Páginas

Minha foto
são paulo, zona leste, Brazil

terça-feira, 2 de abril de 2013

Arte no Contexto Escolar - Provas OnLine (N2)

1. GÊNERO DE MÚSICA QUE É EXECUTADA HÁ MILHARES DE ANOS DA MESMA FORMA, PELAS TRIBOS E PELOS POVOS PRIMITIVOS.
·          Popular.
·          Erudita.
·          Eletrônica.
·          Étnica.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. A FORMA MAIS CONHECIDA DE ESCRITA MUSICAL É A (O):
·          onomatopéia.
·          pentagrama convencional.
·          gênero.
·          desenho.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. A FUNÇÃO DA ARTE NA ESCOLA É ENSINAR A VER E OUVIR; POR ISSO, É PRECISO:
·         I. desencadear um processo de formação dos sentidos, pois tanto os objetos prático-utilitários quanto artísticos precisam ser compreendidos em seus significados.
II. desenvolver um trabalho contínuo e sistemático com a produção cultural que inclui, sem restringir a eles, os objetos artísticos como via de familiarização cultural.
III. possibilitar aos alunos o domínio dos conhecimentos artísticos sistematizados na forma de história da arte.

São corretas as afirmativas:
·          I e II.
·          I, II e III.
·          I e III.
·          II e III.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. FORMA MUSICAL QUE NORMALMENTE POSSUI RITMO ACELERADO E SUAS RAÍZES INCLUEM A MISTURA DE ELEMENTOS:
·         da música negra (blues e rhythm’n’blues) e branca (música country) e o uso de guitarra elétrica. Estamos nos referindo à forma musical:
·          rock.
·          sinfonia.
·          rap.
·          desafio.
Parte inferior do formulário
Resultado final : 1.5
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
Parte superior do formulário
1. ANALISE AS AFIRMATIVAS E MARQUE V PARA A AFIRMATIVA VERDADEIRA E F PARA A AFIRMATIVA FALSA.
·         ( ) Uma imagem realista se caracteriza pela representação da essência de um objeto, evitando-se a cópia de suas características básicas.
( ) Uma composição abstrata é caracterizada por elementos visuais – linhas, formas, cores –, não se reduzindo à cópia da realidade visual.
( ) Os principais elementos visuais são: a forma ou a superfície, a linha, a cor, a luz e o volume.
( ) O expressionismo tem origem na idéia de utilizar as diferentes faces de uma forma para construir uma imagem, sem a preocupação de separar a figura do fundo, pois nem um nem outro tem maior importância.

A seqüência correta é:
·          F, F, V, V.
·          V, V, F, F.(errada)
·          F, V, F, V.
·          F, V, V, F.(correta)
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. UMA DAS DANÇAS DE SALÃO MAIS POPULARES DO SÉCULO XIX, E QUE TEVE COMO UM DOS SEUS COMPOSITORES MAIS FAMOSOS JOHANN STRAUSS, FOI A (O):
·          fandango.
·          balada.
·          rock.
·          valsa.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. ANALISE AS AFIRMATIVAS E MARQUE V PARA A AFIRMATIVA VERDADEIRA E F PARA A AFIRMATIVA FALSA.
·         ( ) O uso das cores puras é um procedimento estilístico muito usado pelos artistas do fauvismo. Fauve é uma palavra francesa que significa fera.
( ) Alexander Calder faz parte de um grupo que experimentou materiais pouco convencionais – arame, latas, discos de metal – construindo stabiles, objetos assentados sobre uma base, e móbiles.
( ) O equilíbrio assimétrico pressupõe o uso de um eixo vertical ou horizontal na composição, dividindo-a rigorosamente em duas partes iguais.
( ) Leonardo Da Vinci, autor do famoso retrato Mona Lisa, é um expoente do Renascimento, e Tarsila do Amaral, embora não tenha participado da Semana de Arte Moderna de 22, é uma figura importante do Modernismo brasileiro e autora do quadro A Negra.

A seqüência correta é:
·          F, V, V, F.
·          F, V, F, F.
·          F, F, V, F.
·          V, V, F, V.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. LEIA O TEXTO ABAIXO.
·         Van Gogh, com seu famoso quadro Os Comedores de Batata, de 1885, propõe uma verdadeira revolução, numa época em que muitos artistas reproduziam as coisas reais com a máxima fidelidade e, segundo esse artista, “conferindo-lhes uma beleza convencional”.
Van Gogh, quando escreve a seu irmão Théo falando desse quadro, diz: “E até pode ser que ele seja uma verdadeira pintura de camponeses. Eu sei que ele é isto. Mas quem preferir ver camponeses edulcorados, que passe ao largo. Por mim, estou convencido que afinal obtêm-se melhores resultados pintando-os em sua rudeza que conferindo-lhes uma beleza convencional.
Com sua saia e sua camisola azuis, cobertas de poeira e remendadas, e que sob o efeito do tempo, do vento e do sol tenham tomado os mais delicados matizes, uma camponesa é, na minha opinião, mais bonita que uma dama; que ela se vista como uma dama, e tudo que há de verdadeiro nela desaparece. Um camponês é mais belo entre os campos em suas roupas de fustão, do que aos domingos quando vai à igreja ridiculamente vestido como um senhor.”

Para Van Gogh, a arte é:
·          mostrar os trabalhadores de um modo idealizado.
·          uma procura da essência do objeto, chegando a uma profunda semelhança fotográfica.
·          a subjetividade ou a vontade do artista.
·          mais do que uma representação meticulosa de detalhes.
Resultado final : 2
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
Parte superior do formulário
1. A FUNÇÃO DA ARTE NA ESCOLA É ENSINAR A VER E OUVIR; POR ISSO, É PRECISO:

·         I. desencadear um processo de formação dos sentidos, pois tanto os objetos prático-utilitários quanto artísticos precisam ser compreendidos em seus significados.
II. desenvolver um trabalho contínuo e sistemático com a produção cultural que inclui, sem restringir a eles, os objetos artísticos como via de familiarização cultural.
III. possibilitar aos alunos o domínio dos conhecimentos artísticos sistematizados na forma de história da arte.

São corretas as afirmativas:
·          II e III.
·          I e III.
·          I, II e III.
·          I e II.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. UM OBJETO ARTÍSTICO, DIFERENTEMENTE DOS OUTROS UTENSÍLIOS, NÃO CUMPRE UMA FUNÇÃO UTILITÁRIA, MAS ESSA DISTINÇÃO PODE, NA VERDADE,
·         gerar uma confusão: a idéia de que a arte é inútil. É por isso que muitas pessoas denominam os objetos artísticos de (in)utensílios – objetos inúteis – para diferenciálos dos utensílios – objetos úteis.
A idéia da inutilidade da arte tem origem nessa incompreensão e pode nos levar a perder de vista que a arte cumpre diferentes funções. Nesse sentido, podemos deduzir que sua utilidade não se realiza de forma imediata, mas mediata, isto é, mediada pelos conhecimentos que nos permitam tornar esse objeto tão familiar quanto os outros. Então, podemos concluir que:

I. a arte é uma forma de conhecimento e representação e, nesse sentido, pode não só “revelar as contradições da sociedade”, prestando-se a uma crítica social, como pode “revelar ou representar tanto a vida interior do homem como a cultura”.
II. a arte é beleza, mas também pode “proporcionar prazer”. Assim, apreciar arte é não “abrir mão da inutilidade, o princípio do prazer superando o princípio utilitarista”.
III. a arte é uma forma de trabalho criador e de expressão, mas, para que seja linguagem artística, é preciso acrescentar novos ingredientes a essa forma de expressão.

São corretas as afirmativas:
·          I, II e III.
·          II e III.
·          I e II.
·          I e III.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. RELACIONE A PRIMEIRA COLUNA COM A SEGUNDA, NUMERANDO ESTA DE ACORDO COM A SIMILARIDADE ENTRE OS CONCEITOS E A SUA EXPLICAÇÃO.
·         1. Leonardo da Vinci
2. Arte abstrata
3. Idealização
4. Representação figurativa
5. Amedeo Modigliani

( ) Representação artística independente do mundo real.
( ) Mestre do Renascimento, foi pintor, escultor, arquiteto, engenheiro etc. Estudou anatomia e deixou muitas páginas com esboços de figuras, vários desenhos detalhados e anotações de suas pesquisas. Autor da Mona Lisa, de 1503-6, é mestre no domínio da perspectiva, do claro-escuro e da representação realista das figuras.
( ) Concepção de representação da realidade como algo perfeito, procurando não apenas reproduzir o que há de melhor na natureza, mas também de aperfeiçoá-la, retirando as falhas e eliminando as arestas.
( ) Artista que recorre às formas simplificadas e alongadas das máscaras africanas, criando figuras de pescoço alongado.
( ) Pressupõe uma certa fidelidade da imagem em relação ao objeto real. Mesmo quando modificamos ou deformamos, ainda assim temos o predomínio desse modo de representação.

