1. GÊNERO DE MÚSICA QUE É EXECUTADA HÁ MILHARES DE ANOS DA MESMA FORMA,
PELAS TRIBOS E PELOS POVOS PRIMITIVOS.
bidimensionais, quando utilizamos duas dimensões. Suas principais
técnicas são: o desenho, a gravura, a publicidade e as pinturas nas
paredes das cavernas; e composições gráficas com as seguintes
técnicas: o cinema, o design, o vídeo e a gravura.
multidimensionais, com as técnicas do desenho, da pintura, da
gravura, da fotografia; tridimensionais, com as técnicas em que o
artista se utiliza da forma, do espaço e do tempo como dimensões
estéticas.
2. OS INSTRUMENTOS MUSICAIS, SE CLASSIFICADOS DE ACORDO COM A FORMA DE
OBTENÇÃO DO SOM, PODEM SER DIVIDIDOS EM:
instrumentos que vibram, que são chacoalhados e que são
batidos.
* instrumentos de sopro, de cordas, de percussão e
eletrônicos.CORRETA
* instrumentos de madeira, de plástico, de ferro e de fibra.
* instrumentos antigos, medievais e modernos.
·
Popular.
·
Erudita.
·
Eletrônica.
·
Étnica.
2. A FORMA MAIS CONHECIDA DE ESCRITA MUSICAL É A (O):
·
onomatopéia.
·
pentagrama convencional.
·
gênero.
·
desenho.
3. A FUNÇÃO DA ARTE NA ESCOLA É ENSINAR A VER E OUVIR; POR ISSO, É
PRECISO:
·
I. desencadear um processo de formação dos
sentidos, pois tanto os objetos prático-utilitários quanto artísticos precisam
ser compreendidos em seus significados.
II. desenvolver um trabalho contínuo e sistemático com a produção cultural que inclui, sem restringir a eles, os objetos artísticos como via de familiarização cultural.
III. possibilitar aos alunos o domínio dos conhecimentos artísticos sistematizados na forma de história da arte.
São corretas as afirmativas:
II. desenvolver um trabalho contínuo e sistemático com a produção cultural que inclui, sem restringir a eles, os objetos artísticos como via de familiarização cultural.
III. possibilitar aos alunos o domínio dos conhecimentos artísticos sistematizados na forma de história da arte.
São corretas as afirmativas:
·
I e
II.
·
I, II e III.
·
I e
III.
·
II e
III.
4. FORMA MUSICAL QUE NORMALMENTE POSSUI RITMO ACELERADO E SUAS RAÍZES
INCLUEM A MISTURA DE ELEMENTOS:
·
da música negra (blues e rhythm’n’blues) e branca (música
country) e o uso de guitarra elétrica. Estamos nos referindo à forma musical:
·
rock.
·
sinfonia.
·
rap.
·
desafio.
Resultado
final : 1.5
ARTE
NO CONTEXTO ESCOLAR
1. ANALISE AS AFIRMATIVAS E MARQUE V PARA A
AFIRMATIVA VERDADEIRA E F PARA A AFIRMATIVA FALSA.
·
( ) Uma imagem realista se caracteriza
pela representação da essência de um objeto, evitando-se a cópia de suas
características básicas.
( ) Uma composição abstrata é caracterizada por elementos visuais – linhas, formas, cores –, não se reduzindo à cópia da realidade visual.
( ) Os principais elementos visuais são: a forma ou a superfície, a linha, a cor, a luz e o volume.
( ) O expressionismo tem origem na idéia de utilizar as diferentes faces de uma forma para construir uma imagem, sem a preocupação de separar a figura do fundo, pois nem um nem outro tem maior importância.
A seqüência correta é:
( ) Uma composição abstrata é caracterizada por elementos visuais – linhas, formas, cores –, não se reduzindo à cópia da realidade visual.
( ) Os principais elementos visuais são: a forma ou a superfície, a linha, a cor, a luz e o volume.
( ) O expressionismo tem origem na idéia de utilizar as diferentes faces de uma forma para construir uma imagem, sem a preocupação de separar a figura do fundo, pois nem um nem outro tem maior importância.
A seqüência correta é:
·
F,
F, V, V.
·
V, V, F, F.(errada)
·
F,
V, F, V.
·
F, V, V, F.(correta)
2. UMA DAS DANÇAS DE SALÃO MAIS POPULARES DO SÉCULO
XIX, E QUE TEVE COMO UM DOS SEUS COMPOSITORES MAIS FAMOSOS JOHANN STRAUSS, FOI
A (O):
·
fandango.
·
balada.
·
rock.
·
valsa.
3. ANALISE AS AFIRMATIVAS E MARQUE V PARA A
AFIRMATIVA VERDADEIRA E F PARA A AFIRMATIVA FALSA.
·
( ) O uso das cores puras é um
procedimento estilístico muito usado pelos artistas do fauvismo. Fauve é uma
palavra francesa que significa fera.
( ) Alexander Calder faz parte de um grupo que experimentou materiais pouco convencionais – arame, latas, discos de metal – construindo stabiles, objetos assentados sobre uma base, e móbiles.
( ) O equilíbrio assimétrico pressupõe o uso de um eixo vertical ou horizontal na composição, dividindo-a rigorosamente em duas partes iguais.
( ) Leonardo Da Vinci, autor do famoso retrato Mona Lisa, é um expoente do Renascimento, e Tarsila do Amaral, embora não tenha participado da Semana de Arte Moderna de 22, é uma figura importante do Modernismo brasileiro e autora do quadro A Negra.
A seqüência correta é:
( ) Alexander Calder faz parte de um grupo que experimentou materiais pouco convencionais – arame, latas, discos de metal – construindo stabiles, objetos assentados sobre uma base, e móbiles.
( ) O equilíbrio assimétrico pressupõe o uso de um eixo vertical ou horizontal na composição, dividindo-a rigorosamente em duas partes iguais.
( ) Leonardo Da Vinci, autor do famoso retrato Mona Lisa, é um expoente do Renascimento, e Tarsila do Amaral, embora não tenha participado da Semana de Arte Moderna de 22, é uma figura importante do Modernismo brasileiro e autora do quadro A Negra.
A seqüência correta é:
·
F,
V, V, F.
·
F,
V, F, F.
·
F,
F, V, F.
·
V, V, F, V.
4. LEIA O TEXTO ABAIXO.
·
Van Gogh, com seu famoso quadro Os
Comedores de Batata, de 1885, propõe uma verdadeira revolução, numa época em
que muitos artistas reproduziam as coisas reais com a máxima fidelidade e,
segundo esse artista, “conferindo-lhes uma beleza convencional”.
Van Gogh, quando escreve a seu irmão Théo falando desse quadro, diz: “E até pode ser que ele seja uma verdadeira pintura de camponeses. Eu sei que ele é isto. Mas quem preferir ver camponeses edulcorados, que passe ao largo. Por mim, estou convencido que afinal obtêm-se melhores resultados pintando-os em sua rudeza que conferindo-lhes uma beleza convencional.
Com sua saia e sua camisola azuis, cobertas de poeira e remendadas, e que sob o efeito do tempo, do vento e do sol tenham tomado os mais delicados matizes, uma camponesa é, na minha opinião, mais bonita que uma dama; que ela se vista como uma dama, e tudo que há de verdadeiro nela desaparece. Um camponês é mais belo entre os campos em suas roupas de fustão, do que aos domingos quando vai à igreja ridiculamente vestido como um senhor.”
Para Van Gogh, a arte é:
Van Gogh, quando escreve a seu irmão Théo falando desse quadro, diz: “E até pode ser que ele seja uma verdadeira pintura de camponeses. Eu sei que ele é isto. Mas quem preferir ver camponeses edulcorados, que passe ao largo. Por mim, estou convencido que afinal obtêm-se melhores resultados pintando-os em sua rudeza que conferindo-lhes uma beleza convencional.
Com sua saia e sua camisola azuis, cobertas de poeira e remendadas, e que sob o efeito do tempo, do vento e do sol tenham tomado os mais delicados matizes, uma camponesa é, na minha opinião, mais bonita que uma dama; que ela se vista como uma dama, e tudo que há de verdadeiro nela desaparece. Um camponês é mais belo entre os campos em suas roupas de fustão, do que aos domingos quando vai à igreja ridiculamente vestido como um senhor.”
Para Van Gogh, a arte é:
·
mostrar
os trabalhadores de um modo idealizado.
·
uma
procura da essência do objeto, chegando a uma profunda semelhança fotográfica.
·
a
subjetividade ou a vontade do artista.
·
mais do que uma representação meticulosa
de detalhes.
Resultado
final : 2
ARTE NO
CONTEXTO ESCOLAR
1. A FUNÇÃO DA ARTE NA ESCOLA É ENSINAR A VER E OUVIR; POR ISSO, É
PRECISO:
·
I. desencadear um processo de formação
dos sentidos, pois tanto os objetos prático-utilitários quanto artísticos
precisam ser compreendidos em seus significados.
II. desenvolver um trabalho contínuo e sistemático com a produção cultural que inclui, sem restringir a eles, os objetos artísticos como via de familiarização cultural.
III. possibilitar aos alunos o domínio dos conhecimentos artísticos sistematizados na forma de história da arte.
São corretas as afirmativas:
II. desenvolver um trabalho contínuo e sistemático com a produção cultural que inclui, sem restringir a eles, os objetos artísticos como via de familiarização cultural.
III. possibilitar aos alunos o domínio dos conhecimentos artísticos sistematizados na forma de história da arte.
São corretas as afirmativas:
·
II e
III.
·
I e
III.
·
I, II e III.
·
I e
II.
2. UM OBJETO ARTÍSTICO, DIFERENTEMENTE DOS OUTROS UTENSÍLIOS, NÃO CUMPRE
UMA FUNÇÃO UTILITÁRIA, MAS ESSA DISTINÇÃO PODE, NA VERDADE,
·
gerar uma confusão: a idéia de que a
arte é inútil. É por isso que muitas pessoas denominam os objetos artísticos de
(in)utensílios – objetos inúteis – para diferenciálos dos utensílios – objetos
úteis.
A idéia da inutilidade da arte tem origem nessa incompreensão e pode nos levar a perder de vista que a arte cumpre diferentes funções. Nesse sentido, podemos deduzir que sua utilidade não se realiza de forma imediata, mas mediata, isto é, mediada pelos conhecimentos que nos permitam tornar esse objeto tão familiar quanto os outros. Então, podemos concluir que:
I. a arte é uma forma de conhecimento e representação e, nesse sentido, pode não só “revelar as contradições da sociedade”, prestando-se a uma crítica social, como pode “revelar ou representar tanto a vida interior do homem como a cultura”.
II. a arte é beleza, mas também pode “proporcionar prazer”. Assim, apreciar arte é não “abrir mão da inutilidade, o princípio do prazer superando o princípio utilitarista”.
III. a arte é uma forma de trabalho criador e de expressão, mas, para que seja linguagem artística, é preciso acrescentar novos ingredientes a essa forma de expressão.
São corretas as afirmativas:
A idéia da inutilidade da arte tem origem nessa incompreensão e pode nos levar a perder de vista que a arte cumpre diferentes funções. Nesse sentido, podemos deduzir que sua utilidade não se realiza de forma imediata, mas mediata, isto é, mediada pelos conhecimentos que nos permitam tornar esse objeto tão familiar quanto os outros. Então, podemos concluir que:
I. a arte é uma forma de conhecimento e representação e, nesse sentido, pode não só “revelar as contradições da sociedade”, prestando-se a uma crítica social, como pode “revelar ou representar tanto a vida interior do homem como a cultura”.
II. a arte é beleza, mas também pode “proporcionar prazer”. Assim, apreciar arte é não “abrir mão da inutilidade, o princípio do prazer superando o princípio utilitarista”.
