressaltando um dos elementos formais do som que caracterize determinada composição musical.
É importante que o professor trabalhe durante o ano letivo, todos os grupos e técnicas para que os alunos tenham um conhecimento com continuidade e profundidade.

Outra resposta - Primeiramente temos que ter um mínimo de conhecimento e capacidade expressiva dentro dessa linguagem artística que tem como fonte de trabalho o som. Uma das primeiras atividades a ser realizada corresponde ao conhecimento da realidade musical vivida pelos alunos, e depois então pensaremos nas questões como a relação entre as atividades de apreciação e produção musical, a realidade cultural da escola e as articulações entre conteúdos dos diversos grupos.

5. De acordo com Munari "nossas experiências e conhecimentos influenciam nosso olhar". O que significa, portanto, conhecer as imagens que nos rodeiam? (n3)
Segundo Munari, conhecer as imagens vai além da capacidade de enxergar ou de ouvir. Conhecer é compreender, é serem capaz de extrair de um objeto seus sentidos ou suas razões. Significa alargar as possibilidades de contato com a realidade; Por isso, conhecer, longe de ser uma absorção passiva do repertório de alguém, exige do apreciador um esforço de interpretação das formas simbólicas para percebê-las como a expressão do outro sujeito e como uma mensagem a ser compreendida.

6. Explique o que é e dê exemplos de composição artística bidimensional e tridimensional: (n3)
No estudo da composição a primeira coisa a destacar é que podem ser Bidimensionais, ou seja, quando utilizamos duas dimensões (altura e largura),por exemplo, desenhos com grafite, giz de cera também podemos destacar a colagem e fotomontagem; ou pode ser Tridimensional quando utilizamos as três dimensões (altura, largura e profundidade) como as esculturas que podem ser com baixo ou alto relevo e o relevo escavado e também as esculturas de volto redondo que podem ser vistas por todos os lados.

7. Qual o real objetivo do trabalho com as atividades artísticas na escola?  (n3)
Objetivo das atividades artísticas na escola não é simplesmente mostrara reproduções de objetos de artes presentes nos livros, mas levar o aluno a dominar os conhecimentos artísticos necessários às atividades de apreciação e produção artísticas. A função da Arte é também ensinar a ver a ampliar a sensibilidade dos alunos. A arte também faz com que tenhamos um novo olhar, sem preconceitos, valorizando a história de vida de cada um.

8. O que se entende por gêneros musicais? Explique resumidamente cada um deles. (n3)
È um dos conteúdos básicos a serem trabalhos na musica, estão classificados em técnicas – musicas primitivas; Folclórica – musicas criadas pelas comunidades rurais e litorâneas sem autor conhecido e por ai vai. A grande classificação apresenta: étinicas > primitivas – indígenas; folclórica > comunidades rurais – frevo, ciranda, etc.;  popular > músicas dos centros urbanos com autor conhecido – Chico Buarque; erudita > feita por acadêmicos e que segue ou rompe tendências; Industria Cultural > música de massa, comercial – Michel Teló, Paula Fernandes, Funck, etc.

Outra resposta - È um dos conteúdos básicos a serem trabalhos na musica, estão classificados em étnicas – musicas primitivas; Folclórica – musicas criadas pelas comunidades rurais e litorâneas sem autor conhecido; popular – musica dos centros urbanos, com autor conhecido; erudita – musica feita por acadêmicos seguindo tendências e normas estabelecidas; Industria cultural – Musica de massa, comercial ( axé, pagode) Erudita: música feita por acadêmicos e que segue ou rompe tendências e normas  estabelecidas  (Vivaldi, Mozart, Bach)