A seqüência correta é:
·          1, 5, 2, 4, 3.
·          2, 3, 4, 1, 5.
·          2, 1, 3, 5, 4.
·          1, 5, 4, 3, 2.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. A FORMA MAIS CONHECIDA DE ESCRITA MUSICAL É A (O):

·          onomatopéia.
·          pentagrama convencional.
·          gênero.
·          desenho.
Parte inferior do formulário
Resultado final : 1.5
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
1. OBSERVE.
  • Todos os corpos possuem a propriedade de absorver ou de refletir a luz. Isso faz com que utilizemos a cor como um dos atributos que nos permite identificar os objetos. Dessa forma, a cor se constitui num elemento visual importante nas artes visuais.
    Podemos destacar a cor-luz ou luz colorida, que é a radiação luminosa visível, e a cor-pigmento, que é a substância material que absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz.

    Marque a alternativa correta.
  • ( ) A intensidade tem relação apenas com emoções ou subjetividade; assim, podemos dizer que todas as cores são frias.
  • ( ) As cores primárias no pigmento (na tinta) são: magenta, cian ou ciano (azul claro) e verde.
  • ( ) O matiz é a característica que nos permite identificar a intensidade das cores.
  • (X) As cores apresentam três características básicas: matiz, tom e intensidade. (correta)
2. RELACIONE A PRIMEIRA COLUNA COM A SEGUNDA, NUMERANDO ESTA DE ACORDO COM A SIMILARIDADE ENTRE OS CONCEITOS E A SUA EXPLICAÇÃO.
  • 1. Leonardo da Vinci
    2. Arte abstrata
    3. Idealização
    4. Representação figurativa
    5. Amedeo Modigliani

    ( ) Representação artística independente do mundo real.
    ( ) Mestre do Renascimento, foi pintor, escultor, arquiteto, engenheiro etc. Estudou anatomia e deixou muitas páginas com esboços de figuras, vários desenhos detalhados e anotações de suas pesquisas. Autor da Mona Lisa, de 1503-6, é mestre no domínio da perspectiva, do claro-escuro e da representação realista das figuras.
    ( ) Concepção de representação da realidade como algo perfeito, procurando não apenas reproduzir o que há de melhor na natureza, mas também de aperfeiçoá-la, retirando as falhas e eliminando as arestas.
    ( ) Artista que recorre às formas simplificadas e alongadas das máscaras africanas, criando figuras de pescoço alongado.
    ( ) Pressupõe uma certa fidelidade da imagem em relação ao objeto real. Mesmo quando modificamos ou deformamos, ainda assim temos o predomínio desse modo de representação.

    A seqüência correta é:
  • ( ) 2, 3, 4, 1, 5.
  • ( ) 1, 5, 2, 4, 3.
  • (X) 2, 1, 3, 5, 4.
  • ( ) 1, 5, 4, 3, 2.
3. ASSINALE A AFIRMATIVA QUE DESCREVE ALGUNS DOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS E ESTILÍSTICOS EMPREGADOS POR PABLO PICASSO,
  • um dos artistas mais conhecidos do Cubismo.
  • ( ) Modo de pintar que se apóia na figuração e na cópia das figuras a partir de um único ponto de vista, preocupando-se com a aparência das coisas. Esse estilo tem origem na idéia de utilizar uma das faces de uma forma para construir uma imagem, separando-a do fundo, pois as figuras são mais importantes do que o fundo.
  • ( ) Modo de pintar que se apóia na deformação, no uso das cores fortes e puras e nas formas geométricas a partir de um único ponto de vista. Neste estilo, os artistas evitam fragmentar ou representar as figuras na posição frontal e de perfil ao mesmo tempo. Separa-se as figuras do fundo, o qual não tem a menor importância.
  • (X) Modo de pintar que se apóia na decomposição da figura em vários pontos de vista, nas formas geométricas, sem se preocupar com a aparência das coisas e sem distinção entre a posição frontal e a de perfil na representação das figuras. Este estilo tem origem na idéia de utilizar as diferentes faces de uma forma para construir uma imagem, sem a preocupação de separar a figura do fundo, pois nem um nem outro tem maior importância; portanto, as figuras se mesclam com o fundo. (correta)
  • ( ) Modo de pintar que se apóia na representação das cores conforme a luz do dia, buscando copiar os detalhes das coisas. Este estilo tem origem na idéia da influência da luz sobre as cores. É um modo de pintar muito demorado, pois os artistas precisam misturar bem as tintas para construir uma imagem o mais semelhante possível da realidade.
4. LEIA O TEXTO ABAIXO.
  • Van Gogh, com seu famoso quadro Os Comedores de Batata, de 1885, propõe uma verdadeira revolução, numa época em que muitos artistas reproduziam as coisas reais com a máxima fidelidade e, segundo esse artista, “conferindo-lhes uma beleza convencional”.
    Van Gogh, quando escreve a seu irmão Théo falando desse quadro, diz: “E até pode ser que ele seja uma verdadeira pintura de camponeses. Eu sei que ele é isto. Mas quem preferir ver camponeses edulcorados, que passe ao largo. Por mim, estou convencido que afinal obtêm-se melhores resultados pintando-os em sua rudeza que conferindo-lhes uma beleza convencional.
    Com sua saia e sua camisola azuis, cobertas de poeira e remendadas, e que sob o efeito do tempo, do vento e do sol tenham tomado os mais delicados matizes, uma camponesa é, na minha opinião, mais bonita que uma dama; que ela se vista como uma dama, e tudo que há de verdadeiro nela desaparece. Um camponês é mais belo entre os campos em suas roupas de fustão, do que aos domingos quando vai à igreja ridiculamente vestido como um senhor.”

    Para Van Gogh, a arte é:
  • ( ) mostrar os trabalhadores de um modo idealizado.
  • (X) a subjetividade ou a vontade do artista. (incorreta)
  • ( ) uma procura da essência do objeto, chegando a uma profunda semelhança fotográfica.
  • (X ) mais do que uma representação meticulosa de detalhes. (correta)
Resultado final : 2
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
Parte superior do formulário
1. É POR MEIO DESSE ELEMENTO FORMADOR QUE PODEMOS DIFERENCIAR E IDENTIFICAR OS SONS.
·          Gênero musical.
·          Ondas sonoras.
·          Timbre. (correta)
·          Altura.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. A LEITURA DE UMA OBRA DE ARTE IMPLICA CONHECIMENTOS, TANTO DA FUNÇÃO DA ARTE EM NOSSA VIDA E DAS TÉCNICAS – O DESENHO,
·         a pintura, a gravura, a fotografia, a escultura – quanto dos gêneros artísticos. Em se tratando de artes visuais, as obras de arte podem ser classificadas por meio das suas temáticas e divididas em:
·          paisagens idealizadas e realistas, e pintura de gênero.
·          natureza-morta, retrato, paisagem, cenas do cotidiano, históricas, mitológicas e religiosas. (correta)
·          cenas com figura humana e sem figura, cenas idealizadas e realistas.
·          cenas de guerra e de paz, retratos figurativos e abstratos.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. ANALISE AS AFIRMATIVAS E MARQUE V PARA A AFIRMATIVA VERDADEIRA E F PARA A AFIRMATIVA FALSA.
·         ( ) Uma imagem realista se caracteriza pela representação da essência de um objeto, evitando-se a cópia de suas características básicas.
( ) Uma composição abstrata é caracterizada por elementos visuais – linhas, formas, cores –, não se reduzindo à cópia da realidade visual.
( ) Os principais elementos visuais são: a forma ou a superfície, a linha, a cor, a luz e o volume.
( ) O expressionismo tem origem na idéia de utilizar as diferentes faces de uma forma para construir uma imagem, sem a preocupação de separar a figura do fundo, pois nem um nem outro tem maior importância.

A seqüência correta é:
·          F, V, V, F. (correta)
·          F, F, V, V.
·          V, V, F, F.
·          F, V, F, V.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. UM OBJETO ARTÍSTICO, DIFERENTEMENTE DOS OUTROS UTENSÍLIOS, NÃO CUMPRE UMA FUNÇÃO UTILITÁRIA, MAS ESSA DISTINÇÃO PODE, NA VERDADE,
·         gerar uma confusão: a idéia de que a arte é inútil. É por isso que muitas pessoas denominam os objetos artísticos de (in)utensílios – objetos inúteis – para diferenciálos dos utensílios – objetos úteis.
A idéia da inutilidade da arte tem origem nessa incompreensão e pode nos levar a perder de vista que a arte cumpre diferentes funções. Nesse sentido, podemos deduzir que sua utilidade não se realiza de forma imediata, mas mediata, isto é, mediada pelos conhecimentos que nos permitam tornar esse objeto tão familiar quanto os outros. Então, podemos concluir que:

I. a arte é uma forma de conhecimento e representação e, nesse sentido, pode não só “revelar as contradições da sociedade”, prestando-se a uma crítica social, como pode “revelar ou representar tanto a vida interior do homem como a cultura”.
II. a arte é beleza, mas também pode “proporcionar prazer”. Assim, apreciar arte é não “abrir mão da inutilidade, o princípio do prazer superando o princípio utilitarista”.
III. a arte é uma forma de trabalho criador e de expressão, mas, para que seja linguagem artística, é preciso acrescentar novos ingredientes a essa forma de expressão.