III. a arte é uma forma de trabalho criador e de expressão, mas, para que seja linguagem artística, é preciso acrescentar novos ingredientes a essa forma de expressão.
São corretas as afirmativas:
·
I, II e III.
·
II e
III.
·
I e
II.
·
I e
III.
3. RELACIONE A PRIMEIRA COLUNA COM A SEGUNDA, NUMERANDO ESTA DE ACORDO
COM A SIMILARIDADE ENTRE OS CONCEITOS E A SUA EXPLICAÇÃO.
·
1. Leonardo da Vinci
2. Arte abstrata
3. Idealização
4. Representação figurativa
5. Amedeo Modigliani
( ) Representação artística independente do mundo real.
( ) Mestre do Renascimento, foi pintor, escultor, arquiteto, engenheiro etc. Estudou anatomia e deixou muitas páginas com esboços de figuras, vários desenhos detalhados e anotações de suas pesquisas. Autor da Mona Lisa, de 1503-6, é mestre no domínio da perspectiva, do claro-escuro e da representação realista das figuras.
( ) Concepção de representação da realidade como algo perfeito, procurando não apenas reproduzir o que há de melhor na natureza, mas também de aperfeiçoá-la, retirando as falhas e eliminando as arestas.
( ) Artista que recorre às formas simplificadas e alongadas das máscaras africanas, criando figuras de pescoço alongado.
( ) Pressupõe uma certa fidelidade da imagem em relação ao objeto real. Mesmo quando modificamos ou deformamos, ainda assim temos o predomínio desse modo de representação.
A seqüência correta é:
2. Arte abstrata
3. Idealização
4. Representação figurativa
5. Amedeo Modigliani
( ) Representação artística independente do mundo real.
( ) Mestre do Renascimento, foi pintor, escultor, arquiteto, engenheiro etc. Estudou anatomia e deixou muitas páginas com esboços de figuras, vários desenhos detalhados e anotações de suas pesquisas. Autor da Mona Lisa, de 1503-6, é mestre no domínio da perspectiva, do claro-escuro e da representação realista das figuras.
( ) Concepção de representação da realidade como algo perfeito, procurando não apenas reproduzir o que há de melhor na natureza, mas também de aperfeiçoá-la, retirando as falhas e eliminando as arestas.
( ) Artista que recorre às formas simplificadas e alongadas das máscaras africanas, criando figuras de pescoço alongado.
( ) Pressupõe uma certa fidelidade da imagem em relação ao objeto real. Mesmo quando modificamos ou deformamos, ainda assim temos o predomínio desse modo de representação.
A seqüência correta é:
·
1, 5,
2, 4, 3.
·
2, 3,
4, 1, 5.
·
2, 1, 3, 5, 4.
·
1, 5,
4, 3, 2.
4. A FORMA MAIS CONHECIDA DE ESCRITA MUSICAL É A (O):
·
onomatopéia.
·
pentagrama convencional.
·
gênero.
·
desenho.
Resultado final : 1.5
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
1. OBSERVE.
- Todos os corpos possuem a propriedade de absorver ou de refletir a
luz. Isso faz com que utilizemos a cor como um dos atributos que nos
permite identificar os objetos. Dessa forma, a cor se constitui num
elemento visual importante nas artes visuais.
Podemos destacar a cor-luz ou luz colorida, que é a radiação luminosa visível, e a cor-pigmento, que é a substância material que absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz.
Marque a alternativa correta.
- ( ) A intensidade tem relação apenas com emoções ou
subjetividade; assim, podemos dizer que todas as cores são frias.
- ( ) As cores primárias no pigmento (na tinta) são: magenta,
cian ou ciano (azul claro) e verde.
- ( ) O matiz é a característica que nos permite identificar a
intensidade das cores.
- (X) As cores apresentam três características básicas: matiz, tom e
intensidade. (correta)
2. RELACIONE A PRIMEIRA COLUNA COM A SEGUNDA,
NUMERANDO ESTA DE ACORDO COM A SIMILARIDADE ENTRE OS CONCEITOS E A SUA
EXPLICAÇÃO.
- 1. Leonardo da Vinci
2. Arte abstrata
3. Idealização
4. Representação figurativa
5. Amedeo Modigliani
( ) Representação artística independente do mundo real.
( ) Mestre do Renascimento, foi pintor, escultor, arquiteto, engenheiro etc. Estudou anatomia e deixou muitas páginas com esboços de figuras, vários desenhos detalhados e anotações de suas pesquisas. Autor da Mona Lisa, de 1503-6, é mestre no domínio da perspectiva, do claro-escuro e da representação realista das figuras.
( ) Concepção de representação da realidade como algo perfeito, procurando não apenas reproduzir o que há de melhor na natureza, mas também de aperfeiçoá-la, retirando as falhas e eliminando as arestas.
( ) Artista que recorre às formas simplificadas e alongadas das máscaras africanas, criando figuras de pescoço alongado.
( ) Pressupõe uma certa fidelidade da imagem em relação ao objeto real. Mesmo quando modificamos ou deformamos, ainda assim temos o predomínio desse modo de representação.
A seqüência correta é:
- ( ) 2, 3, 4, 1, 5.
- ( ) 1, 5, 2, 4, 3.
- (X) 2, 1, 3, 5, 4.
- ( ) 1, 5, 4, 3, 2.
3. ASSINALE A AFIRMATIVA QUE DESCREVE ALGUNS DOS PROCEDIMENTOS
TÉCNICOS E ESTILÍSTICOS EMPREGADOS POR PABLO PICASSO,
- um dos artistas mais conhecidos do Cubismo.
- ( ) Modo de pintar que se apóia na figuração e na cópia das
figuras a partir de um único ponto de vista, preocupando-se com a
aparência das coisas. Esse estilo tem origem na idéia de utilizar uma das
faces de uma forma para construir uma imagem, separando-a do fundo, pois
as figuras são mais importantes do que o fundo.
- ( ) Modo de pintar que se apóia na deformação, no uso das
cores fortes e puras e nas formas geométricas a partir de um único ponto
de vista. Neste estilo, os artistas evitam fragmentar ou representar as
figuras na posição frontal e de perfil ao mesmo tempo. Separa-se as
figuras do fundo, o qual não tem a menor importância.
- (X) Modo de pintar que se apóia na decomposição da figura em vários
pontos de vista, nas formas geométricas, sem se preocupar com a aparência
das coisas e sem distinção entre a posição frontal e a de perfil na
representação das figuras. Este estilo tem origem na idéia de utilizar as
diferentes faces de uma forma para construir uma imagem, sem a preocupação
de separar a figura do fundo, pois nem um nem outro tem maior importância;
portanto, as figuras se mesclam com o fundo. (correta)
- ( ) Modo de pintar que se apóia na representação das cores
conforme a luz do dia, buscando copiar os detalhes das coisas. Este estilo
tem origem na idéia da influência da luz sobre as cores. É um modo de
pintar muito demorado, pois os artistas precisam misturar bem as tintas para
construir uma imagem o mais semelhante possível da realidade.
4. LEIA O TEXTO ABAIXO.
- Van Gogh, com seu famoso quadro Os Comedores de Batata, de 1885,
propõe uma verdadeira revolução, numa época em que muitos artistas
reproduziam as coisas reais com a máxima fidelidade e, segundo esse
artista, “conferindo-lhes uma beleza convencional”.
Van Gogh, quando escreve a seu irmão Théo falando desse quadro, diz: “E até pode ser que ele seja uma verdadeira pintura de camponeses. Eu sei que ele é isto. Mas quem preferir ver camponeses edulcorados, que passe ao largo. Por mim, estou convencido que afinal obtêm-se melhores resultados pintando-os em sua rudeza que conferindo-lhes uma beleza convencional.
Com sua saia e sua camisola azuis, cobertas de poeira e remendadas, e que sob o efeito do tempo, do vento e do sol tenham tomado os mais delicados matizes, uma camponesa é, na minha opinião, mais bonita que uma dama; que ela se vista como uma dama, e tudo que há de verdadeiro nela desaparece. Um camponês é mais belo entre os campos em suas roupas de fustão, do que aos domingos quando vai à igreja ridiculamente vestido como um senhor.”
Para Van Gogh, a arte é:
- ( ) mostrar os trabalhadores de um modo idealizado.
- (X) a subjetividade ou a vontade do artista. (incorreta)
- ( ) uma procura da essência do objeto, chegando a uma profunda
semelhança fotográfica.
- (X ) mais do que uma representação meticulosa de detalhes.
(correta)
Resultado
final : 2
ARTE
NO CONTEXTO ESCOLAR
1. É POR MEIO DESSE ELEMENTO FORMADOR QUE PODEMOS DIFERENCIAR E
IDENTIFICAR OS SONS.
·
Gênero
musical.
·
Ondas
sonoras.
·
Timbre. (correta)
·
Altura.
2. A LEITURA DE UMA OBRA DE ARTE IMPLICA CONHECIMENTOS, TANTO DA FUNÇÃO
DA ARTE EM NOSSA VIDA E DAS TÉCNICAS – O DESENHO,
·
a pintura, a gravura, a fotografia, a escultura –
quanto dos gêneros artísticos. Em se tratando de artes visuais, as obras de
arte podem ser classificadas por meio das suas temáticas e divididas em:
·
paisagens
idealizadas e realistas, e pintura de gênero.
·
natureza-morta, retrato,
paisagem, cenas do cotidiano, históricas, mitológicas e religiosas. (correta)
·
cenas
com figura humana e sem figura, cenas idealizadas e realistas.
·
cenas
de guerra e de paz, retratos figurativos e abstratos.
3. ANALISE AS AFIRMATIVAS E MARQUE V PARA A AFIRMATIVA VERDADEIRA E F
PARA A AFIRMATIVA FALSA.
·
( ) Uma imagem realista se caracteriza pela
representação da essência de um objeto, evitando-se a cópia de suas
características básicas.
( ) Uma composição abstrata é caracterizada por elementos visuais – linhas, formas, cores –, não se reduzindo à cópia da realidade visual.
( ) Os principais elementos visuais são: a forma ou a superfície, a linha, a cor, a luz e o volume.
( ) O expressionismo tem origem na idéia de utilizar as diferentes faces de uma forma para construir uma imagem, sem a preocupação de separar a figura do fundo, pois nem um nem outro tem maior importância.
A seqüência correta é:
( ) Uma composição abstrata é caracterizada por elementos visuais – linhas, formas, cores –, não se reduzindo à cópia da realidade visual.
( ) Os principais elementos visuais são: a forma ou a superfície, a linha, a cor, a luz e o volume.
( ) O expressionismo tem origem na idéia de utilizar as diferentes faces de uma forma para construir uma imagem, sem a preocupação de separar a figura do fundo, pois nem um nem outro tem maior importância.
A seqüência correta é:
·
F, V, V, F. (correta)
·
F, F,
V, V.
·
V, V,
F, F.
·
F, V,
F, V.
4. UM OBJETO ARTÍSTICO, DIFERENTEMENTE DOS OUTROS UTENSÍLIOS, NÃO CUMPRE
UMA FUNÇÃO UTILITÁRIA, MAS ESSA DISTINÇÃO PODE, NA VERDADE,
·
gerar uma confusão: a idéia de que a arte é inútil.
É por isso que muitas pessoas denominam os objetos artísticos de (in)utensílios
– objetos inúteis – para diferenciálos dos utensílios – objetos úteis.
A idéia da inutilidade da arte tem origem nessa incompreensão e pode nos levar a perder de vista que a arte cumpre diferentes funções. Nesse sentido, podemos deduzir que sua utilidade não se realiza de forma imediata, mas mediata, isto é, mediada pelos conhecimentos que nos permitam tornar esse objeto tão familiar quanto os outros. Então, podemos concluir que:
I. a arte é uma forma de conhecimento e representação e, nesse sentido, pode não só “revelar as contradições da sociedade”, prestando-se a uma crítica social, como pode “revelar ou representar tanto a vida interior do homem como a cultura”.
II. a arte é beleza, mas também pode “proporcionar prazer”. Assim, apreciar arte é não “abrir mão da inutilidade, o princípio do prazer superando o princípio utilitarista”.
III. a arte é uma forma de trabalho criador e de expressão, mas, para que seja linguagem artística, é preciso acrescentar novos ingredientes a essa forma de expressão.
São corretas as afirmativas:
A idéia da inutilidade da arte tem origem nessa incompreensão e pode nos levar a perder de vista que a arte cumpre diferentes funções. Nesse sentido, podemos deduzir que sua utilidade não se realiza de forma imediata, mas mediata, isto é, mediada pelos conhecimentos que nos permitam tornar esse objeto tão familiar quanto os outros. Então, podemos concluir que:
I. a arte é uma forma de conhecimento e representação e, nesse sentido, pode não só “revelar as contradições da sociedade”, prestando-se a uma crítica social, como pode “revelar ou representar tanto a vida interior do homem como a cultura”.
II. a arte é beleza, mas também pode “proporcionar prazer”. Assim, apreciar arte é não “abrir mão da inutilidade, o princípio do prazer superando o princípio utilitarista”.
III. a arte é uma forma de trabalho criador e de expressão, mas, para que seja linguagem artística, é preciso acrescentar novos ingredientes a essa forma de expressão.
São corretas as afirmativas:
·
II e
III.
·
I, II e III. (correta)
·
I e
III.
·
I e
II.
Resultado final
: 2
ARTE
NO CONTEXTO ESCOLAR
1. DE ACORDO COM O ESTUDO DAS TÉCNICAS, AS COMPOSIÇÕES VISUAIS PODEM SER
CLASSIFICADAS EM:
·
bidimensionais,
quando utilizamos duas dimensões. Suas principais técnicas são: o desenho, a
gravura, a publicidade e as pinturas nas paredes das cavernas; e composições
gráficas com as seguintes técnicas: o cinema, o design, o vídeo e a gravura.
·
multidimensionais,
com as técnicas do desenho, da pintura, da gravura, da fotografia;
tridimensionais, com as técnicas em que o artista se utiliza da forma, do
espaço e do tempo como dimensões estéticas.
·
bidimensionais,
com as técnicas do desenho, da pintura, da gravura, da fotografia; e
multidimensionais, com as técnicas em que o artista se utiliza da forma, do
espaço e do tempo como dimensões estéticas.
·
bidimensionais, quando utilizamos
duas dimensões – altura e largura – como no desenho, na fotografia, na pintura,
na gravura; e tridimensionais, quando utilizamos as três dimensões – altura,
largura e profundidade – como nas esculturas em baixo relevo, alto relevo e em
relevo escavado.
2. A FORMA MAIS CONHECIDA DE ESCRITA MUSICAL É A (O):
·
desenho.
·
onomatopéia.
·
pentagrama convencional.
·
gênero.
3. NAS COMPOSIÇÕES, PODEMOS USAR OS RECURSOS DA FIGURAÇÃO, DA ABSTRAÇÃO,
DA DEFORMAÇÃO E DA ESTILIZAÇÃO.
·
Podemos observar que nas representações
figurativas, o artista:
·
cria
uma representação figurativa quando usa apenas formas básicas, simplificando ou
reduzindo os detalhes visuais.
·
só
consegue representar usando a figuração quando reduz os objetos a formas
geométricas deformadas, rompendo com qualquer fidelidade da imagem em relação
com o mundo visível.
·
usa a
figuração quando deforma a temática e a representa de modo independente do
mundo real.
·
mantém uma certa fidelidade com
os objetos ou seres do nosso entorno, pois tem por objetivo copiar, por meio da
linguagem plástica, os aspectos visíveis do mundo. No entanto, não podemos
perder de vista que nem mesmo a cópia é um exercício passivo, mas, antes, fruto
de uma escolha do artista.
4. OBSERVE COM ATENÇÃO A IMAGEM.
·
A composição acima é uma serigrafia do artista Andy
Warhol, um dos expoentes da Pop Art, na qual ele utiliza os seguintes recursos
estilísticos:
·
repetição
das formas em ritmo concêntrico e crescente, fundo em perspectiva e
detalhamento das figuras.
·
serigrafia com repetição das
formas em ritmo uniforme e fundo chapado.
·
figura
e fundo ambíguos, repetição das formas em ritmo concêntrico e com equilíbrio
assimétrico.
·
figura
destacada do fundo, repetição das formas em ritmo alternado e com equilíbrio
oculto.
Resultado
final : 2
ARTE
NO CONTEXTO ESCOLAR
1. UMA DAS DANÇAS DE SALÃO MAIS POPULARES DO SÉCULO XIX, E QUE TEVE COMO
UM DOS SEUS COMPOSITORES MAIS FAMOSOS JOHANN STRAUSS, FOI A (O):
·
valsa.
·
fandango.
·
rock.
·
balada.
2. A LEITURA DE UMA OBRA DE ARTE IMPLICA CONHECIMENTOS, TANTO DA FUNÇÃO
DA ARTE EM NOSSA VIDA E DAS TÉCNICAS – O DESENHO,
·
a pintura, a gravura, a fotografia, a escultura –
quanto dos gêneros artísticos. Em se tratando de artes visuais, as obras de
arte podem ser classificadas por meio das suas temáticas e divididas em:
·
paisagens
idealizadas e realistas, e pintura de gênero.
·
natureza-morta, retrato,
paisagem, cenas do cotidiano, históricas, mitológicas e religiosas.
·
cenas
de guerra e de paz, retratos figurativos e abstratos.
·
cenas
com figura humana e sem figura, cenas idealizadas e realistas.
3. ASSINALE A AFIRMATIVA QUE DESCREVE ALGUNS DOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS
E ESTILÍSTICOS EMPREGADOS POR PABLO PICASSO,
·
um dos artistas mais conhecidos do Cubismo.
·
Modo
de pintar que se apóia na figuração e na cópia das figuras a partir de um único
ponto de vista, preocupando-se com a aparência das coisas. Esse estilo tem
origem na idéia de utilizar uma das faces de uma forma para construir uma
imagem, separando-a do fundo, pois as figuras são mais importantes do que o
fundo.
·
Modo
de pintar que se apóia na deformação, no uso das cores fortes e puras e nas
formas geométricas a partir de um único ponto de vista. Neste estilo, os
artistas evitam fragmentar ou representar as figuras na posição frontal e de
perfil ao mesmo tempo. Separa-se as figuras do fundo, o qual não tem a menor
importância.
·
Modo
de pintar que se apóia na representação das cores conforme a luz do dia,
buscando copiar os detalhes das coisas. Este estilo tem origem na idéia da
influência da luz sobre as cores. É um modo de pintar muito demorado, pois os
artistas precisam misturar bem as tintas para construir uma imagem o mais
semelhante possível da realidade.
·
Modo de pintar que se apóia na
decomposição da figura em vários pontos de vista, nas formas geométricas, sem
se preocupar com a aparência das coisas e sem distinção entre a posição frontal
e a de perfil na representação das figuras. Este estilo tem origem na idéia de
utilizar as diferentes faces de uma forma para construir uma imagem, sem a
preocupação de separar a figura do fundo, pois nem um nem outro tem maior
importância; portanto, as figuras se mesclam com o fundo.
4. ANALISE AS AFIRMATIVAS E MARQUE V PARA A AFIRMATIVA VERDADEIRA E F
PARA A AFIRMATIVA FALSA.
·
( ) O uso das cores puras é um procedimento
estilístico muito usado pelos artistas do fauvismo. Fauve é uma palavra
francesa que significa fera.
( ) Alexander Calder faz parte de um grupo que experimentou materiais pouco convencionais – arame, latas, discos de metal – construindo stabiles, objetos assentados sobre uma base, e móbiles.
( ) O equilíbrio assimétrico pressupõe o uso de um eixo vertical ou horizontal na composição, dividindo-a rigorosamente em duas partes iguais.
( ) Leonardo Da Vinci, autor do famoso retrato Mona Lisa, é um expoente do Renascimento, e Tarsila do Amaral, embora não tenha participado da Semana de Arte Moderna de 22, é uma figura importante do Modernismo brasileiro e autora do quadro A Negra.
A seqüência correta é:
( ) Alexander Calder faz parte de um grupo que experimentou materiais pouco convencionais – arame, latas, discos de metal – construindo stabiles, objetos assentados sobre uma base, e móbiles.
( ) O equilíbrio assimétrico pressupõe o uso de um eixo vertical ou horizontal na composição, dividindo-a rigorosamente em duas partes iguais.
( ) Leonardo Da Vinci, autor do famoso retrato Mona Lisa, é um expoente do Renascimento, e Tarsila do Amaral, embora não tenha participado da Semana de Arte Moderna de 22, é uma figura importante do Modernismo brasileiro e autora do quadro A Negra.
A seqüência correta é:
·
V, V, F, V.
·
F, V,
F, F.
·
F, F,
V, F.
·
F, V,
V, F.
Resultado
final : 1.5
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
1. TIPOS DE MÚSICAS COMPOSTAS POR DETERMINADAS CARACTERÍSTICAS EM COMUM,
·
de acordo com os cinco
gêneros que possuem uma estrutura de composição. Como exemplos, temos concerto,
sonata, fuga, sinfonia, suíte, ópera etc. Estamos nos referindo às:
·
músicas de ninar.
·
formas musicais.
·
músicas folclóricas.
·
grafias musicais.
2. A FUNÇÃO DA ARTE NA ESCOLA É ENSINAR A VER E OUVIR; POR ISSO, É
PRECISO:
·
I. desencadear um
processo de formação dos sentidos, pois tanto os objetos prático-utilitários
quanto artísticos precisam ser compreendidos em seus significados.
II. desenvolver um trabalho contínuo e sistemático com a produção cultural que inclui, sem restringir a eles, os objetos artísticos como via de familiarização cultural.
III. possibilitar aos alunos o domínio dos conhecimentos artísticos sistematizados na forma de história da arte.
São corretas as afirmativas:
II. desenvolver um trabalho contínuo e sistemático com a produção cultural que inclui, sem restringir a eles, os objetos artísticos como via de familiarização cultural.
III. possibilitar aos alunos o domínio dos conhecimentos artísticos sistematizados na forma de história da arte.
São corretas as afirmativas:
·
I, II e III.
·
I e II.
·
I e III.
·
II e III.
3. LEIA O TEXTO ABAIXO.
·
Van Gogh, com seu
famoso quadro Os Comedores de Batata, de 1885, propõe uma verdadeira revolução,
numa época em que muitos artistas reproduziam as coisas reais com a máxima
fidelidade e, segundo esse artista, “conferindo-lhes uma beleza convencional”.
Van Gogh, quando escreve a seu irmão Théo falando desse quadro, diz: “E até pode ser que ele seja uma verdadeira pintura de camponeses. Eu sei que ele é isto. Mas quem preferir ver camponeses edulcorados, que passe ao largo. Por mim, estou convencido que afinal obtêm-se melhores resultados pintando-os em sua rudeza que conferindo-lhes uma beleza convencional.
Com sua saia e sua camisola azuis, cobertas de poeira e remendadas, e que sob o efeito do tempo, do vento e do sol tenham tomado os mais delicados matizes, uma camponesa é, na minha opinião, mais bonita que uma dama; que ela se vista como uma dama, e tudo que há de verdadeiro nela desaparece. Um camponês é mais belo entre os campos em suas roupas de fustão, do que aos domingos quando vai à igreja ridiculamente vestido como um senhor.”