São corretas as afirmativas:
·          II e III.
·          I, II e III. (correta)
·          I e III.
·          I e II.
Parte inferior do formulário
Resultado final : 2
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
Parte superior do formulário
1. DE ACORDO COM O ESTUDO DAS TÉCNICAS, AS COMPOSIÇÕES VISUAIS PODEM SER CLASSIFICADAS EM:
·          bidimensionais, quando utilizamos duas dimensões. Suas principais técnicas são: o desenho, a gravura, a publicidade e as pinturas nas paredes das cavernas; e composições gráficas com as seguintes técnicas: o cinema, o design, o vídeo e a gravura.
·          multidimensionais, com as técnicas do desenho, da pintura, da gravura, da fotografia; tridimensionais, com as técnicas em que o artista se utiliza da forma, do espaço e do tempo como dimensões estéticas.
·          bidimensionais, com as técnicas do desenho, da pintura, da gravura, da fotografia; e multidimensionais, com as técnicas em que o artista se utiliza da forma, do espaço e do tempo como dimensões estéticas.
·          bidimensionais, quando utilizamos duas dimensões – altura e largura – como no desenho, na fotografia, na pintura, na gravura; e tridimensionais, quando utilizamos as três dimensões – altura, largura e profundidade – como nas esculturas em baixo relevo, alto relevo e em relevo escavado.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. A FORMA MAIS CONHECIDA DE ESCRITA MUSICAL É A (O):
·          desenho.
·          onomatopéia.
·          pentagrama convencional.
·          gênero.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. NAS COMPOSIÇÕES, PODEMOS USAR OS RECURSOS DA FIGURAÇÃO, DA ABSTRAÇÃO, DA DEFORMAÇÃO E DA ESTILIZAÇÃO.
·         Podemos observar que nas representações figurativas, o artista:
·          cria uma representação figurativa quando usa apenas formas básicas, simplificando ou reduzindo os detalhes visuais.
·          só consegue representar usando a figuração quando reduz os objetos a formas geométricas deformadas, rompendo com qualquer fidelidade da imagem em relação com o mundo visível.
·          usa a figuração quando deforma a temática e a representa de modo independente do mundo real.
·          mantém uma certa fidelidade com os objetos ou seres do nosso entorno, pois tem por objetivo copiar, por meio da linguagem plástica, os aspectos visíveis do mundo. No entanto, não podemos perder de vista que nem mesmo a cópia é um exercício passivo, mas, antes, fruto de uma escolha do artista.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. OBSERVE COM ATENÇÃO A IMAGEM.
·         A composição acima é uma serigrafia do artista Andy Warhol, um dos expoentes da Pop Art, na qual ele utiliza os seguintes recursos estilísticos:

  <b>Imagem Não Pode Ser Gerada!</b>
·          repetição das formas em ritmo concêntrico e crescente, fundo em perspectiva e detalhamento das figuras.
·          serigrafia com repetição das formas em ritmo uniforme e fundo chapado.
·          figura e fundo ambíguos, repetição das formas em ritmo concêntrico e com equilíbrio assimétrico.
·          figura destacada do fundo, repetição das formas em ritmo alternado e com equilíbrio oculto.
Resultado final : 2
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
Parte superior do formulário
1. UMA DAS DANÇAS DE SALÃO MAIS POPULARES DO SÉCULO XIX, E QUE TEVE COMO UM DOS SEUS COMPOSITORES MAIS FAMOSOS JOHANN STRAUSS, FOI A (O):
·          valsa.
·          fandango.
·          rock.
·          balada.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. A LEITURA DE UMA OBRA DE ARTE IMPLICA CONHECIMENTOS, TANTO DA FUNÇÃO DA ARTE EM NOSSA VIDA E DAS TÉCNICAS – O DESENHO,
·         a pintura, a gravura, a fotografia, a escultura – quanto dos gêneros artísticos. Em se tratando de artes visuais, as obras de arte podem ser classificadas por meio das suas temáticas e divididas em:
·          paisagens idealizadas e realistas, e pintura de gênero.
·          natureza-morta, retrato, paisagem, cenas do cotidiano, históricas, mitológicas e religiosas.
·          cenas de guerra e de paz, retratos figurativos e abstratos.
·          cenas com figura humana e sem figura, cenas idealizadas e realistas.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. ASSINALE A AFIRMATIVA QUE DESCREVE ALGUNS DOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS E ESTILÍSTICOS EMPREGADOS POR PABLO PICASSO,
·         um dos artistas mais conhecidos do Cubismo.
·          Modo de pintar que se apóia na figuração e na cópia das figuras a partir de um único ponto de vista, preocupando-se com a aparência das coisas. Esse estilo tem origem na idéia de utilizar uma das faces de uma forma para construir uma imagem, separando-a do fundo, pois as figuras são mais importantes do que o fundo.
·          Modo de pintar que se apóia na deformação, no uso das cores fortes e puras e nas formas geométricas a partir de um único ponto de vista. Neste estilo, os artistas evitam fragmentar ou representar as figuras na posição frontal e de perfil ao mesmo tempo. Separa-se as figuras do fundo, o qual não tem a menor importância.
·          Modo de pintar que se apóia na representação das cores conforme a luz do dia, buscando copiar os detalhes das coisas. Este estilo tem origem na idéia da influência da luz sobre as cores. É um modo de pintar muito demorado, pois os artistas precisam misturar bem as tintas para construir uma imagem o mais semelhante possível da realidade.
·          Modo de pintar que se apóia na decomposição da figura em vários pontos de vista, nas formas geométricas, sem se preocupar com a aparência das coisas e sem distinção entre a posição frontal e a de perfil na representação das figuras. Este estilo tem origem na idéia de utilizar as diferentes faces de uma forma para construir uma imagem, sem a preocupação de separar a figura do fundo, pois nem um nem outro tem maior importância; portanto, as figuras se mesclam com o fundo.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. ANALISE AS AFIRMATIVAS E MARQUE V PARA A AFIRMATIVA VERDADEIRA E F PARA A AFIRMATIVA FALSA.
·         ( ) O uso das cores puras é um procedimento estilístico muito usado pelos artistas do fauvismo. Fauve é uma palavra francesa que significa fera.
( ) Alexander Calder faz parte de um grupo que experimentou materiais pouco convencionais – arame, latas, discos de metal – construindo stabiles, objetos assentados sobre uma base, e móbiles.
( ) O equilíbrio assimétrico pressupõe o uso de um eixo vertical ou horizontal na composição, dividindo-a rigorosamente em duas partes iguais.
( ) Leonardo Da Vinci, autor do famoso retrato Mona Lisa, é um expoente do Renascimento, e Tarsila do Amaral, embora não tenha participado da Semana de Arte Moderna de 22, é uma figura importante do Modernismo brasileiro e autora do quadro A Negra.

A seqüência correta é:
·          V, V, F, V.
·          F, V, F, F.
·          F, F, V, F.
·          F, V, V, F.
Resultado final : 1.5
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
Parte superior do formulário
1. TIPOS DE MÚSICAS COMPOSTAS POR DETERMINADAS CARACTERÍSTICAS EM COMUM,
·         de acordo com os cinco gêneros que possuem uma estrutura de composição. Como exemplos, temos concerto, sonata, fuga, sinfonia, suíte, ópera etc. Estamos nos referindo às:
·          músicas de ninar.
·          formas musicais.
·          músicas folclóricas.
·          grafias musicais.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. A FUNÇÃO DA ARTE NA ESCOLA É ENSINAR A VER E OUVIR; POR ISSO, É PRECISO:
·         I. desencadear um processo de formação dos sentidos, pois tanto os objetos prático-utilitários quanto artísticos precisam ser compreendidos em seus significados.
II. desenvolver um trabalho contínuo e sistemático com a produção cultural que inclui, sem restringir a eles, os objetos artísticos como via de familiarização cultural.
III. possibilitar aos alunos o domínio dos conhecimentos artísticos sistematizados na forma de história da arte.

São corretas as afirmativas:
·          I, II e III.
·          I e II.
·          I e III.
·          II e III.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. LEIA O TEXTO ABAIXO.
·         Van Gogh, com seu famoso quadro Os Comedores de Batata, de 1885, propõe uma verdadeira revolução, numa época em que muitos artistas reproduziam as coisas reais com a máxima fidelidade e, segundo esse artista, “conferindo-lhes uma beleza convencional”.
Van Gogh, quando escreve a seu irmão Théo falando desse quadro, diz: “E até pode ser que ele seja uma verdadeira pintura de camponeses. Eu sei que ele é isto. Mas quem preferir ver camponeses edulcorados, que passe ao largo. Por mim, estou convencido que afinal obtêm-se melhores resultados pintando-os em sua rudeza que conferindo-lhes uma beleza convencional.
Com sua saia e sua camisola azuis, cobertas de poeira e remendadas, e que sob o efeito do tempo, do vento e do sol tenham tomado os mais delicados matizes, uma camponesa é, na minha opinião, mais bonita que uma dama; que ela se vista como uma dama, e tudo que há de verdadeiro nela desaparece. Um camponês é mais belo entre os campos em suas roupas de fustão, do que aos domingos quando vai à igreja ridiculamente vestido como um senhor.”

Para Van Gogh, a arte é:
·          mais do que uma representação meticulosa de detalhes.
·          a subjetividade ou a vontade do artista.
·          mostrar os trabalhadores de um modo idealizado.
·          uma procura da essência do objeto, chegando a uma profunda semelhança fotográfica.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. FORMA MUSICAL QUE NORMALMENTE POSSUI RITMO ACELERADO E SUAS RAÍZES INCLUEM A MISTURA DE ELEMENTOS:
·         da música negra (blues e rhythm’n’blues) e branca (música country) e o uso de guitarra elétrica. Estamos nos referindo à forma musical:
·          sinfonia.
·          rock.
·          desafio.
·          rap.
Parte inferior do formulário

Resultado final : 2
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
Parte superior do formulário
1. ASSINALE A AFIRMATIVA QUE DESCREVE ALGUNS DOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS E ESTILÍSTICOS EMPREGADOS POR PABLO PICASSO,
  • um dos artistas mais conhecidos do Cubismo.
  • Modo de pintar que se apóia na deformação, no uso das cores fortes e puras e nas formas geométricas a partir de um único ponto de vista. Neste estilo, os artistas evitam fragmentar ou representar as figuras na posição frontal e de perfil ao mesmo tempo. Separa-se as figuras do fundo, o qual não tem a menor importância.
  • Modo de pintar que se apóia na decomposição da figura em vários pontos de vista, nas formas geométricas, sem se preocupar com a aparência das coisas e sem distinção entre a posição frontal e a de perfil na representação das figuras. Este estilo tem origem na idéia de utilizar as diferentes faces de uma forma para construir uma imagem, sem a preocupação de separar a figura do fundo, pois nem um nem outro tem maior importância; portanto, as figuras se mesclam com o fundo.
  • Modo de pintar que se apóia na figuração e na cópia das figuras a partir de um único ponto de vista, preocupando-se com a aparência das coisas. Esse estilo tem origem na idéia de utilizar uma das faces de uma forma para construir uma imagem, separando-a do fundo, pois as figuras são mais importantes do que o fundo.
  • Modo de pintar que se apóia na representação das cores conforme a luz do dia, buscando copiar os detalhes das coisas. Este estilo tem origem na idéia da influência da luz sobre as cores. É um modo de pintar muito demorado, pois os artistas precisam misturar bem as tintas para construir uma imagem o mais semelhante possível da realidade.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. OBSERVE A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO NO MURAL A ÚLTIMA CEIA, DE LEONARDO DA VINCI.
  • De acordo com a representação,
  <b>Imagem Não Pode Ser Gerada!</b>
  • Leonardo consegue dar volume à figura por meio de um sombreado suave que vai do claro ao escuro, característica que é própria do período conhecido como Renascimento.
  • o espaço é irreal e completamente desprovido de profundidade, pois não há intenção alguma de representar o espaço no qual as formas e figuras estão situadas aleatoriamente.
  • há um certo efeito de profundidade graças à bidimensionalidade do conjunto.
  • as figuras são planas e rígidas e não apresentam uma sensação de volume.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. A FORMA MAIS CONHECIDA DE ESCRITA MUSICAL É A (O)
  • pentagrama convencional.
  • desenho.
  • onomatopéia.
  • gênero.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. GÊNERO DE MÚSICA QUE É EXECUTADA HÁ MILHARES DE ANOS DA MESMA FORMA, PELAS TRIBOS E PELOS POVOS PRIMITIVOS.
  • Étnica.
  • Eletrônica.
  • Erudita.
  • PopularParte inferior do formulário
Resultado final : 2
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
Parte superior do formulário
1. OS INSTRUMENTOS MUSICAIS, SE CLASSIFICADOS DE ACORDO COM A FORMA DE OBTENÇÃO DO SOM, PODEM SER DIVIDIDOS EM:
  • instrumentos que vibram, que são chacoalhados e que são batidos.
  • instrumentos antigos, medievais e modernos.
  • instrumentos de sopro, de cordas, de percussão e eletrônicos. (CORRETA)
  • instrumentos de madeira, de plástico, de ferro e de fibra.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. OBSERVE.
  • Todos os corpos possuem a propriedade de absorver ou de refletir a luz. Isso faz com que utilizemos a cor como um dos atributos que nos permite identificar os objetos. Dessa forma, a cor se constitui num elemento visual importante nas artes visuais.
    Podemos destacar a cor-luz ou luz colorida, que é a radiação luminosa visível, e a cor-pigmento, que é a substância material que absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz.

    Marque a alternativa correta.
  • O matiz é a característica que nos permite identificar a intensidade das cores.
  • A intensidade tem relação apenas com emoções ou subjetividade; assim, podemos dizer que todas as cores são frias.
  • As cores apresentam três características básicas: matiz, tom e intensidade. (CORRETA)
  • As cores primárias no pigmento (na tinta) são: magenta, cian ou ciano (azul claro) e verde.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. ASSINALE A AFIRMATIVA QUE DESCREVE ALGUNS DOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS E ESTILÍSTICOS EMPREGADOS POR PABLO PICASSO,
  • um dos artistas mais conhecidos do Cubismo.
  • Modo de pintar que se apóia na deformação, no uso das cores fortes e puras e nas formas geométricas a partir de um único ponto de vista. Neste estilo, os artistas evitam fragmentar ou representar as figuras na posição frontal e de perfil ao mesmo tempo. Separa-se as figuras do fundo, o qual não tem a menor importância.
  • Modo de pintar que se apóia na figuração e na cópia das figuras a partir de um único ponto de vista, preocupando-se com a aparência das coisas. Esse estilo tem origem na idéia de utilizar uma das faces de uma forma para construir uma imagem, separando-a do fundo, pois as figuras são mais importantes do que o fundo.
  • Modo de pintar que se apóia na decomposição da figura em vários pontos de vista, nas formas geométricas, sem se preocupar com a aparência das coisas e sem distinção entre a posição frontal e a de perfil na representação das figuras. Este estilo tem origem na idéia de utilizar as diferentes faces de uma forma para construir uma imagem, sem a preocupação de separar a figura do fundo, pois nem um nem outro tem maior importância; portanto, as figuras se mesclam com o fundo. (CORRETA)
  • Modo de pintar que se apóia na representação das cores conforme a luz do dia, buscando copiar os detalhes das coisas. Este estilo tem origem na idéia da influência da luz sobre as cores. É um modo de pintar muito demorado, pois os artistas precisam misturar bem as tintas para construir uma imagem o mais semelhante possível da realidade.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. É POR MEIO DESSE ELEMENTO FORMADOR QUE PODEMOS DIFERENCIAR E IDENTIFICAR OS SONS.
  • Gênero musical.
  • Timbre. (CORRETA)
  • Ondas sonoras.
  • Altura.
Parte inferior do formulário
Resultado final : 2
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
Parte superior do formulário
1. ASSINALE A AFIRMATIVA QUE DESCREVE ALGUNS DOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS E ESTILÍSTICOS EMPREGADOS POR PABLO PICASSO,
  • um dos artistas mais conhecidos do Cubismo.
  • Modo de pintar que se apóia na decomposição da figura em vários pontos de vista, nas formas geométricas, sem se preocupar com a aparência das coisas e sem distinção entre a posição frontal e a de perfil na representação das figuras. Este estilo tem origem na idéia de utilizar as diferentes faces de uma forma para construir uma imagem, sem a preocupação de separar a figura do fundo, pois nem um nem outro tem maior importância; portanto, as figuras se mesclam com o fundo.
  • Modo de pintar que se apóia na representação das cores conforme a luz do dia, buscando copiar os detalhes das coisas. Este estilo tem origem na idéia da influência da luz sobre as cores. É um modo de pintar muito demorado, pois os artistas precisam misturar bem as tintas para construir uma imagem o mais semelhante possível da realidade.
  • Modo de pintar que se apóia na figuração e na cópia das figuras a partir de um único ponto de vista, preocupando-se com a aparência das coisas. Esse estilo tem origem na idéia de utilizar uma das faces de uma forma para construir uma imagem, separando-a do fundo, pois as figuras são mais importantes do que o fundo.
  • Modo de pintar que se apóia na deformação, no uso das cores fortes e puras e nas formas geométricas a partir de um único ponto de vista. Neste estilo, os artistas evitam fragmentar ou representar as figuras na posição frontal e de perfil ao mesmo tempo. Separa-se as figuras do fundo, o qual não tem a menor importância.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. UM OBJETO ARTÍSTICO, DIFERENTEMENTE DOS OUTROS UTENSÍLIOS, NÃO CUMPRE UMA FUNÇÃO UTILITÁRIA, MAS ESSA DISTINÇÃO PODE, NA VERDADE
  • gerar uma confusão: a idéia de que a arte é inútil. É por isso que muitas pessoas denominam os objetos artísticos de (in)utensílios – objetos inúteis – para diferenciálos dos utensílios – objetos úteis.
    A idéia da inutilidade da arte tem origem nessa incompreensão e pode nos levar a perder de vista que a arte cumpre diferentes funções. Nesse sentido, podemos deduzir que sua utilidade não se realiza de forma imediata, mas mediata, isto é, mediada pelos conhecimentos que nos permitam tornar esse objeto tão familiar quanto os outros. Então, podemos concluir que:

    I. a arte é uma forma de conhecimento e representação e, nesse sentido, pode não só “revelar as contradições da sociedade”, prestando-se a uma crítica social, como pode “revelar ou representar tanto a vida interior do homem como a cultura”.
    II. a arte é beleza, mas também pode “proporcionar prazer”. Assim, apreciar arte é não “abrir mão da inutilidade, o princípio do prazer superando o princípio utilitarista”.
    III. a arte é uma forma de trabalho criador e de expressão, mas, para que seja linguagem artística, é preciso acrescentar novos ingredientes a essa forma de expressão.