Para Van Gogh, a arte é:
Van Gogh, quando escreve a seu irmão Théo falando desse quadro, diz: “E até pode ser que ele seja uma verdadeira pintura de camponeses. Eu sei que ele é isto. Mas quem preferir ver camponeses edulcorados, que passe ao largo. Por mim, estou convencido que afinal obtêm-se melhores resultados pintando-os em sua rudeza que conferindo-lhes uma beleza convencional.
Com sua saia e sua camisola azuis, cobertas de poeira e remendadas, e que sob o efeito do tempo, do vento e do sol tenham tomado os mais delicados matizes, uma camponesa é, na minha opinião, mais bonita que uma dama; que ela se vista como uma dama, e tudo que há de verdadeiro nela desaparece. Um camponês é mais belo entre os campos em suas roupas de fustão, do que aos domingos quando vai à igreja ridiculamente vestido como um senhor.”
Para Van Gogh, a arte é:
·
mais do que uma
representação meticulosa de detalhes.
·
a subjetividade ou a vontade do artista.
·
mostrar os trabalhadores de um modo idealizado.
·
uma procura da essência do objeto, chegando a uma profunda
semelhança fotográfica.
4. FORMA MUSICAL QUE NORMALMENTE POSSUI RITMO ACELERADO E SUAS RAÍZES
INCLUEM A MISTURA DE ELEMENTOS:
·
da música negra (blues
e rhythm’n’blues) e branca (música country) e o uso de guitarra elétrica.
Estamos nos referindo à forma musical:
·
sinfonia.
·
rock.
·
desafio.
·
rap.
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ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
1. ASSINALE A AFIRMATIVA QUE DESCREVE ALGUNS DOS
PROCEDIMENTOS TÉCNICOS E ESTILÍSTICOS EMPREGADOS POR PABLO PICASSO,
- um dos artistas mais conhecidos do Cubismo.
- Modo de pintar que se apóia na deformação, no uso das cores fortes
e puras e nas formas geométricas a partir de um único ponto de vista.
Neste estilo, os artistas evitam fragmentar ou representar as figuras na
posição frontal e de perfil ao mesmo tempo. Separa-se as figuras do fundo,
o qual não tem a menor importância.
- Modo de pintar que se apóia na decomposição da figura em vários
pontos de vista, nas formas geométricas, sem se preocupar com a aparência
das coisas e sem distinção entre a posição frontal e a de perfil na
representação das figuras. Este estilo tem origem na idéia de utilizar as
diferentes faces de uma forma para construir uma imagem, sem a preocupação
de separar a figura do fundo, pois nem um nem outro tem maior importância;
portanto, as figuras se mesclam com o fundo.
- Modo de pintar que se apóia na figuração e na cópia das figuras a
partir de um único ponto de vista, preocupando-se com a aparência das
coisas. Esse estilo tem origem na idéia de utilizar uma das faces de uma
forma para construir uma imagem, separando-a do fundo, pois as figuras são
mais importantes do que o fundo.
- Modo de pintar que se apóia na representação das cores conforme a
luz do dia, buscando copiar os detalhes das coisas. Este estilo tem origem
na idéia da influência da luz sobre as cores. É um modo de pintar muito
demorado, pois os artistas precisam misturar bem as tintas para construir
uma imagem o mais semelhante possível da realidade.
2. OBSERVE A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO NO MURAL A
ÚLTIMA CEIA, DE LEONARDO DA VINCI.
- De acordo com a representação,
- Leonardo consegue dar volume à figura por meio de um sombreado
suave que vai do claro ao escuro, característica que é própria do período
conhecido como Renascimento.
- o espaço é irreal e completamente desprovido de profundidade, pois
não há intenção alguma de representar o espaço no qual as formas e figuras
estão situadas aleatoriamente.
- há um certo efeito de profundidade graças à bidimensionalidade do
conjunto.
- as figuras são planas e rígidas e não apresentam uma sensação de
volume.
3. A FORMA MAIS CONHECIDA DE ESCRITA MUSICAL É A
(O)
- pentagrama convencional.
- desenho.
- onomatopéia.
- gênero.
4. GÊNERO DE MÚSICA QUE É EXECUTADA HÁ MILHARES DE
ANOS DA MESMA FORMA, PELAS TRIBOS E PELOS POVOS PRIMITIVOS.
- Étnica.
- Eletrônica.
- Erudita.
- Popular
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ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
1. OS INSTRUMENTOS MUSICAIS, SE CLASSIFICADOS DE
ACORDO COM A FORMA DE OBTENÇÃO DO SOM, PODEM SER DIVIDIDOS EM:
- instrumentos que vibram, que são chacoalhados e que são batidos.
- instrumentos antigos, medievais e modernos.
- instrumentos de sopro, de
cordas, de percussão e eletrônicos. (CORRETA)
- instrumentos de madeira, de plástico, de ferro e de fibra.
2. OBSERVE.
- Todos os corpos possuem a propriedade de absorver ou de refletir a
luz. Isso faz com que utilizemos a cor como um dos atributos que nos
permite identificar os objetos. Dessa forma, a cor se constitui num
elemento visual importante nas artes visuais.
Podemos destacar a cor-luz ou luz colorida, que é a radiação luminosa visível, e a cor-pigmento, que é a substância material que absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz.
Marque a alternativa correta.
- O matiz é a característica que nos permite identificar a intensidade
das cores.
- A intensidade tem relação apenas com emoções ou subjetividade;
assim, podemos dizer que todas as cores são frias.
- As cores apresentam três
características básicas: matiz, tom e intensidade. (CORRETA)
- As cores primárias no pigmento (na tinta) são: magenta, cian ou
ciano (azul claro) e verde.
3. ASSINALE A AFIRMATIVA QUE DESCREVE ALGUNS DOS
PROCEDIMENTOS TÉCNICOS E ESTILÍSTICOS EMPREGADOS POR PABLO PICASSO,
- um dos artistas mais conhecidos do Cubismo.
- Modo de pintar que se apóia na deformação, no uso das cores fortes
e puras e nas formas geométricas a partir de um único ponto de vista.
Neste estilo, os artistas evitam fragmentar ou representar as figuras na
posição frontal e de perfil ao mesmo tempo. Separa-se as figuras do fundo,
o qual não tem a menor importância.
- Modo de pintar que se apóia na figuração e na cópia das figuras a
partir de um único ponto de vista, preocupando-se com a aparência das
coisas. Esse estilo tem origem na idéia de utilizar uma das faces de uma
forma para construir uma imagem, separando-a do fundo, pois as figuras são
mais importantes do que o fundo.
- Modo de pintar que se apóia
na decomposição da figura em vários pontos de vista, nas formas
geométricas, sem se preocupar com a aparência das coisas e sem distinção
entre a posição frontal e a de perfil na representação das figuras. Este
estilo tem origem na idéia de utilizar as diferentes faces de uma forma
para construir uma imagem, sem a preocupação de separar a figura do fundo,
pois nem um nem outro tem maior importância; portanto, as figuras se
mesclam com o fundo. (CORRETA)
- Modo de pintar que se apóia na representação das cores conforme a
luz do dia, buscando copiar os detalhes das coisas. Este estilo tem origem
na idéia da influência da luz sobre as cores. É um modo de pintar muito
demorado, pois os artistas precisam misturar bem as tintas para construir
uma imagem o mais semelhante possível da realidade.
4. É POR MEIO DESSE ELEMENTO FORMADOR QUE PODEMOS
DIFERENCIAR E IDENTIFICAR OS SONS.
- Gênero musical.
- Timbre. (CORRETA)
- Ondas sonoras.
- Altura.
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ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
1. ASSINALE A AFIRMATIVA QUE DESCREVE ALGUNS DOS
PROCEDIMENTOS TÉCNICOS E ESTILÍSTICOS EMPREGADOS POR PABLO PICASSO,
- um dos artistas mais conhecidos do Cubismo.
- Modo de pintar que se apóia na decomposição da figura em vários
pontos de vista, nas formas geométricas, sem se preocupar com a aparência das
coisas e sem distinção entre a posição frontal e a de perfil na
representação das figuras. Este estilo tem origem na idéia de utilizar as
diferentes faces de uma forma para construir uma imagem, sem a preocupação
de separar a figura do fundo, pois nem um nem outro tem maior importância;
portanto, as figuras se mesclam com o fundo.
- Modo de pintar que se apóia na representação das cores conforme a
luz do dia, buscando copiar os detalhes das coisas. Este estilo tem origem
na idéia da influência da luz sobre as cores. É um modo de pintar muito
demorado, pois os artistas precisam misturar bem as tintas para construir
uma imagem o mais semelhante possível da realidade.
- Modo de pintar que se apóia na figuração e na cópia das figuras a
partir de um único ponto de vista, preocupando-se com a aparência das
coisas. Esse estilo tem origem na idéia de utilizar uma das faces de uma
forma para construir uma imagem, separando-a do fundo, pois as figuras são
mais importantes do que o fundo.
- Modo de pintar que se apóia na deformação, no uso das cores fortes
e puras e nas formas geométricas a partir de um único ponto de vista.
Neste estilo, os artistas evitam fragmentar ou representar as figuras na
posição frontal e de perfil ao mesmo tempo. Separa-se as figuras do fundo,
o qual não tem a menor importância.
2. UM OBJETO ARTÍSTICO, DIFERENTEMENTE DOS OUTROS
UTENSÍLIOS, NÃO CUMPRE UMA FUNÇÃO UTILITÁRIA, MAS ESSA DISTINÇÃO PODE, NA
VERDADE
- gerar uma confusão: a idéia de que a arte é inútil. É por isso que
muitas pessoas denominam os objetos artísticos de (in)utensílios – objetos
inúteis – para diferenciálos dos utensílios – objetos úteis.
A idéia da inutilidade da arte tem origem nessa incompreensão e pode nos levar a perder de vista que a arte cumpre diferentes funções. Nesse sentido, podemos deduzir que sua utilidade não se realiza de forma imediata, mas mediata, isto é, mediada pelos conhecimentos que nos permitam tornar esse objeto tão familiar quanto os outros. Então, podemos concluir que:
I. a arte é uma forma de conhecimento e representação e, nesse sentido, pode não só “revelar as contradições da sociedade”, prestando-se a uma crítica social, como pode “revelar ou representar tanto a vida interior do homem como a cultura”.
II. a arte é beleza, mas também pode “proporcionar prazer”. Assim, apreciar arte é não “abrir mão da inutilidade, o princípio do prazer superando o princípio utilitarista”.
III. a arte é uma forma de trabalho criador e de expressão, mas, para que seja linguagem artística, é preciso acrescentar novos ingredientes a essa forma de expressão.
São corretas as afirmativas:
- I, II e III.
- II e III.
- I e III.
- I e II.
3. MÚSICAS DA MODA, QUE RECEBEM GRANDE APOIO DA
MÍDIA, FAZEM MUITO SUCESSO DURANTE UM PERÍODO CURTO DE TEMPO E RAPIDAMENTE
DESAPARECEM,
- pertencem ao gênero de músicas:
- rápidas.
- folclóricas.
- alegres.
- criadas pela indústria cultural.
4. OBSERVE.
- Todos os corpos possuem a propriedade de absorver ou de refletir a
luz. Isso faz com que utilizemos a cor como um dos atributos que nos
permite identificar os objetos. Dessa forma, a cor se constitui num
elemento visual importante nas artes visuais.
Podemos destacar a cor-luz ou luz colorida, que é a radiação luminosa visível, e a cor-pigmento, que é a substância material que absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz.
Marque a alternativa correta.
- As cores apresentam três características básicas: matiz, tom e
intensidade.
- As cores primárias no pigmento (na tinta) são: magenta, cian ou
ciano (azul claro) e verde.