    São corretas as afirmativas:
  • I, II e III.
  • II e III.
  • I e III.
  • I e II.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. MÚSICAS DA MODA, QUE RECEBEM GRANDE APOIO DA MÍDIA, FAZEM MUITO SUCESSO DURANTE UM PERÍODO CURTO DE TEMPO E RAPIDAMENTE DESAPARECEM,
  • pertencem ao gênero de músicas:
  • rápidas.
  • folclóricas.
  • alegres.
  • criadas pela indústria cultural.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. OBSERVE.
  • Todos os corpos possuem a propriedade de absorver ou de refletir a luz. Isso faz com que utilizemos a cor como um dos atributos que nos permite identificar os objetos. Dessa forma, a cor se constitui num elemento visual importante nas artes visuais.
    Podemos destacar a cor-luz ou luz colorida, que é a radiação luminosa visível, e a cor-pigmento, que é a substância material que absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz.

    Marque a alternativa correta.
  • As cores apresentam três características básicas: matiz, tom e intensidade.
  • As cores primárias no pigmento (na tinta) são: magenta, cian ou ciano (azul claro) e verde.
  • O matiz é a característica que nos permite identificar a intensidade das cores.
  • A intensidade tem relação apenas com emoções ou subjetividade; assim, podemos dizer que todas as cores são frias.
Resultado final : 2
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
Parte superior do formulário
1. ASSINALE A AFIRMATIVA QUE DESCREVE ALGUNS DOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS E ESTILÍSTICOS EMPREGADOS POR PABLO PICASSO,
  • um dos artistas mais conhecidos do Cubismo.
  • Modo de pintar que se apóia na representação das cores conforme a luz do dia, buscando copiar os detalhes das coisas. Este estilo tem origem na idéia da influência da luz sobre as cores. É um modo de pintar muito demorado, pois os artistas precisam misturar bem as tintas para construir uma imagem o mais semelhante possível da realidade.
  • Modo de pintar que se apóia na figuração e na cópia das figuras a partir de um único ponto de vista, preocupando-se com a aparência das coisas. Esse estilo tem origem na idéia de utilizar uma das faces de uma forma para construir uma imagem, separando-a do fundo, pois as figuras são mais importantes do que o fundo.
  • Modo de pintar que se apóia na deformação, no uso das cores fortes e puras e nas formas geométricas a partir de um único ponto de vista. Neste estilo, os artistas evitam fragmentar ou representar as figuras na posição frontal e de perfil ao mesmo tempo. Separa-se as figuras do fundo, o qual não tem a menor importância.
  • Modo de pintar que se apóia na decomposição da figura em vários pontos de vista, nas formas geométricas, sem se preocupar com a aparência das coisas e sem distinção entre a posição frontal e a de perfil na representação das figuras. Este estilo tem origem na idéia de utilizar as diferentes faces de uma forma para construir uma imagem, sem a preocupação de separar a figura do fundo, pois nem um nem outro tem maior importância; portanto, as figuras se mesclam com o fundo.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. ANALISE AS AFIRMATIVAS E MARQUE V PARA A AFIRMATIVA VERDADEIRA E F PARA A AFIRMATIVA FALSA.
  • ( ) O uso das cores puras é um procedimento estilístico muito usado pelos artistas do fauvismo. Fauve é uma palavra francesa que significa fera.
    ( ) Alexander Calder faz parte de um grupo que experimentou materiais pouco convencionais – arame, latas, discos de metal – construindo stabiles, objetos assentados sobre uma base, e móbiles.
    ( ) O equilíbrio assimétrico pressupõe o uso de um eixo vertical ou horizontal na composição, dividindo-a rigorosamente em duas partes iguais.
    ( ) Leonardo Da Vinci, autor do famoso retrato Mona Lisa, é um expoente do Renascimento, e Tarsila do Amaral, embora não tenha participado da Semana de Arte Moderna de 22, é uma figura importante do Modernismo brasileiro e autora do quadro A Negra.

    A seqüência correta é:
  • F, V, V, F.
  • V, V, F, V.
  • F, V, F, F.
  • F, F, V, F.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. LEIA ABAIXO:
  • Analise os elementos de organização da composição e os procedimentos técnicos e estilísticos empregados por Käthe Kollwitz em Mortalidade Infantil, de 1925. Marque V para a afirmativa verdadeira e F para a afirmativa falsa.
  <b>Imagem Não Pode Ser Gerada!</b>
  ( ) Composição sem equilíbrio, mas com uma temática bem alegre.
( ) Composição com formas rígidas, cruas e sintéticas e com linhas ásperas e quebradas, expressando a tragédia da existência humana.
( ) A imagem comunica ou sugere tranqüilidade, alegria, religiosidade, silêncio e doçura.
( ) A imagem comunica ou sugere dor, desespero, tristeza, solidão, rigidez e medo.

Marque a alternativa que apresenta a seqüência correta.
  • F, F, V, F.
  • F, V, V, F.
  • F, V, F, V.
  • V, F, F, V.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. UM OBJETO ARTÍSTICO, DIFERENTEMENTE DOS OUTROS UTENSÍLIOS, NÃO CUMPRE UMA FUNÇÃO UTILITÁRIA, MAS ESSA DISTINÇÃO PODE, NA VERDADE,
  • gerar uma confusão: a idéia de que a arte é inútil. É por isso que muitas pessoas denominam os objetos artísticos de (in)utensílios – objetos inúteis – para diferenciálos dos utensílios – objetos úteis.
    A idéia da inutilidade da arte tem origem nessa incompreensão e pode nos levar a perder de vista que a arte cumpre diferentes funções. Nesse sentido, podemos deduzir que sua utilidade não se realiza de forma imediata, mas mediata, isto é, mediada pelos conhecimentos que nos permitam tornar esse objeto tão familiar quanto os outros. Então, podemos concluir que:

    I. a arte é uma forma de conhecimento e representação e, nesse sentido, pode não só “revelar as contradições da sociedade”, prestando-se a uma crítica social, como pode “revelar ou representar tanto a vida interior do homem como a cultura”.
    II. a arte é beleza, mas também pode “proporcionar prazer”. Assim, apreciar arte é não “abrir mão da inutilidade, o princípio do prazer superando o princípio utilitarista”.
    III. a arte é uma forma de trabalho criador e de expressão, mas, para que seja linguagem artística, é preciso acrescentar novos ingredientes a essa forma de expressão.

    São corretas as afirmativas:
  • I e III.
  • I e II.
  • II e III.
  • I, II e III.
Parte inferior do formulário
Resultado final : 2
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
Parte superior do formulário
1. ANALISE AS AFIRMATIVAS E MARQUE V PARA A AFIRMATIVA VERDADEIRA E F PARA A AFIRMATIVA FALSA
  • ( ) Uma imagem realista se caracteriza pela representação da essência de um objeto, evitando-se a cópia de suas características básicas.
    ( ) Uma composição abstrata é caracterizada por elementos visuais – linhas, formas, cores –, não se reduzindo à cópia da realidade visual.
    ( ) Os principais elementos visuais são: a forma ou a superfície, a linha, a cor, a luz e o volume.
    ( ) O expressionismo tem origem na idéia de utilizar as diferentes faces de uma forma para construir uma imagem, sem a preocupação de separar a figura do fundo, pois nem um nem outro tem maior importância.

    A seqüência correta é:
  • V, V, F, F.
  • F, V, V, F.
  • F, F, V, V.
  • F, V, F, V.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. OBSERVE COM ATENÇÃO A IMAGEM.
  • A composição acima é uma serigrafia do artista Andy Warhol, um dos expoentes da Pop Art, na qual ele utiliza os seguintes recursos estilísticos:
  <b>Imagem Não Pode Ser Gerada!</b>
  • serigrafia com repetição das formas em ritmo uniforme e fundo chapado.
  • figura destacada do fundo, repetição das formas em ritmo alternado e com equilíbrio oculto.
  • figura e fundo ambíguos, repetição das formas em ritmo concêntrico e com equilíbrio assimétrico.
  • repetição das formas em ritmo concêntrico e crescente, fundo em perspectiva e detalhamento das figuras.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. RELACIONE A PRIMEIRA COLUNA COM A SEGUNDA, NUMERANDO ESTA DE ACORDO COM A SIMILARIDADE ENTRE OS CONCEITOS E A SUA EXPLICAÇÃO.
  • 1. Simetria axial
    2. Deformação
    3. Pablo Picasso
    4. Alexander Calder
    5. Natureza-morta

    ( ) Estratégia que permite alterar, mudar as dimensões dos objetos, tendo em vista a necessidade de chamar atenção sobre um aspecto, de reforçar um sentimento, de surpreender etc.
    ( ) Forma de organização espacial equilibrada, na qual os elementos se repetem como imagens refletidas em um espelho, em ambos os
    lados do eixo ou dos eixos.
    ( ) Quadros que podem conter desde arranjos de frutas, vasilhas decoradas, até aves e peixes em bandejas sobre toalhas ou tecidos arranjados sobre uma mesa, uma variedade de objetos.
    ( ) Autor do mural Guernica, de 1937, um quadro histórico que representa, além do sofrimento do povo espanhol, o efeito devastador das
    guerras, numa pintura monocromática na qual não há distinção entre as figuras e o fundo e a posição frontal e a de perfil na representação das pessoas.
    ( ) Faz parte de um grupo que experimentou materiais pouco convencionais – arame, latas, discos de metal – e construiu stabiles, objetos assentados sobre uma base, e móbiles.