- O matiz é a característica que nos permite identificar a
intensidade das cores.
- A intensidade tem relação apenas com emoções ou subjetividade;
assim, podemos dizer que todas as cores são frias.
Resultado final : 2
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
1. ASSINALE A AFIRMATIVA QUE DESCREVE ALGUNS DOS
PROCEDIMENTOS TÉCNICOS E ESTILÍSTICOS EMPREGADOS POR PABLO PICASSO,
- um dos artistas mais conhecidos do Cubismo.
- Modo de pintar que se apóia na representação das cores conforme a
luz do dia, buscando copiar os detalhes das coisas. Este estilo tem origem
na idéia da influência da luz sobre as cores. É um modo de pintar muito
demorado, pois os artistas precisam misturar bem as tintas para construir
uma imagem o mais semelhante possível da realidade.
- Modo de pintar que se apóia na figuração e na cópia das figuras a
partir de um único ponto de vista, preocupando-se com a aparência das
coisas. Esse estilo tem origem na idéia de utilizar uma das faces de uma
forma para construir uma imagem, separando-a do fundo, pois as figuras são
mais importantes do que o fundo.
- Modo de pintar que se apóia na deformação, no uso das cores fortes
e puras e nas formas geométricas a partir de um único ponto de vista.
Neste estilo, os artistas evitam fragmentar ou representar as figuras na
posição frontal e de perfil ao mesmo tempo. Separa-se as figuras do fundo,
o qual não tem a menor importância.
- Modo de pintar que se apóia na decomposição da figura em vários
pontos de vista, nas formas geométricas, sem se preocupar com a aparência
das coisas e sem distinção entre a posição frontal e a de perfil na
representação das figuras. Este estilo tem origem na idéia de utilizar as
diferentes faces de uma forma para construir uma imagem, sem a preocupação
de separar a figura do fundo, pois nem um nem outro tem maior importância;
portanto, as figuras se mesclam com o fundo.
2. ANALISE AS AFIRMATIVAS E MARQUE V PARA A
AFIRMATIVA VERDADEIRA E F PARA A AFIRMATIVA FALSA.
- ( ) O uso das cores puras é um procedimento estilístico muito usado
pelos artistas do fauvismo. Fauve é uma palavra francesa que significa
fera.
( ) Alexander Calder faz parte de um grupo que experimentou materiais pouco convencionais – arame, latas, discos de metal – construindo stabiles, objetos assentados sobre uma base, e móbiles.
( ) O equilíbrio assimétrico pressupõe o uso de um eixo vertical ou horizontal na composição, dividindo-a rigorosamente em duas partes iguais.
( ) Leonardo Da Vinci, autor do famoso retrato Mona Lisa, é um expoente do Renascimento, e Tarsila do Amaral, embora não tenha participado da Semana de Arte Moderna de 22, é uma figura importante do Modernismo brasileiro e autora do quadro A Negra.
A seqüência correta é:
- F, V, V, F.
- V, V, F, V.
- F, V, F, F.
- F, F, V, F.
3. LEIA ABAIXO:
- Analise os elementos de organização da composição e os
procedimentos técnicos e estilísticos empregados por Käthe Kollwitz em
Mortalidade Infantil, de 1925. Marque V para a afirmativa verdadeira e F
para a afirmativa falsa.
( ) Composição sem equilíbrio,
mas com uma temática bem alegre.
( ) Composição com formas rígidas, cruas e sintéticas e com linhas ásperas e quebradas, expressando a tragédia da existência humana.
( ) A imagem comunica ou sugere tranqüilidade, alegria, religiosidade, silêncio e doçura.
( ) A imagem comunica ou sugere dor, desespero, tristeza, solidão, rigidez e medo.
Marque a alternativa que apresenta a seqüência correta.
( ) Composição com formas rígidas, cruas e sintéticas e com linhas ásperas e quebradas, expressando a tragédia da existência humana.
( ) A imagem comunica ou sugere tranqüilidade, alegria, religiosidade, silêncio e doçura.
( ) A imagem comunica ou sugere dor, desespero, tristeza, solidão, rigidez e medo.
Marque a alternativa que apresenta a seqüência correta.
- F, F, V, F.
- F, V, V, F.
- F, V, F, V.
- V, F, F, V.
4. UM OBJETO ARTÍSTICO, DIFERENTEMENTE DOS OUTROS
UTENSÍLIOS, NÃO CUMPRE UMA FUNÇÃO UTILITÁRIA, MAS ESSA DISTINÇÃO PODE, NA
VERDADE,
- gerar uma confusão: a idéia de que a arte é inútil. É por isso que
muitas pessoas denominam os objetos artísticos de (in)utensílios – objetos
inúteis – para diferenciálos dos utensílios – objetos úteis.
A idéia da inutilidade da arte tem origem nessa incompreensão e pode nos levar a perder de vista que a arte cumpre diferentes funções. Nesse sentido, podemos deduzir que sua utilidade não se realiza de forma imediata, mas mediata, isto é, mediada pelos conhecimentos que nos permitam tornar esse objeto tão familiar quanto os outros. Então, podemos concluir que:
I. a arte é uma forma de conhecimento e representação e, nesse sentido, pode não só “revelar as contradições da sociedade”, prestando-se a uma crítica social, como pode “revelar ou representar tanto a vida interior do homem como a cultura”.
II. a arte é beleza, mas também pode “proporcionar prazer”. Assim, apreciar arte é não “abrir mão da inutilidade, o princípio do prazer superando o princípio utilitarista”.
III. a arte é uma forma de trabalho criador e de expressão, mas, para que seja linguagem artística, é preciso acrescentar novos ingredientes a essa forma de expressão.
São corretas as afirmativas:
- I e III.
- I e II.
- II e III.
- I, II e III.
Resultado final : 2
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
1. ANALISE AS AFIRMATIVAS E MARQUE V PARA A
AFIRMATIVA VERDADEIRA E F PARA A AFIRMATIVA FALSA
- ( ) Uma imagem realista se caracteriza pela representação da
essência de um objeto, evitando-se a cópia de suas características
básicas.
( ) Uma composição abstrata é caracterizada por elementos visuais – linhas, formas, cores –, não se reduzindo à cópia da realidade visual.
( ) Os principais elementos visuais são: a forma ou a superfície, a linha, a cor, a luz e o volume.
( ) O expressionismo tem origem na idéia de utilizar as diferentes faces de uma forma para construir uma imagem, sem a preocupação de separar a figura do fundo, pois nem um nem outro tem maior importância.
A seqüência correta é:
- V, V, F, F.
- F, V, V, F.
- F, F, V, V.
- F, V, F, V.
2. OBSERVE COM ATENÇÃO A IMAGEM.
- A composição acima é uma serigrafia do artista Andy Warhol, um dos
expoentes da Pop Art, na qual ele utiliza os seguintes recursos
estilísticos:
- serigrafia com repetição das formas em ritmo uniforme e fundo
chapado.
- figura destacada do fundo, repetição das formas em ritmo alternado
e com equilíbrio oculto.
- figura e fundo ambíguos, repetição das formas em ritmo concêntrico
e com equilíbrio assimétrico.
- repetição das formas em ritmo concêntrico e crescente, fundo em
perspectiva e detalhamento das figuras.
3. RELACIONE A PRIMEIRA COLUNA COM A SEGUNDA, NUMERANDO
ESTA DE ACORDO COM A SIMILARIDADE ENTRE OS CONCEITOS E A SUA EXPLICAÇÃO.
- 1. Simetria axial
2. Deformação
3. Pablo Picasso
4. Alexander Calder
5. Natureza-morta
( ) Estratégia que permite alterar, mudar as dimensões dos objetos, tendo em vista a necessidade de chamar atenção sobre um aspecto, de reforçar um sentimento, de surpreender etc.
( ) Forma de organização espacial equilibrada, na qual os elementos se repetem como imagens refletidas em um espelho, em ambos os
lados do eixo ou dos eixos.
( ) Quadros que podem conter desde arranjos de frutas, vasilhas decoradas, até aves e peixes em bandejas sobre toalhas ou tecidos arranjados sobre uma mesa, uma variedade de objetos.
( ) Autor do mural Guernica, de 1937, um quadro histórico que representa, além do sofrimento do povo espanhol, o efeito devastador das
guerras, numa pintura monocromática na qual não há distinção entre as figuras e o fundo e a posição frontal e a de perfil na representação das pessoas.
( ) Faz parte de um grupo que experimentou materiais pouco convencionais – arame, latas, discos de metal – e construiu stabiles, objetos assentados sobre uma base, e móbiles.
A seqüência correta entre os conceitos e a sua explicação é:
- 4, 5, 3, 1, 2.
- 5, 2, 1, 3, 4.
- 2, 1, 5, 3, 4.
- 1, 2, 5, 4, 3.
4. TIPOS DE MÚSICAS COMPOSTAS POR DETERMINADAS
CARACTERÍSTICAS EM COMUM,
- de acordo com os cinco gêneros que possuem uma estrutura de
composição. Como exemplos, temos concerto, sonata, fuga, sinfonia, suíte,
ópera etc. Estamos nos referindo às:
- músicas folclóricas.
- formas musicais.
- músicas de ninar.
- grafias musicais.
Resultado final : 2
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
1. RELACIONE A PRIMEIRA COLUNA COM A SEGUNDA,
NUMERANDO ESTA DE ACORDO COM A SIMILARIDADE ENTRE OS CONCEITOS E A SUA
EXPLICAÇÃO.
- 1. Simetria axial
2. Deformação
3. Pablo Picasso
4. Alexander Calder
5. Natureza-morta
( ) Estratégia que permite alterar, mudar as dimensões dos objetos, tendo em vista a necessidade de chamar atenção sobre um aspecto, de reforçar um sentimento, de surpreender etc.
( ) Forma de organização espacial equilibrada, na qual os elementos se repetem como imagens refletidas em um espelho, em ambos os
lados do eixo ou dos eixos.
( ) Quadros que podem conter desde arranjos de frutas, vasilhas decoradas, até aves e peixes em bandejas sobre toalhas ou tecidos arranjados sobre uma mesa, uma variedade de objetos.
( ) Autor do mural Guernica, de 1937, um quadro histórico que representa, além do sofrimento do povo espanhol, o efeito devastador das
guerras, numa pintura monocromática na qual não há distinção entre as figuras e o fundo e a posição frontal e a de perfil na representação das pessoas.
( ) Faz parte de um grupo que experimentou materiais pouco convencionais – arame, latas, discos de metal – e construiu stabiles, objetos assentados sobre uma base, e móbiles.
A seqüência correta entre os conceitos e a sua explicação é:
- 1, 2, 5, 4, 3.
- 4, 5, 3, 1, 2.
- 5, 2, 1, 3, 4.
- 2, 1, 5, 3, 4.
2. NAS COMPOSIÇÕES, PODEMOS USAR OS RECURSOS DA
FIGURAÇÃO, DA ABSTRAÇÃO, DA DEFORMAÇÃO E DA ESTILIZAÇÃO
- Podemos observar que nas representações figurativas, o artista:
- cria uma representação figurativa quando usa apenas formas básicas,
simplificando ou reduzindo os detalhes visuais.
- só consegue representar usando a figuração quando reduz os objetos
a formas geométricas deformadas, rompendo com qualquer fidelidade da
imagem em relação com o mundo visível.
- mantém uma certa fidelidade com os objetos ou seres do nosso
entorno, pois tem por objetivo copiar, por meio da linguagem plástica, os
aspectos visíveis do mundo. No entanto, não podemos perder de vista que
nem mesmo a cópia é um exercício passivo, mas, antes, fruto de uma escolha
do artista.
- usa a figuração quando deforma a temática e a representa de modo
independente do mundo real.
3. OBSERVE A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO NO MURAL A
ÚLTIMA CEIA, DE LEONARDO DA VINCI.
- De acordo com a representação,
- há um certo efeito de profundidade graças à bidimensionalidade do
conjunto.
- o espaço é irreal e completamente desprovido de profundidade, pois
não há intenção alguma de representar o espaço no qual as formas e figuras
estão situadas aleatoriamente.
- as figuras são planas e rígidas e não apresentam uma sensação de
volume.
- Leonardo consegue dar volume à figura por meio de um sombreado
suave que vai do claro ao escuro, característica que é própria do período
conhecido como Renascimento.
4. IMPROVISAR, EM MÚSICA, SIGNIFICA
- criar a composição musical no momento da execução.
- pensar na música antes de tocá-la.
- inventar músicas instrumentais.
- pensar na composição musical antes de cantá-la.
Resultado final : 2
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
1. UM OBJETO ARTÍSTICO, DIFERENTEMENTE DOS OUTROS
UTENSÍLIOS, NÃO CUMPRE UMA FUNÇÃO UTILITÁRIA, MAS ESSA DISTINÇÃO PODE, NA
VERDADE,
- gerar uma confusão: a idéia de que a arte é inútil. É por isso que
muitas pessoas denominam os objetos artísticos de (in)utensílios – objetos
inúteis – para diferenciálos dos utensílios – objetos úteis.
A idéia da inutilidade da arte tem origem nessa incompreensão e pode nos levar a perder de vista que a arte cumpre diferentes funções. Nesse sentido, podemos deduzir que sua utilidade não se realiza de forma imediata, mas mediata, isto é, mediada pelos conhecimentos que nos permitam tornar esse objeto tão familiar quanto os outros. Então, podemos concluir que:
I. a arte é uma forma de conhecimento e representação e, nesse sentido, pode não só “revelar as contradições da sociedade”, prestando-se a uma crítica social, como pode “revelar ou representar tanto a vida interior do homem como a cultura”.
II. a arte é beleza, mas também pode “proporcionar prazer”. Assim, apreciar arte é não “abrir mão da inutilidade, o princípio do prazer superando o princípio utilitarista”.
III. a arte é uma forma de trabalho criador e de expressão, mas, para que seja linguagem artística, é preciso acrescentar novos ingredientes a essa forma de expressão.
São corretas as afirmativas:
- I e III.
- I, II e III.
- I e II.
- II e III.
2. MÚSICAS DA MODA, QUE RECEBEM GRANDE APOIO DA
MÍDIA, FAZEM MUITO SUCESSO DURANTE UM PERÍODO CURTO DE TEMPO E RAPIDAMENTE
DESAPARECEM,
- pertencem ao gênero de músicas:
- folclóricas.
- criadas pela indústria cultural.
- alegres.
- rápidas.
3. O ELEMENTO QUE ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADO COM
A DURAÇÃO DOS SONS E DOS SILÊNCIOS É O (A):
- duração.
- ritmo.
- timbre.
- gênero.
4. FORMA MUSICAL QUE NORMALMENTE POSSUI RITMO
ACELERADO E SUAS RAÍZES INCLUEM A MISTURA DE ELEMENTOS:
- da música negra (blues e rhythm’n’blues) e branca (música country)
e o uso de guitarra elétrica. Estamos nos referindo à forma musical:
- rap.
- rock.
- desafio.
- sinfonia.
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ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
1. NAS COMPOSIÇÕES, PODEMOS USAR OS RECURSOS DA
FIGURAÇÃO, DA ABSTRAÇÃO, DA DEFORMAÇÃO E DA ESTILIZAÇÃO.
- Podemos observar que nas representações figurativas, o artista:
- usa a figuração quando deforma a temática e a representa de modo
independente do mundo real.
- mantém uma certa fidelidade com os objetos ou seres do nosso
entorno, pois tem por objetivo copiar, por meio da linguagem plástica, os
aspectos visíveis do mundo. No entanto, não podemos perder de vista que
nem mesmo a cópia é um exercício passivo, mas, antes, fruto de uma escolha
do artista.
- cria uma representação figurativa quando usa apenas formas básicas,
simplificando ou reduzindo os detalhes visuais.
- só consegue representar usando a figuração quando reduz os objetos
a formas geométricas deformadas, rompendo com qualquer fidelidade da
imagem em relação com o mundo visível.
2. OS INSTRUMENTOS MUSICAIS, SE CLASSIFICADOS DE
ACORDO COM A FORMA DE OBTENÇÃO DO SOM, PODEM SER DIVIDIDOS EM
- instrumentos que vibram, que são chacoalhados e que são batidos.
- instrumentos de sopro, de cordas, de percussão e eletrônicos.
- instrumentos antigos, medievais e modernos.
- instrumentos de madeira, de plástico, de ferro e de fibra.
3. A FORMA MAIS CONHECIDA DE ESCRITA MUSICAL É A
(O)
- gênero.
- desenho.
- pentagrama convencional.
- onomatopéia.
4. OBSERVE COM ATENÇÃO A IMAGEM.
- A composição acima é uma serigrafia do artista Andy Warhol, um dos
expoentes da Pop Art, na qual ele utiliza os seguintes recursos
estilísticos:
- serigrafia com repetição das formas em ritmo uniforme e fundo
chapado.
- figura e fundo ambíguos, repetição das formas em ritmo concêntrico
e com equilíbrio assimétrico.
- figura destacada do fundo, repetição das formas em ritmo alternado
e com equilíbrio oculto.
- repetição das formas em ritmo concêntrico e crescente, fundo em
perspectiva e detalhamento das figuras
·
Resultado final : 2
·
·
1. RELACIONE A PRIMEIRA
COLUNA COM A SEGUNDA, NUMERANDO ESTA DE ACORDO COM A SIMILARIDADE ENTRE OS
CONCEITOS E A SUA EXPLICAÇÃO.
·
·
1. Simetria axial
2. Deformação
3. Pablo Picasso
4. Alexander Calder
5. Natureza-morta
( ) Estratégia que permite alterar, mudar as dimensões dos objetos, tendo em vista a necessidade de chamar atenção sobre um aspecto, de reforçar um sentimento, de surpreender etc.
( ) Forma de organização espacial equilibrada, na qual os elementos se repetem como imagens refletidas em um espelho, em ambos os
lados do eixo ou dos eixos.
( ) Quadros que podem conter desde arranjos de frutas, vasilhas decoradas, até aves e peixes em bandejas sobre toalhas ou tecidos arranjados sobre uma mesa, uma variedade de objetos.
( ) Autor do mural Guernica, de 1937, um quadro histórico que representa, além do sofrimento do povo espanhol, o efeito devastador das
guerras, numa pintura monocromática na qual não há distinção entre as figuras e o fundo e a posição frontal e a de perfil na representação das pessoas.
( ) Faz parte de um grupo que experimentou materiais pouco convencionais – arame, latas, discos de metal – e construiu stabiles, objetos assentados sobre uma base, e móbiles.
A seqüência correta entre os conceitos e a sua explicação é:
2. Deformação
3. Pablo Picasso
4. Alexander Calder
5. Natureza-morta
( ) Estratégia que permite alterar, mudar as dimensões dos objetos, tendo em vista a necessidade de chamar atenção sobre um aspecto, de reforçar um sentimento, de surpreender etc.
( ) Forma de organização espacial equilibrada, na qual os elementos se repetem como imagens refletidas em um espelho, em ambos os
lados do eixo ou dos eixos.
( ) Quadros que podem conter desde arranjos de frutas, vasilhas decoradas, até aves e peixes em bandejas sobre toalhas ou tecidos arranjados sobre uma mesa, uma variedade de objetos.
( ) Autor do mural Guernica, de 1937, um quadro histórico que representa, além do sofrimento do povo espanhol, o efeito devastador das
guerras, numa pintura monocromática na qual não há distinção entre as figuras e o fundo e a posição frontal e a de perfil na representação das pessoas.
( ) Faz parte de um grupo que experimentou materiais pouco convencionais – arame, latas, discos de metal – e construiu stabiles, objetos assentados sobre uma base, e móbiles.
A seqüência correta entre os conceitos e a sua explicação é:
4, 5, 3, 1, 2.
2, 1, 5,
3, 4.
1, 2, 5, 4, 3.
5, 2, 1, 3, 4.
2. Um objeto artístico, diferentemente dos outros
utensílios, não cumpre uma função utilitária, mas essa distinção pode, na
verdade, gerar uma confusão: a idéia de que a arte é inútil. É por isso que
muitas pessoas denominam os objetos artísticos de (in)utensílios –
objetos inúteis – para diferenciálos dos utensílios –
objetos úteis.
A idéia da inutilidade da arte tem origem nessa incompreensão e pode nos levar a perder de vista que a arte cumpre diferentes funções. Nesse sentido, podemos deduzir que sua utilidade não se realiza de forma imediata, mas mediata, isto é, mediada pelos conhecimentos que nos permitam tornar esse objeto tão familiar quanto os outros. Então, podemos concluir que:
I. a arte é uma forma de conhecimento e representação e, nesse sentido, pode não só “revelar as contradições da sociedade”, prestando-se a uma crítica social, como pode “revelar ou representar tanto a vida interior do homem como a cultura”.
II. a arte é beleza, mas também pode “proporcionar prazer”. Assim, apreciar arte é não “abrir mão da inutilidade, o princípio do prazer superando o princípio utilitarista”.
III. a arte é uma forma de trabalho criador e de expressão, mas, para que seja linguagem artística, é preciso acrescentar novos ingredientes a essa forma de expressão.
São corretas as afirmativas:
A idéia da inutilidade da arte tem origem nessa incompreensão e pode nos levar a perder de vista que a arte cumpre diferentes funções. Nesse sentido, podemos deduzir que sua utilidade não se realiza de forma imediata, mas mediata, isto é, mediada pelos conhecimentos que nos permitam tornar esse objeto tão familiar quanto os outros. Então, podemos concluir que:
I. a arte é uma forma de conhecimento e representação e, nesse sentido, pode não só “revelar as contradições da sociedade”, prestando-se a uma crítica social, como pode “revelar ou representar tanto a vida interior do homem como a cultura”.
II. a arte é beleza, mas também pode “proporcionar prazer”. Assim, apreciar arte é não “abrir mão da inutilidade, o princípio do prazer superando o princípio utilitarista”.
III. a arte é uma forma de trabalho criador e de expressão, mas, para que seja linguagem artística, é preciso acrescentar novos ingredientes a essa forma de expressão.
São corretas as afirmativas:
I, II e
III.
II e III.
I e II.
I e III.
3. UMA DAS DANÇAS DE SALÃO MAIS POPULARES DO SÉCULO
XIX, E QUE TEVE COMO UM DOS SEUS COMPOSITORES MAIS FAMOSOS JOHANN STRAUSS, FOI
A (O):
fandango.
balada.
valsa.
rock.
4. OBSERVE.
Todos os corpos possuem a propriedade de absorver
ou de refletir a luz. Isso faz com que utilizemos a cor como um dos atributos
que nos permite identificar os objetos. Dessa forma, a cor se constitui num
elemento visual importante nas artes visuais.
Podemos destacar a cor-luz ou luz colorida, que é a radiação luminosa visível,
e a cor-pigmento, que é a substância material que absorve, refrata e reflete os
raios luminosos componentes da luz.
Marque a alternativa correta.
Marque a alternativa correta.
A intensidade tem
relação apenas com emoções ou subjetividade; assim, podemos dizer que todas as
cores são frias.
As cores
apresentam três características básicas: matiz, tom e intensidade.
O matiz é a
característica que nos permite identificar a intensidade das cores.
As cores primárias no
pigmento (na tinta) são: magenta, cian ou ciano (azul claro) e verde.
Resultado final : 2
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
1. É POR MEIO DESSE ELEMENTO FORMADOR QUE PODEMOS DIFERENCIAR E
IDENTIFICAR OS SONS.
Gênero musical.
Altura.
Timbre.
Ondas sonoras.
1. É POR MEIO DESSE ELEMENTO FORMADOR QUE PODEMOS DIFERENCIAR E
IDENTIFICAR OS SONS.
Gênero musical.
Altura.
Timbre.
Ondas sonoras.
2. DE ACORDO COM O ESTUDO DAS
TÉCNICAS, AS COMPOSIÇÕES VISUAIS PODEM
SER CLASSIFICADAS EM:
bidimensionais, com as técnicas do desenho, da pintura, da gravura,
da fotografia; e multidimensionais, com as técnicas em que o artista
se utiliza da forma, do espaço e do tempo como dimensões estéticas.
SER CLASSIFICADAS EM:
bidimensionais, com as técnicas do desenho, da pintura, da gravura,
da fotografia; e multidimensionais, com as técnicas em que o artista
se utiliza da forma, do espaço e do tempo como dimensões estéticas.
bidimensionais, quando
utilizamos duas dimensões – altura e
largura – como no desenho, na fotografia, na pintura, na gravura; e
tridimensionais, quando utilizamos as três dimensões – altura, largura
e profundidade – como nas esculturas em baixo relevo, alto relevo e em
relevo escavado.
largura – como no desenho, na fotografia, na pintura, na gravura; e
tridimensionais, quando utilizamos as três dimensões – altura, largura
e profundidade – como nas esculturas em baixo relevo, alto relevo e em
relevo escavado.
bidimensionais, quando utilizamos duas dimensões. Suas principais
técnicas são: o desenho, a gravura, a publicidade e as pinturas nas
paredes das cavernas; e composições gráficas com as seguintes
técnicas: o cinema, o design, o vídeo e a gravura.
multidimensionais, com as técnicas do desenho, da pintura, da
gravura, da fotografia; tridimensionais, com as técnicas em que o
artista se utiliza da forma, do espaço e do tempo como dimensões
estéticas.
3. LEIA O TEXTO ABAIXO.
Van Gogh, com seu famoso quadro Os Comedores de Batata, de 1885,
propõe uma verdadeira revolução, numa época em que muitos artistas
reproduziam as coisas reais com a máxima fidelidade e, segundo esse
artista, “conferindo-lhes uma beleza convencional”.
Van Gogh, quando escreve a seu irmão Théo falando desse quadro, diz:
“E até pode ser que ele seja uma verdadeira pintura de camponeses. Eu
sei que ele é isto. Mas quem preferir ver camponeses edulcorados, que
passe ao largo. Por mim, estou convencido que afinal obtêm-se melhores
resultados pintando-os em sua rudeza que conferindo-lhes uma beleza
convencional.
Com sua saia e sua camisola azuis, cobertas de poeira e remendadas, e
que sob o efeito do tempo, do vento e do sol tenham tomado os mais
delicados matizes, uma camponesa é, na minha opinião, mais bonita que
uma dama; que ela se vista como uma dama, e tudo que há de verdadeiro
nela desaparece. Um camponês é mais belo entre os campos em suas
roupas de fustão, do que aos domingos quando vai à igreja
ridiculamente vestido como um senhor.”
Van Gogh, com seu famoso quadro Os Comedores de Batata, de 1885,
propõe uma verdadeira revolução, numa época em que muitos artistas
reproduziam as coisas reais com a máxima fidelidade e, segundo esse
artista, “conferindo-lhes uma beleza convencional”.
Van Gogh, quando escreve a seu irmão Théo falando desse quadro, diz:
“E até pode ser que ele seja uma verdadeira pintura de camponeses. Eu
sei que ele é isto. Mas quem preferir ver camponeses edulcorados, que
passe ao largo. Por mim, estou convencido que afinal obtêm-se melhores
resultados pintando-os em sua rudeza que conferindo-lhes uma beleza
convencional.
Com sua saia e sua camisola azuis, cobertas de poeira e remendadas, e
que sob o efeito do tempo, do vento e do sol tenham tomado os mais
delicados matizes, uma camponesa é, na minha opinião, mais bonita que
uma dama; que ela se vista como uma dama, e tudo que há de verdadeiro
nela desaparece. Um camponês é mais belo entre os campos em suas
roupas de fustão, do que aos domingos quando vai à igreja
ridiculamente vestido como um senhor.”
Para Van Gogh, a arte é:
- a subjetividade ou a vontade do artista.
- mostrar os trabalhadores de um modo idealizado.
- uma procura da essência do objeto, chegando a uma profunda semelhança
fotográfica.
- a subjetividade ou a vontade do artista.
- mostrar os trabalhadores de um modo idealizado.
- uma procura da essência do objeto, chegando a uma profunda semelhança
fotográfica.
- mais do que uma
representação meticulosa de detalhes.
4. A MÚSICA TEM COMO FONTE DE TRABALHO,
COMO MATÉRIA-PRIMA,
o movimento.
o som.
a imagem.
a representação.
o movimento.
o som.
a imagem.
a representação.
Resultado final : 2
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
1. LEIA ABAIXO:
- Analise os elementos de organização da composição e os
procedimentos técnicos e estilísticos empregados por Käthe Kollwitz em
Mortalidade Infantil, de 1925. Marque V para a afirmativa verdadeira e F
para a afirmativa falsa.
( ) Composição sem equilíbrio,
mas com uma temática bem alegre.
( ) Composição com formas rígidas, cruas e sintéticas e com linhas ásperas e quebradas, expressando a tragédia da existência humana.
( ) A imagem comunica ou sugere tranqüilidade, alegria, religiosidade, silêncio e doçura.
( ) A imagem comunica ou sugere dor, desespero, tristeza, solidão, rigidez e medo.
Marque a alternativa que apresenta a seqüência correta.
( ) Composição com formas rígidas, cruas e sintéticas e com linhas ásperas e quebradas, expressando a tragédia da existência humana.
( ) A imagem comunica ou sugere tranqüilidade, alegria, religiosidade, silêncio e doçura.
( ) A imagem comunica ou sugere dor, desespero, tristeza, solidão, rigidez e medo.
Marque a alternativa que apresenta a seqüência correta.
- F, V, F, V.
- V, F, F, V.
- F, V, V, F.
- F, F, V, F.
2. UMA DAS DANÇAS DE SALÃO MAIS POPULARES DO SÉCULO
XIX, E QUE TEVE COMO UM DOS SEUS COMPOSITORES MAIS FAMOSOS JOHANN STRAUSS, FOI
A (O):
- valsa.
- fandango.
- rock.
- balada.
3. UM OBJETO ARTÍSTICO, DIFERENTEMENTE DOS OUTROS
UTENSÍLIOS, NÃO CUMPRE UMA FUNÇÃO UTILITÁRIA, MAS ESSA DISTINÇÃO PODE, NA
VERDADE,
- gerar uma confusão: a idéia de que a arte é inútil. É por isso que
muitas pessoas denominam os objetos artísticos de (in)utensílios – objetos
inúteis – para diferenciálos dos utensílios – objetos úteis.
A idéia da inutilidade da arte tem origem nessa incompreensão e pode nos levar a perder de vista que a arte cumpre diferentes funções. Nesse sentido, podemos deduzir que sua utilidade não se realiza de forma imediata, mas mediata, isto é, mediada pelos conhecimentos que nos permitam tornar esse objeto tão familiar quanto os outros. Então, podemos concluir que:
I. a arte é uma forma de conhecimento e representação e, nesse sentido, pode não só “revelar as contradições da sociedade”, prestando-se a uma crítica social, como pode “revelar ou representar tanto a vida interior do homem como a cultura”.
II. a arte é beleza, mas também pode “proporcionar prazer”. Assim, apreciar arte é não “abrir mão da inutilidade, o princípio do prazer superando o princípio utilitarista”.
III. a arte é uma forma de trabalho criador e de expressão, mas, para que seja linguagem artística, é preciso acrescentar novos ingredientes a essa forma de expressão.
São corretas as afirmativas:
- I e III.
- I, II e III.
- I e II.
- II e III.
4. TIPOS DE MÚSICAS COMPOSTAS POR DETERMINADAS
CARACTERÍSTICAS EM COMUM,
- de acordo com os cinco gêneros que possuem uma estrutura de composição.
Como exemplos, temos concerto, sonata, fuga, sinfonia, suíte, ópera etc.
Estamos nos referindo às:
- músicas folclóricas.
- formas musicais.
- músicas de ninar.
- grafias musicais.
RESULTADO
FINAL : 2
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
1. A FORMA MAIS CONHECIDA DE ESCRITA MUSICAL É A (O):
*pentagrama convencional. CORRETA
*desenho.
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
1. A FORMA MAIS CONHECIDA DE ESCRITA MUSICAL É A (O):
*pentagrama convencional. CORRETA
*desenho.
*gênero.
*onomatopéia.
*onomatopéia.
2. OS INSTRUMENTOS MUSICAIS, SE CLASSIFICADOS DE ACORDO COM A FORMA DE
OBTENÇÃO DO SOM, PODEM SER DIVIDIDOS EM:
instrumentos que vibram, que são chacoalhados e que são
batidos.
* instrumentos de sopro, de cordas, de percussão e
eletrônicos.CORRETA
* instrumentos de madeira, de plástico, de ferro e de fibra.
* instrumentos antigos, medievais e modernos.
3. A
FUNÇÃO DA ARTE NA ESCOLA É ENSINAR A VER E OUVIR; POR ISSO, É
PRECISO:
*I. desencadear um processo de formação dos sentidos, pois tanto
os objetos prático-utilitários quanto artísticos precisam ser
compreendidos em seus significados.
II. desenvolver um trabalho contínuo e sistemático com a produção
cultural que inclui, sem restringir a eles, os objetos artísticos
como via de familiarização cultural.
PRECISO:
*I. desencadear um processo de formação dos sentidos, pois tanto
os objetos prático-utilitários quanto artísticos precisam ser
compreendidos em seus significados.
II. desenvolver um trabalho contínuo e sistemático com a produção
cultural que inclui, sem restringir a eles, os objetos artísticos
como via de familiarização cultural.
III.
possibilitar aos alunos o domínio dos conhecimentos artísticos
sistematizados na forma de história da arte.
São corretas as afirmativas:
* I e II.
* I, II e III.CORRETA
* II e III.
sistematizados na forma de história da arte.
São corretas as afirmativas:
* I e II.
* I, II e III.CORRETA
* II e III.
* I e
III.
4.
OBSERVE.
Todos
os corpos possuem a propriedade de absorver ou de refletir
a luz. Isso faz com que utilizemos a cor como um dos atributos que nos
permite identificar os objetos. Dessa forma, a cor se constitui num
elemento visual importante nas artes visuais.
Podemos destacar a cor-luz ou luz colorida, que é a radiação
luminosa visível, e a cor-pigmento, que é a substância material que
absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz.
Marque a alternativa correta.
* A intensidade tem relação apenas com emoções ou
subjetividade; assim, podemos dizer que todas as cores são frias.
* O matiz é a característica que nos permite identificar a
intensidade das cores.
* As cores apresentam três características básicas: matiz, tom
e intensidade.CORRETA
* As cores primárias no pigmento (na tinta) são: magenta, cian
ou ciano (azul claro) e verde.
a luz. Isso faz com que utilizemos a cor como um dos atributos que nos
permite identificar os objetos. Dessa forma, a cor se constitui num
elemento visual importante nas artes visuais.
Podemos destacar a cor-luz ou luz colorida, que é a radiação
luminosa visível, e a cor-pigmento, que é a substância material que
absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz.
Marque a alternativa correta.
* A intensidade tem relação apenas com emoções ou
subjetividade; assim, podemos dizer que todas as cores são frias.