    A seqüência correta entre os conceitos e a sua explicação é:
  • 4, 5, 3, 1, 2.
  • 5, 2, 1, 3, 4.
  • 2, 1, 5, 3, 4.
  • 1, 2, 5, 4, 3.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. TIPOS DE MÚSICAS COMPOSTAS POR DETERMINADAS CARACTERÍSTICAS EM COMUM,
  • de acordo com os cinco gêneros que possuem uma estrutura de composição. Como exemplos, temos concerto, sonata, fuga, sinfonia, suíte, ópera etc. Estamos nos referindo às:
  • músicas folclóricas.
  • formas musicais.
  • músicas de ninar.
  • grafias musicais.
Parte inferior do formulário
Resultado final : 2
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
Parte superior do formulário
1. RELACIONE A PRIMEIRA COLUNA COM A SEGUNDA, NUMERANDO ESTA DE ACORDO COM A SIMILARIDADE ENTRE OS CONCEITOS E A SUA EXPLICAÇÃO.
  • 1. Simetria axial
    2. Deformação
    3. Pablo Picasso
    4. Alexander Calder
    5. Natureza-morta

    ( ) Estratégia que permite alterar, mudar as dimensões dos objetos, tendo em vista a necessidade de chamar atenção sobre um aspecto, de reforçar um sentimento, de surpreender etc.
    ( ) Forma de organização espacial equilibrada, na qual os elementos se repetem como imagens refletidas em um espelho, em ambos os
    lados do eixo ou dos eixos.
    ( ) Quadros que podem conter desde arranjos de frutas, vasilhas decoradas, até aves e peixes em bandejas sobre toalhas ou tecidos arranjados sobre uma mesa, uma variedade de objetos.
    ( ) Autor do mural Guernica, de 1937, um quadro histórico que representa, além do sofrimento do povo espanhol, o efeito devastador das
    guerras, numa pintura monocromática na qual não há distinção entre as figuras e o fundo e a posição frontal e a de perfil na representação das pessoas.
    ( ) Faz parte de um grupo que experimentou materiais pouco convencionais – arame, latas, discos de metal – e construiu stabiles, objetos assentados sobre uma base, e móbiles.

    A seqüência correta entre os conceitos e a sua explicação é:
  • 1, 2, 5, 4, 3.
  • 4, 5, 3, 1, 2.
  • 5, 2, 1, 3, 4.
  • 2, 1, 5, 3, 4.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. NAS COMPOSIÇÕES, PODEMOS USAR OS RECURSOS DA FIGURAÇÃO, DA ABSTRAÇÃO, DA DEFORMAÇÃO E DA ESTILIZAÇÃO
  • Podemos observar que nas representações figurativas, o artista:
  • cria uma representação figurativa quando usa apenas formas básicas, simplificando ou reduzindo os detalhes visuais.
  • só consegue representar usando a figuração quando reduz os objetos a formas geométricas deformadas, rompendo com qualquer fidelidade da imagem em relação com o mundo visível.
  • mantém uma certa fidelidade com os objetos ou seres do nosso entorno, pois tem por objetivo copiar, por meio da linguagem plástica, os aspectos visíveis do mundo. No entanto, não podemos perder de vista que nem mesmo a cópia é um exercício passivo, mas, antes, fruto de uma escolha do artista.
  • usa a figuração quando deforma a temática e a representa de modo independente do mundo real.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. OBSERVE A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO NO MURAL A ÚLTIMA CEIA, DE LEONARDO DA VINCI.
  • De acordo com a representação,

  <b>Imagem Não Pode Ser Gerada!</b>

  • há um certo efeito de profundidade graças à bidimensionalidade do conjunto.
  • o espaço é irreal e completamente desprovido de profundidade, pois não há intenção alguma de representar o espaço no qual as formas e figuras estão situadas aleatoriamente.
  • as figuras são planas e rígidas e não apresentam uma sensação de volume.
  • Leonardo consegue dar volume à figura por meio de um sombreado suave que vai do claro ao escuro, característica que é própria do período conhecido como Renascimento.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. IMPROVISAR, EM MÚSICA, SIGNIFICA
  • criar a composição musical no momento da execução.
  • pensar na música antes de tocá-la.
  • inventar músicas instrumentais.
  • pensar na composição musical antes de cantá-la.
Parte inferior do formulário


Parte inferior do formulário
Resultado final : 2
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
Parte superior do formulário
1. UM OBJETO ARTÍSTICO, DIFERENTEMENTE DOS OUTROS UTENSÍLIOS, NÃO CUMPRE UMA FUNÇÃO UTILITÁRIA, MAS ESSA DISTINÇÃO PODE, NA VERDADE,
  • gerar uma confusão: a idéia de que a arte é inútil. É por isso que muitas pessoas denominam os objetos artísticos de (in)utensílios – objetos inúteis – para diferenciálos dos utensílios – objetos úteis.
    A idéia da inutilidade da arte tem origem nessa incompreensão e pode nos levar a perder de vista que a arte cumpre diferentes funções. Nesse sentido, podemos deduzir que sua utilidade não se realiza de forma imediata, mas mediata, isto é, mediada pelos conhecimentos que nos permitam tornar esse objeto tão familiar quanto os outros. Então, podemos concluir que:

    I. a arte é uma forma de conhecimento e representação e, nesse sentido, pode não só “revelar as contradições da sociedade”, prestando-se a uma crítica social, como pode “revelar ou representar tanto a vida interior do homem como a cultura”.
    II. a arte é beleza, mas também pode “proporcionar prazer”. Assim, apreciar arte é não “abrir mão da inutilidade, o princípio do prazer superando o princípio utilitarista”.
    III. a arte é uma forma de trabalho criador e de expressão, mas, para que seja linguagem artística, é preciso acrescentar novos ingredientes a essa forma de expressão.

    São corretas as afirmativas:
  • I e III.
  • I, II e III.
  • I e II.
  • II e III.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. MÚSICAS DA MODA, QUE RECEBEM GRANDE APOIO DA MÍDIA, FAZEM MUITO SUCESSO DURANTE UM PERÍODO CURTO DE TEMPO E RAPIDAMENTE DESAPARECEM,
  • pertencem ao gênero de músicas:
  • folclóricas.
  • criadas pela indústria cultural.
  • alegres.
  • rápidas.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. O ELEMENTO QUE ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADO COM A DURAÇÃO DOS SONS E DOS SILÊNCIOS É O (A):
  • duração.
  • ritmo.
  • timbre.
  • gênero.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. FORMA MUSICAL QUE NORMALMENTE POSSUI RITMO ACELERADO E SUAS RAÍZES INCLUEM A MISTURA DE ELEMENTOS:
  • da música negra (blues e rhythm’n’blues) e branca (música country) e o uso de guitarra elétrica. Estamos nos referindo à forma musical:
  • rap.
  • rock.
  • desafio.
  • sinfonia.
Parte inferior do formulário
Resultado final : 2
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
Parte superior do formulário
1. NAS COMPOSIÇÕES, PODEMOS USAR OS RECURSOS DA FIGURAÇÃO, DA ABSTRAÇÃO, DA DEFORMAÇÃO E DA ESTILIZAÇÃO.
  • Podemos observar que nas representações figurativas, o artista:
  • usa a figuração quando deforma a temática e a representa de modo independente do mundo real.
  • mantém uma certa fidelidade com os objetos ou seres do nosso entorno, pois tem por objetivo copiar, por meio da linguagem plástica, os aspectos visíveis do mundo. No entanto, não podemos perder de vista que nem mesmo a cópia é um exercício passivo, mas, antes, fruto de uma escolha do artista.
  • cria uma representação figurativa quando usa apenas formas básicas, simplificando ou reduzindo os detalhes visuais.
  • só consegue representar usando a figuração quando reduz os objetos a formas geométricas deformadas, rompendo com qualquer fidelidade da imagem em relação com o mundo visível.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. OS INSTRUMENTOS MUSICAIS, SE CLASSIFICADOS DE ACORDO COM A FORMA DE OBTENÇÃO DO SOM, PODEM SER DIVIDIDOS EM
  • instrumentos que vibram, que são chacoalhados e que são batidos.
  • instrumentos de sopro, de cordas, de percussão e eletrônicos.
  • instrumentos antigos, medievais e modernos.
  • instrumentos de madeira, de plástico, de ferro e de fibra.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. A FORMA MAIS CONHECIDA DE ESCRITA MUSICAL É A (O)
  • gênero.
  • desenho.
  • pentagrama convencional.
  • onomatopéia.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. OBSERVE COM ATENÇÃO A IMAGEM.
  • A composição acima é uma serigrafia do artista Andy Warhol, um dos expoentes da Pop Art, na qual ele utiliza os seguintes recursos estilísticos:
  <b>Imagem Não Pode Ser Gerada!</b>
  • serigrafia com repetição das formas em ritmo uniforme e fundo chapado.
  • figura e fundo ambíguos, repetição das formas em ritmo concêntrico e com equilíbrio assimétrico.
  • figura destacada do fundo, repetição das formas em ritmo alternado e com equilíbrio oculto.
  • repetição das formas em ritmo concêntrico e crescente, fundo em perspectiva e detalhamento das figuras
Parte inferior do formulário

·         Resultado final : 2
·          
·         1. RELACIONE A PRIMEIRA COLUNA COM A SEGUNDA, NUMERANDO ESTA DE ACORDO COM A SIMILARIDADE ENTRE OS CONCEITOS E A SUA EXPLICAÇÃO.
·          
·         1. Simetria axial
2. Deformação
3. Pablo Picasso
4. Alexander Calder
5. Natureza-morta

( ) Estratégia que permite alterar, mudar as dimensões dos objetos, tendo em vista a necessidade de chamar atenção sobre um aspecto, de reforçar um sentimento, de surpreender etc.
( ) Forma de organização espacial equilibrada, na qual os elementos se repetem como imagens refletidas em um espelho, em ambos os
lados do eixo ou dos eixos.
( ) Quadros que podem conter desde arranjos de frutas, vasilhas decoradas, até aves e peixes em bandejas sobre toalhas ou tecidos arranjados sobre uma mesa, uma variedade de objetos.
( ) Autor do mural Guernica, de 1937, um quadro histórico que representa, além do sofrimento do povo espanhol, o efeito devastador das
guerras, numa pintura monocromática na qual não há distinção entre as figuras e o fundo e a posição frontal e a de perfil na representação das pessoas.
( ) Faz parte de um grupo que experimentou materiais pouco convencionais
arame, latas, discos de metal e construiu stabiles, objetos assentados sobre uma base, e móbiles.

A seqüência correta entre os conceitos e a sua explicação é:
         4, 5, 3, 1, 2.
         2, 1, 5, 3, 4.
         1, 2, 5, 4, 3.
      5, 2, 1, 3, 4.
  
2. Um objeto artístico, diferentemente dos outros utensílios, não cumpre uma função utilitária, mas essa distinção pode, na verdade, gerar uma confusão: a idéia de que a arte é inútil. É por isso que muitas pessoas denominam os objetos artísticos de (in)utensílios objetos inúteis para diferenciálos dos utensílios objetos úteis.
A idéia da inutilidade da arte tem origem nessa incompreensão e pode nos levar a perder de vista que a arte cumpre diferentes funções. Nesse sentido, podemos deduzir que sua utilidade não se realiza de forma imediata, mas mediata, isto é, mediada pelos conhecimentos que nos permitam tornar esse objeto tão familiar quanto os outros. Então, podemos concluir que:


I. a arte é uma forma de conhecimento e representação e, nesse sentido, pode não só
revelar as contradições da sociedade, prestando-se a uma crítica social, como pode revelar ou representar tanto a vida interior do homem como a cultura.
II. a arte é beleza, mas também pode
proporcionar prazer. Assim, apreciar arte é não abrir mão da inutilidade, o princípio do prazer superando o princípio utilitarista.
III. a arte é uma forma de trabalho criador e de expressão, mas, para que seja linguagem artística, é preciso acrescentar novos ingredientes a essa forma de expressão.

São corretas as afirmativas:
         I, II e III.
         II e III.
         I e II.
         I e III.
  
3. UMA DAS DANÇAS DE SALÃO MAIS POPULARES DO SÉCULO XIX, E QUE TEVE COMO UM DOS SEUS COMPOSITORES MAIS FAMOSOS JOHANN STRAUSS, FOI A (O):
         fandango.
        balada.
         valsa.
         rock.
  
4. OBSERVE.
Todos os corpos possuem a propriedade de absorver ou de refletir a luz. Isso faz com que utilizemos a cor como um dos atributos que nos permite identificar os objetos. Dessa forma, a cor se constitui num elemento visual importante nas artes visuais.
Podemos destacar a cor-luz ou luz colorida, que é a radiação luminosa visível, e a cor-pigmento, que é a substância material que absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz.

Marque a alternativa correta.
         A intensidade tem relação apenas com emoções ou subjetividade; assim, podemos dizer que todas as cores são frias.
         As cores apresentam três características básicas: matiz, tom e intensidade.
         O matiz é a característica que nos permite identificar a intensidade das cores.
         As cores primárias no pigmento (na tinta) são: magenta, cian ou ciano (azul claro) e verde.

Resultado final : 2
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
1. É POR MEIO DESSE ELEMENTO FORMADOR QUE PODEMOS DIFERENCIAR E
IDENTIFICAR OS SONS.
 Gênero musical.
 Altura.
 Timbre.
 Ondas sonoras.

2. DE ACORDO COM O ESTUDO DAS TÉCNICAS, AS COMPOSIÇÕES VISUAIS PODEM
SER CLASSIFICADAS EM:
 bidimensionais, com as técnicas do desenho, da pintura, da gravura,
da fotografia; e multidimensionais, com as técnicas em que o artista
se utiliza da forma, do espaço e do tempo como dimensões estéticas.

bidimensionais, quando utilizamos duas dimensões – altura e
largura – como no desenho, na fotografia, na pintura, na gravura; e
tridimensionais, quando utilizamos as três dimensões – altura, largura
e profundidade – como nas esculturas em baixo relevo, alto relevo e em
relevo escavado.

 bidimensionais, quando utilizamos duas dimensões. Suas principais
técnicas são: o desenho, a gravura, a publicidade e as pinturas nas
paredes das cavernas; e composições gráficas com as seguintes
técnicas: o cinema, o design, o vídeo e a gravura.

 multidimensionais, com as técnicas do desenho, da pintura, da
gravura, da fotografia; tridimensionais, com as técnicas em que o
artista se utiliza da forma, do espaço e do tempo como dimensões
estéticas.

3. LEIA O TEXTO ABAIXO.
Van Gogh, com seu famoso quadro Os Comedores de Batata, de 1885,
propõe uma verdadeira revolução, numa época em que muitos artistas
reproduziam as coisas reais com a máxima fidelidade e, segundo esse
artista, “conferindo-lhes uma beleza convencional”.
Van Gogh, quando escreve a seu irmão Théo falando desse quadro, diz:
“E até pode ser que ele seja uma verdadeira pintura de camponeses. Eu
sei que ele é isto. Mas quem preferir ver camponeses edulcorados, que
passe ao largo. Por mim, estou convencido que afinal obtêm-se melhores
resultados pintando-os em sua rudeza que conferindo-lhes uma beleza
convencional.
Com sua saia e sua camisola azuis, cobertas de poeira e remendadas, e
que sob o efeito do tempo, do vento e do sol tenham tomado os mais
delicados matizes, uma camponesa é, na minha opinião, mais bonita que
uma dama; que ela se vista como uma dama, e tudo que há de verdadeiro
nela desaparece. Um camponês é mais belo entre os campos em suas
roupas de fustão, do que aos domingos quando vai à igreja
ridiculamente vestido como um senhor.”
Para Van Gogh, a arte é:
- a subjetividade ou a vontade do artista.
- mostrar os trabalhadores de um modo idealizado.
- uma procura da essência do objeto, chegando a uma profunda semelhança
fotográfica.
- mais do que uma representação meticulosa de detalhes.

4. A MÚSICA TEM COMO FONTE DE TRABALHO, COMO MATÉRIA-PRIMA,
 o movimento.
o som.
 a imagem.
 a representação.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Resultado final : 2
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
Parte superior do formulário
1. LEIA ABAIXO:
  • Analise os elementos de organização da composição e os procedimentos técnicos e estilísticos empregados por Käthe Kollwitz em Mortalidade Infantil, de 1925. Marque V para a afirmativa verdadeira e F para a afirmativa falsa.
  <b>Imagem Não Pode Ser Gerada!</b>
  ( ) Composição sem equilíbrio, mas com uma temática bem alegre.
( ) Composição com formas rígidas, cruas e sintéticas e com linhas ásperas e quebradas, expressando a tragédia da existência humana.
( ) A imagem comunica ou sugere tranqüilidade, alegria, religiosidade, silêncio e doçura.
( ) A imagem comunica ou sugere dor, desespero, tristeza, solidão, rigidez e medo.

Marque a alternativa que apresenta a seqüência correta.
  • F, V, F, V.
  • V, F, F, V.
  • F, V, V, F.
  • F, F, V, F.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. UMA DAS DANÇAS DE SALÃO MAIS POPULARES DO SÉCULO XIX, E QUE TEVE COMO UM DOS SEUS COMPOSITORES MAIS FAMOSOS JOHANN STRAUSS, FOI A (O):
  • valsa.
  • fandango.
  • rock.
  • balada.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. UM OBJETO ARTÍSTICO, DIFERENTEMENTE DOS OUTROS UTENSÍLIOS, NÃO CUMPRE UMA FUNÇÃO UTILITÁRIA, MAS ESSA DISTINÇÃO PODE, NA VERDADE,
  • gerar uma confusão: a idéia de que a arte é inútil. É por isso que muitas pessoas denominam os objetos artísticos de (in)utensílios – objetos inúteis – para diferenciálos dos utensílios – objetos úteis.
    A idéia da inutilidade da arte tem origem nessa incompreensão e pode nos levar a perder de vista que a arte cumpre diferentes funções. Nesse sentido, podemos deduzir que sua utilidade não se realiza de forma imediata, mas mediata, isto é, mediada pelos conhecimentos que nos permitam tornar esse objeto tão familiar quanto os outros. Então, podemos concluir que:

    I. a arte é uma forma de conhecimento e representação e, nesse sentido, pode não só “revelar as contradições da sociedade”, prestando-se a uma crítica social, como pode “revelar ou representar tanto a vida interior do homem como a cultura”.
    II. a arte é beleza, mas também pode “proporcionar prazer”. Assim, apreciar arte é não “abrir mão da inutilidade, o princípio do prazer superando o princípio utilitarista”.
    III. a arte é uma forma de trabalho criador e de expressão, mas, para que seja linguagem artística, é preciso acrescentar novos ingredientes a essa forma de expressão.