* O matiz é a característica que nos permite identificar a
intensidade das cores.
* As cores apresentam três características básicas: matiz, tom
e intensidade.CORRETA
* As cores primárias no pigmento (na tinta) são: magenta, cian
ou ciano (azul claro) e verde.
Resultado final : 2
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
1. FORMA MUSICAL QUE NORMALMENTE POSSUI RITMO
ACELERADO E SUAS RAÍZES INCLUEM A MISTURA DE ELEMENTOS:
- da música negra (blues e rhythm’n’blues) e branca (música country)
e o uso de guitarra elétrica. Estamos nos referindo à forma musical:
- rap.
- desafio.
- rock.
- sinfonia.
2. MÚSICAS DA MODA, QUE RECEBEM GRANDE APOIO DA
MÍDIA, FAZEM MUITO SUCESSO DURANTE UM PERÍODO CURTO DE TEMPO E RAPIDAMENTE
DESAPARECEM,
- pertencem ao gênero de músicas:
- folclóricas.
- alegres.
- rápidas.
- criadas pela indústria cultural.
3. A LEITURA DE UMA OBRA DE ARTE IMPLICA
CONHECIMENTOS, TANTO DA FUNÇÃO DA ARTE EM NOSSA VIDA E DAS TÉCNICAS – O
DESENHO,
- a pintura, a gravura, a fotografia, a escultura – quanto dos
gêneros artísticos. Em se tratando de artes visuais, as obras de arte
podem ser classificadas por meio das suas temáticas e divididas em:
- cenas de guerra e de paz, retratos figurativos e abstratos.
- cenas com figura humana e sem figura, cenas idealizadas e
realistas.
- natureza-morta, retrato, paisagem, cenas do cotidiano, históricas,
mitológicas e religiosas.
- paisagens idealizadas e realistas, e pintura de gênero.
4. AS TRÊS QUESTÕES QUE ENVOLVEM O ENCAMINHAMENTO
METODOLÓGICO DO ENSINO DE MÚSICA SÃO:
- ação, representação e audição.
- relação entre os blocos de conteúdos; relação entre os gêneros da
música; relação entre as formas musicais.
- relação entre a atividade de apreciação e produção musical;
realidade cultural da escola como ponto de partida do trabalho;
articulação entre os conteúdos dos diversos grupos.
- ouvir, tocar e dançar.
Resultado
final : 2
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
1.
IMPROVISAR, EM MÚSICA, SIGNIFICA:
criar a composição musical no momento da execução. (correta)
pensar na composição musical antes de cantá-la.
pensar na música antes de tocá-la.
inventar músicas instrumentais.
2. ASSINALE
A AFIRMATIVA QUE DESCREVE ALGUNS DOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS E ESTILÍSTICOS
EMPREGADOS POR PABLO PICASSO,
um dos artistas mais conhecidos do Cubismo.
Modo de pintar que se apóia na decomposição da figura em vários pontos de
vista, nas formas geométricas, sem se preocupar com a aparência das coisas e
sem distinção entre a posição frontal e a de perfil na representação das
figuras. Este estilo tem origem na idéia de utilizar as diferentes faces de uma
forma para construir uma imagem, sem a preocupação de separar a figura do
fundo, pois nem um nem outro tem maior importância; portanto, as figuras se
mesclam com o fundo. (correta)
Modo de pintar que se apóia na representação das cores conforme a luz do dia,
buscando copiar os detalhes das coisas. Este estilo tem origem na idéia da
influência da luz sobre as cores. É um modo de pintar muito demorado, pois os
artistas precisam misturar bem as tintas para construir uma imagem o mais
semelhante possível da realidade.
Modo de pintar que se apóia na deformação, no uso das cores fortes e puras e
nas formas geométricas a partir de um único ponto de vista. Neste estilo, os
artistas evitam fragmentar ou representar as figuras na posição frontal e de
perfil ao mesmo tempo. Separa-se as figuras do fundo, o qual não tem a menor
importância.
Modo de pintar que se apóia na figuração e na cópia das figuras a partir de um
único ponto de vista, preocupando-se com a aparência das coisas. Esse estilo
tem origem na idéia de utilizar uma das faces de uma forma para construir uma
imagem, separando-a do fundo, pois as figuras são mais importantes do que o
fundo.
3. RELACIONE
A PRIMEIRA COLUNA COM A SEGUNDA, NUMERANDO ESTA DE ACORDO COM A SIMILARIDADE
ENTRE OS CONCEITOS E A SUA EXPLICAÇÃO.
1. Gênero
2. Textura
3. Tarsila do Amaral
4. Surrealismo
5. Paisagem
( ) Não pintavam quadros para fazer uma mera cópia da realidade, procuravam dar uma interpretação fantástica aos sonhos, exploravam as idéias do absurdo e do inconsciente e utilizavam freqüentemente imagens absurdas e perturbadoras.
( ) Quadros cujos temas são o mar, as cenas urbanas ou de casarios ou que representam a natureza, com figuras ou não.
( ) Artista que criou a obra A Negra, em 1923, um marco na História da Arte e um bom exemplo do pensamento artístico da época. Os modernistas rompem com a representação da figura humana clássica e o uso das cores de acordo com o padrão renascentista, buscando a relação entre um conteúdo e uma forma nacional.
( ) Conceito empregado na História da Arte para designar as pinturas que representam cenas da vida cotidiana ou temas domésticos e que também pode ser empregado para designar um ramo ou categoria particular de arte.
( ) É formada por vários elementos semelhantes organizados de maneira uniforme sobre uma superfície e pode ser classificada em orgânica e geométrica.
A seqüência correta é:
2. Textura
3. Tarsila do Amaral
4. Surrealismo
5. Paisagem
( ) Não pintavam quadros para fazer uma mera cópia da realidade, procuravam dar uma interpretação fantástica aos sonhos, exploravam as idéias do absurdo e do inconsciente e utilizavam freqüentemente imagens absurdas e perturbadoras.
( ) Quadros cujos temas são o mar, as cenas urbanas ou de casarios ou que representam a natureza, com figuras ou não.
( ) Artista que criou a obra A Negra, em 1923, um marco na História da Arte e um bom exemplo do pensamento artístico da época. Os modernistas rompem com a representação da figura humana clássica e o uso das cores de acordo com o padrão renascentista, buscando a relação entre um conteúdo e uma forma nacional.
( ) Conceito empregado na História da Arte para designar as pinturas que representam cenas da vida cotidiana ou temas domésticos e que também pode ser empregado para designar um ramo ou categoria particular de arte.
( ) É formada por vários elementos semelhantes organizados de maneira uniforme sobre uma superfície e pode ser classificada em orgânica e geométrica.
A seqüência correta é:
4, 5, 3, 2, 1.
4, 2, 3, 1, 5.
4, 5, 3, 1, 2.(correta)
1, 5, 3, 4, 2.
4. FORMA
MUSICAL QUE NORMALMENTE POSSUI RITMO ACELERADO E SUAS RAÍZES INCLUEM A MISTURA
DE ELEMENTOS:
da música negra (blues e rhythmnblues) e branca (música country) e o uso de
guitarra elétrica. Estamos nos referindo à forma musical:
sinfonia.
rap.
desafio.
rock.(correta)
Amei Deus abençoe
ResponderExcluirAMEI,parabéns.ME AJUDOU BASTANTE
ResponderExcluirLeia o texto abaixo.
ResponderExcluirPara Van Gogh, a arte é
a ) mais do que uma representação meticulosa de detalhes.correta
b ) a subjetividade ou a vontade do artista.
c ) uma procura da essência do objeto, chegando a uma profunda semelhança fotográfica.
d ) mostrar os trabalhadores de um modo idealizado.
QUESTÃO 2
Relacione a primeira coluna com a segunda, numerando esta de acordo com a similaridade entre os conceitos e a sua explicação.
A sequência correta é:
a ) 2, 1, 3, 5, 4. correta
b ) 2, 3, 4, 1, 5.
c ) 1, 5, 4, 3, 2.
d ) 1, 5, 2, 4, 3.
QUESTÃO 3
É por meio desse elemento formador que podemos diferenciar e identificar os sons.
a ) Gênero musical.
b ) Ondas sonoras.
c ) Altura.
d ) Timbre .correta
QUESTÃO 4
A função da arte na escola é ensinar a ver e ouvir. Por isso, é preciso
I. desencadear um processo de formação dos sentidos, pois tanto os objetos prático-utilitários quanto artísticos precisam ser compreendidos em seus significados.
II. desenvolver um trabalho contínuo e sistemático com a produção cultural que inclui, sem restringir a eles, os objetos artísticos como via de familiarização cultural.
III. possibilitar aos alunos o domínio dos conhecimentos artísticos sistematizados na forma de História da Arte.
São corretas as afirmativas:
a ) II e III.
b ) I, II e III.correta
c ) I e III.
d ) I e II.
QUESTÃO 5
Músicas da moda, que recebem grande apoio da mídia, fazem muito sucesso durante um período curto de tempo e rapidamente desaparecem, pertencem ao gênero de músicas
a ) criadas pela indústria cultural.correta
b ) folclóricas.
c ) alegres.
d ) rápidas.
QUESTÃO 6
ResponderExcluirDe acordo com o estudo das técnicas, as composições visuais podem ser classificadas em
a ) bidimensionais, com as técnicas do desenho, da pintura, da gravura, da fotografia; e multidimensionais, com as técnicas em que o artista se utiliza da forma, do espaço e do tempo como dimensões estéticas.
b ) bidimensionais, quando utilizamos duas dimensões. Suas principais técnicas são: o desenho, a gravura, a publicidade e as pinturas nas paredes das cavernas; e composições gráficas com as seguintes técnicas: o cinema, o design, o vídeo e a gravura.
c ) multidimensionais, com as técnicas do desenho, da pintura, da gravura, da fotografia; tridimensionais, com as técnicas em que o artista se utiliza da forma, do espaço e do tempo como dimensões estéticas.
d ) bidimensionais, quando utilizamos duas dimensões - altura e largura - como no desenho, na fotografia, na pintura, na gravura; e tridimensionais, quando utilizamos as três dimensões - altura, largura e profundidade - como nas esculturas em baixo relevo, alto relevo e em relevo escavado.correta
QUESTÃO 7
A forma mais conhecida de escrita musical é a(o)
a ) pentagrama convencional.correta
b ) onomatopeia.
c ) gênero.
d ) desenho.
QUESTÃO 8
Gênero de música que é executado há milhares de anos da mesma forma, pelas tribos e pelos povos primitivos:
a ) erudita.
b ) étnica.correta
c ) eletrônica.
d ) popular.
QUESTÃO 9
Analise os elementos de organização da composição e os procedimentos técnicos e estilísticos empregados por Käthe Kollwitz em Mortalidade Infantil, de 1925. Marque V para a afirmativa verdadeira e F para a afirmativa falsa.
( ) Composição sem equilíbrio, mas com uma temática bem alegre.
( ) Composição com formas rígidas, cruas e sintéticas e com linhas ásperas e quebradas, expressando a tragédia da existência humana.
( ) A imagem comunica ou sugere tranquilidade, alegria, religiosidade, silêncio e doçura.
( ) A imagem comunica ou sugere dor, desespero, tristeza, solidão, rigidez e medo.
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta.
a ) F, F, V, F.
b ) F, V, V, F.
c ) F, V, F, V.correta
d ) V, F, F, V.
QUESTÃO 10
Forma musical que normalmente possui ritmo acelerado e suas raízes incluem a mistura de elementos da música negra (blues e rhythm'n'blues) e branca (música country) e o uso de guitarra elétrica. Estamos nos referindo à forma musical
a ) desafio.
b ) sinfonia.
c ) rap.
d ) rock.correta