    São corretas as afirmativas:
  • I e III.
  • I, II e III.
  • I e II.
  • II e III.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. TIPOS DE MÚSICAS COMPOSTAS POR DETERMINADAS CARACTERÍSTICAS EM COMUM,
  • de acordo com os cinco gêneros que possuem uma estrutura de composição. Como exemplos, temos concerto, sonata, fuga, sinfonia, suíte, ópera etc. Estamos nos referindo às:
  • músicas folclóricas.
  • formas musicais.
  • músicas de ninar.
  • grafias musicais.
RESULTADO FINAL : 2
 ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
1. A FORMA MAIS CONHECIDA DE ESCRITA MUSICAL É A (O):
*pentagrama convencional.    CORRETA
*desenho.
*gênero.
*onomatopéia.

2. OS INSTRUMENTOS MUSICAIS, SE CLASSIFICADOS DE ACORDO COM A FORMA DE
OBTENÇÃO DO SOM, PODEM SER DIVIDIDOS EM:
instrumentos que vibram, que são chacoalhados e que são
batidos.
* instrumentos de sopro, de cordas, de percussão e
eletrônicos.CORRETA
* instrumentos de madeira, de plástico, de ferro e de fibra.
* instrumentos antigos, medievais e modernos.

3. A FUNÇÃO DA ARTE NA ESCOLA É ENSINAR A VER E OUVIR; POR ISSO, É
PRECISO:
*I. desencadear um processo de formação dos sentidos, pois tanto
os objetos prático-utilitários quanto artísticos precisam ser
compreendidos em seus significados.
II. desenvolver um trabalho contínuo e sistemático com a produção
cultural que inclui, sem restringir a eles, os objetos artísticos
como via de familiarização cultural.
 III. possibilitar aos alunos o domínio dos conhecimentos artísticos
sistematizados na forma de história da arte.
São corretas as afirmativas:
* I e II.
* I, II e III.CORRETA
* II e III.
* I e III.

4. OBSERVE.
Todos os corpos possuem a propriedade de absorver ou de refletir
a luz. Isso faz com que utilizemos a cor como um dos atributos que nos
permite identificar os objetos. Dessa forma, a cor se constitui num
elemento visual importante nas artes visuais.
Podemos destacar a cor-luz ou luz colorida, que é a radiação
luminosa visível, e a cor-pigmento, que é a substância material que
absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz.
Marque a alternativa correta.
* A intensidade tem relação apenas com emoções ou
subjetividade; assim, podemos dizer que todas as cores são frias.
* O matiz é a característica que nos permite identificar a
intensidade das cores.
* As cores apresentam três características básicas: matiz, tom
e intensidade.CORRETA

* As cores primárias no pigmento (na tinta) são: magenta, cian
ou ciano (azul claro) e verde.

Resultado final : 2
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
Parte superior do formulário
1. FORMA MUSICAL QUE NORMALMENTE POSSUI RITMO ACELERADO E SUAS RAÍZES INCLUEM A MISTURA DE ELEMENTOS:
  • da música negra (blues e rhythm’n’blues) e branca (música country) e o uso de guitarra elétrica. Estamos nos referindo à forma musical:
  • rap.
  • desafio.
  • rock.
  • sinfonia.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. MÚSICAS DA MODA, QUE RECEBEM GRANDE APOIO DA MÍDIA, FAZEM MUITO SUCESSO DURANTE UM PERÍODO CURTO DE TEMPO E RAPIDAMENTE DESAPARECEM,
  • pertencem ao gênero de músicas:
  • folclóricas.
  • alegres.
  • rápidas.
  • criadas pela indústria cultural.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. A LEITURA DE UMA OBRA DE ARTE IMPLICA CONHECIMENTOS, TANTO DA FUNÇÃO DA ARTE EM NOSSA VIDA E DAS TÉCNICAS – O DESENHO,
  • a pintura, a gravura, a fotografia, a escultura – quanto dos gêneros artísticos. Em se tratando de artes visuais, as obras de arte podem ser classificadas por meio das suas temáticas e divididas em:
  • cenas de guerra e de paz, retratos figurativos e abstratos.
  • cenas com figura humana e sem figura, cenas idealizadas e realistas.
  • natureza-morta, retrato, paisagem, cenas do cotidiano, históricas, mitológicas e religiosas.
  • paisagens idealizadas e realistas, e pintura de gênero.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. AS TRÊS QUESTÕES QUE ENVOLVEM O ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO DO ENSINO DE MÚSICA SÃO:
  • ação, representação e audição.
  • relação entre os blocos de conteúdos; relação entre os gêneros da música; relação entre as formas musicais.
  • relação entre a atividade de apreciação e produção musical; realidade cultural da escola como ponto de partida do trabalho; articulação entre os conteúdos dos diversos grupos.
  • ouvir, tocar e dançar.
Parte inferior do formulário
Resultado final : 2
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
1. IMPROVISAR, EM MÚSICA, SIGNIFICA:
         criar a composição musical no momento da execução. (correta)
         pensar na composição musical antes de cantá-la.
         pensar na música antes de tocá-la.
         inventar músicas instrumentais.

2. ASSINALE A AFIRMATIVA QUE DESCREVE ALGUNS DOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS E ESTILÍSTICOS EMPREGADOS POR PABLO PICASSO,
         um dos artistas mais conhecidos do Cubismo.
         Modo de pintar que se apóia na decomposição da figura em vários pontos de vista, nas formas geométricas, sem se preocupar com a aparência das coisas e sem distinção entre a posição frontal e a de perfil na representação das figuras. Este estilo tem origem na idéia de utilizar as diferentes faces de uma forma para construir uma imagem, sem a preocupação de separar a figura do fundo, pois nem um nem outro tem maior importância; portanto, as figuras se mesclam com o fundo. (correta)
         Modo de pintar que se apóia na representação das cores conforme a luz do dia, buscando copiar os detalhes das coisas. Este estilo tem origem na idéia da influência da luz sobre as cores. É um modo de pintar muito demorado, pois os artistas precisam misturar bem as tintas para construir uma imagem o mais semelhante possível da realidade.
         Modo de pintar que se apóia na deformação, no uso das cores fortes e puras e nas formas geométricas a partir de um único ponto de vista. Neste estilo, os artistas evitam fragmentar ou representar as figuras na posição frontal e de perfil ao mesmo tempo. Separa-se as figuras do fundo, o qual não tem a menor importância.
         Modo de pintar que se apóia na figuração e na cópia das figuras a partir de um único ponto de vista, preocupando-se com a aparência das coisas. Esse estilo tem origem na idéia de utilizar uma das faces de uma forma para construir uma imagem, separando-a do fundo, pois as figuras são mais importantes do que o fundo.

3. RELACIONE A PRIMEIRA COLUNA COM A SEGUNDA, NUMERANDO ESTA DE ACORDO COM A SIMILARIDADE ENTRE OS CONCEITOS E A SUA EXPLICAÇÃO.
         1. Gênero
2. Textura
3. Tarsila do Amaral
4. Surrealismo
5. Paisagem

( ) Não pintavam quadros para fazer uma mera cópia da realidade, procuravam dar uma interpretação fantástica aos sonhos, exploravam as idéias do absurdo e do inconsciente e utilizavam freqüentemente imagens absurdas e perturbadoras.
( ) Quadros cujos temas são o mar, as cenas urbanas ou de casarios ou que representam a natureza, com figuras ou não.
( ) Artista que criou a obra A Negra, em 1923, um marco na História da Arte e um bom exemplo do pensamento artístico da época. Os modernistas rompem com a representação da figura humana clássica e o uso das cores de acordo com o padrão renascentista, buscando a relação entre um conteúdo e uma forma nacional.
( ) Conceito empregado na História da Arte para designar as pinturas que representam cenas da vida cotidiana ou temas domésticos e que também pode ser empregado para designar um ramo ou categoria particular de arte.
( ) É formada por vários elementos semelhantes organizados de maneira uniforme sobre uma superfície e pode ser classificada em orgânica e geométrica.

A seqüência correta é:
         4, 5, 3, 2, 1.
         4, 2, 3, 1, 5.
         4, 5, 3, 1, 2.(correta)
         1, 5, 3, 4, 2.

4. FORMA MUSICAL QUE NORMALMENTE POSSUI RITMO ACELERADO E SUAS RAÍZES INCLUEM A MISTURA DE ELEMENTOS:
         da música negra (blues e rhythmnblues) e branca (música country) e o uso de guitarra elétrica. Estamos nos referindo à forma musical:
         sinfonia.
         rap.
         desafio.
         rock.(correta)
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário